ANA MARIS DE FIGUEIREDO RIBEIRO

Possui graduação em Letras-Português/Inglês pela Universidade de Barra Mansa (1981). Atualmente é coordenadora do Núcleo de Diversidade da Secretaria Municipal da Educação de Angra dos Reis. Atuou como professora da Rede Municipal de Angra dos Reis e coordenadora do projeto de Patrimônio, Turismo e Memória da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Angra dos Reis. Possui Pós-Graduação em História do Brasil concluída em 2010 no Centro Universitário de Barra Mansa.

Informações coletadas do Lattes em 26/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado interrompido em 2013 em História Política e Social

2012 - Atual

Universidade de Vassouras
Orientador: Irenilda Reinalda Cavalcanti
Ano de interrupção: 2013

Especialização em Formação continuada em Serviço de Educa e Turismo

2002 - 2007

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Centro- Histórico de Angra dos Reis

Aperfeiçoamento em andamento em Relações Étnico-Raciais na Escola

2006 - Atual

Universidade Federal Fluminense
Título: Centro- Histórico de Angra dos Reis em Versos

Aperfeiçoamento em Pós-Graduação em História do Brasil

2009 - 2010

Universidade de Barra Mansa
Título: Relações sociais e de poder entre os barões e fazendeiros escravocratas de Angra dos Reis. Ano de finalização: 2010
Orientador: Paulo Célio Soares e José D'Assunção Barros

Aperfeiçoamento em Didática e Aprendizagem da Língua Inglesa

1980 - 1994

Centro de Cultura Americana
Título: Diálogos Cotidianos em Língua Inglesa Norte-Americana. Ano de finalização: 1994

Graduação em Letras-Português/Inglês

1976 - 1981

Universidade de Barra Mansa

Curso técnico/profissionalizante

2002 - 2002

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro

Curso técnico/profissionalizante

1998 - 2000

Centro Integrado de Estudos em Turismo e Hotelaria

Curso técnico/profissionalizante

1993 - 1993

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

Ensino Fundamental (1º grau)

1968 - 1971

Colégio Estadual Dr.Artur Vargas

Formação complementar

2002 -

Extensão universitária em Psicopedagogia. (Carga horária: 320h). , Universidade Castelo Branco, UCB/RJ, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em História e Cultura dos Povos Indígenas nas Escolas: Subsídios para a Implem. (Carga horária: 80h). , Secretaria de Educação de Angra dos Reis, SEAR, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Aperfeiçoamento em Práticas Pedagógicas em Educação do Campo. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.

2014 - 2014

Demandas de seu tempo - as primeiras coleções e museus Brasileiros e a arti. (Carga horária: 6h). , Fundação Cultural de Angra dos Reis, CULTUAR, Brasil.

2007 - 2008

Negros e Negras em Movimento: as relações étnico-raciais na escola e o deba. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2007 - 2007

Formação Continuada em Serviço de Educação e Turismo. (Carga horária: 16h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2006 - 2007

Negros e Negras em Movimento: as relações étnico-raciais na escola e o deba. (Carga horária: 18h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2006 - 2006

Curso de Gestão e Valorização do Patrimônio Cultural. , MUNICIPIO DE ANGRA DOS REIS, Angra, Brasil.

2004 - 2004

Formação Continuada em Serviço de Educação e Turismo. , Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Angra d, SMECTI, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Capacitação Profissional em Educação e Turismo. , Centro de Estudos da Faculdade de Engenharia da UERJ, CEFEN, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Educação e Turismo. , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2002 - 2002

Introdução ao Planejamento Turístico. (Carga horária: 16h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro, SEBRAE/RJ, Brasil.

2000 - 2000

Guia de Turismo Categoria Regional e Nacional. (Carga horária: 1300h). , Centro Integrado de Estudos em Turismo e Hotelaria, CIETH, Brasil.

1993 - 1993

Introdução ao Turismo. (Carga horária: 20h). , SENAC, S_FORN, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Organização de eventos

RIBEIRO, A. M. F. . XI Mostra de Patrimônio,Turismo e Memória das Escolas Municipais de Angra dos Reis. 2014. (Exposição).

Participação em eventos

FORMAR- Educação, formação continuada de educadores da Rede Municipal de Angra dos Reis.Corredor Cultural Marítimo. 2019. (Outra).

