Aline Oliveira da Silva

Psicóloga graduada pela Universidade Nove de Julho (2022). Atua em clínica com orientação psicanalítica (Freud-Lacan), com experiência em atendimento psicoterapêutico, individual e em dispositivos grupais, em ambulatório universitário, em rede escolar e acompanhamento psicológico em serviços de acolhimento a crianças e adolescentes. Foi estagiária no CRP-SP (20212022), com atuação nas comissões de Direitos Humanos - Políticas Públicas e Comissão de Ética. Atua na clínica e extensão universitária no Projeto Veredas (PSOPOL/IP-USP) e a Rede Clínica do Laboratório de Psicanálise Jacques Lacan (IP-USP). Em formação permanente frequenta como participante outros espaços de pesquisa e transmissão clínica em psicanálise lacaniana como o Fórum do campo Lacaniano e grupos de estudos independentes e horizontais. Áreas de interesse: psicanálise e sociedade, saúde mental, políticas públicas e clínica transcultural.

Informações coletadas do Lattes em 13/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Psicologia

2018 - 2022

Universidade Nove de Julho
Bolsista do(a): Programa Universidade para Todos, PROUNI, Brasil.

Formação complementar

2024 - 2024

As intervenções Psicanalíticas Clínico-Políticas. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.

2023 - 2023

As identidades e o Problema do Reconhecimento. (Carga horária: 60h). , Instituto de Psicologia da Universidade São Paulo, IP USP, Brasil.

2023 - 2023

Formação Nacional em Migração e Refúgio. (Carga horária: 16h). , Cáritas Brasileira, CARITAS, Brasil.

2023 - 2023

A psicanálise para além do consultório: Criando novos dispositivos clínicos. (Carga horária: 3h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

2023 - 2023

A Criança em Lacan. (Carga horária: 60h). , Instituto de Psicologia da Universidade São Paulo, IP USP, Brasil.

2022 - 2022

Aula aberta: Qual o preço de uma análise?. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2021 - 2021

Depressão e lógica do desespero na contemporaneidade. (Carga horária: 1h). , Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.

2020 - 2020

IX Simpósio de Psicanálise: Sexualidade, gênero e violência. (Carga horária: 10h). , Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia clínica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanálise e sociedade.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Saúde mental e saúde coletiva.

Organização de eventos

SILVA, A. O. . II Prêmio Jonathas Salathiel de Relações Raciais. 2021. (Concurso).

SILVA, A. O. . II Mostra Virtual de Práticas da Psicologia. 2021. (Exposição).

SILVA, A. O. . II Mostra Virtual de Práticas da Psicologia. 2021. (Exposição).

Participação em eventos

Jornada Anual da Rede Clínica Laboratório de Psicanálise Jacques Lacan.O pagamento da Clínica Psicanalítica. 2024. (Encontro).

Saúde Mental e Imigração 20 anos de Veredas. 2024. (Seminário).

Seminário de Clínica Psicanalítica Transcultural Veredas. 2024. (Seminário).

6º Congresso Brasileiro de ciência e profissão. 2022. (Congresso).

II Mostra de Práticas em Psicologia. 2018. (Exposição).

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - 2022

Conselho Regional de Psicologia da 6ª Região

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária em Psicologia, Carga horária: 30

Outras informações:
Apoio à assessoria da Comissão de Direitos Humanos como estagiária acompanhando o planejamento da agenda política do Conselho a nível estadual, participando das discussões e construção de eventos e publicações, incluindo materiais de consulta técnica, para a categoria. Posteriormente, atuou junto a Comissão de Ética nas atividades pertinentes a tramitação de processos éticos do Conselho.

2022 - 2022

Universidade Nove de Julho

Vínculo: Estágio profissionalizante, Enquadramento Funcional: Intervenções em processos psicossociais

Outras informações:
Estágio supervisionado sob a orientação psicanalítica lacaniana em acolhimento psicológico para crianças e adolescentes no âmbito educacional por meio de dispositivos grupais de intervenção.

2022 - 2022

Universidade Nove de Julho

Vínculo: Estágio profissionalizante, Enquadramento Funcional: Intervenções em contextos emergenciais

Outras informações:
Estágio supervisionado em acolhimento psicológico individual sob orientação psicanalítica lacaniana em contexto institucional em um Centro de Convivência para Crianças e Adolescentes (CCA)

2021 - 2021

Universidade Nove de Julho

Vínculo: Estágio profissionalizante, Enquadramento Funcional: Intervenções em prevenção e promoção de saúde

Outras informações:
Estágio supervisionado sob orientação da psicologia social utilizando o dispositivo grupal.

2021 - 2021

Universidade Nove de Julho

Vínculo: Estágio profissionalizante, Enquadramento Funcional: Intervenções clínicas

Outras informações:
Estágio supervisionado sob orientação psicanalítica lacaniana no atendimento individual de adolescentes e adultos pela clínica escola da universidade na modalidade de psicoterapia breve.