Clemerson Elder Trindade Ramos

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-GO. Pós-graduado em Educação Infantil e Alfabetização pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura, Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura e em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade CEBS. Graduado em Letras pelo Centro Universitário Alfredo Nasser e em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Professor da Rede Municipal de Goiânia, atuando como apoio técnico-professor da Gerência de Educação de Jovens e Adultos (SME) e na Rede Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia, como docente na Educação Infantil. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura e Educação na Infância (GEPCEI). Membro dos Fóruns Goianos de Educação Infantil e EJA. Atuante nas discussões sobre as crianças, as infâncias, a Educação Infantil e EJA. Pesquisador do Campo de Gênero, Diversidade, Educação Infantil e EJA.

Informações coletadas do Lattes em 25/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

2018 - 2020

Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Título: Quem Tem Medo do Lobo Mau? Inquietações e Medos sobre o Trabalho do Homem na Educação Infantil, Ano de Obtenção: 2020
Romilson Martins Siqueira.

Especialização em Educação Especial e Inclusiva

2013 - 2014

Faculdade CEBS
Título: Transtorno de déficit hiperatividade
Orientador: Jane Alves de Souza

Especialização em Educação Infantil e Alfabetização

2010 - 2010

faculdade brasileira de educação e cultura
Título: A contextualização da Língua Portuguesa no processo de alfabetização e Letramento.
Orientador: Marília Rabelo Harger

Graduação em Pedagogia para portadores de diploma

2008 - 2009

Universidade Estadual Vale do Acaraú
Título: A importância do pedagogo na reabilitação da criança com câncer
Orientador: Medeya Bueno

Graduação em Licenciatura em Letras

2004 - 2007

Centro Universitário Alfredo Nasser
Título: Como os professores de Aparecida Lidam com a variação linguística na sala de aula
Orientador: Luciane Silva de souza Carneiro

Formação complementar

2017 - 2017

Formação pela Escola. (Carga horária: 60h). , Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, FNDE, Brasil.

2017 - 2017

Formação pela Escola. (Carga horária: 40h). , Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, FNDE, Brasil.

2016 - 2016

II Seminário do GEPCEI. (Carga horária: 20h). , Pontifícia Univesidade Católica de Goiás, PUCGO, Brasil.

2016 - 2016

Educação de Jovens e Adultos: Fórum Goiano e GEAJA. (Carga horária: 69h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2016 - 2016

VIII Jornada Pedagógica da RME. (Carga horária: 2016h). , Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.

2014 - 2015

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. (Carga horária: 200h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2014 - 2014

II Semana de Ações Integradas de Experiências e Práticas de Ensino da SEMEC. , Secretaria Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia, SEMEC, Brasil.

2013 - 2013

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC - Linguagem. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Morfossintaxe da Língua Portuguesa. (Carga horária: 40h). , Faculdades Alfredo Nasser, UNIFAN, Brasil.

2007 - 2007

Gramática Contextualizada. (Carga horária: 30h). , Centro Educacional Criativo, CEC, Brasil.

2006 - 2006

Interpretando Charges. (Carga horária: 30h). , Centro Educacional Criativo, CEC, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Coesão e coerência. (Carga horária: 40h). , Faculdades Alfredo Nasser, UNIFAN, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Outros

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Organização de eventos

RAMOS, C. E. T. . XIII Colóquio Internacional: Democracia e Direitos Humanos: Tempos de Resistências. 2018. (Outro).

Participação em eventos

II Congresso de Estudos da Infância: Politizações e Estesias. A feminização da docência na Educação Infantil e o processo de barbarização. 2019. (Congresso).

I Seminário sobre práticas pedagógicas na educação infantil.Ser homem e ser docente na educação infantil das crianças. 2019. (Seminário).

I Encontro das Crianças: O direito à infância na Perspectiva da criança. 2018. (Encontro).

IV Simpósio Luso-Brasileiro de Estudos da Criança. 2018. (Simpósio).

IV Simpósio Luso-Brasileiro de Estudos da Criança.Por uma luta sem fronteiras na defesa dos Direitos das Crianças. 2018. (Simpósio).

IV Simpósio Luso-Brasileiro de Estudos da Criança.Por uma luta sem fronteiras na defesa dos Direitos das Crianças. 2018. (Simpósio).

I Seminário Internacional sobre Educação Infantil. 2017. (Seminário).

Pensar - Congresso e Feria de Educação. 2014. (Congresso).

Movimento cultural e científico de Aparecida.Desenvolvimento sócoi econômico e meio ambiente. 2007. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • RAMOS, C. E. T. . A Feminização da Docência na Educação Infantil e o Processo de Barbarização.. In: II Congresso de Estudos da Infância, 2019, Rio de Janeiro. II Congresso de Estudos da Infância Politizações e Estesias. Rio de Janeiro: Editora UERJ, 2019. v. I. p. 01-764.

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    O que as crianças pensam sobre o mundo, Descrição: O projeto busca compreender o que as crianças pensam sobre o mundo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (17) . , Integrantes: Clemerson Elder Trindade Ramos - Coordenador / Romilson Martins Siqueira - Integrante / Márcia Helena Santos Curado - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - Atual

Pontificia Univesidade Catôlica de Goias

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2006 - Atual

Centro Educacional Criativo

Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

2006 - Atual

Centro Educacional Criativo

Vínculo: Professor registrado, Enquadramento Funcional: professor do primeiro ano ( alfabetização), Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2005 - 2005

Colégio Estadual Dr Henrique Santillo

Vínculo: professor de Português, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

2017 - 2018

Universidade Estadual de Goiás

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estatutário, Carga horária: 99

Outras informações:
Formador Local do Curso de Formação Continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC

2019 - 2019

Prefeitura Municipal de Goiânia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estatutário, Carga horária: 1

Outras informações:
Ministrou oficina "Os bebês e as sutilezas do brincar: práticas pedagógicas para o desemparedamento da primeiríssima infância", no encontro Diálogos sobre Primeiríssima Infância - 2ª Semana do Bebê.

2018 - 2018

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Vínculo: Comissão organizadora, Enquadramento Funcional: Convidado, Carga horária: 15

Outras informações:
Foi integrante da Comissão Organizadora do Colóquio Internacional, da linha de pesquisa Educação, sociedade e Cultura da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC GO.