Marcelo Schenk de Azambuja
Doutorado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1998) e especialização em Gestão Empresarial pelo PPG em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Maria (1998), graduação em Hotelaria pela Universidade de Caxias do Sul (1988) e graduação incompleta Administração pela Faculdade Porto Alegrense (1998). Atualmente é Professor Associado II ? DE do Departamento de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde
É líder do Grupo de Pesquisa do CNPq ? Empreendedorismo, Inovação e Gestão em Saúde; docente e orientador no Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde (Mestrado Profissional) e no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Gestão em Saúde (Mestrado Acadêmico). Coordenou o Curso de Bacharelado em Gestão em Saúde de 2013 a 2017.
Atua principalmente nos seguintes temas: Empreendedorismo, Marketing, Gestão e Qualidade. Interesse em projetos de pesquisa que abordem Gestão em Saúde, Lean Healthcare, Indicadores de Gestão em Saúde e Qualidade em Serviços de Saúde,
Informações coletadas do Lattes em 17/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Comunicação Social
1999 - 2002
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Comunicação para a Qualidade
Cleusa Maria de Andrade Scroferneker.
Mestrado em Engenharia de Produção
1995 - 1998
Universidade Federal de Santa Maria
Título: O QFD - Desdobramento da Função Qualidade como suporte para a Implantação do TQC. 1998, Ano de Obtenção: 1998
Leoni Pentiado Godoy.Palavras-chave: Engenharia de Produção; Qualidade; Serviços.
Especialização em Pós Graduação em Gerência da Produção
1994 - 1995
Universidade Federal de Santa Maria
Título: Verificação das Prioridades na Implantação de um Programa de Qualidade em uma rede Hoteleira
Orientador: Leandro Kantorski da Rosa
Graduação interrompida em 2001 em Administração
1998 - Atual
Faculdade Porto-Alegrense
Ano de interrupção: 2001
Formação complementar
2012 -
Propriedade Intelectual. (Carga horária: 60h). , World Intellectual Property Organization, WIPO, Suiça.
2020 - 2020
Gestão de Pessoas. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2020 - 2020
Modelos de Gestão. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Dirección Estratégica deI E S. (Carga horária: 50h). , Cátedra UNESCO de Direcció Universitaria da Univ Polit. de Catalunya, UPT, Brasil.
2014 - 2014
Gestão de Projetos. (Carga horária: 24h). , Fundação Escola Nacional da Administração Pública, ENAP, Brasil.
2014 - 2014
Gestão Estratégica com o Uso do BSC. (Carga horária: 20h). , Fundação Escola Nacional da Administração Pública, ENAP, Brasil.
2012 - 2012
International Business & Marketing. (Carga horária: 40h). , King George International College, KGIC, Canadá.
2012 - 2012
Ambientação Acadêmica na UFCSPA. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA, Brasil.
2012 - 2012
Formação Docente em EAD - Oficina Moodle. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Capacitação Moodle. (Carga horária: 30h). , PUCRS, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Capacitação Docente em EAD. (Carga horária: 110h). , PUCRS, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Questões sobre Metodologia do Ensino. (Carga horária: 20h). , PUCRS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Organização de eventos
AZAMBUJA, M. S. ; MAISONNAVE, I. G. W. ; CHEQUI, G. . Empreendedorismo e Inovação em Gestão em Saúde - Desafios e Oportunidades da Saúde 4.0. 2019. (Congresso).
Participação em eventos
2o. Congresso Latinoamericano y del caribe sobre Salud Global. Educacion y Comunicacion en salud: formacion de recursos humanos en la Universidad. 2013. (Congresso).
XII Congresso Internacional da Qualidade. 2012. (Congresso).
XII Maratona de Empreendedorismo UFRGS. 2012. (Seminário).
4 Congresso Internacional de Inovação. 2011. (Congresso).
Ciclo de Palestras PPGCS/UFCSPA.Empreendedorismo em Saúde. 2011. (Outra).
Jornada de Enfermagem UFCSPA.Empreendedorismo em Enfermagem. 2011. (Seminário).
Lean Startup. 2011. (Seminário).
Semana do Empreendedorismo - CEDETEC. 2011. (Seminário).
10 Congresso Internacional da Gestão. 2009. (Congresso).
1 Seminário de Turismo EXPOTUR SUL.A Gastronomia como Produto Turístico. 2008. (Seminário).
9 Congresso Internacional da Qualidade para Competitividade. 2008. (Congresso).
Semana do Empreendedor.Gastronomia e Turismo. 2008. (Seminário).
Congresso Internacional da Gestão da Qualidade. 2007. (Congresso).
Semana Acadêmica FFFCM Porto Alegre.Marketing para Gastronomia e Turismo. 2007. (Seminário).
DESTINATIONS Forum Mundial do Turismo. Relatoria. 2006. (Congresso).
Dia do Livro da Famecos.Lançamento de Livro. 2006. (Outra).
III EXPO E INVESTIGACION EXPERIMENTAL EN COMUNICACION - EXPOCOMSUR 2006. Lançamento do Laboratório e Hospedagem. 2006. (Congresso).
I Semana Científica da FFCMPA- XXII Semana Acadêmica.Serviços de Alimentação e Hospitalidade. 2006. (Seminário).
2nd Conferencia AMFORHT Buenos Aires. Coordenador- Moderador. 2005. (Congresso).
Capacitação Docnete - Vivencia e Visão de Futuro. 2005. (Seminário).
Recursos do EAD no Ensino Presencial. 2005. (Seminário).
VII Seminário Internacional de Turismo.Estrutura Organizaional dos Meios de Hospedagem- análise das redes hoteleiras. 2005. (Seminário).
XXV CBTUR O Turismo como forma transformadora no mundo contemporâneo. Inserção da Hotelaria no Desenvolvimento Regional. 2005. (Congresso).
XXVIII Congresso da Intercom. Projetos de Comunicação para a Qualidade. 2005. (Congresso).
46º Congresso Nacional de Hotéis. 2004. (Congresso).
Gastronomia em Questão.Gastronomia e Cultura. 2004. (Seminário).
LUSOCOM 2004. A comunicação intercultural e as organizações. 2004. (Congresso).
Turismo Faz.Cordenação. 2004. (Seminário).
XXIIVCBTUR Turismo com Responsabilidade Social. A Atividade de Hospitalidade e a Responsabilidade Social. 2004. (Congresso).
A indústria Brasileira está preparada para o Mercado Mundial.A Globalização e a Gestão Hoteleira. 2003. (Seminário).
ENBETUR. Processo de Escolha de Meio de Hospdagem. 2003. (Congresso).
II Inter. Conference on Discourse, Communication and Enterpriise - DICOEN. Communicatio for Quality- the discourse behavior in the organizations. 2003. (Congresso).
III Semana Acadêmica da FARGS.Os Desafios da Hotelaria Nacional. 2003. (Seminário).
IV Semana de Turismo da UNISC.A Insersão da Hotelaria do Desenvolvimento Turístico. 2003. (Seminário).
VII Seminário Internacional de Comunicação.A análise do discurso nas organizações: social, psico-social e cognitivo. 2003. (Seminário).
CIPALTUR.A Gastronomia como Produto Turístico. 2002. (Seminário).
