Wando Dias Miranda

Doutor em Ciências (2018) - Núcleo de Altos Estudos da Amazônia - NAEA/UFPA. Mestre em Ciência Política (2012) - Programa de Pós Graduação em Ciência Política - PPGCP/UFPA. Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais (2009) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH/UFPA. Especialista em Gestão Estratégica em Defesa Social Universidade Estadual do Pará UEPA (2009); Especialista em Atividade de Inteligência e Gestão do Conhecimento Escola Superior Madre Celeste (2016). Áreas de pesquisa: Segurança Pública; Atividade de Inteligência; Defesa Nacional; Educação, Neurociência e Desenvolvimento Humano ; Ciência e Tecnologia; Direito e Sociedade; Gestão Governamental, Desenvolvimento Social e Políticas Públicas; Accountability e Compliance; Meio Ambiente e Sustentabilidade. Experiência na Docência do Ensino Superior: Instituto de Segurança Pública do Estado do Pará IESP; Universidade Federal do Pará UFPA; Faculdade da Amazônia FAAM; Faculdade Cosmopolita; Faculdade Madre Celeste. Atuação Profissional: Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social SEGUP; Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará EMATER-PARÁ. Pesquisador dos grupos de pesquisa: Observatório de Estudos de Defesa da Amazônia OBED/NAEA/UFPA; Projeto Metrópole UFPA e Érgane Pesquisadores da Amazônia.Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Pará - IHGP na cadeira de n 70 de Mario Barata

Informações coletadas do Lattes em 21/09/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO TRÓPICO ÚMIDO

2014 - 2018

Universidade Federal do Pará
Título: O CONTROLE PARLAMENTAR DA ATIVIDADE DE INTELIGÊNCIA NO BRASIL: Um estudo sobre a produção legislativa da CCAI e da CREDN entre os anos de 2003 a 2010
, Ano de obtenção: 2018. Durbens Martins Nascimento. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Inteligência e Política de Defesa.

Mestrado em Ciência Política

2010 - 2012

Universidade Federal do Pará
Título: DEFESA E EXÉRCITO NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: Um estudo sobre a constituição dos Pelotões Especiais de Fronteira
, Ano de Obtenção: 2012.Dr Durbens Martins Nascimento.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Defesa, Segurança Nacional, Amazônia.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Administração pública, defesa e seguridade social.

Especialização em andamento em Neurociência, Comportamento e Desempenho

2023 - Atual

Instituto de Pós-Graduação e Graduação

Especialização em Atividade de Inteligência e Gestão do Conhecimento

2015 - 2016

Escola Superior Madre Celeste
Título: Inteligência e Contra Inteligência Penitenciaria: Desafios e Possibilidades
Orientador: Mercês Rodrigues Costa

Especialização em Gestão Estratégica em Defesa Social

2009 - 2010

Universidade do Estado do Pará
Título: COMUNIDADES DO ODIO: O LADO SOMBRIO DA INTERNET
Orientador: Msc Luciano Costa da Silva

Graduação em ciencias sociais

2004 - 2008

Universidade Federal do Pará
Título: A Consolidação do Sistema de Inteligência e o Estado Democrático de Direito: estudos introdutórios sobre a evolução da Inteligência e sua relação com o Estado Democrático de Direito
Orientador: Dr. Durbens Martins Nascimento

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.

Organização de eventos

NASCIMENTO, D. M. ; NETTO, R. M. R. . I Seminário Institucional de Segurança Pública da Região Metropolitana de Belém - II Seminário Interdisciplinar de Atividade de Inteligência e Segurança Pública. 2018. (Outro).

NASCIMENTO, D. M. . II Seminário de Atividade de Inteligência de Defesa da Amazônia. 2017. (Outro).

I Seminário de Atividade de Inteligência de Defesa da Amazônia. 2016. (Outro).

NASCIMENTO, D. M. ; FERREIRA, A. S. . VII - Encontro da Associação Brasileira de Defesa - VII ENABED. 2013. (Outro).

NASCIMENTO, D. M. . I Seminário Internacional de Defesa e Fronteira na Panamazônica, I Encontro Amazônico de Estudantes de Defesa e Fornteira e III Seminário de Reforma do Estado e Território. 2012. (Outro).

NASCIMENTO, D. M. . III Seminário Nacional sobre Defesa e Fronteiras na Amazônia. 2009. (Outro).

NASCIMENTO, D. M. ; FERREIRA, A. S. . Seminário Internacional Amazônia e Fronteiras do Conhecimento. 2008. (Outro).

NASCIMENTO, D. M. . I Seminário de Relações Internacionais e Defesa na Amazônia. 2007. (Outro).

Participação em eventos

7ª Semana Nacional deArquivos.MEMÓRIA E SEGURANÇA PÚBLICA: AANÁLISE DOCUMENTAL COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA. 2023. (Seminário).

I Capacitação em Análise de Inteligência Policial.Produção de Conhecimento em Atividade de Inteligência de Segurança Pública. 2023. (Outra).

MP + Seguro depende de você também.Orientações de Segurança Orgânica. 2023. (Oficina).

Formação Continuada FASEPA.Segurança Orgânica no ambiente de trabalho. 2022. (Encontro).

Relatório Local Voluntário sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Estado do Pará. 2022. (Encontro).

Curso de Aperfwiçoamento de Inspetores (CAI) e Subinspetores (CAS) da.Atividade de Inteligência e Produção do Conhecimento, Processo Decisório, Operações Conjuntas e Criminologia. 2021. (Outra).

Sessão de Estudos do IHGP.?Live em Memória: Mário Antônio Barata, 100 anos de Nascimento?. 2021. (Outra).

Curso Lato Sensu em Atividade de I teligência em Gestão de Riscos de Segoogurança Pa Públública.Fundamentos da Atividade de Inteligência e Segurança Pública e Estado e Políticas de Segurança Pública. 2020. (Outra).

VI Curso Basico de Inteligência.Produção de Conhecimento em Segurança Pública. 2020. (Outra).

Curso Criminal Profiling e Psicologia Investigativa. 2019. (Outra).

Curso de Resgate Tático de Suicidas. 2019. (Outra).

Formação Continuada FASEPA.Segurança Orgânica no local de trabalho. 2019. (Encontro).

I° Simpósio de Inteligência do CMN. 2019. (Simpósio).

V Curso Básico de Inteligência.Inteligência Policial e Análise Criminal. 2019. (Outra).

I Encontro do Laboratório de pesquisa em Geografia da violência e do crime.Inteligência e Segurança Pública. 2018. (Encontro).

I Seminário de Inteligência do Corpo de Bombeiros Militar do Pará.Atividade de Inteligência no Corpo de Bombeiros Militar. 2018. (Seminário).

Sessão de Estudos do IHGP.Reflexões sobre a violência urbana. 2018. (Outra).

I° Curso de Inteligência Estratégica.Fundamentos Teóricos e Históricos da Atividade de Inteligência. 2017. (Outra).

VI Encontro Nacional da ANPPAS.A Defesa Nacional e a Proteção da Amazônia: A Estratégia Nacional de Defesa e o Plano Amazônia Protegida. 2012. (Encontro).

14 Jornada de Extensão Universitária.coordenador da sessão temática: Meio Ambiente e Responsabilidade Social. 2011. (Outra).

3 Encontro Nacional da ABRI - Governança Global e Novos Atores.CONFLITOS ASSIMÉTRICOS E O ESTADO: O Neoterrorismo e os Novos paradigmas para formulação de Políticas de Defesa Nacional. 2011. (Encontro).

V ENABED - Encontro Nacional da Associação Brasileira de Defesa.Política Nacional de Defesa para a Amazônia: as Fronteira e a Defesa Nacional. 2011. (Encontro).

13 Jornada de Extensão Universitária.Direitos Humanos. 2010. (Outra).

13 Jornada de Extensão Universitária.Cultura e Comunicação. 2010. (Outra).

2 Encontro da Sociedade Brasileira de Sociologia. 2010. (Encontro).

2 Encontro da Sociedade Brasileira de Sociologia.Pelotões Especiais de Fronteira: Uma nova dinâmica de pensar o sistema de defesa das fronteiras na Amazônia. 2010. (Encontro).

Curso de Geoprocessamento e SIG com uso de software opengis terraview (INPE). 2010. (Outra).

Curso de Metodologia Quantitativa. 2010. (Oficina).

Exposição Internacional de Mineração na Amazônia / 2 Congresso de Mineração da Amazônia. 2010. (Congresso).

Curso de Gerenciamento de Crise. 2009. (Outra).

ENCOMEX 2009 - Encontros de Comércio Exterior. 2009. (Encontro).

Fórum Social Mundial - 2009. 2009. (Outra).

III Seminário Internacional Amazônias. 2009. (Seminário).

III Seminário Nacional Sobre Defesa e Fronteira na Amazônia.A Evolução dos sistemas de Informação/Inteligência: um breve estudo histórico de suas origens.. 2009. (Seminário).

IV Conferência Internacional de Direitos Humanos. 2009. (Outra).

Seminário Latino-americano de Direito Eleitoral Comparado. 2009. (Seminário).

Violência e Familiar contra a Mulher - Escola Superior da Magistratura do Estado do Pará. 2009. (Outra).

Forúm Pan-Amazônico de Pesca e Aqüicultura. 2008. (Outra).

Seminário "Problemas e Conflitos no Desenvolvimento Social. 2008. (Seminário).

Seminário Internacional Amazônia e Fronteiras do Conhecimento. 2008. (Seminário).

Colóquio Internacional Gramsci: Setenta anos d Pensamento vivo na Amazônia. 2007. (Outra).

I Seminário de Relações Internacionais e Defesa na Amazônia. 2007. (Seminário).

II Encontro de Psicologia Social da Amazônia.As Influencias das novas tecnologias de comunicação nos relacionamentos humanos. 2006. (Encontro).

II Encontro de Psicologia Social da Amazônia - Conversando com Foucault sobre Preconceito. 2006. (Oficina).

Seminário "Zoneamento Ecológico-Econômico e Instrumentos de Políticas Públicas". 2006. (Seminário).

Curso de Extensão ? Redes de Conhecimentos Globais: Transformações e manejo de Recursos Naturais.. 2005. (Outra).

Encontro Pan-Amazônico ? I Reunião CIEA?S do Norte ? II Encontro Estadual de Educação Ambiental.. 2005. (Encontro).

Jornada de Psicologia Social: Cultura e Sociabilidade Contemporânea.. 2005. (Encontro).

Seminário Internacional ? Arranjos produtivos locais e desenvolvimento da Amazônia.. 2005. (Seminário).

Seminário Internacional Águas da Pan-Amazônia.. 2005. (Seminário).

V Fórum Social Mundial. 2005. (Outra).

VI Encontro Nacional dos Cursos de Ciências Sociais.. 2005. (Encontro).

XIII Congresso Nacional de Sociologia. As Influências das Novas Tecnologias de Comunicação nas Relações Humanas.. 2005. (Congresso).

Ciclo de Conferência ?O choque dos pensamentos e das idéias: a mundialização ibérica e os outros mundos (séculos XVI e XVII)?. 2004. (Seminário).

Ciclo de Palestra ?Religião e Filosofia na Idade Média.?. 2004. (Oficina).

Conversas Filosóficas ? ?Na Encruzilhada do Pensamento Contemporâneo.?. 2004. (Oficina).

II Ciclo de Palestras de Ciências Sociais.. 2004. (Encontro).

II Semana de Ciências Sociais. 2004. (Outra).

I Simpósio Internacional de História da Amazônia (V Encontro Regional de História ANPUH-Pará).. 2004. (Simpósio).

Mini-curso ?Antropologia, Política e Cotidiano?. 2004. (Oficina).

Curso de Leitura Dinâmica, Memorização e concentração.. 2000. (Oficina).

Curso de Oratória ? A arte de falar em público.. 2000. (Oficina).

