Roberta Baptista Rodrigues
Engenheira Ambiental e Engenheira de Software, Mestre e Doutora em Engenharia. Especialização em Documentoscopia (Grafotécnica) e Especialização em Inteligência Artificial. Na área de Inteligência Artificial, aplicação de técnicas de Visão Computacional, Machine Learning e Deep Learning. Desenvolvimento de laudos técnicos de grafotécnica usando também Visão Computacional. Aplicação de Deep Learning e Big Data na área de comportamento do consumidor. Experiência como pesquisadora e coordenadora de projetos apoiados por instituições como FAPESP, CNPq, UNESCO, Banco Mundial, ANA, SABESP, IEL/IPT etc. Experiência em projetos de modelagem matemática, sistemas de suporte à decisão, inteligência artificial e recursos hídricos. Experiência docente em cursos de engenharia na área acadêmica e profissional. Contato: robertabr@gmail.com.
Informações coletadas do Lattes em 15/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Engenharia Civil
2000 - 2005
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
Título: SSD RB - Sistema de Suporte a Decisão Proposto para a Gestão Quali-Quantitativa dos Processos de Outorga e Cobrança pelo Uso da Água
, Ano de obtenção: 2005. Monica Ferreira do Amaral Porto. Palavras-chave: Gestão integrada de recursos hídricos; outorga e cobrança pelo uso da água; Instrumentos de Gestão de Recursos Hídricos; Política Nacional de Recursos Hídricos; Modelo RM1 e Modelo QUAL2E; Qualidade da Água. Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Recursos Hídricos / Especialidade: Qualidade da Água. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Recursos Hídricos / Especialidade: Planejamento Integrado dos Recursos Hídricos. Setores de atividade: Assessoria Ou Consultoria de Arquitetura Ou Engenharia; Captação, Tratamento e Distribuição de Água, Limpeza Urbana, Esgoto e Atividades Conexas; Outras Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas.
Mestrado em Engenharia Civil
1997 - 2000
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
Título: Metodologia de Apoio à Concessão de Outorga para Lançamento de Efluentes e Cobrança pelo Uso da Água - O Modelo RM1
, Ano de Obtenção: 2000.Monica Ferreira do Amaral Porto.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Modelo RM1; outorga e cobrança pelo uso da água; Gestão de Recursos Hídricos; Modelagem Matemática; Qualidade da Água; Política Nacional de Recursos Hídricos. Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Recursos Hídricos / Especialidade: Gestão de Recursos Hídricos. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Recursos Hídricos / Especialidade: Qualidade da Água. Setores de atividade: Assessoria Ou Consultoria de Arquitetura Ou Engenharia; Captação, Tratamento e Distribuição de Água, Limpeza Urbana, Esgoto e Atividades Conexas; Outras Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas.
Especialização em DOCUMENTOSCOPIA COM ÊNFASE EM PERÍCIA JUDICIAL
2024 - 2024
Faculdade de Minas
Título: Estudo dos elementos objetivos da grafotécnica utilizando a abordagem de elementos genéticos e genéricos
Orientador: Danusia da Costa Teixeira
Especialização em Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina
2022 - 2023
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: ESTUDO DE CASO UTILIZANDO ALGORITMOS SUPERVISIONADOS E ANÁLISE COMPARATIVA DE TÉCNICAS DE OTIMIZAÇÃO DE HIPERPARÃMETROS
Orientador: Cristiano Rodrigues de Carvalho
Graduação em Engenharia de Software
2020 - 2023
Universidade Cruzeiro do Sul
Título: Projeto Integrador Transdisciplinar em Engenharia de Software
Orientador: Luis Naito Mendes Bezerra
Graduação em Engenharia Ambiental
2018 - 2020
Universidade Cruzeiro do Sul
Título: PROGRAMA DE REÚSO DA ÁGUA (PURA-USP) E SUA IMPORTANCIA EM UM PLANO DE AÇÃO COMO O DA AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Orientador: Diego Monteiro Gomes
Formação complementar
2024 - 2025
Coleta de Assinaturas por Vídeo. (Carga horária: 2h). , BETA (RJ), BETA, Brasil.
2024 - 2025
Assistentes Técnicos Judiciais. (Carga horária: 10h). , BETA (RJ), BETA, Brasil.
2024 - 2025
Formação em Perícia Grafotécnica. (Carga horária: 80h). , BETA (RJ), BETA, Brasil.
2024 - 2025
Grafoscopia. (Carga horária: 8h). , BETA (RJ), BETA, Brasil.
2024 - 2025
Formação de Peritos Judiciais. (Carga horária: 30h). , BETA (RJ), BETA, Brasil.
2024 - 2024
Perícia Grafotécnica. (Carga horária: 60h). , EXPERT MARKETING E CURSOS DIGITAIS, JUS EXPERT, Brasil.
2024 - 2024
Perícia Judicial. (Carga horária: 40h). , EXPERT MARKETING E CURSOS DIGITAIS, JUS EXPERT, Brasil.
2024 - 2024
Documentoscopia. (Carga horária: 25h). , EXPERT MARKETING E CURSOS DIGITAIS, JUS EXPERT, Brasil.
2023 - 2023
Machine Learning com Python. (Carga horária: 34h). , Udemy, UDEMY, Brasil.
2023 - 2023
Data Visualization with Python - Plotly e Dash. (Carga horária: 4h). , Udemy, UDEMY, Brasil.
2021 - 2022
Data Science do Zero. (Carga horária: 120h). , Stack Tecnologias, STACK, Brasil.
2020 - 2020
Bootstrap 4 - Curso Completo com Projetos Reais. (Carga horária: 9h). , Udemy, UDEMY, Brasil.
2020 - 2020
Modelagem de Dados UML (Análise e Projeto Orientado a Objetos. (Carga horária: 13h). , Udemy, UDEMY, Brasil.
2020 - 2020
Aprenda Geoprocessamento com QGIS. (Carga horária: 10h). , Udemy, UDEMY, Brasil.
2020 - 2020
Dominando Banco de Dados em MySQL. (Carga horária: 4h). , Udemy, UDEMY, Brasil.
2020 - 2020
C# Completo e Profissional. (Carga horária: 68h). , Udemy, UDEMY, Brasil.
2020 - 2020
Elicitação de Requisitos de Software. (Carga horária: 3h). , Udemy, UDEMY, Brasil.
2020 - 2020
Banco de dados Expert: Linguagem SQL e Administração. (Carga horária: 34h). , Udemy, UDEMY, Brasil.
2020 - 2020
Gestão Ágil com Scrum Completo + 3 Cursos Extras. (Carga horária: 6h). , Udemy, UDEMY, Brasil.
2020 - 2020
UML - Guia básico para análise e projeto de sistemas. (Carga horária: 4h). , Udemy, UDEMY, Brasil.
2020 - 2020
Granularidade de Requisitos e Métodos Ágeis. (Carga horária: 1h). , Udemy, UDEMY, Brasil.
2019 - 2019
SQL Server. (Carga horária: 5h). , Udemy, UDEMY, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Recursos Hídricos/Especialidade: Planejamento Integrado dos Recursos Hídricos.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Recursos Hídricos/Especialidade: Outorga e Cobrança Pelo Uso da Água.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Recursos Hídricos/Especialidade: Monitoramento Quali Quantitativo.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Recursos Hídricos/Especialidade: Gestão Integrada dos Recursos Hídricos.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Recursos Hídricos/Especialidade: Modelagem e Sistemas de Suporte a Decisão.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Planejamento Ambiental e Urbano.
Participação em eventos
Diálogo Interdisciplinares sobre governança /FAPESP/IEE(USP). 2018. (Seminário).
FAPESP e BUNGE - Recuperação de Solos e Saneamento. 2015. (Seminário).
Serviços Ecossistêmicos em Avaliação de Impacto Ambiental. 2015. (Seminário).
25º Encontro Técnico AESABESP e 25ª Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente ? FENASAN. Mesa Redonda: Gestão de Recursos Hídricos, Escassez, Abastecimento da Macrometrópole ? quais as alternativas?. 2014. (Congresso).
Jornada Engenharia de Engenharia FNC.Gestão de Recursos Hídricos. 2014. (Oficina).
Feira de Engenharia UAM.Gestão Sustentável da Água. 2012. (Oficina).
Ciclo de Conferências de Gestão Ambiental. II Encontro de Representantes da SABESP em Comitês de Bacias Hidrográficas.Enquadramento dos corpos d´água: Projeto Piloto SABESP. 2011. (Seminário).
Modelagem Hidrológica para a Gestão das Bacias PCJ.AlocServer - Sistema de planejamento e gestão de recursos hídricos (Instrumentos: enquadramento, outorga e cobrança) e bacias hidrográficas. 2011. (Seminário).
XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos.Integração do Sistema AlocServer ao Sistema Nacional de Informações de Recursos Hídricos (SNIRH) e Estudo de Caso Aplicado à Bacia do Rio Paraíba do Sul. 2011. (Simpósio).
Ciclo de Conferências de Gestão Ambiental. I Encontro de Representantes da Sabesp em Comitês de Bacias Hidrográficas..Programa Corporativo de Enquadramento dos Corpos d´água - Projeto Piloto da SABESP. 2010. (Seminário).
X Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste.Sistema AlocServer - Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos Considerando o Balanço de Vazão de Diluição, de Cargas e de Informações. 2010. (Simpósio).
XVIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos.Ferramenta de Auxílio aos Processos de Enquadramento e Re-Enquadramento dos Corpos Hídricos de Forma Articulada aos Demais Instrumentos da PNRH. 2009. (Simpósio).
Gestão de Recursos Hídricos, Enquadrameno, Outorga e Cobrança.Sistema AlocServer. 2008. (Encontro).
II Simpósio de Recursos Hídricos do Sul-Suldeste.ALOCServer - Sistema Web e Georreferenciado para Auxiliar na Integração dos Instrumentos: Enquadramento, Outorga e Cobrança. 2008. (Simpósio).
IX Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste.AlocServer - Sistema Web e Georreferenciado para Subsidiar a Gestão Integrada dos Recursos Hídricos: Enquadramento, Outorga e Cobrança. 2008. (Simpósio).
Seminário Água da Gente. 2008. (Seminário).
1o. Seminário de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul.ALOC - Modelo de Alocação de Carga e de Vazão de Diluição Visando Subsidiar a Gestão Integrada dos Recursos Hídricos. 2007. (Seminário).
Experiências em Gestão dos Recursos Hídricos por Bacia Hidrográfica.SSD RB - Integração do Modelo de Qualidade de Água QUAL2E com o Modelo de Alocação de Vazão de Diluição RM1 - Aplicação na Bacia do Rio Jundiaí. 2007. (Simpósio).
XVII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos e do 8o Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos dos Países de Língua Oficial Portuguesa.ALOC SERVER - Sistema de Alocação de Carga e de Vazão de Diluição para os Processos de Enquadramento, Outorga e Cobrança pelo Uso dos Recursos Hídricos. 2007. (Simpósio).
XVII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos e no 8o. Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos dos Países de Lingua Portuguesa.ALOCServer - Sistema de Alocação de Carga e de Vazão de Diluição para os Processos de Outorga e Cobrança pelo Uso dos Recursos Hídricos. 2007. (Simpósio).
I Símpósio de Recursos Hídricos do Sul-Suldeste.I Simpósio de Recursos Hídricos do Sul-Suldeste. 2006. (Simpósio).
Worshop Billings 2005 Monitoramento, Manejo, Usos Múltiplos e Restauração.Worshop Billings 2005 Monitoramento, Manejo, Usos Múltiplos e Restauração. 2005. (Outra).
XVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos.XVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. 2005. (Simpósio).
XV Encontro Técnico AESABESP - Saneamento, Direito com Deveres.ss. 2004. (Encontro).
Água: A essência da vida. 2003. (Simpósio).
Água ao Alcance de Todos. 2003. (Encontro).
A Questão da Água nas Grandes Cidades Brasileiras. 2003. (Outra).
XV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos.Interface proposta para o modelo QUAL2E visando a gestão integrada de recursos hídricos.. 2003. (Simpósio).
Comitês de Bacias: Uma Revolução Conceitual. 2002. (Seminário).
Gestão de Áreas Contaminadas. 2001. (Seminário).
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE MANANCIAIS DA GRANDE SÃO PAULO - Desafios e Perspectiva. 2001. (Seminário).
XIV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS e do V SIMPÓSIO DE HIDRÁULICA E RECURSOS HÍDRICOS DOS PAÍSES DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA.Modelo matemático proposto para quantificação da massa de poluentes em rios - Modelo RM2.. 2001. (Simpósio).
Seminário: Água Valor Econômico e Desenvolvimento Sustentável. 2000. (Seminário).
WORKSHOP: A Operação do Sistema Hidroenergético Brasileiro. 2000. (Oficina).
H20 SUMMIT - Conferência Internacional de Recursos Hídricos e Saneamento. 1999. (Outra).
XIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos.Modelo matemático proposto para auxílio nos processos de outorga e cobrança pelo uso da água.. 1999. (Simpósio).
Participação em bancas
Roberta Baptista Rodrigues. Costa; L. Luiz; N. Júnior.: Reabilitação de tubulações de água por meio do método não destrutivo de inserção (Sliplining). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
BATISTA, J.;Roberta Baptista Rodrigues. Métodos construtivos para revitalização de bacias hidrográficas degradadas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
BATISTA, J.;Roberta Baptista Rodrigues. Perdas de água na rede de abastecimento na zona leste da região metropolitana de São Paulo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
ALENCAR, J.;Roberta Baptista Rodrigues. Impermeabilização em Áreas Molhadas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia) - Universidade Anhembi Morumbi.