VI Seminário Internacional de Comunicação. 2002. (Seminário).
Congresso Brasileiro de Turismo CBTUR. Estrutura Organizacional de Meios de Hospedagem. 2001. (Congresso).
Congresso Brasileiro de Turismo XX ENBETUR. Melhorando as Relações entre Empresas de Eventos e Hotéis. 2000. (Congresso).
Set Universitário.Comunicação para a Qualidade. 2000. (Seminário).
12º Set Univeristário- Festival de Laboratórios de Comunicação.A Qualidade em Serviços Hoteleiros. 1999. (Seminário).
Cars & FOF 1999. Quality Program Implementation in a Hotel Chain. 1999. (Congresso).
Fórum de Turismo & Cultura: Alternativas para o desenvolvimento Regional.Hotelaria: Qualidade e Atendimento. 1999. (Seminário).
Navegar é Necessário- III Seminário Internacional de Comunicação.A Qualidade em Serviços - GT Comunicação Organizacional. 1999. (Seminário).
CARS & FOF 1998. Total Quality Implementation and Project Management - A Helpful Tool. 1998. (Congresso).
Turismo: Oportunidades no Mundo Globalizado.III Semana do Turismo. 1998. (Seminário).
13th ISPE- IEE CAD CAM & ROBOTICS. Total Quality Program Implementation and Priorities Verification in a Hotel Chain. 1997. (Congresso).
Participação em bancas
FLORES, C. D.; MASTELLA, M.;AZAMBUJA, M. S.; CARGENATO, R. C. A.. Aplicação do HFMEA no planejamento da migração para a aquisição de produtos descartáveis de uma instituição de saúde: um estudo de caso. 2022. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e Gestão em Saúde) - FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE.
CANABARRO, S. T.;AZAMBUJA, M. S.; Coutinho, P Marcia; LEAL, S.. CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DO APLICATIVO DICABETES: UMA FERRAMENTA PARA QUALIFICAÇÃO DA ASSISTÊNCIA AOS PACIENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO 1. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) - FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE.
LIBANIO, C. S.;AZAMBUJA, M. S.; BERNARDES, M.; BOSCO, S. D.. ANÁLISE DE PRÁTICAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE ENSINO E PESQUISA NA ÁREA DA SAÚDE. 2021. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e Gestão em Saúde) - FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE.
AZAMBUJA, M. S.; LIBANIO, C. S.; ROTTA, L.; AMARAL, F.. MAPEAMENTO DE PROCESSOS E ELABORAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO PARA LABORATÓRIO DE SAÚDE PÚBLICA. 2020. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e Gestão em Saúde) - FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE.
AZAMBUJA, M. S.; LOPES, E. C.; BONAMIGO, A. W.; BITTENCOURT, O. N. S.. ELABORAÇÃO DE UMA MATRIZ DE AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DAS FARMÁCIAS DE COMPLEXO HOSPITALAR. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde) - FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE.
AZAMBUJA, M. S.; HOEFEL, H. H. K.; URBANETTO, J. S.; MILLAO, L. F.. SERVIÇOS AMBULATORIAIS DE SAÚDE: conhecendo a realidade sobre as ações de prevenção de infecções. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde) - FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE.
AZAMBUJA, M. S.; CAZELLA, S. C.; CARGENATO, R. C. A.; Souza, Neila S. A Educação Permanente e a Produção de Objetos de Aprendizagem na Vigilância em Saúde. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde) - FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE.
AZAMBUJA, M. S.; Magalhães, Ana M; LIMA, A. A. A.. Carga de Trabalho do Enfermeiro: Comparação entre Método Observacional e On-line. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde) - FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE.
KALIL, A. N.; RABIN, E. G.;AZAMBUJA, M. S.. Residencia Multiprofissional em Onco-Hematologia: Produto de Ensino em Serviço alicerçado na Gestão Estratégica. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde) - FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE.
AZAMBUJA, M. S.; AMANTEA, S. L.; MAESTRI, R. N.. Segurança na Administração de Medicamentos :utilização de Software Bizagi e aplicação dos Pilares do triple Aim. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde) - FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE.
AZAMBUJA, M. S.. Procedimento Operacional Padrão de Governança e gestão Ambiental Sustentável em Hotelaria. 2010. Dissertação (Mestrado em PPGTURISMO - MESTRADO) - Universidade de Caxias do Sul.
Ribeiro, Hlena C;AZAMBUJA, M. S.. A hotelaria na cidade de Porto Alegre: gestão de redes e gestão familiar.. 2005. Dissertação (Mestrado em Turismo e Hospitalidade) - Universidade de Caxias do Sul.
Cortez Neto, Angelo;AZAMBUJA, M. S.; GODOY, L. P.. Hospitais com Caractristicas Organizacionais diferenciadas- aplicação de QFD nos serviços de Fisioterapia. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Maria.
Scroferneker, C; Antonello, Ivan; Moura, Gisela; MOURA, C. P.;AZAMBUJA, M. S.. A Comunicação e a construção da cultura de segurança do paciente:interfaces e possibilidades no cenário do hospital. 2017. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Comunicação Social - PUCRS) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
WAINBERG, J. A.; Scroferneker, C; Brasil, V;AZAMBUJA, M. S.. Os rituais empresariais. 2016. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Comunicação Social - PUCRS) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
FLORES, C. D.;AZAMBUJA, M. S.; MASTELLA, M.. ESTUDO DE CASO: APLICAÇÃO DE FERRAMENTA (FMEA/HFMEA?) NO GERENCIAMENTO DE RISCO DO PROCESSAMENTO DE PRODUTOS MÉDICO-HOSPITALARES PARA SAÚDE. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde) - FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE.
BITTENCOUTR, O.;AZAMBUJA, M. S.. Lean Health. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão em Saúde) - FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE.
AZAMBUJA, M. S.. Trabalhos Finais Disciplina de Gerenciamento Laboratorial. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
AZAMBUJA, M. S.; ANTUNES, M. T.; SILVA, L. G.. Alimentação Hospitalar inserida no contexto da Hospitalidade. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - FFFCM Porto Alegre.
AZAMBUJA, M. S.. O Perfildo Profissional de Hotelaria Executiva em Porto Alegre. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Hotelaria) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
AZAMBUJA, M. S.. Hoéis de Luxo Estudo de Caso Hotel Ritz Paris. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Hotelaria) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
AZAMBUJA, M. S.. As Redes Internacionais no Brasil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Hotelaria) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
AZAMBUJA, M. S.. Qualidade no atendimento como meio de fidelização do Cilente. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Hotelaria) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
AZAMBUJA, M. S.. Análise Motivacional no Jandaia Turismo Hotel. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Hotelaria) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
AZAMBUJA, M. S.. Qualidade de Vida no TRabalho - Estudo e aso em Empresa Hoteleira. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Hotelaria) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
AZAMBUJA, M. S.. Influência da Midia no Turismo - Site Villa Flor. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Hotelaria) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
AZAMBUJA, M. S.. Hospitalidade para Times de Futebol. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Hotelaria) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
ANTUNES, M. T.;AZAMBUJA, M. S.; SILVA, L. G.. Atuação do nutricionista no setor de eventos em hotelaria. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - FFFCM Porto Alegre.
