Ricardo Miyashita
Professor Associado do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Desenvolveu vários trabalhos em Modelagem Matemática e Simulação de Sistemas Empresariais. Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (1991). Em 1997 defendeu sua dissertação de Mestrado em Administração no Instituto Coppead da UFRJ intitulada ?Elaboração e Uso de um Jogo de Logística?; em decorrência do conhecimento adquirido criou mais outros cinco jogos de empresa, tendo feito consultoria para modelagem e melhoria de jogos para o Instituto de Logística e Supply Chain (ILOS), antigo Centro de Estudos em Logística (CEL) do Coppead/ UFRJ. No doutorado aprofundou no estudo de Modelagem Matemática ao desenvolver um novo programa de Simulação de Filas denominado ?SIMVISIO? (Coppe/ UFRJ, 2002).
Atuou em projetos de pesquisa e consultoria em várias áreas da Engenharia de Produção, Engenharia Civil e Administração de empresas como: Construção Enxuta, Gestão da Inovação, Ética, Responsabilidade Social, Projeto de Produtos e Serviços, Segurança do Trabalho e Ergonomia. Atualmente tem como linhas principais de pesquisa Jogos de Empresa, Gestão da Inovação e Simulação.
Informações coletadas do Lattes em 21/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Engenharia de Produção
1997 - 2002
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: DESENVOLVIMENTO DE UM AMBIENTE VISUAL E INTERATIVO PARA MODELAGEM E PROCESSAMENTO DE SIMULAÇÃO A EVENTOS DISCRETOS USANDO A ABORDAGEM DCA - TRÊS FASES
, Ano de obtenção: 2002. Eduardo Saliby. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Simulação; DCA Diagrama de Ciclo de Atividades; Modelagem; Método das Três Fases; Software.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Assessoria Ou Consultoria Jurídica, Contábil, de Opinião Pública e Na Gestão de Empresas; Logística de Transporte, Armazenagem e Comunicações; Aeronáutica e Espaço.
Mestrado em Administração
1994 - 1997
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Elaboração e Uso de um Jogo de Logística
, Ano de Obtenção: 1997.Eduardo Saliby.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Jogo de Empresas; Simulação Empresarial; Logística.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção / Especialidade: Suprimentos. Setores de atividade: Outras Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas; Educação Superior.
Graduação em Engenharia de Produção
1987 - 1991
Universidade de São Paulo
Título: Estudo Ergonômico da Organização Temporal do Trabalho de Pilotos da Aviação Comercial - Vôos Internacionais
Orientador: João Amato Neto
Formação complementar
2016 - 2016
Liderando e Desenvolvendo Pessoas. (Carga horária: 21h). , Instituto Superior de Empresa, ISE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Pouco, Lê Pouco.
Japonês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Pesquisa Operacional/Especialidade: Jogos de empresa.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Pesquisa Operacional.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Gestão da Inovação.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Ética e Responsabilidade Social.
Participação em eventos
9º Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Engenharia de Produção.Participação do 9º Encep - Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Engenharia de Produção. 2003. (Encontro).
Participação em bancas
Spiegel, T.;MIYASHITA, R.; CAMEIRA, R. F.. Melhoria dos Serviços de Saúde Prestados à População: uma abordagem da engenharia de processos em Unidades da Atenção Primária e Secundária. 2020. Dissertação (Mestrado em Saude, Medicina Laboratorial e Tecnologia Forense) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Spiegel, T.;MIYASHITA, R.; CAMEIRA, R. F.; OLIVEIRA, A. R.; SOARES, J. A.. Gestão de medicamentos e materiais médicos das unidades de saúde da Empresa Pública de Saúde do Rio de Janeiro ? RioSaúde. 2019. Dissertação (Mestrado em Saude, Medicina Laboratorial e Tecnologia Forense) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
WANKE, Peter Fernandes; FIGUEIREDO, O. H. S.;MIYASHITA, R.. A Two-stage network DEA approach for assessing eficiency drivers on the biggest airports in Brazil. 2019. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SOUZA, C. G.; CASTRO, A. C.; EPSZTEJN, R.;MIYASHITA, R.. COLABORAÇÃO CIENTÍFICA - UM ESTUDO DAS PRÁTICAS DE COAUTORIA NA ÁREA OPERATIONS RESEARCH MANAGEMENT SCIENCE DA WEB OF SCIENCE. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.
BORGES JUNIOR, C. A.;MIYASHITA, R.; Duarte Junior, A.M.; SALIBY, E.. Estudo do gerenciamento de tempo em projetos de construção civil enxuta através da simulação de eventos discretos. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FARIAS FILHO, J. R.; Vieira, F. O.;MIYASHITA, R.. A liderança e equipes de alto desempenho: um estudo de caso sobre o papel da liderança na formação e manutenção de equipes de alto desempenho em uma refinaria de petróleo no Brasil. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Em Sistemas de Gestão) - Universidade Federal Fluminense.
ARKADER, Rebecca;MIYASHITA, R.. A relação entre o grau de sofisticação na gestão estratégica de custos na área de compras e o desempenho financeiro nas empresas brasileiras. 2012. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ARKADER, Rebecca; WANKE, Peter Fernandes;MIYASHITA, R.. Inserção da Área de Compras em Centros de Serviços Compartilhados: um estudo de casos em empresas brasileiras. 2011. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Alves Borges, C., Jr.;MIYASHITA, R.; Vellasco, P. C. G. S.; Guimarâes, G. B.; Cardoso, V. C.. Planejamento de Atividades da Construção Predial Visando a Redução de Perdas de Processo na Ótica da Construção Enxuta. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FARIAS FILHO, J. R.; RODRÍGUEZ, Martius Vicente Rodríguez Y;MIYASHITA, R.. Aspectos da Implementação de um modelo de Gestão Integrado na Unidade de Serviços Compartilhados da Petroleo Brasileiro S.A - PETROBRAS sob a Ótica dos Clientes. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Em Sistemas de Gestão) - Universidade Federal Fluminense.
Alves Borges, C., Jr.; Tavares, M. E. N.; Carneiro, L. A. V.; Evangelista, A. C. J.;MIYASHITA, R.. Pontes em Estruturas Segmentadas Pré-moldadas Protendidas: Análise e Contribuições ao Gerenciamento do Processo Construtivo. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SALLES, M. T.; Ashley, P. A.;MIYASHITA, R.. Investimento Socioambiental Corporativo: A busca por um modelo de Seleção de Projetos Sustentáveis. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Em Sistemas de Gestão) - Universidade Federal Fluminense.
SALLES, M. T.; COSTA, H. G.;MIYASHITA, R.. O Mapeamento das Percepções de Desempenho da Gestão da Manutenção de Sistemas de Climatização Prediais - O Caso do INMETRO. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Em Sistemas de Gestão) - Universidade Federal Fluminense.
ARKADER, Rebecca; FIGUEIREDO, K. F.;MIYASHITA, R.. Estratégias Cooperativas Horizontais em Compras. 2009. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
FARIAS FILHO, J. R.; Costa, S.R.R. da;MIYASHITA, R.. Avaliação dos seviços de bibliotecas: estudo de caso. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Em Sistemas de Gestão) - Universidade Federal Fluminense.
ANDRADE, Emmanuel Paiva de; PINTO, Marco Aurélio Cabral;MIYASHITA, R.. Ciclos da Construção Naval do Brasil: Análise crítico comparativa das políticas públicas. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense.
PINTO, Marco Aurélio Cabral; CALDAS, M. A. F.;MIYASHITA, R.. A importância da Indústria de Terceirização de Frota para Geração de Valor em Negócios. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Em Sistemas de Gestão) - Universidade Federal Fluminense.
ARKADER, Rebecca;MIYASHITA, R.. A adoção de leilões reversos por empresas brasileiras: a percepção dos mercados eletrônicos. 2007. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ARKADER, Rebecca;MIYASHITA, R.. O impacto da adoção de leilão reverso eletrônico no relacionamento entre grandes empresas compradoras brasileiras e seus fornecedores: um estudo de casos. 2007. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ANDRADE, Emmanuel Paiva de; FARIAS FILHO, J. R.;MIYASHITA, R.. A influência do ambiente de trabalho na gestão do conhecimento de um estaleiro público. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense.
