Maria Dânia Holanda Tenorio
É professora Associada IV da Faculdade de odontologia-UFAL desde 2012. Possui mestrado em Odontologia (Odontopediatria) pela Universidade de Pernambuco (1985) e doutorado em Odontologia pela Universidade de Pernambuco (1998). Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontopediatria, atuando principalmente nos seguintes temas: cárie, dentes decíduos, prevenção e comportamento.
Informações coletadas do Lattes em 13/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Odontologia
1994 - 1998
Universidade de Pernambuco
Título: Parâmetros bioquímicos,velocidade de formação da placa dental e sua relação com a experiência de cárie em crianças de 11 a 13 anos de idade
Orientador: Mlton Fernando de Andrade e Silva
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Palavras-chave: placa dental,flúor,cálcio, cárie; FÓSFORO.Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Odontopediatria. Setores de atividade: Saúde Humana.
Mestrado em Odontologia (Odontopediatria)
1982 - 1985
Universidade de Pernambuco
Título: CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DAS ANOMALIAS BUCAIS EMCRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN,Ano de Obtenção: 1985
Orientador: RANILSON ALVES AMORIM
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Palavras-chave: MONGOLISMO; SÍNDROME DE DOWN; ANOMALIAS DENTÁRIAS.Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Odontopediatria. Setores de atividade: Saúde Humana.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Odontopediatria.
Participação em eventos
XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTOMATOLOGIA E PATOLOGIA ORAL. Childhood hyperbylirubinemia affects the micromorphology of dentin human. 2014. (Congresso).
2. VI Congresso Paraibano de Odontologia, I Congresso de técnicos e estudantes de Prótese Dentária da ABO-PB, VII Encontro de acadêmicos de Odontologia da Paraiba. A Estética na odontopediatria. 2011. (Congresso).
42º.Encontro do Grupo Brasileiros de Professores de ortodontia e odontopediatria. Análise do grau de penetração e efeito remineralizador do Sulfato ferroso em dentes decíduos: estudo ex vivo. . 2011. (Encontro).
27o. Congresso Internacionl de Odontologia de São Paulo. Banco de dentes da Faculdade de Odontologia -UFAL. 2009. (Congresso).
V Congresso Acadêmico da UFAL. Banco de Dentes Humanos da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Alagoas. 2008. (Congresso).
V Congresso Acadêmico da UFAL. INDUÇÃO IN VITRO DE MANCHAS NAS SUPERFÍCIES DE DENTES DECÍDUOS: EFEITO DO SULFATO FERROSO.. 2008. (Congresso).
XV Congresso Internacional de Odontologia da Bahia. Odontodisplasia Regional e o aparelho de Bimler. 2008. (Congresso).
IV Congresso Acadêmico da UFAL. Projeto de atendimento odontológico do Núcleo de Desenvolvimento Infantil da UFAL. 2007. (Congresso).
XIV Congresso Internacional de Odontologia da Bahia. Análise comparativa da determinação eletrônica radiográfica do comprimento do canal radicular em dentes decíduos.. 2006. (Congresso).
XIV Congresso Internacional de Odontologia da Bahia. Análise comparativa da determinação eletrônica radiográfica do comprimento do canal radicular em dentes decíduos.. 2006. (Congresso).
II Jornada Alagoana de Biologia Oral.O desconforto gengival da erupção pode ser aliviado utilizando-se um gel comercial?. 2006. (Oficina).
20. Congresso Brasileiro de Odontopediatria. A valorização do Odontopediatra frente aos planos de saúde. 2005. (Congresso).
20 Congresso Brasileiro de Odontopediatria. Morfologia dos dentes decíduos: aspectos que dificultam a prática clínica. 2005. (Congresso).
XXXV Encontro Científico Anual do Grupo Brsileiro de Professores de Ortodontia e Odontopediatria.Tratamento de cárie precoce na infância em um paciente cardíaco: uma abordagem minimamente invasiva.. 2004. (Encontro).
XV Congresso cearense de Odontologia e XIV Congresso Nordestino de odontologia. Condiçào de saúde bucal em pacientes especiais da cidade de Maceió/Al.. 2003. (Congresso).
16o.Congresso Internacional de Odontologia do Rio de janeiro(CIORJ),. Recursos auxiliares para o atendimento de pacientes com necessidades especiais.. 2003. (Congresso).
IV Congresso Alagoano de odontologia. Sucção digital - observação em ultra-sonografia e em recém-nascidos. 2003. (Congresso).
