Cristiane Marcheti dos Santos

Atualmente é funcionária pública - Secretaria do Estado de Educação Mato Grosso do Sul, aluna do mestrado profissional / profeduc da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul e professora - Secretária Municipal de Educação MS. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação centrada no aluno, ensino;, aprendizagem e educação integral.

Informações coletadas do Lattes em 26/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Mestrado Profissional - PROFEDUC

2016 - Atual

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Título: Estímulo do raciocínio em alunos do ensino médio de uma escola em campo grande / ms utilizando como contribuição o software Graphmática,Orientador: Prof. Dr.Antonio Sales
Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.

Especialização em especialização em Educação Profissional Integrada

2009 - 2010

Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Título: ANALISE SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR NO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EZEQUIEL FERREIRA LIMA/ CEPEF ? CAMPO GRANDE /MS:
Orientador: Profa. MSc. Vera Lúcia Gomes Carbonari.

Especialização em Especialização em Dermatofuncional

2008 - 2009

Faculdade Estacio de Sá
Título: EPIDEMIOLOGIA DA HANSENÍASE NO MUNICÍPIO DE CORUMBÁ ? MS, 2003 ? 2008
Orientador: Profª MS. Ana Beatriz Pegorare.
Bolsista do(a): Faculdade Estácio de Sá, FESCG/MS, Brasil.

Especialização em Especialização Ergonomia Aplicada a Saude do Traba

2006 - 2007

Faculdade Estacio de Sá
Título: AVALIAR O NÍVEL DE ESTRESSE DOS PROFESSORES DA ESCOLA ESTADUAL WALDEMIR BARROS DA SILVA, CAMPO GRANDE ? MS.
Orientador: Sandra Helena Correia Diettrich
Bolsista do(a): Faculdade Estácio de Sá, FESCG/MS, Brasil.

Formação complementar

2016 - 2016

Formação Docente para Educação Básica. (Carga horária: 45h). , universidade estadual do mato grosso do sul polo campo grande, UEMS, Brasil.

2016 - 2016

Formação de Professores em Alfabetização. (Carga horária: 45h). , universidade estadual do mato grosso do sul polo campo grande, UEMS, Brasil.

2016 - 2016

Organização do Trabalho Didático: fundamentos teóricos e práticos. (Carga horária: 45h). , universidade estadual do mato grosso do sul polo campo grande, UEMS, Brasil.

2016 - 2016

Atividades complementares. (Carga horária: 30h). , universidade estadual do mato grosso do sul polo campo grande, UEMS, Brasil.

2016 - 2016

Seminário de pesquisa educacional II. (Carga horária: 60h). , universidade estadual do mato grosso do sul polo campo grande, UEMS, Brasil.

2016 - 2016

Seminário de Pesquisa Educacional I. (Carga horária: 45h). , universidade estadual do mato grosso do sul polo campo grande, UEMS, Brasil.

2016 - 2016

Práticas didático-pedagógicas no ensino da matemática. (Carga horária: 45h). , universidade estadual do mato grosso do sul polo campo grande, UEMS, Brasil.

1996 - 1999

Matemática. , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Técnica Pedagógica em Matemática na Secretária do Estado de Educação /MS.

Participação em eventos

a III Jornada Brasileira de Educação e Linguagem/XII Jornada de Educação de Mato Grosso do Sul e III Encontro dos Mestrados Profissionais em Educação e em Letr.UMA ANALISE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO INTEGRAL: RELATO DE EXPERIÊNCI. 2018. (Outra).

I Seminário de Estudos em Educação e Psicologia, promovido pelo GEPPE ? Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação e GEPEMULT ? Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Múltiplas Linguagens. 2017. (Seminário).

XIV ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA -EPREM. 2017. (Encontro).

II Jornada Brasileira de Educação e Linguagem, XI Jornada de Educação de Mato Grosso do Sul e II Encontro dos Mestrados Profissionais em Educação e Letras.JOGOS COMO RECURSOS DE APRENDIZAGEM. 2016. (Outra).

