Felipe Caetano da Cunha
Felipe Caetano da Cunha é Graduando em Direito pela Universidade Federal do Ceará. Consultor em participação cidadã de Crianças e Adolescentes pelo Instituto Bem Cuidar. Consultor em Políticas Públicas para Garantia dos Direitos Humanos e Sociais. Representante de Crianças e Adolescentes no Conselho Nacional dos Direitos das Crianças e Adolescentes (Conanda), de 2017 a 2019. Conselheiro jovem do Unicef Brasil. Cofundador dos Comitês de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil. Pesquisador em Direitos Humanos no Grupo de Estudos em Direitos e Assuntos Internacionais (GEDAI ? UFC) e do Núcleo de Estudos Aplicados Direitos, Infância em Justiça (NudiJus ? UFC). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Novas Formas de Trabalho, Velhas Práticas Escravistas (UFPA). Coordenador do Grupo de Estudos sobre Trabalho Infantil e Aprendizagem Profissional (UFC). Membro do Grupo de Estudos e Defesa do Direito do Trabalho e do Processo do Trabalho (GRUPE).
Informações coletadas do Lattes em 19/06/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Formação complementar
2020 - 2020
Curso de Direito da Criança e do Adolescente. (Carga horária: 20h). , Ministério Público do Trabalho, PRT7, MPT - CE, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado/Especialidade: Direito do Trabalho.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito da criança e do adolescente.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direitos humanos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Internacional.
Organização de eventos
CUNHA, Felipe Caetano da. . Seminário Avanços e Desafios do Combate ao Trabalho Infantil. 2021. (Outro).
CUNHA, Felipe Caetano da. ; FREITAS, Raquel Coelho de . Seminário Internacional 31 anos da Convenção sobre os Direitos das Crianças. 2020. (Congresso).
CUNHA, F. C. ; JUVINO, P. L. ; MOREIRA, E. . Encontro 20 anos de criação do Selo Unicef. 2019. (Outro).
PATROCINO, K. ; PEREIRA, P. ; SANTOS, L. ; CUNHA, F. C. . Seminário sobre os 30 anos da Child Rights Convention. 2019. (Outro).
Participação em eventos
Ato em defesa da Democracia e do Estado de Direito.Fala em nomes dos estudantes da Faculdade de Direito da UFC. 2023. (Encontro).
I WORKSHOP DE ASSESSORAMENTO LEGISLATIVO. 2023. (Outra).
REFORMA SINDICAL: Debatendo a proposta das Centrais. 2023. (Encontro).
12 de Junho, dia mundial contra o trabalho infantil.Proteção social e trabalho infantil - desafios e mobilizações. 2022. (Seminário).
Aspectos gerais da nova Lei de licitações. 2022. (Encontro).
Aula da pós-graduação em Direito do Trabalho e Direitos Humanos - UFPA.Direito do Trabalho e os Direitos Fundamentais da Criança, do Adolescente e do Jovem. 2022. (Encontro).
Congresso o parlamento e os direitos das crianças, adolescentes e jovens. Infâncias e juventudes com deficiência, rurais, periféricas, quilombolas e indígenas e a defesa de seus direitos humanos. 2022. (Congresso).
Semana Regional de Conscientização do Trabalho Infantil.O trabalho infantil no Brasil do transpandemia. 2022. (Seminário).
Seminário semana da aprendizagem CIEE."Trabalho infantil x Aprendizagem Profissional". 2022. (Seminário).
Seminário sobre trabalho escravo e conexões com trabalho infantil.O TRABALHO ESCRAVO NO DIREITO INTERNACIONAL. 2022. (Seminário).
XVI Semana do Direito da Universidade Federal do Ceará. 2022. (Congresso).
DIÁLOGOS DO ECA 30 anos. O direito fundamental à participação das crianças e dos adolescentes. 2021. (Congresso).
I Congresso Cearense de Direito Administrativo. 2021. (Congresso).
O enfrentamento ao trabalho infantil e a proteção dos direitos no mundo do trabalho.As consequências do trabalho infantil para a sociedade. 2021. (Encontro).
O impacto da pandemia no trabalho infantil: Desafios para o futuro.O impacto da pandemia no trabalho infantil: Desafios para o futuro. 2021. (Encontro).
Protagonismo e luta por direitos de crianças e adolescentes, ontem e hoje.O Direito à participação de crianças e adolescentes. 2021. (Seminário).
Webinário 32 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança.O princípio do melhor interesse da criança. 2021. (Seminário).
Webnar Vulnerabilidades do trabalho infantil na pandemia.A vulnerabilidade social da criança em situação do trabalho infantil. 2021. (Seminário).
Seminário Internacional 31 Anos da Convenção dos Direitos da Criança da ONU.O direito à saúde previsto na Convenção sobre os Direitos das Crianças em xeque durante a Pandemia de COVID-19. 2020. (Seminário).
Seminário Internacional 31 Anos da Convenção dos Direitos da Criança da ONU.A CRC e o Trabalho Infantil. 2020. (Seminário).