Participação em bancas

Aluno: Glauco Pereira de Medeiros

CARVALHO JUNIOR, J. G.; ALMEIDA, S. S.; REGO, M. C. S.;MIRANDA, W. D.. ATIVIDADE DE INTELIGÊNCIA DE SEGURANÇA PÚBLICA E PRESERVAÇÃO DA ORDEM PÚBLICA: estudo sobre a viabilidade da implantação do Relatório Técnico Operacional pela Polícia Militar do Pará. 2023. Dissertação (Mestrado em Segurança Publica) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Alexandre do Nascimento Silva

CARVALHO JUNIOR, J. G.; ALMEIDA, S. S.; CHAVES, A. B. P.;DIAS MIRANDA, WANDO. COMBATE À LAVAGEM DE DINHEIRO: Caracterização dos inquéritos policiais em apuração na Divisão de Repressão à Lavagem de Dinheiro ? Pará ? Brasil. 2023. Dissertação (Mestrado em Segurança Publica) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: ARTHUR DO ROSÁRIO BRAGA

CHAGAS. C. A. N; PESSOA, S.; CHAVES, A. B. P.;DIAS MIRANDA, WANDO; ALMEIDA, S. S.. A "Pirataria Fluvial" na Amazônia: a formação continuada dos policiais civis lotados na Delegacia de Polícia Fluvial do Pará. 2023. Dissertação (Mestrado em Segurança Publica) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Jorge Fabrício dos Santos

CHAGAS. C. A. N;DIAS MIRANDA, WANDO; ALMEIDA, S. S.; REIS, J. F. G.. ANÁLISE CRIMINAL NA POLÌCIA MILITAR DO PARÀ: Estudo sobre os processos aplicados nas unidades operacionais da Região Metropolitana de Belém. 2023. Dissertação (Mestrado em Segurança Publica) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Alexandre do Nascimento Silva

CARVALHO JUNIOR, J. G.;MIRANDA, W. D.; CHAVES, A. B. P.; ALMEIDA, S. S.. Conbate à lavagem de dinheiro: Caracterização dos inquéritos policiais em apuração na Divisão de Repressão à Lavagem de Dinheito - Pará - Brasil. 2022. Dissertação (Mestrado em Segurança Publica) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Eric Augusto Parentes Rodrigues

FERNANDEZ, A. P. O.; RAMOS, E. M. L. S.;MIRANDA, W. D.; RAMOS, M. F. H.; ALMEIDA, S. S.. Desaparecimento de Pessoas em Belém-Pará. 2021. Dissertação (Mestrado em Segurança Publica) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Ricardo dos Santos Souto

Souza. Airle Miranda; PIMENTEL, A. S. G.; SEIBT, C. L.;MIRANDA, W. D.. Dignidade no fim da vida e logoterapia: contribuições à clínica de cuidados paliativos oncologicos. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: HERICK WENDELL ANTONIO JOSÉ GOMES

MIRANDA, W. D.; GLAUDENCIO, I. R. P.; CHAGAS. C. A. N; ALMEIDA, S. S.. Os Sem Torras: Atividade de Inteligência, Território e Poder. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Roberto Magno Reis Netto

CHAGAS. C. A. N;DIAS MIRANDA, WANDO; SILVA, J. M. P.; MELO, S. N.; BATELLA, W. B.; GOMES, M. A. M.. ?OURO DE TOLO: A REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM-PA EM FACE DAS DINÂMICAS TERRITORIAIS DO TRÁFICO INTERNACIONAL DE COCAÍNA?. 2023. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Renata Gurgel Santos Borges

SANTOS, I. S.;MIRANDA, W. D.; COUTINHO, E. C.; PESSOA, S.. GRANDES EMPREENDIMENTOS DE MINERAÇÃ O EM BARCARENA/PA: impactos micos e socioambientais e reflexos na criminalidade e violê ncia locais. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em TECNOLOGIA, RECURSOS NATURAIS E SUSTENTABILIDADE NA AMAZÔNIA) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Vanessa Macedo Correa de Souza

SANTOS, I. S.;MIRANDA, W. D.; COUTINHO, E. C.; PESSOA, S.. ASCENSÃ O E DECLÍ NIO DA ECONOMIA MADEIREIRA NA REGIONAL DO OCIDENTAL: uma aná lise dos crimes ambientais e efeitos micos decorrentes. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em TECNOLOGIA, RECURSOS NATURAIS E SUSTENTABILIDADE NA AMAZÔNIA) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Gauco Pereira de Medeiros

CARVALHO JUNIOR, J. G.; ALMEIDA, S. S.;MIRANDA, W. D.. Atividade de Inteligência e Investigação Criminal: Estudo de caso da viabilidade da implantação do Relatório Técnico Operacional pela PMPA. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: PABLO CRUZ DE OLIVEIRA

MIRANDA, W. D.. Uso de Mineração de dados para descoberta de conhecimento a parit de informações pessoas atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Pará de 2009 a 2021. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar/CSPBM) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Rosinara Santos de Abreu

MIRANDA, W. D.. Operações de combate ao tráfico de drogas no município de Tucuruí-Pará: Uma análise de resultados de ações da PCPA entre os anos de 2017 a 2021. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar/CSPBM) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Fábio Veloso de Castro

MIRANDA, W. D.. Racismo Estrutural praticado nas abordagens policiais de jovens negros: como (re)significar essa relações? Revisão de Literatura. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar/CSPBM) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: José Luiz Flexa Alves

MIRANDA, W. D.. Intolerância e Pandemia: Os crimes de racismo acolhidos numa delegacia de Belém entre os ano de 2020-2021. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar/CSPBM) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Mauro Henrique d Silva Guerra

MIRANDA, W. D.. Emprego da Segurança de Informações e Comunicação na Polícia Militar do Pará - PMPA conforme a Doutrina Nacional de Inteligência de Segurança Pública - DNISP no periodo de 2020 a 2021. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar/CSPBM) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Fabrycio Augusto Oliveira Andrade

MIRANDA, W. D.. Crimes contra a honra nas Redes Sociais: Divisibilidade da Ação Penal Privada. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar/CSPBM) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Vallério Almeida Ferreira da Silva

MIRANDA, W. D.. Atividade Operacional Policial Militar e as possiveis doenças psicossomáticas advindas da pandemia Covid-19 na tropa do 35 BPM. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar/CSPBM) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Francisco Raimundo Souza Ferreira Júnior

MIRANDA, W. D.. O perfil das vítimas de homicídio na ilha do Mosqueiro no periodo da Pandemia da Covid-19. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar/CSPBM) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Leomar Costa Aviz da Silva

MIRANDA, W. D.. Satisfação Púbçica perante os atendimento nas ocorrências policiais militar: Implantação de pesquisa de satisfação na PMPA. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar/CSPBM) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Ophir Duarte Mufarrej

MIRANDA, W. D.. O perfil dos crimes virtuais atendidos pela divisão de prevenção e repressão a crimes tecnologicos no período da Pandemia da covid-19 em Belém do Pará. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar/CSPBM) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: karina Correia Figueiredo

MIRANDA, W. D.. Redes Sociais virtuais da PCPA: Ferramenta estratégica de comunicação organizacional. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar/CSPBM) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Renata Gurgel Santos Borges

MIRANDA, W. D.. O Surgimento e Estabelecimento da Facção Criminosa denominada Comando Vermelho em Abaetetuba/PA: seu impacto na criminalidade letal e o enfrentamento por parte do Estado. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar/CSPBM) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Kleverton antunes firmino gomes

MIRANDA, W. D.. Os desafios da Segurança Pública no combate efetivo ao crime de roubo às Instituições financeiras: como impedir a consumação e o exaurimento do crime de roubo a banco. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar/CSPBM) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Jarson Joel Santos da Silva

MIRANDA, W. D.. Delegacias Especializadas de Enfrentamento ao Tráfico de Drogas: Um estudo compartivo entre as Legislações do Distrito Federal e do Estado do Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná e Rio Grande do Sul. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar/CSPBM) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Geraldo Magela da Silva Falcão Junior

MIRANDA, W. D.. Crimes Fronteriços: Uma análise no município de Abaetetuba/PA entre os anos de 2015 a 2019. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar/CSPBM) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Alberto Henrique Teixeira de Barros

MIRANDA, W. D.. Inteligência Policial: A Atividade de Inteligência na produção de conhecimento nas ações da Policia Judiciária. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar/CSPBM) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Samuelson Yoiti Igaki

MIRANDA, W. D.. Crimes Tecnologicos contra o patrimônio. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar/CSPBM) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Otto Henrique Dias Wirtz

MIRANDA, W. D.; REIS NETTO, R. M.. Crimes de Homicídios: Um estudo dos casos de homicídios no município de Benevides/PA, no ano de 2015.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar/CSPBM) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Márcia do Socorro Monteiro Correa de Oliveira

MIRANDA, W. D.; BEGOT, L. H.. Corregedoria Geral da Policia Civil do estado do Pará: Análise da produção entre os anos de 2011 a 2014. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar/CSPBM) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: JANE MATOS DE ARAÚJO

MIRANDA, W. D.; BEGOT, L. H.. Os crimes de homícidios ocorridos na área de atuação da Seccional Urbana da Sacramenta: Um estudo do perfil das vítimas nos anos de 2014.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar/CSPBM) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: MARCUS VENICIUS SOCORRO SANTOS DO NASCIMENTO

MIRANDA, W. D.; REIS NETTO, R. M.. O Perfil do afastamento por stress ocupacional dos Delegados de Policia Civil, no estado do Pará de 2010 a 2015. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar/CSPBM) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Saulo Lodi Pedreira

MIRANDA, W. D.; SILVA, F. A. B.. Processo Administrativo Disciplinar Simplificado: Análise da qualificação dos Subtenentes e Sargentos das Unidades do Interior do Corpo de Bombeiros Militar do Pará. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar/CSPBM) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: CARLOS MAX AMARAL DANTAS

MIRANDA, W. D.. Organizações criminosas e o Narcotráfico no municipio de Ananindeua/PA: O caso do bairro do Aurá. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar/CSPBM) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: HARLAN SILVA DO NASCIMENTO

MIRANDA, W. D.. POLÍCIA COMUNITÁRIA: o caso da experiência de implementação da 2ª Unidade de Segurança Comunitária (USC) da PMPA no bairro do Coroadinho, São Luís/MA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar/CSPBM) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Ivete Pinheiro

MIRANDA, W. D.. A Influência do sexagenárismo na carreira do delegado de Policia Civil do estado do Pará. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar/CSPBM) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: ARISTIDES PEREIRA FURTADO

MIRANDA, W. D.; REIS NETTO, R. M.. Cabimento de prisão preventiva no Inquerito Policial Militar, decretada pelo encarregado. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar/CSPBM) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Meiquel da Silveira Rodrigues

MIRANDA, W. D.; REIS, J. F. G.. Análise da viabilidade da descentralização orçamentária na Policia Militar do Pará. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Aperfeiçoamento de Oficial - CAO) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: JOSÉ RICARDO SANCHES TORRES

MIRANDA, W. D.; REIS NETTO, R. M.; ARAUJO, R. F. T.. Análise da recepção do discurso da desmilitarização das Forças Auxiliares entre militares do CBMPA: Aproximações e Distanciamentos. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Aperfeiçoamento de Oficial - CAO) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Ricardo de Arimatéia de Melo Santos

MIRANDA, W. D.; LEITE, M. M.; MENDES, E. D.. Rádio Patrulhamento Metropolitano - ROTAM: Um estudo do seu emprego no ano de 2014. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Aperfeiçoamento de Oficial - CAO) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Hilton José Pantoja Menezes

GOMES, C. A. P.;MIRANDA, W. D.; LEITE, M. M.. O Crime Organizado: a atuação do "Novo Cangaço" no estado do Para - Um estudo de caso do municipio de Baião. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Aperfeiçoamento de Oficial - CAO) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Hélio Hernani Oeiras Formigosa

CANETE, T. M. R.;MIRANDA, W. D.; LEITE, M. M.. A Percepção do PROERD pala comunidade escolar do municipio de São Geraldo do Araguaia. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Aperfeiçoamento de Oficial - CAO) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Simone Franceska Pinheiro das Chagas Jacques

MIRANDA, W. D.; LEITE, M. M.; BEGOT, L. H.. DIREITOS HUMANOS: Uma análise comparativa da concepção dos Soldados formados no ano de 2014 e Sargentos formados no ano de 2015 pela Policia Militar do Pará. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Aperfeiçoamento de Oficial - CAO) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: CArlos Cariosa da Costa Filho

MIRANDA, W. D.; BEGOT, L. H.; REIS, J. F. G.. A Atividade dos Oficiais da Policia Militar do Amazonas como atividade Jurídica e a equiparação com a carreira Jurídica. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar/CSPBM) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Erick Fleming Roque Barreto

MIRANDA, W. D.; BEGOT, L. H.; SILVA, C. E. B.. A Obtenção de dados em fontes abertas na Atividade de Inteligência de Segurança Pública do estado do Pará: Desafios e Possibilidades. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar/CSPBM) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Mário Nazareno Silva Júnior

MIRANDA, W. D.; SANTOS, L. S.; FREITAS, J. S.. Violência Contra Mulher: Uma análise das ocorrências no municipio de Abaetetuba/PA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar/CSPBM) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: José Guilherme Marques Tavares

MIRANDA, W. D.; REIS, J. F. G.. A Gestão Estratégica da Informação Criminal no Sistema de Segurança Pública do Pará. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar/CSPBM) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Eliezer Pureza Machado

MIRANDA, W. D.; BEGOT, L. H.; FREITAS, J. S.. Os Crimes de Latrocinio e Homicidios ocorridos no municipio de Ananindeua/PA: Um estudo sobre o bairro da Cidade Nova e os resultados dos processos no ano de 2013. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar/CSPBM) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: ROBERTO TEIXEIRA DE ALMEIDA