QUINTELLA, H. L. M. M.; SANTANNA, A. P.;MIYASHITA, R.. Fatores Críticos de Sucesso para Start-up de Projetos Offshore de Desenvolvimento de Sistema em Multinacional Instalada no Brasil. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense.
FIGUEIREDO, Kleber Fossati; ARKADER, Rebecca;MIYASHITA, R.. Análise Crítica das Iniciativas de Terceirização Logística em uma Unidade de Negócios de uma Empresa Multinacional. 2007. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ANDRADE, Emmanuel Paiva de; FERRAZ, Fernando Toledo;MIYASHITA, R.. Avaliação dos processos de gestão do conhecimento e inovação no setor de serviços: desenvolviemento de modelo e estudo de caso. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense.
FARIAS FILHO, J. R.; Gutierrez, R.;MIYASHITA, R.. Um modelo de programação da produção para tarefas complexas e não repetitivas com histórico único: um estudo de caso em uma empresa prestadora de serviços de reparo de equipamentos de compleção utilizados na prospecção de petróleo. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense.
ARKADER, Rebecca; FIGUEIREDO, K. F.;MIYASHITA, R.. Um estudo de casos sobre a gestão de capacidade em três hospitais brasileiros. 2006. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ANDRADE, Emmanuel Paiva de; FERREIRA, M. L. R.;MIYASHITA, R.. Soldador, o artesão da indústria Nava Offshore: Uma dissertação sobre o Conhecimento. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Em Sistemas de Gestão) - Universidade Federal Fluminense.
YOSHIZAKI, Hugo Tsugunobu Yoshida;MIYASHITA, R.; SAUAIA, Antonio Carlos Aidar. Desenvolvimento de um jogo para o ensino de logística empresarial. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade de São Paulo.
ANDRADE, Emmanuel Paiva de; PINTO, Marco Aurélio Cabral;MIYASHITA, R.. Inovação e Competitividade em Mercados Regulados. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense.
ARKADER, Rebecca; FIGUEIREDO, Kleber Fossati;MIYASHITA, R.. Estratégia de Compras na Indústria Brasileira de Higiene Pessoal e Cosméticos: um Estudo de Casos. 2005. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SILVA, Márcia Terra da; FISCHER, Rosa Maria;MIYASHITA, R.. Estratégia de expansão do serviço de educação especial no terceiro setor : experiências em franquia social. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade de São Paulo.
ZOTES, Luis Perez; RODRÍGUEZ, Martius Vicente Rodríguez Y;MIYASHITA, R.. A Maturidade do Modelo de Gestão para redução dos níveis de perdas comerciais: o Caso de uma Distribuidora de Energia Elétrica. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Em Sistemas de Gestão) - Universidade Federal Fluminense.
MIYASHITA, R.; ARKADER, Rebecca; FIGUEIREDO, Kleber Fossatti. Medição de Desempenho Logístico: Práticas das Grandes Empresas do Brasil. 2005. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MIYASHITA, R.; ARKADER, Rebecca; WANKE, Peter Fernandes. Estratégia de Operações na Indústria Metal-Mecânica Brasileira: Formação, Implementação e Impactos sobre o Desempenho Empresarial. 2005. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LIMA, Gilson Brito Alves; FERRAZ, Fernando Toledo;MIYASHITA, R.. Princípios de Sustentabilidade Sócio-Ambientais: Um Estudo de Caso na Região do Alto Aiuruoca-MG. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense.
MIYASHITA, R.; ANDRADE, Emmanuel Paiva de; FARIAS FILHO, J. R.. Redes de Relacionamento de conselheiros e empresas: uma nova abordagem para governança corporativa. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense.
MIYASHITA, R.; CALDAS, M. A. F.; COSTA, H. G.. Jogo de Empresa Aplicado à Logística Empresarial. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense.
MIYASHITA, R.; FIGUEIREDO, K. F.; WANKE, Peter Fernandes. Mensuração do Desempenho Logístico: um Estudo de Casos em Quatro Empresas Multinacionais atuantes no Brasil. 2004. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MIYASHITA, R.; ARKADER, Rebecca; WANKE, Peter Fernandes. O Uso de Leilões Reversos Eletrônicos nos Processos de Compras de Empresas. 2004. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MIYASHITA, R.; QUELHAS, O. L. G.. Liderança Transformadora e os Níveis de Consciência Corporativa: Um estudo de Caso em Empresa do Ramo de Varejo. 2004. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MIYASHITA, R.; FIGUEIREDO, Kleber Fossatti; BETHLEM, A.. Implantação de Programa de Qualidade: um Estudo de Caso no Setor de Plano de Saúde no Brasil. 2003. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MIYASHITA, R.; ARKADER, Rebecca; FIGUEIREDO, Kleber Fossati. Relações de Fornecimento em Empreendimentos Automobilísticos de Implantação Recente no Brasil: um Estudo de Casos. 2003. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MIYASHITA, R.; ANDRADE, Emmanuel Paiva de. A Reestruturação do Setor de Telecomunicações no Brasil e o Desenvolvimento de Políticas Públicas: Antecedentes e Análise Comparativa. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense.
MIYASHITA, R.; ARKADER, Rebecca; NOGUEIRA, Antonio Roberto Ramos. O Processo de Adoção de Tecnologias Avançadas de Manufatura na Indústria de Autopeças no Brasil: um estudo de casos. 2003. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MIYASHITA, R.; FIGUEIREDO, Kleber Fossatti; REIS, H. L.. Particularidades das Necessidades Logísticas do Pós-Venda: um Estudo de Casos. 2003. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MIYASHITA, R.; SALIBY, E.; MOTTA, R. R.. Desafios Logísticos da Coleta e Transporte de Resíduos: um estudo de caso do Município do Rio de Janeiro. 2003. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MIYASHITA, R.; ARKADER, Rebecca; NOGUEIRA, A. R.. A Organização de Compras em Empresas Industriais. 2003. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SALIBY, E.; GONÇALVES NETO, C.;MIYASHITA, R.. Estudo do Consumo da Cachaça Artesanal em Bares e Botequins no Município do Rio de Janeiro. 2002. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MIYASHITA, R.; ZOTES, L. P.; SALLES, M. T.. Sistemas de gestão integrados em instituições de ensino superior. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense.
MIYASHITA, R.; FARIAS FILHO, J. R.; ZOTES, Luis Perez. Planejamento e controle gerencial de implantação de sistemas de gestão integrado. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense.
SASAKI, D. G. G.;MIYASHITA, R.; BOUZADA, M. A. C.; SILVA, W.; SANTOS, T. C.. Uma análise da experiência dos alunos com um jogo de empresas, sob o olhar das competências gerenciais. 2023. Tese (Doutorado em Ciência, Tecnologia e Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.
MELLO, L. C. B. B.; SALLES, M. T.; BANDEIRA, R. A. M.; LONGO, O. C.;MIYASHITA, R.. FATORES INTERVENIENTES E DETERMINANTES NA SELEÇÃO DE TERRENOS PARA CONSTRUÇÃO DE EDIFICAÇÕES NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. 2017. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Universidade Federal Fluminense.
HADDAD, A. N.; LIMA, Gilson Brito Alves; CAMPAGNAC, L. A. P.;MIYASHITA, R.; FARIAS FILHO, J. R.. PLANEJAMENTO INTEGRADO DE MANUTENÇÃO: Um modelo de gestão dos projetos de construção e montagem de ativos mais aderentes às necessidades do setor de manutenção. 2015. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense.
FARIAS FILHO, J. R.;MIYASHITA, R.; CALDAS, M. A. F.; COSTA, H. G.; HADDAD, A. N.. A Implementação da Automação para o Controle de Processos Industriais em Projetos Complexos: O Main Automation Contractor (MAC) como Paradigma para a Otimização dos Resultados dos Investimentos. 2014. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense.
