Sumaya Suely Andre Carnevalli Neves

Atuação como pesquisadora do NAP-PLP na FEA_USP Núcleo de Apoio à Pesquisa do Planejamento de Longo Prazo (2016-2018), Participação no projeto Desenvolvimento Brasil 2035, utilizando Processo Prospectivo, aprofundamento das variáveis, criação de cenários e definição dos planos de ação. Integrante como Voluntária do Grupo de Excelência do Trabalho na Sociedade em Transformação do CRASP- Conselho Regional de Administração de São Paulo .A partir de 2018 - presente. Associada, Fundadora e dirigente voluntária do Instituto Prospectiva INSPRO (2018 - presente) Formação: FEA-USP- Processo Prospectivo Formação-ação, Química Industrial, MBA ? Fator Humano, Mestrado ? Administração de Empresas com ênfase em Recursos Humanos. Atuou em empresa publica por 28 anos gestão e liderança de equipes em gestão de pessoas, qualidade e processos, ouvidoria, gestão de níveis de serviço ? SLA, gestão de problemas, logística, governança . corporativa ,tecnologia,. Na Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades por 10 anos coordenação de eventos (2003-2013).

Informações coletadas do Lattes em 29/02/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em administração

2002 - 2003

Centro Universitário Fieo
Título: MOTIVAÇÃO E SATISFAÇÃO NO SISTEMA DE TELETRABALHO, Ano de Obtenção: 2005
Orientador: Valter Beraldo
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Graduação em Química Industrial

1980 - 1984

Faculdades Oswaldo Cruz
Título: Furfural

Formação complementar

2016 - 2016

Formação-ação Processo Prospectivo Regional e Construção de cenários. (Carga horária: 24h). , Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, FEAC/USP, Brasil.

2001 - 2001

MBA em MBA- Desenvolvimento Gerencial - T3. (Carga Horária: 360h). , Faculdade de Mauá, FAMA, Brasil.

Produções bibliográficas

  • Neves,SSAC. ; KOBAYASHI, C. M. O. . Maioria da População terá ensino superior no Brasil. In: Adalberto Américo Fischmann; Antonio Luís Aulicino. (Org.). Desenvolvimento Brasil 2035. 1ªed.Curitiba: CRV, 2020, v. 1, p. 143-153.

  • Neves,SSAC. ; ABRANTES, M. L. M. . Envelhecimento da População. In: Adalberto Américo Fischmann; Antônio Luís Aulicino. (Org.). Desenvolvimento Brasil 2035. 1ªed.Curitiba: CRV, 2020, v. 1, p. 305-314.

  • Neves,SSAC. ; ABRANTES, M. L. M. . Reforma da Previdência. In: Adalberto Américo Fischmann; Antônio Luís Aulicino. (Org.). Desenvolvimento Brasil 2035. 1ªed.Curitiba: CRV, 2020, v. 1, p. 295-304.

  • PESSOA, M. ; KOBAYASHI, C. M. O. ; COLLETTO, A. D. ; MARQUES, F. M. R. ; Neves,SSAC. . Projeto Cenário Brasil 2040 Cidades Inteligentes. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GUERRA, E. ; KOBAYASHI, C. M. O. ; SOUTO, W. ; CARMONA, S. ; SPIES, C. ; VAZ, L. ; Neves,SSAC. . Cristalina 2040- Planejamento de Longo Prazo do APL de Gemas, Joias, Artesanatos Mineral e Turismo de Cristalina, GO,. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • KOBAYASHI, C. M. O. ; SOUTO, W. ; VAZ, L. ; CARMONA, S. ; SPIES, C. ; Neves,SSAC. . Variáveis Chave para o Desenvolvimento de Cristalina 2040. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Neves,SSAC. ; ABRANTES, M. L. M. . Seminário de Prospectiva- Desenvolvimento Brasil 2035. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Neves,SSAC. . Seminário de Prospectiva - Construção de Cenários - Brasil 2035. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

KOBAYASHI, C. M. O. ; COLLETTO, A. D. ; MARQUES, F. M. R. ; FERNEDA, E. ; OLIVEIRA, A. T. P. ; SCHNEIDER, E. R. ; RESTOM, Y. M. ; Neves,SSAC. . Cristalina 2040- Planejamento de Longo Prazo do APL de Gemas, Joias, Artesanatos Mineral e Turismo de Cristalina, GO,. 2021. (ebook).