Roberta Baptista Rodrigues; ALENCAR, J.. Gerenciamento de resíduos sólidos na construção civil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
Roberta Baptista Rodrigues; ARAUJO, L. M. N.. Gestão de resíduos da construção civil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
Roberta Baptista Rodrigues; GENTILI, P. T.. Análise do tratamento de esgoto por sistema de zona de raízes.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
Roberta Baptista Rodrigues; BATISTA, J.. ; PIRES, L. A.; BAFONI, P. C. D.; INTINI, S. R..Estudo dos impactos do uso e ocupação do solo dos Mananciais Billings e Guarapiranga. Levantamento dos principais projetos de preservação e recuperação.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
Roberta Baptista Rodrigues; ARAUJO, L. M. N.. S. S.; SILVA, E. N. R. S.; VARGAS, M.; YOSHIZAWA.Processo de Gestão de resíduos na construção civil.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
Orientou
M; Fonseca, C; C; Teixeira, P; M; Silva, A; D; C; ; Arco do Futuro; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Roberta Baptista Rodrigues;
; Estudo Hidrográfico da Subbacia da Represa do Guarapiranga - Estudo de Caso: Recuperação de Microbacia Antropizada; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Roberta Baptista Rodrigues;
E; P; Fonseca, L; Neves, B; ; Mapeamento de área de risco à inundação no bairro Jardim Vitápolis - RMSP; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Roberta Baptista Rodrigues;
Caracterização da estação de tratamento de esgoto de Barueri e da Bacia do Alto Tietê; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Roberta Baptista Rodrigues;
Júnior; B; Magalhães; D; Inoue; L; Munhoz; M; Forino; Estudo da sub-bacia do rio Tamanduateí ? Bacia do Alto Tietê; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Roberta Baptista Rodrigues;
Tratamento de esgoto para água potável para o uso industrial e residencial; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Roberta Baptista Rodrigues;
Denis; F; Silva; J; Costa; P; Costa; Reuso de água em canteiro de obra na construção civil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Roberta Baptista Rodrigues;
Querubim; E; Santiago; F; Gonçalves; R; Paixão; R; Chamby; Gerenciamento de resíduos sólidos na construção civil; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Roberta Baptista Rodrigues;
Estudo da Produção de Proposição de Medidas Estruturais e Não Estruturais de Controle; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Roberta Baptista Rodrigues;
Técnicas Empregadas no Revestimento de Canais para Projetos de Revitalização de Corpos d´Água; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Roberta Baptista Rodrigues;
; PIRES, L; A; ; BAFONI, P; C; D; ; INTINI, S; R; ; Estudo dos impactos do uso e ocupação do solo dos Mananciais Billings e Guarapiranga; Levantamento dos principais projetos de preservação e recuperação; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Roberta Baptista Rodrigues;
Análise do tratamento de esgoto por sistema de zona de raízes; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Roberta Baptista Rodrigues;
S; S; ; SILVA, E; N; R; S; ; VARGAS, M; ; YOSHIZAWA; Processo de gestão de resíduos na construção civil; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Roberta Baptista Rodrigues;
ntegração do Sistema AlocServer ao Sistema Nacional de Informações de Recursos Hídricos (SNIRH) e Estudo de Caso Aplicado à Bacia do Rio Paraíba do Sul; 2011; Orientação de outra natureza - RB Recursos Hídricos, Engenharia Ambiental e Meio Ambiente, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberta Baptista Rodrigues;
Integração do Sistema AlocServer ao Sistema Nacional de Informações de Recursos Hídricos (SNIRH) e Estudo de Caso Aplicado à Bacia do Rio Paraíba do Sul; 2011; Orientação de outra natureza - RB Recursos Hídricos, Engenharia Ambiental e Meio Ambiente, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberta Baptista Rodrigues;
Integração do Sistema AlocServer ao Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH) e Estudo de Caso Aplicado à Bacia do Rio Paraíba do Sul; 2010; Orientação de outra natureza - Roberta Baptista Rodrigues Me, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Roberta Baptista Rodrigues;
Integração do Sistema AlocServer ao Sistema Nacional de Recursos Hídricos (SNIRH) e Estudo de Caso Aplicado à Bacia do Rio Paraíba do Sul; 2009; Orientação de outra natureza - RB Recursos Hídricos, Engenharia Ambiental e Meio Ambiente, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Roberta Baptista Rodrigues;
Integração do Sistema AlocServer ao Sistema Nacional de Informações de Recursos Hídricos (SNIRH) e Estudo de Caso Aplicado à Bacia do Rio Paraíba do Sul; 2009; Orientação de outra natureza - RB Recursos Hídricos, Engenharia Ambiental e Meio Ambiente, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Roberta Baptista Rodrigues;
Integração do Sistema AlocServer ao Sistema Nacional de Informações de Recursos Hídricos (SNIRH) e Estudo de Caso Aplicado à Bacia do Rio Paraíba do Sul; 2009; Orientação de outra natureza - RB Recursos Hídricos, Engenharia Ambiental e Meio Ambiente, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Roberta Baptista Rodrigues;
Integração do Sistema AlocServer ao Sistema Nacional de Informações de Recursos Hídricos (SNIRH) e Estudo de Caso Aplicado à Bacia do Rio Paraíba do Sul; 2009; Orientação de outra natureza - RB Recursos Hídricos, Engenharia Ambiental e Meio Ambiente, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberta Baptista Rodrigues;
Integração do Sistema AlocServer ao Sistema Nacional de Informações de Recursos Hídricos (SNIRH) e Estudo de Caso Aplicado à Bacia do Rio Paraíba do Sul; 2009; Orientação de outra natureza - RB Recursos Hídricos, Engenharia Ambiental e Meio Ambiente, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Roberta Baptista Rodrigues;
AlocServer - Sistema de Enquadramento, Planejamento e Gestão de Corpos Hídricos; 2008; Orientação de outra natureza - RB Recursos Hídricos, Engenharia Ambiental e Meio Ambiente, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Roberta Baptista Rodrigues;
AlocServer - Sistema de Enquadramento, Planejamento e Gestão de Corpos Hídricos; 2008; Orientação de outra natureza - RB Recursos Hídricos, Engenharia Ambiental e Meio Ambiente, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Roberta Baptista Rodrigues;
Sistema AlocServer; 2007; Orientação de outra natureza - RB Recursos Hídricos, Engenharia Ambiental e Meio Ambiente, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Roberta Baptista Rodrigues;
Sistema AlocServer; 2007; Orientação de outra natureza - RB Recursos Hídricos, Engenharia Ambiental e Meio Ambiente, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Roberta Baptista Rodrigues;
AlocServer - Sistema de Enquadramento, Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos; 2006; 0 f; Orientação de outra natureza - Roberta Baptista Rodrigues Me, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Roberta Baptista Rodrigues;
AlocServer - Sistema de Enquadramento, Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos; 2006; 0 f; Orientação de outra natureza - Roberta Baptista Rodrigues Me, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Roberta Baptista Rodrigues;
Produções bibliográficas
-
Nuvolari, Ariovaldo ; Martinelli, Alexandre ; Telles, Dirceu D' Alkmin ; Ribeiro, José Tarcísio ; Miyashita, Nelson Junzo ; Araujo, Roberto ; Roberta Baptista Rodrigues . Comportamento dos poluentes orgânicos em corpos de água superficiais e sistema ALOCSERVER. In: NUVOLARI, A.. (Org.). Esgoto Sanitário: coleta, transporte, tratamento e reuso agrícola.. 2ed.São Paulo: Edgard Blucher Ltda., 2011, v. 1, p. 225-253.
-
Roberta Baptista Rodrigues . Modelagem dos poluentes orgânicos em corpos d'água superficiais.. In: Ariovaldo Nuvolari. (Org.). Esgoto Sanitário: coleta, transporte, tratamento e reuso agrícola.. 1ed.São Paulo: Edgard Blucher LTDA, 2003, v. 1, p. 209-226.
-
Roberta Baptista Rodrigues . Sistema AlocServer - Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos Considerando o Balanço de Vazão de Diluição, de Cargas e de Informações. In: X Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2010, Fortaleza. X Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste. São Paulo: ABRH, 2010.
-
Roberta Baptista Rodrigues . Ferramenta de Auxílio aos Processos de Enquadramento e Re-Enquadramento dos Corpos Hídricos. In: XVIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2009, Campo Grande - MS. XVIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. São Paulo: Associação Brasileira de Recursos Hídricos.
-
Morais, Amanda ; PEREIRA, V. S. A. ; Monteiros, Achiles Eduardo G. Castro ; ARAUJO, L. M. N. ; Roberta Baptista Rodrigues . ESTUDO PRELIMINAR DE APLICAÇÃO DO SISTEMA ALOCSERVER À BACIA DO RIO PARAÍBA DO SUL. In: XVIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2009, Campo Grande - MS. ESTUDO PRELIMINAR DE APLICAÇÃO DO SISTEMA ALOCSERVER À BACIA DO RIO PARAÍBA DO SUL. São Paulo: Associação Brasileira de Recursos Hídricos, 2009.
-
Roberta Baptista Rodrigues . ALOCServer - Sistema Web e Georreferenciado para Auxiliar na Integração dos Instrumentos: Enquadramento, Outorga e Cobrança. In: II Simpósio de Recursos Hídricos do Sul-Suldeste, 2008, Rio de Janeiro. II Simpósio de Recursos Hídricos do Sul-Suldeste. São Paulo: Associação Brasileira de Recursos Hídricos, 2008.
-
Roberta Baptista Rodrigues . AlocServer - Sistema Web e Georreferenciado para Subsidiar a Gestão Integrada dos Recursos Hídricos. In: IX Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2008, Salvador. IX Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2008. v. 1.
-
Roberta Baptista Rodrigues . SSD RB - Integração do Modelo de Qualidade de Água QUAL2E com o Modelo de Alocação de Vazão de Diluição RM1 - Aplicação na Bacia do Rio Jundiaí. In: Experiências em Gestão dos Recursos Hídricos por Bacia Hidrográfica, 2007, São Paulo. Experiências em Gestão dos Recursos Hídricos por Bacia Hidrográfica. São Paulo, 2007.
-
Roberta Baptista Rodrigues . Modelo ALOC e Sistema ALOCSERVER - Ferramentas para Subsidiar a Gestão Integrada dos Recursos Hídricos. In: Experiências em Gestão dos Recursos Hídricos por Bacia Hidrográfica, 2007, São Paulo. Experiências em Gestão dos Recursos Hídricos por Bacia Hidrográfica, 2007.
-
Roberta Baptista Rodrigues . ALOCServer - Sistema de Alocação de Carga e de Vazão de Diluição para os Processos de Outorga e Cobrança pelo Uso dos Recursos Hídricos. In: XVII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos e no 8o. Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos dos Países de Lingua Portuguesa, 2007, São Paulo. XVII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos e no 8o. Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos dos Países de Lingua Portuguesa, 2007.
-
Roberta Baptista Rodrigues . ALOC - Modelo de Alocação de Carga e de Vazão de Diluição Visando Subsidiar a Gestão Integrada dos Recursos Hídricos. In: 1o. Seminário de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul, 2007, São Paulo. 1o. Seminário de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul, 2007.
-
Roberta Baptista Rodrigues . ALOCServer - Sistema de Alocação de Carga e de Vazão de Diluição para os Processos de Outorga e Cobrança pelo Uso dos Recursos Hídricos. In: XVII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos e no 8o Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos dos Países de Língua Oficial Portugues, 2007, São Paulo. XVII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos e no 8o Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos dos Países de Língua Oficial Portugues. São Paulo: Associação Brasileira de Recursos Hídricos, 2007.
-
Roberta Baptista Rodrigues . HIDROS Sistema Educacional - Ferramenta de Auxílio ao Entendimento do Enquadramento e da Vazão de Referência no Processo de Planejamento de Bacias Hidrográficas. In: Experiências em Gestão dos Recursos Hídricos por Bacia Hidrográfica, 2007, São Paulo. Experiências em Gestão dos Recursos Hídricos por Bacia Hidrográfica, 2007.
-
Roberta Baptista Rodrigues ; PORTO, Monica Ferreira Do Amaral . ALOC - Modelo de Alocação de Carga e Vazão de Diluição, Visando o Enquadramento, o Planejamento e o Gerenciamento dos Corpos Hídricos. In: I Simpósio de Recursos Hídricos do Sul-Suldeste, 2006, Curitiba. I Simpósio de Recursos Hídricos do Sul-Suldeste - Recursos Hídricos e Gestão Territorial, 2006. v. 1. p. 62-62.
-
Roberta Baptista Rodrigues ; SAMPAIO, Américo de Oliveira ; VANZO, José Everaldo . Apresentação do 'Hidros Sistema Educacional'e sua Vocação para Suporte a Decisão no Enquadramento de Corpos Hídricos em Comitês de Bacias. In: I Simpósio de Recursos Hídricos do Sul-Suldeste, 2006, Curitiba. Recursos Hídricos e Gestão Territorial, 2006. v. 1. p. 61-61.
-
Roberta Baptista Rodrigues . Instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos e Ferramenta de Gestão (SSD RB). In: Workshop Billings 2005 Monitoramento, Manejo, Usos Múltiplos e Restauração, 2005, São Paulo, 2005.
-
Roberta Baptista Rodrigues ; PORTO, Monica Ferreira Do Amaral . SSD RB - Inserção de Aspectos de Qualidade para os Processos de Outorga e Cobrança pelo Uso da Água, de Forma Articulada a todos os Instrumentos da PNRH, e Criação de um Novo Conceito: O de 'Justiça Hídrica'.. In: XVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2005, João Pessoa. XVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2005. p. 152-152.
-
Roberta Baptista Rodrigues ; PORTO, Monica Ferreira Do Amaral . Interface gráfica para o modelo QUAL2E.. In: VII SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE, 2004, São Luís - Maranhão. Gestão Democrática e Sustentável das Águas., 2004.
-
CASTELLO, Nilson Edson ; Roberta Baptista Rodrigues ; PERCINOTTI, Carlos ; ARANHA, Carlos Henrique ; SANTOS, Bruno Vicente de Azevedo Pereira dos ; COELHO NETO, Julio . Caracterização da Qualidade da Água do Rio Tietê na RMSP através do Monitoramento Quali-Quantitativo Realizado pelo Projeto Tietê. In: XV Encontro Técnico AESABESP, 2004, São Paulo. Saneamento, Direito com Deveres. São Paulo: AESABESP, 2004.
-
Roberta Baptista Rodrigues ; CASTELLO, Nilson Edson ; PERCINOTTI, Carlos ; ARANHA, Carlos Henrique ; BUENO NETO, Augusto Siqueira ; COELHO NETO, Julio . Apresentação da rede de monitoramento da qualidade das águas na Região do Alto Tietê e resultados preliminares obtidos para a avaliação dos benefícios advindos da 2a. Etapa do Projeto Tietê.. In: XV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2003, Curitiva - PR. Desafios à Gestão da Água no Limiar do Século XXI, 2003. v. 1. p. 88-88.
-
Roberta Baptista Rodrigues ; PORTO, Monica Ferreira Do Amaral . Interface proposta para o modelo QUAL2E visando a gestão integrada de recursos hídricos.. In: XV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS, 2003, Paraná-Curitiba. XV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2003. p. 88-88.
-
CASTELLO, Nilson Edson ; Roberta Baptista Rodrigues ; PERCINOTTI, Carlos ; ARANHA, Carlos Henrique ; BUENO NETO, Augusto Siqueira ; COELHO NETO, Julio . Monitoramento da Qualidade das Águas na Região do Alto Tietê para Avaliação dos Resultados da 2a. Etapa do Projeto Tietê. In: XIV Encontro Técnico AESABESP, 2003, São Paulo. Água ao Alcance de Todos, 2003.
-
Roberta Baptista Rodrigues ; PORTO, Monica Ferreira Do Amaral . Análise Comparativa de Metodologias de Apoio para os Processos de Concessão de Outorga para Lançamento de Efluentes e Cobrança pelo Uso da Água.. In: XIV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS e do V SIMPÓSIO DE HIDRÁULICA E RECURSOS HÍDRICOS DOS PAÍSES DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA, 2001, Sergipe - Aracaju. XIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos e V Simpósio de Hidráulica, 2001. p. 1-1.
-
Roberta Baptista Rodrigues ; PORTO, Monica Ferreira Do Amaral . Modelagem do sistema de suporte a decisão QUAL2R-2 para os processos de outorga e cobrança pelo uso da água - Integração dos modelos QUAL2E, RM1 e MODSIMP32.. In: XIV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS e do V SIMPÓSIO DE HIDRÁULICA E RECURSOS HÍDRICOS DOS PAÍSES DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA, 2001, Sergipe - Aracaju. XIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2001. p. 112-112.
-
Roberta Baptista Rodrigues ; PORTO, Monica Ferreira Do Amaral . Modelo matemático proposto para quantificação da massa de poluentes em rios - Modelo RM2.. In: XIV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS e do V SIMPÓSIO DE HIDRÁULICA E RECURSOS HÍDRICOS DOS PAÍSES DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA, 2001, Aracaju-SE. XIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos e V Simpósio de Hidráulica, 2001. p. 198-198.
-
Roberta Baptista Rodrigues ; PORTO, Monica Ferreira Do Amaral . Modelo matemático proposto para auxílio nos processos de outorga e cobrança pelo uso da água.. In: XIII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS, 1999, Belo Horizonte, MG, 1999, Belo Horizonte - MG. XIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 1999. p. 92-92.