MIYASHITA, R.; Schwabe, D.. Um estudo de identificação de fraudadores em mercados eletrônicos através de computação humana. 2008. Tese (Doutorado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
SALIBY, E.;MIYASHITA, R.; CANEN, E. G.; FIGUEIREDO, K. F.; WANKE, Peter Fernandes. Simulação e outras ferramentas quantitativas - o que deve ser usado nos call centers brasileiros?. 2006. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BORGES JUNIOR, C. A.; Spiegel, T.;MIYASHITA, R.. Identificação de gargalos na distribuição de petróleo e seus derivados por modal aquaviário no Brasil e proposições de soluções. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MIYASHITA, R.; OLIVEIRA, A. R.; de Saboya, Luiz Antonio. Aplicação de Técnicas de Avaliação e Melhoria de Produtos na Área de Condicionamento Físico. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
OLIVEIRA, Antonio Carlos de Lemos;MIYASHITA, R.. Processo de escolha de um sistema de Gerenciamento de Projetos na Engenharia da Petrobras: Estudo de Caso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
OLIVEIRA, Antonio Carlos de Lemos;MIYASHITA, R.. Processo de escolha de um sistema de Gerenciamento de Projetos na Engenharia da Petrobras: Estudo de Caso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Uchôa, J. R. C.; Rocha, H. O.;MIYASHITA, R.. Aplicação do método Box-Jenkins na previsão de demanda em uma empresa de transporte público da cidade do Rio de Janeiro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MIYASHITA, R.; OLIVEIRA, A. R.. Pinto/ Francisco M. Ladeiras/ Thaísa S. Sant'Anna.APLICAÇÃO DO MODELO KANO PARA CLASSIFICAÇÃO DE ATRIBUTOS DE SATISFAÇÃO DE CLIENTES DO SERVIÇO DE TELEFONIA MÓVEL PRÉ-PAGO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
TIGRE, P. B.;MIYASHITA, R.. Análise da Implantação da TV Digital no Brasil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SELDIN, R.; NEVES, M. S.;MIYASHITA, R.. Conceito de grupos semi-autônomos aplicado como fator motivacional. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
OLIVEIRA, Antonio Carlos de Lemos;MIYASHITA, R.; CALDAS, Luis Alberto de Carvalho. Logística de Distribuição de Produtos Perecíveis. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MATTOS, Ubirajara Aluísio de Oliveira;MIYASHITA, R.; AZEVEDO, Luiz Henrique. Sistema de Apoio ao Planejamento e Monitoramento Territorial - SISPLAMTE: suas potencialidades e aplicação na Gestão de Segurança do Trabalho. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
BRUNO, Flávio da Silveira;MIYASHITA, R.; PINTO, Marco Aurelio Cabral. Gestão do Conhecimento e Turnover. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MIYASHITA, R.; MARQUES, Alexandre Barbosa. A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE CAPITAL INTELECTUAL. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MIYASHITA, R.; NICHIOKA, Julio; CALDAS, Luis Alberto de Carvalho. Avaliação da Utilização de Sistema de Informação Logística na Gestão da Distribuição Física de Produtos Editoriais. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MIYASHITA, R.; CALDAS, Luis Alberto de Carvalho. Criação de valor para as empresas através de investimentos em Responsabilidade Social e Ambiental. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MIYASHITA, R.; CALDAS, Luis Alberto de Carvalho. Análise do Projeto da Régua de Relacionamento para Clientes Corporativos do Segmento de Telecomunicações desenvolvido pela Intelig Telecom. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MIYASHITA, R.; MELLO, Paulo Márcio de. Mapa Estratégico da Responsabilidade Social das Empresas Baseado no Balanced Scorecard. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MIYASHITA, R.; ANDRADE, Emmanuel Paiva de; FARIAS FILHO, J. R.. Desenvolvimento e uso de um jogo de Logística Empresarial. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense.
MORENO JUNIOR, V. A.; SILVA, G. V.; Cardoso, V. C.;MIYASHITA, R.; CARDOSO, R.; PROENCA, A.. CONCURSO PARA PROFESSOR ADJUNTO NA ÁREA DE GERENCIA DE PRODUÇÃO E QUALIDADE (EDITAL SEI-260007/035554/2022). 2023. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FIGUEIREDO, Kleber Fossatti; WANKE, Peter Fernandes; SANTOS, R. P. C.; BARBASTEFANO, R. G.;MIYASHITA, R.. Comissão Julgadora do Concurso Público para provimento efetivo de vagas no cargo de Professor da Carreira do Magistério Superior - Adjunto A, para a vaga RP-001 ? Operações, Tecnologia e Logística, do Instituto COPPEAD de Administração, referente ao Edital nº 377, de 25/05/2022. 2022. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
IGNACIO, A. A. V.;MIYASHITA, RICARDO; GUIZZE, C. L. C.; SILVA JUNIOR, O. C.; Ferreira Filho, V. J. M.. Participação na Comissão Examinadora do Concurso Público para a Carreira do Magistério Superior, na classe de Professor Adjunto A (40 horas/D.E.), aberto para a área de conhecimento: Gestão de Operações, do Departamento de Engenharia de Produção de Petrópolis da Universidade Federal Fluminense (UFF). 2021. Universidade Federal Fluminense.
FIGUEIREDO, O. H. S.; MARUJO, L. G.; BARBASTEFANO, R. G.; LACERDA, D. P.;MIYASHITA, R.. Comissão Julgadora do Concurso Público para provimento efetivo de vaga no cargo de Professor da Carreira de Magistério Superior - Adjunto A, para a vaga MC-038 ? Operações, Tecnologia e Logística, do Instituto COPPEAD de Administração, conforme Edital nº 953, de 20 de dezembro de 2019. 2020. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Cardoso, V. C.; PARADELA, T.; COSENZA, C. A. N.; QUELHAS, O. L. G.; BARBASTEFANO, R. G.; SANTOS, R. P. C.;MIYASHITA, R.; PROENCA JUNIOR, D.; PRADO, C. A. S.; BORGES JUNIOR, C. A.. Partipação da Comissão Examinadora do Concurso Público para Professor Adjunto, Setor Gerência da Produção do Departamento de Engenharia Industrial da Escola Politécnica. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MIYASHITA, R.. Partipação da Comissão Examinadora do Concurso Público para Professor Assistente, na Área de Gestão da Inovação no Departamento de Informática e Ciência da Computação, do Instituto de Matemática e Estatística. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MIYASHITA, R.; Ferreira Filho, V. J. M.; Hamacher, S.. Comissão Organizadora do Concurso Público para a Classe de Professor Adjunto na área de Pesquisa Operacional. 2010. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MIYASHITA, R.; Ferreira Filho, V. J. M.; Raupp, F. M. P.. Comissão Organizadora do Concurso Público para a Classe de Professor Adjunto na área de Pesquisa Operacional. 2010. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA FILHO, S. J. M.; SALLES, M. T.; BROCHADO, M. R.;MIYASHITA, R.; MUNIZ JUNIOR, J.. Banca examinadora para concurso público para professor adjunto na área de conhecimento de Engenharia do Produto. 2008. Universidade Federal Fluminense.
SILVA FILHO, S. J. M.; SALLES, M. T.;MIYASHITA, R.; BROCHADO, M. R.; Costa, S.R.R. da. Banca Examinadora de Concurso Público Categoria Professor Adjunto. 2008. Universidade Federal Fluminense.
FARIAS FILHO, J. R.; MELLO, J. C. C. B. S.;MIYASHITA, R.; Ferro, M. A. C.; Ratton Neto, H. X.. Concurso público para o magistério superior - classe adjunto. 2006. Universidade Federal Fluminense.
FARIAS FILHO, J. R.;MIYASHITA, R.; Ferro, M. A. C.; Ratton Neto, H. X.. 2006. Universidade Federal Fluminense.
SOARES, Luiz Fleury Wanderley; RANGEL, Luis Alberto Duncan;MIYASHITA, R.; COSTA, Paulo Henrique Soto; CAL, Manuel Sanchez de La. Participação da Comissão Examinadora do Concurso Público para Professor Adjunto, na área de Economia - Administração Financeira e Contabilidade Gerencial. 2005. Universidade Federal Fluminense.
MIYASHITA, R.; SOARES, Luiz Fleury Wanderlei; CAL, Manuel Sanchez de La. Partipação da Comissão Examinadora do Concurso Público para Professor Assistente, na Área de Economia - Administração Financeira e Contabilidade Gerencial, no Departamento de Metalurgia Industrial, da Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda. 2005. Universidade Federal Fluminense.
