Neuza Salles Terra
Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1964), graduação em Bacharel em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1963) e Mestrado em Curso de Pós-Graduação em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992). Atualmente é Professor 1D9 do Instituto de Educação do Rio de Janeiro e Professor Assistente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Informações coletadas do Lattes em 24/09/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Curso de Pós-Graduação em Educação
1988 - 1992
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Mary Rangel.Palavras-chave: ALFABETIZAÇÃO; EDUCAÇÃO DE ADULTOS; CONCEPÇÕES.Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História. Setores de atividade: Educação; Formação permanente e outras atividades de ensino, inclusive educação à distância e educação especial; Desenvolvimento rural.
Especialização em Especialização em Geriatria e Gerontologia
2004 - 2005
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Orientador: Neusa Salles Terra
Aperfeiçoamento em Formação de Professores para o Ensino Médio
1965 - 1965
Formação complementar
1965 - 1965
Curso de Curta Duração. , Casa do Professor, CP, Brasil.
1964 - 1964
Disciplinas Isoladas. , Instituto de Educação do Rio de Janeiro, IE-RJ, Brasil.
1964 - 1964
Didática Geral e Didática. , Instituto de Educação do Rio de Janeiro, IE-RJ, Brasil.
Participação em eventos
Seminário Memória e Demência. 2004. (Seminário).
XV Simpósio de Gerontologia e Geriatria da Aeronáutica. 2004. (Simpósio).
Fórum de Ensino, Pesquisa e Extenção do Departamento de Gestão de Sistemas Educacionais na FEBF/UERJ.Cordenação da Mesa de Trabalhos Sobre Bolsas de Estágios Externos. 2004. (Outra).
Curso'' Teoria e Prática da Gerontopsicomotricidade''. 2003. (Outra).
Segunda Semana de Graduação. 2002. (Outra).
XI Semana de Iniciação Científica - UERJ SEM MUROS 13ª Edição.Projeto Lendo e Escrevendo o Mundo - Alfabetização Concientizadora. 2002. (Outra).
Oficina de Cantar e Contar Histórias. 2001. (Oficina).
V Encontro de Educação de Jovens e Adultos trabalhadores no 13º Congresso de Leitura do Brasil.Lendo e Escrevendo o Mundo-Sonho e Realidade. 2001. (Encontro).
I Encontro do Curso Normal Superior do Instituto de Educação do Rio de Janeiro.''Diálogos em Formação''. 2000. (Encontro).
Fórum-RJ: Discutindo a Reestruturação dos Cursos de Educação. 1999. (Outra).
Grupo de Suporte aos Cuidadores de Pessoas Idosas. 1994. (Outra).
I Fórum de Pesquisa do Mestrado em Educação.''Consepções de Alfabetização de Adultos no Brasil no Período de 1946 a 1964''. 1992. (Outra).
I Encontro Brasileiro de Logoterapia ''Sentido da Vida'' 3ª Escola de Viena. 1986. (Encontro).
Curso de "Logoterapia e Seus Recursos" Paralelo do I Encontro Brasileiro de Logoterapia.. 1986. (Outra).
Curso de '' Fenomenologia e Análise Existencial '' Paralelo ao I Encontro Brasileiro de Logoterapia ''. 1986. (Outra).
Curso de '' logoterapia e o Inconciente 'Paralelo do I Encontro Brasileiro de Logoterapia. 1986. (Outra).
Seminário Pedagógico. 1983. (Seminário).
V Encontro de Professores de Filosofia. 1982. (Encontro).
III Encontro de Professores de Filosofia do Estado do Rio de Janeiro. 1981. (Encontro).
III Encontro de Professores de Filosofia do Estado do Rio de Janeiro. 1981. (Encontro).
IV Encontro de Professores de Filosofia do Estado do Rio de Janeiro. 1981. (Encontro).
I Encontro de Professores de Filosofia do Estato do Rio de Janeiro. 1980. (Encontro).
II Encontro de Professores de Filosofia do Estado do Rio de Janeiro. 1980. (Encontro).
Seminário de Educação do Futuro. 1978. (Seminário).
IV Semana Internacional de Filosofia. 1978. (Outra).
I Encontro de Professores de Ensino de 2º Grau do Estado do Rio de Janeiro. 1975. (Encontro).