FALCETTA, F. P.;AZAMBUJA, M. S.. Comercialização do Turismo e Hotelaria. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
CASTROGIANNNI, A. C.; FALCETTA, F. P.;AZAMBUJA, M. S.. Impactos do Turismo em Garopaba. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
GASTAL, S.; SILVA, L. G.;AZAMBUJA, M. S.. Os Caminhos da Hospitalidade através dos Sentidos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Nardi, Paulo;AZAMBUJA, M. S.; NUNES, E.. Desenvolvimento Turístico de Imbituba. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Sanches, M G;AZAMBUJA, M. S.; SILVA, L. G.. Diferenciação como Estratégia de Encantamento em Hotéis de Luxo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Hotelaria) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
AZAMBUJA, M. S.; Sanches, M G; SILVA, L. G.. A Importãncia da Cultura nas Organizações. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Hotelaria) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Sanches, M G;AZAMBUJA, M. S.; SILVA, L. G.. Air Point - Um novo espaço em hospedagem no Aeroporto Salgado Filho. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Hotelaria) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Sanches, M G;AZAMBUJA, M. S.; SILVA, L. G.. Pousada da Solierdariedade Via Vida. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Hotelaria) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Sanches, M G;AZAMBUJA, M. S.; SILVA, L. G.. A nálise de Satisfação dos Alunos da Famecos quanto aos Restaurantes da PUCRS. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Hotelaria) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
AZAMBUJA, M. S.. Hospitais com características organizacionais diferenciadas: Aplicação do QFD nos serviços de fisioterapia. 2003. Universidade Federal de Santa Maria.
GURGEL, S. C. C. A.;AZAMBUJA, M. S.; Rosa, Lélio Galdino. 32 Concurso Público para Professor de Ensono Superior da da Unioeste. 2012. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Orientou
Mapeamento e aplicação do lean healthcare em um processo do serviço de fisioterapia hospitalar; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e Gestão em Saúde) - FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE; (Orientador);
Qualidade em Saúde; Início: 2021; Dissertação (Mestrado profissional em Ensino na Saúde) - FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE; (Orientador);
APLICATIVO DE GESTÃO PARA A MANUTENÇÃO PREVENTIVA EM AMBIENTE HOSPITALAR; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e Gestão em Saúde) - FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE; (Orientador);
Fatores Críticos de Sucesso (FCS/CFS) e a implementação da Metodologia Lean em Hospitais; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e Gestão em Saúde) - FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE; (Orientador);
CRIAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROTOCOLO DE IDENTIFICAÇÃO DE MATERIAL BIOLÓGICO EM UNIDADES DE INTERNAÇÃO; Início: 2020; Dissertação (Mestrado profissional em Ensino na Saúde) - FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE; (Orientador);
EXPERIÊNCIA DO PACIENTE: APRIMORANDO O ATENDIMENTO E A COMUNICAÇÃO EM SERVIÇOS DE SAÚDE; ; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e Gestão em Saúde) - FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE; (Orientador);
GESAFON; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e Gestão em Saúde) - FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE; (Orientador);
Mapeamento e aplicação do lean healthcare em um processo do serviço de fisioterapia hospitalar; 2024; Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e Gestão em Saúde) - FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE, ; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
?ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROTOCOLO DE IDENTIFICAÇÃO DE MATERIAL BIOLÓGICO EM UNIDADES DE INTERNAÇÃO?; ; 2024; Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) - FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE, ; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
?GESTÃO DE ENFERMAGEM E LEAN HEALTHCARE EM SERVIÇOS HOSPITALARES DE EMERGÊNCIA?; ; 2024; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde) - FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE, ; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
Modelo Digital para Gestão da Manutenção Hospitalar; 2023; Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e Gestão em Saúde) - FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE, ; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS DE UMA REDE DE LABORATÓRIOS DE ANÁLISES CLÍNICAS ? ESTUDO DE CASO; 2022; Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e Gestão em Saúde) - FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE, ; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
GESAFON: Gestão em Saúde e Fatores Ambientais Desencadeadores de Hábitos Orais Deletéreos na primeira infância; 2022; Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e Gestão em Saúde) - FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE, ; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
Lean Healthcare: Proposta para Melhoria de Processo em uma Emergência Pediátrica; 2022; Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e Gestão em Saúde) - FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE, ; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
ELABORAÇÃO DE UMA MATRIZ DE AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DE UMA FARMÁCIA HOSPITALAR; 2020; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde) - FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE, ; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
Mapeamento de Processos e Elaboração de Indicadores de Desempenho de Laboratório Público de Análises Clínicas; 2020; Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e Gestão em Saúde) - FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE, ; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
USO DO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO NA ATENÇÃO BÁSICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: da implantação à ferramenta de gestão; 2019; Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e Gestão em Saúde) - FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE, ; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
Análise do PCATools com populaçao de idosos; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde) - FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE, ; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
O comportamento estratégico das clínicas de fisioterapia do Estado do Rio Grande do Sul sob a perspectiva do modelo de Miles e Snow; 2019; Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e Gestão em Saúde) - FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE, ; Coorientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
: AS CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO EM PROCESSOS DE INTEGRAÇÃO DE PROGRAMAS DE PROMOÇÃO DE SAÚDE; 2018; Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e Gestão em Saúde) - FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
SERVIÇOS AMBULATORIAIS DE SAÚDE: conhecendo a realidade sobre as ações de prevenção de infecções; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde) - FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE, ; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
Indicadores de Desempenho de Farmácia Hospitalar; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde) - FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE, ; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
A Educação Permanente e a Produção de Objetos de Aprendizagem na Vigilância em Saúde; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde) - FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE, ; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
PLANOS DE PARTO: A INTEGRAÇÃO DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE NO PRÉ-NATAL, PARTO E PUERPÉRIO COM A UTILIZAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde) - FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE, ; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
Agências Acadêmicas de Turismo; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
Turistificar é preciso?; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
Marketing e Turismo; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
Comunicação e Marketing Turístico; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
Tendências Arquitetônicas dos espaços gastronomicos; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gastronomia) - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
Manual de Processos e Informações Granatur Hotelaria e Turismo; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharel em Hotelaria) - Sociedade Educacional do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
Implantação de Programa de Qualidade em Hotel; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharel em Hotelaria) - Sociedade Educacional do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
Uso de Ferramenta de Busca na Comercialização do Turismo; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharel em Hotelaria) - Sociedade Educacional do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