MIYASHITA, R.; LIMA, Gilson Brito Alves; FARIAS FILHO, J. R.; RANGEL, Luís Alberto Duncan; FRUJUELLE, Rosana. Participação da Comissão Julgadora do Concurso Público para Professor Adjunto, na Área de Gerência da Produção/ Planejamento Estratégico Industrial e Planejamento e Controle da Produção, de Departamento de Metalurgia Industrial, da Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda da Universidade Federal Fluminense. 2004. Universidade Federal Fluminense.
BIONDI NETO, Luis; SILVA NETO, Romeu e; CORRÊA, Carlos José;MIYASHITA, R.; HADDAD, Assed Naked. Participação da Comissão Julgadora do Concurso Público para Professor Assistente, como membro suplente, na Área de Gerência da Produção, do Departamento de Engenharia Industrial, da Faculdade de Engenharia da UERJ. 2004. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
RANGEL, Luís Alberto Duncan; FRUJUELLE, Rosana;MIYASHITA, R.. Participação da Comissão Julgadora do Concurso Público para Professor Assistente, na Área de Gerência da Produção. 2004. Universidade Federal Fluminense.
MIYASHITA, R.. Comite de Avaliação dos projetos de monitoria do Programa de Bolsas-Auxílio da UERJ. 2018. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MIYASHITA, R.. Banca de comitê avaliador dos projetos inscritos no Edital de convocação para projeto acadêmico de empresa júnior da UERJ. 2014. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MIYASHITA, R.. Banca de comitê avaliador dos projetos inscritos no Edital de convocação para projeto acadêmico de empresa júnior da UERJ. 2013. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MIYASHITA, R.. Avaliação de propostas de novos negócios para programa PRIME junto à Incubadora de Empresas da Coppe. 2009. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Orientou
Elaboração de Jogos para capacitação nas habilidades de Design Thinking; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);
Estudo sobre a Gestão Sucessória na Administração Pública Estadual com Base no Capital Intelectual/Humano; 2016; Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Coorientador: Ricardo Miyashita;
Proposta de um método probabilístico de estimativa de custos de construção; 2013; Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Ricardo Miyashita;
Estudo do gerenciamento do tempo em projetos de construção civil enxuta através da simulação de eventos discretos; 2012; Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Miyashita;
Planejamento de Atividades da Construção Predial Visando a Redução de Perdas de Processo na Ótica da Construção Enxuta; 2010; Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Coorientador: Ricardo Miyashita;
Uma análise da experiência dos alunos com um jogo de empresas, sob o olhar das competências gerenciais; 2023; Tese (Doutorado em Ciência, Tecnologia e Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, ; Coorientador: Ricardo Miyashita;
Braü Masters: Desenvolvimento e aplicação de um jogo envolvendo Planejamento e Controle da Produção; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
Jeans Game: Desenvolvimento de jogo de treinamento de simulação de uma cadeia produtiva de moda com ênfase na tomada de decisão; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
A utilização de métodos quantitativos de previsão para estimar a demanda de passageiros no transporte metroviário do Rio de Janeiro; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
Uso do design thinking para a criação de um jogo educativo para pessoas com deficiência visual; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
Estudo sobre a aplicação do Design Science Research como método de pesquisa em projetos finais de cursos de engenharia de produção; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
Previsão de demanda: análise aplicada ao mercado farmacêutico americano; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
Jogo Kaizen: aplicando ferramentas de melhoria contínua na solução de problemas empresariais; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
Estudo sobre o relacionamento entre temperamento e pensamento criativo divergente; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
Avaliação da maturidade dos processos de gestão e propostas de melhorias no Colégio Monte Alto; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
Desenvolvimento de boardgame para aplicação didática de conceitos na área de gestão da produção; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
O uso do design science research no apoio ao desenvolvimento de um sistema para gestão e controle da manutenção de pneus em uma empresa do segmento de logística portuária; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
Araujo Diogo S; Fernandes/ Marcelo A; C; Zucarino; Desenvolvimento de um jogo de treinamento aplicando teoria das restrições na gestão da saúde; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
Fagundes de Oliveira/ Felipe dos Santos Cereja; C; S; PRO: Criação de um jogo envolvendo indicadores e nível de serviço em logística; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
Estudo e proposições de como os temperamentos influenciam os líderes transformadores a lidar e se conectar com suas equipes; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
Desenvolvimento de aplicativo para gestão de materiais; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
Impacto da previsão de demanda na organização dos produtos no Centro de Distribuição; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
Estudo da previsão de demanda de serviços de transportes ferroviários de passageiros; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
P; M; GAME: Elaboração de jogo de negócios usando Design Science Research; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
Fatores Críticos de Sucesso em Franquias de Moda: Estudo de caso Richard?s; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
Análise da proposta de valor oferecida pelo modelo de negócio de Lojas Colaborativas; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
Estudo sobre a Comunicação da Proposta de Valor do Colégio Porto Real aos Pais dos Alunos; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
Elaboração de caso de discussão em gestão de operações em saúde para ensino na graduação, utilizando o Design Thinking; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
Desenvolvimento de um jogo para treinamento em habilidades de gestão da saúde aplicado ao contexto de um Hospital Dia; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
Proposta de Estruturação de um Laboratório de Inovação em um Hospital Universitário da Rede Pública; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
PROJETO DE MELHORIA DE ACOLHIMENTO E HUMANIZAÇÃO EM UMA UNIDADE DE SAÚDE: O CASO DO HUPE/UERJ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
Desenvolvimento de um modelo de negócio, aplicando os conceitos de Design thinking e Startup Enxuta; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
Santos; Sarah Vieira d Eça; Estudo de um novo modelo de negócio no segmento de roupas femininas; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
R; Simões; Fábio C; Orlean; Isabela N; Alexandre; Elaboração de Casos de Discussão em Gestão da Saúde; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
Desenvolvimento de um jogo de treinamento sobre gestão de bens móveis para servidores públicos da área de logística; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
de Rezende; Giovanna Perrotta Leonardo Pereira; Mapeamento de Processos do Colégio Monte Alto com o uso do Design Thinking; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
R; Pereira; Rachel M; Andrade; Thaís S; M; Sales; Estudo e proposição de melhorias em um projeto educacional colaborativo e inovador através da abordagem do Design Thinking: o Colégio Monte Alto; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
C; Duim; Thaís S; M; Severino; Thayrine de O; Sá; Desenvolvimento de um jogo de treinamento para conscientização nos processos de aquisição da Administração Pública; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
Contribuições de Design Thinking na identificação e solução de problemas no Projeto Reconstruir, Casa Ronald McDonald; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
Como os temperamentos podem influênciar as escolhas profissionais; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
Desenvolvimento de um Simulador voltado para a área de Higiene Ocupacional; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
Elaboração de um Jogo Didático de Análise do Perfil Temperamental Para Alunos da Engenharia de Produção; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
Desenvolvimento de jogo empresarial sobre o Sistema Toyota de Produção segundo a abordagem do Design Thinking; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
Estudo sobre a aplicação de Design Thinking na criação de conceitos e experiências: o caso Dufry Sports; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
