Maister Freitas da Silva
Possuo Ensino Médio Completo e Formação de Técnico em Agropecuária com ênfase em Agroecologia pela Escola de Educação Profissional com término em novembro de 2008, a partir desses anos atuei como técnico agrícola em diversas regiões do Rio Grande do Sul auxiliando pequenos agricultores na diversificação de suas propriedades, especialmente produtores de fumo, auxiliando na formação, capacitação e organização de jovens urbanos e rurais, fui integrante da direção da Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa do Rio Grande do Sul Ltda ? CPC do Rio Grande do Sul, exercendo atividades de secretário, contribuindo na coordenação da execução de projetos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e PNAE na região Metropolitana. Durante o período de novembro 2010 a novembro de 2011, participei como palestrante na Jornada Agroecológica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no ano de 2010 e fui assessor do CECANE/UFRGS contribuindo para a implementação da Lei 11.947 e Resolução 38/2009 nos Territórios Rurais do Rio Grande do Sul, mais especificamnete nos territórios Pacto Novo Rio Grande, Pinhão e Erva Mate e Centro Serra. Aprovado no ano de 2012 para o Curso Tecnologia em Processos Gerenciais - Noturno do Instituto Federal do Rio Grande do Sul.
Informações coletadas do Lattes em 03/06/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em andamento em Administração em Sistemas e Serviços de Saúde
2016 - Atual
Curso técnico/profissionalizante
2006 - 2008
Fundação de Desenvolvimento, Educacional e Pesquisa da Região Celeiro
Formação complementar
2011 - 2011
Extensão universitária em Curso de Formação de Agentes de Assistência Técnic. (Carga horária: 88h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2011 - 2011
Curso Boas Práticas para Serviços de Alimentação. (Carga horária: 16h). , Escola de Educação Profissional Senai Visconde Mauá, SENAI, Brasil.
2007 - 2007
Curso intensivo de agroecologia e energias renováv. (Carga horária: 200h). , Fundação de Desenvolvimento, Educacional e Pesquisa da Região Celeiro, FUNDEP, Brasil.
2007 - 2007
Curso de secagem e armazenagem de grãos. (Carga horária: 24h). , Emater - Ascar do Rio Grande do Sul, EMATER, Brasil.
Idiomas
Português
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Agronomia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História.
Participação em eventos
Seminário Regional de Agroindústria Familiar e Alimentação escolar. 2011. (Simpósio).
Jornada Agroecológica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).Agroecologia e bioarquitetura. 2010. (Seminário).
Produções bibliográficas
-
SILVA, M. F. . A desigualdade brasileira posta a mesa. Instituto Humanitas Unisinos, Brasil, p. 78 - 78, 04 set. 2020.
-
SILVA, M. F. . Por que aproxima-se uma onda de fome no Brasil. Outras Palavras, Brasil, p. 1 - 1, 10 jul. 2020.
-
SILVA, M. F. . A letalidade de uma democracia sem cor. Brasil de Fato RS, Porto Alegre, p. 2 - 2, 22 abr. 2019.
-
SILVA, M. F. ; Ana Carolina Martins da Silva . A ATUALIDADE DA POESIA DE SOLANO TRINDADE E A REALIDADE DO NEGRO NO BRASIL DE HOJE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
MPA, C. C. ; SILVA, M. F. ; SILVA, M. F. . Curso de Capacitação em Bioarquitetura. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Histórico profissional
Experiência profissional
2011 - 2012
Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do EscolarVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessor, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Assessor do FNDE/CECANE/UFRGS, Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar. Atuando junto a prefeituras dos municipios do estado do Rio Grande do Sul, na implementação da Lei 11.947/2009. De novembro de 2011 até o momento. Municipios: Ilópolis, Sobradinho, Barros Cassal, Itapuca, Sininbu, Herveiras, Gramado Xavier, Fontoura Xavier, São José do Herval, Lagoa Bonita do Sul, Passa sete, Progresso, Boqueirão do Leão, Camargo, Casca, Ciriaco, Marau, Nicolau Vergueiro, Montauri, Serafina Correa, Marques de Souza, Arroio do Tigre e Bossoroca, São Domingos do Sul, Anta Gorda, Segredo, Pouso Novo, Arroio do Tigre, Estrela Velha, entre outros.
2010 - 2011
Cooperativa Mista de Produção e Comerc. Camponesa do Rio Grande do Sul LtdaVínculo: Diretoria - Coordenação, Enquadramento Funcional: Diretoria - Coordenação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Integrante da Direção da Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa do Rio Grande do Sul Ltda ? CPC do Rio Grande do Sul, exercendo atividades de secretário, contribuindo na coordenação da execução de projetos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e PNAE na região Metropolitana de Porto Alegre.
2010 - 2010
Associação de Pequenos Agricultores de CamaquãVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Juventude, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Trabalho de conscientização, organização e capacitação com jovens filhos de pequenos agricultores na região de Camaquã, Cerro Grande do Sul e entorno.
2009 - 2010
Cooperativa Mista dos Fumicultores do BrasilVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico em Agopecuária, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Integrante do corpo técnico da Cooperativa Mista dos Fumicultores do Brasil, trabalhando na coordenação de obras de Bioconstrução ( Construções Alternativas ), assessoramento de pequenos agricultores na área de produção de alimentos e novas técnicas de produção consorciada à produção de energia a partir de cana-de-açúcar, sorgo sacarino e oleaginosas para a produção de biodiesel, criação de alternativas ao cultivo do fumo na região de Santa Cruz do Sul e Camaquã-RS.
2021 - Atual
Câmara de Vereadores de Porto AlegreVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor Especial de Gabinete, Regime: Dedicação exclusiva.
2017 - 2020
Câmara dos DeputadosVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: secretário Parlamentar, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maister Freitas da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?