IV Congresso Alagoano de Odontologia. Cárie rampante em paciente cardíaco: tratamento não-operatório e controle por quatro anos. 2003. (Congresso).
XXX Encontro do grupo brasileiro de professores de ortodontia e odontopediatria. Parâmetros Bioquímicos ,velocidade de formação da placa dental e sua relação com a experiência de cárie, em escolares de 11 a 13 anos de idade. 1999. (Congresso).
II Congresso Alagoano de Odontologia e XXVI Semana Odontológica da Cidade Sorriso - Maciodonto/99. Banco de dentes decíduos-nova opção de material restaurador. 1999. (Congresso).
Encontro da Sociedade de Odontopediatria de Alagoas.Atitudes Preventivas dos Odontopediatras de Maceió. 1997. (Encontro).
XIII Congresso Pernambucano, VIII Congresso Norte-Nordeste de Odntologia. Odontopediatria da conduta e técnicas de manejo no consultório. 1996. (Congresso).
2o.Congresso Sergipano de Odontologia e 2o. Encontro Nordestino sobre respirador bucal. Odontopediatria da conduta e técnicas de manejo no consultório. 1996. (Congresso).
XXVIIICongresso Brasileiro de odontologia, IX Congresso Bahiano de Oodntologia, VII Seminário Brasileiro de Promoção de saúde bucal. Personalizando Estratégias de Intervenção Preventiva de acordo com o risco de cárie.. 1996. (Congresso).
XXVIII Congresso Brasileiro de odontologia, IX Cingresso bahiano de Odontologia, VII Seminário Brasileiro de promoção de saúde bucal.. Uso Racional do Flúor em crianças de 0 a 30 meses de idade.. 1996. (Congresso).
Participação em bancas
TENORIO, M. D. H.; BEATRICE, L. C. S.; STANFORD, T. L. M.. Prevalência de cárie e determinação do crescimento ponderal e corporal utilizando-se a dieta básica regional modificada- Estudo em ratos.. 2005. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
TENORIO, M. D. H.; SILVA, M. F. A.. Ingestão de Flúor contido em dentrifício e na água de abastecimento público da cidade de Penedo:ênfase no risco de fluorose dentária.. 2002. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança) - Universidade Federal de Alagoas.
TENORIO, M. D. H.. Avaliação da resistência ao cisalhamento de diferentes sistemas adesivos à dentina de decíduos e permanentes. 2001. Tese (Doutorado em Odontologia) - Universidade de Pernambuco.
Matta N.R.E.; WANDERLEY, J.;TENORIO, M. D. H.. Avaliação da deformação plástica de elásticos ortodônticos em cadeia: ensaio "in vitro".. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Odontopediatria) - Universidade Federal de Alagoas.
TENORIO, M. D. H.SANTOS, L. M.SANTOS, N. B.. Determinação eletrônica do comprimento de canal radicular em molares decíduos. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Odontopediatria) - Universidade Federal de Alagoas.
SANTOS, L. M.TENORIO, M. D. H.; CAVALCANTE, A. M.. REABILITAÇÃO BUCAL ANTERIOR EM ODONTOPEDIATRIA-RELATO DE CASO. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Odontopediatria) - Universidade Federal de Alagoas.
MAIOR, C. M. S.;TENORIO, M. D. H.; CANUTO, M. C. S.; AMARAL, I. C.. Experiência de Cárie, Hábitos alimentares e de Higiene bucal em crianças de 6 a 36 meses de idade e o nível de informação das mães sobre saúde bucal. 2001 - Universidade Federal de Alagoas.
SILVA, M. M. P.;TENORIO, M. D. H.; A.M.F, S.. Fotografia intrabucal como método auxiliar para diagnóstico em odontopediatria. 2001 - Universidade Federal de Alagoas.
TENORIO, M. D. H.; Wanderley MS; SANTOS, L. C. O.. Exodontia em ambiente ambulatorial de paciente com Síndrome de Sturge-Weber. Relato de caso. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ODONTOLOGIA) - Universidade Federal de Alagoas.
TENORIO, M. D. H.; MACHADO, J. L.; SIMOES, D.. Clareamento extrínseco com ácido oxálico em dentes decíduos manchados pelo sulfato ferroso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ODONTOLOGIA) - Universidade Federal de Alagoas.
