Rejane Gomes Ferreira

Possui graduação em Engenharia Florestal pelo Instituto de Tecnologia da Amazônia (1991), graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Nilton Lins (2008), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa (1999) e especialização em Psicologia Clínica (2009) pelo Centro Universitário Luterano de Manaus. Atualmente é Profa. mestre da Universidade do Estado do Amazonas, na Escola Superior de Tecnologia e atua no curso de Engenharia de Produção.

Informações coletadas do Lattes em 17/05/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas)

1995 - 1999

Universidade Federal de Viçosa
Título: Micorrização e fertilização fosfatada de mudas de sumaúma (Ceiba pentandra (L.) Gaertn.) em um Latossolo da Amazônia,Ano de Obtenção: 2000
Orientador: Emílio Gomide Loures
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Sumaúma-Micorriza-Inoculação; Sumaúma-Adubação fosfatada.Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.

Especialização em Psicologia Clínica

2008 - 2009

Centro Universitário Luterano de Manaus
Título: AUTISMO E VINCULOS FAMILIARES
Orientador: ALDA LUIZA GALVAN

Graduação em Psicologia

2003 - 2008

Centro Universitario Nilton Lins
Título: ESTUDO DAS INTER-RELAÇÕES HUMANAS E SEUS EFEITOS, EM UMA COMUNIDADE NO MUNICÍPIO DE ITACOATIARA (AM).
Orientador: MARIA VILLANE MAIA SEQUEIRA

Graduação em Engenharia Florestal

1986 - 1991

Instituto de Tecnologia da Amazônia
Título: Ocorrência de podridão por Pycnoporus sanguineus em madeiras amazônicas
Orientador: Ademir Castro e Silva Marcia Bananeira Castro e Silva

Formação complementar

2020 - 2020

CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA AVAUEA. (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.

2020 - 2020

COMO PRODUZIR VIDEO AULAS. (Carga horária: 10h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2020 - 2020

CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO PSICOSSOCIAL NA COVID-19. (Carga horária: 40h). , FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, FIOCRUZ, Brasil.

2019 - 2019

OFICINA - TRELLO: FUNDAMENTOS E APLICAÇÕES. (Carga horária: 3h). , Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.

2019 - 2019

CURSO DE BRIGADA DE INCÊNDIO. (Carga horária: 20h). , CORPO DE BOMBEIROS MILITAR, CBMAM, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Conservação da Natureza/Especialidade: Recuperação de Areas Degradadas.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Extensão Rural.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Conservação da Natureza.

Organização de eventos

FERREIRA, R. G. ; CABETE, N. P. F. . MOSTRA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. 2020. (Outro).

FERREIRA, R. G. ; SANTANA, P. S. . IV Semana de Engenharia de Produção. 2019. (Outro).

CABETE, N. P. F. ; FERREIRA, R. G. . II Semana de Engenharia de Produção,. 2017. (Outro).

FERREIRA, R. G. . AÇÃO EM EXTENSÃO: AÇÃO EM SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA. 2017. (Outro).

FERREIRA, R. G. . I Semana de Agroecologia e IV Semana de Engenharia Florestal. 2012. (Outro).

FERREIRA, R. G. ; BASSINI, F. ; PINTO, F. R. ; SANTOS, G. R. V. ; FERNANDEZ, M. C. . IV SEMANA DE ENGENHARIA FLORESTAL E I SEMANA DE AGROECOLOGIA - SNCT. 2012. (Outro).

FERREIRA, D. L. R. ; FERREIRA, R. G. . III Seminário de Pós-Graduação em Gestão Ambiental e III Semana e Engenharia Florestal, Itacoatiara ? AM.. 2011. (Outro).

BASSINI, F. ; FERREIRA, R. G. . I Semana de Meio Ambiente. 2011. (Outro).

FERREIRA, D. L. R. ; FERREIRA, R. G. . II Seminário de Pós-Graduação em Gestão Ambiental e II Semana e Engenharia Florestal, Itacoatiara ? AM.. 2010. (Outro).

FERREIRA, D. L. R. ; FERREIRA, R. G. . I SEMINÁRIO DE GESTÃO AMBIENTAL E I SEMANA DE ENGENHARIA FLORESTAL. 2009. (Outro).

