FRANCISCO ALMEIDA COSTA

Mestrando em Administração pela MUST University, Universidade da Flórida nos Estados Unidos da América - EUA; MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); Graduação em Administração pela Universidade Federal do Tocantins (UFT); Habilitado como Perito Judicial em Administração; Atua como: Superintendente de Desenvolvimento Humano na Prefeitura Municipal de Palmas - TO; Conselheiro Federal no Conselho Federal de Administração (CFA); e Conselheiro Fiscal na Agência de Fomento do Tocantins (FOMENTO-TO); Atuou como: Presidente do Conselho Regional de Administração do Tocantins (CRA-TO); Presidente do Conselho de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Palmas (CIDEP); Presidente do CRA Júnior; Avaliador Sênior da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e SEBRAE no Prêmio de Competitividade para MPE?s (nacional e regional) em 7 edições/ciclos; Diretor de Desenvolvimento Institucional e Profissional do CRA-TO; Presidente do Escritório Modelo de Administração da UFT (EMA); Adviser (professor-coordenador) pela Associação Júnior Achievement e IEL; Coordenador Financeiro e Sócio Cultural da República dos Estudantes Universitários de Pequizeiro (REUP), em Palmas-TO. Profissional com perfil de liderança e visão futurista, expertise em gestão pública e privada, com trajetória de mais de 20 anos na iniciativa privada ocupando cargos de: diretor, administrador e gerente em empresas de pequeno, médio e grande porte, e mais de 6 anos no serviço público federal (MDA, Casa Civil da Presidência da República e MAPA), com experiência ainda em consultoria empresarial, palestras, coach e em desenvolvimento humano.

Informações coletadas do Lattes em 20/06/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Mestrato Internacional em Administração

2021 - Atual

MUST UNIVERSITY
Orientador:;

Especialização em MBA em Gestão Empresarial

2010 - 2012

Fundação Getúlio Vargas.
Título: JOGOS DE NEGÓCIOS: UPGRADE NA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL.
Orientador: Márcia Orlandin

Graduação em Administração

2005 - 2009

Universidade Federal do Tocantins
Título: LÍDER COACH: O REFLEXO NA PERFORMANCE DO QUADRO FUNCIONAL DO SEBRAE-TO.
Orientador: PhD. Sandra Alberta Ferreira

Formação complementar

2021 - 2021

Evento Internacional: Business Week. (Carga horária: 2h). , MUST University, MUST, Estados Unidos.

2021 - 2021

Congresso Internacional. (Carga horária: 6h). , MUST University, MUST, Estados Unidos.

2021 - 2021

VI Seminário Internacional: Palestrante. (Carga horária: 1h). , MUST University, MUST, Estados Unidos.

2021 - 2021

VI Seminário Internacional: participante. (Carga horária: 20h). , MUST University, MUST, Estados Unidos.

2020 - 2020

Perícia Judicial em Administração. (Carga horária: 24h). , EBJ Consultoria, Cursos e Perícias., EBJ, Brasil.

2020 - 2020

Fiscalização no Sistema CFA/CRAs.. (Carga horária: 16h). , Conselho Federal de Administração (CFA), CFA, Brasil.

2019 - 2019

Workshop de Gestão Pública. (Carga horária: 4h). , Conselho Regional de Administração de Santa Catarina, CRA-SC, Brasil.

2018 - 2018

Gestão e Fiscalização de contratos Administrativos. (Carga horária: 40h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2018 - 2018

Seminário de Reflexões Estratégicas. (Carga horária: 16h). , Conselho Federal de Administração (CFA), CFA, Brasil.

2016 - 2016

Responsabilidade Técnica em Administração (ART). (Carga horária: 8h). , Conselho Regional de Administração do Tocantins, CRA-TO, Brasil.

2016 - 2016

Sistema Eletrônico de Informações - SEI! USAR. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2014 - 2014

Certificação Profissional em Recursos Humanos. , Conselho Federal de Administração (CFA), CFA, Brasil.

2014 - 2014

Gestão de Projetos. (Carga horária: 24h). , Conselho Federal de Administração (CFA), CFA, Brasil.

2013 - 2013

Capacitação de Avaliadores Sênior FNQ. (Carga horária: 16h). , Fundação Nacional da Qualidade, FNQ, Brasil.

2013 - 2013

Preparação para Banca Examinadora do PNQ. (Carga horária: 8h). , Fundação Nacional da Qualidade, FNQ, Brasil.

2012 - 2012

Preparação para Banca Examinadora do PNQ. (Carga horária: 8h). , Fundação Nacional da Qualidade, FNQ, Brasil.

2011 - 2011

MEG - Modelo de Excelência da Gestão. (Carga horária: 10h). , Fundação Nacional da Qualidade, FNQ, Brasil.

2011 - 2011

Preparação para Banca Examinadora do PNQ. (Carga horária: 8h). , Fundação Nacional da Qualidade, FNQ, Brasil.

2011 - 2011

Gestão da Qualidade em Serviços. (Carga horária: 15h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2011 - 2011

Gerenciamento do Escopo de Projetos. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2011 - 2011

Sensibilização ao Modelo de Excelência da Gestão. (Carga horária: 10h). , Fundação Nacional da Qualidade, FNQ, Brasil.

2011 - 2011

Primeiros passos para a Excelência. (Carga horária: 8h). , Fundação Nacional da Qualidade, FNQ, Brasil.