I Encontro Regional da Associação de Professores de Filosofia e História da Educação. 1974. (Encontro).
II Seminário Pedagógico. 1973. (Seminário).
I Encontro de Atualização de Professores de Ensino Normal Oficial. 1972. (Encontro).
Curso de Estudos Sobre o Rio Antigo. 1969. (Outra).
Curso de Período Preparatório e Nível 1 para Professores Primários do Serviço de Ensino da Cia Vale do Rio Doce.Aulas de Conhecimentos Gerais. 1968. (Outra).
Curso de Relações Humanas. 1968. (Outra).
Curso de''Jornais e Jornalistas do Rio de Janeiro''. 1965. (Outra).
Participação em bancas
TERRA, N. S.; SILVA, M. C. G.; PREVIDENTE, V. M. L.. Inplicações de uma Educação Policultural a partir da sala de aula da Educação de Jovens e Adultos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em curso normal superior) - Instituto Superior de Educação do Estado do Rio de Janeiro.
TERRA, N. S.; SILVA, M. C. G.. As Cotas para Acesso de Negros na Universidade : Submissão ou Inclusão. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em curso normal superior) - Instituto Superior de Educação do Estado do Rio de Janeiro.
TERRA, N. S.; ROCHA, S. P. V. A.. Reflexões Sobre a Educação Infanto-Juvenil Institucionalizada : Abrigo Embala?. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em graduação em pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
TERRA, N. S.. O Ensino da Língua portuguesa nas séries iniciais. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TCC) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MÁXIMO , J - Professor;TERRA, N. S.. O Ensino da Língua Portuguesa nas Séries Iniciais : Um Diálogo Entre a Teoria e a Prática. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Gestão de Sistemas Educacionais) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da UERJ.
TERRA, N. S.; SILVA, M. C. G.; SZRAJBMAN, L. D.; PAVÃO, A.. Educação de Jovens e Adultos : Sujeitos, Saberes e Desabafos.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em curso normal superior) - Instituto Superior de Educação do Estado do Rio de Janeiro.
TERRA, N. S.. Histórico Memórias e Saberes: Processo de Criação e Implantação do Projeto Educação de jovens e adultos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TCC Curso Normal Superior) - Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro.
TERRA, N. S.; JUNIOR, A. G.. Reflexões Sobre uma Prática Vivenciada no Programa de Alfabetização Solidária no Município de Belford Roxo : Uma Contribuição à Educação de Jovens e Adultos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminenese da UERJ.
TERRA, N. S.; PEREIRA, M. H. Q. T.; AVELAR, H. H. G.. A Formação do Professor para a Educação de Jovens e Adultos numa Postura Crítica. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em curso normal superior) - Instituto Superior de Educação do Estado do Rio de Janeiro.
TERRA, N. S.; JUNIOR, A. G.. Reflexões Sobre uma Prática Vivenciada no Programa de AlfabetizaçÃo solidária no Município de Belford Roxo : uma Contribuição à educação de jovens e adultos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em curso de graduação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense.
TERRA, N. S.; JUNIOR, A. G.. Reflexões Sobre uma Prática Vivenciada no Programa de AlfabetizaçÃo solidária no Município de Belford Roxo : uma Contribuição à educação de jovens e adultos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em curso de graduação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense.
TERRA, N. S.. Indisciplina na Educação de Jovens e Adultos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TCC Curso Normal Superior) - Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro.
TERRA, N. S.; AVELAR, H. H. G.; BRESSANE, R. S.. A Escola e a InclusÃo Social do Idoso. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em curso normal superior) - Instituto Superior de Educação do Estado do Rio de Janeiro.
PEREIRA, M. H. Q. T.;TERRA, N. S.; AUGUSTO, S. M. M.. Indisciplina na Educação de Jovens e Adultos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em curso normal superior) - Instituto Superior de Educação do Estado do Rio de Janeiro.
TERRA, N. S.. Educação de Jovens e Adultos. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TCC Curso Normal Superior) - Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro.
TERRA, N. S.. Reflexões na Educação de Jovens e Adultos. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TCC Curso Normal Superior) - Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro.
