Alice Batista de Souza Brandão
Professora da Educação Superior, com formação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Dom Bosco, em 1984. Mestre em Educação - Pedagogia e-Learning, pela Universidade Aberta de Portugal, em 2015. Pós Graduada em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD pela UFF em 2011; Design Instrucional para EaD Virtual pela UNIFEI em 2009; História do Século XX pela UCAM em 2004 e Gestão da Qualidade Total pela UCAM em 2000. Ingressou na Educação em 1981 como Professora das séries iniciais, foi Orientadora Pedagógica na Escola Gov Roberto Silveira, Diretora Pedagógica no CIEP 347, Professora de Didática da Alfabetização no curso Magistério no Colégio Pedro Braile. Atuou na Gerência de Ensino da Coordenadoria Regional Médio Paraíba III. Foi Assessora Técnica no SENAC Regional Médio Paraíba. Exerceu o cargo de Secretária Municipal de Educação de Resende em 2008. Atuou como diretora do Pólo de Educação a Distância - UAB/CEDERJ - Profª Walda Walkyria Bruno de 2006 a 2016. Atualmente atua como Presidente do Instituto da Educação de Resende - EDUCAR e leciona Fundamentos de Educação de Jovens e Adultos e Currículo, para 3º ano do Curso de Pedagogia da AEDB.
Informações coletadas do Lattes em 23/11/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Educação
2011 - 2015
Universidade Aberta de Portugal
Título: O Polo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil/Consórcio CEDERJ: espaço de contribuição na formação inicial e continuada dos professores,Ano de Obtenção: 2015
Orientador: Profª Drª Lina Morgado
Coorientador: Prof. Dr Marcelo Correa. Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD
2009 - 2011
Universidade Federal Fluminense
Título: A importância da tutoria presencial e a distância em cursos a distância
Orientador: Profª Drª Vera Sarubbi
Especialização em Design Instrucional para EaD Virtual
2007 - 2009
Universidade Federal de Itajubá
Título: A Contribuição da EaD e suas Ferramentas na Formação do Professor da EJA
Orientador: Rogério Melloni
Especialização em Historia do Século XX
2001 - 2002
Universidade Candido Mendes
Título: Revoluções na América Latina
Orientador: Flávio Limonsic
Especialização em Gestão Estratégica da Qualidade
1999 - 2000
Universidade Candido Mendes
Título: Avaliação como Processo
Orientador: Bernardo Melgaço
Formação complementar
2006 - 2006
Extensão universitária em Formação de Tutores Virtuais. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Organização de eventos
Profª Valéria Balieiro ; BRANDÃO, A. B. S. . Exposição de Insetos. 2013. (Exposição).
BRANDÃO, A. B. S. ; NELSON, N. T. . I Feira de Arte. 2004. (Exposição).
Participação em eventos
VIII Fórum da Educação de Resende. 2017. (Seminário).
Conferência Plano Municipal de Educação Resende.Construção das Metas e Objetivos para Educação do Município de Resende - RJ. 2015. (Outra).
Semana Acadêmica do Polo Resende - 2012.Organização da Semana Acadêmica. 2012. (Outra).
X Semana de Atividades Ciêntíficas da AEDB.Membro da Mesa Diretora dos Trabalhos. 2012. (Simpósio).
1ª Jornada Fluminense Cerimonial Público Social e Empresarial.Organização de Cerimonial. 2011. (Seminário).
Encontro de Formação e Avaliação CEDERJ.Formação e Avaliação CEDERJ. 2011. (Encontro).
Iº Seminário de Educação profissional.A importância da EaD na Educação Profissional. 2011. (Oficina).
II Capacitação dos Tutores Presencias.Empreendedorismo na Educação de Jovens e Adultos. 2008. (Encontro).
Participação em bancas
BRANDÃO, A. B. S.; ESTEVES, P. M. A. C.; GUEDES, P. M. S.; GOUVEA, P. M. R. M.. Sexualidade e Gênero na Escola. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Associaçäo Educacional Dom Bosco.
BRANDÃO, A. B. S.; SUELI, P. M.; GOUVEA, P. M. R. M.; ESTEVES, P. M. A. C.. A importância do estágio na formação acadêmica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Associaçäo Educacional Dom Bosco.
BRANDÃO, A. B. S.; GUEDES, P. M. S.; GOUVEA, P. M. R. M.. O Papel da escola na Educação de Jovens e Adultos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Associaçäo Educacional Dom Bosco.
BRANDÃO, A. B. S.; GUEDES, P. M. S.; GOUVEA, P. M. R. M.; ESTEVES, P. M. A. C.. A importância do gestor no desenvolvimento escolar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Associaçäo Educacional Dom Bosco.
SUELI, P. M.; GOUVEA, P. M. R. M.;BRANDÃO, A. B. S.. Trabalhando resgate de valores nos anos iniciais do ensino fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Associaçäo Educacional Dom Bosco.
SUELI, P. M.; GOUVEA, P. M. R. M.;BRANDÃO, A. B. S.. O aluno com deficiência visual na escola regular. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Associaçäo Educacional Dom Bosco.
Produções bibliográficas
-
BRANDÃO, A. B. S. ; MORGADO, P. D. L. ; CORREA, P. D. M. S. . O Papel E A Contribuição Do Polo De Apoio Presencial Uab Cederj De Resende Como Infraestrutura De Suporte Na Formação Inicial E Continuada Dos Professores Da Educação Básica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
BRANDÃO, A. B. S. . Educação de Jovens e Adultos: Consolidando Conhecimentos. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BRANDÃO, A. B. S. . Alfabetização: Desafios e Perspectivas. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Prêmios
2011
Comenda Conde de Resende, Câmara Municipal de Resende.
2005
Viagem a Alemanha, Secretaria Estadual de Educação.
Histórico profissional
Experiência profissional
2008 - Atual
Associaçäo Educacional Dom BoscoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Contrato, Carga horária: 2
1981 - Atual
Secretaria Estadual de Educação, Cultura e DesportoVínculo: , Enquadramento Funcional: Concursada SEE
Outras informações:
Coordenação Pólo de apoio presencial à Educação a Distância
2006 - 2017
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorVínculo: Coordenador de Polo de Apoio P, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
2010 - Atual
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Concursada SEE, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuação no Polo de Apoio Presencial do Sistema UAB/CEDERJ Resende
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Alice Batista de Souza Brandão e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?