Nara Elen Dos Santos

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2007). Tem experiência na área de Letras; com Habilitação em Português e Inglês; com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas e atua como profissional de línguas. Durante a graduação, lecionou Língua Inglesa no Curso de Línguas PROJELE/UFMS. Dentre 2008 e 2012 foi Embasadora e Comissária de bordo hoteleira em navios transatlânticos no exterior, atuando nas línguas portuguesa, inglesa, espanhola, francesa e italiana. É professora de língua inglesa e demais idiomas, gerente de projetos culturais e educativos, consultora e elaboradora de projetos, produtora executiva, corretora textual, revisora textual, tradutora, legendista e intérprete. Dentre 2013 e 2016 foi corpo docente bem como coordenadora pedagógica de língua inglesa no Centro Estadual de Línguas do MS ? CELMS/SED e docente na formação para professores na disciplina intitulada ?Novas metodologias e intervenções para a melhora qualitativa do ensino-aprendizagem em sala de aula ESL. SED/CELMS; foi aluna Especial no curso Ensino, Linguagens e Novas Tecnologias em 2016, e Linguística Aplicada e Formação de Professores em 2017 no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem UEMS/MS; concluindo MBA, Pós-graduação latu sensu em Gerenciamento de Projetos - programa FGV Management. Lecionou Língua Inglesa no curso de extensão UCDB idiomas na Missão Salesiana de Mato Grosso - Universidade Católica Dom Bosco em 2017. Atuou em ensino médio técnico - integral e integrado em língua Inglesa ? SED/MS e; em 2019, foi coordenadora técnica no curso Técnico em Administração, bem como professora de Língua Portuguesa e Literatura nos cursos Técnicos em Administração e Serviços Jurídicos, Integrado ao Ensino Médio, SED/MS, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Informações coletadas do Lattes em 25/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Estudos de Linguagens

2020 - Atual

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Orientador:Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro.

Especialização interrompida em 2017 em Gestão em Projetos

2015 - Atual

Fundação Getúlio Vargas
Título: Green Burger - Hamburgueria sustentável e construção em containers
Orientador: Angelo Valle
Ano de interrupção: 2017

Graduação em Letras - Licenciatura Habilitação Port/Ingles

2004 - 2007

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Formação complementar

2020 - 2020

Inova Escola - Papel do Professor. (Carga horária: 25h). , Instituto Superior de Educação de São Paulo, ISESP/Singularid, Brasil.

2020 - 2020

Noções Básicas de Primeiros Socorros Para a Rede de Ensino. (Carga horária: 20h). , Fundação Escola de Governo de MS, ESCOLAGOV, Brasil.

2019 - 2019

Disseminadores de Educação Fiscal. (Carga horária: 120h). , Fundação Escola de Governo de MS, ESCOLAGOV, Brasil.

2019 - 2019

Tecnologia e Currículo para Professores. (Carga horária: 40h). , Centro Universitário Braz Cubas, BRAZCUBAS, Brasil.

2008 - 2008

Crownd Management Appropriate Training. (Carga horária: 30h). , Royal Caribbean International, RCCI, Estados Unidos.

2008 - 2008

Safety Course (Curso de Salvamento). (Carga horária: 30h). , Royal Caribbean International, RCCI, Estados Unidos.

2007 - 2007

Técnicas de Recepção de Hotel. (Carga horária: 110h). , Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima, CEPEF, Brasil.

2005 - 2007

Extensão universitária em Língua Francesa. (Carga horária: 360h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

2002 - 2002

Informática, IPD, Windows, Word, Excel. (Carga horária: 72h). , Seleta Sociedade Caritativa e Humanitária, SSCH, Brasil.

1998 - 2002

Língua Inglesa. (Carga horária: 408h). , American English Institute, AEI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Clássicas.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão em Projetos.

Participação em eventos

4ª JORNADA DO SELEPROT - olhares sobre o texto verbal e não verbal. 2019. (Encontro).

28 Noite Nacional da Poesia - União Brasileira de Escritores/UBE MS.Comissão Julgadora. 2016. (Outra).

M- Atendimento ao Cliente. - Serviço de Apoio as micro e pequenas empresas de Mato Grsso do Sul - SEBRAE/MS. 2009. (Oficina).

Curso Técnicas de Recepção de Hotel - CEPEF MS. 2007. (Outra).

I Ciclo de Estudos - Literatura em Perspectiva - DLE/UFMS. 2007. (Simpósio).

II Seminário Local de Ações e Afirmativas da Universidade Federal de Mato Grasso do Sul : debate sobre políticas inclusivas na UFMS. 2007. (Seminário).

Oficina de Línguas e Literaturas Estrangeiras. 2007. (Oficina).

Pallestra Bienal de Veneza e Documenta de Kassel - Não há estrangeiros na arte. 2007. (Outra).

XXVIII ENEL - Encontro Nacional dos Estudantes de Letras. 2007. (Encontro).

I Seminário Interno do PPG Mestrado Estudos de Linguagens - DLE / UFMS. 2006. (Seminário).

