Luciano Souza Lira

Graduado em Rede de Computadores e MBA em Gerenciamento de Projetos. Possuo 13 anos de experiência em gerenciamento de TIC e Projetos com foco em processos, mudanças, qualidade e gerenciamento de risco em ambientes críticos. Conhecimento em Projetos de cabeamento estruturado, Data Center, Sala Cofre, Links de Microondas (última milha em locais remotos), Fibra óptica, Infraestrutura de servidores e Data Centers, Torres da telecomunicação (implantação, manutenção e reestruturação), sistemas de telecomunicações de rádio (configuração, gerenciamento e projeto em sistemas analógicos e digitais Motorola), Consultoria em Projetos e redesenho de processos e serviços de TIC. Certificado CAPM-PMI, ITIL v3, COBIT5, FCP e FCP Master Cablin.

Informações coletadas do Lattes em 29/02/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Gerenciamento em Projetos

2010 - 2011

Faculdade Santa Maria de Recife
Título: O GERENCIAMENTO DE ESCOPO, CUSTOS E QUALIDADE EM PROJETOS
Orientador: Rogéria Soares

Graduação em Gerenciamento de Redes de Computadores

2007 - 2009

INST. DE ENSINO SUPERIOR DE OLINDA - IESO
Título: Projeto Integrado Multidisciplinar: Implantação de um ambiente Corporativo de TIC.
Orientador: Alberto Viegas

Formação complementar

2017 - 2017

COBIT. (Carga horária: 40h). , TI-EXAMES, TI-EXAMES, Brasil.

2015 - 2016

General English. (Carga horária: 480h). , ICOT - International College of Technology, ICOT DUBLIN, Irlanda.

2014 - 2015

General English. (Carga horária: 720h). , SEDA College, SEDA, Irlanda.

2014 - 2014

Preparatório PMP/CAPM. (Carga horária: 40h). , TI-EXAMES, TI-EXAMES, Brasil.

2010 - 2010

ITIL FUNDATION. (Carga horária: 84h). , TI-EXAMES, TI-EXAMES, Brasil.

2010 - 2010

COBIT. (Carga horária: 80h). , TI-EXAMES, TI-EXAMES, Brasil.

2009 - 2009

Administração do Windows 2003 Server. (Carga horária: 60h). , Lanlink Informática, LANLINK, Brasil.

2008 - 2009

Projeto de infra-estrutura de redes.. (Carga horária: 60h). , DSBC Treinamentos, DSBC, Brasil.

2003 - 2004

Tecnico em Informática. (Carga horária: 260h). , Faculdade dos Guararapes, FG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Imformática.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Telecomunicações/Especialidade: Sistemas de Telecomunicações.

Outras produções

LIRA, L. S. . Reestruturação de Telecom. 2010.

LIRA, L. S. . Projeto de Cabeamento Estruturado. 2010.

LIRA, L. S. . Projeto de Reestruturação e Data Center. 2010.

LIRA, L. S. . Novos Gestores ou Gestores Novos?. 2016; Tema: Dia a dia da Gestão de pessoas.. (Rede social).

LIRA, L. S. . Rede Profisssional. 2013; Tema: Profissional em Gestão. (Rede social).

Prêmios

2017

COBIT® (2012-Found) Foundation, APMG International.

2015

CAPM - Certified Associate in Project Management, Project Management Institute.

2015

Cambridge English FCE B1, Cambridge.

2011

ITIL ® Foundation Certificate in IT Service Management, EXIN Certified Integrator Agile Service Projects.

2009

FCP Master, Furukawa Treinamentos.

2009

FCP Foundation, Furukawa Treinamentos.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • L2 Consultoria em TIC.. , Rua Vinte e Seis de Janeiro, Pina, 51011230 - Recife, PE - Brasil, Telefone: (81) 998980003

Experiência profissional

2016 - Atual

Indra Company

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Projetos e Operações de TIC, Carga horária: 40

Outras informações:
Gestão operacional e de projetos visando manter a infraestrutura de tecnologia em 1.054 Escolas, 16 Gerências Regionais e Sede da Secretaria de Educação, contribuindo com a educação do Estado de Pernambuco. Gestão de uma equipe com 30 membros (suporte nível 2, 3 e projetos), para uma infraestrutura de aproximadamente 250 servidores, além da gestão e monitoramento de aproximadamente 2 mil links de dados e voz que são utilizados por aproximadamente 600 mil alunos e 40 mil professores nas unidades supracitadas.

