Felipe Aiala de Mello
Felipe Aiala de Mello é doutorando no programa de pós-graduação em História (PPGH) da Universidade Federal de Minas Gerais. Se graduou em Relações Internacionais (Bacharelado) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008-2013). Em 2019, finalizou a graduação (Licenciatura) em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Também em 2019, defendeu sua dissertação de Mestrado no PPGH da UFRN. Atualmente desenvolve projeto de pesquisa de Doutorado sobre História Antiga, com previsão de defesa de tese em dezembro de 2023.
Informações coletadas do Lattes em 25/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em História
2020 - Atual
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Plutarco e os Bárbaros: Emoções emergentes em Vitae
Rafael Scopacasa. Palavras-chave: Plutarco; Vidas Paralelas; emoções; Bárbaros.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Mestrado em História
2018 - 2019
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Identidades e espaços: as representações de Cleópatra e do Egito em Vida de Antônio, de Plutarco, Ano de Obtenção: 2019
Marcia Severina Varques.Palavras-chave: Cleópatra; Plutarco; História Antiga; Imagem identitária; representação.Grande área: Ciências Humanas
Graduação em Relações Internacionais
2008 - 2013
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: A SEGURANÇA NACIONAL NA VENEZUELA E O EQUILIBRIO DA BALANÇA DE PODER NA AMÉRICA DO SUL
Orientador: Geraldine Rosas
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Massoterapia
2017 - 2019
Formação complementar
2019 -
Extensão universitária em lingua grega clássica. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2019 -
Extensão universitária em Língua Grega Clássica. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2019 - 2019
O Lugar da História Antiga e Medieval na História Global. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Garçom. (Carga horária: 250h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas, SENAC/MG, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Clássicas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Internacional/Especialidade: Relações do Comércio; Política Comercial; Integração Econômica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Internacional/Especialidade: Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Política.
Organização de eventos
MELLO, F. A. ; TINDO, M. . SemEMA - Seminário de Estudos do Mundo Antigo. 2017. (Outro).
MELLO, F. A. ; VASQUES, M. S. . I Ciclo de Debates sobre o Oriente Antigo. 2017. (Outro).
MELLO, F. A. . XXI Semana de Humanidades. 2016. (Outro).
Participação em eventos
30 Simpósio Nacional de História. Orientalismo em Plutarco. 2019. (Congresso).
IV Sediar - Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação.De Plutarco a Shakespeare: Ethos e Pathos em Antônio e Cleópatra. 2018. (Seminário).
IV Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação (SEDIAR).De Plutarco a Sheakespeare: ethos e pathos em Antonio e Cleopatra. 2018. (Seminário).
VIII Congreso Internacional Imágenes de la muerte. A morte de Cleópatra na narrativa de Plutarco. 2018. (Congresso).
VIII Encontro Estadual de História da ANPUH/RN.A Batalha de Accio: uma narrativa pathêmica de Plutarco. 2018. (Encontro).
XXIV Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura - CIENTEC 2018. Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde - LAPICS. 2018. (Feira).
XXIV Semana de Ciência, Tecnologia e Culutra - CIENTEC 2018. Formas de aprender História: jogos educativos e novas mídias digitais. 2018. (Feira).
A escrita da História do Nordeste e de Pernambuco. 2017. (Outra).
CINE-MAAT. 2017. (Outra).
I Ciclo de Debates sobre o Oriente Antigo.Imagens e imaginários de Cleópatra em Plutarco. 2017. (Outra).
SemEMA -Seminário de Estudos do Mundo Antigo.Moral e emoção na obra "Vida de Antônio" de Plutarco. 2017. (Seminário).
VIII Ciclo de debates antiproibicionista. 2017. (Seminário).
XVIII Congresso Internacional ALFAL 2017. Imagens e imaginários sociodiscursivos de Cleópatra em Plutarco. 2017. (Congresso).
XXIII Semana de Ciência Tecnologia e cultura - CIENTEC. História Antiga Lúdica: O ensino por meio de jogos. 2017. (Feira).
XXVII Ciclo de Debates em História Antiga - Etnicidades. A imagem de Cleópatra e dos egípicios em "Asterix e Obelix" de R. Goscinny e A. Uderzo. 2017. (Congresso).
VI Colóquio Nacional História e Sensibilidades. IMAGINÁRIOS SOCIAIS E ESTEREÓTIPOS A RESPEITO DO HOMEM SERTANEJO NORDESTINO EM O AUTO DA COMPADECIDA, DE ARIANO SUASSUNA. 2016. (Congresso).
XXVI Jornada do GELNE. A representação sociodiscursiva da Babilônia. 2016. (Congresso).
