Rodrigo Alves Cavalcante
Artista, Produtor, Curador, Performer, Pesquisador e Professor de Teatro. Graduado na Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/2014), foi pesquisador do grupo de estudo "Teatro do Oprimido Frente às Questões de Gênero e Sexualidade" em 2011 e bolsista CAPES do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no subprojeto "Teatro do Oprimido: Investigações Metodológicas Para Uma Pedagogia dos Valores Estéticos e Sociopolíticos Relativos às Questões de Gênero e Sexualidade", de 2012 a 2014, atuando na Escola Estadual Senador Novaes Filho, ambos orientados pelo Prof. Dr. Elton Bruno Soares de Siqueira. Desenvolve pesquisas na área de Performatividade e Teatralidades Contemporâneas; Gênero e Sexualidades Dissidentes; Memória, Identidades e Subjetividades; Estudos do Corpo; Estudos da Performance; Estudos Queer. Atualmente é Professor do Ensino Técnico-Profissionalizante em Teatro na Escola Técnica Estadual Professor Alfredo Freyre. Coordenou o Outubro ou Nada - Mostra de Teatro Alternativo do Recife e de Olinda, nas duas edições (2016 e 2017). Atuou como Coordenador Geral, Produtor Executivo e Curador do Estuário: Artes Visuais, Suportes Digitais e Sustentabilidade, Webinário e Mostra de Artes Visuais aprovado na Lei Aldir Blanc em Pernambuco. Concebeu e coordena o CHAVE ? Festival de Artes Visuais e Novas Economias de PE (Funcultura 2019/2020). Tem facilitado oficinas de elaboração de projetos para editais, além de gerir e produzir ações em teatro, circo, cinema, literatura, fotografia e artes visuais. Possui experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro, Circo, Artes Visuais e Cinema, atuando principalmente como artista da cena, intérprete-criador e arte-educador.
Informações coletadas do Lattes em 18/11/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em Licenciatura em Educação Artística - Artes Cênicas
2009 - 2014
Universidade Federal de Pernambuco
Título: Na Reta Torta da Desconfiança - Relato da Experiência de Mediação Como Prática de Ensino na Fundação Joaquim Nabuco
Orientador: Kalyna de Paula Aguiar
Formação complementar
2015 - 2015
Curso de Elaboração e Gestão de Projetos Culturais - Módulos I e II. (Carga horária: 40h). , ORBE Coworking, O.C., Brasil.
2014 - 2014
Curso de Produção Executiva em Audiovisual. (Carga horária: 40h). , Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil.
2014 - 2014
Oficina de Leitura Crítica com Valmir Santos (SP). (Carga horária: 20h). , IV Congresso Internacional SESC-PE e UFPE de Arte/Educação, SESC / UFPE, Brasil.
2014 - 2014
Ciclo de Conferências: Mediação Cultural Como Vivência Social e Política. (Carga horária: 20h). , Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil.
2013 - 2013
Programa de Capacitação em Gestão de Projetos e Empreendimentos Criativos. (Carga horária: 60h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - DF, SENAC/DF, Brasil.
2013 - 2013
Oficina Dramaturgia do Corpo: Novas Formas de Escrita Teatral. (Carga horária: 20h). , Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil.
2013 - 2013
Oficina Vocalidades na Cena Contemporânea. (Carga horária: 20h). , Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil.
2013 - 2013
Elaboração e Gestão de Projetos Culturais. (Carga horária: 20h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - DF, SENAC/DF, Brasil.
2013 - 2013
Gestão Cultural: Conceitos Básicos. (Carga horária: 40h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - DF, SENAC/DF, Brasil.
2012 - 2012
Princípio em Movimento: Criatividade Autonomia Integração (Ciane Fernandes). (Carga horária: 20h). , III Seminário Nacional SESC de Arte-Educação, SESC, Brasil.
2012 - 2012
Oficina de Materialização Rítmica. (Carga horária: 15h). , Museu Murillo La Greca, MMLG, Brasil.
2012 - 2012
Oficina de Composição do Projeto Ilusionistas. (Carga horária: 27h). , Centro de Formação e Pesquisa das Artes Cênicas Apolo Hermilo, APOLO-HERMILO, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em A Subjetividade do Ator, O Rei Lear e o Clown: Processos de Criação Cênica. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2011 - 2011
Curta em Curso: Oficina de Realização Cinematográfica (Prática Câmera 16mm). (Carga horária: 110h). , Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil.
2011 - 2011
Curso Espetacularidades Contemporâneas: O Performer e a Cena. (Carga horária: 74h). , Grupo Teatro de Fronteira, TF, Brasil.
