Estevão Couto Teixeira
Possui graduação - Bacharelado em música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e Mestrado em Educação pela UniAcademia Centro Universitário - Juiz de Fora (2006). Atualmente é professor do Conservatório Estadual de Música Haydée França Americano. Tem experiência na área de Artes, com ênfase na Educação - Alfabetização Musical com o Projeto TEDEM - Teclado Didático para o Ensino da Música, protótipo de teclado didático idealizado e patenteado por Estêvão Teixeira. Atua principalmente nos seguintes temas: ensino musical, alfabetização e educação musicais. Músico profissional, possui um LP, quatro CDs gravados e um DVD, trabalhos que espelham sua trajetória artística e profissional.
Informações coletadas do Lattes em 29/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Educação
2003 - 2006
Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora
Título: Alfabetização Musical - O legado de Paulo Freire e a aprendizagem da música, Ano de Obtenção: 2006
José Eustáquio Romão.Palavras-chave: TEDEM; Alfabetização Musical; Educação Musical; música; Teclado Didático para o Ensino da Música; Ensino Musical. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação; Outro.
Graduação em Curso de Licenciatura Plena em Educação Artística
2001 - 2001
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Alfabetização Musical.
Participação em eventos
Seminários de Música Pró-Arte.Oficinas TEDEM de musicalização. 2008. (Oficina).
Educação para a cidadania intercultural através das artes.Educação para a cidadania intercultural através das artes. 2007. (Seminário).
II Seminário Internacional de Educação: Pesquisas e Políticas."Alfabetização musical o legado de Paulo Freire e a aprendizagem da música". 2006. (Seminário).
Alfabetização Musical com o TEDEM.TEDEM - Uma nova perspectiva para a Educação Musical. 2005. (Oficina).
Conferência e Recital em Bruxelas."Aspectos da Música Brasileira". 2005. (Encontro).
Seminário de Cultura da UFJF.TEDEM - Teclado Didático para o Ensino da Música. 2005. (Seminário).
Show no Cine Theatro Central.Estêvão Teixeira convida Danilo Caymmi e Emmerson Nogueira. 2005. (Outra).
Educação Cidadã para uma Cidade Educadora.Fórum Mundial de Educação São Paulo. 2004. (Outra).
Fórum Mundial de Educação São Paulo.TEDEM - Uma nova perspectiva para a alfabetização Musical. 2004. (Outra).
Fórum Mundial de Educação São Paulo.Círculo de Cultura - Paradigmas do oprimido II. 2004. (Outra).
I Seminário Regional de Educação.I Seminário Regional de Educação. 2004. (Seminário).
Semana da Pedagogia - 2004.Paradigmas Educacionais. 2004. (Seminário).
Semana da Pedagogia - 2004.Paradigmas Educacionais. 2004. (Outra).
IV Encontro Regional de Bibliotecas.Educação Musical, uma nova perspectiva. 2003. (Encontro).
Oficina "A voz e o instrumento".A voz e o instrumento. 2003. (Oficina).
Semana Pop.Oficina de prática de banda popular. 2003. (Oficina).
Festival Mundial da Música - Chicago.Tournée Internacional. 2002. (Outra).
Tournée Internacional.Festival Mundial da Música. 2002. (Encontro).
3º Encontro Regional de Bibliotecas Públicas.Momento Artístico com Estêvão Teixeira. 2001. (Encontro).
Produções bibliográficas
-
TEIXEIRA, E. C. . Por um novo ensino da Música. Revista Ciência Hoje - on line, internet, 10 set. 2003.
Outras produções
TEIXEIRA, E. C. . TEDEM - Teclado Didático para o Ensino da Música. 2000.
TEIXEIRA, E. C. . "Inventores Mineiros" - Programa Planeta MInas. 2008. Outra.
TEIXEIRA, E. C. . Instrumental SESC Brasil. 2005. Outra.
TEIXEIRA, E. C. . Estêvão Teixeira & Bilinho Teixeira - Em Companhia. 2004 (CD).
TEIXEIRA, E. C. . Bodas de Flauta. 2001 (CD).
TEIXEIRA, E. C. . Flauta Brasileira. 1998 (CD).
TEIXEIRA, E. C. . Flauta no Choro. 1984 (LP).
TEIXEIRA, E. C. . Oficina TEDEM de Musicalização. 2008 (Capacitação de Professores do Conservatório Municipal de Santos Dumont - MG) .
TEIXEIRA, E. C. . Oficina de Flauta Transversal com TEDEM. 2008 (Oficina de Música) .
TEIXEIRA, E. C. . Curso de Capacitação de Professores da Rede Municipal. 2005 (Reinserção do Ensino Musical nas Escolas Públicas) .
Prêmios
2007
Viagem à Portugal patrocinada pela FAPEMIG., FAPEMIG.
2005
Vencedor do 5º Prêmio BDMG-Instrumental em Belo Horizonte em 2005, Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais.
2005
Prêmio de Melhor instrumentista do 5º Prêmio BDMG Instrumental em 2005, Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais.
2005
Tournée nacional - São Paulo, Belo Horizonte e Juiz de Fora, BDMG Cultural.
2003
Moção de Aplauso, Câmara Municipal de Juiz de Fora.
2001
Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura, Prefeitura Municipal de Juiz de Fora.
2000
Tournée Internacional - Nova York, Washington e South Bend, Universidade de Notre Dame - South Bend, USA.
Histórico profissional
Experiência profissional
2007 - 2007
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
Outras informações:
Estêvão ministrou oficinas de música com o método TEDEM, de sua autoria.
2005 - Atual
Colégio Stella MatutinaVínculo: Voluntariado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
Atividades
-
02/2005
Ensino,Disciplinas ministradas, Musicalizaçao
2003 - 2003
Centro de Ação CulturalVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
Outras informações:
Ao final do curso, foi produzido um CD intitulado "Mulheres em Canto" com a participação de 100 alunas.
2000 - 2002
FUNDAÇÃO HEMOMINASVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações:
Além de regente do Coral Hemominas, Estêvão foi arranjador das músicas do coral.
2000 - Atual
Conservatório Estadual de Música Haydee França AmericanoVínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 18
Atividades
-
07/2000
Ensino,Disciplinas ministradas, Flauta Transversa
-
07/2000
Ensino,Disciplinas ministradas, Saxofone, Flauta Transversa
1994 - 1994
Universidade Estácio de SáVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar "A" de Flauta Transversal, Carga horária: 8
1987 - 2000
Centro Ian Guest de Aperfeiçoamento MusicalVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 12
Outras informações:
Atuou como professor de Harmonia Funcional, Flauta Transversal e Saxofone.
1984 - 1984
Tv Educativa Rio de JaneiroVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Músico Flautista, Carga horária: 18
Outras informações:
Participou de vários eventos da emissora com importantes músicos brasileiros.
Propriedade Intelectual
Patentes (1)
| Tipo | Título | Data depósito |
|---|---|---|
| TITULAR | Teclado didático para o ensino da música. | 08/06/2000 |
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Estevão Couto Teixeira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?