Marketing de Serviços; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharel em Hotelaria) - Sociedade Educacional do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
Terceirização de serviços; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Sociedade Educacional do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
Projeto de Expansão de Serviços em um Hotel; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharel em Hotelaria) - Sociedade Educacional do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
Terceirização como estratégia de crescimento de negócio; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Sociedade Educacional do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
Implantação de restaurante em hotel; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharel em Hotelaria) - Sociedade Educacional do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
Desenvolvimento de Ferramenta WEB para Gestão de Eventos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharel em Hotelaria) - Sociedade Educacional do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
Engenharia de Cardápio na Hotelaria; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharel em Hotelaria) - Sociedade Educacional do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
A Hotelaria e o Enoturismo em Bento Gonçalves; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Hotelaria) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
Possibilidade de uso de sistema de segurança alimentar appcc como método de qualidade; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Hotelaria) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
O restaurante como atrativo de hospedagem; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Hotelaria) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
A Hospitalidade e a Qualidade em Serviços; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Hotelaria) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
Alternativas para redução da sazonalidade em Tramandaí; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
Gastronomia como fator de atratividade turística; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
Hotelaria Hospitalar; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Hotelaria) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
Capacitação Profissional em Hospitalidade; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Hotelaria) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
Eventos na Hotelaria Estudo de Caso Intercity Premium Porto Alegre; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Hotelaria) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
Fragmentos de Hospitalidade; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Hotelaria) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
Panprama da Hotelaria Gaúcha eos Pequenos Hoteis do RS; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Hotelaria) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
A Hospitalidade e a Qualidade em Serviços; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
A Impactação dos resorts ao meios ambiente; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
Qualidade dos serviços hoteleiros; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
Qualidade dos serviços em hotéis; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
Hotelaria: Marcas e Imaginário; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
O endomarketing e o modelo Disney de excelência em serviços; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
O marketing dos restaurantes especilaizados em Gastronomia Japonesa em Porto Alegre; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
Marketing Turístico: o uso da Internet na divulgação e promoção da cidade de Porto Alegre; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
A Indústria Imobiliária Hoteleira; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
Hotel - Qualidade e atendimento; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
Vila Ventura - Adpatando ao conceito de Eco Resort; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
Treinamento em Qualidade através dos 5 S; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
Qualidade Total em Agências de Viagens; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
O Marketing dos Restaurantes de comida japonesa em Porto Alegre; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
Club Med Brasil - Qual o segredo do sucesso; 2001; 60 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
Turismo Executivo -análise compartiva entre dois hotéis; 2001; 60 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
Barra do Ribeiro; 2001; 60 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
A promoção turística na internet; 2001; 60 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
Marketing de Serviços de Alimentação; 2001; 60 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
Downsing e as terceirizações; 2001; 60 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
Marketing Hoteleiro; 2001; 60 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
Costa do Sauípe; 2001; 60 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
Como alcançar a qualidade no sistema hoteleiro; 2001; 60 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
Qualidade em serviçoe em pousadas; 2001; 60 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
Qualidade e qualificação nos serviços de alimentação; 2001; 60 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
Qualidade nos serviços hoteleiros; 2001; 60 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
A importancia do restaurante para o hotel; 2001; 60 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Schenk de Azambuja;
Produções bibliográficas
-
SANTOS, A. D. ; Milani, Priscylla de Souza ; CANABARRO, S. T. ; AZAMBUJA, MARCELO SCHENK DE ; TRINDADE, C. S. . Causas e estratégias de mitigação de glosas hospitalares: uma revisão integrativa. CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE) , v. 22, p. e13727, 2025.
-
AGUILAR, MARIA FERNANDA JEREZ ; KLEVER, EMANUELE KÖNIG ; BONAMIGO, ANDREA WANDER ; AZAMBUJA, MARCELO SCHENK DE . A construção de um objeto de aprendizagem para promoção, prevenção e proteção da saúde: hábitos orais deletérios em crianças. CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO , v. 17, p. e7389, 2025.
-
SILVEIRA, VITOR HUGO ; SANTOS, CALIZE OLIVEIRA DOS ; FERREIRA, NATALIA FERNANDES MARTINS ; LIBÂNIO, CLÁUDIA DE SOUZA ; AZAMBUJA, MARCELO SCHENK DE . A importância do endosso de celebridades nas campanhas de saúde pública. CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO , v. 17, p. e7971, 2025.
-
OLIVEIRA, ANA LÚCIA DA SILVA BENELLI DE ; CANABARRO, SIMONE TRAVI ; AZAMBUJA, MARCELO SCHENK DE . Construção e validação de um material educativo sobre Lean Healthcare em emergências. CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO , v. 17, p. e8327, 2025.
-
REICHERT, TAÍSE GABRIELE ; CANABARRO, SIMONE TRAVI ; AZAMBUJA, MARCELO SCHENK DE . Lean Healthcare em serviços hospitalares de emergência: um olhar ao paciente com Transtorno do Espectro Autista. CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO , v. 17, p. e8341, 2025.
-
HOHENBERGER, GLAUCIA FRAGOSO ; SANTANA DA SILVA, FILIPE ; SCHENK DE AZAMBUJA, MARCELO . Desafios no processo de implantação do prontuário eletrônico na APS do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. REVISTA SAÚDE EM REDES , v. 10, p. 4326, 2024.
-
SIMOES, I. A. ; TRINITNAGLIA, V. ; Telles da Rosa, L. H. ; Schenk Azambuja, M ; TRINDADE, C. S. . IMPACTO DOS APLICATIVOS MÓVEIS VOLTADOS PARA A SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA. ESTUDOS INTERDISCIPLINARES SOBRE O ENVELHECIMENTO , v. 29, p. 1, 2024.
-
PINHEIRO, GUILHERME EMANUEL WEISS ; AZAMBUJA, MARCELO SCHENK DE ; BONAMIGO, ANDREA WANDER ; SANTOS, CÁTIA GENTILE DOS ; MACHADO, ROBERTA ANTUNES ; KANTORSKI, LUCIANE PRADO . Ações de educação permanente construídas a partir do trabalho em saúde na atenção primária. CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO , v. 16, p. e4530, 2024.
-
PINTO, GÉRSON ADRIANO CHEQUI ; ORLANDINI, GABRIELLI MOTTES ; FERREIRA, LUIS FERNANDO ; AZAMBUJA, MARCELO SCHENK DE ; ROSA, LUÍS HENRIQUE TELLES DA . Comportamento estratégico na perspectiva do modelo de Miles e Snow: um estudo transversal. FISIOTERAPIA E PESQUISA , v. 31, p. e23013124pt, 2024.
-
SANTOS, JEFERSON LUIS ANDREOLI DOS ; AZAMBUJA, MARCELO SCHENK DE . Manutenção preventiva em ambientes hospitalares. REVISTA PRODUÇÃO ONLINE , v. 22, p. 2594-2615, 2023.
-
TRINITNAGLIA, V. ; AZAMBUJA, M. S. ; BONAMIGO, ANDREA WANDER . Primary Health Care Quality: an analysis based on its attributes. INTERNATIONAL JOURNAL FOR INNOVATION EDUCATION AND RESEARCH , v. 10, p. 224-238, 2022.
-
TRINTINAGLIA, VANESSA ; BONAMIGO, ANDREA WANDER ; AZAMBUJA, MARCELO SCHENK DE . Políticas Públicas de Saúde para o Envelhecimento Saudável na América Latina: uma revisão integrativa. REVISTA BRASILEIRA EM PROMOÇÃO DA SAÚDE (ONLINE) , v. 35, p. 1-15, 2022.
-
TRINTINAGLIA, VANESSA ; BONAMIGO, ANDREA WANDER ; AZAMBUJA, MARCELO SCHENK DE . Equipes de Saúde da Família e Equipes de Atenção Primária: avaliação do cuidado segundo a ótica da pessoa idosa. REVISTA SAÚDE EM REDES , v. 8, p. 281-296, 2022.