2011 - 2011
Oficina Caio Fernando e Morangos Mofados: O Teatro Sem Prazo de Validade. (Carga horária: 12h). , 17º Festival Internacional de Artes Cênicas Janeiro de Grandes Espetáculos, FIAC / JGE, Brasil.
2010 - 2010
Oficina de Jogos Teatrais com Ingrid Koudela (ECA/USP). (Carga horária: 20h). , II Seminário Nacional SESC de Arte-Educação, SESC, Brasil.
2010 - 2010
Oficina A Instrumentalização do Interprete. (Carga horária: 8h). , Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
2010 - 2010
Oficina O Ator-Criador. (Carga horária: 8h). , Festival Palco Giratório Recife 2010, SESC, Brasil.
2010 - 2010
Oficina A Linguagem da Luz. (Carga horária: 4h). , Festival Palco Giratório Recife 2010, SESC, Brasil.
2010 - 2010
Oficina de Manipulação de Bonecos. (Carga horária: 6h). , Festival Palco Giratório Recife 2010, SESC, Brasil.
2010 - 2010
Oficina O Corpo no Teatro. (Carga horária: 45h). , Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
2010 - 2010
Oficina de Expressão Vocal. (Carga horária: 24h). , Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
2009 - 2009
Curso de Canto Erudito / Popular. (Carga horária: 90h). , Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
2008 - 2008
Oficina de Iniciação em Técnicas de Clown: O Palhaço Espontâneo. (Carga horária: 40h). , Cia. de Improvizzo Quarto dos Sátiros, CIQS, Brasil.
2008 - 2008
Oficina de Ritmos Populares. (Carga horária: 15h). , 14º Festival Internacional de Artes Cênicas Janeiro de Grandes Espetáculos, JGE, Brasil.
2008 - 2008
Oficina de Interpretação para TV. (Carga horária: 48h). , Teatro Alfredo de Oliveira, TAO, Brasil.
2007 - 2007
Curso de Montagem Teatral. (Carga horária: 260h). , Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
2006 - 2006
Núcleo de Pesquisa em Teatro. (Carga horária: 180h). , Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
2005 - 2005
Curso de Teatro Avançado. (Carga horária: 72h). , Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
2003 - 2003
Curso de Iniciação ao Teatro. (Carga horária: 72h). , Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
EREM PROFESSOR ALFREDO FREYRE. , Rua Zeferino Agra, 193, Água Fria, 52120180 - Recife, PE - Brasil, Telefone: (81) 31812732
Experiência profissional
2015 - 2015
Proa Marketing Cultural e ProjetosVínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Assistente de Produção, Carga horária: 40
Outras informações:
Produção do Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns 2015 (Filig), uma realização da Proa Cultural Ldta. com apoio da Lei de Incentivo a Cultura do MinC e patrocínio da Ferreira Costa.
2015 - 2015
Amparo 60 Galeria de ArteVínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Arte-Educador, Carga horária: 20
Outras informações:
Mediador Cultural na exposição "Marginais Heróis" dos artistas Rico Lins, J. Borges e H.D. Mabuse sob a coordenação de Lucia de Fatima Padilha Cardoso.
2012 - 2014
Fundação Joaquim NabucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações:
Estágio no Serviço Educativo do Espaço Cultural Mauro Mota, vinculado a Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (MECA) da Fundação Joaquim Nabuco, auxiliando na mediação de grupos escolares e público espontâneo; desempenhando estudos em artes visuais e arte contemporânea; atuando em projetos sobre as linguagens do cinema, vídeo e outras produções audiovisuais; e desenvolvendo pesquisas acerca das exposições dos projetos "Política da Arte", "Residências Artísticas" e "Arte, Reforma e Revolução" sob a coordenação de Moacir Tavares Rodrigues dos Anjos Junior.
2016 - 2016
Museu Murillo La GrecaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Produtor Executivo, Carga horária: 20
Outras informações:
Produção das Oficinas Criativas de Férias do Museu Murillo La Greca, ministradas por Lucas Fonseca de Sá Cavalcanti de Albuquerque.
2013 - 2013
Museu Murillo La GrecaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de Produção, Carga horária: 20
Outras informações:
Produção da Oficina de Férias para Crianças do Museu Murillo La Greca.
2012 - 2012
Museu Murillo La GrecaVínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Assistente de Produção, Carga horária: 20
Outras informações:
Produção da exposição "Gil Vicente: Desenhos e Rabiscos", com curadoria de Bruna de Sousa Pedrosa Paes.
2012 - 2012
Museu Murillo La GrecaVínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Assistente de Produção, Carga horária: 20
Outras informações:
Produção Local do show da bandavoou (PE/BR).
