Flávio José Borges dos Santos

Profissional com 19 anos de experiência na área de Segurança e Saúde Ocupacional e Meio Ambiente, com atuação em diversos seguimentos através de consultoria técnica (Hotelaria, Hospitalar, Eventos, Posto de combustível, etc.). Vasta experiência em Projetos de Engenharia e Construção de Usinas de Energia Renováveis (Solar e Eólica), bem como Operação e Manutenção. Construção e montagem de plantas químicas e petroquímicas de grande porte, atuando desde projeto conceitual até a operação assistida, com foco nos aspectos de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assim como no panejamento, prazo e custo, na gestão de pessoas e de contratadas. Buscando integrar experiências adquiridas e atualizações, objetivando o aprimoramento pessoal e profissional. Docência em Instituição de Ensino Superior por cinco anos.

Informações coletadas do Lattes em 05/07/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado interrompido em 2016 em Engenharia Ambiental Urbana

2016 - Atual

Universidade Federal da Bahia
Orientador: Sandro Lemos Machado
Ano de interrupção: 2016

Especialização em ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

2009 - 2010

Instituto Superior de Educação Eugênio Gomes
Título: ESTUDO DE CASO BASEADO NA GESTÃO DE SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO NA FISCALIZACAO DE OBRAS DE CONSTRUÇÃO E MONTAGEM NA AMPLIAÇÃO DA REFINARIA LANDULPHO ALVES
Orientador: JAQUELINE OLIVEIRA

Graduação em Engenharia Ambiental

2005 - 2009

Faculdade Metropolitana de Camaçari
Título: USO DA ÁGUA: Análise da gestão das águas nos principais Postos de lavagem de veículos de Camaçari?Bahia.
Orientador: Robério Alves Siqueira

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: ENGENHARIA AMBIENTAL.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Engenharia de Segurança do Trabalho.

Participação em eventos

9 Seminário e Prêmio Sustentabilidade.Gestão comportamental e Administração de desvios. 2016. (Seminário).

1 CONGRESSO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA BAHIA. 2007. (Congresso).

I CONGRESSO INTERNACIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESEVOLVIMENTO HUMANO. 2006. (Congresso).

1 CICLO DE TELECONFERÊNCIAS SOBRE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO. 2001. (Seminário).

3M MAIS PERTO DE VOCÊ.. 2000. (Oficina).

Orientou

Adelino Elias de Moura

Gestão de Saúde e Segurança na Indústria da Construção; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Segurança No Trabalho) - Centro Universitário Leonardo da Vinci; Orientador: Flávio José Borges dos Santos;

Outras produções

SANTOS, F. J. B. ; BARBOSA, J. . ÍNDICE DE PRÁTICAS SEGURAS - IPS. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, F. J. B. ; LAGE, M. A. P. . PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, F. J. B. ; ROQUE, F. O. ; GOMES, F. ; REGO, C. . SISTEMA DE GESTÃO EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO (BASEADO NA OHSAS 18001). 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, F. J. B. . CURSO PARA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES - CIPA. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, F. J. B. ; VIEIRA, A.C. ; LAGE, M. A. P. . INTRODUÇÃO A SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, F. J. B. ; REIS, O. L. ; SILVA, R. A. . PROTEÇÃO DA FAUNA LOCAL. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, F. J. B. ; ALHO, D. R. ; NONATO, N. . CONSERVAÇÃO DO SOLO. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Prêmios

2006

PROJETO PROTEÇÃO, PETROBRAS EXPLORAÇÃO & PRODUÇÃO.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Faculdade do Grupo UNIASSELVI, FACULDADE METROPOLITANA DE RIO DO SUL, Universitário Leonardo da Vinci - Nucleo EAD. , Alameda dos Umbuzeiros, Caminho das Árvores, 41820680 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (071) 33532448, URL da Homepage:

Experiência profissional

2011 - 2016

Sociedade Educacional Leonardo da Vinci

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Tutor, Carga horária: 4

2011 - 2013

PERSONAL SERVICE RECURSOS HUMANOS E ASSESSORIA EMPRESARIAL LTDA.

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor Ambiental e de Segurança Trabalho, Carga horária: 2

Outras informações:
Consultor de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente

2013 - 2015

Intertechne Modullar Projetos S.A.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coord. Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, Carga horária: 44

Outras informações:
Gestão de QSMS no empreendimento de Construção e Montagem de Adequação da Tancagem da Refinaria Landulpho Alves - RLAM.

2010 - 2013

ATP Engenharia

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Engenheiro Ambiental e Segurança do Trabalho, Carga horária: 44

Outras informações:
Gestão de QSMS nos empreendimentos de Construção e Montagem das Carteiras do Diesel (Off Site) e da Gasolina (On Site), da Refinaria Landulpho Alves.

2011 - 2014

Instituto Superior de Educação Eugênio Gomes

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Outras informações:
Professor das disciplinas de Gestão Ambiental e Introdução a Engenharia de Segurança do Trabalho.

2016 - 2019

PRODIEL ENERGIAS RENOVÁVEIS LTDA.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coord. de Segurança, Meio Ambiente e Saúde, Carga horária: 40

Outras informações:
Coordenação de HSE no Projeto de Construção Montagem do Complexo Solar Cluster Lapa de 170 MWn - EGP Fevereiro/ 2016 a outubro/2017 Local: Bom Jesus da Lapa- Bahia Coordenação de HSE na Construção e Montagem do Parque Fotovoltaico Horizonte de 103,46 MWn - EGP. Outubro/ 2017 a Maio/2018 Local: Tabocas do Brejo Velho- Bahia Coordenação de HSE no Complexo Solar Boa Hora da AES Tietê. Outubro/ 2017 a Maio/2018 Local: Tabocas do Brejo Velho- Bahia

2019 - 2020

TOZZI LATAM

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de HSE e Facilities, Carga horária: 40

Outras informações:
Responsável pelo gestão de HSE e Facilities no Projeto de Construção e Montagem do Complexo Solar São Gonçalo I 475,68 MWn e São Gonçalo II 133,06 MWn, da Enel Green Power ? EGP.

2020 - 2020

CPFL Energia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Segurança, Carga horária: 40