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    Planejamento de longo prazo para Arranjos Produtivos Locais de base mineral (cerâmica vermelha) para a Região Nordeste, Descrição: A apropriação pelos atores e a antecipação para a ação são características fundamentais da Prospectiva, escola francesa de estudos de futuro, que promove a efetividade e o monitoramento das ações de planejamento estratégico por meio de um processo baseado na Inteligência Coletiva. A equipe do projeto possui uma experiência bem sucedida com a aplicação do método da Prospectiva no Arranjo Produtivo Local (APL) de Gemas, Joias e Artesanato Mineral de Cristalina, GO. Neste caso, a apropriação se deu pelo envolvimento dos empreendedores locais nos processos de formação-ação e na participação nas oficinas de ideação e de formação estratégica. De forma complementar, a antecipação para a ação se iniciou por meio da priorização das variáveis motrizes e respectivas ações distribuídas no horizonte temporal de 2040 e seu monitoramento. Este projeto propõe a ampliação desta experiência para os APLs de base mineral do Seridó e Assú, RH. Esses APLs foram selecionados em função de estudos prévios do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) que constatam a carência de uma governança local de planejamento de longo prazo e a necessidade de garantir sustentabilidade energética-ambiental. O projeto integra uma rede de parceiros ACVC, ACESE, ACVALE e Sindicer e o Método do Processo Prospectivo de Planejamento de Longo Prazo será liderado pelo Instituto Prospectiva Inspro... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (3) Doutorado: (6) . , Integrantes: Sumaya Suely Andre Carnevalli Neves - Integrante / Clarice Miako Okano Kobayashi - Integrante / hercules Prado - Integrante / Fernando Mario rodrigues marques - Integrante / Joaquim augusto Pinto Rodrigues - Integrante / Mauricio Francisco henriques jr - Integrante / Edilson Ferneda - Coordenador.

Prêmios

2022

Cristalina 2040 - Premio de Melhores práticas em APL de Base Mineral,, MCTI - Rede APL de Base Mineral.

Histórico profissional

Experiência profissional

2023 - Atual

Universidade Católica de Brasília

Vínculo: Voluntaria, Enquadramento Funcional: Pesquisadora voluntaria, Carga horária: 5

1998 - Atual

Conselho Regional de Administração (SP)

Vínculo: Voluntario, Enquadramento Funcional: voluntaria, Carga horária: 2

Outras informações:
Como membro voluntária do Grupo de Conhecimento - GT-TST atuamos como dores Pesquisa e divulgação de conhecimentos das formas de trabalho em uma sociedade em transformação, através de eventos, reuniões, seminarios

2018 - Atual

INSPRO

Vínculo: Voluntaria, Enquadramento Funcional: voluntaria, Carga horária: 4

Outras informações:
O INSPRO tem por finalidade contribuir para o desenvolvimento durável de municípios, estados, regiões e países, tanto na esfera pública como na privada, atendendo às diversas dimensões, quais sejam: demográfica, social, educacional, política, ambiental, segurança e defesa, cultural, tecnológica, econômica e legal, considerando a interação e integração entre os diversos agentes sociais.Constitui objeto central do INSPRO, atuar na promoção do desenvolvimento local, com ênfase em pesquisa , inovação e desenvolvimento experimental em ciências sociais e humanas

2019 - 2022

Internacional Telework Academy

Vínculo: Voluntario, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

Outras informações:
A ITA tem por objetivo fomentar o desenvolvimento de estudos e pesquisas na área do trabalho com ênfase em novas modalidades como teletrabalho, co-work, autonomo e outros, promovendo o intercâmbio de conhecimento com os setores público, acadêmico e da sociedade civil organizada. As atividades da ITA são focadas nas novas formas de trabalho na sociedade 4.0 e no desenvolvimento de pesquisas e estudos das inter-relações das ciências, da economia, do meio ambiente, da cultura e da qualidade de vida, voltados para o desenvolvimento integrado e sustentável, como também para a transmissão dos resultados de tais pesquisas e estudos, visando sua aplicação e implementação de meios e ações de toda a sociedade, no quesito de promover o trabalho para melhoria qualidade de vida global.