João Silvestre da Silva Junior

Graduação em Medicina pela Universidade de Pernambuco (UPE), com Especialização em Medicina do Trabalho pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Título de Especialista em Medicina do Trabalho e em Medicina Legal e Perícia Médica pela Associação Médica Brasileira (AMB). Doutorado e Mestrado em Ciências no Programa de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Professor da Disciplina de Medicina do Trabalho do Departamento de Medicina Legal, Bioética, Medicina do Trabalho e Medicina Física e Reabilitação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Vice-Supervisor do Programa de Residência Médica em Medicina do Trabalho do Hospital das Clínicas da FMUSP (HCFMUSP). Professor do Curso de Especialização em Medicina do Trabalho da Escola de Educação Permanente do HCFMUSP. Professor do Curso de Medicina do Centro Universitário São Camilo.Perito Médico Federal no Ministério da Previdência Social do Brasil. Atual Diretor Científico da Associação Paulista de Medicina do Trabalho (Gestão 2022-2025) e Coordenador do Conselho de Ensino, Titulação e Certificação da Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícia Médica (Gestão 2023-2024). Linhas de pesquisa em Saúde do Trabalhador e Medicina do Trabalho, com ênfase em Saúde Mental e Trabalho, Absenteísmo e Retorno ao Trabalho, Epidemiologia Ocupacional.

Informações coletadas do Lattes em 26/03/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Saúde Pública

2013 - 2017

Universidade de São Paulo
Título: Retorno ao trabalho após afastamento de longa duração por transtornos mentais: um estudo longitudinal com trabalhadores do mercado formal
Frida Marina Fischer. Coorientador: Rosane Härter Griep. Palavras-chave: Absenteísmo; transtornos mentais e comportamentais; retorno ao trabalho; fatores psicossociais no trabalho; Previdência Social.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública / Especialidade: Saúde do Trabalhador. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública / Especialidade: Saúde Mental e Trabalho.

Mestrado em Saúde Pública

2010 - 2012

Universidade de São Paulo
Título: Afastamento do trabalho por transtornos mentais e fatores associados: um estudo caso-controle entre trabalhadores segurados da Previdência Social, Ano de Obtenção: 2012
Frida Marina Fischer.Palavras-chave: Saúde do Trabalhador; Absenteísmo; Previdência Social; Saúde Mental; fatores psicossociais no trabalho; epidemiologia ocupacional. Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Medicina Social / Especialidade: Medicina do Trabalho. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia.

Especialização em Curso de Especialização em Educação em Saúde

2021 - 2022

Centro Universitário São Camilo
Título: Caso transdisciplinar para o Curso de Graduação em Medicina

Especialização em Direito Previdenciário

2008 - 2010

Universidade Gama Filho
Título: Avaliação do mecanismo de alta programada na perícia médica previdenciária
Orientador: Emanuel Cardoso Pereira
Bolsista do(a): Instituto Nacional do Seguro Social, INSS, Brasil.

Especialização em Medicina do Trabalho

2005 - 2005

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Título: Avaliação da exposição ao cromo em setor de galvanoplastia de uma indústria de embalagens plásticas
Orientador: Massako Kobayashi

Formação complementar

2022 - 2022

Extensão universitária em Modelos de Regressão Aplicados à Epidemiologia. (Carga horária: 40h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em Revisões Sistemáticas e Meta-Análises: um abordagem prática. (Carga horária: 40h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2019 - 2019

XXVI Curso de Editoração Científica. (Carga horária: 16h). , Associação Brasileira de Editores Científicos, ABEC, Brasil.

2018 - 2018

Curso de Prescrição de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção. (Carga horária: 40h). , Instituto Nacional do Seguro Social, INSS, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Capacitação em Saúde Baseada em Evidências. (Carga horária: 150h). , Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, IEP/HSL, Brasil.

2014 - 2014

Reabilitação Profissional. (Carga horária: 15h). , Instituto Nacional do Seguro Social, INSS/DF, Brasil.

2014 - 2014

Epidemiology: The Basic Science of Public Health. , University of North Carolina At Chapel Hill, UNC, Estados Unidos.

2013 - 2013

Workshop de Capacitação em Publicação Científica. (Carga horária: 16h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2013 - 2013

Transtornos Psiquiátricos e Perícia Previdenciária. (Carga horária: 8h). , Associação Nacional dos Médicos Peritos, ANMP, Brasil.