-
Roberta Baptista Rodrigues . Gestão de Recursos Hídricos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Roberta Baptista Rodrigues . Gestão Sustentável da Água. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Roberta Baptista Rodrigues . AlocServer - Sistema de planejamento e gestão de recursos hídricos (Instrumentos: enquadramento, outorga e cobrança) e bacias hidrográficas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Roberta Baptista Rodrigues . Enquadramento dos corpos d´água: Projeto Piloto SABESP. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Roberta Baptista Rodrigues . Integração do Sistema AlocServer ao Sistema Nacional de Informações de Recursos Hídricos (SNIRH) e Estudo de Caso Aplicado à Bacia do Rio Paraíba do Sul. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Roberta Baptista Rodrigues . Programa Corporativo de Enquadramento dos Corpos d´água - Projeto Piloto da SABESP. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Roberta Baptista Rodrigues . Sistema AlocServer - Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos Considerando o Balanço de Vazão de Diluição, de Cargas e de Informações. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Roberta Baptista Rodrigues . Ferramenta de Apoio aos Processos de Enquadramento e de Metas Progressivas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Roberta Baptista Rodrigues . Ferramenta de Auxílio aos Processos de Enquadramento e Re-Enquadramento dos Corpos Hídricos de Forma Articulada aos Demais Instrumentos da PNRH. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Roberta Baptista Rodrigues . AlocServer - Sistema Web e Georreferenciado para Subsidiar a Gestão Integrada dos Recursos Hídricos: Enquadramento, Outorga e Cobrança. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Roberta Baptista Rodrigues . Sistema AlocServer. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Roberta Baptista Rodrigues . SSD RB - Integração do Modelo de Qualidade de Água QUAL2E com o Modelo de Alocação de Vazão de Diluição RM1 - Aplicação na Bacia do Rio Jundiaí. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Roberta Baptista Rodrigues . HIDROS Sistema Educacional - Ferramenta de Auxílio ao Entendimento do Enquadramento e da Vazão de Referência no Processo de Planejamento de Bacias Hidrográficas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Roberta Baptista Rodrigues . Modelo ALOC e Sistema ALOCSERVER - Ferramentas para Subsidiar a Gestão Integrada dos Recursos Hídricos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Roberta Baptista Rodrigues . ALOC - Modelo de Alocação de Carga e de Vazão de Diluição Visando Subsidiar a Gestão Integrada dos Recursos Hídricos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Roberta Baptista Rodrigues . ALOCServer - Sistema de Alocação de Carga e de Vazão de Diluição para os Processos de Outorga e Cobrança pelo Uso dos Recursos Hídricos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Roberta Baptista Rodrigues . AlocServer - Sistema de Enquadramento, Outorga e Cobrança pelo Uso dos Recursos Hídricos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Roberta Baptista Rodrigues . Aloc Server - Sistema de Enquadramento, Planejamento e Gestão de Corpos Hídricos, Visando Subsidiar os Processos de Outorga e Cobrança Pelo Uso da Água. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Roberta Baptista Rodrigues . Apresentação do 'HIDROS Sistema Educacional'. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Roberta Baptista Rodrigues ; PORTO, Monica Ferreira Do Amaral . ALOC - Modelo de Alocação de Carga e Vazão de Diluição, Visando o Enquadramento, o Planejamento e o Gerenciamento dos Corpos Hídricos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Roberta Baptista Rodrigues ; PORTO, Monica Ferreira Do Amaral . Apresentação do 'Hidros Sistema Educacional'e sua Vocação para Suporte a Decisão no Enquadramento de Corpos Hídricos em Comitês de Bacias. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Roberta Baptista Rodrigues . ALOC Server - Sistema de Enquadramento, Planejamento e Gestão de Corpos Hídricos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Roberta Baptista Rodrigues . ALOC Server - Sistema de Enquadramento, Planejamento e Gestão de Corpos Hídricos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Roberta Baptista Rodrigues . SSD RB - Sistema de Suporte a Decisão para a Gestão Quali-Quantitativa para os Processos de Outorga e Cobrança pelo Uso da Água. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Roberta Baptista Rodrigues . ALOC Server - Sistema de Enquadramento, Planejamento e Gestão de Corpos Hídricos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Roberta Baptista Rodrigues . ALOC Server - Sistema de Enquadramento, Planejamento e Gestão de Corpos Hídricos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Roberta Baptista Rodrigues . ALOC Server - Sistema de Enquadramento, Planejamento e Gestão de Corpos Hídricos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Roberta Baptista Rodrigues . Instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos e Ferramenta de Gestão (SSD RB). 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Roberta Baptista Rodrigues ; PORTO, Monica Ferreira Do Amaral . SSD RB - Inserção de Aspectos de Qualidade para os Processos de Outorga e Cobrança pelo Uso da Água, de Forma Articulada a todos os Instrumentos da PNRH, e Criação de um Novo Conceito: O de 'Justiça Hídrica'.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Roberta Baptista Rodrigues . SSD RB - Sistema de Suporte a Decisão para a Gestão Quali-Quantitativa dos Processos de Outroga e Cobrança pelo Uso da Água. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Roberta Baptista Rodrigues ; CASTELLO, Nilson Edson ; PERCINOTTI, Carlos ; ARANHA, Carlos Henrique ; BUENO NETO, Augusto Siqueira ; COELHO NETO, Julio . Apresentação da rede de monitoramento da qualidade das águas na Região do Alto Tietê e resultados preliminares obtidos para a avaliação dos benefícios advindos da 2a. Etapa do Projeto Tietê.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Roberta Baptista Rodrigues ; PORTO, Monica Ferreira Do Amaral . Interface proposta para o modelo QUAL2E visando a gestão integrada de recursos hídricos.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Roberta Baptista Rodrigues ; PORTO, Monica Ferreira Do Amaral . Modelagem do sistema de suporte a decisão QUAL2R-2 para os processos de outorga e cobrança pelo uso da água - Integração dos modelos QUAL2E, RM1 e MODSIMP32.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Roberta Baptista Rodrigues ; PORTO, Monica Ferreira Do Amaral . Análise Comparativa de Metodologias de Apoio para os Processos de Concessão de Outorga para Lançamento de Efluentes e Cobrança pelo Uso da Água.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Roberta Baptista Rodrigues ; PORTO, Monica Ferreira Do Amaral . Modelo matemático proposto para quantificação da massa de poluentes em rios - Modelo RM2.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Roberta Baptista Rodrigues . Modelagem Matemática Aplicada a Qualidade da Água em Rios. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Roberta Baptista Rodrigues ; PORTO, Monica Ferreira Do Amaral . Modelo matemático proposto para auxílio nos processos de outorga e cobrança pelo uso da água.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Outras produções
Roberta Baptista Rodrigues . ALOCServer - Sistema Web e Georreferenciado para Subsidiar a Gestão Integrada dos Recursos Hídricos - Enquadramento, Outorga e Cobrança. COM REGISTRO NO INPI. 2008.
Roberta Baptista Rodrigues . Sistema Educacional NEON. 2008.
Roberta Baptista Rodrigues . Protótipo do "ALOC Server - Sistema de Alocação de Carga e de Vazão de Diluição para os Processos de Enquadramento, Outorga e Cobrança pelo Uso dos Recursos Hídricos". 2007.
Roberta Baptista Rodrigues . HIDROS Sistema Educacional. 2006.
Roberta Baptista Rodrigues . SSD RB - Sistema de Suporte a Decisão Para Gestão Quali-Quantitativa dos Processos de Outorga e Cobrança pelo Uso da Água. 2005.
Roberta Baptista Rodrigues ; PORTO, Monica Ferreira Do Amaral . Interface Gráfica para o Modelo QUAL2E. 2003.
Roberta Baptista Rodrigues . Criação do Projeto e da Especificação Funcional da Mídia NEON. 2008.
Roberta Baptista Rodrigues . Criação do Modelo ALOC - Modelo de Alocação de Carga e Vazão de Diluição para os Processos de Outorga e Cobrança pelo Uso da Água - Documentação Pessoal (2006) e Relatório FAPESP (2006). 2006.
Roberta Baptista Rodrigues . Criação da Metodologia de Integração do Modelo QUAL2E ao Modelo ALOC - Documentação Pessoal (2006) e Relatório FAPESP (2006). 2006.
Roberta Baptista Rodrigues . Criação da Metodologia de Menu de Rios - Documentação Pessoal (2006) e Relatório Fapesp (2006). 2006.
Roberta Baptista Rodrigues . Criação do Projeto e da Especificação Funcional do Sistema AlocServer - Documentação Pessoal (2006 - 2007) e Relatório FAPESP (2008). 2006.
Roberta Baptista Rodrigues . Criação do Projeto e da Especificação Funcional do Sistema HIDROS. 2006.
Roberta Baptista Rodrigues . Criação do Modelo de quantificação da carga de poluentes em rios RM2 - Documentação Pessoal (2000) e Capítulo de Livro (2003). 2000.
Roberta Baptista Rodrigues . Criação do Modelo de Outorga e Cobrança pelo Uso da Água RM1 - Documentação Pessoal (1998) e Dissertação de Mestrado (2000). 1998.
Roberta Baptista Rodrigues . Criação da Metodologia de Integração do Modelo QUAL2E ao Modelo RM1 - Documentação Pessoal (1998) e Dissertação de Mestrado (2000). 1998.
Roberta Baptista Rodrigues . Desenvolvimento de Análise e Projeto do Sistema Estrutura JANUS. 2009.
Roberta Baptista Rodrigues . Diretrizes Para o Enquadramento do Rio Paraíba do Sul no Trecho Paulista (UGRHI 2). 2009.
Roberta Baptista Rodrigues . Projeto NEON. 2008.
Roberta Baptista Rodrigues . Integração do Sistmea AlocServer ao Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH) e Projeto Piloto Aplicado à Bacia do Rio Paraíba do Sul. 2008.
Roberta Baptista Rodrigues . Projeto e Especificação Funcional do Sistema ALOCSever. 2006.
Roberta Baptista Rodrigues . HIDROS Sistema Educacional. 2006.
Roberta Baptista Rodrigues . ALOCServer- Sistema de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos e Bacias Hidrográficas. 2006.
Roberta Baptista Rodrigues . Projeto do Banco de Dados do Sistema ALOCSever. 2006.
CASTELLO, Nilson Edson ; Roberta Baptista Rodrigues ; PERCINOTTI, Carlos ; COELHO NETO, Julio ; SANTOS, Bruno Vicente de Azevedo Pereira dos ; ARANHA, Carlos Henrique . Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas da Região do Alto Tietê - Projeto Tietê - Etapa II. 2004.
Roberta Baptista Rodrigues . Governo de SP diz que fez a sua parte na crise da água. Será?. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Roberta Baptista Rodrigues . Deixar o rodizio de água para depois é mesmo a melhor opção?. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Roberta Baptista Rodrigues . Esperança líquida e finita. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Roberta Baptista Rodrigues . Biofiltro utilizado pela Sabesp. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Roberta Baptista Rodrigues . Sabendo usar, não vai faltar. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Roberta Baptista Rodrigues . Crise no abastecimento de água pode piorar em 2015. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Roberta Baptista Rodrigues . Alckmin diz que rodízio poderia gerar perda de água. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Roberta Baptista Rodrigues . As últimas gotas. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Roberta Baptista Rodrigues . Seca poderá prejudicar a cidade. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Roberta Baptista Rodrigues . O uso do volume morto é restrito. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Roberta Baptista Rodrigues . Economize água. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Roberta Baptista Rodrigues . Se chover 80% da média, não resolve nada em Cantareira. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Roberta Baptista Rodrigues . O risco da escassez. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Roberta Baptista Rodrigues . Sistema Alto Tietê pode secar no final do 2º semestre, dizem especialistas. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Roberta Baptista Rodrigues . Paredão desvia curso do Rio Tietê. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Roberta Baptista Rodrigues . Até quando SP vai ressuscitar (e esgotar) volumes mortos?. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Roberta Baptista Rodrigues . Represas podem secar até outubro. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Roberta Baptista Rodrigues . Racionamento seria obrigatório desde 2013. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Roberta Baptista Rodrigues . CURSO DE MODELAGEM DE QUALIDADE DE ÁGUA E SISTEMA DE SUPORTE À DECISÃO ALOCSERVER. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Roberta Baptista Rodrigues . CURSO DE MODELAGEM DE QUALIDADE DE ÁGUA E SISTEMA DE SUPORTE À DECISÃO ALOCSERVER. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Roberta Baptista Rodrigues . Relatório II. Integração do Sistema AlocServer ao Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH) e Aplicação à Bacia do Rio Paraíba do Sul. 2011. (Relatório de pesquisa).
Roberta Baptista Rodrigues . Relatório: Elaboração de Estudos em Regulação de Recursos Hídricos e Resolução sobre Outorga de Lançamento de Efluentes em Corpos de Água de Domínio do Distrito Federal. 2011. (Relatório de pesquisa).
Roberta Baptista Rodrigues . Manual de Uso do Sistema AlocServer. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Sistema AlocServer).
Roberta Baptista Rodrigues . Relatório I. Integração do Sistema AlocServer ao Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH) e Aplicação à Bacia do Rio Paraíba do Sul. 2010. (Relatório de pesquisa).
Roberta Baptista Rodrigues . Curso de Modelagem de Qualidade de Água e Gestão Integrada dos Recursos Hídricos. 2009. .
Roberta Baptista Rodrigues . Modelagem e Uso do Sistema QUAL2E Visando a Gestão Integrada dos Recursos Hídricos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Roberta Baptista Rodrigues . Modelagem de Qualidade da Água e Gestão Integrada dos Recursos Hídricos. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Modelagem de Qualidade da Água e Gestão Integrada dos Recursos Hídricos).
Roberta Baptista Rodrigues . Modelagem e Uso do Sistema QUAL2E Visando a Gestão Integrada dos Recursos Hídricos. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química).
Roberta Baptista Rodrigues . Relatório III: AlocServer - Sistema de Planejamento e Gestão de Recursos Hídrico e Bacias Hidrográficas. Processo FAPESP 2004/14296-0. 2009. (Relatório de pesquisa).
Roberta Baptista Rodrigues . DIRETRIZES PARA O ENQUADRAMENTO DO RIO PARAÍBA DO SUL NO TRECHO PAULISTA (UGRHI 2). 2009. (Relatório de pesquisa).
Roberta Baptista Rodrigues . Conteúdo Didático da Mídia NEON. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Mídia NEON).
Roberta Baptista Rodrigues . Relatório II: AlocServer - Sistema de Planejamento e Gestão de Recursos Hídrico e Bacias Hidrográficas. Processo FAPESP 2004/14296-0. 2008. (Relatório de pesquisa).
Roberta Baptista Rodrigues . I Curso de Modelagem da Qualidade da Água. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Roberta Baptista Rodrigues . Modelagem da Qualidade da Água. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - I Curso de Modelagem da Qualidade da Água).
Roberta Baptista Rodrigues . Conteúdo Didático do Sistema HIDROS. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - HIDROS - Sistema Educacional).
Roberta Baptista Rodrigues . Manual do Sistema HIDROS. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - HIDROS - Sistema Educacional).
Roberta Baptista Rodrigues . Relatório I: AlocServer - Sistema de Planejamento e Gestão. Processo FAPESP 2004/14296-0 - PIPE I. 2006. (Relatório de pesquisa).
Projetos de pesquisa
-
2010 - 2013
Integração do Sistema AlocServer ao Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH) e Projeto Piloto Aplicado à Bacia do Rio Paraíba do Sul, Descrição: Um dos desafios da Política Nacional de Recursos Hídricos é a implementação dos seus instrumentos de forma a desenvolver o Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos. O Sistema AlocServer permite a gestão quali-quantitativa dos usos da água de uma bacia, para tanto permite o tratamento articulado dos instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos, Lei 9.433, de 8 de janeiro de 1997, que são: Plano de Recursos Hídricos; enquadramento dos corpos d?água em suas respectivas classes de uso; e Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos; a Outorga e a Cobrança pelo Uso da Água. O Sistema AlocServer é composto pelos modelos matemáticos: QUAL2E; ALOC; e FISCHER, integrados com ferramentas de geoprocessamento em um ambiente web. O presente projeto consiste no processo de integração do sistema AlocServer ao SNIRH.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Coordenador.
-
2008 - 2011
Integração do Sistmea AlocServer ao Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH) e Projeto Piloto Aplicado à Bacia do Rio Paraíba do Sul, Descrição: O presente projeto teve origem a partir dos resultados obtidos no Programa de Inovação em Pequenas Empresas II (PIPE II) ?ALOCServer ? Sistema de Enquadramento, Planejamento e Gestão de Corpos Hídricos?, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Processo 2004/14296-0. O projeto FAPESP consistiu em tornar o SSD RB em um sistema web e georreferenciado, assim como em tornar possível a integração da malha hídrica brasileira. Para tanto, também foi criada uma metodologia de funcionamento do modelo QUAL2E visando contornar limitações quanto ao número de trechos, velocidade de processamento e consumo de memória RAM. No projeto FAPESP também ocorreu à junção dos modelos RM1 e RM2, nascendo o modelo ALOC (RODRIGUES, 2006). O modelo ALOC permite, através de dados alimentados pelo modelo QUAL2E, realizar o balanço de vazão de diluição e de carga ao longo do corpo hídrico. Com o uso do modelo ALOC, associado ao modelo QUAL2E, é muito fácil trabalhar também com o conceito de TMDL, os gráficos de balanço de cargas são gerados automaticamente separando o quando de carga é referente a cada usuário-poluidor e a poluição difusa. O sistema desenvolvido a partir do apoio FAPESP foi batizado de ALOCServer. O ALOCServer possibilita a articulação integrada de todos os instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos, que são os Planos de Recursos Hídricos, o enquadramento dos corpos de água em classes, a outorga e a cobrança pelo uso da água e o Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos. O ALOCServer é considerado uma inovação na área de gestão de recursos hídricos, originando-se da tese de doutorado SSD RB ? Sistema de Suporte a Decisão para a Gestão Quali-Quantitativa dos Processos de Outorga e Cobrança pelo Uso da Água (Rodrigues, R. B., 2005). A idéia de desenvolvimento do presente projeto se deu a partir de reunião realizada em 31/10/2008 com a Diretoria Científica da FAPESP, a Agência Nacional de Águas (ANA) e a Pesquisadora. Es. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Coordenador.
-
2006 - 2009
Mídia NEON, Descrição: O sistema Neon consiste em uma mídia educacional em 3D e com locução. O principal objeto é abordar conceitos importantes de planejamento e gestão de bacias hidrográficas. Aborda a qualidade da água de um rio nos contextos de: Cabeceira; Pastagem; Irrigação; Indústria; Estação de Tratamento de Esgotos (ETE); Foz. A mídia é de distribuição gratuita. Projeto FAPESP 2004/14296-0. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Coordenador.
-
2004 - 2009
ALOCServer - Sistema de Articulação dos Instrumentos Enquadramento, Outorga e Cobrança pelo Uso dos Recursos Hídricos, Descrição: O sistema AlocServer (Rodrigues, R. B., 2004 ? 2009) permite a articulação do instrumento enquadramento ao demais instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei 9.433, de 8 de janeiro de 1997), que são: Plano de Recursos Hídricos; Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos; a Outorga e a Cobrança pelo Uso da Água. O sistema AlocServer trabalha dentro do contexto de Estado e de Região Hidrográfica e pode integrar a malha hídrica brasileira, assim como tratar de rios fronteiriços e transfronteiriços, de forma transparente e didática, já que o mesmo é web e georreferenciado. O AlocServer teve origem a partir da tese de doutorado ?SSD RB ? Sistema de Suporte a Decisão para a Gestão Quali-Quantitativa dos Processos de Outorga e Cobrança pelo Uso da Água? (Rodrigues, R. B., 2005) e do trabalho de mestrado ?Metodologia de Apoio à Concessão de Outorga para Lançamento de Efluentes e Cobrança Pelo Uso da Água ? O Modelo RM1?. O AlocServer é constituído por uma interface gráfica de entrada e saída, também georeferenciada, por um Banco de Dados e pelos modelos matemáticos QUAL2E (Brown e Barnwell, 1987), ALOC (Rodrigues, R. B., 1999 - 2006) e FISCHER (Fischer et al, 1979). O modelo QUAL2E é um modelo de qualidade das águas superficiais unidimensional que permite simular até 15 variáveis de qualidade. O ALOC é um modelo de quantificação de vazão de diluição e de cargas ao longo do corpo hídrico referente a cada usuário-poluidor, considerando: o processo de autodepuração; poluição difusa; características hidráulicas do corpo hídrico; vazões de referência. O modelo ALOC nasceu com base nas proposições da metodologia KELMAN (Kelman, 1997). O modelo de FISCHER quantifica o comprimento da zona de mistura, considerando o regime permanente. O modelo ALOC nasceu a partir da junção dos modelos RM1 (Rodrigues, R. B., 2000) e RM2 (Rodrigues, R. B., 2003) por meio do Projeto AlocServer (Processo FAPESP 2004/14296-0). A junção das metodologias dos modelo. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Coordenador.