FORMAR- Educação, formação continuada de educadores da Rede Municipal de Angra dos Reis.Corredor Cultural. 2019. (Outra).

FORMAR- Educação, formação continuada de educadores da Rede Municipal de Angra dos Reis.Corredor Cultural Marítimo. 2018. (Outra).

Instrutor ou Educador: as Implicações da Cultura do Método nas ide identidades e Práticas do Profesor de Inglês. 2018. (Outra).

IV Encontro dos Conselhos Municipais de Educação- Região Sudeste. 2018. (Encontro).

IX Conferência Municipal de Cultura. 2018. (Outra).

XXXIII Concurso de Poesia Brasil dos Reis.Recitação de poesia com o tema "Sonho". 2018. (Outra).

Curso de Arqueologia e Patrimônio.Arqueologia e Patrimônio em Angra dos Reis. 2017. (Oficina).

III Congresso de Diversidade Cultural e Interculturalidade. Corredor Cultural de Jacuecanga. 2017. (Congresso).

IX Conferência Municipal de Cultura.Comunicação Oral sobre o Corredor Cultural. 2017. (Outra).

Semana Nacional da Ciência e Tecnologia 2017. A Matemática está presente nas formas e ângulos dos prédios e monumentos de Angra. 2017. (Exposição).

XXVII Concurso de Poesia Brasil dos Reis.Poema temático classificado. 2017. (Outra).

História e Cultura dos Povos Indígenas nas Escolas.Subsídios para a Implementação da Lei 11.645/08. 2016. (Encontro).

I Congresso de Diversidade e Interculturalidade em Angra. CComunicação Oral/Relações Sociais e de Poder dos Irmãos Breves entre a Elite e Escravidão. 2016. (Congresso).

Letramentos,Sentidos e Possibilidades para o Ensino de Inglês.Possibilidades para o Ensino de Inglês,troca de experiências,diálogos e sugestões. 2016. (Oficina).

XXVI Concurso de Poesia Brasil dos Reis.Poema temático classificado. 2016. (Outra).

Estado,Democracia e Participação Popular na América Latina. 2015. (Seminário).

I Congresso de Diversidade e Interculturalidade em Angra. Corredor Cultural de Jacuecanga. 2015. (Congresso).

XXV Concurso de Poesia Brasil dos Reis.Poema temático classificado. 2015. (Outra).

Demandas do seu tempo.Primeiras coleções e museus brasileiros. 2014. (Oficina).

Encontro de Professores Municipais. 2014. (Encontro).

Palestra "Arqueologia Participativa". 2014. (Oficina).

Seminário de Educação do Campo. 2014. (Seminário).

Seminário de Formação ,Ditadura nunca mais. 2014. (Seminário).

VI Concurso de Poesia ou Prosa Raul Pompeia.Biografia de Raul Pompeia. 2014. (Outra).

VIII Encontro de Jovens e Adultos. 2014. (Encontro).

XXIX Concurso de Poesia Brasil dos Reis.Premiação em segundo lugar com o poema Vento. 2014. (Outra).

"Entre Brasil e Portugal: trajetória e pensamento de Plínio Salgado e Antônio de Oliveira Salazar". 2013. (Outra).

Semana do Meio Ambiente "Gestão Pública e Sustentabilidade, uma responsabilidade de todos" de. 2013. (Outra).

VIII Encontro Estadual de Professores de Geografia do Rio.Corredor Cultural. 2013. (Encontro).

X Concurso de Poesias.Jurado do Concurso. 2013. (Outra).

XXVIII Concurso de Poesia Brasil dos Reis.Tema Regional para verso livre: Gentileza (poesia). 2013. (Outra).

EPEM - Encontro de Professores das Escolas Municipais - Anos Iniciais. 2012. (Encontro).

VII Atividade Literária Escolar. 2012. (Outra).

V Seminário sobre Diversidade Cultural e Étnicas na Escolas.Apresentação de artigo. 2012. (Seminário).

IV Seminário sobre Diversidade Cultural e Étnica e Práticas Escolares.Palestrante na mesa: Cultura, memória, patrimônio e territorialidade. 2011. (Seminário).

