Rúbia Bachiega Baptistella
Bacharel em Comunicação Social pela UNIP de Ribeirão Preto (2003), Licenciatura em Artes Visuais pelo Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson (2013). Especialização em Gestão Escolar - Faculdades Dom Alberto (2020), realizou atualizações em cursos como Marketing e Comunicação - IFPB , Formação em Metodologias, Práticas Pedagógicas e Tecnologias Educacionais pela UFC, Tecnologias na Educação: ferramentas digitais para o ensino - IFFarroupilha , curso o qual leciona pela modalidade on line voluntariamente para 40 alunos do curso de extensão pelo IFSP- Campus Capivari.
Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Artística, 3 anos em Escolas de Tempo Integral e 4 anos como professora de Artes, ambos na rede municipal de Capivari-SP.
Readaptada desde 2018 em biblioteca escolar, passou a se dedicar aos estudos em tempo de pandemia e submeteu e apresentou seu primeiro resumo sobre Arte e Tecnologia , pelo seminário I Jornada das Licenciaturas da UAST - I JoLiUAST - De 11 a 18 de junho de 2021, em sequência, participou da TIC e Educação 2021 pelo IFSP campus Capivari , bem como teve seu trabalho apresentado no seminário e resumo publicado em anais da revista Ciência e Evidência v. 2 n. 1 (2021): Anais do I Seminário TIC e Educação com o tema: Gamificação e jogos digitais como potencializadores no ensino da arte: o resgate da memória artística de Tarsila do Amaral. No momento permanece se inscrevendo e concluindo cursos e eventos com intuito de se preparar para um possível estudo acadêmico em curso de mestrado,sempre trabalhando em prol da sociedade, além manter-se em constante aprendizado e edificando saberes.
No momento cursando a segunda Pós Graduação, desta vez Especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação pelo IFSP- Campus Capivari, e a terceira Pós Graduação pelo IFES- Cefor- Aperfeiçoamento em Formação Docente para Educação a Distância, preparando- se para pleitear , se assim sendo possível, ,o mestrado em Tecnologias na Educação;
Também estuda Idiomas como : Inglês Básico II pelo IFSUL, Espanhol Avançado I IFRO; Programa Teletadem ,Intercâmbio Cultural online
- Conversação Uiversidad Latia de la América; Elaboração de Projeto de Pesquisa- IFSP, Formação em Tecnologias Educacionais e Inovação Pedagógica, Curso em Formação em Aprendizagem Integral, Gestão Escolar e Avaliação Educacional, pela UFC- Universidade Federal do Ceará., por meio do Laboratório Digital Educacional de Sobral (cidade referência interacional em Educação) realizando estes entre outros cursos na área de Tecnologias na Educação .
Informações coletadas do Lattes em 18/06/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em andamento em Tecnologia da Informação e Comunicação na Educa
2022 - Atual
Especialização em Gestão Escolar
2018 - 2020
Faculdade Dom Alberto
Título: Planejamento educacional para aprendizagem significativa
Orientador: Ana Paula Rodrigues
Aperfeiçoamento em andamento em Aperfeiçoamento em Formação Docente para Educação a Distância
2023 - Atual
Graduação em Artes Visuais
2011 - 2013
Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson
Título: Simplesmente Tarsila
Orientador: Hosana Garcia
Graduação em Comunicação Social 77546
1997 - 2003
Universidade Paulista
Título: PREX- Cliente Choperia Pinguim - Ribeirão Preto
Orientador: Sheila Faria Alves Garcia
Formação complementar
2023 -
Extensão universitária em Espanhol Avançado I. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, IFRO, Brasil.
2023 -
Aprendizagem Integral, Gestão Escolar e Avaliação Educacional.. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2022 - 2023
Espanhol: Língua e Cultura. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, IFMS, Brasil.
2022 - 2022
Extensão universitária em Tecnologias Educacionais, Aprendizagem e Inovação Pedagógica. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2022 - 2022
Extensão universitária em Inglês Básico I. (Carga horária: 180h). , IFSUL - Novo Hamburgo, IFSUL, Brasil.
2022 - 2022
Extensão universitária em Espanhol Intermediário I. (Carga horária: 40h). , IFSP- Campus Capivari, IFSP, Brasil.
2022 - 2022
Metodologias, Inovações e Práticas para o Ensino e a Aprendizagem. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em ESPANHOL BÁSICO I. (Carga horária: 40h). , IFSP- Campus Capivari, IFSP, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em CURSO DE EXTENSÃO E INTRODUÇÃO À PESQUISA PREPARATÓRIO PARA SELEÇÃO DE MEST. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em Formação para Articuladores do Programa de Inovação Educação Conectada. (Carga horária: 180h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. (Carga horária: 60h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em Desenho Didático para o Ensino On-line. (Carga horária: 50h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em Tecnologias na Educação: ferramentas digitais para o ensino. (Carga horária: 20h). , IFFarroupilha, IFFAURROUPILHA, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em Espanhol Básico ll. (Carga horária: 40h). , IFSP- Campus Capivari, IFSP, Brasil.
2021 - 2021
PUBLICANDO EM EVENTOS ACADÊMICOS. (Carga horária: 2h). , FACULDADE DE ENSINO PORTAL, FEP, Brasil.
2021 - 2021
ARTE E TECNOLOGIA MÓDULO II. (Carga horária: 9h). , INSTITUTO LING, LING, Brasil.
2021 - 2021
Seminário Ludicidade, Arte, Música e Neurociência. (Carga horária: 10h). , Operé Educação e Artes, LIMBIOS, Brasil.
