Francieli Schwerz Lange

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2008). MBA em Gestão de Projetos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2012). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Processos de Fabricação. Atuação na área de Engenharia de Produto, coordenação de equipe e coordenação de projetos. Desenvolvimento e responsabilidade técnica de projetos de produtos seriados e sob encomenda em indústrias de tecnologia e do segmento metal mecânico.

Informações coletadas do Lattes em 13/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia Mecânica

2002 - 2008

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Orientador: Moacir Eckhardt

Formação complementar

2013 - 2013

Extensão universitária em Design Estratétigico. (Carga horária: 16h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing.

2013 - 2013

Introdução ao Projeto de Produtos Injetados. (Carga horária: 20h). , SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Sul.

2010 - 2012

MBA em Gestão de Projetos. (Carga Horária: 432h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil. , Título: DESENVOLVIMENTO DA METODOLOGIA DE GESTÃO DE PROJETOS EM UMA EMPRESA. , Orientador: Juliano Reis.

2011 - 2011

Aplicabilidade do Aço. (Carga horária: 8h). , Associação do Aço do Rio Grande do Sul.

2003 - 2003

Leitura e Interpretação de Desenho Mecânico. (Carga horária: 80h). , SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Sul.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas/Especialidade: Elementos de Máquinas.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas/Especialidade: Máquinas, Motores e Equipamentos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia de Transformação/Especialidade: Tratamentos Térmicos, Mecânicos e Químicos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas/Especialidade: Controle de Sistemas Mecânicos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas/Especialidade: Fundamentos Gerais de Projetos das Máquinas.

Participação em eventos

Curso de Férias em Design Estratégico. 2013. (Congresso).

Aplicabilidade do Aço. 2011. (Congresso).

XIV Seminário de Iniciação Científica da UNIJUI.Mecanização na Apicultura. 2006. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • SCHWERZ, F. . Mecanização na Apicultura. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Prêmios

2008

Engenheiro Mecânico, Unijui - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - 2014

Grupo Digicon / Perto SA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheira de Projetos Mecânicos, Carga horária: 44

Outras informações:
Pesquisa e desenvolvimento de projetos na área de automação bancária, como terminais eletrônicos e periféricos; Adequação do projeto seguindo requisitos de cliente e atendimento a normas ténicas; analise e definição das mesmas de acordo com o produto; Execução de cálculos dimensionais e estruturais de equipamentos e mecanismos (aplicação de Softwares de Desenho e Projeto para análises); Orientação técnica de engenharia (manuais e artigos, descrição e pedidos de patente); Testes de produto e homologações seguindo e atendendo normas; Desenvolvimento de fornecedores e negociação em compras suporte ao setor de compras.

2010 - 2012

Globo Inox

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheira de Produto, Carga horária: 44

Outras informações:
Coordenação da equipe de projetistas no departamento de Engenharia de Produto; Elaboração e análise de cronogramas - cumprimento de prazos e alocação de recursos; Coordenação de projetos (metodologia do PMI/PMBOK); Orientação e execução, com responsabilidade técnica da concepção de projetos de produtos seriados e sob encomenda; Orientarção a execução de cálculos dimensionais e estruturais de equipamentos; Desenvolvimento e melhorias em produtos seriados de construção em aço inox e sanitários (adequação do projeto conforme requisitos do cliente, redução de custos, melhorias em processos produtivos); Contato com clientes para concepção, definição e aprovação de projetos; Suporte técnico a área comercial e compras (especificações técnicas, elaboração de propostas, prospecção de novos fornecedores).

2008 - 2009

Joscil Equipamentos para Cereais

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Projetista Mecânico, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Desenvolvimento de máquinas e equipamentos agrícolas ISO 9001-2000; Dimensionamento de equipamentos, cálculos estruturais e análises de estruturas metálicas com utilização de software CAE; Seleção de materiais; Elaboração de sistemas hidráulicos e unidades hidráulicas; Detalhamento e modelagem de produto em softwares de desenhos (2D e 3D); Visitas técnicas em obras e clientes para concepção de requisitos, testes de produtos e homologações de produtos.

2004 - 2008

REINKE & CIA LTDA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Desenhista Mecânica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Desenho e projeto de máquinas e equipamentos para beneficiamento de grãos; adaptação de desenhos para fabricação, auxílio a departamentos para esclarecimento de dúvidas quanto a processo de fabricação. Elaboração de layouts de obras e estudo de mudança de layouts de máquinas para melhores soluções em obras. Adequação de projetos conforme normas técnicas pertinentes. Elaboração de relatórios técnicos.