2013 - 2013

Curso de Ética em Pesquisa. (Carga horária: 4h). , Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, SCM/SP, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Delineamento de estudos epidemiológicos. (Carga horária: 20h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Bases Teóricas e Metodológicas Escrita Científica. (Carga horária: 24h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Introdução à Bioestatística. (Carga horária: 20h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2011 - 2011

Curso de Ética em Pesquisa. (Carga horária: 4h). , Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, SCM/SP, Brasil.

2010 - 2010

Simulações e Dissimulações em Perícia Médica. (Carga horária: 4h). , Sociedade Brasileira de Perícias Médicas, SBPM, Brasil.

2009 - 2009

Aposentadoria Especial. (Carga horária: 16h). , Associação Nacional dos Médicos Peritos, ANMP, Brasil.

2008 - 2008

Atualidades em Perícia Previdenciária. (Carga horária: 8h). , Sociedade Brasileira de Perícias Médicas, SBPM, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: Saúde do Trabalhador.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: Saúde Mental e Trabalho.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Incapacidade para o trabalho.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Retorno ao trabalho.

Projetos de pesquisa

  • 2022 - Atual

    Adaptação Transcultural do 2019 CDC Worksite Health Scorecard para o português falado no Brasil, Descrição: O questionário CDC Worksite Health ScoreCard (WHSC) é uma ferramenta projetada para ajudar os empregadores a avaliar se implementaram estratégias de promoção da saúde baseadas em evidências para melhorar a saúde e o bem-estar de seus funcionários. A versão 2019 do instrumento inclui 154 perguntas sobre programas, políticas, apoios ambientais e benefícios de planos de saúde específicos que são eficazes para melhorar a saúde e o bem-estar. Essas perguntas são organizadas em domínios (áreas temáticas) e são pontuadas para ajudar os empregadores a identificar lacunas e acompanhar melhorias ao longo do tempo. Este projeto de pesquisa visa realizar a adaptação transcultural da versão 2019 do questionário CDC Worksite Health ScoreCard do inglês dos EUA para o português falado no Brasil. Inicialmente, será realizada a adaptação transcultural do questionário WHSC, que obedecerão a metodologia indicada por pesquisadores internacionais. Após definição da versão final serão convidados representantes de empresas para respondê-lo. Na sequência será realizada uma análise fatorial visando buscar evidências da validade de estrutura interna e da estrutura dimensional do instrumento em sua versão em português falado no Brasil adotando a orientação contemporânea de múltiplas testagens de dimensionalidade e de modelagem.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: João Silvestre da Silva Júnior - Coordenador / GALLASCH, CRISTIANE HELENA - Integrante / NIITUMA OGATA, ALBERTO JOSÉ - Integrante / ROVIELLO, VICTOR DIAS - Integrante.

  • 2022 - Atual

    Tendência temporal dos benefícios por incapacidade para o trabalho decorrentes de doenças do aparelho circulatório, Descrição: As doenças do aparelho circulatório são o principal motivo de mortalidade no Brasil e no mundo. Entretanto, antes do desfecho fatal, estes quadros levam à incapacidade para as atividades de vida diária, inclusive aquelas relacionadas ao exercício profissional. Este projeto visa analisar o perfil das doenças do aparelho circulatório que justificam o afastamento do trabalho e a tendência temporal dos principais motivos de incapacidade entre os trabalhadores no país.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) . , Integrantes: João Silvestre da Silva Júnior - Coordenador / Lucas Rodrigues de Aguiar - Integrante / Lucas Sousa Maia Ferros - Integrante / Matheus Moraes Rodrigues - Integrante / Guilherme Ishikawa Migueis - Integrante.

  • 2022 - Atual

    Transtornos mentais e a relação com o trabalho: Revisão bibliográfica dos estudos realizados no Brasil, Descrição: Os transtornos mentais relacionados ao trabalho (TMRT) fazem parte do sistema nacional de notificação de doenças e agravos a serem monitorados pela estratégia de vigilância sentinela do Sistema Único de Saúde. O estudo e o estabelecimento da relação entre o adoecimento mental e o histórico atual ou pregresso de vivências no trabalho é de fundamental importância para estabelecer ações de vigilância em saúde que permitam romper o ciclo nocivo auxiliando nos diversos níveis de prevenção. Os TMRT podem estar relacionados a situações estressantes no ambiente de trabalho, cargas psíquicas de trabalho, fatores psicossociais do trabalho e outros fatores da organização do trabalho, assédio moral, agentes químicos e experiência de acidente de trabalho consigo ou com terceiros. Considerando que a literatura sobre o tema apresenta diversos referenciais teóricos e métodos para estudo dos fatores de risco para os TMRT, e entendendo a necessidade do reconhecimento das situações presentes no cenário brasileiro, este projeto visa fazer um levantamento bibliográfico dos estudos conduzidos no Brasil sobre os fatores de risco para TMRT entre trabalhadores no contexto nacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: João Silvestre da Silva Júnior - Coordenador / Márcia Bandini - Integrante / Sergio Roberto de Lucca - Integrante / Marcos Felipe Bom Sampaio - Integrante / Eliza Piazzetta Carniato - Integrante / Cristine Scattolin Andersen - Integrante.