MIRANDA, W. D.; BEGOT, L. H.; FREITAS, J. S.. Segurança Pública e Polícia Judiciária: A restrição do Poder Judiciário como fator de aumento da criminalidade no estado do Parã/Brasil. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar/CSPBM) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Maurício Santana da Silva

FREITAS, J. S.;MIRANDA, W. D.; GLAUDENCIO, I. R. P.. Atuação do Batalhão de Grandes Eventos e Padronização: Estudo de caso no Estádio Olimpico do Pará. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Aperfeiçoamento de Oficial - CAO) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Celton Otávio Costa de Jesus

MIRANDA, W. D.; FREITAS, J. S.; BEGOT, L. H.. A Aplicação da verba secreta na Atividade de Inteligência Policial no estado do Pará: uma análise de suas possibilidades. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Aperfeiçoamento de Oficial - CAO) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Reinaldo de Freitas Borcém

MIRANDA, W. D.; BEGOT, L. H.; GLAUDENCIO, I. R. P.. Inteligência Competitiva e Segurança Pública: A gestão da inflormação no planejamento do policiamento ostensivo desenvolvido pelo 21 BPM no ano de 2014. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Aperfeiçoamento de Oficial - CAO) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Jarbas Augusto Martins de Oliveira

CANETE, T. M. R.;MIRANDA, W. D.; CRUZ, M. N.. Estudo sobre a prática do policiamento com cães nas Casas Penais do estado do Pará. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Aperfeiçoamento de Oficial - CAO) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Expedito Brito Júnior

PESSOA, N. C. M.;MIRANDA, W. D.; FREITAS, J. S.. A Influência do Tráfico de Drogas nos jomicídios ocorridos no ano de 2013 na área da 1ª CIA do 14° BPM - Bragança. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Aperfeiçoamento de Oficial - CAO) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Joelson Augusto Ribeiro Campos

BEGOT, L. H.;MIRANDA, W. D.; FREITAS, J. S.. Desafios da Policia Militar na realização delavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência - TCO: O caso do município de Capanema/PA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Aperfeiçoamento de Oficial - CAO) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Helde Alain Corrêa da Silva

BEGOT, L. H.;MIRANDA, W. D.; FREITAS, J. S.. Delegacia de Atendimento Especializado a Mulher: Uma falha no enfrentamento a violência contra a mulher, o caso do municipio de Ananindeua/PA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Aperfeiçoamento de Oficial - CAO) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Vinícius de Castro Alves

MIRANDA, W. D.; FREITAS, J. S.; GLAUDENCIO, I. R. P.. Atividade de Inteligência e Segurança Orgânica: Um estudo dos procedimentos de Segurança da Diretória de Inteligência da Casa Militar do Governo do estado do Pará, no ano de 2014. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Aperfeiçoamento de Oficial - CAO) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Neuacy José Nery Porto de Oliveira

MIRANDA, W. D.; VALE, J. C. C.; FERREIRA, H. L. D.. Treinamento Policial: O equipamento de paintball no preparo técnico profissional dos cadetes da PMPA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Aperfeiçoamento de Oficial - CAO) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Júlio Idelfonso Damasceno Ferreira

MIRANDA, W. D.; VALE, J. C. C.; PESSOA, S.. Condicionamento Físico na Policia Militar do Pará: Um estudo comparativo entre as unidades da 5ª Zona de Policiamento e o Campanhia Independente de Operações Especiais. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Aperfeiçoamento de Oficial - CAO) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Luís Marcelo Bilóia da Silva

MIRANDA, W. D.; CHAGAS, W. A. D.; SOARES, M. S. F.. Inclusão de cães da busca e resgate no canil da Policia Militar do Estado do Pará. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Aperfeiçoamento de Oficial - CAO) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Augusto José Coelho da Silva Bittencourt

MIRANDA, W. D.; BRITO, M. F.; BAILOSA, M. A. P.. O Atendimento das exigências da portaria 18/GM5 e a RBHA 145 para operações de helicópteros: Estudo de caso do Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Pará (GRAESP) no 16 Batalhão de Policia Militar de Altamira/PA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Aperfeiçoamento de Oficial - CAO) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: José Vilhena Barbosa Júnior

MIRANDA, W. D.; ARAUJO, J. W. P.; QUEIROZ, S. A. S.. COMPANHIA DE OPERAÇÔES ESPECIAIS: O contexto tas ocorrências com tomada de reféns na área do Comando de Policiamento da Capital - CPC do Estado do Pará. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Aperfeiçoamento de Oficial - CAO) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Augusto José Coelho da Silva Bittencourt

BRITO, M. F.; BAILOSA, M. A. P.;MIRANDA, W. D.. ATENDIMENTO DAS EXIGÊNCIAS DA PORTARIA 18/GM5 E A RBHA 145 PARA OPERAÇÕES DE HELICÓPTEROS: Estudo de caso do Grupamento Áéreo de Segurança Pública do Pará - GRAESP no 16 Batalhão de Policia Militars de Altamira/PA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Aperfeiçoamento de Oficial - CAO) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Samuel Enoc Lobato Quaresma

MIRANDA, W. D.; LIMA, R. M.; CARVALHO, W. B.. ABORDAGEM POLICIAL: Aspectos objetivos e subjetivos da funda suspeita. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Aperfeiçoamento de Oficial - CAO) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Meuro Henrique da Silva Guerra

MIRANDA, W. D.; CANETE, T. M. R.; PESSOA, S.. CONDICIONAMENTO FÍSICO E ATIVIDADE POLICIAL MILITAR: Um estudo de caso na 3ª CIA do 20 BPM-PA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Aperfeiçoamento de Oficial - CAO) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Luis Antônio da Silva e Silva

LIMA, R. M.;MIRANDA, W. D.; REIS, J. F. G.. HÁ CONTROLE SOBRE A POLICIAL? Uma análise sobre os casos apurados pela corregeroria da Polícia Militar do Pará entre 2010 a 2012. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Aperfeiçoamento de Oficial - CAO) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Waldemar Wallace Figueiredo das Neves

LIMA, L. M. S.;MIRANDA, W. D.; LIMA, R. M.. A Importância dos recursos prvenientes de transações penais doados para a Polícia Militar do Pará: Um estudo de caso das doações realizadas ao Batalhão de Policia Ambiental da PMPA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Aperfeiçoamento de Oficial - CAO) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Ana Paula Nunes Moura de Jesus

PESSOA, S.;MIRANDA, W. D.; MOURA, A. M.. CONSTITUCIONALIDADE DA PRISÃO NO COMETIMENTO DO CRIME DE DESERÇÃO NA PMPA E SEUS EFEITOS ADMINISTRATIVOS. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Aperfeiçoamento de Oficial - CAO) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Jomires Rebelo Pires

LIMA, R. M.;MIRANDA, W. D.; GLAUDENCIO, I. R. P.. Treinamento periódico de tiro defensivo na 8ª AISP - Area Integrada de Segurança Pública - np Comando de Policiamento da Capital da PMPA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Aperfeiçoamento de Oficial - CAO) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Mauro César de Araújo Prata

REIS, J. F. G.;MIRANDA, W. D.; LIMA, R. M.. DIAGNÓSTICO DO CLIMA ORGANIZACIONAL: Análise da motivação no ambiente de trabalho dos policiais militares que atuam no Batalhão de Choque da Policia Militar do Pará. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Aperfeiçoamento de Oficial - CAO) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Marcos Antonio Sirotheau Correa

PESSOA, S.;MIRANDA, W. D.; GUIMARAES, S. F.. ASSISTÊNCIA RELIGIOSA NA PRISÃO: Um estudo de caso do trabalho realizado pela pastoral carcerária da igreja Quadrangular na SUSIPE/PA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Aperfeiçoamento de Oficial - CAO) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Mauro Vinicius dos Santos Silva

MIRANDA, W. D.; PESSOA, S.; CANETE, T. M. R.. A VIABILIZAÇÃO DO POLICIAMENTO AMBIENTAL NO MUNICIPIO DE TUCURUI: Os desafios e possibilidades da defesa do Meio Ambiente. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Aperfeiçoamento de Oficial - CAO) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: MARCIO ABUD BARBALHO

MATIAS, C.;MIRANDA, W. D.; CASTRO, C. A. P.. LIDERANÇA DOS OFICIAIS DA POLICIA MILITAR DO PARÁ: Estudo de caso no Batalhão de Choque. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Aperfeiçoamento de Oficial - CAO) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Cesar Gomes Magno

REIS, J. F. G.; PESSOA, S.;MIRANDA, W. D.. ABORDAGEM POLICIAL: Conflitos do Emprego. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Aperfeiçoamento de Oficial - CAO) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Jandir Ribeiro Leão

REIS, J. F. G.; PESSOA, S.;MIRANDA, W. D.. Viabilidade de terceirização do Call Center no Centro Integrado de Operações na Região Metropolitana de Belém. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Aperfeiçoamento de Oficial - CAO) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Murilo Martires Costa

MIRANDA, W. D.; PESSOA, S.; REIS, J. F. G.. BICO POLICIAL: Um estudo sobre as causas e consequências com Policiais Militares do 1 BPM. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Aperfeiçoamento de Oficial - CAO) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Neil Duarte de Souza

COSTA JUNIOR, O. V.;MIRANDA, W. D.; CHARLET, R. B.. Violência e Ação da Policia: Estudo realizado no bairro do Bengui, em Belém. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar/CSPBM) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Jose da Costa e Silva Filho

BARROS, M. F. S.;MIRANDA, W. D.; PESSOA, S.. Gestão de crise na Polícia Militar do Pará: Eventos de defesa social de alto risco. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar/CSPBM) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Janderson Monteiro Rodrigues Viana

GLAUDENCIO, I. R. P.;MIRANDA, W. D.; CHARLET, R. B.. Implantação da Gestão da Polícia Comunitária no Pará: o caso do bairro de Tapanã. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar/CSPBM) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: GABRIEL GIRÃO DA SILVA

CARMO, L. M. B.;MIRANDA, W. D.; ELIAS, L. M.. Serviço Civil Voluntário e Dinâmica da prestação do serviço da diretoria de pessoal. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar/CSPBM) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: LUIZ AUGUSTO BARILE DE CARVALHO

SILVA, E. L. B.;MIRANDA, W. D.; MACIEL, J. A.. Qualidade de vida no Trabalho: Estudo realizado na 3ª Companhia Independente de Polícia Militar com policiamento em Abaetetuba. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar/CSPBM) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Protásio Barriga Caldas

PAULINO, E. S.;MIRANDA, W. D.; FERREIRA, C. E. S.. A viabilidade de Expansão do Policiamento Ciclístico na cidade de Macapá- Estado do Pará. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar/CSPBM) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Claudio Roberto Guimarães Matias

BARROS, M. F. S.;MIRANDA, W. D.; CHARLET, R. B.. Atuação do policiamento militar que pertencem ao Comando da Capital (CPC) em ocorrências de (des)obstrução de vias. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar/CSPBM) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Diorgi Brito Coelho e Regina Rosemeri Gomes

DIAS MIRANDA, WANDO; OLIVEIRA, P. C.; ESTUMANO, K. C.. Gestão do Sistema de Informação no processo de produção e controle de distribuição de medicamentos: Um estudo de caso na empresa American Farma. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade da Amazônia de Ananindeua.

Aluno: Thalita Nunes de Sousa Oliveira e Thiago da Silva Guimarães

MIRANDA, W. D.; OLIVEIRA, P. C.; ESTUMANO, K. C.. Estratégia de Planejamento de vendas e operações (S&OP): Um estudo de caso em uma industria alimentícia. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade da Amazônia de Ananindeua.

Aluno: Carlos Henrique Melo Santos

MIRANDA, W. D.. Atividade de Inteligência na Policia Militar do Pará: O que podemos aprender com o Relatório da Comissão do 11 de setembro. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Formação de Oficiais da Policia Militar) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Hamilton Araújo Farias; Hiago Kenned de Souza Neves;

MIRANDA, W. D.. A Importância das ações de autoproteção: Uma análise da vitimização de policiais militares do estado do Pará. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Formação de Oficiais da Policia Militar) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Silmara Cristina Pantoja de Melo; Valnise de Assis Reis

MIRANDA, W. D.. Atividade de Inteligência na Policia Militar do estado do Pará: Uma naálise dos P/2 das unidades operacionais do Comando de Policiamento da Região Metropolitana de Belém. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Formação de Oficiais da Policia Militar) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: José Augusto Moreira Cardoso; Lucas Juliano Mesquita dos San

MIRANDA, W. D.. A Atuação do Grupamento de Prevenção Ativa na redução dos indices do crime de roubo na área do 24 BPM no ano de 2022. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Formação de Oficiais da Policia Militar) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Calebe Lima Carreira

MIRANDA, W. D.. O Relatório tecnico Operacional da PM como instrumento de ação estratégica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Formação de Oficiais da Policia Militar) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Mariza Cunha Martins

MIRANDA, W. D.; OLIVEIRA, P. C.; ESTUMANO, K. C.. Ferramenta da Qualidade na Gestão de Estoque: Um estudo numa empresa de materiais hidráulicos, Ananindeua/Pará, 2022.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade da Amazônia de Ananindeua.