Avaliação do Aprendizado Gerado por um Jogo de Empresa Utilizando Mapa Conceitual; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
Elaboração de um jogo que simula o processo de gestão da inovação para empreendedorismo tecnológico; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
ESTUDO DE VIABILIDADE DE NOVO NEGÓCIO DE AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL ATRAVÉS DO BUSINESS MODEL GENERATION; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
Modelagem de jogo de empresas em gestão da produção utilizando a abordagem de dinâmica de sistemas; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
ELABORAÇÃO DE UM JOGO DE EMPRESAS PARA APRENDIZADO INTRODUTÓRIO DE GESTÃO DA PRODUÇÃO; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
Aplicação de Técnicas de Avaliação e Melhoria de Produtos na Área de Condicionamento Físico; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
Análise da relação entre Cultura Organizacional e Qualidade de Vida no Trabalho em distribuidoras de energia elétrica: Estudo de Caso Ampla e Energisa; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
Pinto, Francisco M; Ladeiras, Thaísa Sant'Anna; APLICAÇÃO DO MODELO KANO PARA CLASSIFICAÇÃO DE ATRIBUTOS DE SATISFAÇÃO DE CLIENTES DO SERVIÇO DE TELEFONIA MÓVEL PRÉ-PAGO; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
Auditoria de inovação: Aplicação de uma ferramenta de auditoria para avaliar processos e desempenho de uma empresa quanto à gestão da inovação; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
A; L; de Oliveira; Estudo da difusão tecnológica no setor de telecomunicações ? tecnologia WiMax; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
C; Azevedo, Leonardo L; Cortinhas, Rafael V; S; Costa; Avaliação e Melhoria de um Novo Produto para Iluminação; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
Estudo sobre a gestão da Inovação na empresa Apple; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
Análise dos fatores condicionantes para a difusão dos serviços de voz sobre ip (VoIP) pelas operadoras de telefonia fixa do Brasil; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
A redução da dependência das indústrias de embalagens e de bebidas em relação ao mercado de petróleo, no tocante à embalagem PET; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
Responsabilidade Social Interna como fator de alavancagem da excelência empresarial: Um estudo de caso em empresa distribuidora de energia; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
Gestão de relacionamentos: Criação de valor através da gestão dos relacionamentos da empresa com seus stakeholders; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
Gestão do conhecimento em segurança de construções; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
A Evolução do Conceito de Capital Intelectual; 2005; 65 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
A DIFUSÃO DO CONHECIMENTO TÁCITO ATRAVÉS DO JOGO STAKEHOLDERS; 2005; 72 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
FATORES DE SUCESSO DE UM PROJETO SOCIAL E DISSEMINAÇÃO ATRAVÉS DE FRANQUIA SOCIAL - UM ESTUDO DE CASO DO CDI; 2005; 60 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
Mapa Estratégico da Responsabilidade Social das Empresas Baseado no Balanced Scorecard; 2004; 90 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
Criação de Valor para a empresa através de investimento em Responsabilidade Social Empresarial; 2004; 63 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
Avaliação da Utilização de Sistema de Informação Logística na Gestão da Distribuição Física de Produtos Editoriais; 2004; 72 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
Desenvolvimento e uso de um jogo de Logística Empresarial; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ricardo Miyashita;
Desenvolvimento de jogos educacionais de simulação empresarial para capacitação de estudantes nas competências da Engenharia de Produção; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ; Orientador: Ricardo Miyashita;
Desenvolvimento de jogos educacionais de simulação empresarial para capacitação de estudantes nas competências da Engenharia de Produção; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ; Orientador: Ricardo Miyashita;
Desenvolvimento de jogos educacionais de simulação empresarial para capacitação de estudantes nas competências da Engenharia de Produção; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ; Orientador: Ricardo Miyashita;
Desenvolvimento de jogos educacionais de simulação empresarial para capacitação de estudantes nas competências da Engenharia de Produção; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ; Orientador: Ricardo Miyashita;
Desenvolvimento de jogos educacionais de simulação empresarial para capacitação de estudantes nas competências da Engenharia de Produção; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
Desenvolvimento de jogos educacionais de simulação empresarial para capacitação de estudantes nas competências da Engenharia de Produção; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ; Orientador: Ricardo Miyashita;
Desenvolvimento de jogos educacionais de simulação empresarial para capacitação de estudantes nas competências da Engenharia de Produção; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ; Orientador: Ricardo Miyashita;
AS BARREIRAS PARA DIFUSÃO DA UTILIZAÇÃO DE ESTRUTURAS METÁLICAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL BRASILEIRA; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
Proposta de Modelo Sintético de Gestão da Inovação; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
Monitoria em Projeto do Produto e Serviços; 2009; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Miyashita;
Produções bibliográficas
-
OLIVEIRA, PAULO HENRIQUE ; SASAKI, DANIEL GUILHERME GOMES ; MIYASHITA, RICARDO . A criação de um protótipo de jogo para o ensino da administração. INTERNATIONAL JOURNAL OF INNOVATION , v. 11, p. e24267, 2023.
-
Pinto, Danilo D. ; Ladeiras, Francisco M. ; SANTANNA, T. S. ; MIYASHITA, R. . CLASSIFICAÇÃO DE ATRIBUTOS DE SATISFAÇÃO DE CLIENTES DO SERVIÇO DE TELEFONIA MÓVEL. Revista de Gestão e Operações Produtivas , v. 3, p. 1, 2012.
-
Oliveira, Shelly R A L ; Villela, Lívia V ; MIYASHITA, R. . ESTUDO DA DIFUSÃO TECNOLÓGICA NO SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES ? TECNOLOGIA WIMAX. Revista de Gestão e Operações Produtivas , v. 3, p. 2, 2012.
-
MIYASHITA, R. ; MEDEIROS, C. A. ; BATISTA, L. A. ; ALMEIDA, M. ; TERRA, B. . UMA ABORDAGEM INOVADORA PARA EDUCAÇÃO INTERDISCIPLINAR ―-TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, ENGENHARIA, GESTÃO E ESPORTES: UMA APRENDIZAGEM EXPERIMENTAL ATRAVÉS DE JOGO EDUCATIVO. Polêm!ca , v. 11, p. 212-227, 2012.
-
de Saboya, Luiz Antonio ; BORIN, E. C. P. ; MIYASHITA, R. . AS EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA E O DESIGN. Polêm!ca , v. 10, p. 655-664, 2011.
-
AZEVEDO, F. E. C. ; CORTINHAS, L. L. ; COSTA, R. V. S. ; MIYASHITA, R. . AVALIAÇÃO E MELHORIA DE UM NOVO PRODUTO PARA ILUMINAÇÃO. Revista de Gestão e Operações Produtivas , v. 1, p. 1, 2011.
-
QUINTELLA, H. L. M. M. ; MIYASHITA, R. ; Carvalho Filho, E. P. . Fatores Críticos de Sucesso para Start-up de Projetos Offshore de Desenvolvimento de Sistemas de Software em multinacional instalada no Rio de Janeiro. Rio's International Journal on Sciences of Industrial and Systems Engineering and Management , v. 3, p. pe093-02-25, 2009.
-
MIYASHITA, R. ; SOARES, K. G. . Mapa estratégico de responsabilidade social das empresas baseado no Balancetd Scorecard. GEPROS. Gestão da Produção, Operações e Sistemas , v. 1, p. 74-81, 2006.
-
FERREIRA, L. L. ; BUSSACOS, M. A. ; MACIEL, R. H. ; MIYASHITA, R. . Voando com os Pilotos: condições de trabalho dos pilotos de uma empresa de aviação comercial 2a. Edição. 2. ed. São Paulo: APVAR - Associação dos Pilotos da Varig, 1998. v. 1. 120p .
-
WIMMER, D. F. ; BARRETO, R. S. ; MIYASHITA, R. ; ANDRADE, D. C. C. . Desenvolvimento de um jogo para treinamento de habilidades em gestão da Saúde. In: Carlos Eduardo Sanches de Andrade. (Org.). Os Desafios da Engenharia de Produção frente às Demandas Contemporâneas. 1ed.Ponta Grassa - PR: Atena Editora, 2020, v. 1, p. 260-272.
-
LIMA, D. S. ; SOARES, V. C. ; MIYASHITA, R. ; SILVA JR, D. S. ; ANDRADE, D. C. C. . Elaboração de casos em gestão de operações em saúde para ensino na Graduação utilizando Design Thinking. In: Carlos Eduardo Sanches de Andrade. (Org.). Os Desafios da Engenharia de Produção frente às Demandas Contemporâneas. 1ed.Ponta Grossa - PR: Atena Editora, 2020, v. 1, p. 191-204.
-
CABRAL, ANDREA S ; MIYASHITA, R. ; Spiegel, T. ; ANDRADE, DIEGO C. C. . Análise e proposições para a humanização no Hospital Universitário Pedro Ernesto com base no Design Thinking. In: Darly Fernando Andrade. (Org.). Tópicos em Administração. 1ed.Belo Horizonte: Poisson, 2019, v. 18, p. 176-189.
-
MIYASHITA, R. ; ANDRADE, DIEGO C. C. . Desenvolvimento de simulador empresarial através do design thinking. In: Editora Poisson. (Org.). Tópicos em Administração. 1ed.Belo Horizonto: Poisson, 2019, v. 17, p. 226-233.