Projetos de desenvolvimento
-
2010 - 2011
Estudos, avaliação e proposição de alternativas para o enquadramento de corpos d'água e aplicação em um projeto piloto, com utilização de modelagem matemática de qualidade de água e ferramentas computacionais de suporte a decisão., Descrição: Elaboração de estudo de alternativas de enquadramento e proposta de metas progressivas para os corpos de água de uma bacia piloto e subsidiar o processo de licenciamento do empreendimento. Identificação, adaptação e calibração de uma ferramenta georreferenciada de suporte a decisão baseada em modelo computacional de qualidade de água e dispersão de poluentes, aplicada ao processo de enquadramento dos corpos de água nos termos da legislação vigente à bacia piloto proposta. Treinamento para a equipe da SABESP com conteúdo relativo ao Sistema AlocServer, disponibilizando material didático para difusão do assunto na empresa.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Coordenador.
-
2010 - 2011
Elaboração de Estudos em Regulação de Recursos Hídricos e Resolução sobre Outorga de Lançamento de Efluentes em Corpos de Água de Domínio do Distrito Federal, Descrição: Elaboração da Minuta de Resolução sobre Outorga de Lançamento de Efluentes em Corpos de Água de Domínio do Distrito Federal. Criação de Metodologia de Outorga.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Coordenador.
-
2009 - 2009
Desenvolvimento de Projeto e Análise do Sistema Estrutura JANUS, Descrição: Segundo Pessôa (2005): A gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos é algo inteiramente novo na administração dos bens públicos no Brasil, contando com a participação dos usuários, das ONG'S, das prefeituras, dos representantes do governo estadual e federal e da sociedade civil organizada. Este trabalho propõe um Sistema de Apoio à Decisão, a estrutura JANUS, onde o perfil de preferências do Comitê da Bacia Hidrográfica (Decisor) é mesclado com as avaliações técnicas da Agência da Bacia. Isto permite estabelecer as prioridades das alternativas disponíveis nas ações a serem implementadas na Bacia. A iteratividade na implementação computacional desta estrutura facilita a percepção da importância de cada critério a ser adotado para a avaliação das alternativas, assim como as conseqüências das ações escolhidas . O sistema Estrutura Janus recebe como entradas as informações de projetos, as ações propostas e os dados de avaliação dessas ações, sejam elas objetivas ou subjetivas. Outras entradas fundamentais do sistema e que visam refletir as intenções do usuário, são as preferências do Decisor através de pesos dos critérios envolvidos. No contexto das normativas do órgão gestor, o sistema processa as entradas para facilitar uma hierarquização de opções, que podem considerar as limitações orçamentárias ou de outra índole e que integrem consistentemente informações objetivas e subjetivas. Teremos como resultado do processamento as listas hierarquizadas de critérios, que definem um perfil de preferências, e a lista hierarquizada de ações propostas que define a solução para o projeto com as condições de entrada. Os levantamentos de telas e requisitos do sistema foram preparados também de acordo com contato pessoal com Pêssoa (2009). . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Coordenador.
-
2009 - 2009
Diretrizes Para o Enquadramento do Rio Paraíba do Sul no Trecho Paulista (UGRHI 2), Descrição: O principal objetivo deste trabalho foi o de apresentar diretrizes para o processo de enquadramento da bacia do rio Paraíba do Sul, visando subsidiar o Plano de Trabalho da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul - UGRHI 02 - 2009-2012 (IPT, 2009). Dados dos Relatórios de Qualidade das Águas Interiores do Estado de São Paulo, da Secretaria do Meio Ambiente (SMA), através da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB), serviram de subsídios para calibrar e criar cenários no sistema AlocServer, visando a criação de diretrizes para o enquadramento da bacia do rio Paraíba do Sul - Trecho Paulista. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Coordenador.
-
2006 - 2006
HIDROS - Sistema Educacional, Descrição: O HIDROS Sistema Educacional nasceu de uma parceria entre a Sabesp e a RB Recursos Hídricos, empresa do Centro Incubador de Empresas Tecnológicas da USP CIETEC. Este software visa capacitar técnicos que atuam nos Comitês de Bacias, nas atividades relacionadas ao planejamento de recursos hídricos, através de simulações de características do corpo d água e lançamentos de efluentes. De forma interativa e agradável o HIDROS Sistema Educacional procura transferir conceitos importantes para o processo de gestão integrada dos recursos hídricos. O sistema utiliza-se de modelos matemáticos, biblioteca com textos explicativos, depoimentos e uma saída gráfica que permite análises comparativas entre os cenários quali-quantitativos simulados pelo usuário. Público alvo: Representantes dos Comitês de Bacias, técnicos e demais profissionais que atuam nas áreas de saneamento e meio ambiente. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Coordenador.
-
2003 - 2004
Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas da Região do Alto Tietê - Projeto Tietê - Etapa II, Descrição: Ter água em quantidade e qualidade é essencial para o bem estar social e o desenvolvimento econômico. A necessidade de proteção dos recursos hídricos gera preocupações em nível mundial. Dessa forma, varias organizações e órgãos de desenvolvimento, estão ligados ao gerenciamento dos recursos hídricos, através do apoio ao abastecimento de água potável, estruturas de saneamento, proteção contra enchentes, drenagem, irrigação, etc. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o apoio do Governo do Estado de São Paulo e através da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), vem apoiando a recuperação da qualidade das águas na região do Alto Tietê desde 1992, através de medidas estruturais e não estruturais, compreendidas dentro do chamado Projeto Tietê. A primeira etapa de obras do Projeto Tietê já foi concluída e teve o seu início em 1992. A segunda etapa teve seu início em 2002 e tem como data prevista de término o ano de 2005. Na segunda etapa do Projeto Tietê foi criado o Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas do Alto Tietê. O Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas do Alto Tietê tem como objetivos: a) Monitorar a qualidade das águas ao longo do desenvolvimento das obras contempladas na segunda etapa do Projeto Tietê; b) Contribuir para o maior entendimento do sistema hídrico monitorado, nos aspectos físico, químicos e biológicos, e a interação entre os mesmos; c) Quantificar as cargas retiradas dos rios e córregos monitorados; d) Fornecer prognósticos da qualidade das águas para etapas futuras, através de retirada e tratamento de esgotos previstos em projeto, tendo como ferramenta de auxílio o modelo de qualidade das águas Qual2e (Brown e Barnwell, 1987), calibrado e validado com o subsídio dos dados da rede de monitoramento; e) Análises estatísticas e de tendências dos dados monitorados, para auxiliar na compreensão do sistema e divulgação pública. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Integrante / Nilson Edson Castello - Coordenador., Financiador(es): Cia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - Pinheiros - Remuneração., Número de produções C, T & A: 5
-
2010 - 2011
Estudos, avaliação e proposição de alternativas para o enquadramento de corpos d'água e aplicação em um projeto piloto, com utilização de modelagem matemática de qualidade de água e ferramentas computacionais de suporte a decisão., Descrição: Elaboração de estudo de alternativas de enquadramento e proposta de metas progressivas para os corpos de água de uma bacia piloto e subsidiar o processo de licenciamento do empreendimento. Identificação, adaptação e calibração de uma ferramenta georreferenciada de suporte a decisão baseada em modelo computacional de qualidade de água e dispersão de poluentes, aplicada ao processo de enquadramento dos corpos de água nos termos da legislação vigente à bacia piloto proposta. Treinamento para a equipe da SABESP com conteúdo relativo ao Sistema AlocServer, disponibilizando material didático para difusão do assunto na empresa.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Coordenador.
-
2010 - 2011
Elaboração de Estudos em Regulação de Recursos Hídricos e Resolução sobre Outorga de Lançamento de Efluentes em Corpos de Água de Domínio do Distrito Federal, Descrição: Elaboração da Minuta de Resolução sobre Outorga de Lançamento de Efluentes em Corpos de Água de Domínio do Distrito Federal. Criação de Metodologia de Outorga.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Coordenador.
-
2009 - 2009
Desenvolvimento de Projeto e Análise do Sistema Estrutura JANUS, Descrição: Segundo Pessôa (2005): A gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos é algo inteiramente novo na administração dos bens públicos no Brasil, contando com a participação dos usuários, das ONG'S, das prefeituras, dos representantes do governo estadual e federal e da sociedade civil organizada. Este trabalho propõe um Sistema de Apoio à Decisão, a estrutura JANUS, onde o perfil de preferências do Comitê da Bacia Hidrográfica (Decisor) é mesclado com as avaliações técnicas da Agência da Bacia. Isto permite estabelecer as prioridades das alternativas disponíveis nas ações a serem implementadas na Bacia. A iteratividade na implementação computacional desta estrutura facilita a percepção da importância de cada critério a ser adotado para a avaliação das alternativas, assim como as conseqüências das ações escolhidas . O sistema Estrutura Janus recebe como entradas as informações de projetos, as ações propostas e os dados de avaliação dessas ações, sejam elas objetivas ou subjetivas. Outras entradas fundamentais do sistema e que visam refletir as intenções do usuário, são as preferências do Decisor através de pesos dos critérios envolvidos. No contexto das normativas do órgão gestor, o sistema processa as entradas para facilitar uma hierarquização de opções, que podem considerar as limitações orçamentárias ou de outra índole e que integrem consistentemente informações objetivas e subjetivas. Teremos como resultado do processamento as listas hierarquizadas de critérios, que definem um perfil de preferências, e a lista hierarquizada de ações propostas que define a solução para o projeto com as condições de entrada. Os levantamentos de telas e requisitos do sistema foram preparados também de acordo com contato pessoal com Pêssoa (2009). . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Coordenador.
-
2009 - 2009
Diretrizes Para o Enquadramento do Rio Paraíba do Sul no Trecho Paulista (UGRHI 2), Descrição: O principal objetivo deste trabalho foi o de apresentar diretrizes para o processo de enquadramento da bacia do rio Paraíba do Sul, visando subsidiar o Plano de Trabalho da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul - UGRHI 02 - 2009-2012 (IPT, 2009). Dados dos Relatórios de Qualidade das Águas Interiores do Estado de São Paulo, da Secretaria do Meio Ambiente (SMA), através da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB), serviram de subsídios para calibrar e criar cenários no sistema AlocServer, visando a criação de diretrizes para o enquadramento da bacia do rio Paraíba do Sul - Trecho Paulista. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Coordenador.
-
2006 - 2006
HIDROS - Sistema Educacional, Descrição: O HIDROS Sistema Educacional nasceu de uma parceria entre a Sabesp e a RB Recursos Hídricos, empresa do Centro Incubador de Empresas Tecnológicas da USP CIETEC. Este software visa capacitar técnicos que atuam nos Comitês de Bacias, nas atividades relacionadas ao planejamento de recursos hídricos, através de simulações de características do corpo d água e lançamentos de efluentes. De forma interativa e agradável o HIDROS Sistema Educacional procura transferir conceitos importantes para o processo de gestão integrada dos recursos hídricos. O sistema utiliza-se de modelos matemáticos, biblioteca com textos explicativos, depoimentos e uma saída gráfica que permite análises comparativas entre os cenários quali-quantitativos simulados pelo usuário. Público alvo: Representantes dos Comitês de Bacias, técnicos e demais profissionais que atuam nas áreas de saneamento e meio ambiente. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Coordenador.
-
2003 - 2004
Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas da Região do Alto Tietê - Projeto Tietê - Etapa II, Descrição: Ter água em quantidade e qualidade é essencial para o bem estar social e o desenvolvimento econômico. A necessidade de proteção dos recursos hídricos gera preocupações em nível mundial. Dessa forma, varias organizações e órgãos de desenvolvimento, estão ligados ao gerenciamento dos recursos hídricos, através do apoio ao abastecimento de água potável, estruturas de saneamento, proteção contra enchentes, drenagem, irrigação, etc. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o apoio do Governo do Estado de São Paulo e através da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), vem apoiando a recuperação da qualidade das águas na região do Alto Tietê desde 1992, através de medidas estruturais e não estruturais, compreendidas dentro do chamado Projeto Tietê. A primeira etapa de obras do Projeto Tietê já foi concluída e teve o seu início em 1992. A segunda etapa teve seu início em 2002 e tem como data prevista de término o ano de 2005. Na segunda etapa do Projeto Tietê foi criado o Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas do Alto Tietê. O Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas do Alto Tietê tem como objetivos: a) Monitorar a qualidade das águas ao longo do desenvolvimento das obras contempladas na segunda etapa do Projeto Tietê; b) Contribuir para o maior entendimento do sistema hídrico monitorado, nos aspectos físico, químicos e biológicos, e a interação entre os mesmos; c) Quantificar as cargas retiradas dos rios e córregos monitorados; d) Fornecer prognósticos da qualidade das águas para etapas futuras, através de retirada e tratamento de esgotos previstos em projeto, tendo como ferramenta de auxílio o modelo de qualidade das águas Qual2e (Brown e Barnwell, 1987), calibrado e validado com o subsídio dos dados da rede de monitoramento; e) Análises estatísticas e de tendências dos dados monitorados, para auxiliar na compreensão do sistema e divulgação pública. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Integrante / Nilson Edson Castello - Coordenador., Financiador(es): Cia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - Pinheiros - Remuneração., Número de produções C, T & A: 5
-
2010 - 2011
Estudos, avaliação e proposição de alternativas para o enquadramento de corpos d'água e aplicação em um projeto piloto, com utilização de modelagem matemática de qualidade de água e ferramentas computacionais de suporte a decisão., Descrição: Elaboração de estudo de alternativas de enquadramento e proposta de metas progressivas para os corpos de água de uma bacia piloto e subsidiar o processo de licenciamento do empreendimento. Identificação, adaptação e calibração de uma ferramenta georreferenciada de suporte a decisão baseada em modelo computacional de qualidade de água e dispersão de poluentes, aplicada ao processo de enquadramento dos corpos de água nos termos da legislação vigente à bacia piloto proposta. Treinamento para a equipe da SABESP com conteúdo relativo ao Sistema AlocServer, disponibilizando material didático para difusão do assunto na empresa.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Coordenador.
-
2010 - 2011
Elaboração de Estudos em Regulação de Recursos Hídricos e Resolução sobre Outorga de Lançamento de Efluentes em Corpos de Água de Domínio do Distrito Federal, Descrição: Elaboração da Minuta de Resolução sobre Outorga de Lançamento de Efluentes em Corpos de Água de Domínio do Distrito Federal. Criação de Metodologia de Outorga.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Coordenador.
-
2009 - 2009
Desenvolvimento de Projeto e Análise do Sistema Estrutura JANUS, Descrição: Segundo Pessôa (2005): A gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos é algo inteiramente novo na administração dos bens públicos no Brasil, contando com a participação dos usuários, das ONG'S, das prefeituras, dos representantes do governo estadual e federal e da sociedade civil organizada. Este trabalho propõe um Sistema de Apoio à Decisão, a estrutura JANUS, onde o perfil de preferências do Comitê da Bacia Hidrográfica (Decisor) é mesclado com as avaliações técnicas da Agência da Bacia. Isto permite estabelecer as prioridades das alternativas disponíveis nas ações a serem implementadas na Bacia. A iteratividade na implementação computacional desta estrutura facilita a percepção da importância de cada critério a ser adotado para a avaliação das alternativas, assim como as conseqüências das ações escolhidas . O sistema Estrutura Janus recebe como entradas as informações de projetos, as ações propostas e os dados de avaliação dessas ações, sejam elas objetivas ou subjetivas. Outras entradas fundamentais do sistema e que visam refletir as intenções do usuário, são as preferências do Decisor através de pesos dos critérios envolvidos. No contexto das normativas do órgão gestor, o sistema processa as entradas para facilitar uma hierarquização de opções, que podem considerar as limitações orçamentárias ou de outra índole e que integrem consistentemente informações objetivas e subjetivas. Teremos como resultado do processamento as listas hierarquizadas de critérios, que definem um perfil de preferências, e a lista hierarquizada de ações propostas que define a solução para o projeto com as condições de entrada. Os levantamentos de telas e requisitos do sistema foram preparados também de acordo com contato pessoal com Pêssoa (2009). . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Coordenador.
