Luiz Gustavo Teixeira de Vasconcellos
Atual Presidente da Associação Brasileira de Psicomotricidade, colaborador na profusão da Psicomotricidade em território nacional, contribuindo para a regulamentação desta profissão que tem importante atuação na área da saúde e da educação. Possui ampla participação em congressos, simpósios e seminários. É Psicomotricista titulado pela Associação Brasileira de Psicomotricidade(2003) , trabalhando na prática clínica e pedagógica .É Presidente da Associação Comunitária de Saúde Mental e professor horista -AVM EDUCACIONAL LTDA. Aprovado em 2 lugar no concurso público para Professor Auxiliar do Departamento de Arte Corporal realizado no mês de agosto de 1997, para atuar como professor da disciplina Fundamentos da Dança do curso de Licenciatura em Educação Física e Desporto da UFRJ, também foi aprovado no processo seletivo para professor substituto do Departamento de Arte Corporal realizado no mês de março de 1995 para atuar como professor da disciplina Introdução ao Estudo da Corporeidade do curso de Licenciatura em Educação Física e Desporto da UFRJ. Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994).Aceito pela Associação Brasileira de Professores de Yoga na categoria de Instrutor de Yoga(1987).Idealizador e Supervisor do Grupo Movimento - Psicomotricidade na Educação Infantil.
Informações coletadas do Lattes em 01/06/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em andamento em Teoria Psicanalitica
2021 - Atual
Universidade Veiga de Almeida
Título: A psicanalise e o cuidado de si
Orientador: Auterives Maciel
Graduação interrompida em 1997 em Filosofia
1994 - Atual
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Ano de interrupção: 1997
Formação complementar
2001 - 2003
Psicomotricidade. (Carga horária: 420h). , Associação Brasileira de Psicomotricidade, ABP, Brasil.
1987 - 1989
Instrutor de Yoga. , Associação Brasileira de Professores de Yoga, ABPY, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Psicomotricidade.
Organização de eventos
VASCONCELLOS, L. G. T. . XIV Congresso Brasileiro de Psicomotricidade e I Congresso Internacional de Psicomotricidade. 2019. (Congresso).
Participação em eventos
VIII Congresso Carioca da ABENEPI. Transtornos do Deficit de Atenção/Hiperatividade. 2018. (Congresso).
XIII Congresso Brasileiro de Psicomotricidade. O que podem os afetos na clinica psicomotora?. 2016. (Congresso).
XII Congresso Brasileiro de Psicomotricidade. Corpos Vinculados: Ressonâncias e Interferências na Clinica Psicomotora. 2013. (Congresso).
XII Congresso Brasileiro de Psicomotricidade. Vínculos Sensoriais na Práxis Lúdica e na Arte. 2013. (Congresso).
V Simpósio Cearense de Psicomotricidade.Uma Perspectiva Interdisciplinar dos transtornos de desenvolvimento. 2008. (Simpósio).
I Seminário de Educação e Clínica Psicomotora do IBMR.Prevenção,Cuidados Escolares e Tratamento dos Distúrbios Contemporâneos da Infância e Adolescência.. 2005. (Seminário).
XVII Congresso Brasileiro de Neurologia e Psiquiatria Infantil. Acompanhamento Terapêutico - Dinâmica no Cotidiano - Ibatis. 2003. (Congresso).
Produções bibliográficas
-
VASCONCELLOS, L. G. T. . A Infância e a Psicomotricidade. 1. ed. Rio de Janeiro: WAK EDITORA, 2006. v. 1. 228p .
-
VASCONCELLOS, L. G. T. . Devir-Cérebro. In: Marta Relvas. (Org.). Que Cérebro é esse que chegou a Escola?. 1ed.Rio de Janeiro: WAK EDITORA, 2012, v. 1, p. 1-260.
-
VASCONCELLOS, L. G. T. . Guia de Psicomotricidade. Rio de Janeiro, 2022. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
VASCONCELLOS, L. G. T. . Vitor da Fonseca: Cognição,Motricidade,Emoção e Afetividade. Rio de Janeiro, 2021. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
Histórico profissional
Experiência profissional
2004 - Atual
AVM EDUCACIONAL LTDA.Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Horista
1999 - Atual
Associação Comunitária de Saúde MentalVínculo: Socio, Enquadramento Funcional: Presidente, Carga horária: 30
1995 - 1998
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 12
Outras informações:
Aprovação no processo seletivo para Professor Substituto do Departamento de Arte Corporal realizado no mês de março de 1995 para atuar como professor da disciplina Introdução ao Estudo da Corporeidade do curso de Licenciatura em Educação Física e Desportos da UFRJ
2017 - Atual
Associação Brasileira de PsicomotricidadeVínculo: Diretoria, Enquadramento Funcional: Presidente
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Luiz Gustavo Teixeira de Vasconcellos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?