Maria Clara dos Santos Lima

Mestre em Ciências, área de concentração: História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP), na linha de pesquisa Memória, Práticas e Representações. Foi contemplada em 2023 com a bolsa BECAS Santander através da iniciativa 'Internacionalização com Inclusão - Mulheres na Pós-graduação, com mobilidade internacional' para a Universidade Católica de Temuco (UCT - Chile) realizada no primeiro semestre de 2024, onde desenvolveu pesquisa focada em processos de reparação para a população indígena em ambientes universitários através da ferramenta de land acknowledgement. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI (2020), é pós-graduada em Patrimônio e Cidade pela Faculdade Evangélica do Meio-Norte (FAEME). Atualmente coordena voluntariamente o núcleo de comunicação da Rede Brasileira de Pesquisadores de Sítios de Memória e Consciência (REBRAPESC), uma organização de pesquisa vinculada à Coalizão Internacional de Sítios de Consciência e cadastrada no CNPq. Estudou em sua dissertação, intitulada 'O dever de lembrar e o direito de esquecer: os percursos das memórias na Central de Artesanato Mestre Dezinho em Teresina - Piauí', a construção da memória nesse local cujo histórico funcional sediou um lugar de cárcere na ditadura civil-militar. Na pós-graduação, em artigo denominado 'Não troco o meu mermã pelo mano de ninguém: Reflexões acerca do Piauiês como recurso de identificação cultural através da sua presença em produções audiovisuais', estudou o dialeto Piauiês como recurso de identificação em obras audiovisuais. Na graduação, concluída em 2020, apresentou o projeto 'Centro Comunitário ZEZA: Um instrumento de mobilização social, educação e cultura na cidade de Parnaíba-PI' onde o principal foco era propor um centro comunitário para população ribeirinha em situação de vulnerabilidade no litoral do Piauí reutilizando uma estrutura em ruínas localizada em perímetro tombado pelo IPHAN. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História da Arquitetura e Urbanismo. Pesquisa os seguintes temas: Identidade, Patrimônio, Lugares de Memória, Trauma, Reparação, Política, História Oral, Museologia e Artes Curatoriais. Com ênfase na musealização e estratégias de reparação de memórias traumáticas, além da patrimonialização de lugares de memória.

Informações coletadas do Lattes em 31/03/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Arquitetura e Urbanismo

2023 - 2025

Universidade de São Paulo
Título: O DEVER DE LEMBRAR E O DIREITO DE ESQUECER: O PERCURSO DAS MEMÓRIAS NA CENTRAL DE ARTESANATO MESTRE DEZINHO EM TERESINA ? PIAUÍ., Ano de Obtenção: 2025
Renato Cymbalista.Palavras-chave: Memória; Patrimônio; Trauma; Ditadura; Teresina; Piauí. Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo / Especialidade: História da Arquitetura e Urbanismo. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Especialização em Especialização em Patrimônio e Cidade

2021 - 2023

Faculdade Evangêlica do Meio Norte
Título: ?NÃO TROCO O MEU ?MERMÃ? PELO ?MANO? DE NINGUÉM?: Reflexões acerca do ?Piauiês? como recurso de identificação cultural através da sua presença em produções audiovisuais.
Orientador: Elane Lopes Coutinho

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

2015 - 2020

Centro Universitário UNINOVAFAPI
Título: CENTRO COMUNITÁRIO ZEZA: um instrumento de mobilização social, educação e cultura na cidade de Parnaíba, PI.
Orientador: Pamela Krishna Ribeiro Franco Freire

Graduação interrompida em 2016 em Moda, Design e Estilismo

2015 - Atual

Universidade Federal do Piauí
Ano de interrupção: 2016

Formação complementar

2022 - 2022

Extensão universitária em Lugares de Memória e Consciência: Teoria e Intervenção. (Carga horária: 135h). , Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, FAU USP, Brasil.

2022 - 2022

Extensão universitária em Arte para a Cidade. (Carga horária: 60h). , Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, FAU USP, Brasil.

2022 - 2022

Extensão universitária em IEB5050 ? Patrimônio Cultural, Movimentos e Lutas Sociais. (Carga horária: 60h). , Instituto de Estudos Brasileiros, IEB, Brasil.

2022 - 2022

Memória e Patrimônio: debates históricos e contemporân. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2022 - 2022

Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil. (Carga horária: 24h). , Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.

2019 - 2019

Oficina de Diagramação de Painéis Adobe Illustrator. (Carga horária: 3h). , Centro Universitário UNINOVAFAPI, UNINOVAFAPI, Brasil.

2018 - 2018

Women Will - Cresça Com O Google. (Carga horária: 3h). , Google Brasil Internet, GOOGLE BRASIL, Brasil.