Aluno: Jociel Souza da Silva

MIRANDA, W. D.; NETTO, R. M. R.. Quais são as nulidades passíveis de ser identificadas em P.A.D.S., presididos CBMPA, resultantes de falta de qualificação técnica-Jirídica. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: Natália do Perpétuo Socorro Ribeiro Bahia

NETTO, R. M. R.;MIRANDA, W. D.. Os critérios de aplicação de sanção penal nos crimes de tráfico de drogas: análise de uma vara única em um determinado município do estado do Pará. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: Priscila Coutinho da Silva Santos

MIRANDA, W. D.; NETTO, R. M. R.. Stealthing no Brasil: A que tipo Penal poderia (se possível) ser adequada a conduta nominada como "Stealthing". 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: Bruno Renan Duarte do Couto

REIS NETTO, R. M.;MIRANDA, W. D.. ACESSIBILIDADE NAS VIAS PÙBLICAS DE ANANINDEUA/PA: A Administração Municipal cumpre com o Estatuto da Pessoa com Deficiência?. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: Raimendo Araújo de Sousa Júnior

MONTEIRO, A. C. P. A. M.;MIRANDA, W. D.. REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA: Perfil das irregularidades na instrução processual e quais as implicações jurídicas identificadas no processo de emissão do Termo de Autorização de uso em áreas de várzea sob a jurisdição da Superintendência do Patrimônio da União no Estado do Pará/ SPU/PA.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: Ariadine de Freitas Barros

MONTEIRO, A. C. P. A. M.;MIRANDA, W. D.. O Perfil criminológico de Crimes de Estelionato Afetivo: Uma análise dos casos em notícias e artigos jurídicos.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: Carlos Santos de Macedo

REIS NETTO, R. M.;MIRANDA, W. D.. Os Contornos Jurídicos elencados pela Doutrina e pela Jurisprudência Brasileira a respeito da Responsabilidade Civil do prestador de serviço estético relacionados a procedimentos invasivos não-cirurgicos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: Lilian CAroline Basbosa Monteiro

REIS NETTO, R. M.;MIRANDA, W. D.. O Perfil Criminológico das denúncias de Tráfico de Drogas, oferecidas pelo Ministério Público da Comarca de Ananindeua/PA, nos anos de 2017 e 2018.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: Denize da Silva Corrêa

REIS NETTO, R. M.;MIRANDA, W. D.. Seletividade do Sistema Penal: uma análise dos critérios de diferenciação entre o usuário e traficante na jurisprudência do Tribunal de Justiça do Pará. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: Ingrid Freitas Marinho Benatti

REIS NETTO, R. M.;MIRANDA, W. D.. A Percepção dos frequentadores de festas eletrônicas sobre a presença de drogas nesses eventos na Região Metropolitana de Belém. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: FERNANDA NICOLY RAMIRES PINHEIRO

REIS NETTO, R. M.;MIRANDA, W. D.. Descriminação da Cannabis Sativa: Quais os argumentos teóricos favoraveis à discriminação da Cannabis Sativa no Brasil?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: FELIPE AROUCK ALBUQUERQUE

REIS NETTO, R. M.;MIRANDA, W. D.. Como a seletividade Penal se materialização através da aplicação da Lei 11.343/06 na visão da doutrina?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: Lucileide Cordovil Baia

REIS NETTO, R. M.;MIRANDA, W. D.. O Olhar cinematográfico sobre a Desobediência Civil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: SILVANE MONTEIRO PEREIRA DE ALMEIDA

REIS NETTO, R. M.;MIRANDA, W. D.. Erro de Proibição e problemas de acessibilidade em calçadas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: SAMARA ILAINE CORREA FRASÃO

REIS NETTO, R. M.;MIRANDA, W. D.. O Perfil das vítimas e as consequencias decorrentes de crimes sexuais cometidos contra vulneráveis em Benevides/PA entre os anos de 2016 e 2017. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: TAMILIS RAMOS ARAÚJO

REIS NETTO, R. M.;MIRANDA, W. D.. A Percepção dos Policiais Militares de um municipio no estado do Pará a respeito do esteriotipo criminoso. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: RAMILE LOPES DE PINHO

REIS NETTO, R. M.;MIRANDA, W. D.. Pedofilia no espaço Cibernético: como o advento da Lei 11.829/2008 influenciou nos julgamentos de atos ilicitos classificados como pedofilia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: THAYNÁ BRITO ESTUMANO

REIS NETTO, R. M.;MIRANDA, W. D.. O Reconhecimento da extinção da punibilidade de réus decorrente da falta superveniente de interesse de agir em ações penais tramitadas no âmbito de 4ª Vara Penal de Ananindeua/PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: JOSEFA ANDRADE PEDROSA

REIS NETTO, R. M.;MIRANDA, W. D.. Consequencia jiridicas decorrentes da conduta de alienação parental: um estudo de caso. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: Dorivan Rodrigues Lopes Júnior

REIS NETTO, R. M.;MIRANDA, W. D.. Violência Popular: Senso Comum na execução da Justiça. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: Erilene Correa da Gama

REIS NETTO, R. M.;MIRANDA, W. D.. Porque a comunidade, na percepção dos Policiais Civis da Delegacia do Marco, se cala diante de ocorrência do Crime de Tráfico de Drogas?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: Ana Carolina Monteiro Pereira Branco

REIS NETTO, R. M.;MIRANDA, W. D.. As possíveis causas do linchamento no Brasil: Anáçise de trabalhos publicados entre os anos de 2007 a 2017. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: Joana D'Arc de Almeida Avelar

REIS NETTO, R. M.;MIRANDA, W. D.. A Inexigibilidade de Licitação para contratação de escritório de Advocacia e Julgamento do REST N 656.558/2011 do Supremo Tribunal Federal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: Kleber Lima dos Santos

REIS NETTO, R. M.;MIRANDA, W. D.; BORGES, V. A. S.. Foro por prerrogativa de função: do retardamento jurisdicional à impunidade do Supremo Tribunal Federal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: Lucileno dos Santos Cardoso

REIS NETTO, R. M.;MIRANDA, W. D.. A Inexigibilidade de conduta diversa como causa legal de excludente da responsabilidade penal do agente infiltrado: o caso Miami Vice. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: PAULO FELIPE CUNHA DA SILVA

REIS NETTO, R. M.;MIRANDA, W. D.. Os Ilícitos que ocorrem e que podem ser encontrados no comércio eletrônico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: Fábia Máximo Bezerra Borges

LOUZADA, F. C.;MIRANDA, W. D.. Segurança da Aviação Civil contra atos de interferencia ilicita: Tratados Internacionais da aviação civil e a garantia constitucional do Direito e Intimidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: ELTON DUARTE DA SILVA

MIRANDA, W. D.; REIS NETTO, R. M.. A Atividade de Inteligência na tentativa de assegurar os direitos fundamentais do Policial Militar no estado do Pará. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: FABIANNE SOUZA COSTA

REIS NETTO, R. M.;MIRANDA, W. D.. Violência sexual contra criança e adolescente: análise criminológica sobre os crimes cometidos em Santa Bárbara nos anos de 2014 a 2016. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: CILENE SOARES DA GAMA

REIS NETTO, R. M.;MIRANDA, W. D.. Quem poderá nos amparar? o desamparo legal do surdo unilateral e o tratamento jurisprudencial relativo ao tema. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: Fernanda Lima Pena de Miranda Muiva

REIS NETTO, R. M.;MIRANDA, W. D.. A desjudicialização da execução civil como possível instrumento de garantia da eficácia processual: um estudo a partir do Direito Comparado. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: SABRINA SOUZA DO NASCIMENTO MAIA

REIS NETTO, R. M.;MIRANDA, W. D.. Perspectiva do Acesso à Justiça: a adoção homoafetiva e seus entraves a partir da análise de noticiais nacionais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: DÉLIA PAZ DE LIMA

REIS NETTO, R. M.;MIRANDA, W. D.. Do Perfil dos crimes de violência no ano de 2015: Uma análise criminológica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: Sheila Fernanda Nascimento da Silva

REIS NETTO, R. M.;MIRANDA, W. D.. A restituição de crianças ao abrigo pós-processo de adoção: um estudo qualitativo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: Marcos Paulo Machado dos Santos

MIRANDA, W. D.; REIS NETTO, R. M.. Terrorismo e o Estado Fundamental de Direito no Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: Cássio Costa de Oliveira

REIS NETTO, R. M.;MIRANDA, W. D.. DIREITO E IDEOLOGIA: A crítica da pureza ideológica da teoria pura do Direito de Hans Kelsen, à luz dos posicionamentos de Roberto Lyra Filho, Marilena Chauí e Marcelo Furtado Vidal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: Bruna Nascimento Quadros

REIS NETTO, R. M.;MIRANDA, W. D.. Alternativa mediátorias de tratamento do abandono afetivo: estudo de caso sobre o "Programa Pai Legal" de Esmac. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: SUELLEN BARBOSA COUTINHO

REIS NETTO, R. M.;MIRANDA, W. D.. A Conduta típica de abandono intelectual: Caracterização e a questão da constitucionalidade do ensino domiciliar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: SARA HELENA DE FARIAS FERNANDES

REIS NETTO, R. M.;MIRANDA, W. D.. Violação ao principio da impessoalidade nos contratos de gestão entre organizações sociais e administração pública: um estudo de caso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: EDER DOS SANTOS FONSECA

REIS NETTO, R. M.;MIRANDA, W. D.. Belo Monte e o Estudo de Impacto Ambiental: Uma análise de problemas e desobediências. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: Thays Costa Pires

REIS NETTO, R. M.;MIRANDA, W. D.. Importância dos projetos sociais como instrumento de inclusão e prevenção de vulnerabilidade de crianças e adolescentes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: Thais Flavia Nascimento dos Santos

REIS NETTO, R. M.;MIRANDA, W. D.. Atividade de prova diábolica no Direito Processual Civil Brasileiro: Um estado da arte. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: MARCIA NORMA CAMPELO NOGUCHI

REIS NETTO, R. M.;MIRANDA, W. D.. A recuperação e falência de empresas seguindo a Lei 11.101/2005. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: VIVIANE DA COSTA RAYOL

REIS NETTO, R. M.;MIRANDA, W. D.. Representação para os servidores públicos dos juizados especiais civeis de Ananindeua em relação à importância da aplicabilidade do atendimento multidisciplinar na mediação dos conflitos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: DORALICE CUNHA PALHETA

REIS NETTO, R. M.;MIRANDA, W. D.. A atuação do Ministério Público na Judicialização dos servidores públicos da saúde: um estudo de caso da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: MARIA DAS GRAÇAS LIMA PEREIRA

SANTOS, L. R. L.;MIRANDA, W. D.; REIS NETTO, R. M.. Gestão Participativa: A efetividade das Audiências Públicas no municipio de Marituba. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: Amylle Agatha dos Santos Castilho

ALVES, V. H. M.;MIRANDA, W. D.; DIAS, P. R. P.. Aborto de anencéfelos: uma visão sobre a legalidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: Gabriel Trindade Amaral

SANTOS, A. M.;MIRANDA, W. D.; ARAUJO, R. F. T.. A Inadmissibilidade da pronúncia fundada em prova testemunhal. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: SUSAN NATASHA LIMA BRASIL

REIS NETTO, R. M.;MIRANDA, W. D.; SANTOS, A. M. L.. Uma análise sobre o novo Código de Processo Civil Brasileiro e sua postura quanto à técnica alternativas de soluções de conflitos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: João Guilherme Ribeiro Pinho

PEREIRA, L. O. C.;MIRANDA, W. D.; SANTOS, A. M.. O Direito da tragédia ou a trágedia do Direito em Antígona. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: RAIMUNDO MARQUES OLIVEIRA

MIRANDA, W. D.; REIS NETTO, R. M.; GOMES, H. W. A. J.. Cultura e Identidade: Um estudo na Escola Indigena Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ita'putyr. no município de Santa Luzia do Pará. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: MARIA NELMA MOREIRA RODRIGUES

MIRANDA, W. D.; REIS NETTO, R. M.; GOMES, H. W. A. J.. As tecnologias de comunicação e o ensino de sociologia: um estudo na EEEM Florentina Damasceno, Santa Luzia do Pará, 2015. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Odinelson Silva da Conceição

MIRANDA, W. D.; REIS NETTO, R. M.; GOMES, H. W. A. J.. Irmandade de São Benedito: Cultura e Identidade no município de Santarém Novo/PA.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Bianca Julienne Da Silva Melo

