Célia Peixoto Dantas de Lemos

Formada em técnica de patologia clínica pela Escola Estadual Técnica Juscelino Kubitschek (1988). Trabalhei no HEMORIO (1994-2013) como técnica de patologia clínica no setor de imunologia e microbiologia realizando as principais técnicas de diagnósticos para Doença de Chagas, HTLV, HIV, Citomegalovírus, Hepatites, Sífilis, Rubéola, Toxoplasmose, fatores reumatóides e FAN. Atualmente atuo com técnica de patologia clínica no Hospital Estadual Carlos Chagas realizando coleta de sangue em pacientes de CTI, trauma, emergência e enfermaria. E atuo como técnica de inovações operacionais farmacêuticas na Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ-RJ), na unidade de apoio ao diagnóstico - setor de Biologia Molecular realizando a recepção/triagem de amostras, pré-processamento, aliquotagem de amostras de doenças infecciosas como COVID-19, Influenza e Varíola (MPXV). Experiência com os equipamentos VIDAS Biomérieux e AXSYM ABBOTT e software laboratorial MATRIX.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Curso técnico/profissionalizante em Patologia Clínica

1985 - 1988

Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek

Formação complementar

2010 - 2010

HTLV I/II - TRIAGEM E DIAGNOSTICO SOROLOGICO. , TELELAB, TELELAB, Brasil.

1995 - 1995

SISTEMA DE GESTÃO PELA QUALIDADE (SGQ-IEHE). , Instituto Brasileiro da Qualidade Nuclear, IBQN, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica/Especialidade: Hematologia.

Participação em eventos

XXIX Congresso Brasileiro de Análises Clínicas. 2002. (Congresso).

XXX JORNADA DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA.Comparação entre as técnicas pesquisa de célula LE e Fator anti-nuclear para diagnóstico de Lupus Erimatoso. 2002. (Seminário).

XXIX Jornada de Hematologia e Hemoterapia. 1998. (Congresso).

XXVIII Jornada de Hematologia e Hemoterapia. 1997. (Congresso).

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - Atual

Fundação para o Desenvolvimento Científicio e Tecnológico em Saúde

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico Inov Op Farmacêuticas

Outras informações:
Atuo no setor de Biologia Molecular no Diagnostico de Covid 19 e outras doenças infecciosas. Realizo a recepçao, pré processamento e alíquotagem de amostras.

1994 - 2013

Instituto Estadual de Hematologia Arthur Siqueira Cavalcanti

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnica de patologia clínica, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuava na coleta ambulatorial, na coleta de pacientes pediátricos, no setor de microbiologia (semeadura, identificação de bactérias, TSA, preparação de meios de cultura).Trabalhei com os aparelhos Bact/ALERT e o Microscan Autoscan4.Na área de Imunologia realizava as técnicas de Elisa (chagas, HTLV, HIV), Hemaglutinação ( Chagas) , imunofluorescência para chagas, toxoplasmose, FTA-ABS e FAN, WESTERN BLOT para HIV, HTLV, HCV, Fator reumatóide.Trabalhei com o aparelho VIDAS Biomérieux para os exames de toxoplasmose, citomegalovírus, rubéola, HIV e HTLV e trabalhei com AXSYM Abbott para marcadores de hepatite A,B e C e HIV.

1992 - 1995

LABORATORIOS MED.DR. SERGIO FRANCO LTDA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnica de patologia clínica, Carga horária: 40

2013 - Atual

Hospital Estadual Carlos Chagas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnica de patologia clínica, Carga horária: 24