Gilbert Guimarães de Oliveira

Pós-Graduado em Gerenciamento de Projetos pela FGV ? Fundação Getúlio Vargas e Graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Controle & Automação Industrial pela Universidade do Leste de Minas Gerais. Profissional com mais de 14 anos de experiência como Engenheiro nas áreas de projetos, desenvolvimento e implantação de sistemas de automação e equipamentos em grandes plantas industriais do setor siderúrgico. Como docente no ensino técnico, foram mais de 6 anos ministrando aulas nas disciplinas de Máquinas Elétricas I, Máquinas Elétricas II, Eletrônica de Potência, Automação e Controle Industrial. SOFT SKILLS: Aprecio situações desafiadoras e gosto de atingir resultados com método e ordem com destino claro e uma base estruturada de trabalho, onde busco tudo que for necessário, mas sempre focado no trabalho em equipe e entrega de resultados com o time. Posiciono-me antes de agir, busco conhecer os caminhos que tem que trilhar e aonde quero chegar. Não me afasto dos meus objetivos, perseverando até concluir os que foram propostos. Estabeleço metas e determino prioridades, e se algo sai do caminho, apresso-me em fazer as correções necessárias para não perder de vista o objetivo final. Sei exigir, pressionar e fazer cumprir, valorizo o tempo para executar as próprias tarefas, mas aprecio muito o trabalho em equipe. Sou protagonista no resultado, na liderança e na comunicação. Mediante olhar sistêmico e organizado, valorizo uma abordagem meditativa, reflexiva e questionadora, exigindo concentração para a realização do trabalho.

Informações coletadas do Lattes em 15/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em MBA Gerenciamento de Projetos

2010 - 2012

Fundação Getúlio Vargas (Ipatinga)
Título: Gerenciamento dos Stakeholders: Fator Crítico de Sucesso nos Projetos
Orientador: Sonia Lopes da Silva

Graduação em Engenharia Elétrica

2002 - 2006

Centro Universitário do Leste de Minas Gerais
Título: Estudo de Alternativas para o Sincronismo Elétrico dos Motores dos Parafusos de Aperto de Laminadores Quádruo Reversíveis
Orientador: Luis Carlos Figueiredo

Curso técnico/profissionalizante em Eletrotécnica

1990 - 2001

Escola técnica Vale do Aço

Formação complementar

2001 - 2014

INVERSORES DE FREQUÊNCIA. (Carga horária: 165h). , Usinas Siderurgicas de Minas Gerais, USIMINAS, Brasil.

2000 - 2013

CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS - CLP. (Carga horária: 300h). , Usinas Siderurgicas de Minas Gerais, USIMINAS, Brasil.

2005 - 2005

QUALIFICAÇÃO EM ELETRÔNICA. (Carga horária: 480h). , Usinas Siderurgicas de Minas Gerais, USIMINAS, Brasil.

1990 - 1992

SENAI - ELETRICISTA DE MANUTENÇÃO. (Carga horária: 3453h). , Usinas Siderurgicas de Minas Gerais, USIMINAS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: GESTÃO DE PROJETOS.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO E CONTROLE.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: ENGENHARIA ELÉTRICA.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: ELETROELETRÔNICA.

Participação em eventos

SEMINÁRIO E LABORATÓRIOS TÉCNICOS. 2017. (Seminário).

XI SETEC VITRINE DO CONHECIMENTO EM AÇÃO. CONTROLE E AUTOMAÇÃO - PROCESSO INDUSTRIAL. 2007. (Exposição).

CONCIEX - II CONGRESSO DA ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS. 2003. (Congresso).

INTRODUÇÃO AO SOFTWARE GRAPHMÁTICA. 2003. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, G. G. . EFICIÊNCIA ENERGÉTICA INVERSORES DE FREQUÊNCIA NOS IDF's ACIARIA 1. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções

OLIVEIRA, G. G. . Sistema de Calhas Vibratórias Eletromagnéticas com uso de inversores de frequência. 2022.

OLIVEIRA, G. G. . Sistema de sopro combinado para Convertedores LD. 2021.

OLIVEIRA, G. G. . Automação em um tanque cilíndrico e implementação de um controle PID. 2005. (Projeto Interdisciplinar).

OLIVEIRA, G. G. . I MOSTRA DE CIÊNCIAS DE IPATINGA. 2001. (Maquete).