  • 2020 - Atual

    Burnout e Realização Profissional entre Médicos do Trabalho no Brasil, Descrição: Analisar os fatores associados ao esgotamento e a realização profissionais entre médicos do trabalho do Brasil. Para analisar este desfecho, será necessário proceder com a adaptação transcultural do questionário Professional Fulfillment Index (PFI) do original em inglês para o português falado no Brasil entre médicos do trabalho de todo o território nacional. Também será realizado o levantamento de dados sociodemográficos, características e condições do trabalho, fatores psicossociais no trabalho, PFI, Maslach Burnout Inventory, Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse. Será realizada análise de regressão logística para o estudo de variáveis associadas aos desfechos Burnout e Realização Profissional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: João Silvestre da Silva Júnior - Coordenador / Frida Marina Fischer - Integrante / Camila Helaehil Alfredo - Integrante / Alberto José Niituma Ogata - Integrante / Rodrigo Bornhausen Demarch - Integrante / Bruno Correia Scarpellini - Integrante / Mickey Trockel - Integrante / arthur arantes da cunha - Integrante / Victor Dias Roviello - Integrante., Financiador(es): CGP Brasil by Morneau Shepell. - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2020 - Atual

    Potenciais de desgaste e fortalecimento dos trabalhadores de saúde atuantes nos cenários de atendimento à doença por coronavírus 2019 (COVID-19), Descrição: Em março de 2020, o surto mundial da doença causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 (COVID-19) levou os serviços de saúde a um novo cenário de ações em saúde e segurança voltada aos diversos profissionais envolvidos nos cuidados à população. São graves os impactos em termos de saúde pública frente a um vírus de fácil e rápida propagação na população, que leva a uma mudança abrupta nas rotinas dos serviços de saúde, observando-se um cenário de intensificação de internações hospitalares por complicações respiratórias. A superlotação das unidades de saúde, a falta de leitos para internação e de equipamentos para cuidados são problemas na organização do trabalho que impactam a saúde das equipes da assistência na situação de pandemia. Além destas questões, é urgente chamar atenção para falhas na proteção dos trabalhadores, que têm sido a realidade observada em diversos países. Diante desse cenário, a contaminação e adoecimento dos profissionais envolvidos no atendimento aos pacientes é uma realidade. Diante desse contexto, considerando a importância na produção de conhecimento sobre o impacto das novas formas de organização e divisão do trabalho na área da saúde, tendo em vista as exigências impostas diante da pandemia causada pelo novo coronavírus 2019, este estudo pretende compreender os processos de fortalecimento e de desgaste que se expressam no processo de trabalho de profissionais de saúde no contexto brasileiro. Objetivo principal: Analisar os potenciais de desgaste e fortalecimento de trabalhadores da área da saúde, decorrentes do enfrentamento da epidemia do novo coronavírus 2019. Objetivos específicos: a) Caracterizar o perfil sociodemográfico, laboral e clínico dos trabalhadores atuantes no cuidado a casos suspeitos e confirmados de COVID-19; b) Identificar o processo e as principais cargas de trabalho associadas à atenção à saúde no contexto de pandemia; c) Avaliar aspectos relacionados à saúde física e mental desses trabalhadores durante e após à pandemia; d) Sintetizar os elementos fortalecedores e de desgaste dos processos gerenciais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: João Silvestre da Silva Júnior - Integrante / Cristiane Helena Gallasch - Coordenador / Daniela Campos de Andrade Lourenção - Integrante / Magda Guimarães de Araújo Faria - Integrante / Mirian Cristina dos Santos Almeida - Integrante / Patrícia Campos Pavan Baptista - Integrante / Renata Flavia Abreu da Silva - Integrante / Silmar Maria da Silva - Integrante / Vivian Aline Mininel - Integrante / arthur arantes da cunha - Integrante., Número de produções C, T & A: 6