2018 - 2018

Marketing Digital - Cresça com o Google. (Carga horária: 3h). , Google Brasil Internet, GOOGLE BRASIL, Brasil.

2013 - 2016

Curso de Língua Inglesa, nível B2. , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: História da Arquitetura e Urbanismo.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Patrimônio.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Curadoria.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Museologia.

Organização de eventos

A. P. Brito ; LIMA, M. C. S. ; JARDIM, G. R. ; VECHIOLLI, V. ; JANOVITCH, P. . VI Seminário de Pesquisa e Documentação em Sítios de Memória e Consciência. 2025. (Outro).

LIMA, M. C. S. . FAPESP SPRINT TU Berlin / FAUD USP Meeting 1. 2025. (Outro).

A. P. Brito ; JARDIM, G. R. ; LIMA, M. C. S. . VI Seminário de Pesquisa e Documentação em Sítios de Memória e Consciência. 2025. (Outro).

SANTOS, A. P. ; LIMA, M. C. S. . BoAventura. 2021. (Exposição).

LIMA, M. C. S. ; BRANCO, G. C. ; SANTOS, A. P. . Azul da Cor do Mar. 2021. (Exposição).

LIMA, M. C. S. ; SANTOS, A. P. . Índigo Blue em COMAPI. 2021. (Exposição).

LIMA, M. C. S. ; BRANCO, G. C. . Os Tons do Silêncio por Gina Castelo Branco. 2021. (Exposição).

LIMA, M. C. S. ; CAMARÇO, W. C. ; BEZERRA, E. C. R. ; Bezerra, Y. R. . 19º SEMINÁRIO REGIONAL Comissão de Ética e Disciplina do CAU-BR. 2019. (Outro).

LIMA, M. C. S. ; SOUSA, J. C. L. . BIMDAY - PI: O Bim na Prática. 2019. (Outro).

LIMA, M. C. S. ; Bezerra, Y. R. ; BEZERRA, E. C. R. . Prêmio CAUJovem Piauí. 2019. (Concurso).

Participação em eventos

FAPESP SPRINT TU Berlin / FAUD USP Meeting 1.FAPESP SPRINT TU Berlin / FAUD USP Meeting 1. 2025. (Encontro).

4º Ciclo Aberto Urgências e Insurgências ? Memória como reparação: território, museologia e agentes políticos.Memorialização da ditadura e outras memórias traumáticas no Brasil. 2024. (Seminário).

IX Congreso Internacional Imágenes de la Muerte (IX CIM). Espaços de vida em diálogo com narrativas de morte: A Central de Artesanato Mestre Dezinho em Teresina ? Piauí como local de memória da ditadura brasileira. 2024. (Congresso).

XV SEMINARIO INTERNACIONAL POLÍTICAS DE LA MEMORIA.O dever de lembrar e o direito de esquecer: os percursos da memória da ditadura militar brasileira na Central De Artesanato Mestre Dezinho em Teresina - Piauí. 2024. (Seminário).

Direito à memória: fazer coletivo. 2023. (Seminário).

2° OPA - Observatório da Paisagem. 2020. (Encontro).

19º Seminário Regional da Comissão de Ética e de Disciplina do CAU/BR. 2019. (Seminário).

Seminário #VEMPROCENTRO.Capela do Colégio Sagrado Coração de Jesus. 2019. (Seminário).

Seminário #VEMPROCENTRO.As Perspectivas Socioeconômicas na Construção da Rua Climatizada. 2019. (Seminário).

Congresso internacional em Artes, Patrimônio e Museologia. 2017. (Congresso).

6° DOCOMOMO Norte/Nordeste. 2016. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: MATEUS BEZERRA JUCAR

LIMA, M. C. S.; PESSOA, T. M.; DOS ANJOS, C. C.. Vila do Agricultor: Projeto Urbano e Arquitetônico para o Assentamento Rural 8 de Março, Teresina - PI. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - UNINASSAU FAP.

Produções bibliográficas

  • JARDIM, G. R. ; LIMA, M. C. S. . Relatos da enchente de maio de 2024 : Memórias da catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul. 1. ed. Bento Gonçalves: , 2025. v. 1. 221p .

  • A. P. Brito ; JARDIM, G. R. ; LIMA, M. C. S. . ?Cancelado En El Conti?: Disputas e estratégias para trabalhar memórias traumáticas em espaços memoriais diante da ascensão da extrema direita na América Latina. 1. ed. Editora Multiatual, 2025. v. 1. 235p .