MIRANDA, W. D.; SANTOS, A. L. P.; OLIVEIRA, G. A.. A Importância da Assistência de Enfermagem na Prevenção do Câncer de Próstata. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: Wlademir Araújo dos Santos Júnior

OLIVEIRA, G. A.;MIRANDA, W. D.; FEITOSA, L. C. F.. Assistência do Enfermeiro ao paciente portador de Câncer de Próstada. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: JULIO JANSEN ABREU DE OLIVEIRA JUNIOR

MIRANDA, W. D.; SOUZA, J. B.; FEITOSA, L. C. F.. Atendimento Pré-Hospitalar em Ananindeua/PA: Um estudo de caso em uma unidade de Pronto Atendimento. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: CARLA PAOLA FREIRE FERREIRA

AMARAL, R. K. C.; GUIMARAES, V. S.;MIRANDA, W. D.. HANSENÍASE: O papel do Enfermeiro no cuidado prestado aos portadores desta doença. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: Márcia Maria Costa Vieira

SOUSA, R. F.;MIRANDA, W. D.; SILVA, M. P. S. D. C.. A Importância da Assistência do Enfermeiro ao paciente com Hanseníese. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: ALAN JEAN MIRANDA DA SILVA e ERICK MAX DOS SANTOS VILHENA

MIRANDA, W. D.; LEITE, M. M.; GOMES, A. C. C.. A Percepção Doutrinária de Segurança Institucional na Diretória de Inteligência da Casa Miilitar do Estado do Pará no ano de 2014. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Formação de Oficiais da PMPA - CFOPM) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Josiel Pinto da Silva

CANETE, T. M. R.;MIRANDA, W. D.; AMIN, A. H. C.. A Reforma da Lei de Licitação n 8.666 de 1993. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: Deusa Maria da Silva

SILVA, M. P. S. D. C.;MIRANDA, W. D.; FEITOSA, L. C. F.. Gestante Privada de Liberdade em uma Unidade de Referência do Pará. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: CLEICIANE CRISTINA SILVA DA COSTA

OLIVEIRA, M. S.;MIRANDA, W. D.; GUIMARAES, V. S.. Atuação do Enfermeiro no aleitamento materno: Um revisão bibliográfica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: Elianilda Rodrigues

MIRANDA, W. D.; SILVA, D. C. C.; FERNANDES, M. E. D.. O Ensino de sociologia en EFEM Papa Paulo VI, no municipio de Novo Repartimento, 2014: Um estudo de sua aplicabilidade nas salas de 2ª serie do ensino médio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: BELIZA RESPLANDES DE ARAUJO NETA

MIRANDA, W. D.; SILVA, D. C. C.; FERNANDES, M. E. D.. Evasão escolar na EMEF José Cícero da Silva na Cidade de Novo Repartimento no Pará. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Rômulo da Silva Fernandes

MIRANDA, W. D.; SILVA, D. C. C.; FERNANDES, M. E. D.. Educação Ambiental e a Escola: Como a questão ambiental é tratada na grade curricular de sociologia da EFEM Dom José Elias Chaves, Pacajá/PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Gersonita Maria dos Santos Martins

MIRANDA, W. D.; SILVA, D. C. C.; FERNANDES, M. E. D.. Evasão Escolar na 3ª Etapa EJA, na EMEF Plácido de Castro no ano de 2013, na cidade de Tucuruí/PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Sandro de Sá Freitas

MIRANDA, W. D.; SILVA, D. C. C.; FERNANDES, M. E. D.. Evasão Escolar do EJA na Escola Julio Gonçalves Passarinho no ano de 2013.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Neide Gomes de Souza

MIRANDA, W. D.; SILVA, D. C. C.; CAMPOS, A. R. P.. Família e Desempenho Escolar: Em busca da qualidade do ensino na escola Marci Sebastião Nunes - Vila de Placas - Breu Branco/PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Estelina Moreira dos Santos

MIRANDA, W. D.; SILVA, D. C. C.; CAMPOS, A. R. P.. Política Agricola e a Merenda Escolar na escola São Mateus da vila Quatro Bocas, uma área rural do municipio de Breu Branco/PA no periodo de 2009 a 2012. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Renato da Silva Rodrigues

MIRANDA, W. D.; PESSOA, S.; REIS, J. F. G.. Lei Estadual n 6.669, de 27 de julho de 2004, ou Lei de Promoção de Praças: Seus efeitos sociais na tropa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Formação de Oficiais da Policia Militar) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Marcelo Otoni Souza e Juraciglaub Azevedo Pereira

BARBOSA, L. C. A.; LIMA, R. M.;MIRANDA, W. D.. Gerenciamento de Crises: Aspectos doutrinários para o primeiro atendimento policial de ocorrências envolvendo reféns. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Formação de Oficiais da Policia Militar) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Flavia Tabosa Lima e Leandro Lima Pantoja

MIRANDA, W. D.; BEGOT, L. H.; GLAUDENCIO, I. R. P.. Operações Exploratórias:Um esudo de caso da Operação do Cpmplexo de Fazendas Forkilha, no municipio de Santa Maria das Barreiras/PA no ano de 2007. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Formação de Oficiais da PMPA - CFOPM) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Pedro Yoshioko da Silva

MIRANDA, W. D.; CANETE, T. M. R.; MACIEL, J. A.. Inteligência Policial e Segurança Orgânica no ambiente de trabalho: a percepção da tropa do 10 BPM no ano de 2012. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Formação de Oficiais da PMPA - CFOPM) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Rosa de Fátima Lima Rodrigues

MIRANDA, W. D.; COSTA JUNIOR, O. V.; TAVARES, D. G.. A Polícia Comunitária como estratégia de prevenção em enfrentamento do crime: O caso do bairro da Terra Firma. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Formação de Oficiais da PMPA - CFOPM) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Marcelo Moraes dos Santos e Marcelo Victor Oliveira Melo

MIRANDA, W. D.; BEGOT, L. H.; GLAUDENCIO, I. R. P.. A Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras - ENAFRON: Atuação da Polícia Militar do Amapá no enfrentamento da criminalidade nas áreas de fronteira no ano de 2013. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Formação de Oficiais da PMPA - CFOPM) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Elomar Moreira de Sousa Júnior e Pedro Henrique de Farias Ol

MIRANDA, W. D.; GLAUDENCIO, I. R. P.; REIS, J. F. G.. Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Amapá - BOPE/PMAP: Origens e emprego no enfrentamento do crime. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Formação de Oficiais da PMPA - CFOPM) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará.

Aluno: Meriam Cardoso Cardoso

PONTES, R. X.;MIRANDA, W. D.; BARBOSA, R. S.. Programa Bolsa Família: Uma análise com familias da Vila Cupuaçu em Abaetetuba. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Edilucia Dias Valente

PONTES, R. X.;MIRANDA, W. D.; BARBOSA, R. S.. Brinquedo de Miriti: Uma aprendizagem sustentável. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Lúcia Helena Corrêa dos Santos

PONTES, R. X.;MIRANDA, W. D.; BARBOSA, R. S.. Mandioca: O Processo de produção como aprendizagem informal. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Clauziane do Socorro Dias Ferreira

PONTES, R. X.; BARBOSA, R. S.;MIRANDA, W. D.. Gênero e Sexualidade: Um estudo sobre a identidade e a formação as lésbicas, gays, bissexuais e transsexuais na escola pública de Abaetetuba. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Joselene Costa Fonseca

PONTES, R. X.;MIRANDA, W. D.; BARBOSA, R. S.. Carnaval de Abaetetuba: tradição, mudança e aprendizagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Maxilene Vilhena Vieira

SIQUEIRA, E. V.;MIRANDA, W. D.; PALHANO, E. G. S.. Processo Organizativo e Qualidade de vida das mulheres produtoras rurais de Umarizal, no municipio de Baião/PA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Maria Terezinha do Socorro Lopes Gonçalves

SIQUEIRA, E. V.; PALHANO, E. G. S.;MIRANDA, W. D.. A Evasão Ecolar de Ensino Fundamental Professora Generosa no ensino fundamental maior - sexto e sétimo ano. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Marileia Macieira Ramos

SIQUEIRA, E. V.; PALHANO, E. G. S.;MIRANDA, W. D.. Meio Ambiente e Cultura Civica: Um estudo comparativo nas escolas Abel Chaves e Levindo Rocha no municipio de Baião?PA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Maricélia da Silva

SIQUEIRA, E. V.; PALHANO, E. G. S.;MIRANDA, W. D.. Familia, Renda e Educação: Escreita e Leitura como indicador de desempenho escolar, na escola Baixo Seco, Baião/PA, no quarto ano do ensino fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Doralice Lobato de Azevedo

PONTES, R. X.;MIRANDA, W. D.; BARBOSA, R. S.. Educação e Consciência Ambiental: Os desafios de um práxis na comunidade do Rio Iquiarana Açu. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Franscineide Santos Pereira

PONTES, R. X.;MIRANDA, W. D.; SANTOS, J. R. B. V.. A comercialização dos artefatos de Miriti: as influências culturais e o impacto socioeconomico e ambiental no municipio de Abaeteruba. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Ângela Maria do Socorro Margalho Ferreira

PONTES, R. X.;MIRANDA, W. D.; SANTOS, J. R. B. V.. A religião Afro-Brasileira em Abaetetuba e sua aplicação e prática na escola Caminheiro do Bem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Felicidade Cardoso Pantoja

PONTES, R. X.;MIRANDA, W. D.; SANTOS, J. R. B. V.. AÇAI: mais que um fruto, economia e identidade cultural do povo abaetetubense. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Maria do Socorro da Silva Vilhena

PONTES, R. X.;MIRANDA, W. D.; SANTOS, J. R. B. V.. A História do município de Abaetetuba e sua contribuição na formação educacional e sociológico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Maria do Socorro Brito Ferreira

PONTES, R. X.;MIRANDA, W. D.; SANTOS, J. R. B. V.. A homossexualidade no contexto da escola pública de ensino mádio Prof Ernestina Pereira Maia no Mojú/PA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Nilcéa do Socorro Feio de Lima

PONTES, R. X.;MIRANDA, W. D.; SANTOS, J. R. B. V.. As peregrinações que antecedem o Círio de Nossa Senhora do Carmo na comunidade de Colônia Nova no município de Abaetetuba/PA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Raimundo dos Santos Lobato

PONTES, R. X.;MIRANDA, W. D.; SANTOS, J. R. B. V.. O manejo e impactos ambientais de resíduos sólidos: a comunidade do Rio Marinquara, Abaetetuba/PA e a Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Laeste Pinto Lobo Barbosa

SIQUEIRA, E. V.; PALHANO, E. G. S.;MIRANDA, W. D.. Prostituição Infantil: Uma revisão bibliográfica sobre suas raízes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Raimundo Maria do Socorro Pereira Caldas

SIQUEIRA, E. V.; PALHANO, E. G. S.;MIRANDA, W. D.. Um olhar sociológico sobre a participação da família no desenvolvimento do ensino aprendizado em Placas/Pitinga, uma área rural do municipio de Breu Branco, a Escola Gelmirez Lazaro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Denison da Silva Farias

PONTES, R. X.;MIRANDA, W. D.. Antropologia cultural na educação marajoara: Um panorama histórico-cultural a cerca da atuação dos professores de sociologia da EEM Gerson Peres por meio de uma visão abrangente dos participes sócio-culturais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Vanilda Pinto Soares

PONTES, R. X.;MIRANDA, W. D.. A relação entre a sociologia no ensino médio e a questão socioambiental no municipio de Breves/PA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Jairo Barreiros de Sena

PONTES, R. X.;MIRANDA, W. D.. TRABALHO E SOCIEDADE: A contribuição do ensino de sociologia para compreensão desses conceitos na Escola de Ensino Médio Gerson Peres, no município de Breves/PA 2013. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Raimundo Amaral de Souza

PONTES, R. X.;MIRANDA, W. D.. A metodologia utilizada pelo professor de ciências sociais para estimular os alunos do segundo semestre noturno: um estudo na Escola Estadual de Ensino Médio Maria Câmara Paes, municipio de Breves/PA, 2013. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Almir Celso Mendes Moraes

PONTES, R. X.;MIRANDA, W. D.. Uma abordagem sobre a Desigualdade Racial no conteúdo programático de sociologia na turma de 3 ano da Escola Estadual de Ensino Médio Gerson Peres. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: KAREN GABRIELY SOUSA SANTOS SIMAO

CORREA, R. R.; PONTE, Z. P. X.;MIRANDA, W. D.. ADMINISTRAÇÃOPÚBLICA E REFORMA DO ESTADO: Um estudo de caso sobre o departamento financeiro da Assembéia Legislativa do Estado do Pará - ALEPA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Luã Gabriel dos Santos

SIQUEIRA, E. V.; SOUZA, C. A.;MIRANDA, W. D.. O Brasil Democrático: Participação e descentralização como mecanismo de governança. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Wellington de Pinho Alvarez

SILVA, C. N.;MIRANDA, W. D.; LOPES, L. H. M.. Geografia e Segurança Pública: O uso de sistema de informações geográficas na detecção do crime no município de Marituba. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Pará.