  • 2018 - 2021

    Avaliação de saúde mental através de questionário (SRQ-20) entre trabalhadores de empresa de metalurgia no município de Osasco, Descrição: Os transtornos mentais e comportamentais são condições clínicas crônicas que acometem um importante percentual de pessoas ao redor do mundo e que geram vultosos custos socioeconômicos. A repercussão das doenças psicoemocionais sobre a capacidade laborativa dos trabalhadores brasileiros foi a terceira principal causa de pagamento de benefícios por incapacidade temporária no período entre 2012-2016 no Brasil. A depressão e a ansiedade, que são considerados transtornos comuns decorrentes do sofrimento mental, foram os mais frequentes motivos desses benefícios entre os trabalhadores. Os quadros mentais geram afastamentos mais longos do que outras morbidades e causam uma maior repercussão financeira em termos de gastos para o sistema de previdência social nacional. A pesquisa objetivou mapear a prevalência de sofrimento mental entre empregados de duas empresas metalúrgicas e analisar diferenças conforme o sexo dos trabalhadores e a empresa de vínculo. Tratou-se de um estudo transversal analítico que utilizou o questionário Self-Reporting Questionnaire de 20 perguntas para mapear a prevalência de sofrimento mental. Participaram da pesquisa 439 trabalhadores. A prevalência geral foi 10,0%, sendo cerca de quatro vezes maior no sexo feminino (32,3%) que no masculino (8,3%) (p < 0,001). Não houve diferença entre as prevalências de sofrimento mental segundo empresa de vínculo (p = 0,271) ou setor (p = 0,239). A queixa mais frequente foi ?nervosismo, tensão e preocupação? (48,7%). Esses resultados indicam a necessidade de gerenciamento da saúde mental dos trabalhadores, especialmente das mulheres.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: João Silvestre da Silva Júnior - Coordenador / Phelipe Monteiro Felicio - Integrante / arthur arantes da cunha - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2018 - Atual

    Biomecânica do trabalho e saúde osteomuscular dos trabalhadores em indústria de plásticos, Descrição: Os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT) são fenômenos relacionados ao trabalho que provocam transtornos dolorosos e prejudiciais devido ao uso ou atividade excessiva de alguma parte do sistema musculoesquelético e da falta de tempo para recuperação. As lesões de ombro e de cotovelo estão dentre os principais acidentes de membros superiores relacionadas ao trabalho que provocam afastamento de suas funções. Este estudo objetiva verificar a presença de lesões em membros superiores (LMS) e identificar aspectos biomecânicos de risco entre trabalhadores de uma indústria de plásticos. O delineamento do estudo será transversal analítico em indústria de plásticos no município de Itaquaquecetuba, São Paulo. Fundada em 1965, é especializada na produção e venda de mangueiras de PVC flexível e possui uma equipe de 314 funcionários. Para avaliar o ambiente de trabalho serão realizadas visitas de campo para preenchimento de checklist de avaliação da condição biomecânica. Os trabalhadores que aceitarem participar da pesquisa serão entrevistas para preenchimento de questionários sociodemográfico e ocupacional, preencheram o questionário nórdico de sintomas osteomusculares e serão submetido a exame físico para avaliação de membros superiores. Ao final, será analisado se os trabalhadores expostos a pior condições ergonômica apresentam maior frequência de lesões osteomusculares em membros superiores.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Silvestre da Silva Júnior - Coordenador / Karen Cristina de Oliveira Gomes - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2017 - 2018

    Verrugas em mãos de açougueiros, Descrição: INTRODUÇÃO: A profissão de açougueiro é descrita como exposta a agentes de risco biológico, devido à manipulação constante de carne com sangue, gorduras e fluidos. Entre os riscos biológicos, podemos encontrar contaminação por agentes virais como o papilomavírus (HPV), mais predominantemente o HPV de subtipo 7, caracterizado como "verruga do açougueiro". OBJETIVO: O objetivo do estudo é avaliar a presença de lesões verrucosas em trabalhadores do setor de açougue. MÉTODO: Este estudo transversal descritivo foi realizado em um supermercado na cidade de São Paulo durante o ano de 2017. Participaram 24 trabalhadores do setor de açougue: todos responderam a uma entrevista e foram submetidos à inspeção da pele, e as lesões encontradas foram documentadas por foto. RESULTADOS: A maioria dos participantes é homem (87,5%) e metade deles (50,0%) estava na faixa etária de 31 a 40 anos. Apenas um funcionário iniciou no setor há menos de dois anos (4,2%). Lesões como verrugas ou cicatrizes de lesões com ponto preto em região central foram encontradas nas mãos de 11 açougueiros (45,8%). CONCLUSÃO: Quase metade dos participantes apresentavam sinais de história de verrugas em mãos. O grupo de lesionados tinha maioria do sexo masculino, idade até 40 anos, eram destros e trabalhavam no açougue há pelo menos dois anos. Podemos sugerir que foram detectados casos de dermatoses ocupacionais de verrugas em trabalhadores no açougue de supermercado na cidade de São Paulo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Silvestre da Silva Júnior - Coordenador / Camila Helaehil Alfredo - Integrante / Luciana Konishi - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2017 - Atual