-
AZAMBUJA, MARCELO SCHENK DE ; HOHENBERGER, G. ; SANTANA, F. . Implantação e Uso do Prontuário Eletrônico na Atenção Primária à Saúde: Panorama do Estado do Rio Grande do Sul, Brasi. REVISTA BRASILEIRA CIÊNCIAS DA SAÚDE , v. 26, p. 295-308, 2022.
-
AZAMBUJA, MARCELO SCHENK DE ; GOMES, MARTA QUINTANILHA ; CHEQUI, GERSON . Entrepreneurship Education Experience for Health Professionals and Bloom's Taxonomy Revised. INTERNATIONAL JOURNAL FOR INNOVATION EDUCATION AND RESEARCH , v. 9, p. 371-382, 2021.
-
Garcia, Marja C ; BONAMIGO, A. W. ; AZAMBUJA, M. S. . Percepções sobre a avaliação de qualidade na Atenção Primária à Saúde: revisão integrava. REVISTA SAÚDE EM REDES , v. 6, p. 235-253, 2020.
-
PINHEIRO ; AZAMBUJA, M. S. ; BONAMIGO, A. W. . As contribuições da educação permanente em saúde no processo de trabalho da estratégia saúde da família. IJHE International Journal of Health Education , v. 4, p. 1-8, 2019.
-
PINHEIRO, GUILHERME EMANUEL WEISS ; AZAMBUJA, MARCELO SCHENK DE ; BONAMIGO, ANDREA WANDER . Facilidades e dificuldades vivenciadas na Educação Permanente em Saúde, na Estratégia Saúde da Família. SAÚDE EM DEBATE , v. 42, p. 187-197, 2018.
-
OPPERMANN, Carla Maria ; CAREGNATO, RITA CATALINA AQUINO ; AZAMBUJA, M. S. . Riscos de infecção em serviços de saúde fora do contexto hospitalar: revisão integrativa. REVISTA DE EPIDEMIOLOGIA E CONTROLE DE INFECÇÃO , v. 7, p. 65-73, 2017.
-
PACHECO, K. C. ; AZAMBUJA, M. S. ; BONAMIGO, A. W. . A construção de objeto de aprendizagem sobre doenças transmissíveis para agentes comunitários de saúde. Revista Gaúcha de Enfermagem (UFRGS) , v. 38, p. 83-87, 2017.
-
BONAMIGO, A. W. ; AZAMBUJA, M. S. ; CORONEL, A. L. C. . Sistema Único de Saúde (SUS): quando vai começar?. IJHE - Interdisciplinary Journal of Health Education , v. 1, p. 83-90, 2016.
-
AZAMBUJA, MARCELO SCHENK DE ; CAZELLA, S. C. (Org.) ; LIBANIO, C. S. (Org.) ; TERRES, M. (Org.) ; HERBERT, J. (Org.) . REFLEXÕES SOBRE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E GESTÃO EM SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA. 1. ed. Porto Alegre: Moriá Editora Ltda, 2022. v. 1. 224p .
-
OPPERMANN, C. M. ; CARGENATO, R. C. A. ; AZAMBUJA, M. S. . Manual de Prevenção de Infecções em Serviços Ambulatoriais de Saúde. 1. ed. Porto Alegre: Moriá, 2020. v. 1. 128p .
-
AZAMBUJA, M. S. . O Turismo e a Ação das Variáveis Controláveis e Incontroláveis. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006. v. 1. 168p .
-
PACHECO, K. C. ; BONAMIGO, A. W. ; CARGENATO, R. C. A. ; AZAMBUJA, M. S. . Educação permanente: dispositivo estratégico para implementação de novas práticas relacionadas à infecção hospitalar. In: Almeida, Alexandre do Nascimento e Caregnato, Rita Catalina Aquino. (Org.). Ensino na Saúde: desafios contemporâneos na integração ensino e serviço. 1ed.Porto Alegre: Moriá, 2016, v. 1, p. 63-74.
-
AZAMBUJA, M. S. . A gastronomia como produto turístico. In: Castrogiovanni, Antônio Carlos. (Org.). Turismo, Espaço Urbano. São Paulo: Contexto, 2000, v. , p. -.
-
AZAMBUJA, M. S. . A gastronomia como produto turístico. In: Gastal, Susana & Castrogiovanni, Antônio. (Org.). Turismo Urbano:sites de excitação turística. 1ed.Porto Alegre: Dos Autores, 1999, v. 1, p. 45-.
-
AZAMBUJA, M. S. . A Hotelaria Gaúcha e a Qualidade em Serviços. Notícias do SINDHOTEL, Porto Alegre, 01 out. 2008.
-
AZAMBUJA, M. S. . A Qualidade em Serviços no Ramo Hoteleiro. Hotelaria e Suprimentos, São Paulo, 10 mar. 1997.
-
AZAMBUJA, M. S. . Estratégias de Comunicação no Turismo. In: IX Seminário Internacional de Turismo, 2007, Curitiba. X Seminário Internacional de Turismo, 2007.
-
Ramallo, Fernando ; AZAMBUJA, M. S. . Communicatio for Quality- the discourse behavior in the organizations. In: II Inter. Conference on Discourse, Communication and Enterpriise - DICOEN, 2006, Vigo, Espanha. DICOEN 2003. Vigo: Universidad de Vigo, 2006.
-
Paixão, Dário ; AZAMBUJA, M. S. . Estrutura Organizaional dos Meios de Hospedagem- análise das redes hoteleiras. In: VII Seminário Internacional de Turismo, 2005, Curitiba. VII Seminário Internacional de Turismo. Curitiba: UNICENP, 2005.
-
Bahl, Miguel ; AZAMBUJA, M. S. . A Atividade de Hospitalidade e a Responsabilidade Social. In: XXIII CBTUR Turismo com Responsabilidade Social, 2004, Recife, PE. Turismo com Resposnabilidade social. São Paulo: Editora Roca, 2004.
-
AZAMBUJA, M. S. . A comunicação intercultural e as organizações. In: LUSOCOM 2004, 2004. Anais LUSOCOM 2004, 2004.
-
Bahl, Miguel ; AZAMBUJA, M. S. . Processo de Escolha de meio de hospedagem. In: ENBETUR, 2003. Perspectivas do Turismo. São Paulo: Editora Roca, 2003.
-
AZAMBUJA, M. S. . Processo de escolha de meio de hospedagem. In: ENBETUR-Congresso Brasileiro de Turismo, 2001, Fortaleza. Anais do ENBETUR-Congresso Brasileiro de Turismo, 2001. v. 01.
-
AZAMBUJA, M. S. . Facilitating implementation of quality program through information tchnology. In: 17th International Conf. on CAD?CAM, Robotics and Factories of Future - Cars & FOF 2001, 2001, Durban. 17th International Conf. on CAD?CAM, Robotics and Factories of Future - Cars & FOF 2001, 2001. v. 02.
-
Bahl, Miguel ; AZAMBUJA, M. S. . Estrutura Organizacional de Meios de Hopedagem. In: Congresso Brasileiro de Turismo CBTUR, 2001, Fortaleza. Turismo com Responsabilidade Social. São Paulo: Editora Roca, 2001. v. 1.
