Jamison Pedra Prazeres

Formei-me em arquitetura.Trabalhei com fotografia, desenho, escultura e cinema (curta- metragem).Quando apresentei tese de Mestrado em Artes Plásticas, Canto Indígena (Indian Song) ao Departamento de Artes da Universidade de Cicinnati(EUA) procurei juntar o estudo da cor com a simbologia da arte dita primitiva, e, ao mesmo tempo, a representação tridimensional no plano. Isso em 1983. Desde então, venho aperfeiçoando os achados e procurando trabalhar nos espaços entre a ciência e a religião, entre o plano e o volume, entre o ser e o não ser. O tromp l oeil (ilusão de ótica) é a técnica que mais se adapta nessa representação artística da realidade. Acredito que a técnica utilizada pelo artista para criar é circunstancial, ou seja, é em grande parte determinada pelo tempo disponível para a arte, pelo lugar e pelos materiais acessíveis . Esses fatores fundamentam o processo criativo. A ferramenta é a técnica da composição e a arte, a concepção do sentido, é a criação. Durante o processo criativo estrutura e significação se complementam. Comemorei quarenta anos de trabalho artístico em 2003; desde as primeiras exposições na Galeria Bazarte (desenho e pintura experimental) e no Museu de Arte Moderna (fotografia). Experimentei fotografia por vários anos com boa resposta crítica e distinção de premiações. Buscava, então, formas de expressão com desenho e pintura. Acompanhei aulas do mestre da pintura moderna na Bahia Adam Fiernekaes e frequentei o curso livre na antiga Escola de Belas Artes. Acredito que a pintura que dessenvolvo é resultado de todo um passado de experiência em diferentes técnicas . A correção e a resolução dos problemas que surgem no decorrer da produção artística vêm sendo desafiadas. Da gravura colhi a precisão das impressões de diferentes cores. Da fotografia, o uso da luz e do contraste. Do desenho, a linha, e, da arquitetura, a representação do espaço nas duas dimensões.

Informações coletadas do Lattes em 31/08/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Master in Fine Arts

1981 - 1983

University of Cincinnati
Orientador: Derick Woodham
Bolsista do(a): Fulbright LASPAU. Palavras-chave: Gravura experimental, litogravura; arte étnica.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes. Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.

Especialização em Planrjamento Urbano

1976 - 1976

Universidade Federal da Bahia
Orientador: João José Beltrão
Bolsista do(a): Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

Especialização em Conteúdos e Métodos de Ensino Suparior

1974 - 1974

Universidade Federal da Bahia
Orientador: Terezinha Fróes
Bolsista do(a): SEC FUNDEC UFBA.

Aperfeiçoamento em Curso de História da Arte - BAUHAUS

1973 - 1973

Escola de Belas Artes Ufba
Orientador: Egon Epich
Bolsista do(a): SEC FUNDEC UFBA.

Graduação em Arquitetura

1960 - 1965

Universidade Federal da Bahia

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.

Participação em bancas

PRAZERES, J. P.. Comissão Gerenciadora do Programa FazCultura. 2006. Governo do Estado da Bahia.

PRAZERES, J. P.. I Salão de Design do Liceu de Artes e Ofícios - Membro Comissão julgadora. 1997. Liceu de Artes e Ofícios.

Produções bibliográficas

  • PRAZERES, J. P. . Arte Computacional. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PRAZERES, J. P. . Educação das Artes Visuais e Meio Ambiente. 1984. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PRAZERES, J. P. . Recursos Plásticos na Publicidade. 1975. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PRAZERES, J. P. . A Fotografia na Arte e na Ciência. 1973. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

PRAZERES, J. P. . Bahia, Art and Photography. 1988. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 1971 - 1974

    Estruturas da Natureza na Arte e na Arquitetura, Descrição: Revela uma vivência ( relativa às formas que venho inserindo na sociedade),como produtor de arte; registro de teorias sobre o tema e, particularmente, homenagem à herança miscigenada que nos identifica - essas foram as matrizes que me impulsionaram à materialização deste trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jamison Pedra Prazeres - Coordenador.

Prêmios

1997

Prêmio Copene de Arte e Cultura 1º Prêmio, Copene.

1973

homenagem a Albrecht Dürer 5º Prêmio, Instituto Cultural Brasil Alemanha.

1973

II concurso Nacional de Fotografia, Editora Abril 1º Prêmio, Editora Abril.

1971

1 Concurso Nacional de Fotografia promovido pela Editora Abril -3º prêmio, Editora Abril Revista Realidade.

1969

Festival Nacional de Cinema da Jornal do Brasil - 6o. Prêmio, Jornal do Brasil.

1968

Salão Baiano de Fotografia 1º Prêmio, Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal da Bahia. , Rua Caetano Moura, 121, Federação, 40210-905 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 32836174, URL da Homepage:

Experiência profissional

1994 - 1999

Universidade Salvador

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1982 - 1983

University of Cincinnati

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Bolsista da Fulbright LASPAU, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

1969 - 1993

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunto nível 4, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.