Orientou

Antonio Sales

ANALISAR A CONTRIBUIÇÃO DO SOFTWARE GRAPHMÁTICA PARA DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO; Início: 2016; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; (Orientador);

Produções bibliográficas

  • SANTOS, C. M. . Prática didática: atividades envolvendo o caleidociclo no ensino de geometria para alunos do ensino médio de uma escola estadual em Campo Grande-MS. In: Alessandra Ferreira Beker Daher; Estela Mara de Andrade; Éverton Paulino Damaceno.. (Org.). http://www.sed.ms.gov.br/wp-content/uploads/sites/67/2018/05/Pesquisa-e-autoria-nas-vozes-dos-professores-do-MS.pdf. 1ed.CAMPO GRANDE: Secretaria de Estado de Educação Mato Grosso do Sul, 2018, v. 1, p. 133-149.

  • SANTOS, C. M. ; SALES, A. ; SILVA, D. R. R. . A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GRAPHMATICA NO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO MAMTEMÁTICO. In: XIV ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPREM, 2017, CASCAVEL,PR. XIV ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPREM 2017, 2017.

  • SANTOS, C. M. . INVESTIGAÇÃO SOBRE O ESTUDO DE UMA NOVA METODOLOGIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO INTEGRAL. In: II Jornada Brasileira de Educação e Linguagem - XI Jornada de Educação de Mato Grosso do Sul - II Encontro dos Mestrados Profissionais em Educação e em Letras ? UEMS, 2016. II Jornada Brasileira de Educação e Linguagem - XI Jornada de Educação de Mato Grosso do Sul - II Encontro dos Mestrados Profissionais em Educação e em Letras ? UEMS.

  • SANTOS, C. M. . Investigação Sobre o Estudo de Uma Nova Metodologia Em Uma Escola Pública de Ensino Médio Integral.. Anais Eletrônicos , 2016.

  • SANTOS, C. M. ; SALES, A. ; SILVA, D. R. R. . A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GRAPHMÁTICA NO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, C. M. . INVESTIGAÇÃO SOBRE O ESTUDO DE UMA NOVA METODOLOGIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO INTEGRAL.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

SANTOS, C. M. . Professor Conteudista do Regime de Progressão Parcial. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, C. M. . Curso de Tutoria a Distância no Regime de Progressão Parcial. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, C. M. . JOGOS COMO RECURSOS DE APRENDIZAGEM. 2016. .

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Estímulo do raciocínio em alunos do ensino médio de uma escola em Campo Grande / MS utilizando como contribuição o software Graphmática, Descrição: Projeto de pesquisa de mestrado em andamento, tendo como objetivo o estímulo do raciocínio em alunos do ensino médio de uma escola estadual de Campo Grande/MS, utilizando como contribuição o Software Graphmática. O estudo será desenvolvido nesta escola por se tratar de uma escola aberta a inovações e por estar desenvolvendo uma nova metodologia de ensino, o educar ele pesquisa. O teórico em destaque nesta pesquisa será Charles Pierce onde descreve bem sobre a parte dos raciocínios que serão discutidos no decorrer da presente pesquisa. Trata-se de uma investigação experimental, com abordagem qualitativa, e será desenvolvida uma sequência didática para mediar o processo. Seguidamente, será feito uma breve descrição dos participantes na investigação sujeitos, alunos e investigador e/ou professor. Serão ainda utilizadas estratégias de recolha de dados durante o processo de investigação. A modalidade escolhida será através da investigação experimental preocupando em encontrar atividades que possam proporcionar odesenvolvimento mediante a argumentação e o raciocínio indutivo. Objetivos: Geral: - Descrever a emergência dos raciocínios abdutivo, adutivos e dedutivos em alunos do ensino médio a partir da utilização do software Graphmática. Específicos:- Identificar os tipos de raciocínio que se manifestam durante o processo do estudo de função com a mediação do software Graphmática. - Descrever as etapas da manifestação do raciocínio durante o uso do Software Graphmática. - Analisar a relação entre o Software Graphmática, argumentação e o raciocínio.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Cristiane Marcheti dos Santos - Coordenador.

Prêmios

2008

Massagem das Pedras Quentes Tibetanas, Serviço de Aprendizagem Comercial / SENAC.

