MAÍRA RUFFEIL ALVES

Mestra em Direito com ênfase em Direitos Fundamentais, Concretização e Garantias pela Universidade Federal do Pará (PPGD/UFPA). Pós-Graduada Lato Sensu MBA em Direito e Processo do Trabalho pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ). Graduada em Direito pelo Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa CNPq Contemporaneidade e Trabalho (GPCONTRAB/UFPA). Foi Professora convidada para a disciplina Relações Trabalhistas e Sindicais da Pós-graduação da Faculdade Ideal (FACI). Advogada com experiência de atuação nas áreas trabalhista e cível. E-mail: maira.ruffeil@hotmail.com

Informações coletadas do Lattes em 02/03/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Direito

2020 - 2022

Universidade Federal do Pará
Título: NANOTECNOLOGIAS E MEIO AMBIENTE LABORAL: safe-by-design como técnica mitigadora de riscos ocupacionais, Ano de Obtenção: 2022
NEY STANY MORAIS MARANHÃO.Palavras-chave: MEIO AMBIENTE DO TRABALHO; INDUSTRIA 4.0; SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR; NANOTECNOLOGIA.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direitos Fundamentais.

Especialização em Direito do Trabalho

2010 - 2012

Fundação Getúlio Vargas
Título: ESCRAVIDÃO CONTEMPORÂNEA: PEC 438/2001 E O COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO
Orientador: RAFAEL ALVES DE ALMEIDA

Graduação em Direito

2005 - 2009

Centro Universitário do Estado do Pará
Título: PEC 438/2001: O COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO COMO MITIGADOR DO DIREITO FUNDAMENTAL À PROPRIEDADE
Orientador: EMÍLIA DE FÁTIMA DA SILVA FARINHA

Graduação interrompida em 2008 em Pedagogia

2005 - Atual

Universidade do Estado do Pará
Ano de interrupção: 2008

Ensino Médio (2º grau)

2002 - 2004

Colégio Santa Rosa

Formação complementar

2018 - 2018

Reforma Trabalhista ? Tópicos Avançados ? Exmo. Dr. Ney Maranhão. , Insituto Silvio Meira, ISM, Brasil.

2015 - 2015

Curso de extensão de atualização em Direito Processual Civil à Luz do Novo. , Centro Universitário do Estado do Pará, CESUPA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado/Especialidade: Direito do Trabalho.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Constitucional.

Participação em eventos

CICLO DE PALESTRAS AMATRA 8. 2019. (Outra).

IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA (RE) PENSANDO O TRABALHO CONTEMPORÂNEO: O FUTURO DO TRABALHO.NANOTECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE LABORAL: ABORDAGEM À LUZ DO PRINCÍPIO JUSAMBIENTAL DA PRECAUÇÃO. 2019. (Seminário).

Dano Moral nas Relações de Trabalho. 2018. (Exposição).

Reforma Trabalhista, Direito Intertemporal Processual e a Jurisprudência do TST. 2018. (Exposição).

SEMINÁRIO CONSTITUIÇÃO, DIGNIDADE E TRABALHO. 2018. (Seminário).

I FORUM MUNICIPAL DE DIREITO DA PESSOA IDOSA.DIREITOS E CIDADANIA NO PROCESSO DO ENVELHECIMENTO SADIO: CONSTRUINDO A REDE MUNICIPAL DE PROTEÇÃO EM DEFESA DA PESSOA IDOSA. 2008. (Encontro).

I CJUS. 2007. (Congresso).

I JORNADA DE CIÊNCIAS CRIMINAIS.CIÊNCIAS CRIMINAIS: EVOLUÇÃO, ESTAGNAÇÃO OU RETROCESSO?. 2007. (Seminário).

CONFERÊNCIA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA AMAZÔNIA. RESPONSABILIDADE SOCIAL NA AMAZÔNIA. 2005. (Feira).

CONFERÊNCIA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA AMAZÔNIA. WORKSHOP DE LEGISLAÇÃO PARA O 3 SETOR. 2005. (Feira).

I SEMINÁRIO DE DEFESA DO CONSUMIDOR.DIREITO DO CONSUMIDOR. 2005. (Seminário).

OFICINA DE VOLUNTARIADO.VOLUNTARIADO. 2005. (Oficina).

SEMANA DO ADVOGADO.PRERROGATIVAS, JUSTIÇA E SOCIEDADE. 2005. (Encontro).

CONFERÊNCIA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA AMAZÔNIA. 2004. (Encontro).

I ENCONTRO PARAENSE DE PSICOMOTRICIDADE.PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL. 2004. (Encontro).

II PARÁ VOLUNTÁRIO.GERENCIAMENTO DE VOLUNTÁRIOS. 2004. (Simpósio).

IX SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ. 2004. (Seminário).

MOBILIZA AMAZÔNIA. 2004. (Seminário).

SEMANA JURÍDICA JOSÉ RODRIGUES DA SILVEIRA NETTO. 2004. (Seminário).

