Rafael Fonseca Cortat

Possui graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (2009). Engenheiro Sanitarista e Ambiental. Inglês Avançado. Solteiro, 27 anos com disponibilidade para viagens. Experiência em empresas de consultoria, remediação, siderúrgica de grande porte e serviços públicos. Atuar no tratamento e destinação de passivos ambientais. Recuperação de áreas degradadas. Contribuir de forma ativa em palestras e ou mini-cursos referentes às questões de educação ambiental, bem como problemas relacionados a auditorias e certificações, buscando sempre atender a legislação e às necessidades da empresa, promovendo um retorno sócio-ambiental e econômico à mesma.

Informações coletadas do Lattes em 29/02/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental

2002 - 2009

Centro Universitário do Leste de Minas Gerais
Orientador: Roberto Cezar de Almeida Monte-Mor

Formação complementar

2009 - 2009

Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. (Carga horária: 5h). , Fundação Getulio Vargas - SP.

2009 - 2009

Erosão e Controle de Sedimentos. (Carga horária: 10h). , Biokratos Consultoria Ambiental.

2007 - 2007

Tratamento e Condicionamento de Lodos de ETA's. (Carga horária: 4h). , Instituto Mineiro de Gestão das Águas.

2007 - 2007

Licenciamento Ambiental de Sistemas de Saneamento. (Carga horária: 3h). , Instituto Mineiro de Gestão das Águas.

2007 - 2007

Racionalização do Uso da Água na Agricultura. (Carga horária: 4h). , Instituto Mineiro de Gestão das Águas.

2007 - 2007

Cartografia Aplicada aos Estudos Ambientais. (Carga horária: 4h). , Instituto Mineiro de Gestão das Águas.

2005 - 2005

Bioengenharia de Solos. (Carga horária: 8h). , Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, UNILESTEMG, Brasil.

2003 - 2003

Tratamento de Água e Esgotos Residenciais. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, UNILESTEMG, Brasil.

2002 - 2002

Fenômenos de Adsorção e Relações com o Meio Amb.. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, UNILESTEMG, Brasil.

2002 - 2002

Fundamentos de Amostragem em Lagos e Represas. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, UNILESTEMG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Participação em eventos

Encontro Estadual de Meio Ambiente. 2006. (Encontro).

IV Semana de Biologia - Conservação da Biodiversidade. 2006. (Outra).

I Simpósio Mineiro de Engenharia Ambiental. 2005. (Simpósio).

III Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Ambiental. 2005. (Encontro).

Mesa Redonda: Degradação dos Recursos Hídricos e a Política de Recuperação. 2005. (Outra).

II Congresso da Área de Ciências Exatas. 2003. (Congresso).

II Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental. 2003. (Simpósio).

Histórico profissional

Experiência profissional

2008 - 2008

Usinas Siderurgicas de Minas Gerais S/A

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40

Outras informações:
Estágio de Férias na Superintendência de Meio Ambiente da Usiminas em Ipatinga-MG. Acompanhamento de relatórios, em monitoramento da qualidade do ar e água, visitas técnicas aos locais destinados à deposição de resíduos sólidos, além de cursos e palestras, na área de segurança do trabalho e meio ambiente.

2007 - 2007

Prefeitura Municipal De Ipatinga

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio no Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Ipatinga. Fiscalização municipal e elaboração de relatórios, apresentação de palestras e atendimento ao público.

2006 - 2006

Biokratos Consultoria Ambiental

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40

Outras informações:
Acompanhamento em visitas técnicas, elaboração de relatórios e palestras. Licenciamento ambiental de empreendimentos imobiliários, aterro controlado e recuperação de áreas degradadas.

2005 - 2006

Prevcon Prevenção e Controle

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40

Outras informações:
Projetos de licenciamento ambiental para diferentes segmentos junto a Copasa e Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte.

2005 - 2005

ANGEL Análises e Serviços Geológicos

Vínculo: Responsável de Operação, Enquadramento Funcional: Responsável de Operação, Carga horária: 40

Outras informações:
Responsável de operação, manutenção e monitoramento em estação de descontaminação de lençol freático.

2004 - 2005

Servmar Instaladora e Assessoria Ambiental

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40

Outras informações:
Estágio como auxiliar de operação, manutenção e monitoramento em estação de descontaminação de lençol freático.

2003 - 2003

NM Engenharia e Anticorrosão

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40

Outras informações:
Estagiário como auxiliar de planejamento e responsável por canteiro de obras.