Gabriel Martins de Oliveira
Atualmente está cursando Bacharelado em Ciências Ambientais na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2021). Tem Experiência com Educação Ambiental pelo Projeto Canal Novo Mundo (2022). Tem Experiência com Manejo de Invertebrados Marinhos pelo Projeto BG500 (2022).
Informações coletadas do Lattes em 17/06/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em andamento em Ciências Ambientais
2021 - Atual
Formação complementar
2023 - 2023
Biologia Marinha. (Carga horária: 20h). , Pensar Cursos, PENSAR, Brasil.
2023 - 2023
Biologia e Conservação de Manguezais. (Carga horária: 8h). , EcoSaber, ECOSABER, Brasil.
2023 - 2023
Leitura científica: Ecologia de praias arenosas - Caranguejo Fantasma. (Carga horária: 2h). , Plataforma Sympla Play, SYMPLA PLAY, Brasil.
2023 - 2023
Ecologia da Meiofauna. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2023 - 2023
Formação de Lideranças para Limpeza de Praias e Outros Ambientes. (Carga horária: 2h). , Projeto Uçá, UÇÁ, Brasil.
2022 - 2022
Extensão universitária em Juventude e Mudanças Climáticas. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2022 - 2022
Rafting - Organismos bentônicos incrustantes de carona nos resíduos sólidos. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2022 - 2022
Destino e Impacto dos Plásticos nos Ecossistemas Marinhos da Terra ao Mar. (Carga horária: 6h). , Escola Internacional de Primavera em Ciências Marinhas, INSPIRE, Brasil.
2022 - 2022
Introdução a Biologia Marinha e aos Ambientes Costeiros. (Carga horária: 20h). , Projeto Uçá, UÇÁ, Brasil.
2022 - 2022
Conservação de tartarugas marinhas em Pernambuco. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2022 - 2022
Gestão compartilhada no projeto orla. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2022 - 2022
Conservação marinha. (Carga horária: 9h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2022 - 2022
Introdução ao ambiente marinho. (Carga horária: 4h). , Projeto Maui, MAUI, Brasil.
2022 - 2022
Ecossistemas marinhos. (Carga horária: 5h). , Projeto Maui, MAUI, Brasil.
2022 - 2022
Investigação de Derramamento de Óleo e Impactos nos Ecossistemas Marinhos. (Carga horária: 6h). , Escola Internacional de Primavera em Ciências Marinhas, INSPIRE, Brasil.
2022 - 2022
Conduta consciente na zona costeira e marinha. (Carga horária: 20h). , Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal, MMA, Brasil.
2022 - 2022
Praias arenosas: Desafios para a conservação. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
2022 - 2022
Programa LAB jovens 2022 - Preservar a biodiversidade do oceano e dos rios. (Carga horária: 30h). , Embaixada da França, EMB.FRANÇA, Brasil.
2022 - 2022
Ambiente Recifal: Características, Importância e Saúde. (Carga horária: 4h). , Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
2022 - 2022
PELD ILOC - Monitoramento de Longa Duração nas Ilhas oceânicas. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2022 - 2022
Conceitos em Biodiversidade. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2022 - 2022
Manejo e Produção de Peixes e Mariscos. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2022 - 2022
Mundo Submerso: Uma Introdução à Biologia Marinha. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Marinha.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Invertebrados marinhos.
Organização de eventos
OLIVEIRA, G. M. . Mutirão De Limpeza Praia Viva. 2023. (Outro).
OLIVEIRA, G. M. . III Seminário de Pesquisa Mona Cagarras. 2022. (Outro).
Participação em eventos
A Baía de Guanabara Ainda Vive. 2023. (Exposição).
II Semana Oceânica Rebimar. 2023. (Outra).
I Simpósio de Biologia Marinha: Biomaré. 2023. (Simpósio).
I Workshop da Rede Oceano Limpo - RJ, para a construção participativa da estratégia estadual de enfrentamento ao lixo no mar do Rio de Janeiro. 2023. (Outra).
Agenda 2030 na UERJ: ODS 14 e Década da cultura oceânica. 2022. (Outra).
II Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia da UERJ: Navegando pelas Ciências do Mar. 2022. (Simpósio).
Marine ecosystems under pressure: current issues and future challenges in pollution science. 2022. (Outra).
XV Semana de Biologia UNIRIO. 2022. (Outra).
Produções bibliográficas
-
OLIVEIRA, G. M. . Baia Viva: A saúde de nossas praias. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
OLIVEIRA, G. M. . Praia Viva. 2022. (Rede social).
Projetos de pesquisa
-
2019 - Atual
Metapopulações de Emerita brasiliensis nas praias cariocas: a teoria fonte-sumidouro para compreender o desaparecimento do tatuí, Descrição: Metapopulações são populações segregadas espacialmente, mas interconectadas através do processo de dispersão. De uma forma geral, organismos marinhos bentônicos com desenvolvimento indireto podem se dispersar por longas distâncias, possibilitando a conexão de populações. Apesar da importância reconhecida da migração e do fluxo gênico na determinação dos padrões de distribuição em metapopulações, ainda permanece pouco estudado em animais marinhos. Emerita brasiliensis é um crustáceo comumente registrado em praias ao longo da América do Sul. A ecologia dessa espécie tem sido bem estudada, contudo, pouco se sabe sobre sua diversidade genética, estrutura populacional ao longo das subpopulações e a dinâmica das metapopulações. Este projeto visa determinar à estrutura das metapopulações fonte-sumidouro de E. brasiliensis e a dinâmica do fluxo gênico entre praias do estado do Rio de Janeiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Gabriel Martins de Oliveira - Integrante / MARIANA GUIDA LOPES - Integrante / GABRIELA IGEL SODRE - Integrante / Rayane Romão Saad Abude - Integrante / Tatiana Medeiros Barbosa Cabrini - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Prêmios
2023
Prêmio Meros de Conservação da Biodiversidade Marinha, Meros do Brasil.
Histórico profissional
Experiência profissional
2022 - Atual
Universidade Federal do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Estágio realizado no laboratório de Ecologia Marinha localizado na UNIRIO, este que possui trabalhos voltados para as praias arenosas.
2023 - 2023
Projeto AruanãVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário Voluntário, Carga horária: 10
Outras informações:
Estágio voluntário realizado no Projeto Aruanã com a conservação de tartarugas marinhas na região da Baía de Guanabara e adjacências. O estágio consistia no monitoramento da qualidade de vida das tartarugas marinhas e acompanhamento da população, com participação na captura incidental de tartarugas marinhas para medir comprimento, peso e verificar o estado de saúde. Além disso, também participava como monitor em exposições do projeto em espaços formais e não formais de ensino.
2022 - Atual
Movimento Baía Viva, Baía VivaVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 10
Outras informações:
Integrante do GT década do oceano
2022 - Atual
Canal Novo MundoVínculo: Voluntariado, Enquadramento Funcional: Educador Ambiental, Carga horária: 2
2022 - Atual
Bg500opaVínculo: Voluntariado, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 2
Outras informações:
educador ambiental, com trabalhos realizados com invertebrados marinhos da Baía de Guanabara e a realização do resgate de fauna associada a resíduos sólidos.
2023 - Atual
Projeto Mar de conhecimentoVínculo: Voluntariado, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 2
Outras informações:
Educador ambiental e realização do manejo de invertebrados marinhos, o projeto visa apresentar a vida marinha para pessoas de todas as idades. Realizar captura, identificação, soltura e manutenção dos animais marinhos. Além disso, disseminar o conhecimento acercas dessas espécies.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Gabriel Martins de Oliveira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?