-
AZAMBUJA, M. S. ; PEREIRA, B. M. . Melhorando as relações entre empresas de eventos e hotéis. In: ENBETUR-Congresso Brasileiro de Turismo, 2000, Natal. Anais do ENBETUR-Congresso Brasileiro de Turismo, 2000. v. 01.
-
AZAMBUJA, M. S. . Comunication for Quality. In: 16th International Conf. on CAD/CAM, Robotics and Factorie of Future, 2000, Pereyra. 16th International Conf. on CAD/CAM, Robotics and Factorie of Future, 2000. v. 02.
-
Bahl, Miguel ; AZAMBUJA, M. S. . Melhorando as Relaççoes entre Empresas de Eventos e Hotéis. In: Congresso Brasileiro de Turismo XX ENBETUR, 2000, Natal. Eventos A Importância para o Turismo do Terceiro Milênio. São Paulo: Editora Roca, 2000. v. 1. p. 43-52.
-
AZAMBUJA, M. S. ; GODOY, L. P. . Quality Program Implementation in a Hotel chain. In: 15th International Conf. on CAD/CAM, Robotics and Factories of Futures CARS & FOF, 1999, Águas de Lindóia. 15th International Conf. on CAD/CAM, Robotics and Factories of Futures CARS & FOF, 1999. v. 02.
-
Radharamanan, R. ; AZAMBUJA, M. S. . Total Quality Implementation and Project Management - A Helpful Tool. In: CARS & FOF 1999, 1998, Coimbatore. Proceedings of CAR & FOF 98. Coimbatore, India: ISPE, 1998.
-
ISPE ; AZAMBUJA, M. S. . Total Quality Program Implementation and Priorities Verification in a Hotel Chain. In: 13th ISPE- IEE CAD CAM & ROBOTICS, 1997, Pereyra. Procedings of ISPE IEE. Pereyra, Colombia: ICETEX _ ISPE, 1997.
-
PACHECO, K. C. ; AZAMBUJA, M. S. . Design and Development of Learning Objects for health professionals. In: 13th International Congress in Nursing Informatics, 2016, Genebra. Studies in Health Technology and Informatics. Genebra: Walter Sermeus, Paula M. Procter, Patrick Weber, 2016. v. 225.
-
AZAMBUJA, M. S. . ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO CANADENSE DE TURISMO. Reúna. Revista de Economia da UNA , 2007.
-
FERREIRA, N. F. ; AZAMBUJA, M. S. ; PLENTZ, R. . Mapping and application of Lean Healthcare in a Hospital service process: case report. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TRINTINAGLIA, VANESSA ; AZAMBUJA, M. S. ; BONAMIGO, A. W. . Public Health Policies for healthy aging in Latin America: an integrative review. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OPPERMANN, Carla Maria ; CAREGNATO, RITA CATALINA AQUINO ; AZAMBUJA, M. S. . Conhecendo as ações de prevenção de infecções em serviços ambulatoriais de saúde privados. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
AZAMBUJA, M. S. . Desafios da Gestão em Saúde. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OPPERMANN, C. M. ; CARGENATO, R. C. A. ; AZAMBUJA, M. S. . Riscos de Infecção em Serviços de Saúde fora do Contexto Hospitalar: Revisão Integrativa. 2017. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHEIRO ; AZAMBUJA, M. S. ; BONAMIGO, A. W. . UTILIZAÇÃO DA PESQUISA-AÇÃO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE,. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHEIRO ; BONAMIGO, A. W. ; AZAMBUJA, M. S. . A UTILIZAÇÃO DA PESQUISA-AÇÃO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHEIRO ; BONAMIGO, A. W. ; AZAMBUJA, M. S. . AÇÕES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE CONSTRUÍDAS A PARTIR DO TRABALHO EM SAÚD. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
AZAMBUJA, M. S. ; TRINDADE, C. S. ; MAGALHAES, C. R. ; Kato, S. K. ; CAZELLA, S. C. . Análise do Perfil Empreendedor dos Discentes do Curso de Enfermagem em IFES do RS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
AZAMBUJA, M. S. ; FLORES, C. D. . Tecnologias Educativas Interactivas Para La Potencializacion del Aprendizaje. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
AZAMBUJA, M. S. ; Kato, Sergio . Perfil Empreendedor no Ensino da Gastronomia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
AZAMBUJA, M. S. ; Flores, Cecília Dias . Uso de Objetos de Aprendizagem no Ensino da Gastronomia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MAGALHAES, C. R. ; ZANETTI, I. B. ; AZAMBUJA, M. S. . Ensino da Educação e Comunicação em Saúde na Formação de recursos Hmanos na Graduação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
AZAMBUJA, M. S. . Empreendedorismo e Marketing. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AZAMBUJA, M. S. . Gestão de Espaços de Hotelaria e Lazer. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
AZAMBUJA, M. S. . Empreendedorismo em Fisioterapia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
AZAMBUJA, M. S. . Empreendedorismo e Marketing. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
AZAMBUJA, M. S. . A Gatronomia como Produto Turístico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AZAMBUJA, M. S. . Gastronomia e Empreendedorismo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OPPERMANN, C. M. ; CARGENATO, R. C. A. ; AZAMBUJA, M. S. . Manual de Prevenção de Infecções em Serviços Ambulatoriais de Saúde. Porto Alegre, 2020. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
Outras produções
AZAMBUJA, M. S. . EVTEC Estudo de Avaliação Técnico-Científica. 2005.
AZAMBUJA, M. S. ; -UNIDEP, M. I. J. . Revista Ensaios e Ciência. 2004.
AZAMBUJA, M. S. . Revisao técnica de livro Check-in check-out de Vallen & Vallen, Bookman Ed.. 2002.
OLIVERA, R. A. C. ; AZAMBUJA, M. S. . PROJETO DE EXTENSÃO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS ABC De Economia Financeira. 2017.
AZAMBUJA, M. S. . Revisão técnica do livro Mullins, L.Gestão da Hospitalidade e Comportamento Organizacional.Bookman 2004. 2004.
AZAMBUJA, M. S. ; EQUIPE . Participação no Projeto do Curso de Mestrado Profissionalizante em Turismo da PUCRS. 2001.
AZAMBUJA, M. S. . Participação no Projeto do Curso de Bacharelado em Hotelaria. 2001.
AZAMBUJA, M. S. . Revisão técnica capítulo 6 Turismo - Princípios, Práticas e Filosofias - Ritchie, Goeldner. 2000.
LERSCH, A. ; BONAMIGO, ANDREA WANDER ; AZAMBUJA, M. S. . Elaboração e Implantação de um Protocolo de Identificação de Material Biológico em Unidades de Internação. 2024. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).
REICHERT, T. ; CANABARRO, S. T. ; AZAMBUJA, M. S. . Infográfico Atendimento ao Paciente com Transtorno do Espectro Austista. 2024. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual/Livro).
REICHERT, T. ; CANABARRO, S. T. ; AZAMBUJA, MARCELO SCHENK DE . Fluxo do Paciente Frágil. 2024. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual/Livro).
REICHERT, T. ; CANABARRO, S. T. ; AZAMBUJA, MARCELO SCHENK DE . Card Educativo Atendimento Paciente Frágil. 2024. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual/Livro).