TENORIO, M. D. H.SANTOS, L. M.; NASCIMENTO, P. B. L.. Barros. O potencial cariostático de quatro diferentes tipos de selantes em dentes bovinos: estudo ex-vivo . 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Alagoas.
TENORIO, M. D. H.; MACHADO, J. L.; SANTOS, L. C. O.. Atividade do ziziphus joazeiro matius e do cetoconazol adicionado à resina acrílica ativada termicamente para base de prótese.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Alagoas.
TENORIO, M. D. H.SANTOS, L. M.; NASCIMENTO, P. B. L.. Ribeiro.Efeito remineralizador da combinação de um verniz fluoretado com três dentifrícios infantis em lesões de cárie em esmalte decíduo. . 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Alagoas.
TENORIO, M. D. H.SANTOS, L. M.. POTENCIAL CANOSTÁTICO DE DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE DIAMINO FLUORETO DE PRATA EM ESMALTE DECÍDUO.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ODONTOLOGIA) - Universidade Federal de Alagoas.
TENORIO, M. D. H.; WANDERLEY, J.; Matta N.R.E.. .RECONHECIMENTO DA CLASSIFICAÇÃO DE ANGLE POR PRATICANTES DE ORTODONTIA DA CIDADE DE MACEIÓ - AL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ODONTOLOGIA) - Universidade Federal de Alagoas.
TENORIO, M. D. H.SANTOS, L. M.. Efeito dos níveis de flúordo Diamino fluoreto de prata sobre a progressão de cárie em esmalte decíduo.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ODONTOLOGIA) - Universidade Federal de Alagoas.
TENORIO, M. D. H.SANTOS, L. M.SANTOS, N. B.. D. Fortes.Selamento apical de canais radiculares de molares decíduos: influência da técnica de obtruração e do tipo de selador.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ODONTOLOGIA) - Universidade Federal de Alagoas.
TENORIO, M. D. H.; Matta N.R.E.. Avaliação radiográfica da sequência de erupção dos caninos e primeiros premolares: Uma análise para extração seriada.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ODONTOLOGIA) - Universidade Federal de Alagoas.
SANTOS, L. M.TENORIO, M. D. H.SANTOS, N. B.. Avaliação da microinfiltração so selante oclusal do esmalte decíduo: Efeito de diferentes técnicas de aplicação.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ODONTOLOGIA) - Universidade Federal de Alagoas.
TENORIO, M. D. H.SANTOS, L. M.SANTOS, N. B.. Avaliação de produtos fluoretados no desenvolvimento de lesãoes de cárie em dentes decíduos: estudo in vitro. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ODONTOLOGIA) - Universidade Federal de Alagoas.
MACHADO, J. L.;TENORIO, M. D. H.; LORENA, M. J.. Alaterações de permeabilidade do esmalte dentário humano submetido ao peróxido de carbamida a 10% e 37%: Estudo in vitro.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ODONTOLOGIA) - Universidade Federal de Alagoas.
SANTOS, L. M.TENORIO, M. D. H.SANTOS, N. B.. Urgência em odontopediatria. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ODONTOLOGIA) - Universidade Federal de Alagoas.
RODRIGUES, A. F. S. DE C. E. R. M.;TENORIO, M. D. H.; MACHADO, J. L.. Associação entre aleitamento materno, hábito de sucção não nutritivo.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ODONTOLOGIA) - Universidade Federal de Alagoas.
AGOSTINHO, F. L. F.;TENORIO, M. D. H.; MACHADO, J. L.; LINS, H. C.. Agostinho.Avaliação da efetividade de uma técnica de impacto visual em promoção de saúde bucal - imagens negativas e positivas. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ODONTOLOGIA) - Universidade Federal de Alagoas.
BRANDÃO, H. A. S. E. R. D.;TENORIO, M. D. H.; AMARAL, I. C.. Técnica restauradora utilizando coroa Abley em dentes decíduos. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ODONTOLOGIA) - Universidade Federal de Alagoas.
OLIVEIRA, O. C. G. J. V. A. C.;TENORIO, M. D. H.; SILVA, M. F. A.. Costa de Oliveira.Variação das concentrações de Cálcio e fosfóro na placa dental após mastigação de quijos. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ODONTOLOGIA) - Universidade Federal de Alagoas.
ROCHA, W. S. F. E. J. M.;TENORIO, M. D. H.; A.M.F, S.. Métodos de diagnóstico de cáries em dentes decíduos. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ODONTOLOGIA) - Universidade Federal de Alagoas.
