Laurenício Mendes da Silva
Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais com ênfase em Economia Popular Solidária e elaboração de Projetos Sociais a grupos Populares urbanos , com destaque para Associações e Cooperativas rurais e urbanas (2007).Possui Bacharelado e Licenciatura em CIências Sociais pela Universidade Estadual de Montes Claros, Pós- graduação em Sociologia também pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes (2000) É Professor das Faculdades Prominas Unidade de Montes Claros e Foi Professor do departamento de Ciências Sociais da Unimontes- Universidade Estadual de Montes Claros durante os anos de 2008 a 2015. Tem experiência na assessoria a grupos sociais como associações, cooperativas e grupos de produção rurais e urbanos com destaque para grupos de mulheres, jovens e agricultores. Tem atuado na Sociologia, com ênfase em Sociologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: Associativismo, Cooperativismo Popular, Economia Popular Solidária, Educação Popular, Educação de Jovens e Adultos e Processos Formativos Autogestionários com grupos sociais marginalizados. Também ministrou as disciplinas Sociologia Geral, Sociologia da educação e Antropologia e Educação. Ministrou nos cursos de graduação em Ciências Sociais, administração e Pedagogia as seguintes disciplinas: Sociologia da educação, Antropologia e educação e sociologia aplicada a administração no curso de administração. Atualmente trabalha nos cursos de pós graduação do IFNM; Instituto Federal do Norte de Minas Gerais e nas Faculdades Prominas - Montes Claros.
Acompanhou a criação e a implementação da ITCP/UNIMONTES: Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Estadual de Montes Claros, Projeto Educação para a Sustentabilidade com Agricultores de Matias Cardoso, Porteirinha e comunidade São Lourenço em Montes Claros com Parceira com a Petrobrás Biocombustível e O Projeto Interdisciplinar de ampliação dos saberes: Bioeducar/ Unimontes/ FAPEMIG. Trabalhou como assessor de Projetos sociais no Instituto Estadual Santo Dias da Pastoral Operária de Minas Gerais na implementação de associações, cooperativas e grupos produtivos no Estado de Minas Gerais durante o período de 2000 a 2015.
Informações coletadas do Lattes em 15/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Educação
2005 - 2007
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Economia Popular Solidária : os processos formativos populares e a construção de uma nova cultura do trabalho,Ano de Obtenção: 2007
Antônio Júlio de Menezes Neto.Palavras-chave: Cooperativismo; Educação de Jovens e Adultos; Autogestão; Nova cultura do Trabalho; Economia Popular Solidária; Processos educativos.
Especialização em Sociologia
1998 - 1999
Universidade Estadual de Montes Claros
Título: Saúde do trabalhador: estudo de caso na APDOC-Montes Claros (Associação dos portadores de LER/DORT)
Orientador: Geralda Vânia Fonte Boa Carneiro
Formação complementar
2008 - 2008
Capacitação Met. Tec. Prof. Formadores curso Dist.. (Carga horária: 16h). , Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES, UAB, Brasil.
2001 - 2001
Form. Educadores(a) Educação dos Trabalhadores(a). (Carga horária: 120h). , Prog. Nacional de Qualificação Profissional, PROG. NACIONAL, Brasil.
2000 - 2000
Curso de Formação Cristã para a Cidadania. (Carga horária: 189h). , Instituto Brasileiro de Desenvolvimento, IBRADES, Brasil.
1999 - 1999
Prog. Nac. de Form. de Formadores em Educação Prof. (Carga horária: 120h). , Central Única de Trabalho, CUT, Brasil.
1999 - 1999
Prog. Nac. Capac. Conselheiros Comissões Estaduais. (Carga horária: 130h). , Central Única de Trabalho, CUT, Brasil.
1998 - 1998
Introdução a Microinformática. (Carga horária: 120h). , Ministério do Trabalho/Fund. Banco do Brasil/Pref. Mun. de Montes Claros, MTE, Brasil.
1998 - 1998
Antropologia da Religião. (Carga horária: 40h). , UNIMONTES/Pró-Reitoria de Extensão/Depto de Política e Ciências Sociais, DPCS/UMIMONTES, Brasil.
1997 - 1997
Extensão em Gestão Ambiental. (Carga horária: 16h). , Secretária de Meio Ambiente, SEC. MEIO AMBIEN, Brasil.
1997 - 1997
Iniciação Científica. (Carga horária: 60h). , UNIMOTES/Pró-Reitoria de Extensão/Departamento de Política e Ciências Socia, UNIMONTES, Brasil.
1997 - 1997
Metodologia de Pesquisa em Ciências Sociais. (Carga horária: 40h). , UNIMONTES/Pró-Reitoria de Extensão/Depto de Política e Ciências Sociais, UNIMONTES, Brasil.
1996 - 1996
Antropologia Contemporânea. (Carga horária: 40h). , UNIMOTES/Pró-Reitoria de Extensão/Departamento de Política e Ciências Socia, UNIMONTES, Brasil.
1996 - 1996
Curso de Formação de Agentes Comunitários. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.