O lugar na Gramática na lógica comunicativa no ensino de línguas hoje - UNIDERP MS. 2006. (Outra).

O que você faz para manter sua motivação - Oxford University Press.. 2006. (Oficina).

XIV Semana de Letras - DLE / UFMS. 2006. (Seminário).

XXVII ENEL - Encontro Nacional dos Estudantes de Letras. 2006. (Encontro).

A competência Profissional do Professor de Língua Estrangeira - UNAES. 2005. (Encontro).

Educação e Saúde: Saúde Mental do Estudante Universitário - GEPPE. 2005. (Outra).

The teachers choice - Cambridge ELT Seminar. 2005. (Seminário).

XII Semana de Letras. 2005. (Simpósio).

XVI FALE - Fórum Acadêmico de Letras - UEMS. 2005. (Encontro).

XXVI ENEL - Encontro Nacional dos Estudantes de Letras. 2005. (Encontro).

1° Congresso da União dos Estudantes (UEE) de Mato Grosso do Sul. 2004. (Congresso).

O curso de Letras e a formação docente: Refleões sobre a prática de Ensino e os estudos linguisticos e literários - DLE/UFMS. 2004. (Congresso).

XII Semana de Letras - DLE / UFMS. 2004. (Outra).

XXV ENEL - Encontro Nacional dos Estudantes de Letras. 2004. (Encontro).

Outras produções

DOS SANTOS, Nara E . Língua Inglesa níveis básico e intermediário.. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Extensão, Curso de curta duração ministrado).

DOS SANTOS, Nara E . Língua Inglesa - níveis básico e intermediário.. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - 2019

Escola Estadual Prof.ª Hilda De Souza Ferreira

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Corpo Docente. - Professora convocada., Carga horária: 20

Outras informações:
Professora Língua Portuguesa e Literatura ? Ensino Médio Integral e Ensino Médio Integrado Profissional (curso técnico em administração e curso técnico em serviços jurídicos).

2017 - 2018

Universidade Católica Dom Bosco

Vínculo: Corpo Docente, Enquadramento Funcional: Professora Língua Inglesa, Carga horária: 21

Outras informações:
Professora Língua Inglesa - Turmas desde o nível básico ao avançado ? comunicativo (Oxford University Press ? English File).

2014 - 2016

Secretária de Educação de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Projeto de Formação para Professores de L.Ing, Carga horária: 10

Outras informações:
Orientadora/ corpo docente ? disciplina intitulada ?Novas metodologias e intervenções para a melhora qualitativa do ensino-aprendizagem em sala de aula ESL.?

2017 - 2017

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista

Vínculo: Correção textual online, Enquadramento Funcional: Corretora textual ? Redação ? Exame Nacional

Outras informações:
Corretora textual ? Redação ? Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM

2014 - 2015

Centro Estadual de Língua e Libras Professor Fernando Peralta Filho

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenação de Língua Inglesa, Carga horária: 20

2014 - 2015

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: CESPE -? CEBRASPE UNB

Outras informações:
Departamento: Corpo Docente Cargo / Profissão: Corretora textual ? Redação ? ENEM CESPE ? CEBRASPE UNB

2013 - 2015

Neon Concursos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Corpo Docente, Carga horária: 10

Outras informações:
Professora de Redação / Língua Portuguesa / Análise de Textos / Redação Oficial para concursos/ Inglês Instrumental ? Preparatórios bancas ESAF, CESPE, FCC e FGV

2011 - 2011

Princess´ Cruises

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Comissária de bordo / Recepcionista Poliglota, Regime: Dedicação exclusiva.

2008 - 2009

Royal Caribbean International

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Oficial do Serviço ao Passageiro Recepção, Carga horária: 50, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - 2014

Curso Estadual Preparatório para o Ingresso na Educação Superior

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês/ Port e Análise de Texto, Carga horária: 10

2013 - 2013

escola estadual joaquim murtinho

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Port. / Lit./Inglês/Esp., Carga horária: 20

2010 - 2011

Instituto Keyne´s

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora e Orientadora / EAD, Carga horária: 10

Outras informações:
Professora e Orientadora / EAD - Instituição de Ensino à distância níveis superior e técnico. Cargo / Profissão: Professora de Português/ Inglês e Comunicação

2005 - 2007

Bahamas Apart Hotel

Vínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: recepcionista, Carga horária: 36

2010 - 2010

CCAA Londrina

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 20

2006 - 2007

Projeto de Extensão Curso de Línguas Estrangeiras- PROJELE - DLE/CCHS/UFMS

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Língua Inglesa, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2004 - 2007

Cerimonial Salvador Dódero

Vínculo: Free Lancer, Enquadramento Funcional: Recepcionista, Carga horária: 6

2002 - 2003

Ellus Jeans Deluxe

Vínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: Vendedora, Carga horária: 36, Regime: Dedicação exclusiva.

2004 - 2005

Escola Sonho Meu

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Língua Inglesa, Carga horária: 24