FERREIRA, R. G. ; BASSINI, F. ; PINTO, F. R. ; SANTOS, G. R. V. ; FERNANDEZ, M. C. . IV SEMANA DE ENGENHARIA FLORESTAL E I SEMANA DE AGROECOLOGIA - SNCT. 2012. (Outro).

CABETE, N. P. F. ; FERREIRA, R. G. . II Semana de Engenharia de Produção,. 2017. (Outro).

FERREIRA, R. G. . AÇÃO EM EXTENSÃO: AÇÃO EM SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA. 2017. (Outro).

FERREIRA, R. G. ; CABETE, N. P. F. . MOSTRA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. 2020. (Outro).

Participação em eventos

Webnário - Educação 4.0 - I Encontro de Formação Continuada de Docente da Universidade do Estado do Amazonas e XIV Seminário Docente da Escola de Saúde (ESA/UEA). 2020. (Encontro).

Webnário - Saúde Mental - I Encontro de Formação Continuada de Docente da Universidade do Estado do Amazonas e XIV Seminário Docente da Escola de Saúde (ESA/UEA). 2020. (Encontro).

Webnário - Uma conversa sobre metodologias ativas e possiblidades didáticas - I Encontro de Formação Continuada de Docente da Universidade do Estado do Amazonas e XIV Seminário Docente da Escola de Saúde (ESA/UEA). 2020. (Encontro).

II Encontro Padagógico de Coordenadores de Curso de Graduação da Universidade do Estado do Amazonas. 2019. (Encontro).

II ENCONTRO PEDAGÓGICO DE COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO DA UEAUA. 2019. (Encontro).

III FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DO NORTE. 2019. (Outra).

II WOKSHOP CUNHANTÃ DIGITAL. 2019. (Outra).

I Seminário Institucional de Inclusão de Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais da UEA,. 2019. (Seminário).

SAÚDE MENTAL NA UNIVERSIDADE. 2019. (Seminário).

SEMINÁRIO: EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA PARA O FUTUTO. 2019. (Seminário).

VISITA TÉCNICA À COMUNIDADE INDÍGENA SAHU APÉ.CONSTRUÇÃO DE SABERES PARA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO EM RITUAL INDÍGENA. 2019. (Outra).

Simpósio da Rede Nacional de Educação e Ciência.Qalidade de ambientes aquáticos em Parintins, Itacoatiara e Manacapuru - AM. 2012. (Simpósio).

III CONGRESSO BRASILEIRO PSICOLOGIA: CIÊNCIA & PROFISSÃO. VÍNCULOS FAMILIARES E AUTISMO. 2010. (Congresso).

III ENCONTRO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA DA REGIÃO NORTE E II SEMINÁRIO DE CIÊNCIAS DO AMBIENTE NA AMAZÔNIA.ESTUDO DAS INTER-RELAÇÕES PESSOA-AMBIENTE EM UMA COMUNIDADE NO MUNICÍPIO DE TIACOATIARA (AM). 2008. (Seminário).

III ENCONTRO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA DA REGIÃO NORTE E II SMINÁRIO DE CIÊNCIAS DO AMBIENTE NA AMAZÔNIA.ETNOCONHECIMENTO E DIVERSIDADE FLORÍSTICA DOS RIBEIRINHOS NA REGIÃO DOS LAGOS DO PARU E CALADO, NO MUNICÍPIO DE MANACAPURU, AM. 2008. (Seminário).

A CLÍNICA PSICANALÍTICA COM CRIANÇAS. 2007. (Seminário).

III JORNADA CIENTÍFICA DO HOSPITAL E PRONTO SOCORRO 28 DE AGOSTO. 2007. (Seminário).

DIA V PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE. 2005. (Outra).

CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM PESQUISA PARTICIPANTE E PESQUISA-AÇÃO COM POPULAÇÕES AMAZÔNICAS. 2004. (Outra).

CURSO EQUOTERAPIA. 2004. (Outra).

EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA. 2004. (Oficina).

II SEMINÁRIO JOVEM CIENTISTA AMAZÔNIDA.ECOVIDA: JOVENS CIENTISTAS VALORIZANDO E POTENCIALIZANDO O CONHECIMENTO TRADICIONAL. 2004. (Encontro).