1995 - 1995
Extensão universitária em Extensão e Pesquisa em Antropologia Médica. (Carga horária: 80h). , Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.
1995 - 1995
Desenvolvimento Comunitário. (Carga horária: 16h). , Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Urbana.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Desenvolvimento.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Desenvolvimento Comunitário.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Fundamentos da Sociologia/Especialidade: Teoria Sociológica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas.
Participação em eventos
Laurenício Mendes.Semana de cursos. 2021. (Encontro).
Metodologias Ativas Dreamshaper.Semana de cursos. 2021. (Encontro).
Metodologias Ativas Monshot.Metodologias ativas Monshot Educação. 2021. (Outra).
I Seminário sobre o Comércio Justo e Solidário.Certificação em Economia Popular Solidária. 2014. (Seminário).
Rede de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativavas Populartres.Encontro da rede de incubadoras tecnológicas de cooperativas Populares- ITCPs. 2014. (Encontro).
Seminário de Metodologias para Práticas de Extensão. 2013. (Seminário).
VII Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão - FEPEG. 2013. (Outra).
Seminário e Mostra Regional de Certificação e Comercialização da Economia Popular Solidária. 2012. (Seminário).
Seminário Estadual de Certificação Solidária: Diferenciando Produtos, Agregando Valores. 2012. (Seminário).
V Encontro Latino-Americano e Caribenho de Economia Popular e Solidária e Comércio Justo. 2012. (Encontro).
15 Seminário de Plantas Medicianis e Terapêuticas Naturais. 2011. (Seminário).
Encontro Regional do Seminário Legislativo "Pobreza e Desigualdade". 2011. (Encontro).
III Congresso de Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares - Rede de ITCP's. 2011. (Congresso).
I Seminário de Desenvolvimento Local e Sustentável de Belo Horizonte. 2011. (Seminário).
I Simpósio Internacional de Extensão Universitária em Economia Solidária. 2011. (Simpósio).
I Seminário de Plantas Medicianais de Claro dos Porções. 2011. (Seminário).
Oficina de Produção de Materiais Paradidáticos. 2011. (Oficina).
Seminário do Comércio Justo e Consumo Consciente. 2011. (Seminário).
3 Seminário: Feiras Livres e Políticas Públicas no Alto Jequitinhonha - MG. 2010. (Seminário).
I Seminário Nacional do Consulado da Mulher - Programa Usinas do Trabalho. 2010. (Seminário).
Oficina de Formação de Formadores em Economia Solidária. 2010. (Oficina).
Seminário Regional de Sistematização. 2010. (Seminário).
XV Encontro da Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares - Rede de ITCP's. 2010. (Encontro).
II Encontro UAB/Unimontes. 2009. (Encontro).
COLÓQUIO INTERNACIONAL (Des)envolvimento contra a pobreza: mediações teóricas, técnicas e políticas. 2008. (Outra).
Seminário Estadual de Comercialização para Economia Popular Solidária. 2008. (Seminário).
1 Encontro de Economia Popular e Solidária da Região Sudeste. 2007. (Encontro).
II Congresso Latinoamericano de Psicologia de La ULAPSI. As iniciativas Economia Popular Solidária e os processos formativos populares um movimento nascente da crise do trabalho?. 2007. (Congresso).
II Semana de Psicologia Organizacional e do Trabalho. 2007. (Outra).
Encontro Estadual de Formadores/as: "Projeto Popular para o Brasil: Articulando as Assembléias Populares na Luta pela Reestatização do Vale do Rio Doce e Pela Redução da Tarifa de Energia Elétrica em Minas Gerais". 2006. (Encontro).
Simpósio Internacional "Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidades". 2006. (Simpósio).
Fórum Social Cristão.A Economia Popular Solidária em Minas Gerais: O acompanhamento dos grupos da Pastoral Operáia de Minas Gerais. 2005. (Seminário).
III Simpósio Trabalho e Educação: NETE 10 anos. 2005. (Simpósio).
V Fórum Social Mundial. 2005. (Outra).
Encontro Nacional de Formação da Pastoral Operária do Brasil. 2004. (Encontro).
III Seminário Internacional Universidade, Trabalho e Trabalhadores - "Transformações, Desafios e Perspectivas no Mundo do Trabalho - Autonomia e Autogestão". 2002. (Seminário).
Semana Filósofica: Saber Filosófico, História e Transcendência. 2001. (Seminário).
23ª Reunião Anual da ANPED - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação. 2000. (Outra).
I Seminário de Geração de Trabalho e Renda da região metropolitana de Belo Horizonte. 2000. (Seminário).
Seminário Nacional de Autogestão. 1999. (Seminário).
II Encontro Norte Mineiro de Cientistas Sociais. 1998. (Encontro).
Oficina de Construção Coletiva dos Aspectos Organizativos/Políticos serem considerados nos Projetos Alternativos Comunitários - PAC's. 1998. (Oficina).
I Encontro Norte Mineiro de Ciêntistas Sociais. 1995. (Outra).
Capacitação para atuar na aplicação de formulários junto às Entidades de Assistência Social do Município de Montes Claros. 1994. (Outra).
