Ingrid Girard Sanches
Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Pará e atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Geofísica (CPGF/UFPA), onde atua principalmente com modelagem e inversão de dados geofísicos, desenvolvendo estudos voltados à interpretação quantitativa de fenômenos físicos aplicados à Geofísica. Sua atuação em pesquisa inclui ainda a interface entre diferentes métodos geofísicos e o uso de ferramentas computacionais para análise e interpretação de dados.Possui experiência em outras áreas científicas, como a caracterização de materiais amazônicos por meio de Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e Espectroscopia de Energia Dispersiva (EDS), com foco na identificação da composição elementar de materiais naturais.Atua também na área de ensino, com experiência como docente de Física em diferentes níveis educacionais, tendo participado de escolas e projetos educacionais, ministrando conteúdos que vão desde conceitos fundamentais até aplicações da Física. Sua atuação educacional envolve a produção de materiais didáticos, uso de metodologias ativas e incentivo ao pensamento crítico e científico.Participa ativamente de iniciativas de divulgação científica, como o projeto NanoAmazônia, voltado à popularização da nanotecnologia e da ciência na região amazônica por meio de atividades educativas, culturais e científicas. Integra ainda o grupo de pesquisa SciTechZon, dedicado ao desenvolvimento e aplicação de tecnologias em diferentes áreas do conhecimento. Ao longo de sua trajetória acadêmica, tem participado de eventos científicos e projetos nas áreas de Física e Geofísica, buscando contribuir para o avanço da ciência por meio da pesquisa interdisciplinar, da inovação tecnológica e de um ensino de qualidade.
Informações coletadas do Lattes em 19/02/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Geofísica
2025 - Atual
Universidade Federal do Pará
Orientador: LOURENILDO WILLIAME BARBOSA LEITE
Formação complementar
2024 - 2024
Extensão universitária em Multimeios Aplicados ao Ensino da Física. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2024 - 2024
Extensão universitária em Neuropedagogia. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2018 - 2024
frances B1,B2. , Alianca Francesa - Delegação Geral, AF/RJ, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Geral.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: materia condensada.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: microscopia eletrônica de varredura.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: nanociência.
Participação em eventos
76ª Reunião Anual da SBPC- Ciencia para um futuro sustentável e incluso.CARACTERIZAÇÃO POR MICROSCOPIA ELETRÔNICA DE VARREDURA DE RESÍDUOS PROVENIENTE DO FRUTO DA AMAZÔNIA UMARI (Poraqueia Sericeia Tul). 2024. (Outra).
SBPMAT B-MRS. SCANNING ELECTRON MICROSCOPY CHARATERIZATION OF UMARI (PORAQUEIA SERICEIA TUL).. 2024. (Exposição).
SBPMAT B-MRS. CHARATECTERIZATION BY SCANNING ELECTRON MICROSCOPY (SEM) AND ENERGY DISPERSIVE SPECTROSCOPY (EDS) OF BIOCHAR FROM TAPEREBÁ WASTE (SPONDIAS MOBIN L.). 2024. (Exposição).
XI SEMANA DE FÍSICA. PROFESSOR JOSÉ MARIA FILARDO BASSALO.PROJETO GAROTAS 4.0 - EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E DIGITAL PARA ALUNAS DO ENSINO MÉDIO. 2024. (Outra).
Produções bibliográficas
-
SANCHES, I. G. ; NASCIMENTO, L. ; PASCHOAL JR., W. . CARACTERIZAÇÃO POR MICROSCOPIA ELETRÔNICA DE VARREDURA DE RESÍDUOS PROVENIENTE DO FRUTO DA AMAZÔNIA UMARI (Poraqueia Sericeia Tul). 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANCHES, I. G. ; NASCIMENTO, L. ; PASCHOAL JR., W. ; Graziela Telles . SCANNING ELECTRON MICROSCOPY CHARATERIZATION OF UMARI (PORAQUEIA SERICEIA TUL).. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NASCIMENTO, L. ; SANCHES, I. G. ; Graziela Telles ; PASCHOAL JR., W. . CHARATECTERIZATION BY SCANNING ELECTRON MICROSCOPY (SEM) AND ENERGY DISPERSIVE SPECTROSCOPY (EDS) OF BIOCHAR FROM TAPEREBÁ WASTE (SPONDIAS MOBIN L.). 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANCHES, I. G. ; PASCHOAL JR., W. ; SILVA, F. X. L. . CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA MENINAS DO ENSINO MÉDIO - PIBID UFPA. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
PASCHOAL JR., W. ; NASCIMENTO, L. ; SANCHES, I. G. . CARACTERIZAÇÃO CIENTÍFICA, MÉTODOS EFICAZES DE EXTRAÇÃO E DESTINAÇÃO INOVADORA DAS CASCAS DE FRUTOS DESCARTADAS PELAS EMPRESAS DE ALIMENTOS NA REGIÃO AMAZÔNICA. 2024. (Relatório de pesquisa).
Projetos de pesquisa
-
2024 - 2024
Caracterização de Materiais da Amazônia por EDS Utilizando MEV, Descrição: o projeto tem como objetivo a caracterização de materiais da região amazônica por meio de técnica de Espectroscopia de Energia Dispersiva (EDS) acoplada a Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). A análise permite a identificação da composição elementar dos materiais, contribuindo para estudos em área como geociências, engenharia de materiais e meio ambiente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Ingrid Girard Sanches - Integrante / Waldomiro Paschoal Jr - Coordenador / Lorena nascimento - Integrante / Graziela Cristiane Telles da silva - Integrante.
Projetos de desenvolvimento
-
2022 - Atual
PROJETO GAROTAS 4.0: UM PROJETO DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E DIGITAL PARA MENINAS E MULHERES, Descrição: Este projeto foi pensado em uma abordagem atrativa, motivadora e interdisciplinar da temática, visa vincular o currículo escolar com interesse das alunas e suas realidades sociais, por meio de um processo que valoriza a participação das meninas na comunidade escolar e as famílias, visto que também é inegável a relação de interdependência.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ingrid Girard Sanches - Coordenador / Bruno Ricardo PInto - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2024 - 2024
programa de pós graduação em físicaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20
2024 - Atual
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação CientíficaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO, Carga horária: 20
2022 - 2024
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação CientíficaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: INICIAÇÃO A DOCENCIA, Carga horária: 4
2024 - Atual
SCITECHZONVínculo: participante, Enquadramento Funcional: iniciação cienntífica no grupo de pesquisa, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ingrid Girard Sanches e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?