Lara Ramos Barbosa

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2013). Tem experiência como assessora de Juizes e Desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. Atualmente é Advogada. Tem experiência na área de Direito.

Informações coletadas do Lattes em 18/02/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Direito

2009 - 2013

Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Título: A ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO NA AÇÃO RESCISÓRIA, RECURSOS CÍVEIS E NO MANDADO DE SEGURANÇA.
Orientador: LÚCIO FLÁVIO SIQUEIRA DE PAIVA

Ensino Médio (2º grau)

2006 - 2008

Colégio Olimpo, -

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Penal.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado/Especialidade: Direito Civil.

Participação em eventos

CURSO TEÓRICO E PRÁTICO PARA AUDIÊNCIAS DE CONCILIAÇÃO.Ministrado pelo Juiz Federal Substituto Hugo Otávio Tavares Vilela. 2014. (Oficina).

Ícones do Direito. 2013. (Congresso).

V Simpósio Crítico de Ciências Penais. 2010. (Simpósio).

Semana Jurídica.Pontifícia Universidade Católica de Goiás. 2009. (Seminário).

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2011

    Cidade Limpa- Turismo Sustentável com Inclusão Social., Descrição: Conhecer a problemática ambiental, em especial a questão dos resíduos urbanos, de Caldas Novas e de Rio Quente, tendo em vista sua cadeia produtiva, os impactos ambientais e a perspectiva de inclusão social. Objetivos Específicos Realizar um diagnóstico da situação atual dos resíduos sólidos nos clubes turísticos e meios de hospedagem da região em estudo e traçar um prognóstico para uma situação futura tendo como parâmetro a Associação Brasileira de Normas Técnicas ? ABNT, por meio da Norma 10.004 que denomina o comumente conhecido lixo de resíduos sólidos. É nesta norma que se encontra a classificação de resíduos sólidos. Propor uma revisão bibliográfica do assunto a ser pesquisa, sobretudo, meio ambiente e sustentabilidade e a literatura específica envolvendo a construção de aterros sanitários. Averiguar a existência de estudo geológico-geotécnico e ambiental para seleção de área para a construção de aterro sanitário e estudo de Impacto Ambiental (EIA) e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (Rima); Analisar a atuação do órgão gestor da coleta e do tratamento de resíduos sólidos de Caldas Novas e Rio Quente e a participação de associações de catadores de lixo; Conhecer os processos de limpeza urbana nos dois municípios e o tratamento dado aos resíduos sólidos; o lixo e os riscos de contaminação do aqüífero termal, nos parâmetros da sustentabilidade ambiental; Identificar o processo de produção e descarte do lixo nos clubes turísticos e meios de hospedagem de Caldas Novas e Rio Quente; Sugerir ações de gestão ambiental de resíduos para os clubes turísticos e meios de hospedagem; Propor ainda uma política de educação ambiental à sociedade e aos visitantes na coleta seletiva de lixo; Diante dos objetivos propostos, construir a imagem de uma região de turismo ambientalmente sustentável.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lara Ramos Barbosa - Integrante / Ycarim Melgaço - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Experiência profissional

2010 - 2011

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Participação em Iniciação Científica

2015 - 2015

Tribunal de Justiça do Estado de Goiás

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 10

Outras informações:
Assistente voluntária a Juiz de Direito na seara Penal, desenvolvendo atividades pertinentes ao gabinete, auxiliando na prolação de despachos, decisões e sentenças.

2014 - 2015

Tribunal de Justiça do Estado de Goiás

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 10

Outras informações:
Assistente voluntária a Desembargador, no ramo das Ciências Penais, desenvolvendo atividades de elaboração de votos, sugestões de votos e outras atribuições pertencentes ao cargo de assistente de desembargador.

2011 - 2013

Tribunal de Justiça do Estado de Goiás

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária., Carga horária: 25

Outras informações:
Auxílio a Juiz de Direito, no âmbito das Ciências Cíveis, acompanhando serviços gerais de gabinetes, auxiliando na elaboração de despachos, decisões e sentenças, assistente em audiências de conciliação e realizando cadastro dos processos em sistema informatizado.