Participação em bancas
SILVA, Laurenicio Mendes da. Um estudo da Folia de Reis de Urucuia-MG no ensino de Artes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES.
SILVA, Laurenicio Mendes da. Arte contemporânea e ensino: na visão do artista Saulo Silveira. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES.
SILVA, Laurenicio Mendes da. A arte de reciclagem com garrafa PET. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES.
SILVA, Laurenicio Mendes da. A arte de reciclar no 8 ano da Escola Municipal João Fernandes Pitangui. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES.
SILVA, Laurenicio Mendes da. Reciclagem do lixo e benefícios da Arte na educação escolar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES.
SILVA, Laurenicio Mendes da. As tecnologias de contemporâneas na aula de Artes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES.
SILVA, Laurenicio Mendes da. O uso do aparelho celular nas aulas de Artes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES.
SILVA, Laurenicio Mendes da. A uso das cores na linguagem. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES.
SILVA, Laurenicio Mendes da. Arte: desafios e perspectivas no ensino fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES.
SILVA, Laurenicio Mendes da. O ensino da reciclagem nas aulas de Artes do 9 ano do ensino fundamental na Escola Estadual Quintino Vargas na cidade de João Pinheiro - MG. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES.
SILVA, Laurenicio Mendes da. A arte como ação criadora no contexto escolar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES.
SILVA, Laurenicio Mendes da. O valor educacional da arte para os alunos do ensino médio da Escola Estadual Antonio Esteves dos Anjos MG. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES.
SILVA, Laurenicio Mendes da. Recortes e colagens no ensino médio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES.
SILVA, Laurenicio Mendes da. Uma análise do processo de criação nas aulas de Artes do ensino fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES.
SILVA, Laurenicio Mendes da. A utilização do pigmento TOÁ como fortalecimento da cultura local. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES.
SILVA, Laurenicio Mendes da. Preservação do meio ambiente por meio da reciclagem. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES.
SILVA, Laurenicio Mendes da. O ensino das Artes Visuais na Escola Estadual Quintino Vargas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES.
SILVA, Laurenicio Mendes da. Uma análise sobre a importância do lixo no processo de reciclagem no 1 ano de ensino médio na Escola Estadual Antônio Esteves dos Anjos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES.
SILVA, Laurenicio Mendes da. A formação do pigmento TOÉ. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES.
SILVA, Laurenicio Mendes da. Recursos audiovisuais nas aulas de Artes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES.
SILVA, Laurenicio Mendes da. Cultura popular e ensino de Artes: análises de uma escolha pública de Pintópolis. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES.
SILVA, Laurenicio Mendes da. O ensino de Artes Visuais na Escola Estadual Primavera. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES.
SILVA, Laurenicio Mendes da. Educação ambiental nas aulas de Artes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES.
SILVA, Laurenicio Mendes da. O uso de software GIMP nas aulas de Artes no ensino médio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES.
SILVA, Laurenicio Mendes da. A importância da fotografia nas aulas de Artes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES.
SILVA, Laurenicio Mendes da. Reciclagem de papel como conteúdo de aulas de Artes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES.
SILVA, Laurenicio Mendes da. Fazendo arte usando o computador. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES.
SILVA, Laurenicio Mendes da. Pigmentos que podem ser utilizados nas aulas de Artes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES.
SILVA, Laurenicio Mendes da. Motivação nos alunos do EJA para o Ensino das Artes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES.
SILVA, Laurenicio Mendes da. O Uso das Cores na Linguagem. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES.
RAMOS, Edina Souza.;SILVA, Laurenicio Mendes da; ALMEIDA, C. R. S.. Economia Solidária: As motivações da participação dos atores sociais da Unidade de Beneficiamento de Coco Macaúba Norte de Minas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais - Bacharelado) - Universidade Estadual de Montes Claros.
SILVA, Laurenicio Mendes da. O ensino das artes gráficas na sala de aula. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES.
SILVA, Laurenicio Mendes da. A inclusão da arte no ensino para jovens e adultos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES.
SILVA, Laurenicio Mendes da. Bullying e educação, os desafios e fatos da realidade. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES.
SILVA, Laurenicio Mendes da. Valorizando o meio ambiente no âmbito escolar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES.
SILVA, Laurenicio Mendes da. Desvalorização da arte e educação na escola. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES.
SILVA, Laurenicio Mendes da. A arte - terapia na ação pedagógica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES.
SILVA, Laurenicio Mendes da. O ensino de artes e as novas tecnologias. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES.
SILVA, Laurenicio Mendes da. Sustentabilidade: transformando em arte o lixo produzido na escola. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES.
SILVA, Laurenicio Mendes da. A importância do ensino da arte na escola. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES.
SILVA, Laurenicio Mendes da. A arte no âmbito escolar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES.
SILVA, Laurenicio Mendes da. Indisciplina: uma questão de limites?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES.
SILVA, Laurenicio Mendes da. A influência da hiperatividade no processo de aprendizagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES.
