Nair Costa Muls
possui graduação em Sociologia e Política e Administração Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais (1962), mestrado em Sociologia - Université Catholique de Louvain (1968) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990). Aposentada pela UFMG, em março de 1994, foi Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Castelo Branco, de 1996 a fev. 2006.Tem pesquisas e publicações na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Rural e em Sociologia da Religião, atuando principalmente nos seguintes temas: capitalismo e mudanças no setor agrário; desenvolvimento sustentável;campesinato e proletariado rural;catolicismo e classes sociais; vivência religiosa no mundo agrário em transformação. Com a experiência de gestão universitária, tem trabalhos na área de Ensino superior; Crise da universidade e Instituições de ensino superior particulares.
Em 2006/2007 realizou, como cordenadora, a pesquisa " A Imagem do Diário do Comércio segundo seus leitores", concluída em março de 2007, para o Diário do Comércio Empresa Jornalística Ltda. Também em 2007, juntamente com a socióloga Ligia Maria Leite Pereira e a historiadora Maria Auxiliadora de Faria, professoras aposentadas pela UFMG , escreveu o livro JOSÉ COSTA, Parceiro do Futuro, Belo Horizonte, Rona Editora, 2007. Em 2008, foi convidada para participar do Seminário "L`État, régulateur des services de l´éducation", organisado pelo governo da Communauté Française de Belgique, em Bruxelas, 23 de maio, com o trabalho " La marchandisation de l`enseignement et la denationalisation de l´éducation supèrieure".
Entre 2009- 2013 dirigiu o IPEZO - Instituto de Pesquisas da Zona Oeste, em Realengo, Rio de Janeiro, sociedade civil destinada a estimular a produção e a divulgação de conhecimentos sobre a realidade econômica, social, política e cultural da região da Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, através de pesquisas, seminários, e cursos de formação e capacitação. Em 2011- 2012, juntamente com a jornalista Adriana Muls desenvolveu pesquisa bibliográfica, consulta de jornais da época, de arquivos históricos do RJ e MG, de cartórios do RJ e MG, arquivos da empresa, da Associação Comercial, Junta Comercial e Fiemg, assim como entrevistas com famiiares, protagonistas da empresa e testemunhas chaves para coleta e análise de dados para elaboração do livro "Mecanorte: de suas origens suíças à sua inserção no mercado brasileiro", resgatando-se a origem suíça desses protagonistas, a saga vivida por seu patriarca e sua descendência até os fundadores da Mecanorte, o crescimento e a consolidação da empresa até 2013. Ainda no prelo. Atualmente escreve para o Diário do Comércio, jornal econômico de Minas Gerais.
Informações coletadas do Lattes em 26/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências Sociais
1983 - 1990
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: TRABALHO, CONSCIENCIA E LUTA: A FORMACAO DO PROLETARIADO RURAL EM MINAS GERAIS.
Orientador: OCTAVIO IANNI
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Palavras-chave: Campesinato/Proletarizacao; Ideologia/Consciencia de Classe; Modernizacao/Industrializacao da Agricultura.Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Rural.
Mestrado em Sociologia
1965 - 1968
Universite Catholique de Louvain
Orientador: JEAN REMMY
Bolsista do(a): Org. pour le Developpement Europeen. Palavras-chave: Desenvolvimento e Sub-Desenvolvimento; Desenvolvimento/Papel da Igreja; Igreja Catolica No Brasil.Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas.
Graduação em Sociologia e Política e Administração Pública
1959 - 1962
Universidade Federal de Minas Gerais
Orientador: ____
Idiomas
Inglês
Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Rural.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Religião e Sociologia da Cultura.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Desenvolvimento.
Participação em eventos
"L' État, regulateur des services de l`éducation".La marchandisation de l`enseignement et la denationalisation de l`éducation supérieure. 2008. (Seminário).
.Enc. nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação. 2004. (Encontro).
Religião e Estado; Religião e Política.IX JORNADAS SOBRE ALTERNATIVAS RELIGIOSAS NA AMERICA LATINA. 1999. (Seminário).
História das Religiões em Minas Gerais: Catolicismo e Protestantismo.XI SEMANA DE TEOLOGIA: uMA BUSCA DE SENTIDO-As religiões nas Gerais. 1998. (Simpósio).
