Rodrigo Macedo Moura

Possui graduação em Engenharia Mecânica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2015). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em projetos, fabricação e manutenção.

Informações coletadas do Lattes em 26/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia Mecânica

2009 - 2015

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Título: Análise de viabilidade de reutilização dos componentes veiculares originários das plantas de reciclagem veicular pelo setor de autopeças
Orientador: Daniel Enrique Castro

Formação complementar

2009 - 2012

Extensão universitária em Projeto Baja. (Carga horária: 3520h). , Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.

2006 - 2006

Gestão de projetos- Elaboração, Gerenciamento e Modulo Básico de MS-Project. (Carga horária: 44h). , Sociedade Mineira de Engenheiros, SME, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Manutenção.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação.

Participação em eventos

Bienal do Automóvel 2013. Bienal do Automóvel. Protótipo Baja CEFAST. 2013. (Exposição).

Fórum SAE Off Road.Fórum SAE Off Road. Protótipo Baja CEFAST. 2011. (Encontro).

Outras produções

Duarte, F. ; MOURA, R. M. ; FERREIRA, T. D. . Relatório de Projeto de um Protótipo Recreativo Fora de Estrada Baja SAE. 2009. (Relatório de Projeto).

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2011

    Avaliação das perdas na corrente de suprimentos nos processos de manutenção veicular com ênfase na fase Fornecimento de Peças Sobressalentes., Descrição: O trabalho consistiu em pesquisar e investigar o setor de reparação automotiva com foco nos veículos leves, principalmente automóveis. A abordagem foi escolhida dando continuidade ao Projeto, Plano de Saúde Veicular, desenvolvido no Núcleo de Engenharia de Manutenção e Confiabilidade de Sistemas NEC&MS do CEFET-MG, que já vem ao longo dos anos atuando e pesquisando no setor de oficinas e autopeças. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Rodrigo Macedo Moura - Integrante / Daniel Enrique Castro - Coordenador / Matheus Albertoni - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2009 - 2012

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro de equipe de competição, Carga horária: 20

Outras informações:
Responsável pela integração dos subsistemas de suspensão, direção, freio, powertrain e chassi, desenvolvimento e modificação de componentes desde o projeto até a montagem dos componentes no protótipo.

2014 - 2016

K&L Mecânica

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Engenharia, Carga horária: 44

Outras informações:
- Projetos mecânicos ( Pontes Rolantes, Carregadores de Navios e Pórtico Sobre Pneus) detalhamentos e revisões em projetos em softwares CAD. Desenvolvimento de manuais e databook's de equipamentos. Revisar desenhos e memórias de cálculos. Desenvolver projetos de novos produtos e equipamentos com o acompanhamento da fabricação e montagem dos equipamentos na fábrica e também nos clientes.

2007 - 2009

EM Construções Metálicas e Caldeiraria

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Outras informações:
Auxiliar em projetos, orçamentos e no planejamento e controle da produção. Execução de detalhamentos e desenhos em AutoCAD. Elaborar planilhas, fluxogramas e cronogramas em Excel, Visio e Project para controle do processo produtivo e apresentação aos clientes. Acompanhar e verificar a execução dos projetos na fábrica e no canteiro de obras.

2011 - 2013

Deflor Bioengenharia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Outras informações:
Gerenciar a manutenção da frota de veículos (leves e pesados), tratores e outros equipamentos da empresa. Elaborar relatórios, acompanhar os serviços de manutenção, auxiliar no processo de diagnóstico de defeitos e de mão de obra, examinar e especificar peças e componentes a serem substituídos, selecionar novos equipamentos a serem adquiridos e levantar custos operacionais. Verificar a necessidade de alterações nos projetos de máquinas e equipamentos, como também a operação ou utilização inadequada