SILVA, Laurenicio Mendes da. Arte e sustentabilidade aplicada à criação artística. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES.
SILVA, Laurenicio Mendes da. A importância das artes visuais nas séries finais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES.
SILVA, Laurenicio Mendes da. Indisciplina: um desafio para a educação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES.
SILVA, Laurenicio Mendes da. O ensino das artes visuais com enfoque na abordagem triangular. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES.
SILVA, Laurenicio Mendes da. A importância do ensino da arte no desenvolvimento social e cultural dos educandos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES.
SILVA, Laurenicio Mendes da. Reflexões sobre a lei da obrigatoriedade do ensino de arte nas séries finais do ensino fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES.
SILVA, Laurenicio Mendes da; RAMOS, Edina Souza.; ALMEIDA, C. R. S.. A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UNIMONTES como agente multiplicador da Economia Solidária no Norte de Minas: Um estudo comparativo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais - Bacharelado) - Universidade Estadual de Montes Claros.
SILVA, Laurenicio Mendes da; RAMOS, Edina Souza.; ALMEIDA, C. R. S.. A Economia Popular Solidária na Perspectiva da Formação de Trabalhadores e Trabalhadoras para a Inclusão Produtiva e Social. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais - Bacharelado) - Universidade Estadual de Montes Claros.
SILVA, Laurenicio Mendes da; ALMEIDA, C. R. S.; LIMA, M. S. A.. Análise da Percepção dos Idosos Participantes de Grupos de Convivência sobre a Representação Social à cerca da Velhice. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais - Bacharelado) - Universidade Estadual de Montes Claros.
COSTA, L. F. F.;SILVA, Laurenicio Mendes da; FERREIRA, M. L. A.. Dilemas e Perspectivas da Adunimontes em Relação ao Movimento Sindical Docente da Unimontes. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais - Bacharelado) - Universidade Estadual de Montes Claros.
MACIEL, A. G.;SILVA, Laurenicio Mendes da; ALVES, M. R.. Morbilidade Hospitalar Causada por Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIPS): um estudo dos determinantes sociais no município de Montes Claros. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais - Bacharelado) - Universidade Estadual de Montes Claros.
SILVA, Laurenicio Mendes da; LIMA, F. V.; FERREIRA, M. L.. Homossexualidade: Visão por Heterosexuais e a Vivência Homofóbica em Homossexuais de Montes Claros. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais - Bacharelado) - Universidade Estadual de Montes Claros.
SILVA, Laurenicio Mendes da; ALVES, M. R.; FERREIRA, M. L.. Mobilidade Social: A Escolaridade e Seus Efeitos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais - Bacharelado) - Universidade Estadual de Montes Claros.
SILVA, Laurenicio Mendes da; CARLONI, A. R.; FREIRE, L. F. C.. Um Estudo da Participação e o Papel da Família na Educação dos Filhos na Escola Municipal Jason Caetano. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais - Bacharelado) - Universidade Estadual de Montes Claros.
SILVA, Laurenicio Mendes da; PAULA, A. M. N. R.; BRAGA, M. A. F.. Um Estudo Sobre os Motivos que Influenciam Jovens Adolescentes da Periferia da Cidade de Montes Claros -MG a se Envolverem Com a Criminalidade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais - Bacharelado) - Universidade Estadual de Montes Claros.
SILVA, Laurenicio Mendes da; FERREIRA, M. L.; LIMA, F. V.. Homosexualidade: Uma Questão de Respeito as Diferenças. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais - Bacharelado) - Universidade Estadual de Montes Claros.
SILVA, Laurenicio Mendes da; CORREIA, I. S.; ALVES, M. R.. Politicas de Ação Afirmativa Para Afro-Descendentes na Principais Universidades do Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais - Bacharelado) - Universidade Estadual de Montes Claros.
SILVA, Laurenicio Mendes da; CORREIA, I. S.; NORONHA, M. M. B.. Envelhecimento: Uma Análise Sobre a Qualidade de Vida e os Grupos de Convivio Para Idosos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais - Bacharelado) - Universidade Estadual de Montes Claros.
SILVA, Laurenicio Mendes da; PAULA, A. M. N. R.; ALVES, M. R.. Identidade da Criança Negra: Uma Análise dos Mecanismos de Preconceito Racial no Contexto Escolar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais - Bacharelado) - Universidade Estadual de Montes Claros.
SILVA, Laurenicio Mendes da; GUSMÃO, R. J. M.; RAMOS, Edina Souza.. A Economia Popular Solidária: Um Estudo Sobre as Motivações Pessoais de Inserção nos Empreendimentos Econômicos Solidários. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Montes Claros.
SILVA, Laurenicio Mendes da; MARTINS, S. B.; COSTA, L. F. F.. As Mudanças no Ambiente de Trabalho e seus Impactos na Vida dos Trabalhadores da Empresa Café Três Corações em Montes Claros - MG. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Montes Claros.
SILVA, Laurenicio Mendes da; COSTA, L. F. F.; BRAGA, M. A. F.. Mortes Desiguais em Montes Claros: A Juventude como Vítima dos Homicídios na Cidade no Período de 2000 a 2007. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Montes Claros.