Comissão julgadora das bancas
BAPTISTA, Lyvia Vasconcelos; VASQUES, M. S.; SILVA, M. A. O.. IDENTIDADES E ESPAÇOS: AS REPRESENTAÇÕES DE CLEÓPATRA E DO EGITO EM VIDA DE ANTÔNIO, DE PLUTARCO. 2019. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
VASQUES, M. S.; SANTIAGO JUNIOR, F. C. F.;BAPTISTA, Lyvia Vasconcelos; OLIVEIRA, A. S. B.. A representação de Cleópatra e do Egito em Vida de Antônio, de Plutarco. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
VASQUES, M. S.; Lyvia Vasconcelos Baptista; Maria Aparecida de Oliveira Silva. Identidades e espaços: as representações de Cleópatra e do Egito em Vida de Antônio de Plutarco. 2019. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
VASQUES, M. S.; Lyvia Vasconcelos Baptista; SANTIAGO JR., F. C. F.; Airan dos Santos Borges de Oliveira. A representação de Cleópatra e do Egito em "Vida de Antônio" de Plutarco. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SCOPACASA, R.; SILVA, M. A. O.; VASQUES, M. S.; MORALES, F. A.;LOPES DA COSTA, L.. Entre identidades e alteridades: pathemias de ódio em Vidas de Demétrio e Antônio, de Plutarco. 2024. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.
ALBUQUERQUE JUNIOR, DURVAL MUNIZ DE; SCOPACASA, R.; SILVA, M. A. O.. Plutarco e a barbárie: emoções emergentes em Vidas Paralelas. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.
BAPTISTA, L. V.;OLIVEIRA, A.S.B.; VASQUES, M. S.; SANTIAGO JUNIOR, F.C.F. A representação de Cleópatra e do Egito em Vida de Antônio, de Plutarco. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Foi orientado por
A Cleópatra de Plutarco: a construção identitária da última rainha do Egito; 2018; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Marcia Severina Vasques;
Imagens e imaginários de Cleópatra na obra de Plutarco e Dion Cássio; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Marcia Severina Vasques;
A segurança nacional na Venezuela e o equilíbrio de poder na América do Sul; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Geraldine Marcelle Moreira Braga Rosas Duarte;
PLUTARCO E A BARBÁRIE: EMOÇÕES EMERGENTES EM VIDAS PARALELAS; 2020; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais, ; Orientador: Rafael Scopacasa;
Produções bibliográficas
-
MELLO, F. A. ; MELLO, R. . De Plutarco a Sheakespeare: ethos e pathos em Antonio e Cleopatra. In: IV Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação, 2018, Buenos Aires. Anais do IV Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação. Santa Cruz: Editus - Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz, 2018. v. 1. p. 955-964.
-
MELLO, F. A. . A morte de Cleópatra na narrativa de Plutarco. In: VIII Congreso Imágenes de la muerte, 2018, Pachuca Hidalgo. Anais do VIII Congreso Internacional Imágenes de la muerte. Pachuca Hidalgo: Editora da Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo-UAEH, México, 2018. v. 1. p. 423-446.
-
MELLO, F. A. ; MELLO, R. . A representação Sociodiscursiva da Babilônia. In: XXVI Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste., 2016, Recife. ANAIS eletrônicos da XXVI Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste.. Recife, 2016. v. 1. p. 111-120.
-
MELLO, F. A. . Imagens e imaginários sociodiscursivos de Cleópatra em Plutarco. In: XVIII Congreso Internacional de la ALFAL 2017, 2017, Bogotá. Caderno de resumos do XVIII Congreso Internacional de la ALFAL 2017, 2017. p. 85-86.
-
MELLO, F. A. . A imagem de Cleópatra e dos egípicios em 'Asterix e Obelix' de R. Goscinny e A. Uderzo. In: XXVII Ciclo de Debates em História Antiga, 2017, Rio de Janeiro. Caderno de Resumo do XXVII Ciclo de Debates em História Antiga. Rio de Janeiro: Editora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2017. v. 1. p. 21-21.
-
MELLO, F. A. . Imagens e imaginários de Cleópatra em Plutarco. In: I Ciclo de Debates sobre Oriente Antigo, 2017, Natal. Caderno de resumos do I Ciclo de Debates sobe Oriente Antigo. Natal, 2017. v. 1. p. 12-12.
-
MELLO, F. A. ; MELLO, R. . A representação Sociodiscursiva da Babilônia. In: XXVI Jornada do GELNE, 2016, Recife. Caderno de Resumos da XXVI Jornada do GELNE. Recife: Editora da Universidade Federal de Pernambuco, 2016. v. 1. p. 909-1.