-
ESTRADA, GUILHERME C D ; MIYASHITA, R. ; ANDRADE, D. C. C. . Desenvolvimento de um modelo de negócio, aplicando os conceitos de Design Thinking e Startup Enxuta. In: Darly Fernando Andrade. (Org.). Gestão da Produção em Foco. 1ed.Belo Horizonte - MG: Editora Poisson, 2019, v. 29, p. 2011-2020.
-
FELIZARDO, T. ; SILVA, N. D. ; MIYASHITA, R. . Contribuições de design thinking na identificação e solução de problemas no terceiro setor. In: Editora Poisson. (Org.). Gestão da Produção em Foco? Volume 18. 1ed.Belo Horizonte - MG: Editora Poisson, 2018, v. 1, p. 104-117.
-
DUIM, L. A. C. ; SA, T. O. ; SEVERINO, T. S. M. ; MIYASHITA, R. . A utilização de um jogo empresarial como ferramenta de conscientização no âmbito das compras públicas. In: Editora Poisson. (Org.). Gestão do Conhecimento e Inovação. 1ed.Belo Horizonte - MG: Editora Poisson, 2018, v. 7, p. 201-210.
-
PEREIRA, B. C. R. B. ; ANDRADE, R. M. ; SALES, T. S. M. ; MIYASHITA, R. ; ANDRADE, DIEGO C. C. . Estudo e proposição de melhorias em um projeto educacional colaborativo e inovador através da abordagem do Design Thinking: o Colégio Monte Alto. In: Editora Poisson. (Org.). Gestão do Conhecimento e Inovação ? Volume 7. 1ed.Belo Horizonte: Poisson, 2018, v. 1, p. 201-210.
-
LAGE, T. C. ; TERRA, B. R. C. S. E. S. R. ; MIYASHITA, R. ; Silva Júnior, D. S. . Estudo sobre a gestão sucessória na administração pública estadual com base no capital intelectual/humano. In: Editora Poisson. (Org.). Tópicos em Gestão de Pessoas ? Volume 3. 1ed.Belo Horizonte - MG: Editora Poisson, 2018, v. 1, p. 220-234.
-
MIYASHITA, R. ; Alves Borges, C., Jr. . GM, Ford e Chrysler e a revolução silenciosa da inovação. Jornal O Globo - Opinião, www.oglobo.com.br, p. 1 - 1, 19 dez. 2008.
-
MELO, C. S. ; EMERICK, L. R. ; MIYASHITA, R. ; ANDRADE, D. C. C. . APRENDIZADO DO LEAN ATRAVÉS DE UM JOGO DIDÁTICO DE AVENTURA. In: XXX SIMPEP, 2023, Bauru-SP. Anais do XXX SIMPEP. Bauru: Unesp-Bauru, 2023. v. 1. p. 1-15.
-
SOARES, L. C. T. ; CALHEIRO, T. R. V. ; MIYASHITA, R. ; SILVA, A. C. P. V. . AVALIAÇÃO DA MATURIDADE DOS PROCESSOS DE GESTÃO E PROPOSTAS DE MELHORIAS EM UMA ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL: O COLÉGIO MONTE ALTO. In: XXX SIMPEP, 2023, Bauru-SP. Anais do XXX SIMPEP. Bauru-SP: Unesp-Bauru, 2023. v. 1. p. 1-14.
-
JESUS, M. L. ; MIYASHITA, R. ; ANDRADE, D. C. C. . DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA PARA GESTÃO E CONTROLE DE PNEUS EM UMA EMPRESA DO SEGMENTO DE LOGÍSTICA PORTUÁRIA. In: XXX SIMPEP, 2023, Bauru-SP. Anais do XXX SIMPEP. Bauru-SP: Unesp-Bauru, 2023. v. 1. p. 1-16.
-
SILVA, C. O. M. ; MIYASHITA, R. ; ANDRADE, D. C. C. . INVESTIGANDO A PROPOSTA DE VALOR EM LOJAS COLABORATIVAS: UM ESTUDO DE CASO COMPARATIVO. In: XXX SIMPEP, 2023, Bauru-SP. Anais do XXX SIMPEP. Bauru-SP: Unesp-Bauru, 2023. v. 1. p. 1-16.
-
VASSIMON, L. D. ; OLIVEIRA, M. S. G. ; MIYASHITA, R. ; ANDRADE, D. C. C. . JEANS GAME: UM JOGO DE TREINAMENTO SOBRE A CADEIA PRODUTIVA DE MODA. In: XXX SIMPEP, 2023, Bauru-SP. Anais do XXX SIMPEP. Bauru-SP: Unesp-Bauru, 2023. v. 1. p. 1-16.
-
SILVA, M. M. R. ; MIYASHITA, R. ; ANDRADE, D. C. C. . PREVISÃO DE DEMANDA DE PASSAGEIROS NO TRANSPORTE PÚBLICO: UMA ABORDAGEM BASEADA EM SÉRIES TEMPORAIS PARA O METRÔ DO RIO DE JANEIRO. In: XXX SIMPEP, 2023, Bauru-SP. Anais do XXX SIMPEP. Bauru-SP: Unesp-Bauru, 2023. v. 1. p. 1-16.
-
MELO, C. S. ; MOFARDINI, J. ; MIYASHITA, R. ; ANDRADE, DIEGO C. C. . DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS COM BASE NO DESIGN THINKING. In: Simpósio de Engenharia de Produção (SIMPEP), 2022, Bauru-SP. ANAIS DO XXIX SIMPEP. BAURU: UNESP, 2022. v. 1. p. 1-20.
-
MAGALHAES, M. C. ; MIYASHITA, R. ; ANDRADE, DIEGO C. C. . DESENVOLVIMENTO DE BOARDGAME DIDÁTICO SOBRE GESTÃO DE PRODUÇÃO. In: Simpósio de Engenharia de Produção (SIMPEP), 2022, Bauru-SP. ANAIS DO XXIX SIMPEP. BAURU: UNESP, 2022. v. 1. p. 1-20.
-
OLIVEIRA, L. S. F. ; CEREJA, F. S. ; MIYASHITA, R. ; ANDRADE, DIEGO C. C. . DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DE SIMULAÇÃO EMPRESARIAL DE NÍVEL DE SERVIÇO LOGÍSTICO. In: Simpósio de Engenharia de Produção (SIMPEP), 2022, Bauru-SP. ANAIS DO XXIX SIMPEP. BAURU: UNESP, 2022. v. 1. p. 1-20.
-
SOARES, E. S. ; SILVA, L. O. ; MIYASHITA, R. ; ANDRADE, DIEGO C. C. . DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DE TREINAMENTO EM GESTÃO DE PROJETOS. In: Simpósio de Engenharia de Produção (SIMPEP), 2022, Bauru-SP. ANAIS DO XXIX SIMPEP. BAURU: UNESP, 2022. v. 1. p. 1-20.
-
WIMMER, D. F. ; BARRETO, R. S. ; MIYASHITA, R. ; ANDRADE, DIEGO C. C. . JOGO DE TREINAMENTO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE EM GESTÃO HOSPITALAR. In: Simpósio de Engenharia de Produção (SIMPEP), 2022, Bauru-SP. ANAIS DO XXIX SIMPEP. BAURU: UNESP, 2022. v. 1. p. 1-20.
-
EMERICK, L. R. ; MORAES, J. H. A. ; MIYASHITA, R. ; ANDRADE, DIEGO C. C. . PROTOTIPAGEM DE SOLUÇÕES INOVADORAS ATRAVÉS DE FERRAMENTAS LOW-CODE PARA CRIAÇÃO DE APLICATIVOS. In: Simpósio de Engenharia de Produção (SIMPEP), 2022, Bauru-SP. ANAIS DO XXIX SIMPEP. BAURU: UNESP, 2022. v. 1. p. 1-20.
-
ANDRADE, DIEGO C. C. ; MIYASHITA, R. . DESENVOLVIMENTO DE SIMULADOR EMPRESARIAL ATRAVÉS DO DESIGN THINKING. In: Simpósio de Engenharia de Produção (SIMPEP), 2018, Bauru - SP. Anais do XXV Simpósio de Engenharia de Produção. Bauru: UNESP, 2018. v. 1. p. 1-11.