TENORIO, M. D. H.. Manchamento "in vitro" de diferentes tipos de materiais restauradores estéticos. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ODONTOLOGIA) - Universidade Federal de Alagoas.
TENORIO, M. D. H.. Reabilitação oral em pacientes com displasia ectodérmica;Relato de um caso. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ODONTOLOGIA) - Universidade Federal de Alagoas.
TENORIO, M. D. H.. Comparação da performance do Kavo Diagno dent em relação ao novo sistema de detecção e classificação de cárie. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ODONTOLOGIA) - Universidade Federal de Alagoas.
SILVA, M. F. A.;TENORIO, M. D. H.; ALVES, T. D. B.. Concurso público para Professores da disciplina de Odontologia Infantil-Clinica Integrada Infantil. 2008. Universidade Federal de Alagoas.
TENORIO, M. D. H.SANTOS, L. M.; WAGNER, R.. Provas e Títulos para Carreira de Magistério Superior. 2006. Universidade Federal de Sergipe.
TENORIO, M. D. H.; SILVA, M. F. A.. professor adjunto da disciplina de odontopediatria. 2002. Universidade Federal de Alagoas.
MACHADO, J. L.;TENORIO, M. D. H.. Revalidação de Diplomas. 2010. Universidade Federal de Alagoas.
TENORIO, M. D. H.SANTOS, L. M.; Matta N.R.E.. Avaliação de Estágio probatório Prof Natanael Barbosa dos Santos. 2009. Universidade Federal de Alagoas.
TENORIO, M. D. H.SANTOS, L. M.; NASCIMENTO, P. B. L.. Monitoria da Disciplina de Clinica Integrada Infantil. 2009. Universidade Federal de Alagoas.
TENORIO, M. D. H.SANTOS, L. M.; NASCIMENTO, P. B. L.. Monitoria da Disciplina de Clínica Integrada Infantil. 2008. Universidade Federal de Alagoas.
SANTOS, L. M.; NASCIMENTO, P. B. L.;TENORIO, M. D. H.. Monitoria da Disicplina de Clinica Integrada Infantil. 2007. Universidade Federal de Alagoas.
TENORIO, M. D. H.. Comissão Julgadora de Trabalhos Científicos. 2005. Associação Brasileira de Odontopediatria.
TENORIO, M. D. H.. Comissão Examinadora de painle Científico. 2004.
TENORIO, M. D. H.. monitoria da disciplina de odontopediatria. 2003.
TENORIO, M. D. H.. Comissão julgadora do Fórum Profissionais. 2003. Associação Brasileira de odontologia.
TENORIO, M. D. H.. monitoria da disciplina de odontopediatria. 2002. Universidade Federal de Alagoas.
TENORIO, M. D. H.; SILVA, M. F. A.. dissertação de mestrado em saúde da criança. 2002. Universidade Federal de Alagoas.
TENORIO, M. D. H.; PUBLIO, P.. Comissão julgadora do Fórum Profissionais. 2001. Universidade Federal de Alagoas.
TENORIO, M. D. H.. monitoria para disciplina de odontopediatria. 2001. Universidade Federal de Alagoas.
TENORIO, M. D. H.; RODRIGUES, C. F. S.. X Encontro de iniciação Científica da Universidade federal de Alagoas. 2000. Universidade Federal de Alagoas.