    A reabilitação profissional como mediadora da reinserção de trabalhadores afastados por doença, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Frida Marina Fischer em 02/06/2022., Descrição: A reabilitação profissional e a readaptação funcional são estratégias para reintegração de trabalhadores afastados por adoecimento incapacitante. O serviço de reabilitação profissional é oferecido ao segurado em gozo de auxílio-doença, insuscetível de recuperação para sua atividade habitual. Esta iniciativa sugere um conceito ampliado que visa o desenvolvimento de práticas intersetoriais e combina assistência social, reabilitação profissional e reinserção social. Este estudo visa caracterizar o processo de reabilitação profissional do Regime Geral de Previdência Social, via INSS, e a readaptação profissional de Regime Próprio de Previdência Social, via instituição pública de ensino, e as articulações para a efetividade na reinserção de trabalhadores afastados por doença. O Projeto visa descrever as características e fluxos do serviço de reabilitação profissional oferecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social e as ações de um serviço de readaptação profissional em uma instituição pública de ensino. Além disso, espera descrever fatores que influenciam o processo de reabilitação profissional e retorno ao trabalho entre segurados filiados ao Regime Geral de Previdência Social. Por fim, é esperado apresentar mecanismos de parceria institucional entre o INSS e a sociedade, com objetivo de estimular a reinserção profissional de segurados com histórico de incapacidade laborativa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: João Silvestre da Silva Júnior - Integrante / Frida Marina Fischer - Coordenador / Mariah de Jesus de Sousa Faustino Silva - Integrante / Cristiano Barreto de Miranda - Integrante / Maria Carmen Martinez - Integrante / Amanda Gonçalves Simões - Integrante.

  • 2013 - 2016

    Avaliação dos casos de obesidade numa empresa de produtos químicos da cidade de São Paulo: Estudo comparativo entre os diferentes turnos de trabalho, Descrição: A obesidade é uma doença com proporções epidêmicas ao redor do mundo. Tal quadro é causa de redução de qualidade e expectativa de vida, incapacidade funcional e mortalidade. Apresenta etiologia multifatorial, sendo resultado de interações genéticas, estilo de vida e fatores ambientais, como o trabalho. Em uma sociedade que funciona 24 horas, há aumento crescente de trabalhadores com jornada noturna. As alterações metabólicas geradas pelo trabalho noturno levam a problemas como o aumento do excesso de peso corporal. Objetivos: Verificar a presença de fatores associados ao quadro de excesso de peso entre trabalhadores de uma empresa de produtos químicos com trabalho em turno. Métodos: Estudo transversal analítico realizado em uma empresa de produtos químicos na cidade de São Paulo, em 2013. 29 trabalhadores do setor de produção (76, 3% do total) aceitaram participar da pesquisa e foram divididos em três grupos de acordo com seus horários de trabalho. Houve entrevista para preenchimento de questionários e avaliação física. Considerouse caso positivo de excesso de peso quando o índice de massa corporal (IMC) foi igual ou maior que 25 kg/m2. Foram realizadas análises estatísticas entre o desfecho e as variáveis, com exato de Fisher.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Silvestre da Silva Júnior - Coordenador / Camila Helaehil Alfredo - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2013 - 2015

    Avaliação de síndrome do impacto em ombro em trabalhadores de uma montadora na região ABC Paulista, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Silvestre da Silva Júnior - Coordenador / Graciela Marques Maia - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2013 - Atual

    Retorno ao trabalho após afastamento de longa duração por transtornos mentais, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: João Silvestre da Silva Júnior - Coordenador / Frida Marina Fischer - Integrante / Rosane Harter Griep - Integrante / Maria Carmen Martinez - Integrante.