2011 - 2011

Administração Estratégica. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2011 - 2011

Recursos Humanos. (Carga horária: 15h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2010 - 2010

MEG - Modelo de Excelência da Gestão. (Carga horária: 10h). , Fundação Nacional da Qualidade, FNQ, Brasil.

2010 - 2010

Certificação Profissional - Rotinas Administrativas. (Carga horária: 16h). , Microlins Profissionalizando o País, MICROLINS, Brasil.

2010 - 2010

Preparação para Banca Examinadora do PNQ. (Carga horária: 8h). , Fundação Nacional da Qualidade, FNQ, Brasil.

2009 - 2009

Preparação para Banca Examinadora do PNQ. (Carga horária: 10h). , Fundação Nacional da Qualidade, FNQ, Brasil.

2009 - 2009

Sensibilização para a Excelência em Gestão. (Carga horária: 6h). , Fundação Nacional da Qualidade, FNQ, Brasil.

2009 - 2009

MEG - Modelo de Excelência da Gestão. (Carga horária: 10h). , Fundação Nacional da Qualidade, FNQ, Brasil.

2009 - 2009

Reciclagem para Avaliadores do MPE. (Carga horária: 8h). , Fundação Nacional da Qualidade, FNQ, Brasil.

2008 - 2008

EMPRETEC. (Carga horária: 80h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Tocantins, SEBRAE/TO, Brasil.

2008 - 2008

De Chefe a Líder-Coach. (Carga horária: 8h). , Rebouças Consultoria Empresarial, REBOUÇAS, Brasil.

2007 - 2007

MEG - Modelo de Excelência da Gestão. (Carga horária: 20h). , Fundação Nacional da Qualidade, FNQ, Brasil.

2007 - 2007

Preparação para Banca Examinadora do PNQ. (Carga horária: 18h). , Fundação Nacional da Qualidade, FNQ, Brasil.

2007 - 2007

Contabilidade Na Prática. (Carga horária: 15h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Tocantins, SEBRAE/TO, Brasil.

2007 - 2007

Juntos Somos Fortes. (Carga horária: 12h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Tocantins, SEBRAE/TO, Brasil.

2007 - 2007

Elaboração de Projeto para Captação de Recursos. (Carga horária: 24h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Tocantins, SEBRAE/TO, Brasil.

2007 - 2007

Secretariando com Sucesso. (Carga horária: 15h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Tocantins, SEBRAE/TO, Brasil.

2007 - 2007

Modelo de Excelência da Gestão Aplicado as MPE´s. (Carga horária: 50h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Tocantins, SEBRAE/TO, Brasil.

2006 - 2006

Aprender a Empreender on-line. (Carga horária: 16h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Negócios Internacionais.

Organização de eventos

COSTA, F. A. ; SILVA, U. O. ; KREUS, M. . Fórum Internacional de Administração (FIA). 2019. (Congresso).

COSTA, F. A. . Noite Empresarial:Aplicação da Teoria à Prática.. 2007. (Outro).

Participação em eventos

Congresso Internacional realizado pela MUST University. 2021. (Congresso).

VI Seminário Internacional. 2021. (Seminário).

VI Seminário Internacional.A NECESSIDADE DE DESENVOLVIMENTO DE UM MINDISET DE CRESCIMENTO PARA UMA ATUAÇÃO FELIZ E EFICAZ. 2021. (Seminário).

Prêmios

2021

STUDENT OF THE YEAR (ESTUDANTE DO ANO), MUST University ? Universidade Internacional da Flórida / Estados Unidos-EUA..

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - Atual

Prefeitura Municipal de Palmas - TO

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Superintendente de Desenvolvimento Humano, Carga horária: 40

2019 - 2020

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista Administrativo, Carga horária: 40

2017 - 2019

Casa Civil da Presidência Da República pela SEAD

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista Administrativo, Carga horária: 40

2014 - 2016

Ministério do Desenvolvimento Agrário

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista Administrativo, Carga horária: 40

2011 - 2014

Minascom Comercial Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Recursos Humanos e Marketing, Carga horária: 40

2010 - 2011

PROTECAO COMERCIO DE EQUIPAMENTOS DE SEGURANCA ELETRONICA LTDA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor Administrativo e Financeiro, Carga horária: 40

2009 - 2010

Olhar Digital Produtora de Vídeo Ltda.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor Administrativo e Financeiro, Carga horária: 40

2007 - 2009

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (TO)

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40

2003 - 2005

Consullado Pizzaria e Restaurante

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente, Carga horária: 40

2021 - Atual

Conselho Federal de Administração (CFA)

Vínculo: Represente classe profissional, Enquadramento Funcional: Conselheiro Federal

2019 - Atual

Agência de Fomento do Estado do Tocantins S/A.

Vínculo: Membro do Conselho Fiscal, Enquadramento Funcional: Conselheiro Fiscal

2019 - 2020

Conselho Regional de Administração do Tocantins

Vínculo: Representante Classe ADM, Enquadramento Funcional: Presidente

2013 - 2020

Conselho Regional de Administração do Tocantins

Vínculo: Represente classe profissional, Enquadramento Funcional: Conselheiro Regional

2017 - 2018

Conselho Regional de Administração do Tocantins

Vínculo: Represente classe profissional, Enquadramento Funcional: Diretor de Desenvolvimento Institucional

2012 - 2016

Conselho Regional de Administração do Tocantins

Vínculo: Represente classe profissional, Enquadramento Funcional: Presidente do CRA Júnior

2020 - 2021

Presidente do Conselho de Inovação e Desenvolvimento de Palmas

Vínculo: Representante empresarial, Enquadramento Funcional: Presidente