2021 - 2021
Carreta Literária CPFL. (Carga horária: 30h). , CPFL Energia, CPFL ENERGIA, Brasil.
2021 - 2021
Formação Inicial e Continuada em Delivery em Negócios Gastronômicos. (Carga horária: 160h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB, IFPB, Brasil.
2021 - 2021
Entendendo o TCC. (Carga horária: 2h). , FACULDADE DE ENSINO PORTAL, FEP, Brasil.
2021 - 2021
APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA. (Carga horária: 180h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2021 - 2021
V Curso sobre Cannabis Medicinal. (Carga horária: 50h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2021 - 2021
Pós-graduação: Um sonho possível.. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.
2021 - 2021
DISMISTIFICANDO O CURRICULO LATTES. (Carga horária: 2h). , FACULDADE DE ENSINO PORTAL, FEP, Brasil.
2021 - 2021
ARTE E TECNOLOGIA MÓDULO II. (Carga horária: 9h). , INSTITUTO LING, LING, Brasil.
2021 - 2021
USO DE RECURSOS DIGITAIS EDUCACIONAIS. (Carga horária: 60h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2021 - 2021
CONHECENDO AS NORMAS DA ABNT. (Carga horária: 2h). , FACULDADE DE ENSINO PORTAL, FEP, Brasil.
2021 - 2021
Curso de Formação em Metodologias, Práticas Pedagógicas e Tecnologias Educa. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2021 - 2021
FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA MARKETING II. (Carga horária: 160h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB, IFPB, Brasil.
2020 - 2021
ESPANHOL BÁSICO I. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
2016 - 2016
PEDAÇOS DE ARTE. (Carga horária: 30h). , Secretaria Municipal de Cultura/Museu Municipal, FUNDART, Brasil.
2014 - 2014
CURSO DE PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL E GESTÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA. (Carga horária: 30h). , Tribunal de Contas da União, TCU, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em MARKETING POLÍTICO: CONCEITOS E ESTRATÉGIAS PRÉ E PÓS ELEITORAIS. (Carga horária: 20h). , Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
2011 - 2011
EDUCAÇÃO MORAL E ÉTICA NOS CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM. (Carga horária: 45h). , SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAPIVARI -SP, SEAMEC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Social e Digital.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação e Tenologia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Visuais.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Espanhol.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Marketing Político e Eleitoral.
Participação em eventos
#4Talks ll Jornada de Marketing Digital. 2022. (Seminário).
"A problemática do subjuntivo: o que demonstram as diferenças entre o português brasileiro e o espanhol. 2021. (Encontro).
1 seminario TIC e Educação IFSP.Gamificação e jogos digitais como potencializadores no ensino da arte: o resgate da memória artística de Tarsila do Amaral. 2021. (Seminário).
2 Fórum de Marketing Digital do Brejo. 2021. (Outra).
Congresso Acadêmico Unifesp 2021 -Universidade em Defesa da Vida. 2021. (Congresso).
l Joliuast.GAMIFICAÇÃO A CAIPIRINHA VIDA E OBRA. 2021. (Seminário).
SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE COMUNICAÇÃO E MARKETING LEGISLATIVO. 2013. (Seminário).
WORKSHOP PREFEITURA RIO DAS PEDRAS. 2012. (Outra).
Produções bibliográficas
-
BAPTISTELLA, R. B. . Gamificação e jogos digitais como potencializadores no ensino da arte: o resgate da memória artística de Tarsila do Amaral. Ciência em Evidência, site, p. 19 - 19, 06 out. 2021.
-
BAPTISTELLA, R. B. . Gamificação e jogos digitais como potencializadores no ensino da arte: o resgate da memória artística de Tarsila do Amaral. In: 1 Seminário TIC e Educação 2021, 2021, Capivari. Gamificação e jogos digitais como potencializadores no ensino da arte: o resgate da memória artística de Tarsila do Amaral, 2021. v. 2. p. 19-19.
-
BAPTISTELLA, R. B. . l Seminário TIC e Educação IFSP. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BAPTISTELLA, R. B. . I Jornada das Licenciaturas da UAST - I JoLiUAST. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Outras produções
BAPTISTELLA, R. B. . Live : ' Vamos fazer tie dye?'. 2020; Tema: VAMOS FAZER TIE DYE?. (Rede social).
BAPTISTELLA, R. B. . Releitura de : O Sol Poente ' - Tarsila do Amaral. 2018. Pintura.
Histórico profissional
Experiência profissional
2010 - 2010
EMEIF Prof Dirceu Ortolani SteinVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Contrato via processo seletivo, Carga horária: 30
Outras informações:
Prof em Oficia de arte
2011 - 2011
EICAP José Anicchinno Fu PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Contrato via processo seletivo, Carga horária: 30
Outras informações:
Prof de Oficina de Arte
2012 - 2012
EICAP Lúcia Rosária StefaniniVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Contrato via processo seletivo, Carga horária: 30
Outras informações:
Prof em Oficna de Arte
2016 - 2018
EMEIF Prof Rosa Lembo DuarteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Regime Efetivo via concurso público, Carga horária: 30
Outras informações:
da sala de aula para a readaptação
2018 - 2018
Secretaria de Cultura CapivariVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Readaptada na função, Carga horária: 40
Outras informações:
Trabalho temporário final de ano para a Vila de Natal
2018 - Atual
EMEIF PROF JOSÉ BENEDITO PINTO ANTUNESVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Regime Efetivo via concurso público, Carga horária: 40
Outras informações:
Prof Readaptada
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rúbia Bachiega Baptistella e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?