Andrea Martins da Nóbrega

Bióloga, graduada e pós graduada pela Faculdade de Formação de Professores FFP/UERJ. Mestranda em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade. Pedagoga em formação pelo CEDERJ/UERJ. Experiências em todos os níveis da educação, assessora e coordenadora pedagógica, treinamento e capacitação de professores e gestores de escolas . Educadora Ambiental e ativista. Professora da rede municipal de ensino de São Gonçalo. Coordenadora do projeto Expectativas e visões de Futuro de Jovens moradores de favelas e periferias da RMRJ em parceria com a Universidade Federal Fluminense UFF no Polo 1 em São Gonçalo. Professora da disciplina Patrimônio Natural na pós graduação do Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos - RJ. Técnica em Análises Clínicas com experiência em hospitais de grande porte e com certificação internacional. Bolsista CNPQ na FIOCRUZ pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde atuando no projeto de metodologias alternativas ao uso de animais em laboratório sendo premiada com menção honrosa na Reunião Anual de Iniciação científica do CNPQ e honrarias ao mérito do projeto pelo IBAMA. Monitora da disciplina Laboratório de ensino durante a graduação.

Informações coletadas do Lattes em 30/08/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade

2020 - Atual

Faculdade de Formação de professores
Título: Como a atuação de ecoalfabetizadores influenciam a formação de professores que trabalham em projetos voltados para educação ambiental no Rio de Janeiro
Flávia Venâncio Silva.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em andamento em POS GRADUAÇÃO EM GESTÃO E COORDENAÇÃOESCOLAR

2022 - Atual

FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

Especialização em Ensino de Ciências e Biologia

2019 - 2020

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Atuação de Biólogos como educadores ambientais na Educação Infantil
Orientador: Cristina Doglio Behrsin

Graduação em andamento em Pedagogia

2018 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduação em ciencias biologicas

2005 - 2019

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Sensibilização Ambiental no Contexto Escolar. A água em questão!
Orientador: Andreia Donza Rezende Moreira
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante em TÉCNICO EM ANALISES CLINICAS

2015 - 2017

Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro

Curso técnico/profissionalizante em FORMAÇÃO DE pROFESSORES

2000 - 2003

Colégio Estadual Pandiá Calógeras

Formação complementar

2022 - 2022

Extensão universitária em Alfabetização Baseada na Ciência. (Carga horária: 180h). , Universidade do Porto, U.PORTO, Portugal.

2022 - 2022

Extensão universitária em GESTÃO ESCOLAR. (Carga horária: 80h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2022 - 2022

Educação Cidadã - Ética, cidadania e o combate à corrupção. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2022 - 2022

A BNCC nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Artes. (Carga horária: 40h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2022 - 2022

A BNCC nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental n. (Carga horária: 30h). , AVAMEC, AVAMEC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: ENSINO DE CIÊNCIAS.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: ECOALFABETIZAÇÃO.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCA'ÇÃO.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Métodos e Técnicas de Ensino.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração de Sistemas Educacionais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Toxicologia.

Participação em eventos

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. 2018. (Seminário).

EDUCAÇÃO NA ATUALIDADE. 2018. (Seminário).

Impacto dos Museus e Centro de ciências na Sociedade ? Mesa redonda do evento internacional ciências e sociedade ? Inclusão e empoderamento. 2017. (Simpósio).

CONGRESSO BRASILEIRO DE TOXICOLOGIA. COMPARAÇÃO DOS MÉTODOS HET-CAM E CAM-TBS COMO ALTERNATIVAS AO TESTE DE DRAIZE (IN VIVO) NA DETERMINAÇÃO DO POTENCIAL DE IRRITAÇÃO OCULAR DE PRODUTOS COSMÉTICOS.. 2009. (Congresso).

REUNIÃO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTIFICA.DESENVOLVIMENTO DE MÉTODOS ALTERNATIVOS AO TESTE DE IRRITAÇÃO OCULAR (TESTE DE DRAIZE) UTILIZADO NO CONTROLE DE QUALIDADE DE PRODUTOS SUJEITO À AÇÃO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA.. 2009. (Outra).