Webnário Trabalho Infantil em Pandemia.Efeitos sociais da pandemia no trabalho infantil. 2020. (Seminário).
II Marcha de Belém contra o trabalho infantil. 2019. (Outra).
Congresso Internacional de Saúde da Criança e do Adolescente. Os impactos do trabalho precoce na saúde da criança. 2017. (Congresso).
Simpósio Nacional do Sistema de Garantia de Direitos (Etapa Nordeste).O Trabalho Infantil no Brasil do Séc. XXI. 2017. (Simpósio).
Simpósio Nacional do Sistema de Garantia de Direitos.O Direito à participação da criança e do adolescente como exercício da Democracia. 2016. (Simpósio).
X Conferência Nacional dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes. 2016. (Outra).
Produções bibliográficas
-
JACOB, Valena ; SA, E. V. H. C. ; CUNHA, F. C. . GRUPO MÓVEL DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL: PARÂMETROS INDICADORES DA NECESSIDADE DE FUNCIONAMENTO CONSTANTE E ARTICULADO NA DEFESA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. REVISTA DE ESTUDOS EMPÍRICOS EM DIREITO , v. 9, p. 1, 2022.
-
CAETANO DA CUNHA, FELIPE ; SA, E. V. H. C. ; SANTOS, R. F. ; REAL, A. M. V. ; FERREIRA, E. F. . EXPECTATIVA E REALIDADE NA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL: ALTERAÇÕES NORMATIVAS E A BUSCA POR UM ESTATUTO QUE EFETIVE OS DIREITOS FUNDAMENTAIS AO NÃO TRABALHO E À PROFISSIONALIZAÇÃO DE ADOLESCENTES E JOVENS. Revista da Escola Nacional da Inspeção do Trabalho , v. 6, p. 262-300, 2022.
-
SÁ, E. V. H. C. ; SANTOS, R. F. ; REAL, A. M. V. ; FERREIRA, E. F. ; CUNHA, F. C. . Expectativa e realidade na aprendizagem profissional: alterações normativas e a busca por um estatuto que efetive os direitos fundamentais ao não trabalho e à profissionalização de adolescentes e jovens. Revista da Escola Nacional da Inspeção do Trabalho , v. 6, p. 262-300, 2022.
-
CAETANO DA CUNHA, FELIPE ; DE LIMA MARQUES SANTIAGO SOUZA, VANESSA ; MARTINS CAVALCANTI, CAMILLA . O caso da fábrica de fogos em Santo Antônio de Jesus como violador dos direitos e da convenção sobre os direitos das crianças. Laborare , v. 4, p. 194-225, 2021.
-
da Cunha, Felipe Caetano . A participação política e social de crianças e adolescentes no combate ao trabalho infantil. COORDINFÂNCIA: 20 ANOS DE LUTA PELA EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES. 01ed.: Procuradoria Geral do Trabalho, 2020, v. , p. 157-.
-
CUNHA, Felipe Caetano da. . Marco Trabalhista Infralegal e a competência da fiscalização do trabalho. Informativo GRUPE, Informativo do GRUPE, 22 dez. 2021.
-
CUNHA, Felipe Caetano da. . ECA, Adolescentes e Participação. Jornal O Povo, Internet, 18 jul. 2017.
Outras produções
CUNHA, F. C. . Revista eletrônica TRT 8 - episódio 4. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CUNHA, F. C. . Programa Parlatório - O combate ao trabalho infantil no Brasil. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CUNHA, F. C. . Juventude tá on. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CUNHA, Felipe Caetano da. . Juventude tá on. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2021 - Atual
Grupo de Pesquisa Novas Formas de Trabalho, Velhas Práticas Escravistas, Descrição: O grupo, vinculado a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Pará - UFPA, ao Programa de Pos-Graduacao em Direito UFPA e ao Centro Universitário do Pará - CESUPA, devidamente certificado na plataforma CNPQ (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5232633034974997), propõe-se a investigar assuntos relativos ao direito do trabalho e, sobretudo, os impactos das chamadas novas formas de trabalho no mundo laboral, ainda, ocupa-se em especial de temas como: neoliberalismo; as tensões entre capital e trabalho; desenvolvimento regional na Amazônia; escravidão contemporânea; liberdade e autonomia; capitalismo e democracia; trabalho, gênero e raça; dignidade humana. O grupo tem o objetivo de estabelecer o aprofundamento investigativo nas referidas temáticas, a partir de distintos marcos teóricos, promover eventos, produção acadêmica, apresentações de trabalhos em Congressos, com publicações em revistas qualificadas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (6) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Felipe Caetano da Cunha - Integrante / Valena Jacob Chaves Mesquita - Coordenador.