-
2009 - 2009
Diretrizes Para o Enquadramento do Rio Paraíba do Sul no Trecho Paulista (UGRHI 2), Descrição: O principal objetivo deste trabalho foi o de apresentar diretrizes para o processo de enquadramento da bacia do rio Paraíba do Sul, visando subsidiar o Plano de Trabalho da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul - UGRHI 02 - 2009-2012 (IPT, 2009). Dados dos Relatórios de Qualidade das Águas Interiores do Estado de São Paulo, da Secretaria do Meio Ambiente (SMA), através da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB), serviram de subsídios para calibrar e criar cenários no sistema AlocServer, visando a criação de diretrizes para o enquadramento da bacia do rio Paraíba do Sul - Trecho Paulista. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Coordenador.
-
2006 - 2006
HIDROS - Sistema Educacional, Descrição: O HIDROS Sistema Educacional nasceu de uma parceria entre a Sabesp e a RB Recursos Hídricos, empresa do Centro Incubador de Empresas Tecnológicas da USP CIETEC. Este software visa capacitar técnicos que atuam nos Comitês de Bacias, nas atividades relacionadas ao planejamento de recursos hídricos, através de simulações de características do corpo d água e lançamentos de efluentes. De forma interativa e agradável o HIDROS Sistema Educacional procura transferir conceitos importantes para o processo de gestão integrada dos recursos hídricos. O sistema utiliza-se de modelos matemáticos, biblioteca com textos explicativos, depoimentos e uma saída gráfica que permite análises comparativas entre os cenários quali-quantitativos simulados pelo usuário. Público alvo: Representantes dos Comitês de Bacias, técnicos e demais profissionais que atuam nas áreas de saneamento e meio ambiente. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Coordenador.
-
2003 - 2004
Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas da Região do Alto Tietê - Projeto Tietê - Etapa II, Descrição: Ter água em quantidade e qualidade é essencial para o bem estar social e o desenvolvimento econômico. A necessidade de proteção dos recursos hídricos gera preocupações em nível mundial. Dessa forma, varias organizações e órgãos de desenvolvimento, estão ligados ao gerenciamento dos recursos hídricos, através do apoio ao abastecimento de água potável, estruturas de saneamento, proteção contra enchentes, drenagem, irrigação, etc. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o apoio do Governo do Estado de São Paulo e através da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), vem apoiando a recuperação da qualidade das águas na região do Alto Tietê desde 1992, através de medidas estruturais e não estruturais, compreendidas dentro do chamado Projeto Tietê. A primeira etapa de obras do Projeto Tietê já foi concluída e teve o seu início em 1992. A segunda etapa teve seu início em 2002 e tem como data prevista de término o ano de 2005. Na segunda etapa do Projeto Tietê foi criado o Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas do Alto Tietê. O Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas do Alto Tietê tem como objetivos: a) Monitorar a qualidade das águas ao longo do desenvolvimento das obras contempladas na segunda etapa do Projeto Tietê; b) Contribuir para o maior entendimento do sistema hídrico monitorado, nos aspectos físico, químicos e biológicos, e a interação entre os mesmos; c) Quantificar as cargas retiradas dos rios e córregos monitorados; d) Fornecer prognósticos da qualidade das águas para etapas futuras, através de retirada e tratamento de esgotos previstos em projeto, tendo como ferramenta de auxílio o modelo de qualidade das águas Qual2e (Brown e Barnwell, 1987), calibrado e validado com o subsídio dos dados da rede de monitoramento; e) Análises estatísticas e de tendências dos dados monitorados, para auxiliar na compreensão do sistema e divulgação pública. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Integrante / Nilson Edson Castello - Coordenador., Financiador(es): Cia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - Pinheiros - Remuneração., Número de produções C, T & A: 5
-
2010 - 2011
Estudos, avaliação e proposição de alternativas para o enquadramento de corpos d'água e aplicação em um projeto piloto, com utilização de modelagem matemática de qualidade de água e ferramentas computacionais de suporte a decisão., Descrição: Elaboração de estudo de alternativas de enquadramento e proposta de metas progressivas para os corpos de água de uma bacia piloto e subsidiar o processo de licenciamento do empreendimento. Identificação, adaptação e calibração de uma ferramenta georreferenciada de suporte a decisão baseada em modelo computacional de qualidade de água e dispersão de poluentes, aplicada ao processo de enquadramento dos corpos de água nos termos da legislação vigente à bacia piloto proposta. Treinamento para a equipe da SABESP com conteúdo relativo ao Sistema AlocServer, disponibilizando material didático para difusão do assunto na empresa.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Coordenador.
-
2010 - 2011
Elaboração de Estudos em Regulação de Recursos Hídricos e Resolução sobre Outorga de Lançamento de Efluentes em Corpos de Água de Domínio do Distrito Federal, Descrição: Elaboração da Minuta de Resolução sobre Outorga de Lançamento de Efluentes em Corpos de Água de Domínio do Distrito Federal. Criação de Metodologia de Outorga.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Coordenador.
-
2009 - 2009
Desenvolvimento de Projeto e Análise do Sistema Estrutura JANUS, Descrição: Segundo Pessôa (2005): ?A gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos é algo inteiramente novo na administração dos bens públicos no Brasil, contando com a participação dos usuários, das ONG'S, das prefeituras, dos representantes do governo estadual e federal e da sociedade civil organizada. Este trabalho propõe um Sistema de Apoio à Decisão, a estrutura JANUS, onde o perfil de preferências do Comitê da Bacia Hidrográfica (Decisor) é mesclado com as avaliações técnicas da Agência da Bacia. Isto permite estabelecer as prioridades das alternativas disponíveis nas ações a serem implementadas na Bacia. A iteratividade na implementação computacional desta estrutura facilita a percepção da importância de cada critério a ser adotado para a avaliação das alternativas, assim como as conseqüências das ações escolhidas?. O sistema Estrutura Janus recebe como entradas as informações de projetos, as ações propostas e os dados de avaliação dessas ações, sejam elas objetivas ou subjetivas. Outras entradas fundamentais do sistema e que visam refletir as intenções do usuário, são as preferências do Decisor através de pesos dos critérios envolvidos. No contexto das normativas do órgão gestor, o sistema processa as entradas para facilitar uma hierarquização de opções, que podem considerar as limitações orçamentárias ou de outra índole e que integrem consistentemente informações objetivas e subjetivas. Teremos como resultado do processamento as listas hierarquizadas de critérios, que definem um perfil de preferências, e a lista hierarquizada de ações propostas que define a solução para o projeto com as condições de entrada. Os levantamentos de telas e requisitos do sistema foram preparados também de acordo com contato pessoal com Pêssoa (2009).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Coordenador.
-
2009 - 2009
Diretrizes Para o Enquadramento do Rio Paraíba do Sul no Trecho Paulista (UGRHI 2), Descrição: O principal objetivo deste trabalho foi o de apresentar diretrizes para o processo de enquadramento da bacia do rio Paraíba do Sul, visando subsidiar o Plano de Trabalho da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul - UGRHI 02 - 2009-2012 (IPT, 2009). Dados dos Relatórios de Qualidade das Águas Interiores do Estado de São Paulo, da Secretaria do Meio Ambiente (SMA), através da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB), serviram de subsídios para calibrar e criar cenários no sistema AlocServer, visando a criação de diretrizes para o enquadramento da bacia do rio Paraíba do Sul - Trecho Paulista.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Coordenador.
-
2006 - 2006
HIDROS - Sistema Educacional, Descrição: O HIDROS Sistema Educacional nasceu de uma parceria entre a Sabesp e a RB Recursos Hídricos, empresa do Centro Incubador de Empresas Tecnológicas da USP ? CIETEC. Este software visa capacitar técnicos que atuam nos Comitês de Bacias, nas atividades relacionadas ao planejamento de recursos hídricos, através de simulações de características do corpo d?água e lançamentos de efluentes. De forma interativa e agradável o HIDROS Sistema Educacional procura transferir conceitos importantes para o processo de gestão integrada dos recursos hídricos. O sistema utiliza-se de modelos matemáticos, biblioteca com textos explicativos, depoimentos e uma saída gráfica que permite análises comparativas entre os cenários quali-quantitativos simulados pelo usuário. Público alvo: Representantes dos Comitês de Bacias, técnicos e demais profissionais que atuam nas áreas de saneamento e meio ambiente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Coordenador.
-
2003 - 2004
Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas da Região do Alto Tietê - Projeto Tietê - Etapa II, Descrição: Ter água em quantidade e qualidade é essencial para o bem estar social e o desenvolvimento econômico. A necessidade de proteção dos recursos hídricos gera preocupações em nível mundial. Dessa forma, varias organizações e órgãos de desenvolvimento, estão ligados ao gerenciamento dos recursos hídricos, através do apoio ao abastecimento de água potável, estruturas de saneamento, proteção contra enchentes, drenagem, irrigação, etc. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o apoio do Governo do Estado de São Paulo e através da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), vem apoiando a recuperação da qualidade das águas na região do Alto Tietê desde 1992, através de medidas estruturais e não estruturais, compreendidas dentro do chamado Projeto Tietê. A primeira etapa de obras do Projeto Tietê já foi concluída e teve o seu início em 1992. A segunda etapa teve seu início em 2002 e tem como data prevista de término o ano de 2005. Na segunda etapa do Projeto Tietê foi criado o Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas do Alto Tietê. O Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas do Alto Tietê tem como objetivos: a) Monitorar a qualidade das águas ao longo do desenvolvimento das obras contempladas na segunda etapa do Projeto Tietê; b) Contribuir para o maior entendimento do sistema hídrico monitorado, nos aspectos físico, químicos e biológicos, e a interação entre os mesmos; c) Quantificar as cargas retiradas dos rios e córregos monitorados; d) Fornecer prognósticos da qualidade das águas para etapas futuras, através de retirada e tratamento de esgotos previstos em projeto, tendo como ferramenta de auxílio o modelo de qualidade das águas Qual2e (Brown e Barnwell, 1987), calibrado e validado com o subsídio dos dados da rede de monitoramento; e) Análises estatísticas e de tendências dos dados monitorados, para auxiliar na compreensão do sistema e divulgação pública.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Integrante / Nilson Edson Castello - Coordenador., Financiador(es): Cia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - Pinheiros - Remuneração., Número de produções C, T & A: 5
-
2010 - 2011
Estudos, avaliação e proposição de alternativas para o enquadramento de corpos d'água e aplicação em um projeto piloto, com utilização de modelagem matemática de qualidade de água e ferramentas computacionais de suporte a decisão., Descrição: Elaboração de estudo de alternativas de enquadramento e proposta de metas progressivas para os corpos de água de uma bacia piloto e subsidiar o processo de licenciamento do empreendimento. Identificação, adaptação e calibração de uma ferramenta georreferenciada de suporte a decisão baseada em modelo computacional de qualidade de água e dispersão de poluentes, aplicada ao processo de enquadramento dos corpos de água nos termos da legislação vigente à bacia piloto proposta. Treinamento para a equipe da SABESP com conteúdo relativo ao Sistema AlocServer, disponibilizando material didático para difusão do assunto na empresa.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Coordenador.
-
2010 - 2011
Elaboração de Estudos em Regulação de Recursos Hídricos e Resolução sobre Outorga de Lançamento de Efluentes em Corpos de Água de Domínio do Distrito Federal, Descrição: Elaboração da Minuta de Resolução sobre Outorga de Lançamento de Efluentes em Corpos de Água de Domínio do Distrito Federal. Criação de Metodologia de Outorga.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Coordenador.
-
2009 - 2009
Desenvolvimento de Projeto e Análise do Sistema Estrutura JANUS, Descrição: Segundo Pessôa (2005): ?A gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos é algo inteiramente novo na administração dos bens públicos no Brasil, contando com a participação dos usuários, das ONG'S, das prefeituras, dos representantes do governo estadual e federal e da sociedade civil organizada. Este trabalho propõe um Sistema de Apoio à Decisão, a estrutura JANUS, onde o perfil de preferências do Comitê da Bacia Hidrográfica (Decisor) é mesclado com as avaliações técnicas da Agência da Bacia. Isto permite estabelecer as prioridades das alternativas disponíveis nas ações a serem implementadas na Bacia. A iteratividade na implementação computacional desta estrutura facilita a percepção da importância de cada critério a ser adotado para a avaliação das alternativas, assim como as conseqüências das ações escolhidas?. O sistema Estrutura Janus recebe como entradas as informações de projetos, as ações propostas e os dados de avaliação dessas ações, sejam elas objetivas ou subjetivas. Outras entradas fundamentais do sistema e que visam refletir as intenções do usuário, são as preferências do Decisor através de pesos dos critérios envolvidos. No contexto das normativas do órgão gestor, o sistema processa as entradas para facilitar uma hierarquização de opções, que podem considerar as limitações orçamentárias ou de outra índole e que integrem consistentemente informações objetivas e subjetivas. Teremos como resultado do processamento as listas hierarquizadas de critérios, que definem um perfil de preferências, e a lista hierarquizada de ações propostas que define a solução para o projeto com as condições de entrada. Os levantamentos de telas e requisitos do sistema foram preparados também de acordo com contato pessoal com Pêssoa (2009).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Coordenador.
-
2009 - 2009
Diretrizes Para o Enquadramento do Rio Paraíba do Sul no Trecho Paulista (UGRHI 2), Descrição: O principal objetivo deste trabalho foi o de apresentar diretrizes para o processo de enquadramento da bacia do rio Paraíba do Sul, visando subsidiar o Plano de Trabalho da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul - UGRHI 02 - 2009-2012 (IPT, 2009). Dados dos Relatórios de Qualidade das Águas Interiores do Estado de São Paulo, da Secretaria do Meio Ambiente (SMA), através da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB), serviram de subsídios para calibrar e criar cenários no sistema AlocServer, visando a criação de diretrizes para o enquadramento da bacia do rio Paraíba do Sul - Trecho Paulista.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Coordenador.
-
2006 - 2006
HIDROS - Sistema Educacional, Descrição: O HIDROS Sistema Educacional nasceu de uma parceria entre a Sabesp e a RB Recursos Hídricos, empresa do Centro Incubador de Empresas Tecnológicas da USP ? CIETEC. Este software visa capacitar técnicos que atuam nos Comitês de Bacias, nas atividades relacionadas ao planejamento de recursos hídricos, através de simulações de características do corpo d?água e lançamentos de efluentes. De forma interativa e agradável o HIDROS Sistema Educacional procura transferir conceitos importantes para o processo de gestão integrada dos recursos hídricos. O sistema utiliza-se de modelos matemáticos, biblioteca com textos explicativos, depoimentos e uma saída gráfica que permite análises comparativas entre os cenários quali-quantitativos simulados pelo usuário. Público alvo: Representantes dos Comitês de Bacias, técnicos e demais profissionais que atuam nas áreas de saneamento e meio ambiente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Coordenador.
-
2003 - 2004
Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas da Região do Alto Tietê - Projeto Tietê - Etapa II, Descrição: Ter água em quantidade e qualidade é essencial para o bem estar social e o desenvolvimento econômico. A necessidade de proteção dos recursos hídricos gera preocupações em nível mundial. Dessa forma, varias organizações e órgãos de desenvolvimento, estão ligados ao gerenciamento dos recursos hídricos, através do apoio ao abastecimento de água potável, estruturas de saneamento, proteção contra enchentes, drenagem, irrigação, etc. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o apoio do Governo do Estado de São Paulo e através da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), vem apoiando a recuperação da qualidade das águas na região do Alto Tietê desde 1992, através de medidas estruturais e não estruturais, compreendidas dentro do chamado Projeto Tietê. A primeira etapa de obras do Projeto Tietê já foi concluída e teve o seu início em 1992. A segunda etapa teve seu início em 2002 e tem como data prevista de término o ano de 2005. Na segunda etapa do Projeto Tietê foi criado o Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas do Alto Tietê. O Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas do Alto Tietê tem como objetivos: a) Monitorar a qualidade das águas ao longo do desenvolvimento das obras contempladas na segunda etapa do Projeto Tietê; b) Contribuir para o maior entendimento do sistema hídrico monitorado, nos aspectos físico, químicos e biológicos, e a interação entre os mesmos; c) Quantificar as cargas retiradas dos rios e córregos monitorados; d) Fornecer prognósticos da qualidade das águas para etapas futuras, através de retirada e tratamento de esgotos previstos em projeto, tendo como ferramenta de auxílio o modelo de qualidade das águas Qual2e (Brown e Barnwell, 1987), calibrado e validado com o subsídio dos dados da rede de monitoramento; e) Análises estatísticas e de tendências dos dados monitorados, para auxiliar na compreensão do sistema e divulgação pública.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Integrante / Nilson Edson Castello - Coordenador., Financiador(es): Cia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - Pinheiros - Remuneração., Número de produções C, T & A: 5
-
2010 - 2011
Estudos, avaliação e proposição de alternativas para o enquadramento de corpos d'água e aplicação em um projeto piloto, com utilização de modelagem matemática de qualidade de água e ferramentas computacionais de suporte a decisão., Descrição: Elaboração de estudo de alternativas de enquadramento e proposta de metas progressivas para os corpos de água de uma bacia piloto e subsidiar o processo de licenciamento do empreendimento. Identificação, adaptação e calibração de uma ferramenta georreferenciada de suporte a decisão baseada em modelo computacional de qualidade de água e dispersão de poluentes, aplicada ao processo de enquadramento dos corpos de água nos termos da legislação vigente à bacia piloto proposta. Treinamento para a equipe da SABESP com conteúdo relativo ao Sistema AlocServer, disponibilizando material didático para difusão do assunto na empresa.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Coordenador.