I SEMINÁRIO DE IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA JOVEM CIENTISTA AMAZÔNIDA.ECOVIDA: JOVENS CIENTISTAS AMAZONIDAS VALORIZANDO E POTENCIALIZANDO O CONHECIMENTO TRADICIONAL. 2004. (Seminário).

I WOKSHOP TÉCNICO CIENTÍFICO DA REDE CTPETRO AMAZÔNIA. 2004. (Outra).

V CONGRESSO DE PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO. 2003. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Naelton Lages dos Santos

CABETE, N. P. F.;FERREIRA, R. G.; ONETY. R. E.. ANÁLISE DE ADERÊNCIA DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS EXIGIDAS PELA INDÚSTRIA 4.0 NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS DE PRODUÇÃO NO ESTADO DO AMAZONAS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Nicole Costa dos Anjos

HARB, A. G.; CABETE, N. P. F.;FERREIRA, R. G.. QUALIDADE DE SERVIÇO LOGÍSTICO: uma análise das percepções de clientes de uma empresa no ramo de lentes oftálmicas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Giovanna Bezerra

CABETE, N. P. F.;FERREIRA, R. G.; TRINDADE, C. P.. BENEFÍCIOS DA UTILIZAÇÃO DO OBJECTIVES AND KEY RESULTS (OKR) EM DIFERENTES ÁREAS DE APLICAÇÃO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Lucas Valcacer de Lima

CABETE, N. P. F.;FERREIRA, R. G.; TRINDADE, C. P.. PROPOSTA PARA PADRONIZAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE MELHORIAS NO PROCESSO DE CONTROLE DE QUALIDADE DE RECEBIMENTO EM UMA FÁBRICA LOCALIZADA NO POLO INDUSTRIAL DE MANAUS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Caio Rafael de Oliveira Siqueira

CABETE, N. P. F.;FERREIRA, R. G.; ONETY. R. E.. Análise ergonômica do trabalho em uma indústria de montagem: um estudo de caso. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Gabriella Mata de Souza Duarte

MARQUES, S.R.A; PAIVA, F. C.;FERREIRA, R. G.. PROPOSTA DE MELHORIA NO LAYOUT DO SETOR DE PRODUÇÃO DE UMA EMPRESA NO SEGMENTO DE EMBALAGENS: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO POLO INDUSTRIAL DE MANAUS - AM. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: David Augusto da Silva Gean

MARQUES, S.R.A; OLIVEIRA, F. A. B.;FERREIRA, R. G.. APLICAÇÕES DOS CONCEITOS DA INDÚSTRIA 4.0 NO SETOR DE MANUFATURA DAS EMPRESAS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Patricia Santos Alencar

FERREIRA, R. G.; TRINDADE, C. P.; CABETE, N. P. F.. QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DE SERVIDORES PÚBLICOS EM PRÉ- APOSENTADORIA: um estudo de caso em uma fundação hospitalar na cidade de Manaus-AM. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Nicholas Matheus Guimarães Azevedo

CABETE, N. P. F.; ALBUQUERQUE, C. C.;FERREIRA, R. G.. Diagnóstico situacional da gestão dos recursos hídricos do estado do Amazonas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: ANNE HELLEM TABOSA MONTEFUSCO E BRUNO PORTELA ALVES

Xisto, Glauber Jacaúna;FERREIRA, R. G.; MONTEIRO, G. F.. PRODUÇÃO DE COMPOTA DE MAMÃO COMO TECNOLOGIA PARA APROVEITAMENTO E AGREGAÇÃO DE VALOR AO FRUTO EM EIRUNEPÉ-AM. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: ANTONIA NILZIMAR MARTINS DE LIMA E FABIONEY MONTEIRO DA SILV

Canalez, Geise de Goes;FERREIRA, R. G.; MONTEIRO, G. F.. DIVERSIDADE DE ESPÉCIES FRUTÍFERAS EM TRÊS SISTEMAS AGROFLORESTAIS NO MUNICÍPIO DE EIRUNEPÉ, AM. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: ALISON KAYPE CAVALCANTE FERREIRA E ELTON JHON DOURADO DA SIL