Atividades

  • 11/2016

    Direção e administração, Secretaria de Educação de Pernambuco, .,Cargo ou função, Coordenador de Projetos e Operação.

2010 - 2013

Kofre Telecomunicações

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Gerente de Operações em TIC, Carga horária: 44

Outras informações:
Responsável pelo planejamento técnico, gestão operacional e níveis de serviços acordado em contratos de compra, locações de equipamentos e serviços de TIC, assim como manutenção em contratos vigentes seguindo os parâmetros e condições contratadas, com ações planejadas e orçadas em conformidade com a estratégia corporativa e plano de ação emergencial ou de expansão. Gestão de mais de 60 membros em seis filiais no Brasil e responsável pelo redesenho operacional e de processos para atendimento aos clientes internos e externos pela equipe de campo e NOC/Service Desk. Acompanhamento de indicadores de atendimento e qualidade do serviço baseado em SLA?s de contrato. Responsável pela definição do escopo da operação, objetivos, metas e resultados anuais em conjunto com a diretoria de Operações. Suporte a área de negócios adequando soluções as necessidades, desejos e expectativas dos clientes, assim como gerenciamento proativo dos riscos operacionais visando minimizar o seu impacto sobre os negócios. Coordenar e gerir as operações pós-projeto, revisões de projeto e reuniões de alinhamento com clientes. Expertise em Links de Dados em banda Licenciada (SIAE, CERAGON, NEC, Motorola), não licenciada como (CANOPY e MIKROTIK), Sistema Trunk de rádio comunicação (Motorola), Infraestrutura de Data center móvel e em lugares remotos, implantação e desenho de solução para monitoramento (ZABBIX) e toda infra estrutura de servidores e rede apropriada para o serviço, vistoria para projeto e implantação de Torres de Telecomunicação e ?Rooftop? (topo de prédios) para interligação em links de alta disponibilidade e longas distâncias e em lugares remotos.

Atividades

  • 08/2012 - 12/2013

    Direção e administração, Kofre Telecomunicações, .,Cargo ou função, Gerente de Operações Nacional.

  • 02/2011 - 07/2012

    Direção e administração, Kofre Telecomunicações, .,Cargo ou função, Coordenador Técnico.

  • 12/2010 - 01/2011

    Direção e administração, Kofre Telecomunicações, .,Cargo ou função, Supervisor Técnico..

2009 - 2010

Todo Bpo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Suporte Técnico, Carga horária: 40

Outras informações:
Monitoramento e Suporte em Data Center 24/7 e suporte de TIC para novos ambientes e novos clientes. ? Suporte em WINDOWS Server (DHCP, DNS, DC) e Firewall; ? Suporte em Central Telefônica (AVAYA e DIGITRO); ? Suporte Nível 1 em Roteadores CISCO; ? Suporte Nível 1 em switches CISCO; ? Monitoramento de Link de dados e suporte em primeiro nível; ? Monitoramento e acionamento em caso de crise nos serviços de TI; ? Suporte e ativação em infraestrutura física de rede; ? Suporte em projeto para novos clientes; ? Rotinas de segurança de dados como Backup e restauração de dados;

Atividades

  • 11/2009 - 12/2010

    Serviços técnicos especializados , Grupo Contax, .,Serviço realizado, Suporte Técnico.

2005 - 2009

PROVIDER SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista de Tecnologia da Informação, Carga horária: 44

Outras informações:
Suporte a Serviços de TI e utilitários de sistemas corporativos, suporte em Telecom, elaboração diversos projetos de Cabeamento Estruturado e implantação no Brasil. ? Suporte em WINDOWS Server (DHCP, DNS, DC); ? Suporte em Central Telefônica DIGITRO; ? Suporte Nível 2 em switches 3Com; ? Suporte e ativação em infraestrutura física de rede; ? Suporte em projeto para novos clientes. ? Projetos em infraestrutura física de rede; ? Auxilio na modelagem de processos para equipe de Service Desk.

Atividades

  • 06/2007 - 10/2009

    Serviços técnicos especializados , Provider Soluções Tecnológicas, .,Serviço realizado, Analista de TIC.

  • 07/2006 - 05/2007

    Serviços técnicos especializados , Provider Soluções Tecnológicas, .,Serviço realizado, Auxiliar de Suporte Técnico.

  • 12/2005 - 06/2006

    Serviços técnicos especializados , Provider Soluções Tecnológicas, .,Serviço realizado, Operador de Telemarketing (Suporte telefônico Help Desk).