-
2010 - 2011
Elaboração de Estudos em Regulação de Recursos Hídricos e Resolução sobre Outorga de Lançamento de Efluentes em Corpos de Água de Domínio do Distrito Federal, Descrição: Elaboração da Minuta de Resolução sobre Outorga de Lançamento de Efluentes em Corpos de Água de Domínio do Distrito Federal. Criação de Metodologia de Outorga.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Coordenador.
-
2009 - 2009
Desenvolvimento de Projeto e Análise do Sistema Estrutura JANUS, Descrição: Segundo Pessôa (2005): ?A gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos é algo inteiramente novo na administração dos bens públicos no Brasil, contando com a participação dos usuários, das ONG'S, das prefeituras, dos representantes do governo estadual e federal e da sociedade civil organizada. Este trabalho propõe um Sistema de Apoio à Decisão, a estrutura JANUS, onde o perfil de preferências do Comitê da Bacia Hidrográfica (Decisor) é mesclado com as avaliações técnicas da Agência da Bacia. Isto permite estabelecer as prioridades das alternativas disponíveis nas ações a serem implementadas na Bacia. A iteratividade na implementação computacional desta estrutura facilita a percepção da importância de cada critério a ser adotado para a avaliação das alternativas, assim como as conseqüências das ações escolhidas?. O sistema Estrutura Janus recebe como entradas as informações de projetos, as ações propostas e os dados de avaliação dessas ações, sejam elas objetivas ou subjetivas. Outras entradas fundamentais do sistema e que visam refletir as intenções do usuário, são as preferências do Decisor através de pesos dos critérios envolvidos. No contexto das normativas do órgão gestor, o sistema processa as entradas para facilitar uma hierarquização de opções, que podem considerar as limitações orçamentárias ou de outra índole e que integrem consistentemente informações objetivas e subjetivas. Teremos como resultado do processamento as listas hierarquizadas de critérios, que definem um perfil de preferências, e a lista hierarquizada de ações propostas que define a solução para o projeto com as condições de entrada. Os levantamentos de telas e requisitos do sistema foram preparados também de acordo com contato pessoal com Pêssoa (2009).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Coordenador.
-
2009 - 2009
Diretrizes Para o Enquadramento do Rio Paraíba do Sul no Trecho Paulista (UGRHI 2), Descrição: O principal objetivo deste trabalho foi o de apresentar diretrizes para o processo de enquadramento da bacia do rio Paraíba do Sul, visando subsidiar o Plano de Trabalho da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul - UGRHI 02 - 2009-2012 (IPT, 2009). Dados dos Relatórios de Qualidade das Águas Interiores do Estado de São Paulo, da Secretaria do Meio Ambiente (SMA), através da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB), serviram de subsídios para calibrar e criar cenários no sistema AlocServer, visando a criação de diretrizes para o enquadramento da bacia do rio Paraíba do Sul - Trecho Paulista.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Coordenador.
-
2006 - 2006
HIDROS - Sistema Educacional, Descrição: O HIDROS Sistema Educacional nasceu de uma parceria entre a Sabesp e a RB Recursos Hídricos, empresa do Centro Incubador de Empresas Tecnológicas da USP ? CIETEC. Este software visa capacitar técnicos que atuam nos Comitês de Bacias, nas atividades relacionadas ao planejamento de recursos hídricos, através de simulações de características do corpo d?água e lançamentos de efluentes. De forma interativa e agradável o HIDROS Sistema Educacional procura transferir conceitos importantes para o processo de gestão integrada dos recursos hídricos. O sistema utiliza-se de modelos matemáticos, biblioteca com textos explicativos, depoimentos e uma saída gráfica que permite análises comparativas entre os cenários quali-quantitativos simulados pelo usuário. Público alvo: Representantes dos Comitês de Bacias, técnicos e demais profissionais que atuam nas áreas de saneamento e meio ambiente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Coordenador.
-
2003 - 2004
Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas da Região do Alto Tietê - Projeto Tietê - Etapa II, Descrição: Ter água em quantidade e qualidade é essencial para o bem estar social e o desenvolvimento econômico. A necessidade de proteção dos recursos hídricos gera preocupações em nível mundial. Dessa forma, varias organizações e órgãos de desenvolvimento, estão ligados ao gerenciamento dos recursos hídricos, através do apoio ao abastecimento de água potável, estruturas de saneamento, proteção contra enchentes, drenagem, irrigação, etc. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o apoio do Governo do Estado de São Paulo e através da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), vem apoiando a recuperação da qualidade das águas na região do Alto Tietê desde 1992, através de medidas estruturais e não estruturais, compreendidas dentro do chamado Projeto Tietê. A primeira etapa de obras do Projeto Tietê já foi concluída e teve o seu início em 1992. A segunda etapa teve seu início em 2002 e tem como data prevista de término o ano de 2005. Na segunda etapa do Projeto Tietê foi criado o Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas do Alto Tietê. O Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas do Alto Tietê tem como objetivos: a) Monitorar a qualidade das águas ao longo do desenvolvimento das obras contempladas na segunda etapa do Projeto Tietê; b) Contribuir para o maior entendimento do sistema hídrico monitorado, nos aspectos físico, químicos e biológicos, e a interação entre os mesmos; c) Quantificar as cargas retiradas dos rios e córregos monitorados; d) Fornecer prognósticos da qualidade das águas para etapas futuras, através de retirada e tratamento de esgotos previstos em projeto, tendo como ferramenta de auxílio o modelo de qualidade das águas Qual2e (Brown e Barnwell, 1987), calibrado e validado com o subsídio dos dados da rede de monitoramento; e) Análises estatísticas e de tendências dos dados monitorados, para auxiliar na compreensão do sistema e divulgação pública.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Integrante / Nilson Edson Castello - Coordenador., Financiador(es): Cia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - Pinheiros - Remuneração., Número de produções C, T & A: 5
-
2010 - 2011
Estudos, avaliação e proposição de alternativas para o enquadramento de corpos d'água e aplicação em um projeto piloto, com utilização de modelagem matemática de qualidade de água e ferramentas computacionais de suporte a decisão., Descrição: Elaboração de estudo de alternativas de enquadramento e proposta de metas progressivas para os corpos de água de uma bacia piloto e subsidiar o processo de licenciamento do empreendimento. Identificação, adaptação e calibração de uma ferramenta georreferenciada de suporte a decisão baseada em modelo computacional de qualidade de água e dispersão de poluentes, aplicada ao processo de enquadramento dos corpos de água nos termos da legislação vigente à bacia piloto proposta. Treinamento para a equipe da SABESP com conteúdo relativo ao Sistema AlocServer, disponibilizando material didático para difusão do assunto na empresa.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
-
2010 - 2011
Elaboração de Estudos em Regulação de Recursos Hídricos e Resolução sobre Outorga de Lançamento de Efluentes em Corpos de Água de Domínio do Distrito Federal, Descrição: Elaboração da Minuta de Resolução sobre Outorga de Lançamento de Efluentes em Corpos de Água de Domínio do Distrito Federal. Criação de Metodologia de Outorga.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
-
2009 - 2009
Desenvolvimento de Projeto e Análise do Sistema Estrutura JANUS, Descrição: Segundo Pessôa (2005): ?A gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos é algo inteiramente novo na administração dos bens públicos no Brasil, contando com a participação dos usuários, das ONG'S, das prefeituras, dos representantes do governo estadual e federal e da sociedade civil organizada. Este trabalho propõe um Sistema de Apoio à Decisão, a estrutura JANUS, onde o perfil de preferências do Comitê da Bacia Hidrográfica (Decisor) é mesclado com as avaliações técnicas da Agência da Bacia. Isto permite estabelecer as prioridades das alternativas disponíveis nas ações a serem implementadas na Bacia. A iteratividade na implementação computacional desta estrutura facilita a percepção da importância de cada critério a ser adotado para a avaliação das alternativas, assim como as conseqüências das ações escolhidas?. O sistema Estrutura Janus recebe como entradas as informações de projetos, as ações propostas e os dados de avaliação dessas ações, sejam elas objetivas ou subjetivas. Outras entradas fundamentais do sistema e que visam refletir as intenções do usuário, são as preferências do Decisor através de pesos dos critérios envolvidos. No contexto das normativas do órgão gestor, o sistema processa as entradas para facilitar uma hierarquização de opções, que podem considerar as limitações orçamentárias ou de outra índole e que integrem consistentemente informações objetivas e subjetivas. Teremos como resultado do processamento as listas hierarquizadas de critérios, que definem um perfil de preferências, e a lista hierarquizada de ações propostas que define a solução para o projeto com as condições de entrada. Os levantamentos de telas e requisitos do sistema foram preparados também de acordo com contato pessoal com Pêssoa (2009).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
-
2009 - 2009
Diretrizes Para o Enquadramento do Rio Paraíba do Sul no Trecho Paulista (UGRHI 2), Descrição: O principal objetivo deste trabalho foi o de apresentar diretrizes para o processo de enquadramento da bacia do rio Paraíba do Sul, visando subsidiar o Plano de Trabalho da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul - UGRHI 02 - 2009-2012 (IPT, 2009). Dados dos Relatórios de Qualidade das Águas Interiores do Estado de São Paulo, da Secretaria do Meio Ambiente (SMA), através da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB), serviram de subsídios para calibrar e criar cenários no sistema AlocServer, visando a criação de diretrizes para o enquadramento da bacia do rio Paraíba do Sul - Trecho Paulista.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
-
2006 - 2006
HIDROS - Sistema Educacional, Descrição: O HIDROS Sistema Educacional nasceu de uma parceria entre a Sabesp e a RB Recursos Hídricos, empresa do Centro Incubador de Empresas Tecnológicas da USP ? CIETEC. Este software visa capacitar técnicos que atuam nos Comitês de Bacias, nas atividades relacionadas ao planejamento de recursos hídricos, através de simulações de características do corpo d?água e lançamentos de efluentes. De forma interativa e agradável o HIDROS Sistema Educacional procura transferir conceitos importantes para o processo de gestão integrada dos recursos hídricos. O sistema utiliza-se de modelos matemáticos, biblioteca com textos explicativos, depoimentos e uma saída gráfica que permite análises comparativas entre os cenários quali-quantitativos simulados pelo usuário. Público alvo: Representantes dos Comitês de Bacias, técnicos e demais profissionais que atuam nas áreas de saneamento e meio ambiente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
-
2003 - 2004
Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas da Região do Alto Tietê - Projeto Tietê - Etapa II, Descrição: Ter água em quantidade e qualidade é essencial para o bem estar social e o desenvolvimento econômico. A necessidade de proteção dos recursos hídricos gera preocupações em nível mundial. Dessa forma, varias organizações e órgãos de desenvolvimento, estão ligados ao gerenciamento dos recursos hídricos, através do apoio ao abastecimento de água potável, estruturas de saneamento, proteção contra enchentes, drenagem, irrigação, etc. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o apoio do Governo do Estado de São Paulo e através da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), vem apoiando a recuperação da qualidade das águas na região do Alto Tietê desde 1992, através de medidas estruturais e não estruturais, compreendidas dentro do chamado Projeto Tietê. A primeira etapa de obras do Projeto Tietê já foi concluída e teve o seu início em 1992. A segunda etapa teve seu início em 2002 e tem como data prevista de término o ano de 2005. Na segunda etapa do Projeto Tietê foi criado o Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas do Alto Tietê. O Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas do Alto Tietê tem como objetivos: a) Monitorar a qualidade das águas ao longo do desenvolvimento das obras contempladas na segunda etapa do Projeto Tietê; b) Contribuir para o maior entendimento do sistema hídrico monitorado, nos aspectos físico, químicos e biológicos, e a interação entre os mesmos; c) Quantificar as cargas retiradas dos rios e córregos monitorados; d) Fornecer prognósticos da qualidade das águas para etapas futuras, através de retirada e tratamento de esgotos previstos em projeto, tendo como ferramenta de auxílio o modelo de qualidade das águas Qual2e (Brown e Barnwell, 1987), calibrado e validado com o subsídio dos dados da rede de monitoramento; e) Análises estatísticas e de tendências dos dados monitorados, para auxiliar na compreensão do sistema e divulgação pública.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Integrante / Nilson Edson Castello - Coordenador.Financiador(es): Cia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - Pinheiros - Remuneração., Número de produções C, T & A: 5
-
2010 - 2011
Estudos, avaliação e proposição de alternativas para o enquadramento de corpos d'água e aplicação em um projeto piloto, com utilização de modelagem matemática de qualidade de água e ferramentas computacionais de suporte a decisão., Descrição: Elaboração de estudo de alternativas de enquadramento e proposta de metas progressivas para os corpos de água de uma bacia piloto e subsidiar o processo de licenciamento do empreendimento. Identificação, adaptação e calibração de uma ferramenta georreferenciada de suporte a decisão baseada em modelo computacional de qualidade de água e dispersão de poluentes, aplicada ao processo de enquadramento dos corpos de água nos termos da legislação vigente à bacia piloto proposta. Treinamento para a equipe da SABESP com conteúdo relativo ao Sistema AlocServer, disponibilizando material didático para difusão do assunto na empresa.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Coordenador.
-
2010 - 2011
Elaboração de Estudos em Regulação de Recursos Hídricos e Resolução sobre Outorga de Lançamento de Efluentes em Corpos de Água de Domínio do Distrito Federal, Descrição: Elaboração da Minuta de Resolução sobre Outorga de Lançamento de Efluentes em Corpos de Água de Domínio do Distrito Federal. Criação de Metodologia de Outorga.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Coordenador.
-
2009 - 2009
Desenvolvimento de Projeto e Análise do Sistema Estrutura JANUS, Descrição: Segundo Pessôa (2005): ?A gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos é algo inteiramente novo na administração dos bens públicos no Brasil, contando com a participação dos usuários, das ONG'S, das prefeituras, dos representantes do governo estadual e federal e da sociedade civil organizada. Este trabalho propõe um Sistema de Apoio à Decisão, a estrutura JANUS, onde o perfil de preferências do Comitê da Bacia Hidrográfica (Decisor) é mesclado com as avaliações técnicas da Agência da Bacia. Isto permite estabelecer as prioridades das alternativas disponíveis nas ações a serem implementadas na Bacia. A iteratividade na implementação computacional desta estrutura facilita a percepção da importância de cada critério a ser adotado para a avaliação das alternativas, assim como as conseqüências das ações escolhidas?. O sistema Estrutura Janus recebe como entradas as informações de projetos, as ações propostas e os dados de avaliação dessas ações, sejam elas objetivas ou subjetivas. Outras entradas fundamentais do sistema e que visam refletir as intenções do usuário, são as preferências do Decisor através de pesos dos critérios envolvidos. No contexto das normativas do órgão gestor, o sistema processa as entradas para facilitar uma hierarquização de opções, que podem considerar as limitações orçamentárias ou de outra índole e que integrem consistentemente informações objetivas e subjetivas. Teremos como resultado do processamento as listas hierarquizadas de critérios, que definem um perfil de preferências, e a lista hierarquizada de ações propostas que define a solução para o projeto com as condições de entrada. Os levantamentos de telas e requisitos do sistema foram preparados também de acordo com contato pessoal com Pêssoa (2009).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Coordenador.
-
2009 - 2009
Diretrizes Para o Enquadramento do Rio Paraíba do Sul no Trecho Paulista (UGRHI 2), Descrição: O principal objetivo deste trabalho foi o de apresentar diretrizes para o processo de enquadramento da bacia do rio Paraíba do Sul, visando subsidiar o Plano de Trabalho da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul - UGRHI 02 - 2009-2012 (IPT, 2009). Dados dos Relatórios de Qualidade das Águas Interiores do Estado de São Paulo, da Secretaria do Meio Ambiente (SMA), através da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB), serviram de subsídios para calibrar e criar cenários no sistema AlocServer, visando a criação de diretrizes para o enquadramento da bacia do rio Paraíba do Sul - Trecho Paulista.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Coordenador.
-
2006 - 2006
HIDROS - Sistema Educacional, Descrição: O HIDROS Sistema Educacional nasceu de uma parceria entre a Sabesp e a RB Recursos Hídricos, empresa do Centro Incubador de Empresas Tecnológicas da USP ? CIETEC. Este software visa capacitar técnicos que atuam nos Comitês de Bacias, nas atividades relacionadas ao planejamento de recursos hídricos, através de simulações de características do corpo d?água e lançamentos de efluentes. De forma interativa e agradável o HIDROS Sistema Educacional procura transferir conceitos importantes para o processo de gestão integrada dos recursos hídricos. O sistema utiliza-se de modelos matemáticos, biblioteca com textos explicativos, depoimentos e uma saída gráfica que permite análises comparativas entre os cenários quali-quantitativos simulados pelo usuário. Público alvo: Representantes dos Comitês de Bacias, técnicos e demais profissionais que atuam nas áreas de saneamento e meio ambiente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Coordenador.