-
ESTRADA, GUILHERME C D ; MIYASHITA, R. ; ANDRADE, DIEGO C. C. . DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE NEGÓCIO, APLICANDO OS CONCEITOS DE DESIGN THINKING E STARTUP ENXUTA. In: Simpósio de Engenharia de Produção, 2018, Bauru - SP. Anais do XXV Simpósio de Engenharia de Produção. Bauru: UNESP, 2018. v. 1. p. 1-11.
-
CABRAL, ANDREA S ; MIYASHITA, R. ; Spiegel, T. . PROJETO DE MELHORIA DE ACOLHIMENTO E HUMANIZAÇÃO EM UMA UNIDADE DE SAÚDE: O CASO DO HUPE/UERJ. In: Simpósio de Engenharia de Produção (SIMPEP), 2018, Bauru (SP). Anais do XXV Simpósio de Engenharia de Produção. BAURU: UNESP, 2018. v. 1. p. 1-11.
-
DUIM, L. A. C. ; MIYASHITA, R. ; SEVERINO, T. S. M. ; SA, T. O. . A utilização de um jogo empresarial como ferramenta de conscientização no âmbito das compras públicas. In: Congresso Nacional de Excelência em Gestão, 2017, Rio de Janeiro. Anais do XIII CNEG & IV INOVARSE 2017, 2017.
-
MIYASHITA, R. ; FELIZARDO, T. ; SILVA, N. D. . CONTRIBUIÇÕES DE DESIGN THINKING NA IDENTIFICAÇÃO E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO PROJETO RECONSTRUIR, CASA RONALD MCDONALD. In: Congresso Nacional de Excelência em Gestão, 2016, RIO DE JANEIRO. Anais do XII CNEG & III INOVARSE 2016, 2016.
-
PEREIRA, B. C. R. B. ; ANDRADE, R. M. ; SALES, T. S. M. ; MIYASHITA, R. . ESTUDO E PROPOSIÇÃO DE MELHORIAS EM UM PROJETO EDUCACIONAL COLABORATIVO E INOVADOR ATRAVÉS DA ABORDAGEM DO DESIGN THINKING: O COLÉGIO MONTE ALTO. In: Congresso Nacional de Excelência em Gestão, 2016, RIO DE JANEIRO. Anais do XII CNEG & III INOVARSE 2016, 2016.
-
LAGE, T. C. ; TERRA, B. R. C. S. E. S. R. ; MIYASHITA, R. ; SILVA JR, D. S. . ESTUDO SOBRE A GESTÃO SUCESSÓRIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ESTADUAL COM BASE NO CAPITAL INTELECTUAL/HUMANO. In: Congresso Nacional de Excelência em Gestão, 2016, Rio de Janeiro. Anais do XII CNEG & III INOVARSE 2016, 2016.
-
CORREA, R. S. ; MIYASHITA, R. ; OLIVEIRA, A. R. ; PORTELA, L. S. . AUDITORIA DE INOVAÇÃO: APLICAÇÃO DE UMA FERRAMENTA DE AUDITORIA PARA AVALIAR OS PROCESSOS DE UMA EMPRESA QUANTO À GESTÃO DA INOVAÇÃO. In: XXVII Simpósio de Engenharia de Produção (SIMPEP), 2010, Bauru - SP. Anais - SIMPEP. Bauru - SP: UNESP, 2010. v. 1. p. 1-15.
-
MAGALHAES NETO, D. ; SILVA JUNIOR, O. L. ; MIYASHITA, R. . PRINCÍPIOS ERGONÔMICOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL. In: XXVII Simpósio de Engenharia de Produção (SIMPEP), 2010, Bauru - SP. Anais - SIMPEP. Bauru - SP: UNESP, 2010. v. 1. p. 1-14.
-
MIYASHITA, R. ; SABINO, T. . As barreiras para difusão da utilização de estruturas metálicas na contrução civil brasileira ? Um mapeamento estratégico inovador. In: Profundão 2010, 2010, Rio de Janeiro. Anais do Profundão 2010. Rio de Janeiro: UFRJ, 2010. v. 1. p. 1-6.
-
MIYASHITA, R. ; VALENTE, R.S. . Fatores Críticos para a Difusão de Tecnologias Organizacionais: Estudo Exploratório sobre a Tecnologia de Reciclagem de Embalagens PET. In: XXVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2008, Rio de Janeiro. Anais do XXVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Engenharia de Produção ABEPRO, 2008. v. 1. p. 1-13.
-
MIYASHITA, R. ; MARSILI, I. ; VALENTE, R.S. ; PEREIRA, V. . Social Responsibility in the Brazilian Digital TV Sector. In: Congresso Universitário Internacional UNIV, 2007, Roma - Itália. Anais do Congresso Universitário Internacional UNIV. Roma: Istituto per la Cooperazione Universitaria - ICU, 2007. v. 1. p. 1-11.
-
MIYASHITA, R. ; AZEREDO, S. M. DE ; BARBOSA, Vinícius de Figueiredo . Ensino através de jogos de empresas: proposta de um meta-modelo para o desenvolvimento e para a avaliação do aprendizado. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2007, Foz do Iguaçu. Anais do XXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Rio de Janeiro: Abepro, 2007. v. 1. p. 1-10.
-
MIYASHITA, R. ; AZEREDO, S. M. DE . Responsabilidade Social na Gestão da Produção: Uma abordagem baseada na Ética das Virtudes. In: XIII SIMPEP, 2006, Bauru. Anais do XIII SIMPEP. Bauru-SP: UNESP - Universidade Estadual Paulista, 2006. v. 1. p. 1-9.
-
MIYASHITA, R. ; PARREIRAS, Viviane Masseran Antunes . A evolução do conceito de Capital Intelectual: recursos intangíveis para a formação de competências essenciais. In: X Profundão - Encontro de Engenharia de Produção da UFRJ, 2006, Rio de Janeiro. Anais do X Profundão. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2006. v. 1. p. 1-10.
-
MIYASHITA, R. ; Nunes, M.L.V. ; Torii, R.T. . Desvendando os caminhos para a inovação: estudo do caso Honda Motor à luz do modelo SECI. In: X Profundão - Encontro de Engenharia de Produção da UFRJ, 2006, Rio de Janeiro. Anais do X Profundão. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2006. v. 1. p. 1-8.
-
MIYASHITA, R. ; COTRIM, Rodrigo Sant´anna ; BARBOSA, Vinícius de Figueiredo . O uso de mapas conceituais para a avaliação do conhecimento tácito adquirido através de um jogo de empresas. In: SIMPEP - Simpósio de Engenharia de Produção, 2005, Bauru-SP. Anais do XII Simpósio de Engenharia de Produção. Bauru-SP: Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, 2005. v. 1. p. 1-9.
-
MIYASHITA, R. . Analisando as Competências dos Empreendedores á Luz da Teoria do Capital Intelectual. In: III Semana de Produção Científica da Faculdade de Engenharia da UERJ, 2005, Rio de Janeiro. Anais da III Semana de Produção Científica da Faculdade de Engenharia da UERJ. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2005. v. 1. p. 1-10.
-
MIYASHITA, R. ; COTRIM, Rodrigo Sant´anna . Aplicação de uma metodologia estruturada para desenvolvimento de um projeto social no setor educativo. In: Encontro Engenharia e Desenvolvimento Social, 2004, Rio de Janeiro. Anais do Encontro Engenharia e Desenvolvimento Social. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2004. v. 1. p. 1-10.
-
MIYASHITA, R. ; SOARES, K. G. . Mapa estratégico de Responsabilidade Social das Empresas baseado no Balanced Scorecard. In: XI SIMPEP - Simpósio de Engenharia de Produção, 2004, Bauru-SP. Anais do XI SIMPEP - Simpósio de Engenharia de Produção, 2004. v. 1. p. 1-8.
-
MIYASHITA, R. ; SOARES, K. G. . Mapa estratégico de Responsabilidade Social das Empresas baseado no BSC. In: II Semana de Produção Científica e Tecnológica da Faculade de Engenharia, 2004, Rio de Janeiro - RJ. Mapa estratégico de Responsabilidade Social das Empresas baseado no BSC, 2004. v. 1. p. 1-8.