Canalez, Geise de Goes;FERREIRA, R. G.; Mentes, P. A. C.. IMPORTÂNCIA DA AGRICULTURA FAMILIAR NA ECONOMIA DO MUNICÍPIO DE EIRUNEPÉ/AM: UM ESTUDO DE CASO COM PRODUTORES RURAIS NA COMUNIDADE PARIS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: MARIA COSMA DE SOUZA CAVALCANTE E RAYLANE HONÓRIO DE FREITAS

Canalez, Geise de Goes;FERREIRA, R. G.; SILVA, A. R. E.. QUINTAIS AGROFLORESTAIS: BIODIVERSIDADE DE ESPÉCIES EM UM QUINTAL URBANO NO MUNICÍPIO DE EIRUNEPÉ-AM. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: UBALDO TONAR CASTRO RABÊLO JUNIOR

BASSINI, F.;FERREIRA, R. G.; DUNNEMANN, L. C.. ANALISE DE DIFERENTES PROCESSOS DE BENEFICIAMENTO PARA EXTRAÇÃO DE SEMENTES DE GOIABA-DE-ANTA (Bellucia grossularioides (L.) TRIANA.).. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Anna Paula Rodrigues Serafim

BASSINI, F.;FERREIRA, R. G.; DUNNEMANN, L. C.. INFLUÊNCIA DO TEGUMENTO NA GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE Guarea guidonia (L.) Sleumer, SOB DIFERENTES CONDIÇÕES DE SOMBREAMENTO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Ester Oliveira de Freitas

FERREIRA, R. G.; BASSINI, F.; CAMPO, D. F.. ANÁLISE FITOSSOCIOLÓGICA DA COMUNIDADE ARBUSTIVA E ARBÓREA EM UM TRECHO DE FLORESTA DE IGAPÓ NA MARGEN DIREITA DO LAGO TEFÉ, MUNICÍPIO DE TEFÉ, AMAZONAS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: GELSON MENDES DA COSTA

FERREIRA, R. G.; BASSINI, F.; DUNNEMANN, L. C.. AVALIAÇÃO DA GERMINAÇÃO DAS SEMENTES DE ABRICÓ DE MACACO (Couroupita guianensis AUBL.) COM DIFERENTES SUBSTRATOS, EM CONDIÇÃO DE VIVEIRO.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Flavia Carla Barauna Pereira

FERREIRA, R. G.; BASSINI, F.; FERNANDEZ, M. C.. Estudo da vegetação ciliar em três regiões: Itacoatiara, Parintins e Manacapuru - Amazonas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: RENATA REIS DE CARVALHO

BASSINI, F.;FERREIRA, R. G.; BEZERRA, R. M.. DESENVOLVIMENTO INICIAL EM VIVEIRO DE Cassia leiandra Benth. SOB CONDIÇÕES DE SOLOS DEGRADADOS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA FLORESTAL) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Dulcilene Oliveira da Silva

MENDES, A. M. S.;FERREIRA, R. G.; FERREIRA, D. L. R.. Desenvolvimeno inicial de Dipterix odorata (Aubl.) Willd. (Cumaru) submetida a diferentes substratos e tamanhos de embalagem em condições de viveiro.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA FLORESTAL) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: José Roberto de Souza Santeiro

FERREIRA, R. G.; FAJARDO, Juan Villacis; CRUZ, Ananias Alves. Avaliação de micronutrientes (Cu, Fe, Mn e Zn) em três sistemas de uso do solo, no município de Itacoatiara - AM. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA FLORESTAL) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Israel Félix da Silva

FERREIRA, R. G.; FERREIRA, D. L. R.; BANANEIRA, M. M.. Perfil da educação ambiental em escolas públicas e particulares na sede de Itacoatiara (AM). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA FLORESTAL) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Marxer Antônio Colares Batista

FERREIRA, R. G.; CRUZ, Ananias Alves; FAJARDO, Juan Villacis. Avaliação da sobrevivência e crescimento inicial de duas espécies florestais em diferentes faixas de abertura de clareira em área de capoeira no município de Itacoatiara - AM. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA FLORESTAL) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Alex Bruno dos Santos Maciel

FERREIRA, R. G.. Micropropagação vegetativa do jatobá (Hymenaeae courbaril L. CAESALPINACEAE) a partir de segmentos nodais.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Instituto de Tecnologia da Amazônia.