.ENPROP-Encontro Nacional de Pró0Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação. 1998. (Encontro).
.Encontro nac. de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação. 1997. (Encontro).
.Seminário Nacional de Discussão da Pós-Graduação Brasileira. 1996. (Seminário).
.Encontro nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação. 1996. (Encontro).
Participação em bancas
MULS, Nair. A Avalliação Institucional: caso da UCB. 2000. Tese (Doutorado em Progama de PG em Desenvolvimento, Agric. e Soc.) - CPDA-Centro de Pós-Graduação em Desenvolvimento Agrícola.
MULS, Nair. Etnografia de um saber: um olhar sobre a Sociologia e a Antropologia do Campesinato. 1999. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Estadual de Campinas.
MULS, Nair. Lideranças sindicais e Ação Coletiva: A FETAEMG e a luta pela terra em Minas Gerais. 1999. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Orientou
não me lembro; 1993; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Nair Costa Muls;
Bichinho e Gritador: Cultura e identidade em povoados camponeses; 1992; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Nair Costa Muls;
Mulheres Poliqueixosas Ou Maior Desgaste: Consequencias de Condicao Feminina No Processo Saude-Doenca; 1987; Dissertação - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Nair Costa Muls;
Produções bibliográficas
-
MULS, Nair . Modernização e Industrialização da Agricultura : em direção a uma fabrização do processo de trabalho ?. Raizes. Revista de Ciências Sociais e Econômicas , Campina Grande, v. 15, p. 25-42, 1997.
-
MULS, Nair . Os Catolicos Nas Eleicoes: Minas, A Forca da Igreja do Segundo Turno.. Comunicações do ISER , v. 38, n.38, p. 11-18, 1990.
-
MULS, Nair . Adeus A Reforma Agraria?. Caminhos (UFMG) , v. 2, n.2, p. 34-37, 1990.
-
MULS, Nair . A Formacao da Estrutura Agraria Mineira e A Gênese do Campesianto. Análise & Conjuntura (Belo Horizonte) , v. 5, n.3, p. 94-109, 1990.
-
BIRCHAL, T. S. ; MULS, Nair . Catolicismo e Catolicismo Popular. Comunicações do ISER , v. 34, n.34, p. 10-17, 1989.
-
COSTA, N. M. ; MULS, Nair ; DOMOVAN, J. D. O. S. A. D. P. . Um Projeto de Recherche Exploratoire: Le Jeune Pretre. REPRINTS, n.2, p. 100-0, 1986.
-
MULS, Nair . Profissao e Liberdade: Aspectos Ideologicos. SUPLEMENTO-CADERNOS ABISC, n.2, p. 0-0, 1976.
-
MULS, Nair . O Ensino Religioso e A Acao Pastoral Nas Universidade Catolicas. CADERNOS DA ABESC, n.2, p. 23-58, 1975.
-
RUSSO, F. ; MULS, Nair . Pluridisciplinariedade - Traducao de Frances Para O Portugues do Ensaio de Russo, Francois. BOLETIM ABESC, p. 1-19, 1974.
-
MULS, Nair ; BIRCHAL, T. S. . Campesinato: modernização e catolicismo. In: SANCHIS, Pierre. (Org.). CATOLICISMO: unidade religiosa e pluralismo cultural. 1a-ed.São Paulo: Loyola, 1992, v. 3, p. 75-118.
-
MULS, Nair . Construindo um Futuro de Ouro para Nova Lima. Diário do Comércio, Belo Horizonte, p. 2 - ______, 08 jul. 2008.
-
MULS, Nair . Defesa da Educação como um Bem Público. Diário do Comércio, Belo Horizonte, p. 2 - ____, 03 abr. 2008.
-
MULS, Nair . A Educação como um Bem Público. Diário do Comércio, Belo Horizonte, p. 2 - ---, 12 mar. 2008.
-
MULS, Nair . O Capital Internacional na Educação. Diário do Comércio, Belo Horizonte, p. 2 - ____, 11 mar. 2008.
-
MULS, Nair . A Educação como um Serviço. Diário do Comércio, Belo Horizonte, p. 2 - ___, 07 mar. 2008.