-
MIYASHITA, R. . Elementos para um modelo de avaliação sócio-ambiental nas empresas. In: 1o Congresso Acadêmico sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento do Rio de Janeiro, 2004, Rio de Janeiro. Anais do 1o Congresso Acadêmico sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2004. v. 1. p. 1-12.
-
MIYASHITA, R. . Aplicação de metodologia para o desenvolvimento de projeto de serviços: o caso de um sistema de transporte solidário. In: XI SIMPEP - Simpósio de Engenharia de Produção, 2004, Bauru. Anais do XI Simpósio de Engenharia de Produção, 2004. v. 1. p. 1-15.
-
MIYASHITA, R. ; OLIVEIRA, L. F. V. S. M. ; YOSHIZAKI, H. T. . Os jogos de empresas como instrumento de treinamento em logística empresarial. In: X Simpósio de Engenharia de Produção, 2003, Bauru - SP. Anais do X Simpósio de Engenharia de Produção, 2003.
-
MIYASHITA, R. ; SALIBY, E. ; MERHI, E. . Modelagem Visual De Simulação A Eventos Discretos Baseado No DCA. In: XXXIV Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2002, Rio de Janeiro. Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2002. v. 1.
-
SALIBY, E. ; MIYASHITA, R. . Simvisio: Um Ambiente Visual e Interativo para Modelagem e Processamento de Simulação A Eventos Discretos. In: XI CLAIO - Congresso Latino Americano de Pesquisa Operacional, 2002, Santiago, Chile. Anais do XI CLAIO - Congresso Latino Americano de Pesquisa Operacional, 2002. v. 1.
-
MIYASHITA, R. . Simulação de Operações Logísticas através de um Jogo de Empresas. In: SPOLM - Simpósio de Pesquisa Operacional e Logística da Marinha, 2001, Rio de Janeiro. Anais do SPOLM 2001, 2001. v. 1.
-
MIYASHITA, R. . Perspectivas da integração entre Simulação e Internet. In: Workshop de Simulação - Coppead/ UFRJ, 1997, Rio de Janeiro. Anais do Workshop de Simulação - Coppead/ UFRJ. Rio de Janeiro: Coppead UFRJ, 1997. v. 1.
-
AZEVEDO, F. E. C. ; CORTINHAS, L. L. ; COSTA, R. V. S. ; MIYASHITA, R. . Avaliação e Melhoria no Desenvolvimento de um Novo Produto para Iluminação. In: Fórum de Ciência e Tecnologia da UERJ, 2010, Rio de Janeiro. Anais do Fórum de Ciência e Tecnologia da UERJ. Rio de Janeiro: UERJ, 2010. v. 1. p. 1-6.
-
MIYASHITA, R. ; NICHIOKA, Julio ; C RNER, V. N. ; JONES, C. M. ; COELHO, J. M. . Monitoramento Seletivo da Informação em Segurança, Meio Ambiente e Saúde. In: Semana de Produção Científica e Tecnológica da Faculdade de Engenharia da UERJ, 2003, Rio de Janeiro, 2003.
-
MIYASHITA, R. ; AZEVEDO, F. E. C. ; CORTINHAS, L. L. ; COSTA, R. V. S. . Avaliação e Melhoria de um Novo Produto para Iluminação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
MIYASHITA, R. . Log Advanced - Simulador Logístico. 2006.
MIYASHITA, R. . SimVisio - Sistema de Simulação a Eventos Discretos. 2001.
MIYASHITA, R. . Log - Simulador de Logística Empresarial. 1996.
ARAUJO, B. M. ; S.FERNANDES, D. ; ZUCARINO, M. A. C. ; MIYASHITA, R. . Jogo de treinamento aplicando teoria das restrições na gestão da saúde. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogo de Empresas).
OLIVEIRA, L. S. F. ; CEREJA, F. S. ; MIYASHITA, R. . Jogo envolvendo indicadores e nível de serviço em logística. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - JogodeEmpresas).
MAGALHAES, M. C. ; MIYASHITA, R. . Boardgame para aplicação didática de conceitos na área de gestão da produção. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - JogodeEmpresas).
SOARES, E. S. ; SILVA, L. O. ; MIYASHITA, R. . P.M. Game ? Jogo de treinamento em Gerenciamento de Projetos. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - JogodeEmpresas).
WIMMER, D. F. ; BARRETO, R. S. ; MIYASHITA, R. . Jogo para treinamento em habilidades de gestão da saúde aplicado ao contexto de um Hospital Dia. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - JogodeEmpresas).
LIMA, D. S. ; SOARES, V. C. ; MIYASHITA, R. . Caso de discussão em gestão de operações em saúde para ensino na graduação. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caso de Discussão Empresarial).
MIYASHITA, R. . Metodologia Business Game Canvas para criação e desenvolvimento de jogos empresariais educativos. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Metodologia).
SIMOES, A. C. N. ; ORLEAN, F. C. ; ALEXANDRE, I. N. ; MIYASHITA, R. . Caso de Discussão em Gestão da Saúde. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caso de Discussão Empresarial).
MIYASHITA, R. . Apostila de Projeto do Produto e Serviços (versão 4). 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila do Curso).
MIYASHITA, R. . Apostila de PERT/CPM (versão 2). 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
MIYASHITA, R. . Ética. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MIYASHITA, R. ; Malheiro, J. E. B. . Ética e Formação de Competências. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MIYASHITA, R. ; Malheiro, J. E. B. . Ética e Formação de Competências. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
TIGRE, P. B. ; Ripper, M. D. ; MIYASHITA, R. . Perspectivas de Investimento em Serviços de Telecomunicações. 2009. (Relatório de pesquisa).
MIYASHITA, R. . Apostila de Engenharia do Trabalho I. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila do Curso).
MIYASHITA, R. . Stakeholder - Jogo de Responsabilidade Social Empresarial. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogo de Empresas).
MIYASHITA, R. . Log Advanced. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogo de Empresas).
MIYASHITA, R. . Simvisio - Simulador de Filas. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Tecnologia e Ciências, Departamento de Engenharia Industrial. , R. S. Francisco Xavier 524 Pavilhão João Lyra Filho sala 5030 Bloco A, Maracanã, 20550-013 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25877156, Fax: (21) 25877156, URL da Homepage:
Experiência profissional
2002 - Atual
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
08/2020
Direção e administração, Centro de Tecnologia e Ciências, Departamento de Engenharia Industrial.Cargo ou função, Coordenador do Curso de Engenharia de Produção.
-
03/2020
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Produção
-
06/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Engenharia.Cargo ou função, Membro da comissão para normatizar os procedimentos para as disciplinas de Projeto de Graduação.
-
08/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Engenharia.Cargo ou função, Comissão para normatização dos procedimentos para as disciplinas de Projeto de Graduação.
-
08/2002
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Projeto do Produto e Serviços
-
08/2009 - 07/2023
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Introdução ao Projeto de Graduação
-
08/2009 - 06/2018
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Introdução à Engenharia de Produção
-
12/2012 - 12/2016
Direção e administração, Faculdade de Engenharia, Departamento de Engenharia Industrial.Cargo ou função, Sub-chefe do Departamento.
-
03/2010 - 12/2013
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Estruturas (Construção Civil)
-
09/2004 - 03/2013
Direção e administração, Centro de Tecnologia e Ciências, Departamento de Engenharia Industrial.Cargo ou função, Coordenador de Curso.
-
10/2009 - 06/2012
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Engenharia, Faculdade de Engenharia.Atividade realizada, Professor Colaborador do Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil PGCIV na área de Construção Civil.
-
03/2006 - 07/2009
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Introdução à Engenharia de Produção
-
04/2005 - 03/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Tecnologia e Ciências, Faculdade de Engenharia.Cargo ou função, Membro de conselho consultivo.
-
08/2002 - 12/2008
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Engenharia do Trabalho I
-
09/2006 - 08/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Incubadora de Empresas Phoenix.Cargo ou função, Membro do Conselho de Implantação.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ricardo Miyashita e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?