  • LIMA, M. C. S. ; COUTINHO, M. E. L. . O que construímos quando construímos: um paralelo entre os papéis das obras ?El matador? e ?Liberdade? na memória coletiva. Revista Eletrônica do Ministério Público do Estado do Piauí, Teresina, p. 187 - 202, 13 dez. 2022.

  • LIMA, M. C. S. . DESAFIOS OPERACIONAIS PARA A SALVAGUARDA DE LUGARES DE MEMÓRIA: a Comissão Nacional da Verdade como inventário patrimonial e o caso da Central de Artesanato Mestre Dezinho Em Teresina ? PI. 2025. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LIMA, M. C. S. . O dever de lembrar e o direito de esquecer: os percursos da memória da ditadura militar brasileira na Central De Artesanato Mestre Dezinho em Teresina - Piauí. 2024. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LIMA, M. C. S. . Espaços de vida em diálogo com narrativas de morte: A Central de Artesanato Mestre Dezinho em Teresina ? Piauí como local de memória da ditadura brasileira. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, M. C. S. ; BENTO, J. T. ; ABDULMALIK, N. C. . Capela do Sagrado Coração de Jesus. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LIMA, M. C. S. . As Perspectivas Socioeconômicas na Construção da Rua Climatizada. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

LIMA, M. C. S. . Dos presos político durante a ditadura militar na Central de Artesanato Mestre Dezinho, familiares e agentes em disputa. 2025. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LIMA, M. C. S. . Maquete Eletrônica da Delegacia do Memorial DOI-Codi. 2025. (Maquete).

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - 2021

Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piaui

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Conselheira Jovem, Carga horária: 20

2019 - 2019

Centro Universitário UNINOVAFAPI

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

2021 - 2021

GALERIA MONTMARTRE

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Curadora e Produtora, Carga horária: 50, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Desenvolvimento de projetos expográficos para diversas exposições e outros projetos culturais; Planejamento, montagem, produção e desmontagem dos eventos; Atendimento nos vernissages e customer service da galeria na negociação de obras de arte; contato direto com artistas, produtores culturais, arquitetos, designers e cenógrafos; produção de conteúdo para redes sociais da galeria; cadastro e catalogação de obras de arte, elaboração de vocabulário controlado para pesquisa no site e demais materiais visuais necessários para exposições; desenvolvimento de orçamentos e planilhas, quantificação de elementos e contratação de profissionais; solução de problemas de layout, logística e execução de instalações e muito mais.

2022 - 2022

Vanguarda Incorporadora

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Redatora e Copywriter, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Criação de copys para páginas de empreendimentos da incorporação; criação de conteúdos para as redes sociais, mailing e newsletter da incorporação; produção de ensaios fotográficos, vídeos e outras mídias; criação de estratégias de marketing de guerrilha e tráfego; elaboração de press release e textos em geral para divulgação; pesquisa e elaboração de planilhas e documentos que condensem objetivos e conceitos dos empreendimentos; apresentações orais e visuais para clientes da incorporação.

2017 - 2018

Prefeitura Municipal de Teresina

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuação na Agenda2030, um projeto financiado pelo Banco Mundial para desenvolvimento de projetos urbanos alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

2022 - 2023

SG Digital

Vínculo: PJ, Enquadramento Funcional: Head de Marketing, Carga horária: 40

Outras informações:
Criação de roteiros para campanhas (TV e redes sociais); desenvolvimento de copys para páginas de empreendimentos do setor comercial; criação de conteúdos para as redes sociais, mailing e newsletter; produção de ensaios fotográficos, vídeos e outras mídias; criação de estratégias de marketing de guerrilha e tráfego; elaboração de press release e textos em geral para divulgação; pesquisa e elaboração de planilhas e documentos que condensem objetivos e conceitos dos empreendimentos; apresentações orais e visuais para clientes.

2021 - 2022

CAJU Lab Inc

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Arquiteta e Urbanista, Carga horária: 40

Outras informações:
Desenvolvimento de projetos de Arquitetura e Urbanismo para empresas nos mais variados seguimentos; Realização de maquetes de estudo; Concepção de detalhamentos de projeto, memoriais descritivos e justificativos, plantas técnicas e demais desenhos; Desenvolvimento de identidade visual e material de imprensa para o Rotary Club International.

2024 - 2024

Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 120

2025 - Atual

Comunicação Encantada

Vínculo: PJ, Enquadramento Funcional: Head de Marketing, Carga horária: 40

Outras informações:
Atendimento ao cliente; desenvolvimento de estratégias para redes sociais; planejamento e redação de conteúdo; gerenciamento de campanhas pagas; pesquisa e monitoramento de tendências; elaboração de relatórios e apresentações; colaboração com a equipe; agendamento de conteúdo; monitoramento e análise de métricas;