SILVA, Laurenicio Mendes da; FRANCO, A. L. M.; RAMOS, Edina Souza.. Uma Abordagem Sobre Educação e Desigualdade Social na Sociedade Brasileira. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Montes Claros.
SILVA, Laurenicio Mendes da; COSTA, L. F. F.; RAMOS, Edina Souza.. As Relações de Promoção Social e Cultural no Cooperativismo: Um Estudo Sobre a Cooperativa Crescer nos Municipios de Porteirinha-MG. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em CIências Sociais) - Universidade Estadual de Montes Claros.
SILVA, Laurenicio Mendes da; ALMEIDA, C. R. S.; RAMOS, Edina Souza.. O Desenvolvimento Humano no Âmbito da Prática da Economia Popular Solidária: Um Olhar Sobre Empreendimentos Econômicos Solidários em Montes Claros. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em CIências Sociais) - Universidade Estadual de Montes Claros.
SILVA, Laurenicio Mendes da; RAMOS, Edina Souza.; GANDRA, V. B.. A Economia Popular Solidária como Enfrentamento a Pobreza: Um Estudo sobre a Experiência da Cozinha Bem Estar do Bairro Santos Reis - Montes Claros. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Montes Claros.
SILVA, Laurenicio Mendes da; FREIRE, L. F. C.; RAMOS, Edina Souza.. A Participação da Família nos Processos de Socialização Escolar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Montes Claros.
SILVA, Laurenicio Mendes da; ALMEIDA, C. R. S.; RAMOS, Edina Souza.. Educação em Saúde: Uma Análise Sobre as Funções dos Agentes Comunitários de Saúde na Região Oeste de Montes Claros. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Montes Claros.
Orientou
A formação do pigmento TÓE; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES; Orientador: Laurenício Mendes da Silva;
Recursos audiovisuais nas aulas de Artes; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES; Orientador: Laurenício Mendes da Silva;
Cultura popular e ensino de Artes: análises de uma escolha pública de Pintópolis; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES; Orientador: Laurenício Mendes da Silva;
O ensino de Artes Visuais na Escola Estadual Primavera; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES; Orientador: Laurenício Mendes da Silva;
Educação ambiental nas aulas de Artes; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES; Orientador: Laurenício Mendes da Silva;
O uso de software GIMP nas aulas de Artes no ensino médio; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES; Orientador: Laurenício Mendes da Silva;
A importância da fotografia nas aulas de Artes; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES; Orientador: Laurenício Mendes da Silva;
Reciclagem de papel como conteúdo de aulas de Artes; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES; Orientador: Laurenício Mendes da Silva;
Fazendo arte usando o computador; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES; Orientador: Laurenício Mendes da Silva;
A relação entre a escola e a paisagem; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES; Orientador: Laurenício Mendes da Silva;
O ensino das artes gráficas na sala de aula; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES; Orientador: Laurenício Mendes da Silva;
A inclusão da arte no ensino para jovens e adultos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES; Orientador: Laurenício Mendes da Silva;
Bullying e educação, os desafios e fatos da realidade; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES; Orientador: Laurenício Mendes da Silva;
Valorizando o meio ambiente no âmbito escolar; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES; Orientador: Laurenício Mendes da Silva;
Desvalorização da arte e educação na escola; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES; Orientador: Laurenício Mendes da Silva;
A arte - terapia na ação pedagógica; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES; Orientador: Laurenício Mendes da Silva;
O ensino de artes e as novas tecnologias; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES; Orientador: Laurenício Mendes da Silva;
Sustentabilidade: transformando em arte o lixo produzido na escola; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES; Orientador: Laurenício Mendes da Silva;
A importância do ensino de arte na escola; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES; Orientador: Laurenício Mendes da Silva;
A arte no âmbito escolar; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES; Orientador: Laurenício Mendes da Silva;
Indisciplina: uma questão de limites?; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTES; Orientador: Laurenício Mendes da Silva;
A Participação das Mulheres na Economia Popular Solidária e sua Atuação nos Empreendimentos Econômicos Solidários em Montes claros -MG; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Montes Claros; Orientador: Laurenício Mendes da Silva;
O Ensino Religioso e o Fenômeno Religioso na Educação Pública de Montes Claros; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais - Bacharelado) - Universidade Estadual de Montes Claros; Orientador: Laurenício Mendes da Silva;
O Jovem e o Desafio do Trabalho; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais - Bacharelado) - Universidade Estadual de Montes Claros; Orientador: Laurenício Mendes da Silva;
Violência, Educação, Juventude; A escola é o meio que dá acesso ao consumo e violência é o meio usado por aqueles que não tem acesso à escola de qualidade para chegar a sociedade consumidora; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais - Bacharelado) - Universidade Estadual de Montes Claros; Orientador: Laurenício Mendes da Silva;
Os Manos das Minas: O Movimento Hip Hop em Montes Claros: Análise sobre a "Cultura de Rua"; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais - Bacharelado) - Universidade Estadual de Montes Claros; Orientador: Laurenício Mendes da Silva;
Doação de Sangue: Fatores Motivacionais que Levam as Pessoas a Serem Doadoras Voluntárias de Sangue; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais - Bacharelado) - Universidade Estadual de Montes Claros; Orientador: Laurenício Mendes da Silva;
Economia Popular Solidária: uma Experiência Autogestionária da Casa de Costura com Arte; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Montes Claros; Orientador: Laurenício Mendes da Silva;
Produções bibliográficas
-
GUIMARAES, J. M. C. ; SILVA, Laurenicio Mendes da ; SILVA, Queite Marrone Soares da . ECONOMIA SOLIDÁRIA E EDUCAÇÃO PARA AUTOGESTÃO: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS EM JOAIMA, PEDRA AZUL E POMPÉU - MG POR MEIO DO PROGRAMA BIOEDUCAR/UNIMONTES. Intercâmbio (Montes Claros) , v. 7, p. 226-241-241, 2016.