Orientou

Mauro José Maués Paixão

GESTÃO DA INFORMAÇÃO E ATIVIDADE DE INTELIGÊNCIA: A cultura da segurança institucional e seus benefícios para a Polícia Militar do Pará; Início: 2013; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Aperfeiçoamento de Oficial - CAO) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará; (Orientador);

Herick Wendell A

J; Gomes; Atividade de Inteligência e Conflitos Agrários no Sul do Pará: O caso da Fazenda Forkilha; Início: 2013; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Aperfeiçoamento de Oficial - CAO) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará; (Orientador);

Mauro Henrique da Silva Guerra

Treinamento Físico e Atividade Polícial Militar: Um estudo na 11ª ZPol do 20 BPM; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Aperfeiçoamento de Oficial - CAO) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará; Orientador: Wando Dias Miranda;

Marcus Vinicius dos Santos Silva

A viabilização da ciração de um BPA em Tucuruí: desafios e possibilidades da proteção ambiental no lago; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Aperfeiçoamento de Oficial - CAO) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará; Orientador: Wando Dias Miranda;

Pedro Yoshioka da Silva

Atividade de Inteligência policial e a segurança orgânica no local de trabalho: a percepção da tropa do 10 BPM quanto ao conhecimentos de seus principios; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Formação de Oficiais da Policia Militar) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará; Orientador: Wando Dias Miranda;

Renato da Silva Rodrigues

Lei de Promoção de Praças: Seus efeitos sociais e motivacionais na tropa; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Formação de Oficiais da Policia Militar) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará; Orientador: Wando Dias Miranda;

Geysa Matos Correa

Comunicação e Segurança Pública: a banalização da violância pelos meios de comunicação jornalistico; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Formação de Oficiais da Policia Militar) - Instituto de Ensino de Segurança do Pará; Orientador: Wando Dias Miranda;

Produções bibliográficas

  • SANTOS. Jorge Fabricio dos ; CHAGAS. C. A. N ; MIRANDA, W. D. ; MIRANDA, W. D. ; REIS NETTO, R. M. . Preservação da cadeia de custódia de vestígios pela Polícia Militar do Estado do Pará: fundamentos legais para criação de procedimentos padrão. REVISTA BRASILEIRA DE CRIMINALISTICA , v. 12, p. 13-17, 2023.

  • MIRANDA, W. D. ; NETTO, R. M. R. ; CAVALCANTE, C. C. S. . O oficial de justiça e a sociedade 4.0. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. 01-18, 2021.

  • REIS NETTO, R. M. ; GOMES, H. W. A. J. ; CHAGAS. C. A. N ; DIAS MIRANDA, WANDO ; MIRANDA, W. D. . Public safety intelligence activity: Advice in the fight against criminal organizations. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 1, p. 01-12, 2021.

  • MIRANDA, W. D. ; REIS NETTO, R. M. ; OLIVEIRA, C. L. M. . TERRITÓRIOS DE PACIFICAÇÃO - TERPAZ: Uma nova estratégia de enfrentamento da violência urbana. Revista do III Seminário Internacional Violência e Conflitos , v. 01, p. 37-49, 2020.

  • SANTOS, T. I. B. ; REIS NETTO, R. M. ; MIRANDA, W. D. ; MIRANDA, W. D. . Audiência de custódia como mecanismo de controle externo da atividade policial. CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS EM REVISTA (ONLINE) , v. 20, p. 1-19-19, 2020.

  • REIS NETTO, R. M. ; CAVALCANTE, C. C. S. ; DIAS MIRANDA, WANDO ; MIRANDA, W. D. . O Uso de imagens aplicada às Ações de Inteligência para o enfrentamento de Organizações Criminosas no Cárcere. Revista do III Seminário Internacional Violência e Conflitos , v. 01, p. 50-63, 2020.

  • COSTA, F. S. ; REIS NETTO, R. M. ; DIAS MIRANDA, WANDO ; MIRANDA, W. D. . Violência sexual contra crianças e adolescentes: uma análise criminológica das denúncias do Ministério Público, em Santa Bárbara, Estado do Pará, nos anos de 2014 a 2016. SOCIEDADE EM DEBATE , v. 01, p. 182-201, 2020.

  • CARDOSO, L. F. C. E. ; GOMES, H. W. A. J. . Estado Prisional e Política Carcerária no Pará. Revista Internacional de Direito Ambiental , v. 11, p. 69-78, 2019.

  • LOPES, B. T. T. ; GUALBERTO, E. M. ; REIS NETTO, R. M. ; GOMES, H. W. A. J. . CRIMES AMBIENTAIS: A RESPONSABILIDADE PENAL DA PESSOA JURÍDICA. REVISTA INTERDISCIPLINAR DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANANINDEUA (ON LINE) , v. 11, p. 10-19, 2018.

  • PRADO, M. ; PEREIRA, L. ; REIS NETTO, R. M. . O BULLYING NAS ESCOLAS: Conceito para Ana Beatriz Barbosa Silva. REVISTA INTERDISCIPLINAR DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANANINDEUA (ON LINE) , v. 11, p. 36-47, 2018.

  • COSTA, D. A. ; REIS NETTO, R. M. . RESENHA DO LIVRO DUARTE, JOANA F. PARA ALÉM DOS MUROS: AS EXPERIÊNCIAS SOCIAIS DAS ADOLESCENTES NA PRISÃO. 1 ED. RIO DE JANEIRO. REVAN, 2017.. REVISTA INTERDISCIPLINAR DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANANINDEUA (ON LINE) , v. 11, p. 139, 2018.

  • DINIZ, E. M. ; LOPES, S. R. ; REIS NETTO, R. M. . RESENHA DO LIVRO ?ELUF, Luiza Nagib. A paixão no banco dos réus. 4. Ed. São Paulo: Saraiva 2009?.. REVISTA INTERDISCIPLINAR DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANANINDEUA (ON LINE) , v. 11, p. 117-125, 2018.

  • ALBUQUERQUE, V. ; REIS NETTO, R. M. . RESENHA DO LIVRO ?FARIAS, ANTÔNIO CLÁUDIO FERNANDES. ATIVIDADE DE INTELIGÊNCIA, O CICLO DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO. 1. BELÉM: SAGRADA FAMÍLIA, 2018?.. REVISTA INTERDISCIPLINAR DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANANINDEUA (ON LINE) , v. 11, p. 126-130, 2018.

  • PINHEIRO, L. E. M. ; REIS NETTO, R. M. . RESENHA DO LIVRO LIVRO ?FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. 19. Ed. São Paulo: Edições Loyola, 2009?.. REVISTA INTERDISCIPLINAR DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANANINDEUA (ON LINE) , v. 11, p. 111-116, 2018.

  • BATISTA, B. B. ; REIS NETTO, R. M. . RESENHA DO TEXTO ?DIAS, LAÉRCIO FIDELIS. IN: LABATE, BEATRIZ CAUBY; GOULART, SANDRA; FIORE, MAURÍCIO; MACRAE, EDWARD; CARNEIRO, HENRIQUE (ORGS). DROGAS E CULTURA: NOVAS PERSPECTIVAS. 1. ED. SALVADOR: EDUFA, 2008?. REVISTA INTERDISCIPLINAR DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANANINDEUA (ON LINE) , v. 11, p. 131-138, 2018.

  • NASCIMENTO, P. F. L. ; REIS NETTO, R. M. . RESENHA DO TEXTO ?RODRIGUES, TIAGO. TRÁFICO, GUERRA E PROIBIÇÃO. IN: LABATE, BEATRIZ CAUBY; GOULART, SANDRA; FIORE, MAURÍCIO; MACRAE, EDWARD; CARNEIRO, HENRIQUE (ORGS). DROGAS E CULTURA: NOVAS PERSPECTIVAS. 1. ED. SALVADOR: EDUFA, 2008?.. REVISTA INTERDISCIPLINAR DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANANINDEUA (ON LINE) , v. 11, p. 108, 2018.

  • MARTINS NASCIMENTO, DURBENS ; DIAS MIRANDA, WANDO ; MIRANDA, W. D. ; MAGNO REIS NETO, ROBERTO . Controle de legalidade do ato jurídico-administrativo praticado na atividade de inteligência: o caso do Estado Democrático de Direito brasileiro. PENSAR - REVISTA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS , v. 23, p. 1-17, 2018.

  • 2018 GOMES, H. W. A. J. ; Miranda. W. D. ; LOPES, B. T. T. ; GUALBERTO, E. M. . Crimes Ambientais: A responsabilidade penal da pessoa jurídica.. RevISE â013 Revista Interdisciplinar do Instituto de Educação de Ananindeua (Online) , v. 11, p. 10-19, 2018.

  • 2017 Controle da Atividade de Inteligência no Brasil: Mecanismo democraticos. RevISe - Revista Interdisciplinar de Educação , v. Vol 6, p. 85-101, 2017.

  • LOPES, L. P. ; NETTO, R. M. R. . Resenha do Livro - Um abraço para todos os amigos: Algumas considerações sobre o tráfico de drogas no Rio de janeiro - Antônio Carlos Rafael. RevISE - Revista Interdisciplinar do Instituto de Educação , v. Vol 5, p. 07-116, 2016.

  • 2016 NETTO, R. M. R. ; SILVA, M. V. P. . Resenha do Livro: Confiança e Medo na cidade - Zygmunt Bauman. RevISE - Revista Interdisciplinar do Instituito de Educação de Ananindeua , v. Vol 5, p. 117, 2016.

  • NASCIMENTO, Durbens ; FERREIRA, Aurilene dos Santos. ; GUIMARÃES, J.L.C. . Redes Institucionais e Capacidade de Regulação Política na Fronteira Amazônica. Papers do NAEA (UFPA) , v. 299, p. 1-16, 2012.

  • 2012 NASCIMENTO, D. M. ; FERREIRA, A. S. ; CASTRO, J. L. G. . Redes Institucionais e a Capacidade de Regulação Política na Fronteira Amazônica. Papers do NAEA (UFPA) , v. 299, p. 01-16, 2012.

  • MIRANDA, W. D. ; REIS NETTO, R. M. (Org.) ; REIS, J. F. G. (Org.) . Segurança Pública e Atividade de Inteligência: debates e perspectivas. 01. ed. Belém: Autores, 2021. v. 01. 287p .

  • MIRANDA, W. D. ; REIS, J. F. G. ; VIDAL, J. P. . A Percepção da violência a partir do crime. 01. ed. Belém: GeoDigital, 2020. v. 01. 87p .

  • NETTO, R. M. R. (Org.) ; SANTOS, L. R. L. (Org.) ; SANTOS, I. R. (Org.) . ATIVIDADE DE INTELIGÊNCIA E SEGURANÇA PÚBLICA: O Brasil e as trincheiras do Século XXI. 01. ed. Ananindeua/PA: ANÁNKÊ/ESMAC, 2018. v. 01. 344p .

  • NETTO, R. M. R. (Org.) ; SANTOS, L. R. L. (Org.) ; PESSOA, R. M. (Org.) ; SANTOS, I. R. (Org.) ; CANETE, T. M. R. (Org.) . O Direito público e Privado no Século XXI: Fronteiras e Desafios. 01. ed. Ananindeua/PA: ANÁNKÊ / ESMAC, 2018. v. 01. 531p .

  • MIRANDA, W. D. ; NASCIMENTO, D. M. ; REIS, J. F. G. ; REIS NETTO, R. M. . A Política de Defesa Nacional e a Estratégia Nacional de Defesa enquanto Política Pública na Amazônia. In: Antonio Sabino da Silva Neto; Leonardo Damasceno de Sá. (Org.). Olhares sobre fronteiras: questões de pesquisa. 01ed.Macapá: Editora da Unifap, 2023, v. 01, p. 34-54.

  • REIS NETTO, R. M. ; CHAGAS. C. A. N ; MIRANDA, W. D. ; MIRANDA, W. D. . Reflexões sobre o (fracasso no) combate ao Tráfico de Drogas nas Regiões de Fronteira Legal. In: Antonio Sabino da Silva Neto; Leonardo Damasceno de Sá.. (Org.). Olhares sobre fronteiras: questões de pesquisa. 01ed.Macapá: Editora da Unifap, 2023, v. 01, p. 94-108.

  • MIRANDA, W. D. ; REIS, J. F. G. . Leitura da violência da Região de Integração do Guajará. In: Josep Pont Vidal, Leila Marcia Elias, Eliana Maria de Souza Franco Teixeira. (Org.). Sociedades complexas: Observado a Amazônia por meio da visão sistêmica e construtivista. 01ed.Rio de Janeiro: Lumen Juris Direito, 2022, v. 01, p. 133-160.