Orientou
Análise comparativa da cor e microdureza do esmalte de incisivos decíduos, submetidos ao Sulfato ferroso puro, complexado e à clorhexidine; ; Início: 2010; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ODONTOLOGIA) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);
Pereira; CLAREAMENTO EXTRÍNSECO COM ÁCIDO OXÁLICO EM DENTES DECIDUOS MANCHADOS PELO SULFATO FERROSO; ; Início: 2012; Iniciação científica (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);
Condição de saúde bucal de crianças internas em hospitais da cidade de maceió-AL; ; 2005; Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança) - Universidade Federal de Alagoas,; Orientador: Maria Dânia Holanda Tenorio;
Percepção atual de escolares de ensino fundamental sobre a consulta odontológica; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Odontologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Dânia Holanda Tenorio;
Complicações bucais em uma criança de 05 anos de idade portadora de atresia do esôfago; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Odontopediatria) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Dânia Holanda Tenorio;
Tratamento Restaurador atraumático: Opção simples e eficaz na melhoria do índice de cárie dentária na Estratégia Saúde da Família; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Odontologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Dânia Holanda Tenorio;
FOTOGRAFIA INTRABUCAL COMO MÉTODO AUXILIAR PARA DIAGNÓSTICO EM ODONTOPEDIATRIA; 2000; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Odontologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Dânia Holanda Tenorio;
EXPERIÊNCIA DE CÁRIE, HÁBITOS ALIMENTARES E DE HIGIENE BUCAL EM CRIANÇAS DE 6 A 36 MESES DE IDADE E O NÍVEL DE INFORMAÇÃO DAS MÃES SOBRE SAÚDE BUCAL; 2000; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Odontologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Dânia Holanda Tenorio;
INTERRELAÇÃO PEDIATRIA-ODONTOPEDIATRIA NA SAÚDE BUCAL; 1997; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Odontologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Dânia Holanda Tenorio;
SÍNDROME DE MÖBIUS - RELATO DE CASO; 1996; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Odontologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Dânia Holanda Tenorio;
ESTADO NUTRICIONAL E ALTERAÇÕES BUCAIS EM CRIANÇAS DE 3 A 12 ANOS DE IDADE; 1996; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ONDOTOLOGIA) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Dânia Holanda Tenorio;
EXODONTIA EM AMBIENTE AMBULATORIAL DE UM PACIENTE COM SÍNDROME DE STURGE-WEBER: RELATO DE CASO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ODONTOLOGIA) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Dânia Holanda Tenorio;
Clareamento extrínseco com ácido oxálico em dentes decíduos manchados pelo sulfato ferroso; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ODONTOLOGIA) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Dânia Holanda Tenorio;
Clareamento extrínseco de manchas em dentes decíduos induzidas pelo Sulfato ferroso; Estudo ex vivo; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Dânia Holanda Tenorio;
Análise do grau de penetração e efeito remineralizador do Sulfato ferroso em dentes decíduos: estudo ex vivo; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Dânia Holanda Tenorio;
AVALIAÇÃO DOS PRONTUÁRIOS CLÍNICOS DA DISCIPLINA DE ODONTOPEDIATRIA DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (FOUFAL); ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ODONTOLOGIA) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Dânia Holanda Tenorio;
O SIGNIFICADO PSICOLÓGICO DA TROCA DE DENTES DECÍDUOS PARA ESCOLARES DE 6 A 10 ANOS DE IDADE; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ODONTOLOGIA) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Dânia Holanda Tenorio;
Odontodisplasia Regional e o Aparelho Funcional de Bimler: Relato de caso; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ODONTOLOGIA) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Dânia Holanda Tenorio;
V; de Negreiros Piatti; Theresa L; A C; Lins; Efeito do sulfato ferroso nas superfícies de dentes decíduos:Relato de 4 casos; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ODONTOLOGIA) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Dânia Holanda Tenorio;
Lima; Joyce Aline Tenorio de Souza; Clínica Integrada Infantil: Dificuldades encontradas pelos alunos do 5o ano de Odontologia; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ODONTOLOGIA) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Dânia Holanda Tenorio;
; Urgência em Odontopediatria; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ODONTOLOGIA) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Dânia Holanda Tenorio;
Erupção de dentes decíduos: evidências clínicas e o uso de um gel comercial para o alívio dos desconfortos gengivais; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ODONTOLOGIA) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Dânia Holanda Tenorio;
A importância da formação odontológica voltada para as ações públicas interdisciplinares e multiprofissionais; ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ODONTOLOGIA) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Dânia Holanda Tenorio;
Dantas Remígio;Izabele Monteiro Valença; Condição de saúde bucal dos pacientes com necessidades especiais da cidade de Maceió/Al; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ODONTOLOGIA) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Dânia Holanda Tenorio;
Perfil de atendimento odontológico aos pacientes portadores de necessidades especiais da cidade de Maceió-Al; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ODONTOLOGIA) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Dânia Holanda Tenorio;
Cárie rampante em paciente cardíaco: tratamento não operatório e controle por quatro anos; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ODONTOLOGIA) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Dânia Holanda Tenorio;
TRAUMATISMO NA DENTIÇÃO DECÍDUA E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA DENTIÇÃO PERMANENTE; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ODONTOLOGIA) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Dânia Holanda Tenorio;
IATROGENIA EM ODONTOPEDIATRIA; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ODONTOLOGIA) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Dânia Holanda Tenorio;
Efeito do Sulfato Ferroso em dentes deíduos: Estudo in vitro; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em ODONTOLOGIA) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Dânia Holanda Tenorio;
Hábito de sugar o dedo - observação em ultra-sonografia e contrale do hábito em recém nascidos; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em ODONTOLOGIA) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Dânia Holanda Tenorio;
ENDO-JUÁ UMA ALTERNATIVA NOS CANAIS RADICULARES; 1999; Iniciação Científica; (Graduando em ODONTOLOGIA) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Dânia Holanda Tenorio;
Produções bibliográficas
-
TENORIO, M. D. H. ; SILVA, M. F. A. ; TENORIO, D. M. H. . Tratamento de cárie precoce na infância em um paciente cardíaco: uma abordagem minimamente invasiva. Revista ABO Nacional , v. 17, p. 376-380, 2010.