-
2003 - 2004
Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas da Região do Alto Tietê - Projeto Tietê - Etapa II, Descrição: Ter água em quantidade e qualidade é essencial para o bem estar social e o desenvolvimento econômico. A necessidade de proteção dos recursos hídricos gera preocupações em nível mundial. Dessa forma, varias organizações e órgãos de desenvolvimento, estão ligados ao gerenciamento dos recursos hídricos, através do apoio ao abastecimento de água potável, estruturas de saneamento, proteção contra enchentes, drenagem, irrigação, etc. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o apoio do Governo do Estado de São Paulo e através da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), vem apoiando a recuperação da qualidade das águas na região do Alto Tietê desde 1992, através de medidas estruturais e não estruturais, compreendidas dentro do chamado Projeto Tietê. A primeira etapa de obras do Projeto Tietê já foi concluída e teve o seu início em 1992. A segunda etapa teve seu início em 2002 e tem como data prevista de término o ano de 2005. Na segunda etapa do Projeto Tietê foi criado o Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas do Alto Tietê. O Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas do Alto Tietê tem como objetivos: a) Monitorar a qualidade das águas ao longo do desenvolvimento das obras contempladas na segunda etapa do Projeto Tietê; b) Contribuir para o maior entendimento do sistema hídrico monitorado, nos aspectos físico, químicos e biológicos, e a interação entre os mesmos; c) Quantificar as cargas retiradas dos rios e córregos monitorados; d) Fornecer prognósticos da qualidade das águas para etapas futuras, através de retirada e tratamento de esgotos previstos em projeto, tendo como ferramenta de auxílio o modelo de qualidade das águas Qual2e (Brown e Barnwell, 1987), calibrado e validado com o subsídio dos dados da rede de monitoramento; e) Análises estatísticas e de tendências dos dados monitorados, para auxiliar na compreensão do sistema e divulgação pública.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Integrante / Nilson Edson Castello - Coordenador., Financiador(es): Cia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - Pinheiros - Remuneração., Número de produções C, T & A: 5
-
2010 - 2011
Estudos, avaliação e proposição de alternativas para o enquadramento de corpos d'água e aplicação em um projeto piloto, com utilização de modelagem matemática de qualidade de água e ferramentas computacionais de suporte a decisão., Descrição: Elaboração de estudo de alternativas de enquadramento e proposta de metas progressivas para os corpos de água de uma bacia piloto e subsidiar o processo de licenciamento do empreendimento. Identificação, adaptação e calibração de uma ferramenta georreferenciada de suporte a decisão baseada em modelo computacional de qualidade de água e dispersão de poluentes, aplicada ao processo de enquadramento dos corpos de água nos termos da legislação vigente à bacia piloto proposta. Treinamento para a equipe da SABESP com conteúdo relativo ao Sistema AlocServer, disponibilizando material didático para difusão do assunto na empresa.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Coordenador.
-
2010 - 2011
Elaboração de Estudos em Regulação de Recursos Hídricos e Resolução sobre Outorga de Lançamento de Efluentes em Corpos de Água de Domínio do Distrito Federal, Descrição: Elaboração da Minuta de Resolução sobre Outorga de Lançamento de Efluentes em Corpos de Água de Domínio do Distrito Federal. Criação de Metodologia de Outorga.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Coordenador.
-
2009 - 2009
Desenvolvimento de Projeto e Análise do Sistema Estrutura JANUS, Descrição: Segundo Pessôa (2005): ?A gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos é algo inteiramente novo na administração dos bens públicos no Brasil, contando com a participação dos usuários, das ONG'S, das prefeituras, dos representantes do governo estadual e federal e da sociedade civil organizada. Este trabalho propõe um Sistema de Apoio à Decisão, a estrutura JANUS, onde o perfil de preferências do Comitê da Bacia Hidrográfica (Decisor) é mesclado com as avaliações técnicas da Agência da Bacia. Isto permite estabelecer as prioridades das alternativas disponíveis nas ações a serem implementadas na Bacia. A iteratividade na implementação computacional desta estrutura facilita a percepção da importância de cada critério a ser adotado para a avaliação das alternativas, assim como as conseqüências das ações escolhidas?. O sistema Estrutura Janus recebe como entradas as informações de projetos, as ações propostas e os dados de avaliação dessas ações, sejam elas objetivas ou subjetivas. Outras entradas fundamentais do sistema e que visam refletir as intenções do usuário, são as preferências do Decisor através de pesos dos critérios envolvidos. No contexto das normativas do órgão gestor, o sistema processa as entradas para facilitar uma hierarquização de opções, que podem considerar as limitações orçamentárias ou de outra índole e que integrem consistentemente informações objetivas e subjetivas. Teremos como resultado do processamento as listas hierarquizadas de critérios, que definem um perfil de preferências, e a lista hierarquizada de ações propostas que define a solução para o projeto com as condições de entrada. Os levantamentos de telas e requisitos do sistema foram preparados também de acordo com contato pessoal com Pêssoa (2009).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Coordenador.
-
2009 - 2009
Diretrizes Para o Enquadramento do Rio Paraíba do Sul no Trecho Paulista (UGRHI 2), Descrição: O principal objetivo deste trabalho foi o de apresentar diretrizes para o processo de enquadramento da bacia do rio Paraíba do Sul, visando subsidiar o Plano de Trabalho da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul - UGRHI 02 - 2009-2012 (IPT, 2009). Dados dos Relatórios de Qualidade das Águas Interiores do Estado de São Paulo, da Secretaria do Meio Ambiente (SMA), através da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB), serviram de subsídios para calibrar e criar cenários no sistema AlocServer, visando a criação de diretrizes para o enquadramento da bacia do rio Paraíba do Sul - Trecho Paulista.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Coordenador.
-
2006 - 2006
HIDROS - Sistema Educacional, Descrição: O HIDROS Sistema Educacional nasceu de uma parceria entre a Sabesp e a RB Recursos Hídricos, empresa do Centro Incubador de Empresas Tecnológicas da USP ? CIETEC. Este software visa capacitar técnicos que atuam nos Comitês de Bacias, nas atividades relacionadas ao planejamento de recursos hídricos, através de simulações de características do corpo d?água e lançamentos de efluentes. De forma interativa e agradável o HIDROS Sistema Educacional procura transferir conceitos importantes para o processo de gestão integrada dos recursos hídricos. O sistema utiliza-se de modelos matemáticos, biblioteca com textos explicativos, depoimentos e uma saída gráfica que permite análises comparativas entre os cenários quali-quantitativos simulados pelo usuário. Público alvo: Representantes dos Comitês de Bacias, técnicos e demais profissionais que atuam nas áreas de saneamento e meio ambiente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Coordenador.
-
2003 - 2004
Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas da Região do Alto Tietê - Projeto Tietê - Etapa II, Descrição: Ter água em quantidade e qualidade é essencial para o bem estar social e o desenvolvimento econômico. A necessidade de proteção dos recursos hídricos gera preocupações em nível mundial. Dessa forma, varias organizações e órgãos de desenvolvimento, estão ligados ao gerenciamento dos recursos hídricos, através do apoio ao abastecimento de água potável, estruturas de saneamento, proteção contra enchentes, drenagem, irrigação, etc. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o apoio do Governo do Estado de São Paulo e através da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), vem apoiando a recuperação da qualidade das águas na região do Alto Tietê desde 1992, através de medidas estruturais e não estruturais, compreendidas dentro do chamado Projeto Tietê. A primeira etapa de obras do Projeto Tietê já foi concluída e teve o seu início em 1992. A segunda etapa teve seu início em 2002 e tem como data prevista de término o ano de 2005. Na segunda etapa do Projeto Tietê foi criado o Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas do Alto Tietê. O Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas do Alto Tietê tem como objetivos: a) Monitorar a qualidade das águas ao longo do desenvolvimento das obras contempladas na segunda etapa do Projeto Tietê; b) Contribuir para o maior entendimento do sistema hídrico monitorado, nos aspectos físico, químicos e biológicos, e a interação entre os mesmos; c) Quantificar as cargas retiradas dos rios e córregos monitorados; d) Fornecer prognósticos da qualidade das águas para etapas futuras, através de retirada e tratamento de esgotos previstos em projeto, tendo como ferramenta de auxílio o modelo de qualidade das águas Qual2e (Brown e Barnwell, 1987), calibrado e validado com o subsídio dos dados da rede de monitoramento; e) Análises estatísticas e de tendências dos dados monitorados, para auxiliar na compreensão do sistema e divulgação pública.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Integrante / Nilson Edson Castello - Coordenador., Financiador(es): Cia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - Pinheiros - Remuneração., Número de produções C, T & A: 5
-
2010 - 2011
Estudos, avaliação e proposição de alternativas para o enquadramento de corpos d'água e aplicação em um projeto piloto, com utilização de modelagem matemática de qualidade de água e ferramentas computacionais de suporte a decisão., Descrição: Elaboração de estudo de alternativas de enquadramento e proposta de metas progressivas para os corpos de água de uma bacia piloto e subsidiar o processo de licenciamento do empreendimento. Identificação, adaptação e calibração de uma ferramenta georreferenciada de suporte a decisão baseada em modelo computacional de qualidade de água e dispersão de poluentes, aplicada ao processo de enquadramento dos corpos de água nos termos da legislação vigente à bacia piloto proposta. Treinamento para a equipe da SABESP com conteúdo relativo ao Sistema AlocServer, disponibilizando material didático para difusão do assunto na empresa.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Coordenador.
-
2010 - 2011
Elaboração de Estudos em Regulação de Recursos Hídricos e Resolução sobre Outorga de Lançamento de Efluentes em Corpos de Água de Domínio do Distrito Federal, Descrição: Elaboração da Minuta de Resolução sobre Outorga de Lançamento de Efluentes em Corpos de Água de Domínio do Distrito Federal. Criação de Metodologia de Outorga.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Coordenador.
-
2009 - 2009
Desenvolvimento de Projeto e Análise do Sistema Estrutura JANUS, Descrição: Segundo Pessôa (2005): ?A gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos é algo inteiramente novo na administração dos bens públicos no Brasil, contando com a participação dos usuários, das ONG'S, das prefeituras, dos representantes do governo estadual e federal e da sociedade civil organizada. Este trabalho propõe um Sistema de Apoio à Decisão, a estrutura JANUS, onde o perfil de preferências do Comitê da Bacia Hidrográfica (Decisor) é mesclado com as avaliações técnicas da Agência da Bacia. Isto permite estabelecer as prioridades das alternativas disponíveis nas ações a serem implementadas na Bacia. A iteratividade na implementação computacional desta estrutura facilita a percepção da importância de cada critério a ser adotado para a avaliação das alternativas, assim como as conseqüências das ações escolhidas?. O sistema Estrutura Janus recebe como entradas as informações de projetos, as ações propostas e os dados de avaliação dessas ações, sejam elas objetivas ou subjetivas. Outras entradas fundamentais do sistema e que visam refletir as intenções do usuário, são as preferências do Decisor através de pesos dos critérios envolvidos. No contexto das normativas do órgão gestor, o sistema processa as entradas para facilitar uma hierarquização de opções, que podem considerar as limitações orçamentárias ou de outra índole e que integrem consistentemente informações objetivas e subjetivas. Teremos como resultado do processamento as listas hierarquizadas de critérios, que definem um perfil de preferências, e a lista hierarquizada de ações propostas que define a solução para o projeto com as condições de entrada. Os levantamentos de telas e requisitos do sistema foram preparados também de acordo com contato pessoal com Pêssoa (2009).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Coordenador.
-
2009 - 2009
Diretrizes Para o Enquadramento do Rio Paraíba do Sul no Trecho Paulista (UGRHI 2), Descrição: O principal objetivo deste trabalho foi o de apresentar diretrizes para o processo de enquadramento da bacia do rio Paraíba do Sul, visando subsidiar o Plano de Trabalho da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul - UGRHI 02 - 2009-2012 (IPT, 2009). Dados dos Relatórios de Qualidade das Águas Interiores do Estado de São Paulo, da Secretaria do Meio Ambiente (SMA), através da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB), serviram de subsídios para calibrar e criar cenários no sistema AlocServer, visando a criação de diretrizes para o enquadramento da bacia do rio Paraíba do Sul - Trecho Paulista.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Coordenador.
-
2006 - 2006
HIDROS - Sistema Educacional, Descrição: O HIDROS Sistema Educacional nasceu de uma parceria entre a Sabesp e a RB Recursos Hídricos, empresa do Centro Incubador de Empresas Tecnológicas da USP ? CIETEC. Este software visa capacitar técnicos que atuam nos Comitês de Bacias, nas atividades relacionadas ao planejamento de recursos hídricos, através de simulações de características do corpo d?água e lançamentos de efluentes. De forma interativa e agradável o HIDROS Sistema Educacional procura transferir conceitos importantes para o processo de gestão integrada dos recursos hídricos. O sistema utiliza-se de modelos matemáticos, biblioteca com textos explicativos, depoimentos e uma saída gráfica que permite análises comparativas entre os cenários quali-quantitativos simulados pelo usuário. Público alvo: Representantes dos Comitês de Bacias, técnicos e demais profissionais que atuam nas áreas de saneamento e meio ambiente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Coordenador.
-
2003 - 2004
Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas da Região do Alto Tietê - Projeto Tietê - Etapa II, Descrição: Ter água em quantidade e qualidade é essencial para o bem estar social e o desenvolvimento econômico. A necessidade de proteção dos recursos hídricos gera preocupações em nível mundial. Dessa forma, varias organizações e órgãos de desenvolvimento, estão ligados ao gerenciamento dos recursos hídricos, através do apoio ao abastecimento de água potável, estruturas de saneamento, proteção contra enchentes, drenagem, irrigação, etc. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o apoio do Governo do Estado de São Paulo e através da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), vem apoiando a recuperação da qualidade das águas na região do Alto Tietê desde 1992, através de medidas estruturais e não estruturais, compreendidas dentro do chamado Projeto Tietê. A primeira etapa de obras do Projeto Tietê já foi concluída e teve o seu início em 1992. A segunda etapa teve seu início em 2002 e tem como data prevista de término o ano de 2005. Na segunda etapa do Projeto Tietê foi criado o Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas do Alto Tietê. O Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas do Alto Tietê tem como objetivos: a) Monitorar a qualidade das águas ao longo do desenvolvimento das obras contempladas na segunda etapa do Projeto Tietê; b) Contribuir para o maior entendimento do sistema hídrico monitorado, nos aspectos físico, químicos e biológicos, e a interação entre os mesmos; c) Quantificar as cargas retiradas dos rios e córregos monitorados; d) Fornecer prognósticos da qualidade das águas para etapas futuras, através de retirada e tratamento de esgotos previstos em projeto, tendo como ferramenta de auxílio o modelo de qualidade das águas Qual2e (Brown e Barnwell, 1987), calibrado e validado com o subsídio dos dados da rede de monitoramento; e) Análises estatísticas e de tendências dos dados monitorados, para auxiliar na compreensão do sistema e divulgação pública.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Integrante / Nilson Edson Castello - Coordenador., Financiador(es): Cia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - Pinheiros - Remuneração., Número de produções C, T & A: 5
-
2010 - 2011
Estudos, avaliação e proposição de alternativas para o enquadramento de corpos d'água e aplicação em um projeto piloto, com utilização de modelagem matemática de qualidade de água e ferramentas computacionais de suporte a decisão., Descrição: Elaboração de estudo de alternativas de enquadramento e proposta de metas progressivas para os corpos de água de uma bacia piloto e subsidiar o processo de licenciamento do empreendimento. Identificação, adaptação e calibração de uma ferramenta georreferenciada de suporte a decisão baseada em modelo computacional de qualidade de água e dispersão de poluentes, aplicada ao processo de enquadramento dos corpos de água nos termos da legislação vigente à bacia piloto proposta. Treinamento para a equipe da SABESP com conteúdo relativo ao Sistema AlocServer, disponibilizando material didático para difusão do assunto na empresa.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Coordenador.
-
2010 - 2011
Elaboração de Estudos em Regulação de Recursos Hídricos e Resolução sobre Outorga de Lançamento de Efluentes em Corpos de Água de Domínio do Distrito Federal, Descrição: Elaboração da Minuta de Resolução sobre Outorga de Lançamento de Efluentes em Corpos de Água de Domínio do Distrito Federal. Criação de Metodologia de Outorga.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Coordenador.