-
MULS, Nair . A OMC e a liberalização dos serviços. Diário do Comércio, Belo Horizonte, p. 2, 01 dez. 2007.
-
MULS, Nair . A CPI das ONGS e a verdadeira questão de fundo. DIARIO DO COMERCIO, bELO hORIZONTE, p. 2 - 2, 20 dez. 2006.
-
MULS, Nair . Pinochet e Allende: não há comparação possível. DIARIO DO COMERCIO, Belo Horizonte, p. 2 - 2, 15 dez. 2006.
-
MULS, Nair . Um Prêmio: reconhecimento e estímulo. DIARIO DO COMERCIO, bELO HORIZONTE, p. 4 - 4, 12 dez. 2006.
-
MULS, Nair . A TEIA DE ARANHA DA CIA. DIARIO DO COMERCIO, bELO hORIZONTE, p. 2 - 2, 16 nov. 2006.
-
MULS, Nair . O Terceiro Mundo face à globalização do capital. DIARIO DO COMERCIO, Belo Horizonte, p. 12 - 12, 16 set. 2006.
-
MULS, Nair . O APELO DE BRUXELAS:o Estado como regulador da Educação. Diário do Comércio, Belo Horizonte, p. 2 - ____.
-
MULS, Nair . Agriculture Et Capitalisme: La Nouvelle Structure de Classe Dans Les Champs Bresiliens. In: XII CONGRESSO MUNDIAL DE SOCIOLOGIA, 1990. MADRD, ESPANHA. p. 0-0.
-
MULS, Nair . Transformacoes Na Vivencia Religiosa do Campesinato.. In: XIII ENCONTRO NACIONAL DO PIPSA, 1989. BELEM, PARA. p. 0-0.
-
MULS, Nair . Trabalhadores Rurais, Religiao e Ideologia. In: GT CATOLICISMO - SEMINARIO DE PESQUISA - ISER, 1989. RIO DE JANEIRO. p. 0-0.
-
MULS, Nair . Subordinacao da Agricultura Ao Capital: O Novo Perfil da Estrutura Agraria Em Minas Gerais. In: II ENCONTRO REGIONAL LESTE PIPSA, 1989. BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS. p. 0-0.
-
MULS, Nair . A Natureza e Os Limites das Lutas dos Assalariados Rurais: As Greves dos Canavieiros de Passos. In: ANAIS DO XI ENCONTRO NACIONAL PIPSA, BOTUCATU, UNESP., 1988. BOTUCATU, SAO PAULO. p. 0-0.
-
MULS, Nair . Trabalhadores Rurais, Religiao e Ideologia. In: GT CATOLICISMO - SEMINARIO DE PESQUISA - ISER, 1988. RIO DE JANEIRO. p. 0-0.
-
MULS, Nair . O Movimento Sindical Rural Em Minas Gerais. In: ANAIS DO XII ENCONTRO NACIONAL DO BIPSA, 1987. CAMPINAS, SAO PAULO, BRASIL. p. 0-0.
-
MULS, Nair . Repensando A Potencialidade Revolucionaria do Campesinato. Uma Discussao Teorica Sobre A Consciencia de Classe. In: IX ENCONTRO NACIONAL DA ANPOCS, 1985. AGUAS DE SAO PEDRO - SAO PAULO. p. 0-0.
-
MULS, Nair . La Rente Fonciere: Categorie Relevante Dans L'Etude de La Question Agraire. In: CONGRESSO MUNDIAL DE SOCIOLOGIA RURAL, 1980. MEXICO. p. 0-0.
-
MULS, Nair . La Marchandisation de l`Enseignement et la Denationalisation d l`education supérieure. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MULS, Nair . Technological Innovations and Work Process in the industrial. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MULS, Nair . A crise da Universidade Brasileira. Rio de Janeiro: XIX Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pesqu8isa e Pós-Graduação das IES Brasileiras, 2003 (publicação do FOPROP-Forum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Gaduação).
-
MULS, Nair ; LIMA, E. M. . Participação dos fundos setoriais na formação de recursos humanos ( I). Rio de janeiro: XIX Enc. nac. de Pró-Reitores de Pesq/Pós-Gad das IES Brasileias, 2003 (publicação do FOPROP-Forum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Gaduação - Contribuiuções para o V Plan).