IV Seminário sobre Diversidade Cultural e Étnica nas Escolas.Palestrante da mesa:Cultura,Memória,Patrimônio e Territorialidade. 2011. (Seminário).

XIV Concurso de Contos Alípio Mendes.A História Real de Mercês. 2011. (Outra).

Outras produções

RIBEIRO, A. M. F. . Angra Antiga x Angra Contemporânea. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RIBEIRO, A. M. F. . Centro- Histórico de Angra dos Reis em Versos. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Instrucional).

RIBEIRO, A. M. F. . Coletânea de Atividades sobre a Cultura Indígena em Angra dos Reis. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Instrucional).

RIBEIRO, A. M. F. . Turista por um dia. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RIBEIRO, A. M. F. . Conhecendo o Brasão de Angra dos Reis. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RIBEIRO, A. M. F. . Poesia na sala de aula. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RIBEIRO, A. M. F. . Conhecendo Angra através de cartões-postais. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RIBEIRO, A. M. F. . Frade,ontem e hoje. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RIBEIRO, A. M. F. . Guia Turístico-Cultural de Angra dos Reis. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Instrucional).

RIBEIRO, A. M. F. . Incógnita. 1993 (Poesia).

RIBEIRO, A. M. F. . Fascinação do Amor. 1992 (Poesia).

RIBEIRO, A. M. F. . Corredor Cultural ao Centro-Histórico de Angra dos Reis. 2014 (Visitas orientadas) .

RIBEIRO, A. M. F. . Corredor Cultural Marítimo. 2013 (Coordenação de trabalho de campo) .

RIBEIRO, A. M. F. . Relações Sociais e de Poder dos Barões de Café em Angra dos Reis. 2012 (Artigo) .

RIBEIRO, A. M. F. . A África em Angra,Rua Coronel Carvalho,Mulheres que fazem História,Cultura e Folclore. 2010 (Artigos sobre História,Turismo e Curiosidades de Angra dos Reis) .

Prêmios

2018

1 colocada no XXXIII Concurso de Poesia Brasil dos Reis, Ateneu Angrense de Letras e Artes.

2017

Mérito Profissional, Rotary Club.

2017

1 colocada no XXXII Concurso de Poesia Brasil dos Reis, Ateneu Angrense de Letras e Artes.

2016

2 colocada no XXXI Concurso de Poesia Brasil dos Reis, Ateneu Angrense de Letras e Artes.

2014

XXIX Concurso de Poesia Brasil dos Reis, Ateneu Angrense de Letras e Artes.

2014

Moção de Agradecimento em prol das comemorações dos oito séculos da Língua Portuguesa, LITERARTE-Associação Internacional de Escritores e Artistas.

2011

Certificado de Homenagem ao Professor por sua significativa participação como educador (a) no Município de Angra dos Reis, Prefeitura Municipal de Angra dos Reis.

2010

Medalha de Honra ao Mérito Prof. Jair Natalino Espíndola Travassos, Conselho Municipal de Educação de Angra dos Reis.

2008

Medalha de Honra ao Mérito Raul D'ávila Pompéia, Projeto de Resgate à Memória Cultural de Nossa Cidade (Angra dos Reis).

1998

Colar de Cunhãbebe, Ateneu Angrense de Letras e Artes.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Secretaria Municipal de Educação,Ciência e Tecnologia de Angra dos reis. , Praça Marques de Tamandaré-116, Centro, 23900000 - Angra dos Reis, RJ - Brasil, Telefone: (024) 33771957

Experiência profissional

1979 - Atual

Secretaria Municipal de Educação de Angra dos Reis

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor II e Coordenadora de Projeto, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenadora da Secretaria Municipal de Educação de Angra dos Reis do Projeto "Patrimônio,Turismo e Memória",da Gerência de Educação Comunitária,de 2012 a 2015.

1989 - Atual

Ministério do Turismo, MTur

Vínculo: Guia de Turismo, Enquadramento Funcional: Guia de Turismo, Carga horária: 0

2018 - 2019

Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio de Angra dos Reis

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro Suplente do Conselho Municipal de Cult, Carga horária: 0

2011 - 2013

Associação Cultural Raul Pompéia

Vínculo: Vice presidente, Enquadramento Funcional: Vice Presidente, Carga horária: 0

1976 - 2008

Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo Cristo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20