2012 - 2012
Museu Murillo La GrecaVínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Assistente de Produção, Carga horária: 20
Outras informações:
Produção Local do show de Bruno Cosentino (RJ/BR).
2012 - 2012
Museu Murillo La GrecaVínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Assistente de Produção, Carga horária: 20
Outras informações:
Produção Local da Oficina Diário Gráfico ministrado por Renato Amaral Alarcão.
2012 - 2012
Museu Murillo La GrecaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações:
Estágio no Educativo do Museu Murillo La Greca, vinculado a Fundação de Cultura da Prefeitura do Recife, auxiliando na mediação de grupos escolares e público espontâneo e desempenhando atividades de produção, montagem e desmontagem de exposições sob a coordenação de Bruna de Sousa Pedrosa Paes.
2012 - 2012
Galeria Janete Costa | Parque Dona LinduVínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Assistente de Produção, Carga horária: 20
Outras informações:
Assistente de Produção da exposição "Minha Cabeça, Nossa Natureza" de Christina Machado.
2012 - 2012
Galeria Janete Costa | Parque Dona LinduVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações:
Estágio no Educativo da Galeria Janete Costa, vinculada a Fundação de Cultura da Prefeitura do Recife, auxiliando na mediação de grupos escolares e público espontâneo, desempenhando pesquisa em teatro e performance para elaboração de material educativo e atuando na concepção e organização de cursos/oficinas de teoria, crítica e história da arte sob a coordenação de Joana D'arc de Sousa Lima.
2012 - 2012
Caixa Cultural RecifeVínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Monitor Educativo, Carga horária: 30
Outras informações:
Mediador Cultural na exposição "Segredos" do artista Siron Franco.
2015 - 2015
Serviço Social do ComércioVínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Arte-Educador, Carga horária: 25
Outras informações:
Mediador Cultural na Galeria de Artes Corbiniano Lins na exposição "Corbiniano: Silêncio da Forma", com curadoria de Bruna de Sousa Pedrosa Paes e coordenação geral de Valkíria Dias.
2015 - 2015
Serviço Social do ComércioVínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Assistente de Produção, Carga horária: 40
Outras informações:
Assistente de Produção da 18ª Mostra Sonora Brasil / Circuito Nacional Edição 2015-2016, realizado pelo SESC em parceria com o Museu Cais do Sertão.
2015 - 2015
Serviço Social do ComércioVínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Arte-Educador, Carga horária: 40
Outras informações:
Mediador Cultural na exposição "Janice Japiassu: O Verso e o Traço", um projeto do Laboratório de Autoria Literária Ascenso Ferreira do SESC Santa Rita, sob coordenação de Rita Marize Farias de Melo.
2012 - 2012
Serviço Social do ComércioVínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Assistente de Produção, Carga horária: 20
Outras informações:
Produção Local da Oficina de Clown ministrada por André Casaca e Damiano Massaccesi, dentro do Projeto Le Petit: Grandezas do Ser, da Cia. Circo Godot de Teatro (BRA/ITA).
2011 - 2011
Serviço Social do ComércioVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário de Produção, Carga horária: 20
Outras informações:
Estágio no Programa de Formação Profissional do SESC Casa Amarela / Setor de Cultura, desempenhando funções de gestão e produção na área de Desenvolvimento Artístico e Cultural.
2010 - 2011
Teatro Joaquim Cardozo (DEC/PROExC/UFPE)Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário de Produção, Carga horária: 20
Outras informações:
Durante o estágio no Teatro Joaquim Cardozo, vinculado ao Departamento de Cultura da Universidade Federal de Pernambuco, atual Centro Cultural Benfica, atuou na área de produção artística, desempenhando ações de divulgação da programação, catalogação de documentos para arquivo, produção de relatórios e desenvolvimento do banco de dados do TJC, colaborando ainda nas ações de gestão cultural do Teatro.
2008 - 2009
Universidade de PernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Arte-Educador, Carga horária: 20
Outras informações:
Arte-educador no Projeto Santo Amaro (PSA), Projeto de Extensão da Escola Superior de Educação Física (ESEF / UPE), no bairro de Santo Amaro e comunidades circunvizinhas (Recife).
2007 - 2008
Prefeitura Municipal de Recife, PM/RecifeVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Arte-Educador, Carga horária: 6
Outras informações:
Arte-educador no Projeto Escola Aberta da Prefeitura da Cidade do Recife, na Escola Municipal Sítio do Berardo na comunidade do Prado (Recife).
2012 - 2014
Escola Estadual Professor Senador Novaes FilhoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Teatro, Carga horária: 16
Outras informações:
Atividade Exercida no âmbito do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rodrigo Alves Cavalcante e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?