Aluno: Lucinéia Sousa

FERREIRA, R. G.. Relação entre a espécie da liteira e a biomassa microbiana do solo.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Instituto de Tecnologia da Amazônia.

Aluno: Amanda Barbosa Lima

FERREIRA, R. G.. Estratégias de desenvolvimento para o Município de Ipixuna. 2002 - Instituto de Tecnologia da Amazônia.

Aluno: Maslova Carmo de Oliveira

FERREIRA, R. G.. Análise do diagnóstico sócio-econômico e ambiental das comunidades dos Lagos Paru e Calado, Manacapuru-Am. 2002 - Instituto de Tecnologia da Amazônia.

FERREIRA, R. G.. Mostra pública do Programa Ciência na Escola - PCE. 2010. Fundação de Amaro a Pesquisa do Estado do Amazonas.

Orientou

VANESSA DO NASCIMENTO DAMASCENO

OS DESAFIOS LOGÍSTICOS DA SAÚDE INDÍGENA: UM ESTUDO DE CASO NA ALDEIA I?NHÃA-BÉ-MANAUS-AM; Início: 2020; Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amaro a Pesquisa do Estado do Amazonas; (Orientador);

Ester Oliveira de Freitas

ANÁLISE FITOSSOCIOLÓGICA DA COMUNIDADE ARBUSTIVA E ARBÓREA EM UM TRECHO DE FLORESTA DE IGAPÓ NA MARGEN DIREITA DO LAGO TEFÉ, MUNICÍPIO DE TEFÉ, AMAZONAS; ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ENGENHARIA FLORESTAL) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Rejane Gomes Ferreira;

GELSON MENDES DA COSTA

AVALIAÇÃO DA GERMINAÇÃO DAS SEMENTES DE ABRICÓ DE MACACO (Couroupita guianensis AUBL; ) COM DIFERENTES SUBSTRATOS, EM CONDIÇÃO DE VIVEIRO; ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ENGENHARIA FLORESTAL) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Rejane Gomes Ferreira;

Marxer Antônio Colares Batista

Avaliação da sobrevivência e crescimento inicial de duas espécies florestais em diferentes faixas de abertura de clareira em área de capoeira no município de Itacoatiara - AM; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ENGENHARIA FLORESTAL) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Rejane Gomes Ferreira;

Patricia Santos Alencar

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOS SERVIDORES PÚBLICOS EM PRÉ-APOSENTADORIA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA FUNDAÇÃO HOSPITALAR NA CIDADE DE MANAUS-AM; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Rejane Gomes Ferreira;

Andrerley Henrique da Silveira e Socorro Coelho da Silva

POTENCIAL DE USO DO CAROÇO DE AÇAÍ COMO MATÉRIA-PRIMA PARA A PRODUÇÃO DE ADUBO ORGÂNICO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agroecologia) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Rejane Gomes Ferreira;

Maiza Dantas da Costa e Maria Moura Farias

CARACTERIZAÇÃO DA PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA DE HORTALIÇAS (CEBOLINHA, COENTRO, CHICÓRIA) EM UMA UNIDADE FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE EIRUNEPÉ-AM; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agroecologia) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Rejane Gomes Ferreira;

Ingra do Socorro Araújo Coelho e Rita de Cassia Pereira da S

LEVANTAMENTO DE PLANTAS MEDICINAIS EM UM QUINTAL AGROECOLÓGICO EM EIRUNEPÉ-AM; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agroecologia) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Rejane Gomes Ferreira;

Antônio Roberto Alves Arruda e Júnior Pedrosa Menezes

ORGANIZAÇÃO COMUNITÁRIA: UM ESTUDO DE CASO NA COMUNIDADE PARIS ? EIRUNEPÉ/AM; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agroecologia) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Rejane Gomes Ferreira;

Elidiane Lamara de Lira Lima

IMPLANTAÇÃO DE QUINTAIS URBANOS: uma experiência em Itacoatiara (AM); 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agroecologia) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Rejane Gomes Ferreira;