TRINTINAGLIA, VANESSA ; AZAMBUJA, M. S. ; BONAMIGO, ANDREA WANDER . E-book - DOENÇAS COMUNS EM IDODOS ? O QUE VOCÊ PRECISA SABER. Um Manual para pessoas acima de 60 anos?. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual/Livro).
LIMA, L. H. ; AZAMBUJA, M. S. ; BLATT, C. R. . Vídeo de instrução: Matriz de Avaliação e Monitoramento da Farmácia Hospitalar ? Dimensão Gestão do Medicamento. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo instrucional).
OPPERMANN, Carla Maria ; CARGENATO, R. C. A. ; AZAMBUJA, M. S. . Manual de Prevenção de Infecções em Serviços Ambulatoriais de Saúde. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual /Livro).
AZAMBUJA, M. S. . Governança de TI. 2012. .
AZAMBUJA, M. S. . Marketing de Alimentação Hoteleira. 2007. (Palestra).
AZAMBUJA, M. S. . 19 SET Universitário. 2006. (Evento).
Projetos de pesquisa
-
2021 - 2022
Gestão em Saúde e Hábitos Orais Deletérios, Descrição: Desenvolvimento de Objeto de Aprendizagem para os gestores e profissionais da Saúde sobre Hábitos Orais Deletérios. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcelo Schenk de Azambuja - Coordenador / Andrea Wander Bonamigo - Integrante / Maria Fernanda Jerez Aguilar - Integrante.
-
2021 - Atual
Gestão de Enfermagem e Lean Healthcare, Descrição: O Lean Healthcare e propostas de melhorias de processos em uma emergência pediatrica. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Marcelo Schenk de Azambuja - Coordenador / Simone Travi Canabarro - Integrante / Taise Reichert - Integrante.
-
2021 - Atual
Elaboração de um Protocolo de Identificação de Amostras em Ambiente Hospitalar, Descrição: Elaboração de um Protocolo de Identificação de Amostras em Ambiente Hospitalar. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Marcelo Schenk de Azambuja - Coordenador / Andrea Wander Bonamigo - Integrante / Aimée Lersch - Integrante.
-
2021 - Atual
Modelo Digital para Gestão da Manutenção Hospitalar, Descrição: Desenvolvimento de um Modelo Digital (Sistema Informatizado) para Gestão da Manutenção Hospitalar. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcelo Schenk de Azambuja - Coordenador / Juliana Herbert - Integrante / Jeferson Andreoli - Integrante.
-
2020 - 2021
A PESSOA IDOSA E O CUIDADO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE, Descrição: A Atenção Primária à Saúde (APS) pode ser definida como um conjunto de cuidados em saúde cientificamente reconhecidos, de abrangência universal, que visam à integralidade da atenção aos indivíduos e famílias. No Brasil, a adoção da APS, como modelo de cuidado prioritário, ocorreu no início da década de 90 com a implantação das equipes de Saúde da Família (ESF), que se expandiram por todo o país, especialmente em municípios menores, ainda que se mantiveram equipes de APS, sem a composição da ESF. No contexto de transição epidemiológica de envelhecimento evidenciada nas últimas décadas, a atenção à saúde do idoso representa um desafio para gestores e profissionais de saúde, na medida em que há prevalência de doenças crônico-degenerativas, que impactam no maior consumo dos serviços de saúde e, consequentemente, aumento de gastos do setor saúde. Portanto, é fundamental uma APS resolutiva e de qualidade na atenção ao idoso, principal ponto de acesso à rede de saúde. Este estudo objetiva avaliar os serviços da APS (com e sem ESF) e as ações de Educação em Saúde desenvolvidas na atenção à saúde do idoso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com idosos de 08 municípios da Serra Gaúcha, sendo 04 deles com ESF (mais de 29% da população idosa) e 04 com APS sem ESF. Serão realizadas entrevistas semiestruturadas através do instrumento de avaliação da qualidade de serviços (SERVQUAL), adaptado para a APS, com inserção da dimensão Educação em Saúde. Os resultados serão analisados à luz da abordagem Hermenêutica-dialética e servirão para a elaboração de um produto educativo (livro em mídia digital) com orientações aos idosos e cuidadores, a ser disponibilizado para as equipes da APS como instrumento educativo de autocuidado, a fim de qualificar a atenção ao idoso.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Marcelo Schenk de Azambuja - Coordenador / Andrea Wander Bonamigo - Integrante / Vanessa Trinitnaglia - Integrante.
-
2020 - 2021
O USO DO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: da implantação à ferramenta de gestão, Descrição: .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcelo Schenk de Azambuja - Coordenador / Filipe Santana - Integrante / Gláucia Hohenberger - Integrante.
-
2019 - Atual
As Contribuições da Gestão da Informação em Processos de Integração de Programas de Promoção da Saúde e de Segurança e Saúde no Trabalho em um Complexo Hospitalar, Descrição: As Contribuições da Gestão da Informação em Processos de Integração de Programas de Promoção da Saúde e de Segurança e Saúde no Trabalho em um Complexo Hospitalar saúde, aliados ao exercício dos programas de cunho legal da segurança e saúde no trabalho em um complexo hospitalar.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Marcelo Schenk de Azambuja - Coordenador / Ivon Grtel Winkler Maisonnave - Integrante.
-
2017 - Atual
PLANOS DE PARTO: A INTEGRAÇÃO DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE NO PRÉ-NATAL, PARTO E PUERPÉRIO COM A UTILIZAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS, Descrição: Este trabalho tem a proposição de criar uma plataforma em digital que poderá ser acessada por computadores e dispositivos móveis, com o intuito de aproximar a gestante do ambiente onde realizará seu parto. Através da produção de um tutorial para exploração dos recursos oferecidos pela maternidade em estudo e a construção de um plano de parto, pretende-se proporcionar a familiarização com as melhores práticas adotadas na assistência ao parto e nascimento embasada nos protocolos atuais disponibilizados pelo Ministério da Saúde.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Schenk de Azambuja - Coordenador / ANA LUCIA GALBARINO AMARAL - Integrante / Simone Travi Canabarro - Integrante.
-
2017 - Atual
Indicadores de Desempenho em Farmácia Hospitalar, Descrição: O projeto visa desenvolver um conjunto de indicadores de desempenho para Farmácia Hospitalar do Complexo Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Marcelo Schenk de Azambuja - Coordenador / Lucélia Hernandes Lima - Integrante / Karine Blat - Integrante.
-
2016 - Atual
SERVIÇOS AMBULATORIAIS DE SAÚDE: CONHECENDO A REALIDADE SOBRE AS AÇÕES DE PREVENÇÃO DE INFECÇÕES, Descrição: Os serviços ambulatoriais de saúde como as clínicas médicas privadas com procedimentos invasivos têm de forma crescente incorporado tecnologia e aumentam em numero e diversidade. Diferente dos hospitais que tem legislação específica e recebem ação direta da vigilância sanitária devido a sua complexidade, os serviços ambulatoriais precisam de forma autônoma implantar as ações de prevenção a partir de um Programa de Controle de Infecções e Educação no Serviço para a melhoria da qualidade assistencial.Objetivos: Conhecer a estrutura existente nos serviços ambulatoriais de saúde quanto à prevenção das infecções relacionadas à assistência em saúde para desenvolver um produto educativo, direcionado às necessidades encontradas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Marcelo Schenk de Azambuja - Coordenador / Carla Maria Oppermann - Integrante / CAREGNATO, RITA CATALINA AQUINO - Integrante.
