Jean Paulo da Silva

Graduado em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Medianeira em 2011. Possui experiência no desenvolvimento de sistemas web utilizando-se de interfaces ricas e plataformas robustas. Atualmente trabalha na Fundação Parque Tecnológico Itaipu, atuando no LASSE - Laboratório de Automação e Simulação de Sistemas Elétricos.

Informações coletadas do Lattes em 30/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Tecnologia Java

2017 - 2020

Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Título: Não exigido
Orientador: Não exigido

Graduação em Tecnologia em Análise e Desenv. de Sistema

2007 - 2011

Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Título: Estudo de tecnologias para desenvolvimento de sistemas de informação geográfica em ambiente web
Orientador: Claudio Leones Bazzi

Ensino Médio (2º grau)

1999 - 2001

Colégio Estadual Carlos Zewe Coimbra

Ensino Fundamental (1º grau)

1991 - 1999

Colégio Estadual Carlos Zewe Coimbra

Formação complementar

2020 - 2020

Formação Python. (Carga horária: 69h). , Alura, ALURA, Brasil.

2018 - 2018

Formação Java. (Carga horária: 102h). , Alura, ALURA, Brasil.

2018 - 2018

Formação Expert em Orientação a Objetos. (Carga horária: 56h). , Alura, ALURA, Brasil.

2017 - 2017

Python 2: Programando com a linguagem. (Carga horária: 16h). , Alura, ALURA, Brasil.

2017 - 2017

JAX-WS: Domine a criação de Webservices SOAP. (Carga horária: 16h). , Alura, ALURA, Brasil.

2017 - 2017

Java e XML: Integração, Parsing e Validação. (Carga horária: 8h). , Alura, ALURA, Brasil.

2017 - 2017

Docker: Criando containers sem dor de cabeça. (Carga horária: 8h). , Alura, ALURA, Brasil.

2016 - 2017

JavaScript avançado I: ES6, Orientação a objetos e padrões de projetos. (Carga horária: 12h). , Alura, ALURA, Brasil.

2016 - 2016

C II: Avançando na linguagem. (Carga horária: 8h). , Alura, ALURA, Brasil.

2016 - 2016

C I: Introdução à Linguagem das Linguagens. (Carga horária: 8h). , Alura, ALURA, Brasil.

2015 - 2015

Threads I : Programação paralela em Java. (Carga horária: 8h). , Alura, ALURA, Brasil.

2015 - 2015

Java 8: Tire proveito dos novos recursos da linguagem. (Carga horária: 12h). , Alura, ALURA, Brasil.

2015 - 2015

Java I: Primeiros passos. (Carga horária: 12h). , Alura, ALURA, Brasil.

2015 - 2015

Java II: Orientação a Objetos. (Carga horária: 12h). , Alura, ALURA, Brasil.

2015 - 2015

Java e JDBC: Trabalhando com um banco de dados. (Carga horária: 8h). , Alura, ALURA, Brasil.

2015 - 2015

Java III: Principais APIs e bibliotecas. (Carga horária: 12h). , Alura, ALURA, Brasil.

2015 - 2015

Orientação a Objetos: Melhores técnicas com Java. (Carga horária: 20h). , Alura, ALURA, Brasil.

2015 - 2015

Design Patterns Java I: Boas práticas de programação. (Carga horária: 20h). , Alura, ALURA, Brasil.

2014 - 2014

FJ-91 - Arquitetura e Design de Projetos Java. (Carga horária: 40h). , Caelum, CAELUM, Brasil.

2013 - 2013

NR-10 - Segurança em serviços de eletricidade. (Carga horária: 40h). , Protemp, PROTEMP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Software Básico.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.

Participação em bancas

Aluno: Jean Paulo da Silva

SILVA, Jean P.. Estudo de tecnologias para desenvolvimento de sistemas de informação geográfica em ambiente web. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenv. de Sistema) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Projetos de desenvolvimento

  • 2018 - Atual

    Sistema de Controle de Acesso Eletrônico à Área Controlada (CAE), Descrição: A gestão de acesso às áreas radiologicamente controladas de uma usina nuclear é pré-requisito obrigatório para seu funcionamento. O sistema utilizado atualmente no controle de acesso às áreas radiologicamente controladas das usinas nucleares brasileiras, denominado RADOS, consiste de um sistema de mercado cuja utilização continuada mostrou atender insatisfatoriamente as necessidades da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA) - Eletrobrás Eletronuclear. O Sistema de Controle de Acesso Eletrônico à Área Controlada (CAE) é uma solução de hardware e software responsável pela gestão de acesso às áreas radiologicamente controladas das usinas nucleares. O principal objetivo é tornar esses ambientes mais seguros para o IOE (Indivíduo Ocupacionalmente Exposto), realizando o controle das doses adquiridas por esses indivíduos em atividades e visitas realizadas nesses ambientes. A solução possibilita o acesso ao ambiente administrativo por meio das Estações de Trabalho onde é possível realizar a configuração do sistema e gerenciar as informações relacionadas aos IOEs e às atividades realizadas em ambiente controlado, que são organizadas em LTRs (Licença de Trabalho Radiológico). Através das estações é possível ainda gerar relatórios dessas informações. Em contrapartida, os Terminais realizam a interação com os indivíduos que fazem acesso à área controlada. Eles se comunicam com o servidor para registrar as entradas e saídas, enviando informações das doses recebidas pelos indivíduos e o tempo de exposição.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jean Paulo da Silva - Coordenador / Lucas Castro Oliveira - Integrante / Gustavo dos Santos Vieira - Integrante / Layon Luciano Lucena Alves - Integrante / Matheus Felipe Bonetti Castegnaro - Integrante / Rodrigo Bueno Otto - Integrante / Alanna Vanzella - Integrante / Guilherme Zat - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Fundação Parque Tecnológico Itaipu Brasil, LASSE. , Av Tancredo Neves, 6731, Parque Tecnológico Itaipu, 85867970 - Foz do Iguaçu, PR - Brasil - Caixa-postal: 2012, Telefone: (045) 35767113, URL da Homepage:

Experiência profissional

2016 - Atual

Fundação Parque Tecnológico Itaipu Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 44

Atividades

  • 01/2016 - 12/2017

    Serviços técnicos especializados , LASSE, .,Serviço realizado, Desenvolvimento frontend e auxílio no desenvolvimento backend do Sistema de Monitoramento de Transaformadores (SMT), sistema web que desempenha o monitoramento em tempo real dos transformadores localizados na Itaipu; Desenvolvimento de API de cálculo personalizado; Geração de relatórios.

2013 - 2015

Instituto ITAI

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2013

B3 Informática

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Programador Pleno, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.