Flavia Carla Barauna Pereira

Estudo da vegetação ciliar em três regiões: Itacoatiara, Parintis e Macaparu - Amazonas; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENGENHARIA FLORESTAL) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Rejane Gomes Ferreira;

Maria Luana Araujo Silva

Análise do desenvolvimento inicial de três espécies florestais submetidas a diferentes faixas de abertura de clareira em área de capoeira do município de Itacoatiara - AM; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENGENHARIA FLORESTAL) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Rejane Gomes Ferreira;

Jackline Socorro Silva de Nazaré

PERCEPÇÕES DO AMBIENTE: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA COMUNIDADE DO MUNICÍPIO DE ITACOATIARA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENGENHARIA FLORESTAL) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Rejane Gomes Ferreira;

Israel Félix da Silva

Perfil da educação ambiental em escolas públicas e particulares na sede de Itacoatiara (AM); 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENGENHARIA FLORESTAL) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Rejane Gomes Ferreira;

Rosimeire de Lima Freire

Recolonização em plantio florestal para artificial de clareiras em áreas de produção de petróleo na BOGPM, Coari (AM); ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Rejane Gomes Ferreira;

Neuzilena Prata de Azevedo

O papel da Escola Itinerante de Meio Ambiente na conscientização ambiental; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Rejane Gomes Ferreira;

Gracilene Fernandes da Costa

Propriedades físicas e químicas do solo em uma clareira revegetada na Amazônia Central; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Rejane Gomes Ferreira;

Juliana dos Santos Sena

Caracterização do banco de sementes de uma Floresta Tropical Úmida Amazônica; ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Rejane Gomes Ferreira;

Gisele Rodrigues dos Santos

A etnobotânica de plantas do igapó, nos Lagos do Paru e Calado no município de Manacapuru (AM); ; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Rejane Gomes Ferreira;

Marciele Marilia Prestes Lins

Atividade antagônica do extrato e óleo vegetal de pimenta longa (Piper aduncum) no controle in vitro de patógenos; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Instituto de Tecnologia da Amazônia; Orientador: Rejane Gomes Ferreira;

Grace Kely Assis de Souza

Biodisponibilidade dos nutrientes em solos antropogênicos (Terra Preta de Índio) na Amazônia; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Instituto de Tecnologia da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rejane Gomes Ferreira;

Rucian da Silva Vilacio

TRADIÇÃO CULTURAL E SUSTENTABILIDADE EM ALDEIA INDÍGENA: diálogos e fortalecimento para o etnodesenvolvimento; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Rejane Gomes Ferreira;

Rucian da Silva Vilacio

Construção de Saberes para a Organização do Trabalho em Ritual Indígena; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Rejane Gomes Ferreira;

Francisco da Silva Marinho

Avaliação de substratos para a produção de mudas em viveiro; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amaro a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Rejane Gomes Ferreira;

Jaciara Lima de Oliveira

Coleta e Herborização de espécies da família Lecythidaceae Lindl; para incorporação no Herbário da UEA/CESIT; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amaro a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Rejane Gomes Ferreira;

Luciana Karla Pará Lima

Análise da biomassa em solos degradados e solos de mata; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amaro a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Rejane Gomes Ferreira;

Marta Antunes Koide

Diversidade Bacteriana em solos degradados e solo de mata; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amaro a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Rejane Gomes Ferreira;

Jackssa Bruce Lacerda

Agricultura urbana como fonte alternativa para a segurança alimentar e sustentabilidade na zona urbana de Itacoatiara - AM; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amaro a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Rejane Gomes Ferreira;

Luciana Jeferson de Moraes

Estudo da Morfologia Externa de Plantas de interesse medicinal na região do Médio Amazonas; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em ENGENHARIA FLORESTAL) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amaro a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Rejane Gomes Ferreira;

Daniel Maia Correa

Identificação e Caracterização do potencial produtivo de pinhão manso em Itacoatiara - AM; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em ENGENHARIA FLORESTAL) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amaro a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Rejane Gomes Ferreira;

Jiovanni de Sousa Monteiro

RELAÇÃO EMPRESA E COMUNIDADES NO CONTEXTO AMBIENTAL DO MÉDIO AMAZONAS; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em ENGENHARIA FLORESTAL) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amaro a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Rejane Gomes Ferreira;