  • 2012 - 2015

    Avaliação dos riscos ocupacionais do setor de coquilha de uma metalúrgica de alumínio e a repercussão na saúde dos trabalhadores expostos, Descrição: O alumínio é um metal proveniente da bauxita, sendo o Brasil um importante produtor mundial. Estudos descrevem distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho entre trabalhadores que transformam o alumínio em produto para consumo. Objetivo: Avaliar as condições ergonômicas e as queixas osteomusculares em trabalhadores metalúrgicos de alumínio. Métodos: Estudo transversal realizado em indústria transformadora de alumínio na cidade de Embu das Artes, São Paulo. Foram aplicados checklists para a avaliação simplificada do risco de lombalgia e para a avaliação simplificada do risco de distúrbios musculoesqueléticos de membros superiores relacionados ao trabalho no setor de coquilha da empresa. Os 38 trabalhadores do setor responderam ao Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares (QNSO).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Silvestre da Silva Júnior - Coordenador / Luiz Carlos Morrone - Integrante / Gustavo Pontes Buzzoni - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2012 - 2015

    Estudo da relação entre trabalho e Síndrome de Burnout em médicos residentes de um hospital universitário, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Silvestre da Silva Júnior - Coordenador / Luiz Carlos Morrone - Integrante / Cibele A Fabichak - Integrante., Número de produções C, T & A: 3

  • 2012 - 2015

    Dermatoses ocupacionais em empresa de lavagem e tratamentos automotivos, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Silvestre da Silva Júnior - Coordenador / Maria Laura Chacra Zani - Integrante / Rosana Lazzarini - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2012 - 2014

    Incidência de absenteísmo por doença em operadores de telemarketing, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Silvestre da Silva Júnior - Coordenador / Luiz Carlos Morrone - Integrante / Fernanda Souto Maior Monteiro Balasteghin - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

Prêmios

2023

3 Lugar na recategoria apresentação oral de trabalhos científicos no 20 Congresso Nacional da ANAMT, Associação Nacional de Medicina do Trabalho.

2022

2 lugar na categoria apresentação oral de trabalho científico no 19 Congresso Nacional da ANAMT, Associação Nacional de Medicina do Trabalho.

2021

Prêmio Eric Roger Wroclawski - 2 lugar na categoria Saúde Multiprofissional para o artigo "Estressores psicossociais ocupacionais e sofrimento mental em trabalhadores de saúde na pandemia de COVID-19, Revista einstein (São Paulo) do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein.

2020

1 lugar na categoria apresentação oral de trabalho científico, I Congresso Sul-Brasileiro de Saúde Ocupacional (APAMT / ACAMT / SOGAMT).

2019

Prêmio Dr Bernardo Bedrikow - Inovação e novas práticas em Saúde e Segurança no Trabalho (categoria prata), 17 Congresso da Associação Nacional de Medicina do Trabalho.

2018

T?itulo de Especialista em Medicina Legal e Perícias Médicas, Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícias Médicas (ABMLPM/AMB).

2012

Menção Honrosa pela participação como coautor do trabalho, I Congresso Paulista de Medicina Legal e Perícias Médicas / Sociedade Paulista de Perícias Médicas.

2010

Título de Especialista em Medicina do Trabalho, Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT/AMB).

2009

Vencedor entre os Temas Livres com o trabalho "Peritos Médicos Previdenciários: O estresse no ambiente de trabalho", I Congresso da Federação de Medicina Pericial do Estado de São Paulo.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. , Avenida Doutor Arnaldo, 455, Cerqueira Cesar, 01246903 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (011) 30618419

Experiência profissional

2012 - Atual

Universidade de São Paulo

Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Professor Convidado

2022 - 2023

Universidade de São Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Contratado III (MS-3.1), Carga horária: 12

Outras informações:
Aprovado em primeiro lugar no Concurso Público EDITAL ATAC/FM/48/2021 da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo para o Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho, com base no programa da Área de Medicina Social e do Trabalho

Atividades

  • 08/2024

    Ensino, Saúde Mental na Empresas (EAD), Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Os principais conceitos da medicina do trabalho que contribuem para a Saúde Mental no Trabalho

  • 08/2022

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Departamento de Medicina Legal Ética Médica Medicina Social e do Trabalho.,Linhas de pesquisa

  • 03/2022

    Direção e administração, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Departamento de Medicina Legal Ética Médica Medicina Social e do Trabalho.,Cargo ou função, Vice-Coordenador do Programa de Residência Médica em Medicina do Trabalho.