-
MELLO, F. A. . Imaginários sociais e estereótipos a respeito do macho sertanejo em 'O auto da Compadecida' de Ariano Suassuna.. In: VI Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades: histórias e memórias., 2016, Caicó. Caderno de resumos do VI Colóquio Nacional História e Sensibilidades.. Caicó, 2016. p. 41-41.
-
MELLO, F. A. . Os Bárbaros de Plutarco: identidades e alteridades representadas.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MELLO, F. A. . Orientalismo em Plutarco. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MELLO, F. A. . De Plutarco a Shakespeare: Ethos e Pathos em 'Antônio e Cleópatra'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MELLO, F. A. . A morte de Cleópatra na narrativa de Plutarco. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MELLO, F. A. . Imagens e imaginários sociodiscursivos de Cleópatra em Plutarco. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MELLO, F. A. . Moral e emoção na obra 'Vida de Antônio' de Plutarco. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MELLO, F. A. . A imagem de Cleópatra e dos egípicios em 'Asterix e Obelix' de R. Goscinny e A. Uderzo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MELLO, F. A. . Imagens e imaginários de Cleópatra em Plutarco. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MELLO, F. A. ; MELLO, R. . A Representação Sociodiscursiva da Babilônia.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MELLO, F. A. . Imaginários sociais e estereótipos a respeito do macho sertanejo em ' O auto da Compadecida', de Ariano Suassuna. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Projetos de pesquisa
-
2017 - 2018
A Cleópatra de Plutarco: uma (re)construção da imagem identitária da última rainha do Egito, Descrição: Este trabalho tem por objetivo analisar a composição do ethos de Cleópatra (69 ? 30 a.C.) feita por Plutarco (46 ? 119 d.C.), em sua obra Vidas Paralelas, mais exatamente o tomo VII, que trata da biografia de Marco Antônio (83 ? 30 a.C.), marido de Cleópatra. Esse texto é extremamente importante para se conhecer e compreender as primeiras imagens ethóticas construídas de Cleópatra, ainda que a reboque da biografia do general romano do século, baseadas em estereótipos e em imaginários sociodiscursivos construídos na Antiguidade Clássica. Para a consecução de nossos objetivos, valemo-nos das categorias de ethos, desenvolvido por Maingueneau, de estereótipo, trabalhado por Amossy, e de imaginário sociodiscursivo, de Charaudeau. O fato de a história de Cleópatra ser contada por um greco-romano a partir da vida de um romano faz com que esse relato seja, muitas vezes, exagerado, tendencioso, contaminado por aspectos ideológicos, míticos e mitológicos fortemente presentes na narrativa, enfim, que beira a ficcionalidade. Além disso, há que se considerar: i) a decalagem temporal entre a vida da rainha do Egito e seu amante e a história de Plutarco; ii)que Plutarco fazia parte de uma sociedade diferente daquela da rainha e que, por questões várias, tendia em favor de seus propósitos, exagerava, reformulava e fundia sua história com estereótipos antigos, com velhas histórias, logo, com menos precisão e mais imaginação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Felipe Aiala de Mello - Integrante / Marcia Severina Vasques - Coordenador.
-
2017 - 2018
Orientalismo em foco: Roma e o imaginário egípcio, Descrição: Descrição: Este projeto tem por objetivo analisar a construção da visão do ?Outro? no mundo romano a partir das obras de autores clássicos dos séculos I a III d.C. como Plutarco, Suetônio e Dion Cássio. O ?outro? a ser considerado é o Oriente, em especial, o Egito, terra vista como exótica e de mistérios, em contraposição ao ideal de vida grego e romano. Os conceitos de identidade, alteridade serão abordados, assim como o de Orientalismo. Embora as fontes sejam de períodos históricos distintos, nosso objetivo é abordar o discurso dos diversos autores a respeito do Egito ao longo do tempo e como foram relatados e considerados os fatos ocorridos entre o final da República e a instituição de Otávio como Príncipe, período que abarca o conflito entre Otávio e Marco Antônio juntamente com Cleópatra VII, que resultou na derrota do Egito e sua dominação efetiva por Roma.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Marcia Severina Vasques - Coordenador.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Felipe Aiala de Mello - Integrante / Marcia Severina Vasques - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. , Universidade Federal de Minas Gerais, Pampulha, 31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (031) 34095000
Experiência profissional
2010 - 2010
BANCO DO BRASIL S/A.Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio no Setor de Comércio Exterior, Carga horária: 25
2013 - 2013
ArquigestVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Digitalização e Digitação, Carga horária: 25
2017 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista e estagiario, Carga horária: 25
Outras informações:
Projeto de extensão chamado Mídias digitais e educação: História Antiga na Web. Bolsista FAEX.
Você é Felipe Aiala de Mello?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Felipe Aiala de Mello e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?