-
2014 - Atual
A Educação Permanente e a Produção de Recursos Educacionais na Vigilância Epidemiológica em Saúde, Descrição: Desenvolver Objetos de Aprendizagem para uso de Agentes Comunitários em Saúde em ações de vigilância e prevenção de doenças transmissíveis (AIDS, TUBERCULOSE, DSTs, Hepatites) para a Saúde Pública na Região Sul do país. Descritores: Vigilância Epidemiológica. Educação em Saúde. Políticas de Saúde e Recursos Humanos. Recursos Educacionais e Objetos de Aprendizagem. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcelo Schenk de Azambuja - Coordenador / Katia Cilene Pacheco - Integrante / Andrea Wander Bonamigo - Integrante.
-
2013 - Atual
Análise do Perfil Empreendedor do Discente da UFCSPA, Descrição: Com o estudo pretende-se descobrir o grau de empreendedorismo dos alunos da universidade, criando bases conceituais e verificando outras possibilidades para aprendizado e desenvolvimento de habilidades e competências para o tema.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Schenk de Azambuja - Coordenador / Cleidilene Ramos Magalhães - Integrante / Sérgio Kakuta Kato - Integrante / Sílvio César Cazella - Integrante / Carolina Sturm Trindade - Integrante / Ana Carolina Faedrich dos Santos - Integrante., Financiador(es): FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE - Outra.
Prêmios
2006
Mencion de Honor 1o. Lugar - Cat Comunicacón Organizacional, UEB EXPOCOMSUR 2006 - Comunicación para la Integración del Mercosur.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Depto de Educação e Informação em Saúde. , Rua Sarmento Leite, 245, Centro, 90050170 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (051) 33039000, Ramal: 8839, URL da Homepage:
Experiência profissional
2017 - Atual
Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto AlegreVínculo: , Enquadramento Funcional:
1996 - 2006
TQS - CONSULTORIA E CAPACITAÇÃO EMPRESARIALVínculo: Empresa própria, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 20
Outras informações:
Empresa própria. Consultor na área de turismo, hotelaria e lazer. Consultor na área da Qualidade Total e em Serviços, atuação em diagnósticos empresariais, planejamento, implantação e acompanhamento de programas de qualidade, treinamento e capacitação de equipes para a qualidade. Desenvolvimento, através de parcerias de planos de marketing, gerência de projetos, viabilidade econômica, pesquisa de mercado e projetos de normalização.
2011 - Atual
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto AlegreVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Disciplinas Empreendedorismo e Marketing em Saúde, Empreendedorismo e Marketing em Fisioterapia, Gestão em Saúde, Gerenciamento I e II em Enfermagem, Gestão em Gastronomia e Orientação em Gastronomia.
Gerente dos Laboratórios da Pós-Graduação - nomeado em 01.06.2013, passando ao regime de 40 horas.
Atividades
-
09/2017
Pesquisa e desenvolvimento, PPG Tecnologias da Informação e Gestão em Saúde.Linhas de pesquisa
-
08/2014
Pesquisa e desenvolvimento, PPGENSAU Programa de Pós Graduação em Saúde UFCSPA.Linhas de pesquisa
-
01/2014
Direção e administração, Coordenação de Curso.Cargo ou função, Coordenação do Curso de Gestão em Saúde.
-
11/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário.Cargo ou função, Membro do CONSUN.
-
12/2012 - 12/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário.Cargo ou função, Câmara de Planejamento, Orçamento e Gestão do Consun.
-
09/2012 - 12/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê Gestor de Tecnologia de Informação CGTI.Cargo ou função, Membro do Comitê.
2010 - 2013
Sociedade Educacional do Rio Grande do SulVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações:
Lecionou no Curso de Hotelaria disciplinas de Controles e Gestão e no Curso de Administração e Comércio Exterior disciplina na área da Qualidade, além de orientação de trabalhos de conclusão de curso.
Lecionou no Curso de Especialização em Gestão de Projetos a disciplina Comunicação, Qualidade e Avaliação de Projetos.
1998 - 2009
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulVínculo: Professor horista, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 24
Atividades
-
03/2003
Ensino, Bacharelado em Hotelaria, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I & II, Trabalho de Conclusão de Curso, Projeto Experimental, Gestão da Qualidade em Serviços Hoteleiros, A Arte da Gastronomia, Teoria e Prática Operacional em Hospedagem III, Teoria e Prática Operacional em Hospedagem I, Gestão Hoteleira
-
03/1998
Ensino, Turismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Serviços de Alimentação e o Turismo, Administração de Serviços de Alimentação, Adminstração Hoteleira I, Adminstração Hoteleira II, Laboratório de Turismo, Meios de Hospedagem e o Turismo, Orientação de Estágio, Orientação de Monografia e Orientação de Projetos Experimentais
-
01/2003 - 12/2006
Direção e administração, PUCRS - Faculdade de Comunicação Social.Cargo ou função, Coordenador do Curso de Bacharelado em Hotelaria.
-
03/2005 - 12/2005
Direção e administração, PUCRS - Faculdade de Comunicação Social.Cargo ou função, Coordenador do Curso de Pós-Graduação Latu Sensu em Comunicação e Marketing em Turismo.
-
03/2000 - 08/2000
Ensino, Especialização Em Turismo, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Orientação de Trabalho de Conclusão (na edição de 2006), Orientação de Trabalho de Conclusão (na edição de 2005), Gestão Hoteleira (Professor na edição de 2006), Sistemas de Qualidade e o Turismo (professor na edição de 2005), Comunicação de Massa e Turismo (Professor na edição de 2000)
2002 - 2009
PUCRS - Faculdade de Comunicação SocialVínculo: pesquisa, Enquadramento Funcional: Professor Horista
Outras informações:
Partcipação no Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional - GEACOR, liderado pela Profa Cleusa Maria Andrade Scroferneker
2008 - Atual
Universidade do Vale do Rio dos SinosVínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Eventual
Outras informações:
Leciona disciplinas relacionadas ao Turismo e Gastronomia para o Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia
1999 - 2000
Universidade de Santa Cruz do SulVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0
Atividades
-
03/1999 - 06/2001
Ensino, Turismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Adminstração de Meios de Hsopedagem, Estágio supervisonado em hotelaria, Projeto Experimental em Hotelaria, Orientação de Monografia
1993 - 1996
Itaimbé Palace HotelVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Geral, Carga horária: 40
Outras informações:
Gerente Geral
1990 - 1992
Club MediterraneeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Serviços, Carga horária: 40
Outras informações:
Gerente de Serviços de Transportes Village Rio das Pedras (RJ/BR),
Gerente de Serviços de Transportes Village Itaparica (BA/BR),
Gerente de Serviços de Turismo Village Les Alamadies (Senegal)
1989 - 1990
Hotel Laje de PedraVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: empregado, Carga horária: 44
Outras informações:
Gerente da Central de Reservas - Hotel Laje de Pedra e Jurerê Praia Hotel
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marcelo Schenk de Azambuja e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?