-
TENORIO, M. D. H. ; COTA, A. L. S. ; TENORIO, D. M. H. . Importância da anatomia dos dentes deciduos para os procedimentos clínicos. Odontologia Clínico-Científica (Impresso) , v. 8, p. 21-28, 2009.
-
MONTONI, K. M. M. ; TENORIO, M. D. H. ; SANTOS, L. M. ; SANTOS, N. B. . Percepção dos escolares de ensino fundamental da rede pública da cidade de Maceió-Al sobre a consulta odontológica. Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde , v. 11, p. 24-29, 2009.
-
SANTOS, L. M. ; Araújo, MJ ; REIS JIL ; TENORIO, M. D. H. . Determinação eletrônica do comprimento do canal radicular em molares decíduos. Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada , v. 9, p. 193-197, 2009.
-
SANTOS, L. M. ; REIS JIL ; TENORIO, M. D. H. ; AREDES, S. O. ; NEIVA, A. C. . Diagnóstico de cárie secundária e substituição de restauração. Odontologia Clínico-Científica (Impresso) , v. 8, p. 141-145, 2009.
-
Amorim N A ; SILVA TRC ; SANTOS, L. M. ; TENORIO, M. D. H. ; REIS JIL . Urgência em Odontopediatria: Perfil de Atendimento da Clínica Integrada Infantil da FOUFAL.. Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada , v. 7, p. 223-227, 2007.
-
AMARAL, K. C. B. ; TENORIO, M. D. H. . Condição de saúde bucal de crianças internas em hospitais da Cidade de Maceió-AL.. Odontologia Clínico-Científica (Impresso) , v. 5, p. 267-273, 2006.
-
TENORIO, M. D. H. ; ROCHA, J. E. S. ; FRAGA, A. B. ; TENORIO, D. M. H. ; PEREIRA, P. S. . Sucção Digital: Observação em ultra-sonografia e em recém-nascidos.. RB. Radiologia Brasileira (Impresso) , v. 38, n.6, p. 435-438, 2005.
-
TENORIO, M. D. H. ; BARBOSA,T.M, ; FIGUEIREDO,L.E, . SÍNDROME DE MÖBIUS- RELATO DE CASO. Revista ABO Nacional , PORTO ALEGRE, v. 2, n.5, p. 315-318, 1998.
-
TENORIO, M. D. H. . O Banco de dentes da faculdade de odontologia -UFAL. Jornal da Associação Brasileira de Odontologia-Alagoas, Maceió-AL, p. 18 - 18, 24 dez. 2006.
-
TENORIO, M. D. H. . Os seis meses de vida do bebê e a prevenção da cárie dental. Gazeta de Alagoas, Alagoas, p. 4 - 4, 30 out. 1994.
-
TENORIO, M. D. H. . A valorização do Odontopediatra frente aos planos de saúde. In: 20. Congresso Brasileiro de Odontopediatria, 2005, Recife. Odontologia Clinico-Científica. Recife: Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco, 2005. v. 4. p. 5-61.
-
TENORIO, M. D. H. ; SILVA, M. F. A. . Parâmetros bioquímicos, velocidade de formação da placa dental e sua relação com a experiência de cárie em crianças de 11 a 13 anos de idade.. In: XXX Encontro Brasileiro do grupo de Professores de Ortodontia e Odontopediatria., 2000, João Pessoa. 9o. Livro Anual do Grupo Brasileiro de Professores de Ortodontia e odontopediatria. São Paulo: Image Maker Comunicações, 2000. v. 9. p. 73-248.