  • 03/2022

    Pesquisa e desenvolvimento, LIM/40 - Laboratório de Imunohematologia e Hematologia Forense, LIM/40 - Laboratório de Imunohematologia e Hematologia Forense.,Linhas de pesquisa

  • 03/2022

    Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MSP1043 ? Processo Saúde-Doença-Cuidado II - UC04 (MT) - Medicina do Trabalho

  • 01/2015

    Ensino, Curso de Especialização em Medicina do Trabalho, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia de Pesquisa

  • 01/2012

    Ensino, Curso de Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho e Saúde Mental no Tra, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Medicina do Trabalho e sua interface com os Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho

  • 02/2010

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Saúde Pública, Departamento de Saúde Ambiental.,Linhas de pesquisa

2020 - Atual

Centro Universitário São Camilo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 2

Outras informações:
Professor da Disciplina Eletiva para Graduação em Medicina "COVID-19 e a saúde dos trabalhadores" (carga horária 40 horas/aula)

2019 - Atual

Centro Universitário São Camilo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 2

Outras informações:
Ministra para a Graduação em Medicina o módulo de Medicina do Trabalho (28 horas-aula) da disciplina Interação Academia, Serviço e Comunidade VII

2021 - 2023

Centro Universitário São Camilo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Pós-Graduação, Carga horária: 4

Outras informações:
Coordenador da Pós-Graduação em Medicina do Trabalho, curso com carga horária de 1.920 horas.

2017 - 2019

Centro Universitário São Camilo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Pós-Graduação, Carga horária: 5

Outras informações:
Coordenador do Curso de Especialização em Medicina do Trabalho

Atividades

  • 06/2022

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro Universitário São Camilo - Campus Pompéia.,Linhas de pesquisa

  • 04/2021

    Direção e administração, Centro Universitário São Camilo - Campus Ipiranga, Pós-graduação lato sensu em Medicina do Trabalho.,Cargo ou função, Coordenador da Pós-Graduação em Medicina do Trabalho.

  • 04/2021

    Ensino, Pós-Graduação em Medicina do Trabalho, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Panorama sobre a Medicina do Trabalho, Atividade prática orientada

  • 02/2019

    Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Medicina do Trabalho

  • 07/2017 - 01/2019

    Direção e administração, Campus Pompéia.,Cargo ou função, Coordenador de Pós-Graduação em Medicina do Trabalho.

  • 05/2018 - 12/2018

    Extensão universitária , Centro Universitário São Camilo - Campus Pompéia.,Atividade de extensão realizada, Coordenador do Curso de Extensão em Gestão Ocupacional da Saúde Mental dos Trabalhadores.

2006 - Atual

Ministério da Previdência Social

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Perito Médico Federal, Carga horária: 30

2022 - Atual

Associação Paulista de Medicina do Trabalho

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor Científico

2016 - 2019

Associação Paulista de Medicina do Trabalho

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Conselho Fiscal Suplente

2014 - 2016

Associação Paulista de Medicina do Trabalho

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Diretor Científico

2013 - 2014

Associação Paulista de Medicina do Trabalho

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Diretor Científico Adjunto

2021 - Atual

Associação Brasileira de Medicina Legal e Pericias Medicas

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Membro Associado

Outras informações:
Conselho de Ensino, Titulação e Certificação

Atividades

  • 01/2023

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, Titulação e Certificação.,Cargo ou função, Coordenador do Conselho de Ensino, Titulação e Certificação.

  • 04/2021 - 12/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, Titulação e Certificação.,Cargo ou função, Membro do Conselho de Ensino, Titulação e Certificação.

2020 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

2020 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado

Outras informações:
Ministra aula "Mudanças nas normas regulamentadoras e a proteção à saúde do trabalhador" na disciplina "Trabalho, Formação e a Saúde do Trabalhador de Saúde e de Enfermagem" do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - carga horária de 2 horas

2021 - 2022

Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP

Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Consultor Externo

Outras informações:
Contrato No 77538-21/1

Atividades

  • 10/2021 - 06/2022

    Serviços técnicos especializados , Faculdade de Ciências Médicas - Depto Saúde Coletiva.,Serviço realizado, Produção do Caderno Entrevista em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, para o Ministério da Saúde do Brasil.

2021 - 2021

Organizacão Internacional do Trabalho

Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Consultor Externo

Outras informações:
Contrato 40346554/1

Atividades

  • 08/2021 - 11/2021

    Serviços técnicos especializados , Organização Internacional do Trabalho, Escritório para América Latina e Caribe.,Serviço realizado, Produto: Respuestas nacionales en materia de seguridad y salud en el trabajo frente a la COVID-19: impactos, lecciones aprendidas y oportunidades para el futuro.

2019 - 2019

Organizacão Pan-Americana da Saude/Organizacão Mundial da Saude

Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Consultor Externo

Outras informações:
CON19-00017481

Atividades

  • 07/2019 - 12/2019

    Serviços técnicos especializados , Organização Pan-Americana de Saúde - Escritório Brasil.,Serviço realizado, Produto 1: Documento técnico contendo o ?Estado da Arte? das Listas de Doenças Relacionadas ao Trabalho desenvolvidas ao redor do mundo; Produto 2: Documento técnico com a proposta da consulta dirigida sobre a atualização da Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho e a consolidação dos resultados.