2008

Participação da Atividade de Extensão Curso de Aperfeiçoamentopara Professores de MAtemática do Ensino Médio, Universidade Federal do matop Grosso do Sul.

2007

Avaliação e tratamento segundo conceito FNP de Terapia Manual, Felipe Barros de Escobar e Claudia Andrade Lomba.

2007

`Participação do curso Pilates-Solo, Lygia Maura Fontoura e Frederico Sidnei Mariano.

2007

Curso Introdução à Neurodinâmica - Mobilizaçaõ Neural, Nelson Kian.

2007

Curso básico Teórico e Prático : Conceitos atuais de terapia manuais, Felipe Barros de Escobar e Claudia Andrade Lomba.

2007

Participação da Atividade de Extensão Curso de Aperfeiçoamentopara Professores de MAtemática do Ensino Médio, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

2007

Participação da Atividade de Extensão Curso de Aperfeiçoamentopara Professores de MAtemática do Ensino Médio, Universidade Federal do MAto Grosso do Sul.

2007

Curso de Capacitação da área de Ciencias da natureza, Matemática e suas Teconologias, Instituto de Apoio a Projetos e Pesquisas Educação e Cultura - IAPPEC.

2006

Participação da Atividade de Extensão Curso de Aperfeiçoamentopara Professores de MAtemática do Ensino Médio, Universidade Federal Mato Grosso do Sul.

2005

Graduação em Fisioterapeuta, Faculdade Estácio de Sá.

2005

Participação do V Congresso Regional de Atividade Física e Reabilitação Motora e I Encontro Interdisciplinar da Saúde, Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde - UNIGRAN.

2005

Participação do Estágio Saúde do Trabalhador, Faculdade Estácio de Sá Campo Grande - MS.

2004

Particioação do 1ºJAFI 2004 - Jornada Acadêmica de Fisioterapia Oficinas: Facilitação Neoromuscular no paciente com distúrbio neoromotor, Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande - MS.

2003

`Participação do VIII Fòrum Nacional de Coordenação de Projetos de Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior e VII Encontro Nacional de Estudantes da Terceira Idade de IES, Universidade Católica Dom Bosco.

2003

Participação do curso "Desenvolvimento infantil e Sinais de Alerta", Sociedade Pestalozzi de Campo Grande, MS Centro de Capacitação e Recursos humanos.

2001

Participação da Palestra " Real Power Evaluation" com o Professor PhD Gian Nicola bisciotti apoiado pelos doutores Pierpaolo Luchetta e Nilton Petrone(Filé), Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande - MS.

2000

Participação do Curso de Extensão " Estudando Geometri Análitica com MAPLE", Universidade Federaldo MAto Grosso do Sul.

1999

Concurso Público, Secretaria do Estado de Educação do Mato grosso do Sul.

1999

Curso de Dobradura e Elaboração de Projetos Didáticos, Secretaria Municipal de Campo Grande / MS.

1999

Participação 6º Encontro de Educação Matemática de MAto Grosso do Sul, Universidade Federal do MAto Grosso do Sul.

1999

Licenciatura Plena em Matemática, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • E.E. Waldemir Barro da Silva. , Rua: Ipamerim , 448, MorenhinhaII, 79065-060 - Campo Grande, MS - Brasil, Telefone: (067) 33936760

Experiência profissional

2016 - Atual

Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Vínculo: Mestranda, Enquadramento Funcional: Aluna do mestrado Profissional / PROFEDUC

Outras informações:
Mestranda da Universidade Estadual de Campo Grande Mato Grosso do Sul.

1998 - Atual

Secretaria do Estado de Educação Mato Grosso do Sul

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Funcionária Pública, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Sou professora de Matemática e Fisioterapeuta, atuo nas duas Áres, tenho consultório próprio e atendo em domicílio. E presto serviço a comunidade carente.

2006 - Atual

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MS

Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 20

Outras informações:
TRABALHEI EM 2006, NA ESCOLA PLÍNIO BARBOSA BAIRRO MACAÚBAS, E DE 2012 a 2015 NA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ MAURO MESSIAS DA SILVA - POETA DAS MORENINHAS.