-
TENORIO, M. D. H. . ODONTOPEDIATRIA DA CONDUTA E TECNICAS DE MANEJO NO CONSULTÓRIO. In: XIII CONGRESSO PERNAMBUCANO, VIII CONGRESSO NORTE-NORDESTE, 1996, RECIFE. ODONTOPEDIATRIA DA CONDUTA E TECNICAS DE MANEJO NO CONSULTÓRIO. RECIFE: SOCIEDADE DOS CIRURGIõES DENTISTAS DE PERNAMBUCO, 1996. p. 3-176.
-
COTA, A. L. S. ; TENORIO, M. D. H. . Morfologia dos dentes decíduos: aspectos que dificultam a prática clínica. In: 20 Congresso Brasileiro de Odontopediatria, 2005, Recife. Revista Odontologia Clínico-Científica. Recife, 2005. v. 4.. p. 27-27..
-
TENORIO, M. D. H. ; SILVA, M. F. A. . Tratamento de cárie precoce na infância em um paciente cardíaco: uma abordagem minimamente invasiva.. In: XXXV Encontro científico anual do Grupo Brasileiro de Professores de Ortodontia e Odontopediatria, 2004, Fortaleza. XXXV Encontro científico anual do Grupo Brasileiro de Professores de Ortodontia e Odontopediatria, 2004.
-
TENORIO, M. D. H. ; SILVA, M. F. A. . Tratamento de cárie precoce na infância em um paciente cardíaco: uma abordagem minimamente invasiva.. In: XXXV Encontro Científico Anual do Grupo Brsileiro de Professores de Ortodontia e Odontopediatria, 2004, Fortaleza. 14º Livro Anual do Grupo Brasileiro de Professores de Ortodontia e Odontopediatria. Fortaleza, 2004.
-
COTA, A. L. S. ; PESSOA, P. C. ; TENORIO, M. D. H. . Recursos auxiliares para o atendimento de pacientes com necessidades especiais. In: 16o.Congresso Internacional de Odontologia do Rio de janeiro(CIORJ),, 2003, Rio de Janeiro. 16o.Congresso Internacional de Odontologia do Rio de janeiro(CIORJ),. Rio de Janeiro, 2003.
-
SANTOS, L. M. ; REIS JIL ; TENORIO, M. D. H. ; AREDES, S. O. ; NEIVA, A. C. . Concordância entre examinadores no diagn´sotico de cárie secundária e substituição de restauração em molares decíduos. Odontologia Clínico-Científica (Impresso) , 2009.
-
Gauw ; COSTA, L. M. M. ; TENORIO, D. M. H. ; TENORIO, M. D. H. . Análise do grau de penetração e efeito remineralizador do Sulfato ferroso em dentes decíduos: estudo ex vivo. . 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TENORIO, M. D. H. ; FREITAS, L. M. M. V. ; LOPES, S. M. S. ; SILVA, J. R. ; GUSMAO., P. L. . A Estética na odontopediatria. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Ota, P H ; BELO, I. M. L. ; TENORIO, M. D. H. ; TENORIO, D. M. H. . Banco de dentes da Faculdade de Odontologia-UFAL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARROS, S. K. S. ; SOARES, D. A. ; CAVALCANTE, A. M. ; SANTOS, L. M. ; TENORIO, M. D. H. . Avaliação do Root ZX na determinação do comprimento do canal redicular em molares decíduos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FARDIN, A. B. ; LOURES, R. B. P. ; TENORIO, M. D. H. ; SANTOS, L. M. . Reconstrução coronária de incisivos decíduos com pinos de vidro e coroas de dentes naturais-relato de caso.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Gauw ; SA, A. P. T. ; TENORIO, M. D. H. . INDUÇÃO IN VITRO DE MANCHAS NAS SUPERFÍCIES DE DENTES DECÍDUOS: EFEITO DO SULFATO FERROSO.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BEZERRA, C. L. C. C. ; TENORIO, M. D. H. . Complicações bucais em uma criança de 05 anos de idade portadora de atresia do esôfago. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Neves, C M ; Hora, V ; TENORIO, M. D. H. ; Araújo, F A . Odontodisplasia Regional e o aparelho de Bimler. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Brito ,A C ; MONTONI, K. M. M. ; Rodrigues,FR ; TENORIO, M. D. H. ; Wanderley MS . Rânula congênita em um bebê de 6 meses de idade: Relato de caso. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MONTONI, K. M. M. ; TENORIO, M. D. H. ; SANTOS, L. M. ; SANTOS, N. B. . Percepção dos escolares de ensino fundamental sobre a consulta odontológica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
TENORIO, M. D. H. . Programa de atendimento odontológico do núcleo de desenvolvimento infantil da UFAL.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Alves, BC ; Rodrigues,FR ; TENORIO, M. D. H. . Projeto de atendimento odontológico do Núcleo de desenvolvimento Infantil da UFAL. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
TENORIO, M. D. H. . O desconforto gengival da erupção pode ser aliviado utilizandos-se um gel comercial?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Amorim N A ; SILVA TRC ; SANTOS, L. M. ; TENORIO, M. D. H. . Análise comparativa da determinação eletrônica radiográfica do comprimento do canal radicular em dentes decíduos.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
TENORIO, M. D. H. ; Tonholo J ; SILVA, M. F. A. ; Gauw ; SA, A. P. T. . Iniciação científica INDUÇÃO IN VITRO DE MANCHAS NAS SUPERFÍCIES DE DENTES DECÍDUOS: EFEITO DO SULFATO FERROSO. 2007. (Relatório de pesquisa).
