Alexandre Mendes Marcelo
Graduando em Engenharia Mecatrônica pela UFU (Universidade Federal de Uberlândia). Foi membro da EDROM (Equipe de Desenvolvimento em Robótica Móvel) por dois anos, onde trabalhou com robôs autônomos nas modalidades IEEE SEK (Standard Educational Kit) e Humanoid, enfrentando desafios de competições internacionais de robótica, desenvolvendo códigos de adaptação a ambientes dinâmicos e futebol de robôs, respectivamente.
Atualmente, participa de uma iniciação científica na área de Controle de Sistemas cujo intuito é criar controladores de velocidade e posição para um motor DC da marca Bosh. O desenvolvimento desse projeto depende da utilização de sistemas eletrônicos como microcontroladores, pontes H e encoders; além do embasamento em teorias de Controle.
Informações coletadas do Lattes em 01/06/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Formação complementar
2022 - 2022
Extensão universitária em Refrigeração e Ar Condicionado. (Carga horária: 75h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Robótica.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Microcontroladores.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Manufatura Aditiva.
Participação em eventos
Latin American Robotics Competition. Competição na Modalidade IEEE SEK (Standard Educational Kit). 2020. (Olimpíada).
Latin American Robotics Competition. Competição na Modalidade IEEE SEK (Standard Educational Kit). 2019. (Olimpíada).
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
Controle de posição e velocidade de um motor CC com caixa de redução, Descrição: O projeto de pesquisa visa a criação de controladores de posição e velocidade para um motor de corrente contínua 24 V da marca Bosh. Para isso, é preciso montar uma bancada de testes que comporte o motor e todos os demais equipamentos eletrônicos necessários para a alimentação elétrica do sistema, a troca de sinais em tempo real e também as conexões mecânicas para transmissão de movimento entre o motor e o encoder, responsável pela leitura da velocidade e posição. A montagem da bancada envolve a utilização de componentes de fabricação mecânica, soldagem de pinos e cabos elétricos, projeto em softwares de modelagem 3D da estrutura de polias para a transmissão de movimento em conjunto com uma correia, bem como a impressão 3D das polias a partir de softwares de fatiamento e de impressoras de tecnologia FDM (Fused Deposition Modeling). A base para o controle do motor é o envio de sinais PWM (Pulse Width Modulation) processados por um microcontrolador (Arduino Mega 2560) a partir dos dados da modelagem matemática do sistema e da realimentação negativa. Esses sinais PWM são enviados do microcontrolador para uma ponte H (BTS7960), a qual é responsável por transformá-los em tensão modulada ajustada em tempo real a partir do chaveamento eletrônico da própria ponte H numa frequência adequada ao motor em específico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alexandre Mendes Marcelo - Coordenador / Pedro Augusto Queiroz de Assis - Integrante.
Prêmios
2020
1st PLACE in category IEEE Standard Educational Kit (SEK) as a member of team EDROM (Equipe de Desenvolvimento em Robótica Móvel), LARC / CBR (Latin American Robotics Competicion / Competição Brasilei, Robótica.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Uberlândia, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Faculdade de Engenharia Mecânica. , Avenida João Naves de Ávila, 2121, Santa Mônica, 38408100 - Uberlândia, MG - Brasil, Telefone: (34) 25126770, Ramal: 6770, URL da Homepage:
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Alexandre Mendes Marcelo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?