TERRA, N. S.. O Papel da Educação no Resgate da Cidadania dos Meninos de Rua da Central do Brasil. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TCC Curso Normal Superior) - Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro.
TOLEDO, P. T. G. - ORIENTADOR;TERRA, N. S.. Educação de Jovens e Adultos : Reflexões Sobre o Processo Ensino - Aprendizagem e as Possíveis Metodologias. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TCC Curso Normal Superior) - Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro.
TERRA, N. S.; PINHEIRO, A - Avaliadora; MACEDO, J. G. - Avaliadora. A Ação do Gestor de Educação de Jovens e Adultos e o Processo de Inclusão de Portadores de Necessidades Educacionais Especiais. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da UERJ.
TERRA, N. S.. Concurso de Professor Primário do Município. 1978. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
TERRA, N. S.. Concurso para Ingresso no Magistério de 1ª a 4ª série.. 1976. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
TERRA, N. S.. Concurso para Ingresso no Magistério de 1º grau, 5ª a 8ª série. 1976. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
Orientou
As Cotas para Acesso de Negros; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Normal Superior) - Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro; Orientador: Neuza Salles Terra;
O Compromisso da EJA Como Direito Público Subjetivo Numa Perspectiva Emancipada; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Normal Superior) - Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro; Orientador: Neuza Salles Terra;
Educação de Jovens e Adultos; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Normal Superior) - Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro; Orientador: Neuza Salles Terra;
A Lógica que Perpassa a Criação de um Espaço Voltado à Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores no Âmbito Empresarial; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Normal Superior) - Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro; Orientador: Neuza Salles Terra;
Reflexão Sobre uma Prática Vivenciada no Programa de Alfabetização Solidária no Município de Belford Roxo; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Neuza Salles Terra;
A Escola e a Inclusão Social do Idoso; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Normal Superior) - Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro; Orientador: Neuza Salles Terra;
Reflexões sobre a educação infanto-juvenil institucionalizada : abrigo embala?; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em graduação em pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Neuza Salles Terra;
Implicações de uma Educação Pluricultural a Partir da Sala de Aula dea Educação de Jovens e adultos : Dilemas, propostas e Valores; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CURSO DE GRADUAÇÃO) - Instituto Superio de Educação do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Neuza Salles Terra;
A Ação do Gestor de Educação de Jovens e Adultos e o Processo de InclusÃO DE Portadores de Necessidades Educacionais Especiais; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em curso de graduação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense; Orientador: Neuza Salles Terra;
A Formação do Professor para a Educação de Jovens e Adultos nima Postura Crítica; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em curso de graduação) - Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro; Orientador: Neuza Salles Terra;
Produções bibliográficas
-
LACERDA, J.C. ; MACHADO, M. A. O. ; TERRA, N. S. . Projeto Lendo e Escrevendo o Mundo - Alfabetização Conscientizadora. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TERRA, N. S. ; COSTA, R. C. C. ; JANUÁRIO, R. S. ; LINS, A. S. ; JUNIOR, A. G. . Conversas com a Terceira Idade - Apresentação de Dança. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TERRA, N. S. ; Paula, C. R. ; Silva, D. R. B. . Quem Tem Memória Conta História. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TERRA, N. S. ; JUNIOR, A. G. ; LINS, A. S. ; MACHADO, M. A. O. ; RIBEIRO, A. E. A. ; PEREIRA, C. A. L. . 3ª Idade Sem Muros na FEBF. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TERRA, N. S. ; JANOARIO, R. S. ; LINS, A. S. ; JUNIOR, A. G. . Conversas com a Terceira Idade pela Valorização da Auto - Estima do E DA qualidade de Vida do Idoso da Baixada Fluminense. 2002 (Educação e Humanidade) .
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. , Rua General Manoel Rabelo, s/nº - Vila São Luís, Duque de Caxias, Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (021) 26713488
Experiência profissional
1985 - Atual
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40
1975 - 1992
Universidade Gama FilhoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente
1965 - Atual
Instituto de Educação do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor 1D9
Atividades
-
10/1998 - 10/1999
Extensão universitária .,Atividade de extensão realizada, Projeto de Extenção : Conversas com a Terceira Idade pela Valorização da Auto-Estima da População Idosa da Baixada Fluminense.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Neuza Salles Terra e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?