-
SILVA, Laurenicio Mendes da . Experiência de Economia Popular Solidária são socializadas em Cuba. Conquistar jornal informativa da Pastoral Operária do Brasil, São Paulo, p. capa, 01 out. 2007.
-
SILVA, Laurenicio Mendes da . As Iniciativas de Economia Popular Solidária e os Processos Formativos Populares, um movimento nascente da crise do Trabalho?. In: II Congresso Latinoamericano de Psicologia de La ULAPSI, 2007, Havana. II Congresso Latinoamericano de Psicologia de La ULAPSI. São Paulo: Conselho Federal de Psicologia, 2007.
-
SILVA, Laurenicio Mendes da . A crise do Trabalho, a Educação e as Iniciativas de Economia Solidária em Minas Gerais. In: III Encontro Norte-Mineiro de Cientistas Sociais, 2006, Montes Claros. Anais III Encontro Norte-Mineiro de Cientistas Sociais, 2006.
-
SILVA, Laurenicio Mendes da . Grupos de Economia Popular Solidária em Minas Gerais. In: Curso de Formação Cristã para a Cidadania, 2000, Brasilia. Formação Cristã para a Cidadania, 2000.
-
SILVA, Laurenicio Mendes da . Os Processos formativos populares no movimento de Economia Popular Solidária em Minas Gerais. In: II Congresso Latino Americano de Psicologia de La ULAPSI, 2007, Havana. II Congresso Latinoamericano de Psicologia de La ULAPSI, 2007.
-
SILVA, Laurenicio Mendes da . Economia Popular Solidária: Os Grupos Acompanhados pela Pastoral Operária de Minas Gerais. In: Fórum Social Cristão, 2005. Economia Popular Solidária:Os grupos acompanhados pela Pastoral Operária de Minas Gerais, 2005.
-
CHRISTOFF, Maria Elvira Curty Romero. ; KLEM, D. M. S. ; RODRIGUES, Cirlene Silva. ; SILVA, Laurenicio Mendes da ; VIEIRA, C. M. ; VIANNA, R. S. M. ; SOARES, W. D. . Motivação nos alunos do EJA para o Ensino das Artes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RAMOS, Edina Souza. ; SILVA, Laurenicio Mendes da ; CUNHA, C. F. ; MELO, J. F. . Economia Solidária como uma estratégia de promoção do desenvolvimento. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, Laurenicio Mendes da ; RAMOS, Edina Souza. ; CUNHA, C. F. ; MELLO, J. F. . Economia Solidária: Uma Estratégia de Desenvolvimento Sustentável. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, Laurenicio Mendes da ; RAMOS, Edina Souza. . O Papel da ITCP-UNIMONTES e a Relação Trabalho Autogestionário e Educação Popular: Uma Experiência de Incubação na Padaria Semear - Eldorado - Montes Claros. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, Laurenicio Mendes da ; RAMOS, Edina Souza. ; MACEDO, A. C. . Processo Educativos e Formação dos Sujeitos do Trabalho nos Empreendimentos Econômicos Solidários. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, Laurenicio Mendes da . As Iniciativas de Economia Popular Solidária em Minas Gerais e os Processos Formativos Populares: Sustentabilidade e Transformação Social. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, Laurenicio Mendes da ; SANTOS, L. A. . Economia Popular Solidária: Uma Experiência Autogestionária da 'Casa de Costura com Arte'. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, Laurenicio Mendes da . Palestra: Políticas Públicas e Economia Popular Solidária. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, Laurenicio Mendes da . Palestra: Pesquisa Sobre a Exploração Sexual Infanto-Juvenil no Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, Laurenicio Mendes da . As Iniciativas de Economia Popular Solidária e os Processos Formativos Populares: Um Movimento Nascente da Crise do Trabalho?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, Laurenicio Mendes da ; SILVA, R. S. . Sociologia do Trabalho - 7 Período Curso de Graduação a Distância/Licenciatura Plena em Ciências Sociais - UAB. Montes Claros - MG: Unimontes, 2011 (Caderno Didático).