-
2021 - Atual
Grupo de Estudos em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho - GRUPE, Descrição: O GRUPE foi idealizado para estudar as demandas sociais efervescentes no mundo do trabalho. Nesse passo, objetiva aprimorar os estudos na área do Direito do Trabalho e do Processo do Trabalho, aproximando Teoria e Prática. Sua proposta, nesta perspectiva, rememora-se, é discutir questões trabalhistas de grande relevância no cenário nacional, sempre sob a ótica dos direitos dos trabalhadores, sujeitos hipossuficientes, nas relações de trabalho. Com esse enfoque, o projeto é desenvolvido na Faculdade de Direito do Ceará, de fato, desde 2006, sob a coordenação e orientação do Professor Doutor Gerson Marques, através da realização de atividades acadêmicas, com temáticas relacionadas ao Direito do Trabalho e ao Processo do Trabalho. Para planejar e organizar as ações do GRUPE, os grupeiros se reúnem, geralmente aos sábados, na FADIR, ocasião em que se discutem as ações, para posterior operacionalização, contando sempre com a participação de instituições públicas, privadas e voluntários. Nessa toada, o GRUPE já realizou quatro seminários, todos na FADIR. O primeiro em 2009 discutindo temática de relevância, a exemplo do funcionamento do comercio aos domingos; o segundo em 2010, em que foi abordado, dentre outras, o trabalhismo como ferramenta de justiça social; o outro em 2011, abordando o trabalho decente e, em 2012 a discussão foi sobre os conflitos coletivos do trabalho e o papel do Poder Judiciário. Em todos esses eventos houve a participação de acadêmicos de Direito das Instituições de Ensino Superior do Ceará, bem como de profissionais liberais, sindicalistas, Deputados, Representantes do Ministério Público do Trabalho, da Magistratura, entre outros. Ainda no campo de atuação do GRUPE, foi pioneiro na realização, em 2011, do curso de capacitação em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, com carga horária de 32 horas, também realizado na FADIR e por ela certificado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Felipe Caetano da Cunha - Integrante / Francisco Gérson Marques de Lima - Coordenador.
-
2021 - Atual
Núcleo de Estudos Aplicados Direitos, Infância e Justiça, Descrição: O Nudijus surgiu da inquietação de um grupo de estudantes e profissionais do Direito que, pretendendo dialogar com outras áreas do saber, pesquisam e realizam atividades de extensão nos temas que envolvem o Direito da Criança e do Adolescente. Dentre os objetivos gerais estão a capacitação dos alunos na área dos direitos infanto-juvenis e formalização do núcleo como espaço de pesquisa e atividades de extensão. Dentre os objetivos específicos formar trabalhos com instituições públicas e privadas que atuem na área dos direitos das crianças e dos adolescentes em Fortaleza; organização do conhecimento para subsidiar as ações de pesquisa e extensão do grupo; publicação de artigos científicos e de manuais práticos para o grupo, para a comunidade acadêmica e para a sociedade civil... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Felipe Caetano da Cunha - Integrante / Raquel Coelho de Freitas - Coordenador.
Prêmios
2022
Cavaleiro da ordem do mérito judiciário, Tribunal Regional do Trabalho da 8a Região.
2022
Aprovação em 1 Lugar na Seleção para a Monitoria de Direito Civil II - Direito das Obrigações, Universidade Federal do Ceará.
2022
Aprovação em 1 Lugar na Seleção Pública para Estagiários em Direito, Procuradoria Regional do Trabalho da 7a Região - Ministério Público do Trabalho.
2022
Aprovação na Seleção Pública de Estagiários em Direito, Tribunal de Justiça do Estado do Ceará - TJCE.
2022
Homenageado pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.
2021
Prêmio inspiração 2021, Rede Globo de televisão.
2021
Personalidade Homenageada nos 75 anos do UNICEF, UNICEF.
2021
Aprovação em 1 Lugar na Seleção para a Monitoria de Direito da Criança e do Adolescente, Universidade Federal do Ceará.
Histórico profissional
Experiência profissional
2021 - Atual
Núcleo de Estudos Aplicados Direitos, Infância e JustiçaVínculo: , Enquadramento Funcional:
2022 - Atual
Universidade Federal do CearáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Direito Civil II (Obrigações), Carga horária: 12
2021 - Atual
Universidade Federal do CearáVínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 20
2021 - 2021
Universidade Federal do CearáVínculo: volutário, Enquadramento Funcional: Monitor da Disciplina de Direito da Criança, Carga horária: 12
2019 - Atual
Fundo das Nações Unidas para a InfânciaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Conselheiro, Carga horária: 10
2017 - 2019
Conselho Nacional dos Direitos das Crianças e dos AdolescentesVínculo: volutário, Enquadramento Funcional: Representante de adolescentes
2017 - Atual
Comitê Nacional de Adolescentes e Jovens pela Prevenção e Erradicação do TIVínculo: Representante, Enquadramento Funcional: Representante do Ceará
2019 - 2019
United Nations OrganizationVínculo: Representante, Enquadramento Funcional: Representante das crianças e dos adolescentes
2020 - Atual
Iniciativa 1 Milhão de OportunidadesVínculo: volutário, Enquadramento Funcional: Representante
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Felipe Caetano da Cunha e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?