  • REIS NETTO, R. M. ; CAVALCANTE, C. C. S. ; MIRANDA, W. D. ; MIRANDA, W. D. . O Paradoxo de Auto: O filme "WALL-E", A Inteligência Artificial e o problema da Responsabilidade Civil. In: Luciano Luan Gomes Paiva; Dayana Lúcia Rodrigues de Freitas; Caroline Rodrigues de Freitas Fernandes. (Org.). Amplamente Multidisciplinar. 01ed.Natal/RN: Amplamente Cursos e Formação Continuad, 2022, v. 01, p. 314-332.

  • MIRANDA, W. D. ; REIS NETTO, R. M. . A Pedagogia da arte contra a pedagogia da opressão: Um relato sobre (a arte d)o ensino jurídico durante a pandemia de covid-19 ENSINO JURÍDICO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. In: Andreza do Socorro Pantoja de Oliveira Smith; Sérgio Fiuza de Mello Mendes Filho; Tayna Silva Cavalcante; Victor Russo Fróes Rodrigues. (Org.). Educação Jurídica em tempos de pandemia de covid-19: relatos de vivências e aprendizagens docentes. 01ed.Florianópolis: Habitus, 2021, v. 01, p. 221-236.

  • MIRANDA, W. D. ; RIBAMAR FILHO, J. S. . Prediction of homicides in urban cebters: a machine learning approach. Intelligent Systems and Applications. 296ed.China: Springer, 2021, v. 01, p. 344-361.

  • DIAS MIRANDA, WANDO ; ALMEIDA, M. V. . Estudo de caso sobre a ação de um grupo miliciano no municipio de Marituba, Pará. In: Edson Marcos Leal Soares Ramos; Silvia dos Santos de Almeida; Maély Ferreira Holanda Ramos. (Org.). Segurança Pública em Desenvolvimento. 01ed.Belém: Editora Santa Cruz, 2021, v. 02, p. 35-56.

  • MIRANDA, W. D. ; REIS NETTO, R. M. ; SANTOS. Jorge Fabricio dos . Operações de reintegração de posse planejadas e executadas pela Polícia Militar do Pará com utilização da Atividade de Inteligência.. In: Roberto Magno Reis Netto; Wando Dias Miranda; João Francisco Garcia Reis. (Org.). SEGURANÇA PÚBLICA E ATIVIDADE DE INTELIGÊNCIA: debates e perspectivas. 01ed.Belém/Pará: autores, 2021, v. 01, p. 24-33.

  • REIS NETTO, R. M. ; DIAS MIRANDA, WANDO ; MIRANDA, W. D. ; CAVALCANTE, C. C. S. ; GOMES, H. W. A. J. . O sigilo do relatório produzido na Atividade de Inteligência Policial e o controle externo do Ministério Público. In: Roberto Magno Reis Netto; Wando Dias Miranda; João Francisco Garcia Reis. (Org.). SEGURANÇA PÚBLICA E ATIVIDADE DE INTELIGÊNCIA: debates e perspectivas. 01ed.Belém/Pará: Autores, 2021, v. 01, p. 34-47.

  • DIAS MIRANDA, WANDO ; GOMES, H. W. A. J. ; CHAGAS. C. A. N . A Atividade de Inteligência de Segurança Pública como ferramenta de Assessoramento para o Processo Decisório do Gestor Público. In: Roberto Magno Reis Netto; Wando Dias Miranda; João Francisco Garcia Reis. (Org.). SEGURANÇA PÚBLICA E ATIVIDADE DE INTELIGÊNCIA: debates e perspectivas. 01ed.Belém/Pará: Autores, 2021, v. 01, p. 48-57.

  • DIAS MIRANDA, WANDO ; REIS NETTO, R. M. ; LOPES, B. T. T. ; GUALBERTO, E. M. . 007 - OPERAÇÃO SKYFALL: Uma análise sobre a atividade de inteligência na era da informação. In: Roberto Magno Reis Netto; Wando Dias Miranda; João Francisco Garcia Reis. (Org.). SEGURANÇA PÚBLICA E ATIVIDADE DE INTELIGÊNCIA: debates e perspectivas. 01ed.Belém/Pará: Autores, 2021, v. 01, p. 58-67.

  • CASTRO, R. S. S. ; DIAS MIRANDA, WANDO ; MIRANDA, W. D. ; REIS NETTO, R. M. . Operações de Inteligência Policial. In: Roberto Magno Reis Netto; Wando Dias Miranda; João Francisco Garcia Reis. (Org.). SEGURANÇA PÚBLICA E ATIVIDADE DE INTELIGÊNCIA: debates e perspectivas. 01ed.Belém/Pará: Autores, 2021, v. 01, p. 68-76.

  • FERREIRA JUNIOR, F. L. S. ; DIAS MIRANDA, WANDO ; MIRANDA, W. D. ; REIS, J. F. G. . A Atividade de Inteligência no enfrentamento ao roubo a banco. In: Roberto Magno Reis Netto; Wando Dias Miranda; João Francisco Garcia Reis. (Org.). SEGURANÇA PÚBLICA E ATIVIDADE DE INTELIGÊNCIA: debates e perspectivas. 01ed.Belém/Pará: Autores, 2021, v. 01, p. 77-98.

  • SANTOS, T. I. B. ; REIS NETTO, R. M. ; DIAS MIRANDA, WANDO ; MIRANDA, W. D. . Audiência de Custódia como mecanismo de Controle Externo da Atividade Policial. In: Roberto Magno Reis Netto; Wando Dias Miranda; João Francisco Garcia Reis. (Org.). SEGURANÇA PÚBLICA E ATIVIDADE DE INTELIGÊNCIA: debates e perspectivas. 01ed.Belém/Pará: Autores, 2021, v. 01, p. 153-165.

  • PIRES, T. C. ; REIS NETTO, R. M. ; DIAS MIRANDA, WANDO ; MIRANDA, W. D. . Projetos Sociais como instrumentos de prevenção da vulnerabilidade social de crianças e adolescentes. In: Roberto Magno Reis Netto; Wando Dias Miranda; João Francisco Garcia Reis. (Org.). SEGURANÇA PÚBLICA E ATIVIDADE DE INTELIGÊNCIA: debates e perspectivas. 01ed.Belém/Pará: Autores, 2021, v. 01, p. 166-184.

  • REIS NETTO, R. M. ; DIAS MIRANDA, WANDO ; MIRANDA, W. D. . A quem interessaria a extinção de carreiras estatais como a dos Oficiais de Justiça?. In: Roberto Magno Reis Netto; Wando Dias Miranda; João Francisco Garcia Reis. (Org.). SEGURANÇA PÚBLICA E ATIVIDADE DE INTELIGÊNCIA: debates e perspectivas. 01ed.Belém/Pará: Autores, 2021, v. 01, p. 185-192.

  • FERNANDES, M. G. L. S. ; REIS NETTO, R. M. ; DIAS MIRANDA, WANDO ; MIRANDA, W. D. ; ABREU, N. L. S. . Crimes Tecnológicos e Legítima Defesa. In: Roberto Magno Reis Netto; Wando Dias Miranda; João Francisco Garcia Reis. (Org.). SEGURANÇA PÚBLICA E ATIVIDADE DE INTELIGÊNCIA: debates e perspectivas. 01ed.Belém/Pará: Autores, 2021, v. 01, p. 193-206.

  • FIGUEIREDO, L. M. ; REIS NETTO, R. M. ; DIAS MIRANDA, WANDO ; MIRANDA, W. D. . Ações desenvolvidas pelos Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas no Brasil. In: Roberto Magno Reis Netto; Wando Dias Miranda; João Francisco Garcia Reis. (Org.). SEGURANÇA PÚBLICA E ATIVIDADE DE INTELIGÊNCIA: debates e perspectivas. 01ed.Belém/Pará: Autores, 2021, v. 01, p. 221-238.

  • SIMOES, R. B. ; REIS NETTO, R. M. ; DIAS MIRANDA, WANDO ; MIRANDA, W. D. . Justiça e Território. In: Roberto Magno Reis Netto; Wando Dias Miranda; João Francisco Garcia Reis. (Org.). SEGURANÇA PÚBLICA E ATIVIDADE DE INTELIGÊNCIA: debates e perspectivas. 01ed.Belém/Pará: Autores, 2021, v. 01, p. 254-271.

  • REIS NETTO, R. M. ; DIAS MIRANDA, WANDO ; MIRANDA, W. D. . Miradas sobre um Direito do Amanhã. In: Leonardo Jensen Ribeiro (Organizador). (Org.). Da teoria geral aos novos direitos: um passeio jurídico dimensional. 01ed.Campo Grande: Editora Inovar, 2021, v. 01, p. 128-140.

  • MIRANDA, W. D. ; REIS NETTO, R. M. . Os núcleos de prática jurídica de um amanhã (nada distante). In: Andreza do Socorro Pantoja de Oliveira Smith; Sérgio Fiuza de Mello Mendes Filho, Tayna Silva Cavalcante , Victor Russo Fróes Rodrigues. (Org.). Educação jurídica em tempos de pandemia de Covid-19: Relatos de vivência e aprendizagem docentes. 01ed.Florianópolis: Habitus, 2021, v. 01, p. 285-297.

  • NETTO, R. M. R. ; GOMES, H. W. A. J. ; CHAGAS. C. A. N . A Legalidade do Ato praticado na atividade de inteligência: perspectivas de validade perante o ordenamento jurídico atual. In: Wando Dias Miranda; Roberto Magono Reis Netto; Luís Roberto Lobato dos Santos; Ilton Ribeiro dos Santos. (Org.). A Legalidade do Ato praticado na atividade de inteligência: perspectivas de validade perante o ordenamento jurídico atual. 01ed.Ananindeua: ANAN, 2018, v. 01, p. 46-86.

  • REIS NETTO, R. M. ; GOMES, H. W. A. J. ; CAVALCANTE, C. C. S. . Perfil dos crimes de tráfico de drogas denuciados pelo Ministério Público no município de Banevides/PA no ano de 2015: uma análise crítica. In: Wando Dias Miranda; Roberto Magono Reis Netto; Luís Roberto Lobato dos Santos; Ilton Ribeiro dos Santos. (Org.). Perfil dos crimes de tráfico de drogas denuciados pelo Ministério Público no município de Banevides/PA no ano de 2015: uma análise crítica. 01ed.Ananindeua/PA: ANÁNKÊ / ESMAC, 2018, v. 01, p. 243-268.

  • REIS NETTO, R. M. ; SANTOS, L. R. L. ; BRASIL, S. N. L. . É Possivel falar de violência processual?. In: Luís Roberto Lobato dos Santos; Roberto Magno Reis Netto; Rodrigo Magalhães Pessôa; Thales Maximiliano Ravena Caete; Wando Dias Miranda; Ilton Ribeiro dos Santos. (Org.). É Possivel falar de violência processual?. 01ed.Ananindeua/PA: ANÁNKÊ / ESMAC, 2018, v. 01, p. 251-290.

  • NASCIMENTO, D. M. ; NETTO, R. M. R. ; GOMES, H. W. A. J. . Atividade de Inteligência: Evolução e Atuação do Estado Brasileiro. In: Frederico Antonio Lima de Oliveira; Rodrigo Magalhães Pessôa. (Org.). Poder e Cidadania: Análise crítica no direito contemporâneo. 01ed.Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2016, v. 01, p. 67-100.

  • NASCIMENTO, D. M. ; FERREIRA, Aurilene dos Santos. . O Protagonismo brasileiro no Conselho de Segurança da UNASUL. In: Durbens Martins Nascimento; Aiala Colares de Oliveira Couto; Jarsen Luis Castro Guimarães; Ronaldo Carmona. (Org.). Defesa e Criminalidade: Em busca da convergência para a Segurança. 1ed.Belém: NAEA, 2015, v. 1, p. 17-34.

  • NASCIMENTO, D. M. ; BARRETO, E. F. R. . A Obtenção de dados em fontes abertas na Atividade de Inteligência de Segurança Pública do Estado do Pará: Desafios e Possibilidades de sua utilização. In: Durbens Martins Nascimento; Aiala Colares de Oliveira Couto; Jarsen Luis Castro Guimarães; Ronaldo Carmona. (Org.). Defesa e Criminalidade: Em busca da Convergência para a Segurança. 1ed.Belén: NAEA, 2015, v. 1, p. 133-156.

  • LOUZADA, A. F. ; FREITAS, J. S. ; CARDOSO, M. S. S. ; CASTRO, R. A. . Intervenção governamental e o debate regional nos paradigmas do desenvolvimento. In: Mirleide Chaar Bahia; Dubens Martins Nascimento. (Org.). Intervenção governamental e o debate regional nos paradigmas do desenvolvimento. 1ed.Belém: NAEA, 2014, v. 1, p. 51-64.