XI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS EM ANIMAIS DE LABORATÓRIO. 2009. (Congresso).

"Novas Tecnologias da Genética Humana: Avanços e Impactos para Saúde". 2007. (Seminário).

CURSO DE ATUALIZÃÇÃO EM CULTIVO E LINHAGENS CELULARES ANIMAIS E SUAS DIVERSAS APLICAÇÕES.REALIZAÇÃO DO ENSAIO RBC. 2007. (Outra).

EREB. 2007. (Encontro).

Jornada Científica de BioManguinhos - CECAL e INCQS.' Desenvolvimento de Métodos Alternativos ao teste de irritação ocular (Teste de Draize) utilizado no controle da qualidade de produtos sujeito à Vigilância Sanitária". 2007. (Outra).

Propiedade Intelectual com Ênfase em Patentes. 2007. (Outra).

Seminário de Vigilância em Saúde do Estado do Rio de Janeiro. 2007. (Seminário).

XV Reunião Anual de Iniciação Científica." Desenvolvimento de Métodos Alternativos ao teste de irritação ocular (teste de Draize) utilizado no controle da qualidade sujeito à ação da Vigilância Sanitária". 2007. (Outra).

"Citologia Hematológica manual e automatizada: Novos parâmetros e discurssão de casos". 2006. (Outra).

"Imunohematologia Básica". 2006. (Outra).

15 Curso de Sensibilização e Informação em Biossegurança. 2006. (Outra).

XIV Reunião Anual de Iniciação Científica."Desenvolvimento de Métodos Alternativos ao Teste de Irritação Ocular (Teste de Draize) utilizado no controle da qualidade de produtos sujeitos à Vigilância Sanitária.". 2006. (Outra).

Produções bibliográficas

  • NÓBREGA, ANDRÉA MARTINS DA ; ALVES, ELOISA NUNES ; PRESGRAVE, ROSAURA DE FARIAS ; COSTA, RODRIGO NETTO ; DELGADO, ISABELLA FERNANDES . Determination of eye irritation potential of low-irritant products: comparison of in vitro results with the in vivo draize rabbit test. BRAZILIAN ARCHIVES OF BIOLOGY AND TECHNOLOGY , v. 55, p. 381-388, 2012.

  • NÓBREGA, A. M. ; ALVES, E. N. ; PRESGRAVE, R. F. ; DELGADO, I.F . Avaliação da irritabilidade ocular induzida por ingredientes de cosméticos através do teste de Draize e dos métodos HET-CAM e RBC.. UNIVERSITAS. CIÊNCIAS DA SAÚDE (UNICEUB. IMPRESSO) , v. 6, p. 103-120, 2009.

  • NÓBREGA, A. M. . DESENVOLVIMENTO DE MÉTODS ALTERNATIVOS AO TESTE DE IRRITAÇÃO OCULAR (TESTE DE DRAIZE) UTILIZADO NO CONTROLE DE QUALIDADE DE PRODUTOS SUJEITO À AÇÃO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA.. In: XV REUNIÃO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2007, RIO DE JANEIRO. DESENVOLVIMENTO DE MÉTODS ALTERNATIVOS AO TESTE DE IRRITAÇÃO OCULAR (TESTE DE DRAIZE) UTILIZADO NO CONTROLE DE QUALIDADE DE PRODUTOS SUJEITO À AÇÃO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA., 2007.

  • NÓBREGA, A. M. ; DELGADO, I.F . Desenvolvimento De Métodos Alternativos ao Teste de Irritação Ocular ( Teste de Draize) utilizado no controle de qualidade de produtos sujeitos à Vigilância sanitária. In: XIV Reunião Anual de Iniciação Científica, 2006, Rio De Janeiro. Desenvolvimento De Métodos Alternativos ao Teste de Irritação Ocular ( Teste de Draize) utilizado no controle de qualidade de produtos sujeitos à Vigilância sanitária, 2006.