-
SILVA, Laurenicio Mendes da ; FERREIRA, M. L. A. ; OLIVEIRA, D. C. . Sociologia I - 1 Ed. 1 Período Curso de Graduação a Distância/Licenciatura Plena em Ciências Sociais - UAB. Montes Claros - MG: Unimontes, 2009 (Caderno Didático).
Outras produções
SILVA, Laurenicio Mendes da . Revisor de Questionários da pesquisa " Telenovela e Saúde reprodutiva no Brasil" CEDEPLAR/UFMG. 1997.
SILVA, Laurenicio Mendes da . Entrevistador pesquisa " Telenovela e saúde reprodutiva no Brasil". 1997.
SILVA, Laurenicio Mendes da . MINICURSO: Economia Solidária no Brasil. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, Laurenicio Mendes da . Economia Solidária no Brasil. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RAMOS, Edina Souza. ; SILVA, Laurenicio Mendes da . Antropologia da Educação - 2 Edição. 2013. (Caderno Didático).
SILVA, Laurenicio Mendes da . Metodologias de Planejamento e de Projetos Sociais. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RAMOS, Edina Souza. ; SILVA, Laurenicio Mendes da . Antropologia da Educação - 1 Edição. 2008. (Caderno Didático).
SILVA, Laurenicio Mendes da . Economia Popular Solidária: os Processos Formativos Populares e a Construção de uma Nova Cultura do Trabalho. 2007. (Dissertação de Mestrado).
Projetos de pesquisa
-
1997 - 1997
PESQUISA: "Telenovela e Saúde Reprodutiva no Brasil", Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Laurenício Mendes da Silva - Integrante / Eduardo Luís Gonçalves Rios Neto - Coordenador.
-
1997 - 1997
PESQUISA: "Telenovela e Adolescência no Brasil", Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Laurenício Mendes da Silva - Integrante / Paula Miranda Ribeiro - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2013 - Atual
Universidade Estadual de Montes ClarosVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 40
2013 - Atual
Universidade Estadual de Montes ClarosVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador Projeto de Extensão - PIBIO, Carga horária: 44
Outras informações:
Participa como Coordenador do projeto de Extensão: "Projeto Piloto de Educação Para Sustentabilidade para Agentes da Petrobras Biocombustíveis e Agricultores Familiares de MAtias Cardoso e Porteirinha - PBIO" financiado pela PETROBRAS.
2007 - Atual
Universidade Estadual de Montes ClarosVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Projeto Extensão - ITCP, Carga horária: 20
Outras informações:
Participa como Coordenador do Projeto de Extensão "Incubadora Tecnologica de Cooperativas Populares na Universidade Estadual de Montes Claros - ITCP" Aprovado pela Resolução CEPEX 077/2007, financiado pelo Ministério do Trabalho e Emprego/SENAES (Secretária Nacional de Economia Solidária).
2015 - 2015
Universidade Estadual de Montes ClarosVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor designado, Carga horária: 40
2014 - 2015
Universidade Estadual de Montes ClarosVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 40
2013 - 2013
Universidade Estadual de Montes ClarosVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 40
2012 - 2012
Universidade Estadual de Montes ClarosVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 40
2011 - 2011
Universidade Estadual de Montes ClarosVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 40
2010 - 2010
Universidade Estadual de Montes ClarosVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 40
2009 - 2009
Universidade Estadual de Montes ClarosVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 40
2008 - 2008
Universidade Estadual de Montes ClarosVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 40
Atividades
-
08/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Educação
-
08/2013
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Aplicada a Administração
-
08/2013
Ensino, Ciências Sociais - Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, OPTATIVA: Top. Esp. em Soc: Economia Popular e Solidária
-
01/2013 - 07/2013
Ensino, Ciências Sociais - Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, OPTATIVA: Top. Esp. em Economia Popular e Solidária
-
01/2013 - 07/2013
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Aplicada a Administração
-
01/2013 - 07/2013
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Evolução das Ideias Sociais
-
08/2012 - 12/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia e Educação
-
08/2012 - 12/2012
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Aplicada a Administração
-
08/2012 - 12/2012
Ensino, Ciências Sociais - Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, OPTATIVA: Sociologia do Trabalho
-
01/2012 - 07/2012
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia
-
01/2012 - 07/2012
Ensino, Ciências Sociais - Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, OPTATIVA: Economia Popular e Solidária
-
01/2012 - 07/2012
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Arte
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, Ciências Sociais - Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, OPTATIVA: Economia Popular Solidária
-
01/2011 - 07/2011
Ensino, Ciências Sociais - Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, OPTATIVA: Sociologia do Trabalho
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Educação
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Ciências Sociais - Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, OPTATIVA: Antropologia e Educação
-
01/2010 - 07/2010
Ensino, Ciências Sociais - Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, OPTATIVA: Sociologia do Trabalho
-
01/2010 - 07/2010
Ensino, Ciências Sociais - Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia III
-
08/2009 - 12/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia e Educação
-
08/2009 - 12/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Geral
-
01/2009 - 07/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Geral
-
01/2009 - 07/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia e Educação
-
08/2008 - 12/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia e Educação
-
08/2008 - 12/2008
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Evolução das Ideias Sociais
-
01/2008 - 07/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Geral
-
01/2008 - 07/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia e Educação
2002 - 2003
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: contratado, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20
2000 - 2015
Instituto Estadual Santo DiasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Sociólogo, Carga horária: 44
Outras informações:
Assessoria a grupos populares em Economia Popular Solidária em Minas Gerais
2001 - 2004
Federação Interestadual dos Trabalhadores em Empresas de TelecomunicaçõesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Sociologia do Ensino Médio, Carga horária: 44
1998 - 2000
Mitra Diocesana de Montes ClarosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Projetos Sociais, Carga horária: 40
2001 - 2002
Escola Estadual Lúcio dos SantosVínculo: , Enquadramento Funcional: PA5 - Professor Convocado - Sociologia, Carga horária: 8
2002 - 2002
Escola Estadual Professor Ricardo de Souza CruzVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Convocado, Carga horária: 6
2013 - Atual
Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTESVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador, Carga horária: 75
Outras informações:
Atualmente ministra a disciplina do 1 período: Sociologia da Educação no Curso a Distância/Licenciatura Plena em História.
