Erica Riera
Possui graduação em Engenharia Civil pelo Instituto Mauá de Tecnologia (1996), Pós Graduação em Administração Geral e atualmente cursa Pós Graduação em Finanças, Investimentos e Banking. Atua como Gerente de Compras no Banco Carrefour tendo passado anteriormente por empresas que são referência em seus respectivos mercados como General Motors, CIP - Câmara Interbancária de Pagamentos e Dentsu International.
Também atua como professora de Supply Chain no MBA de Digital Business na FIAP - Faculdade de Informática e Administração Paulista e de Métodos Ágeis para Operações na plataforma da NLA - Next Level Academy.
Especialista na implantação, desenvolvimento e otimização da área de Compras tem seus métodos baseados na formação de pessoas, inovação de processos e sistemas e qualificação de fornecedores.
Gestão de equipes de Compras para áreas de TI, serviços corporativos e técnicos além de equipamentos de manufatura. Ampla experiência em negociações estratégicas (com aplicação de técnicas de Strategic Sourcing) obtendo resultados premiados local e globalmente.
Experiências internacionais: México, Espanha, Argentina, EUA, Inglaterra, Coréia do Sul e China.
Informações coletadas do Lattes em 12/06/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Formação complementar
2021 -
Extensão universitária em Finanças, Investimentos e Banking. (Carga horária: 180h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2021 - 2021
Inteligência Emocional para Líderes. (Carga horária: 20h). , Datarisk, DTR, Brasil.
2018 - 2018
Thinking Environment. (Carga horária: 40h). , Time to Think, TTT, Brasil.
2017 - 2017
Lean Six Sigma. (Carga horária: 40h). , EDTI, EDTI, Brasil.
2015 - 2016
Coaching. (Carga horária: 80h). , Creative Learning Institute, CLI, Brasil.
2007 - 2008
Extensão universitária em Administração Geral. (Carga horária: 180h). , Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Compras (Procurement).
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Cadeia de Fornecimento (Supply Chain).
Participação em bancas
RIERA, E.; GURGEL, A.; FREITAS, W.; ALEIXO, G.; OLIVEIRA, E.; ESSIG, C.. Strategic Sourcing. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Strategic Sourcing) - Next Level Academy.
RIERA, E.; GURGEL, A.; FREITAS, W.; ALEIXO, G.; OLIVEIRA, E.; ESSIG, C.. Strategic Sourcing. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Strategic Sourcing) - Next Level Academy.
Produções bibliográficas
-
RIERA, E. . Métodos Ágeis para Compras. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIERA, E. . Aplicação de Métodos Ágeis em Compras. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIERA, E. . De RPA a Blockchain: desmistifique o uso de tecnologias disruptivas para uma área de Compras 4.0. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIERA, E. . Tecnologias para Compras. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIERA, E. . Impactos da Tecnologia nos processos de compras (Data, IA, IoT, outros). 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
RIERA, E. ; ANDRADE, Rodrigo . Compras de Tecnologias. 2020.
RIERA, E. ; GURGEL, A. . Papo de Comprador - Procurement Club - 26 episódios. 2020.
RIERA, E. . Métodos Ágeis para Compras. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
RIERA, E. . Métodos Ágeis para Compras. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).
RIERA, E. . Supply Chain para Digital Business. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).
Prêmios
2015
Chairman's Honors, General Motors do Brasil.
2014
Chairman's Honors, General Motors do Brasil.
2008
Chairman's Honors, General Motors do Brasil.
2005
Global Awards - Procurement, General Motors do Brasil.
Histórico profissional
Experiência profissional
2021 - Atual
faculdade de informática e administração paulistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações:
Professora do Módulo Supply Chain para as turmas do MBA Digital Business.
Abordagem dos temas: Conceitos de Supply Chain e Supply Chain Management
Conceitos, atividades, exemplos e melhores práticas sobre Planejamento de Demanda, S&OP, Compras, Manufatura - incluindo Lean Manufacturing, Kaisen, abordagem de métodos ágeis derivados do Lean Manufacturing - Armazenagem e Logística.
Forte foco em novas tecnologias incorporadas em cada uma das verticais do SC e Planejamento Estratégico e seus vínculos com a Cadeia de Suprimentos.
2021 - Atual
Next Level AcademyVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 0
Outras informações:
Professora do módulo de Métodos Ágeis para Compras (veiculação digital, disponível para aquisição online)
2018 - 2021
Dentsu InternationalVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Head de Compras, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Head de Compras e Facilities, responsável pela implementação da área de Suprimentos para as 14 empresas do Grupo no Brasil, respondendo diretamente ao VP de Finanças.
Implantação de processos, políticas, sistemas e métricas relativas a estratégias de negociação e melhorias em governança. Líder das negociações estratégicas como plano de saúde, frota, TI, Real Estate e outros.
Implantação do SRM e CLM Coupa.
Gestão de Facilities em geral, Real Estate, processos de melhoria contínua e foco na experiência do usuário.
2015 - 2018
Câmara Interbancaria de PagamentosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Compras, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Gestão da equipe de Compras Diretas: TI (HW, SW - COTs e desenvolvimento - SaaS e Telecomunicações) e Indiretas: Auditorias, Consultorias, MRO, Facilities, DH/RH, Risco, Segurança e Compliance.
Reestruturação da área de Compras, incluindo orientação e desenvolvimento do pessoal, introdução de novas metodologias e técnicas de Compras, organização e redistribuição das commodities, otimização de processos e procedimentos com resultados como redução em 50% do tempo para aquisição e aumento de 15% nos savings em 10 meses.
Ponto focal para questões de Auditoria e Riscos. Implantação do ERP Oracle.
2000 - 2015
General Motors do Brasil - MatrizVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisora de Compras, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
2011-2015:Gestão das equipes de Compras Transacionais (produtos e serviços diversos até US20.000,00, cujo foco é volume de compras, serviços de manutenção de fábrica e contratos de fornecimento de peças), TI (HW, SW e Telecomunicações, insourcing de serviços) e peças protótipo para os carros modelo ou testes.
Líder para a América do Sul no outsourcing da célula Transacional e líder regional de Compras de TI com compradores na Venezuela, Colombia, Chile, Peru e Argentina. Reporte Direto para o Diretor Global de TI.
2000-2011: Compradora Sr.: Compradora Sênior de Máquinas e Equipamentos para a região da LAAM - América Latina, Africa e Oriente Médio. Especialista em linhas de solda, robôs, automação, moldes para prensas e transportadores.
Planejamento de negócios e gestão de lançamentos juntamente com a Engenharia de Manufatura para a área de Compras de Máquinas e Equipamentos em geral.
Liderança temporária de commodities como prensas, equipamentos para montagem final e injeção.
Resultados premiados local e globalmente nas áreas de body shop (2 prêmios), robôs e moldes para prensas.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Erica Riera e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?