  • NÓBREGA, A. M. ; ALVES, E. N. ; PRESGRAVE, R. F. ; DELGADO, I.F . "COMPARAÇÃO DOS MÉTODOS HET-CAM E CAM-TBS COMO ALTERNATIVAS AO TESTE DE DRAIZE (IN VIVO) NA DETERMINAÇÃO DO POTENCIAL DE IRRITAÇÃO OCULAR DE PRODUTOS COSMÉTICOS. ". Revista Brasileira de Toxicologia , 2009.

  • NÓBREGA, A. M. ; ALVES, E. N. ; PRESGRAVE, R. F. ; DELGADO, I.F . Avaliação do grau de irritabilidade ocular induzida por ingredientes presentes em produtos cosméticos através do teste de Draize e dos métodos HET-CAM e RBC. Universitas. Biociências (UNICEUB) , 2008.

  • NÓBREGA, A. M. ; Behrsin, Maria Cristina de Oliveira Doglio . ECOALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ENTRE A AÇÃO DE PEDAGOGAS E A ATUAÇÃO DE BIÓLOGOS COMO EDUCADORES AMBIENTAIS. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NÓBREGA, A. M. ; ADR Moreira . SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL NO COTIDIANO ESCOLAR. A ÁGUA EM QUESTÃO!. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • NÓBREGA, A. M. . ECOALFABETIZAÇÃO EM ESPAÇOS FORMAIS E NÃO FORMAIS DE ENSINO. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NÓBREGA, A. M. . MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE NO DIA A DIA. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NÓBREGA, A. M. ; ALVES, E. N. ; PRESGRAVE, R. F. ; DELGADO, I.F . AVALIAÇÃO DA APLICABILIDADE DOS MÉTODOS HET-CAM E RBC NA DETERMINAÇÃO DO POTENCIAL IRRITANTE DE PRODUTOS SUJEITOS À AÇÃO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2006 - Atual

    Desenvolvimento de Métodos Alternativos ao Teste de Irritação Ocular (Teste de Draize) utilizado no controle de qualidade de produtos sujeito à Vigilância Sanitária, Descrição: Estudo dos metódos alternativos in vitro RBC (desnaturação proteica) e HET-CAM (observação da membrana córion- alntóide). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Andréa Martins da Nóbrega - Coordenador / Isabella fernades Delgado - Integrante / ELOISA NUNES ALVES - Integrante / ROSAURA FARIAS PRESGRAVE - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 5

Prêmios

2009

MENÇÃO HONROSA, RAIC/FIOCRUZ.

2007

Reconhecimento da importancia da pesquisa sobre métodos alternativos ao uso de animais, através de Ofício 76/2007/CGFIS, Ministério do Meio Ambiente -IBAMA - Coordenação Geral de Fiscalização Ambiental.

Histórico profissional

Experiência profissional

2022 - Atual

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GONÇALO

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 16

2022 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2022 - Atual

Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3

Outras informações:
Professora da disciplina Patrimônio Natural

2019 - Atual

ECOEDUCAR

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 8

2020 - 2020

AUDE Educação

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessora Pedagógica, Carga horária: 30

2018 - 2019

ECOBE- Ciência com vida

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuar como professora de ciências na educação infantil e ensino fundamental em escolas e eventos científicos organizado pela empresa e pelas escolas.

2018 - 2018

Amanhecendo Creche escola

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

2009 - 2012

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20

Outras informações:
professora de ciências e biologia no ensino fundamental e médio.

2011 - 2012

VITEC- CURSOS TÉCNICOS

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 12

Outras informações:
Atuei como professora de ecologia e meio ambiente nos cursos técnico de meio ambiente e seguraça do trabalho.

2009 - 2011

ESCOLA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO pROFISSIONAL INDUSTRIAL

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuei como professora de disciplinas de ecologia, meio ambiente, higiene ocupacional, saúde e QSMS nos cursos técnicos de meio ambiente, segurança do trabalho e automação.

2017 - 2018

LABORATORIOS MED.DR. SERGIO FRANCO LTDA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico em analises Clinicas, Carga horária: 40

2006 - 2009

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

2008 - 2009

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Monitoria na disciplina Laboratório de Ensino II.