2006 - 2022

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Vínculo: Convidado, Enquadramento Funcional: Professor instrutor

Atividades

  • 02/2006 - 12/2022

    Ensino, Curso de Especialização em Medicina do Trabalho, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Aula de Benefício previdenciário auxílio-doença no módulo de Legislação Previdenciária, Aula de Organização do Trabalho no módulo Doenças Ocupacionais III

  • 01/2012 - 06/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria da Faculdade, Departamento de Saúde Coletiva.,Cargo ou função, Parecerista ad hoc da Comissão Científica do Departamento de Saúde Coletiva para Projetos de Pesquisa em Medicina do Trabalho.

  • 06/2006 - 06/2018

    Ensino, Curso de Especialização em Medicina do Trabalho, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Aula de Modelos de Desenvolvimento Econômico no módulo Processos Industriais e Controle de Riscos Ocupacionais, Coordenação técnica e docência da disciplina &quot;Metodologia de Pesquisa para Monografia&quot;, Coordenação técnica e docência na disciplina &quot;Introdução À Medicina do Trabalho&quot;

  • 06/2006 - 06/2018

    Treinamentos ministrados , Departamento de Saúde Coletiva, Curso de Especialização em Medicina do Trabalho.,Treinamentos ministrados, Atividade Prática Monitorada (ex-Programa de Estágio Monitorado) em Medicina do Trabalho, Programa de Estágio Monitorado em Medicina do Trabalho

2017 - 2020

Associação Nacional de Medicina do Trabalho

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Editor Associado

Outras informações:
Editor Associado da Revista Brasileira de Medicina do Trabalho

2016 - 2019

Associação Nacional de Medicina do Trabalho

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor de relações internacionais

2015 - 2016

Associação Nacional de Medicina do Trabalho

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro de grupo de trabalho

Outras informações:
Membro do grupo de trabalho para construção da Diretriz Técnica ANAMT/AMB n 02 - Rastreamento do uso de álcool e drogas entre trabalhadores

2014 - 2016

Associação Nacional de Medicina do Trabalho

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Presidente de Comissão Técnica

Outras informações:
Presidente da Comissão Técnica "Saúde Física e Menta Relacionada ao Trabalho"

2019 - 2019

Mantris Saúde Corporativa Integral

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médico do Trabalho, Carga horária: 25

Outras informações:
Prestação de serviço no ambulatório da sede da empresa General Eletric do Brasil SA

2009 - 2017

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Vínculo: Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado

Atividades

  • 02/2009 - 12/2017

    Ensino, Engenharia de Segurança do Trabalho, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, O ambiente e as doenças do trabalho

2012 - 2014

Centro Brasileiro de Pós-Graduações

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado

Atividades

  • 02/2012 - 11/2014

    Ensino, Pós-Graduação Lato Sensu em Medicina do Trabalho, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia de Pesquisa

2011 - 2013

Universidade Nove de Julho

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Convidado

Atividades

  • 01/2011

    Ensino, Engenharia de Segurança do Trabalho, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, O ambiente e as doenças do trabalho

2006 - 2010

TNL Contax S/A

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Médico do Trabalho, Carga horária: 30

Outras informações:
Coordenador do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional de 6.500 funcionários; Execução dos exames ocupacionais obrigatório; Criação de protocolos de rotina do Serviço Médico; Controle de absenteísmo e afastados; Gestão de equipe (médicos, enfermagem, recepção e administrativo); Confecção de laudos previdenciários para solicitação de benefício previdenciário e recurso para impugnação de NTEP; Consultoria jurídica sobre aspectos relativos à Medicina do Trabalho.

Atividades

  • 05/2006 - 01/2010

    Direção e administração, Serviço de Medicina Ocupacional.,Cargo ou função, Coordenador do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.

2010 - 2010

Cooperativa Paramédica

Vínculo: Profissional Autônomo, Enquadramento Funcional: Médico do Trabalho Sênior, Carga horária: 8

Outras informações:
Prestador de serviços como Médico do Trabalho Sênior na empresa de assessoria em Medicina do Trabalho BIOQUALYNET. Execução dos exames ocupacionais obrigatórios, avaliações ocupacionais e acompanhamento de novos profissionais em treinamento.

2005 - 2006

Cooperativa Paramédica

Vínculo: Cooperado, Enquadramento Funcional: Médico Examinador e do Trabalho, Carga horária: 40

Outras informações:
Execução de exames ocupacionais obrigatórios em clientes de empresas de assessoria em Medicina do Trabalho Bioqualynet e Esame