CONFERÊNCIA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA AMAZÔNIA. 2003. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • RUFFEIL, Maíra ; MARANHÃO, NEY ; GUIMARAES, Tâmara Matias . Pandemia, maternidade e pesquisa acadêmica: relato de experiência junto ao PPGD da UFPA.. In: SOUZA, Maria Cesarineide; JUNQUEIRA, Fernanda; REGO, Vicente. (Org.).. (Org.). Pandemia, maternidade e pesquisa acadêmica: relato de experiência junto ao PPGD da UFPA.. 1ed.Porto Velho: EJUD14, 2022, v. 10, p. 175-183.

  • FERREIRA, THALITA ; MARANHÃO, NEY ; RUFFEIL, Maíra . COVID-19 E RELAÇÕES DE TRABALHO: ANÁLISE DOS RELATÓRIOS DA OIT E DAS MEDIDAS ADOTADAS PELO BRASIL PARA ENFRENTAR AS CONSEQUENCIAS LABORAIS DA PANDEMIA. In: CARLA REITA LEAL;NEYMARANHÃO;NORMA SUELI PADILHA. (Org.). COVID-19 E RELAÇÕES DE TRABALHO: ANÁLISE DOS RELATÓRIOS DA OIT E DAS MEDIDAS ADOTADAS PELO BRASIL PARA ENFRENTAR AS CONSEQUENCIAS LABORAIS DA PANDEMIA. 01ed.CUIABÁ: EDufmt, 2021, v. 01, p. 07-350.

  • MARANHÃO, NEY ; RUFFEIL, Maíra ; PONTES, J. . NANOTECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE LABORAL: UMA ABORDAGEM ÀLUZ DO PRÍNCIPIO JUSAMBIENTAL DA PRECAUÇÃO. In: IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA (RE) PENSANDO O TRABALHO CONTEMPORÂNEO: O FUTURO DO TRABALHO - USP/RIBEIRÃO PRETO, 2019, RIBEIRÃO PRETO/SP. IV Seminario Internacional (Re)pensando o Trabalho Contemporaneo, 2019.

  • RUFFEIL, Maíra ; MARANHÃO, NEY ; PONTES, JANICE . NANOTECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE LABORAL: ABORDAGEM À LUZ DO PRINCIPIO JUSAMBIENTAL DA PRECAUÇÃO - USP/RIBEIRÃO PRETO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

RUFFEIL, Maíra . Relações Trabalhistas e Sindicais. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - Atual

Universidade Federal do Pará

Vínculo: PESQUISA, Enquadramento Funcional: PESQUISADORA

Outras informações:
GRUPO DE PESQUISA CONTEMPORANEIDADE E TRABALHO/ GPCONTRAB UFPA/CNPq Coordenador: Prof. Dr. Ney Maranhão

Atividades

  • 03/2019

    Pesquisa e desenvolvimento, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ.,Linhas de pesquisa

2014 - Atual

Maíra Ruffeil Advocacia e Consultoria Jurídica

Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Advogada

Outras informações:
Advocacia Trabalhista e Empresarial - Assessoria e Consultoria jurídica preventiva na esfera trabalhista e cível, atuando na análise da situação da empresa, sua organização e forma de trabalho. Elaboração de planejamentos com adaptações e alterações legais, oferta de oficinas e treinamentos, visando prevenir prejuízos e evitar um acúmulo de passivo trabalhista, o qual pode culminar com o ajuizamento de ações judiciais e autuações dos órgãos de fiscalização. Advocacia Cível - Assessoria e Consultoria jurídica na área Cível, atuando em elaboração e revisão de contratos, bem como em ajuizamento e acompanhamento de ações cíveis.

2010 - 2014

Escritório de Advocacia Pereira e Silva e Azevedo Leite

Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Advogada, Carga horária: 40

Outras informações:
Advogada contratada do Escritório Pereira e Silva & Azevedo Leite, com atuação em Assessoria e Consultoria Jurídica, nas áreas Trabalhista, Cível e Empresarial.

2010 - 2011

Faculdade Ideal

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 12

Outras informações:
Professora convidada do curso de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos, disciplina modular: Relações Trabalhistas e Sindicais

2010 - 2011

Probank S.A.

Vínculo: Advogada correspondente, Enquadramento Funcional: Advogada

Outras informações:
Advogada correspondente em Belém com atuação na esfera trabalhista.

2008 - 2010

Ministério Público do Estado do Pará

Vínculo: ESTÁGIO, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Estagiária da Promotoria de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e dos Idosos - Promotor Titular: Waldir Macieira da Costa Filho

2008 - 2008

Escritorio de Advocacia Dr. Jorge Borba

Vínculo: ESTÁGIO, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio com atuação em ações cíveis, eleitorais e tributárias.

2006 - 2008

Banco do estado do Pará

Vínculo: ESTÁGIO, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIA, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio realizado na SUPERINTENDÊNCIA DE CONTRATOS E LICITAÇÕES (2006/2007), com atuação em acompanhamento e elaboração de contratos, convênios, aditivos, publicações e editais de licitação. Estágio realizado no NÚCLEO JURÍDICO - CONTENCIOSO TRABALHISTA (2007/2008), com atuação na elaboração e acompanhamento de pareceres, defesas e recursos trabalhistas.