Prêmios

2012

Prêmio de Reconhecimento ao Projeto de Sustentabilidade e Meio Ambiente - Categoria Eficiência Energética., Usiminas.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Usinas Siderurgicas de Minas Gerais, USIMINAS - Ipatinga, Unidade Projetos Automação Nível 1 IPA. , Av. Pedro Linhares Gomes, 5431, Centro, 35160900 - Ipatinga, MG - Brasil, Telefone: (31) 999195801

Experiência profissional

2010 - Atual

Usinas Siderurgicas de Minas Gerais

Vínculo: EMPREGADO, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Projetos de Automação Sênior, Carga horária: 40

Outras informações:
Responsável por estudos e projetos CAPEX utilizando metodologia FEL, na liderança e execução de todas as fases, engenharia, aquisições, montagem, comissionamento e operação assistida, contudo mediante a viabilidade técnica e econômica de investimentos por meio da consolidação e análise dos resultados de estudos realizados em campo, bem como, atuar nas soluções de problemas potenciais, fatos e riscos, bem como analisar alternativas e propostas de ações mais adequadas para as demandas de clientes e implicações para o processo. Atuei na função de Engenheiro de Manutenção Elétrica aplicando métodos de soluções de problemas (PDCA) no gerenciamento da rotina do trabalho dia-a-dia para promover a melhoria contínua e inovação dos processos, bem como, a coordenação de projetos na área de eficiência energética, elaboração de especificações de compra e análise de propostas para revamping de equipamentos e grandes reparos.

2009 - 2010

Lyon Engenharia Comercial Ltda

Vínculo: EMPREGADO, Enquadramento Funcional: Engenheiro Eletricista Pleno, Carga horária: 40

Outras informações:
Fui responsável pelo acompanhamento de campo na execução das atividades desenvolvidas pelas contratadas de montagem eletromecânica nas instalações de equipamentos eletromecânicos, infraestrutura e cabeamento industriais, seguindo os projetos emitidos pela Engenharia da Usiminas com foco no atingimento dos resultados (escopo, prazo, produtividade, qualidade e segurança) e no cumprimento da execução dos trabalhos com base nas NRs, leis vigentes e procedimentos internos da empresa.

2009 - 2009

LOG Automação e Sistemas

Vínculo: EMPREGADO, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Controle e Automação, Carga horária: 44

Outras informações:
Desenvolvi projetos de automação com Upgrade nos acionamento dos Skip?s (conversores AC/DC digitais) e instalação de 84 termopares no cadinho do Alto Forno 1 da Usiminas para monitoração de temperatura do sistema e substituição dos acionamentos do basculamento do Convertdor 05 utilizando inversores de frequência com controle mestre/escravo. Participei de levantamento de campo e elaborei propostas técnicas e comerciais do marcador de placas no Lingotamento Contínuo Aciaria 2, sistema de estocagem e pesagem de rutilit na Coqueria e resfriamento acelerado projeto piloto no Centro de Pesquisa da Usiminas.

2008 - 2009

Suporte Automação Industrial Ltda

Vínculo: EMPREGADO, Enquadramento Funcional: Engenheiro Trainee, Carga horária: 44

Outras informações:
Desenvolvedor de software aplicativos para projetos de automação, comissionamento e treinamentos na Escarfagem da Usiminas, no qual foram integrados todo o sistema de N1, N0 e instrumentação com mais de 1420 pontos de monitoramento e controle, cerca de 03 PLC?s e 10 estações para sistema SCADA em arquiteturas de rede de automação Rockwell e no carregamento do Alto Forno 2 da Gerdau em Sete Lagoas em uma arquitetura que envolveu todo o sistema de controle CLP Altus e supervisão Indusoft, trazendo benefícios para a manutenção com diagnóstico dos módulos de E/S dos PLC?s, rapidez na comunicação da rede ethernet, proporcionando mais segurança e estabilidade operacional.

2012 - 2018

INSTITUTO ENSINAR BRASIL - IPATINGA

Vínculo: EMPREGADO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO, Carga horária: 36

Outras informações:
Ministrando aulas nas disciplinas de Máquinas Elétricas I, Máquinas Elétricas II, Eletrônica de Potência, Automação e Controle Industrial, incluindo aulas laboratoriais, coparticipação em seminários, feiras técnicas e visitas técnicas na Usina Hidrelétrica de Salto Grande em Braúnas.