-
MULS, Nair . Participação dos Fundos Setoriais na Formação de Recursos Humanos II. Rio de Janeiro: XIX Encontro Nacional de P´ro-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das IES Brasileiras, 2003 (publicação do XIX Encontro Nacional de pró-Reitores e Pesquisa e Pós-Graduação das IES Basileiras).
Histórico profissional
Experiência profissional
1978 - 1994
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Aposentada em março de 1994.
Atividades
-
03/1991 - 03/1994
Direção e administração, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Membro da Câmara Departamental do curso de CIênciais Sociais.
-
03/1990 - 03/1994
Direção e administração, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Sociologia e Antropologia.,Cargo ou função, MEMBRO DA EGREGIA CONGREGACAO DA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANAS: REPRESENTANTE PROFESSORES ADJUNTOS (1990-1992); MEMBRO COMITE ASSESSOR AREA DE CIENCIAS HUMANAS JUNTO CAMARA DE PESQUISA DA PRO-REITORIA PESQUISA.
-
03/1990 - 03/1994
Direção e administração, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Sociologia e Antropologia.,Cargo ou função, Membro da Congregação da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.
-
03/1990 - 03/1994
Direção e administração, Reitoria, Pró-Reitoria de Pesquisa.,Cargo ou função, Membro do Comitê Assessor (área de CS) da Câmara de Pesquisa da PRP/UFMG.
-
03/1978 - 03/1994
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Sociologia e Antropologia.,Linhas de pesquisa
-
03/1978 - 03/1994
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, .,Linhas de pesquisa
-
03/1978 - 03/1994
Ensino, Sociologia e Antropologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Rural: Cultura e Religião no Campo; Sociologia Rural: Movimento Sociais no Campo; Sociologia da Cultura: Cultura e Ideologia nas Classes Subalternas; Teoria da Ideologia; Sociologia Rural: as classes sociais no campo;, SOCIOLOGIA II (MARX, DURKHEIM E WEBER); SOCIOLOGIA RURAL
-
03/1992 - 12/1993
Ensino, Sociologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ideologia e Cultura; Movimentos Sociais no Campo., SOCIOLOGIA RURAL: CAPITALISMO E AGRICULTURA/AS CLASSES SOCIAIS NO CAMPO/CAMPESINATO E CULTURA - SOCIOLOGIA DA CULTURA
-
03/1991 - 03/1993
Direção e administração, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Sociologia e Antropologia.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.
-
03/1983 - 10/1985
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Sociologia e Antropologia.,Linhas de pesquisa
1991 - 1993
Universidade Castelo BrancoVínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: colaboradora, Carga horária: 10
Outras informações:
De abril de 1991 a 12 de 1993 foi consultora para o PROJETO UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO, a ser apresentado ao CFE; responsável pelas partes relativas à Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, assim como pela filosofia e política da futura universidade. De março de 1994 a julho de 1996, Coordenadora Geral de Pesquisa da Universidade Castelo Branco. Em agosto de 1996, nomeada Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, com vínculo empregatício, à partir de abril de 1997, cargo ocupado até fevereiro de 2006, quando deixou a referida universidade.
Atividades
-
08/2004 - 02/2006
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, .,Atividade de extensão realizada, Projetos de Extensão: Ser Menina, Mangueira, Lext-Oeste; Esporte e Comunidade; Mulher. Cursos de Extensão nas difeentes áreas de saber da UCB; palestras, seminários e conferências abertos á comunidade intra- e extra-muros; concertos com a Orq.Sinfôni.
-
08/2004 - 02/2006
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, .,Atividade de extensão realizada, Projetos de Extensão: Ser Menina, Mangueira, Lext-Oeste; Esporte e Comunidade; Mulher. Cursos de Extensão nas difeentes áreas de saber da UCB; palestras, seminários e conferências abertos á comunidade intra- e extra-muros; concertos com a Orq.Sinfôni.
-
04/1997 - 02/2006
Direção e administração, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, .,Cargo ou função, Pró-reitora de Pesquisa e Pós Graduação.
2009 - 2013
IPEZO- Instituto de Pesquisa da Zona OesteVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PRESIDENTE, Carga horária: 24
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Nair Costa Muls e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?