  • NASCIMENTO, D. M. . A defesa nacional na Amazônia Brasileira: um estudo sobre a constituição dos pelotões especiais de fronteira. In: Durbens Martins Nascimento, Jadson Luis Rabelo Porto. (Org.). Fronteiras em perspectiva comparada e temas de defesa e segurança da Amazônia. 01ed.Belém: NAEA, 2013, v. 01, p. 281-309.

  • A evolução dos sistemas de informação/inteligência: um breve estudo histórico de suas origens. In: Durbens Martins Nascimento. (Org.). Amazônia e Defesa - Dos fortes às novas conflitualidades. 01ed.Belém: NAEA/UFPA, 2010, v. 01, p. 79-99.

  • MACHADO, I. . Pará leva. Jornal Diário do Pará, Belém/Pará, p. A14 - A14, 15 dez. 2011.

  • PELOTÃO ESPECIAL DE FRONTEIRA: Uma nova dinâmica de pensar o sistema de defesa das fronteiras na Amazônia. In: 2 Encontro da Sociedade Brasileira de Sociologia, 2010, Belém. 2 Encontro da Sociedade Brasileira de Sociologia. Belém: NAEA, 2010. v. 01. p. 119-120.

  • HOLANDA, F. B. S. ; SANTOS, L. S. ; HOLANDA, G. I. T. ; MIRANDA, W. D. ; MIRANDA, W. D. . ANALISE DA PERCEPÇÃO DO USO DA PLATAFORMA DE ENSINO A DISTÂNCIA DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO PARÁ. In: XI SIMPÓSIO DE ESTUDOS E PESQUISA EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS NA AMAZÔNIA, 2022, Belém. XI SIMPÓSIO DE ESTUDOS E PESQUISA EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS NA AMAZÔNIA. Belém/Pará: Ed. UEPA, 2023. v. 01. p. 48.

  • As influências das novas tecnologias de comunicação nos relacionamentos humanos. In: II Encontro de Psicologia Social da Amazônia, 2006, Belém/Pa. As influências das novas tecnologias da comunicação nos relacionamentos humanos, 2006.

  • As Influências das Novas Tecnologias de Comunicação nas Relações Humanas.. In: XIII Congresso Nacional de Sociologia, 2005, Belém/Pa. As Influências das Novas Tecnologias de Comunicação nas Relações Humanas., 2005.

  • NASCIMENTO, D. M. . CONFLITOS ASSIMÉTRICOS E O ESTADO: O Neoterrorismo e os Novos paradigmas para formulação de Políticas de Defesa Nacional. ABRI , 2011.

  • BARBOSA JUNIOR, J. V. ; ARAUJO, J. W. P. . Comando de Missões Especiais: Evolução e táticas mos conflitos armados. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Atividade de Inteligência e Defesa na Fronteira Norte. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Defesa e Fronteira na Amazônia: A Implantação dos Pelotões Especiais de Fronteira do Exército. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • NASCIMENTO, D. M. . A Defesa Nacional e a Proteção da Amazônia: A Estratégia Nacional de Defesa e o Plano Amazônia Protegida. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NASCIMENTO, D. M. . CONFLITOS ASSIMÉTRICOS E O ESTADO: O Neoterrorismo e os Novos paradigmas para formulação de Políticas de Defesa Nacional. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Política Nacional de defesa para a Amazônia: as fronteiras e a Defesa Nacional. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • A Evolução dos sistemas de Informação/Inteligência: um breve estudo histórico de suas origens.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • As influências das novas tecnologiasnas relações humanas.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NASCIMENTO, J. R. ; AZECEDO, A. C. C. ; JESUS, F. L. S. . Manual de Operações Exploratórias 2011 (Manual Técnico do Curso de Operações de Inteligência do Ministério Público do Estado do Pará).

Outras produções

MIRANDA, W. D. ; REIS NETTO, R. M. ; REIS, J. F. G. ; SILVA, J. M. D. S. . Manual de Segurança Orgânica do Corpo de Bombeiros do Pára. 2021.

REIS, J. F. G. ; VIDAL, J. P. ; MIRANDA, W. D. ; MIRANDA, W. D. . Decreto n 75 de 24 de abril de 2019 - Comissão de Trabalho para Criação do Plano Estadual de Segurança Pública do Estado do Pará. 2019.

NASCIMENTO, D. M. . Observatório de Estudos da Defesa - OBED. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Sociedade de Risco e Direito Penal. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Segurança Bancária. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MIRANDA, W. D. ; REIS NETTO, R. M. . Criminal Profiling - Módulo de nivelamento. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MIRANDA, W. D. ; O mundo segundo Yuval Harari - Analise dos problemas contemporâneo. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    O uso de dados espaciais para caracterização e identificação de vulnerabilidades socioambientais, geológica e geomorfológica de drenagem de bacias hidrográficas da Região Metropolitana de Belém - RMB, Barcarena e Abaetetuba - PROJETO METRÓPOLE, Descrição: O projeto destina-se a fazer um mapeamento dos dados espaciais voltados a caracterização e identificação de vulnerabilidades socioambientais, geológica e geomorfológica de drenagem de bacias hidrográficas da Região Metropolitana de Belém - RMB, Barcarena e Abaetetuba. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (10) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Wando Dias Miranda - Coordenador / Enilson da Silva Sausa - Integrante.

  • 2005 - 2016

    Consórcio Forças Armadas Século XXI, Descrição: Estuda a atividade de Inteligência e suas mais diversas ramificações no Estado Democrático de Direito. O aperfeiçoamento dos serviços de inteligência ao longo dos tempos assim como a atuação dos serviços de Inteligência na história recente do Brasil. também desenvolve pesquisas como finalidade de aperfeiçoamento das atividades dos sistemas de policiamento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Wando Dias Miranda - Integrante / Durbens Martins Nascimento - Coordenador.

Prêmios

2022

Medalha D Pedro II - Grau de Cavaleiro - D.O 35.022 de 27/06/2022, Corpo Bombeiro do Estado do Pará.

2022

Professor Destaque de Excelência no Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar, Instituto de Segurança Pública do Pará.

2021

Menção Honrosa, Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social - SESDS e Guarda Municipal de Ananindeua.

2018

Prêmio Destaque Projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão, ESMAC.

2018

Diploma Amigo da Acadêmia de Bombeiro Militar do Para - ABMPA, Corpo de Bombeiros Militar do Pará.

2017

Medalha Condecorativa Pedro Teixeira por contribuições ao desenvolvimento intelectual e em defesa dos interesses da Amazônia, Instituto Histórico e Geográfico do Pará.

2017

Diplomação de Sócio Efetivo do Instituto Histórico do Pará na cadeira do imortal Mario Barata, Instituto Histórico e Geográfico do Pará.

2017

Diploma de Honra ao Mérito, CENSIPAM.

2009

Diplomação de reconhecimento aos serviços prestados à Segurança Pública e ao Desenvolvimento do Ensino Integrado no Pará, Instituto de Ensino de Segurança Pública do Pará - IESP.

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - 2019

Escola Superior Madre Celeste

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 18

Outras informações:
Professor das disciplinas de Sociologia Geral e Jurídica, Ciência Política e Teoria Geral do Estado, Antropologia Jurídica, Estado, Mercado e Sociedade Professor do Curso de Enfermagem: Abordagem Sócio antropológica da Saúde e da Doença Professor do Curso de História: História Contemporânea. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Atividade de Inteligência e Produção do Conhecimento Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública

Atividades

  • 03/2016 - 06/2016

    Pesquisa e desenvolvimento, ANÁNKÊ.,Linhas de pesquisa

2010 - 2010

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 40

Outras informações:
Disciplina Teoria Política Contemporânea I (FH20005) Graduação de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências Sociais do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - FCS/IFCH

2011 - 2011

Ministério Público do Pará

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Convidado

Outras informações:
Professor com Curso de Capacitação em Operações de Inteligência. (Poló Santarém - 2011) Disciplina: 01 - Módulo I - Teoria dos Sistemas de Inteligência.

2010 - 2011

Ministério Público do Pará

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor com Curso de Capacitação em Sistemas de Uso de Informação/Inteligência em Processos de Investigação (Belém - 2010) Disciplina: Histório dos Sistemas de Informação e Inteligência. Professor com Curso de Capacitação em Operações de Inteligência. (Belém - 2011) Disciplina: 01 - Módulo I - Teoria dos Sistemas de Inteligência. 02 - Módulo II - Segurança Orgânica I 03 - Módulo III - Operações Exploratórias 04 - Módulo IV - Segurança Orgânica II

2007 - Atual

Observatório de Estudos e Defesa da Amazônia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Outras informações:
Desenvolve atividades de pesquisa voltadas para os estudos dos sistemas de Informação/Inteligência na área da Segurança Nacional e Segurança Pública

2011 - 2011

Exército Brasileiro

Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado

Outras informações:
Professor Palestrante - Segurança Orgânica em Ambiente Militar Local: 8 D SUP - Depósito de Suprimentos do Exército Brasileiro - Belém/PA

2008 - 2008

Assessoria de Relações Interinstitucionais da Polícia Civil do Pará

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Planejamento de Programas sociais

Outras informações:
atividades voltadas a desenvolvimento de ações cidadãs entre polícia e sociedade

2011 - 2011

Superintendência do sistema Penitenciário do Pará

Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 4

Outras informações:
Professor da disciplina: Direitos Humanos, Ética e Cidadania - C/H 36h Curso de Formação Continuada de Agentes Penitenciários

2011 - 2012

Instituto de Ensino Superios do Estado do Pará

Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: professor convidado, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor convidado para ministrar as disciplinas: 01 - Movimentos Sociais no Brasil e na Amazônia 02 - Políticas Públicas 03 - Formação Socio-econômica e política do Brasil e da Amazônia 04 - Ciência Política

2010 - 2010

Guarda Municipal de Ananindeua

Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 40

Outras informações:
Curso de Formação de Guardas Municipais da Prefeitura Municipal de Ananindeua - CFMPA 2010. Disciplinas: 01 - Movimentos Sociais 02 - Novas Tecnologias no Combate a Violência 03 - Sistema de Informação e Inteligência 04 - Gerenciamento de Crise

2009 - 2009

Guarda Municipal de Ananindeua

Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 40

Outras informações:
Curso de Capacitação de Guardas Municipais da Prefeitura de Ananindeua. Disciplina: Atividades Sócio-Pedagógicas de Caratér Preventivo na Preservação Ambiental

2006 - 2007

FUNDAÇÃO PAPA JOÃO XXIII

Vínculo: Serviços Prestados, Enquadramento Funcional: Educador, Carga horária: 20

Outras informações:
Educador do Projeto Agente Jovem para o Desenvolvimento Humano do Governo Federal no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no Bairro da Terra-Firme, onde trabalhou com as temáticas: Cidadania, Cultura, Educação Ambiental e Sesualidade/DST

2008 - Atual

INSTITUTO DE ENSINO DE SEGURANÇA DO PARÁ

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Professor dos disciplinas: Estado e políticas públicas de segurança; Atividade de Inteligência e Abordagem social e psicológica do crime

2007 - 2008

Instituto Preparatório Mega Status

Vínculo: Professor de Ensino Médio, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Médio, Carga horária: 4

Outras informações:
Professor de Sociologia para o Ensino Médio

2019 - 2022

Secretária de Segurança Pública de Defesa Social do Estado do Pará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessoria, Carga horária: 40

Outras informações:
Responsavel pela Elaboração do Plano Estadual de Segurança Pública do Estado do Pará Atividades em diversas areas do planejamento de Estado de Segurança Pública e Defesa Social

2020 - 2021

Faculdade Cosmopolita, Cosmopolita

Vínculo: Coordenador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Programa de Pós-Graduação, Carga horária: 4

Outras informações:
Coordenador dos Programas de Pós-Graduação em: 01- Atividade de Inteligência em Gestão deRiscos de Segurança Pública; 02 - Gestão Estratégica de Inteligência em Defesa Civil e 03 - Gestão Estratégica Municipal de Segurança Pública

2017 - Atual

Faculdade da Amazônia de Ananindeua

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor do Curso de Direito das Seguintes Disciplinas:01- Ciência Política e Teoria Geral do Estado02 - Sociologia Geral e Jurídica03 - Economia PolíticaProfessor do Curso de EnfermagemBioéticaProfessor do Curso de PsicologiaAntropologia e questões etinicos raciaisProfessor do Curso de NutriçãoNutrição e Políticas Pública

2019 - 2022

SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL DO PARÁ

Vínculo: Assessor, Enquadramento Funcional: Assessor de Segurança Pública

Outras informações:
Integrante do Núcleo de Gestão de Resultado - NGR destinado a avaliação das políticas de segurança pública e produção do Plano Estadual de Segurança Pública do Estado do Pará

2022 - Atual

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Tecnico em Recursos Humanos, Carga horária: 40