-
2009 - 2009
Desenvolvimento de Projeto e Análise do Sistema Estrutura JANUS, Descrição: Segundo Pessôa (2005): ?A gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos é algo inteiramente novo na administração dos bens públicos no Brasil, contando com a participação dos usuários, das ONG'S, das prefeituras, dos representantes do governo estadual e federal e da sociedade civil organizada. Este trabalho propõe um Sistema de Apoio à Decisão, a estrutura JANUS, onde o perfil de preferências do Comitê da Bacia Hidrográfica (Decisor) é mesclado com as avaliações técnicas da Agência da Bacia. Isto permite estabelecer as prioridades das alternativas disponíveis nas ações a serem implementadas na Bacia. A iteratividade na implementação computacional desta estrutura facilita a percepção da importância de cada critério a ser adotado para a avaliação das alternativas, assim como as conseqüências das ações escolhidas?. O sistema Estrutura Janus recebe como entradas as informações de projetos, as ações propostas e os dados de avaliação dessas ações, sejam elas objetivas ou subjetivas. Outras entradas fundamentais do sistema e que visam refletir as intenções do usuário, são as preferências do Decisor através de pesos dos critérios envolvidos. No contexto das normativas do órgão gestor, o sistema processa as entradas para facilitar uma hierarquização de opções, que podem considerar as limitações orçamentárias ou de outra índole e que integrem consistentemente informações objetivas e subjetivas. Teremos como resultado do processamento as listas hierarquizadas de critérios, que definem um perfil de preferências, e a lista hierarquizada de ações propostas que define a solução para o projeto com as condições de entrada. Os levantamentos de telas e requisitos do sistema foram preparados também de acordo com contato pessoal com Pêssoa (2009).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Coordenador.
-
2009 - 2009
Diretrizes Para o Enquadramento do Rio Paraíba do Sul no Trecho Paulista (UGRHI 2), Descrição: O principal objetivo deste trabalho foi o de apresentar diretrizes para o processo de enquadramento da bacia do rio Paraíba do Sul, visando subsidiar o Plano de Trabalho da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul - UGRHI 02 - 2009-2012 (IPT, 2009). Dados dos Relatórios de Qualidade das Águas Interiores do Estado de São Paulo, da Secretaria do Meio Ambiente (SMA), através da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB), serviram de subsídios para calibrar e criar cenários no sistema AlocServer, visando a criação de diretrizes para o enquadramento da bacia do rio Paraíba do Sul - Trecho Paulista.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Coordenador.
-
2006 - 2006
HIDROS - Sistema Educacional, Descrição: O HIDROS Sistema Educacional nasceu de uma parceria entre a Sabesp e a RB Recursos Hídricos, empresa do Centro Incubador de Empresas Tecnológicas da USP ? CIETEC. Este software visa capacitar técnicos que atuam nos Comitês de Bacias, nas atividades relacionadas ao planejamento de recursos hídricos, através de simulações de características do corpo d?água e lançamentos de efluentes. De forma interativa e agradável o HIDROS Sistema Educacional procura transferir conceitos importantes para o processo de gestão integrada dos recursos hídricos. O sistema utiliza-se de modelos matemáticos, biblioteca com textos explicativos, depoimentos e uma saída gráfica que permite análises comparativas entre os cenários quali-quantitativos simulados pelo usuário. Público alvo: Representantes dos Comitês de Bacias, técnicos e demais profissionais que atuam nas áreas de saneamento e meio ambiente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Coordenador.
-
2003 - 2004
Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas da Região do Alto Tietê - Projeto Tietê - Etapa II, Descrição: Ter água em quantidade e qualidade é essencial para o bem estar social e o desenvolvimento econômico. A necessidade de proteção dos recursos hídricos gera preocupações em nível mundial. Dessa forma, varias organizações e órgãos de desenvolvimento, estão ligados ao gerenciamento dos recursos hídricos, através do apoio ao abastecimento de água potável, estruturas de saneamento, proteção contra enchentes, drenagem, irrigação, etc. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o apoio do Governo do Estado de São Paulo e através da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), vem apoiando a recuperação da qualidade das águas na região do Alto Tietê desde 1992, através de medidas estruturais e não estruturais, compreendidas dentro do chamado Projeto Tietê. A primeira etapa de obras do Projeto Tietê já foi concluída e teve o seu início em 1992. A segunda etapa teve seu início em 2002 e tem como data prevista de término o ano de 2005. Na segunda etapa do Projeto Tietê foi criado o Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas do Alto Tietê. O Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas do Alto Tietê tem como objetivos: a) Monitorar a qualidade das águas ao longo do desenvolvimento das obras contempladas na segunda etapa do Projeto Tietê; b) Contribuir para o maior entendimento do sistema hídrico monitorado, nos aspectos físico, químicos e biológicos, e a interação entre os mesmos; c) Quantificar as cargas retiradas dos rios e córregos monitorados; d) Fornecer prognósticos da qualidade das águas para etapas futuras, através de retirada e tratamento de esgotos previstos em projeto, tendo como ferramenta de auxílio o modelo de qualidade das águas Qual2e (Brown e Barnwell, 1987), calibrado e validado com o subsídio dos dados da rede de monitoramento; e) Análises estatísticas e de tendências dos dados monitorados, para auxiliar na compreensão do sistema e divulgação pública.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Integrante / Nilson Edson Castello - Coordenador., Financiador(es): Cia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - Pinheiros - Remuneração., Número de produções C, T & A: 5
-
2010 - 2011
Estudos, avaliação e proposição de alternativas para o enquadramento de corpos d'água e aplicação em um projeto piloto, com utilização de modelagem matemática de qualidade de água e ferramentas computacionais de suporte a decisão., Descrição: Elaboração de estudo de alternativas de enquadramento e proposta de metas progressivas para os corpos de água de uma bacia piloto e subsidiar o processo de licenciamento do empreendimento. Identificação, adaptação e calibração de uma ferramenta georreferenciada de suporte a decisão baseada em modelo computacional de qualidade de água e dispersão de poluentes, aplicada ao processo de enquadramento dos corpos de água nos termos da legislação vigente à bacia piloto proposta. Treinamento para a equipe da SABESP com conteúdo relativo ao Sistema AlocServer, disponibilizando material didático para difusão do assunto na empresa.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Coordenador.
-
2010 - 2011
Elaboração de Estudos em Regulação de Recursos Hídricos e Resolução sobre Outorga de Lançamento de Efluentes em Corpos de Água de Domínio do Distrito Federal, Descrição: Elaboração da Minuta de Resolução sobre Outorga de Lançamento de Efluentes em Corpos de Água de Domínio do Distrito Federal. Criação de Metodologia de Outorga.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Coordenador.
-
2009 - 2009
Desenvolvimento de Projeto e Análise do Sistema Estrutura JANUS, Descrição: Segundo Pessôa (2005): ?A gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos é algo inteiramente novo na administração dos bens públicos no Brasil, contando com a participação dos usuários, das ONG'S, das prefeituras, dos representantes do governo estadual e federal e da sociedade civil organizada. Este trabalho propõe um Sistema de Apoio à Decisão, a estrutura JANUS, onde o perfil de preferências do Comitê da Bacia Hidrográfica (Decisor) é mesclado com as avaliações técnicas da Agência da Bacia. Isto permite estabelecer as prioridades das alternativas disponíveis nas ações a serem implementadas na Bacia. A iteratividade na implementação computacional desta estrutura facilita a percepção da importância de cada critério a ser adotado para a avaliação das alternativas, assim como as conseqüências das ações escolhidas?. O sistema Estrutura Janus recebe como entradas as informações de projetos, as ações propostas e os dados de avaliação dessas ações, sejam elas objetivas ou subjetivas. Outras entradas fundamentais do sistema e que visam refletir as intenções do usuário, são as preferências do Decisor através de pesos dos critérios envolvidos. No contexto das normativas do órgão gestor, o sistema processa as entradas para facilitar uma hierarquização de opções, que podem considerar as limitações orçamentárias ou de outra índole e que integrem consistentemente informações objetivas e subjetivas. Teremos como resultado do processamento as listas hierarquizadas de critérios, que definem um perfil de preferências, e a lista hierarquizada de ações propostas que define a solução para o projeto com as condições de entrada. Os levantamentos de telas e requisitos do sistema foram preparados também de acordo com contato pessoal com Pêssoa (2009).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Coordenador.
-
2009 - 2009
Diretrizes Para o Enquadramento do Rio Paraíba do Sul no Trecho Paulista (UGRHI 2), Descrição: O principal objetivo deste trabalho foi o de apresentar diretrizes para o processo de enquadramento da bacia do rio Paraíba do Sul, visando subsidiar o Plano de Trabalho da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul - UGRHI 02 - 2009-2012 (IPT, 2009). Dados dos Relatórios de Qualidade das Águas Interiores do Estado de São Paulo, da Secretaria do Meio Ambiente (SMA), através da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB), serviram de subsídios para calibrar e criar cenários no sistema AlocServer, visando a criação de diretrizes para o enquadramento da bacia do rio Paraíba do Sul - Trecho Paulista.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Coordenador.
-
2006 - 2006
HIDROS - Sistema Educacional, Descrição: O HIDROS Sistema Educacional nasceu de uma parceria entre a Sabesp e a RB Recursos Hídricos, empresa do Centro Incubador de Empresas Tecnológicas da USP ? CIETEC. Este software visa capacitar técnicos que atuam nos Comitês de Bacias, nas atividades relacionadas ao planejamento de recursos hídricos, através de simulações de características do corpo d?água e lançamentos de efluentes. De forma interativa e agradável o HIDROS Sistema Educacional procura transferir conceitos importantes para o processo de gestão integrada dos recursos hídricos. O sistema utiliza-se de modelos matemáticos, biblioteca com textos explicativos, depoimentos e uma saída gráfica que permite análises comparativas entre os cenários quali-quantitativos simulados pelo usuário. Público alvo: Representantes dos Comitês de Bacias, técnicos e demais profissionais que atuam nas áreas de saneamento e meio ambiente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Coordenador.
-
2003 - 2004
Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas da Região do Alto Tietê - Projeto Tietê - Etapa II, Descrição: Ter água em quantidade e qualidade é essencial para o bem estar social e o desenvolvimento econômico. A necessidade de proteção dos recursos hídricos gera preocupações em nível mundial. Dessa forma, varias organizações e órgãos de desenvolvimento, estão ligados ao gerenciamento dos recursos hídricos, através do apoio ao abastecimento de água potável, estruturas de saneamento, proteção contra enchentes, drenagem, irrigação, etc. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o apoio do Governo do Estado de São Paulo e através da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), vem apoiando a recuperação da qualidade das águas na região do Alto Tietê desde 1992, através de medidas estruturais e não estruturais, compreendidas dentro do chamado Projeto Tietê. A primeira etapa de obras do Projeto Tietê já foi concluída e teve o seu início em 1992. A segunda etapa teve seu início em 2002 e tem como data prevista de término o ano de 2005. Na segunda etapa do Projeto Tietê foi criado o Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas do Alto Tietê. O Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas do Alto Tietê tem como objetivos: a) Monitorar a qualidade das águas ao longo do desenvolvimento das obras contempladas na segunda etapa do Projeto Tietê; b) Contribuir para o maior entendimento do sistema hídrico monitorado, nos aspectos físico, químicos e biológicos, e a interação entre os mesmos; c) Quantificar as cargas retiradas dos rios e córregos monitorados; d) Fornecer prognósticos da qualidade das águas para etapas futuras, através de retirada e tratamento de esgotos previstos em projeto, tendo como ferramenta de auxílio o modelo de qualidade das águas Qual2e (Brown e Barnwell, 1987), calibrado e validado com o subsídio dos dados da rede de monitoramento; e) Análises estatísticas e de tendências dos dados monitorados, para auxiliar na compreensão do sistema e divulgação pública.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Roberta Baptista Rodrigues - Integrante / Nilson Edson Castello - Coordenador., Financiador(es): Cia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - Pinheiros - Remuneração., Número de produções C, T & A: 5
Prêmios
2008
Certificado de Graduação pelo Centro de Inovação Tecnológica - CIETEC/IPEN/USP.
2005
Certificado de Participação com Mérito e Projeto Caracterizado com Grande Potencial no Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica 2005, na Categoria Inovação Social, FINEP.
2005
SSD RB - Tecnologia Ambientalmente Saudável (TAS), IBAMA/CTAS - Tecnologias Ambientalmente Saudáveis (TAS).
Histórico profissional
Experiência profissional
2024 - Atual
Profissional AutônomaVínculo: Profissional Autônoma, Enquadramento Funcional: Engenharia, Perícia Grafotécnica e IA
2023 - 2024
Instituto Elvaldo Lodi - SP (SP)Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora em Inteligência Artificial, Carga horária: 40
2009 - 2014
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São PauloVínculo: Pesquisadora Responsável, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Responsável e Coordenação
Outras informações:
Pesquisadora coordenadora no projeto "Integração do Sistema AlocServer ao Sistema Nacional de Informações de Recursos Hídricos (SNIRH) e Estudo de Caso Aplicado à Bacia do Rio Paraíba do Sul", Processo FAPESP 2008/58143-3, Fase II.
2007 - 2009
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São PauloVínculo: Pesquisadora Responsável, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Responsável e Coordenação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Pesquisadora coordenadora no Projeto "AlocServer - Sistema de Enquadramento, Planejamento e Gestão de Corpos Hídricos e Bacias Hidrográficas", Processo FAPESP 2004/14296-0, Fase II, fase de desenvolvimento e aplicação.
2006 - 2006
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São PauloVínculo: Pesquisadora Responsável, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Responsável e Coordenação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Pesquisadora Coordenadora do Projeto "AlocServer - Sistema de Enquadramento, Planejamento e Gestão de Corpos Hídricos e Bacias Hidrográficas", Processo 2004/14296-0, Fase I, fase de estudo de viabilidade técnica e econômica.
O AlocServer é um software constituído pela integração dos modelos QUAL2E (Brown e Barnwell, 1987), ALOC (Rodrigues, 2006) e Fischer (Fischer et al, 1979). O sistema considera o processo de autodepuração, a poluição difusa, o enquadramento e a vazão de referência do corpo hídrico, ou seja, o sistema permite verificar o quanto efetivamente cada usuário é responsável pela poluição de um corpo hídrico, tanto em termos de lançamento como em termos de captação.
O modelo ALOC nasceu a partir da integração dos modelos RM1 (Rodrigues, 2000) e RM2 (Rodrigues, 2006), sendo criado pela pesquisadora Roberta Baptista Rodrigues, no decorrer do projeto do AlocServer.
O AlocServer traz também, pioneiramente, para a Política Nacional de Recurso Hídricos (Lei 9.433, de 8 de janeiro de 1997) um novo conceito, o de Justiça Hídrica, ou seja, quem capta água com qualidade superior paga mais do que quem capta água com qualidade inferior, assim como, quem mais polui e prejudica os usuários de jusante, mais paga. Rodrigues, 2005.
2002 - 2018
RB Recursos Hídricos, Engenharia Ambiental e Meio AmbienteVínculo: Sócia, Enquadramento Funcional: Diretora, Carga horária: 20
Outras informações:
A empresa RB RECURSOS HÍDRICOS é uma empresa graduada e localizada no Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (CIETEC), da Universidade de São Paulo (USP). A constituição da empresa RB no CIETEC ocorreu, principalmente, pela apresentação do Sistema de Suporte a Decisão (SSD) RB. O SSD RB foi aceito pelo CIETEC como um produto que caracteriza um marco inovador na área de gestão de recursos hídricos, dando origem ao projeto "AlocServer - Sistema de Alocação de Carga e de Vazão de Diluição para os Processos de Enquadramento, Outorga e Cobrança pelo Uso dos Recursos Hídricos". O Projeto AlocSever teve o apoio da FAPESP, Processo 2004/14296-0. Atualmente, a FAPESP apoia o Projeto "Sistema de Integração do Sistema AlocServer ao Sistema Nacional de Informações de Recursos Hídricos (SNIRH) e Estudo de Caso Aplicado à Bacia do Rio Paraíba do Sul", Processo 2008/58143-3.
2002 - 2004
Cia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - PinheirosVínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora em Recursos Hídricos, Carga horária: 40
Outras informações:
Atividades desenvolvidas:
- Estabelecimento de rede de monitoramento;
- Escolha das variáveis de qualidade da água a serem monitorados para melhor atendimento aos objetivos do projeto;
- Interpretação e conclusão dos resultados obtidos;
- Estabelecimento da freqüência de amostragem de acordo com as necessidades do projeto;
- Elaboração de relatórios e artigos técnicos.
2017 - 2017
Universidade Presbiteriana MackenzieVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas Ministradas:
Saneamento;
Hidráulica I e II.
2012 - 2013
Centro Universitário SenacVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora do Curso de Engenharia Ambiental, Carga horária: 4
Outras informações:
Disciplinas Ministradas:
- Cálculo I
- Cálculo II
- Cálculo de Processo
2010 - 2013
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPqVínculo: Pesquisadora Responsável, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 10
2009 - 2009
Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São PauloVínculo: Contratação da Empresa RB, Enquadramento Funcional: Coordenadora Responsável
2010 - 2011
Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e CulturaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 10
2012 - 2017
Universidade Anhembi MorumbiVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora do curso de Engenharia Civil, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas Ministradas:
Hidrologia e Recursos Hídricos;
Hidráulica;
Saneamento;
Fenômenos de Transporte.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Roberta Baptista Rodrigues e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?