TENORIO, M. D. H. ; TENORIO,H.M.D, . Projeto do Banco de Dentes da Universidade Federal de Alagoas. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto do Banco de Dentes da Universidade Federal de Alagoas).
TENORIO, M. D. H. ; TENORIO, D. M. H. . Instalação do Banco de Dentes da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Alagoas. 2006. (Relatório de pesquisa).
TENORIO, M. D. H. ; SANTOS, L. M. ; NASCIMENTO, P. B. L. . Programa de Assistência Odontológica às crianças do Núcleo de Desenvolvimento Infantil da UFAL. 2006. (Projeto de extensão).
TENORIO, M. D. H. . Programa de Assistência Odontológica aos escolares do Centro Social Pr. Albérico de Souza-Igreja Batista do Farol. 2006. (Projeto de extensão).
TENORIO, M. D. H. . Normas técnicas para o trabalho de conclusão do curso de odontologia- TCC. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Normas técnicas para o trabalho de conclusão do curso de odontologia- TCC).
TENORIO, M. D. H. ; COTA, A. L. S. ; Silva, L S E ; Almeida M L . Erupção de dentes decíduos: evidências clínicas e o uso de um medicamento para o alívio dos desconfortos gengivais.. 2004. (Relatório de pesquisa).
Projetos de pesquisa
-
2012 - 2013
CLAREAMENTO EXTRÍNSECO COM ÁCIDO OXÁLICO EM DENTES DECIDUOS MANCHADOS PELO SULFATO FERROSO., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria Dânia Holanda Tenorio - Coordenador / Edlla Thaisa Oliveira de Souza - Integrante / Luzia Raquel de Albuquerque Pereira - Integrante.
-
2010 - 2011
Análise comparativa da cor e microdureza do esmalte de incisivos decíduos, submetidos ao Sulfato ferroso puro, complexado e à clorhexidine., Descrição: Trata-se de um projeto de iniciação científica que objetiva analisar o esmalte de dente decíduo quando submetidos ao Sulfato ferroso, observando se há modificações na estrutura e cor.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Dânia Holanda Tenorio - Coordenador.
-
2007 - 2008
INDUÇÃO IN VITRO DE MANCHAS NAS SUPERFÍCIES DE DENTES DECÍDUOS: EFEITO DO SULFATO FERROSO, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria Dânia Holanda Tenorio - Coordenador / Milton Fernando de Andrade Silva - Integrante / Johnny Holanda de Gauw - Integrante / Ana Paula Tenorio de Sá - Integrante / Josealdo Tonholo - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
Prêmios
2006
Presidenta da Associação de Odontopediatria do Estado de Alagoas, Associação de Odontopediatria do Estado de Alagoas.
2005
Presidenta da Associação de Odontopediatria do Estado de Alagoas, Associação de Odontopediatria do Estado de Alagoas.
2004
Presidenta da Associação dos Odontopediatras do Estado de Alagoas, Odontopediatras de Alagoas.
2001
Membro titular da Academia Alagoana de Odontologia, Academia Alagoana de Odontologia.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Alagoas, Faculdade de Odontologia. , BR 104 Norte, Km 14, Tabuleiro do Martins, 57072-970 - Maceio, AL - Brasil, Telefone: (82) 2141169, Ramal: 1169, URL da Homepage:
Experiência profissional
1990 - Atual
Universidade Federal de AlagoasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Associada IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Odontologia, .,Linhas de pesquisa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maria Dânia Holanda Tenorio e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?