2012 - 2012
Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTESVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador, Carga horária: 90
Outras informações:
Ministrou no curso de Graduação/Licenciatura em Artes Visuais a dependência do 6 período: Pesquisa em Cultura Popular.
2012 - 2012
Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTESVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador, Carga horária: 90
Outras informações:
Ministrou a disciplina do 6 período: Pesquisa em Cultura Popular, no curso de Graduação a Distância/Licenciatura Plena em Artes Visuais.
2012 - 2012
Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTESVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador, Carga horária: 90
Outras informações:
Ministrou a disciplina do 7 período: Sociologia do Trabalho, no curso de Graduação a Distância/Licenciatura Plena em Ciências Sociais.
2011 - 2011
Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTESVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador, Carga horária: 75
Outras informações:
Atuou nessa Instituição como bolsista, na função de Professor Pesquisador, no Curos de Graduação a Distância/Licenciatura Plena em Artes Visuais, ministrando a disciplina do 4 período: Antropologia
2011 - 2011
Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTESVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador, Carga horária: 90
Outras informações:
Ministrou a disciplina do 6 período: Pesquisa em Cultura Popular, no curso de Graduação a Distância/Licenciatura Plena em Artes Visuais.
2010 - 2010
Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTESVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador, Carga horária: 75
Outras informações:
Atuou como Professor Pesquisador no curso de Graduação/Licenciatura em Artes Visuais, ministrando as disciplina do 4 período: Antropologia
2009 - 2010
Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTESVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador, Carga horária: 75
Outras informações:
Ministrou a disciplina do 3 período: Sociologia da Educação no curso de Graduação a Distância/Licenciatura Plena em Ciências Sociais.
2009 - 2010
Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTESVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador, Carga horária: 90
Outras informações:
Ministrou a disciplina do 1 período (Dependência): Arte e Cultura Popular, no curso de Graduação a Distência/Licenciatura Plena em Artes Visuais.
2009 - 2009
Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTESVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador, Carga horária: 75
Outras informações:
Ministrou a disciplina no 2 período: Antropologia da Educação nesta Instituição no curso de Graduação/Licenciatura em Ciências Sociais.
2009 - 2009
Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTESVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador, Carga horária: 75
Outras informações:
Ministrou a disciplina do 1 período: Antropologia e Educação no curso de Graduação a Distância/Licenciatura Plena em Pedagogia.
2009 - 2009
Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTESVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador, Carga horária: 75
Outras informações:
Ministrou a disciplina do 2 período: Sociologia da Educação, no curso de Graduação a Distância/Licenciatura Plena em Artes Visuais.
2008 - 2009
Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTESVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador, Carga horária: 40
Outras informações:
Ministrou a disciplina do 1 período: Iniciação Científica no curso de Graduação a Distância/Licenciatura Plena em Ciências Sociais.
2008 - 2009
Universidade Aberta do Brasil - UAB / UNIMONTESVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador, Carga horária: 75
Outras informações:
Ministrou a discplina do 1 período: Antropologia e Educação no curso de Graduação a Distância/Licenciatura Plena em Pedagogia.
Atividades
-
09/2013
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Educação
-
08/2012 - 09/2012
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa em Cultura Popular
-
02/2012 - 07/2012
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa em Cultura Popular
-
02/2012 - 07/2012
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia do Trabalho
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa em Cultura Popular
-
02/2011 - 07/2011
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia
-
11/2009 - 06/2010
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Educação
-
09/2009 - 02/2010
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arte e Cultura Popular
-
06/2009 - 10/2009
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia da Educação
-
06/2009 - 10/2009
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Educação
-
06/2009 - 10/2009
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Educação
-
06/2009 - 10/2009
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia da Educação
-
03/2009 - 09/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia e Educação
-
10/2008 - 05/2009
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Iniciação Científica
-
10/2008 - 05/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia da Educação
2018 - Atual
Instituto Prominas Serviços EducacionaisVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Aulista, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Laurenício Mendes da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?