Diegler Coimbra de Matos

Educação Ambiental no Cotidiano Escolar: Levantamento Participativo do Uso da Água em uma Escola do Município de Itacoatiara - AM; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em ENGENHARIA FLORESTAL) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amaro a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Rejane Gomes Ferreira;

ÉRITON GONÇALO RUBEM

LEVANTAMENTO PARTICIPATIVO DE PROBLEMAS AMBIENTAIS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ITACOATIARA (AM); 2008; Iniciação Científica - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amaro a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Rejane Gomes Ferreira;

Giselle Larissa Rodrigues

Representações Sociais do Lixo no Município de Itacoatiara (AM); 2008; Iniciação Científica; (Graduando em ENGENHARIA FLORESTAL) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Rejane Gomes Ferreira;

Leilane Nicolino Lamarão

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA COMUNIDADE DO BAIRRO DA PAZ: CARACTERIZAÇÃO ÁREAS DE RELEVÂNCIA ECOLÓGICA; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em ENGENHARIA FLORESTAL) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amaro a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Rejane Gomes Ferreira;

Victor Hugo Ferreira Andrade

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA COMUNIDADE DO BAIRRO DA PAZ: ATIVIDADES PRÁTICAS DE REFLORESTAMENTO; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em ENGENHARIA FLORESTAL) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amaro a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Rejane Gomes Ferreira;

Jackline Socorro Silva de Nazaré

ORGANIZAÇÃO COMUNITÁRIA COMO PREMISSA PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE BOA ESPERANÇA, ITACOATIARA (AM); 2006; Iniciação Científica; (Graduando em ENGENHARIA FLORESTAL) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amaro a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Rejane Gomes Ferreira;

PRISCILLA ADRIANO SILVA

Diagnóstico participativo na comunidade Boa Esperança, município de Itacoatiara (AM); 2005; Iniciação Científica; (Graduando em ENGENHARIA FLORESTAL) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amaro a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Rejane Gomes Ferreira;

Gracilene Fernandes

MULTIPLICAÇÃO VEGETATIVA DO JATOBÁ (Hymenaea courbaril L; - CAESALP;INACEAE) POR ESTAQUIA, SOB DIFERENTES DOSES DE AIB (ÁCIDO INDOL-BUTÍRICO); 2003; Iniciação Científica; (Graduando em ENGENHARIA FLORESTAL) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amaro a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Rejane Gomes Ferreira;

Érika Ferreira Gama

O planejamento estratégico na gestão de negócios como alternativa para a inclusão de pessoas com deficiência visual no mercado de trabalho; ; 2019; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Controle e Automação) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amaro a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Rejane Gomes Ferreira;

Elidiane Lamara de Lira Lima

Descrição de áreas urbanas potenciais para a produção alimentar em Itacoatiara- AM; 2012; Orientação de outra natureza; (Agroecologia) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Rejane Gomes Ferreira;

Ana Claudia Gomes Müller Braga

Qualidade de Ambientes Aquáticos Parintins, Tefé, Itacoatiara e Manacapuru; 2012; Orientação de outra natureza; (Engenharia Florestal) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Rejane Gomes Ferreira;

Produções bibliográficas

  • PEREIRA, F. C. B. ; FERREIRA, R. G. ; FERNANDEZ, M. C. . Inventário da vegetação ciliar do igarapé do Ingaipaua, Itacoatiara, AM.. In: III SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL E III SEMANA DE ENGENHARIA FLORESTAL, 2011, Itacoatiara. III SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL E III SEMANA DE ENGENHARIA FLORESTAL. ITACOATIARA: UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS, 2011.

  • RABELO JÚNIOR, U. T. C. ; FERREIRA, R. G. ; FREITAS, E. O. ; FERREIRA, D. L. R. . Diagnóstico da Degradação Ambiental do Igarapé do Ingaipaua - AM. In: III SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL E III SEMANA DE ENGENHARIA FLORESTAL, 2011, Itacoatiara. ANAIS DO III SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL E III SEMANA DE ENGENHARIA FLORESTAL. ITACOATIARA: UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS, 2011.

  • FERREIRA, R. G. ; SEQUEIRA, M. V. M . ESTUDO DAS INTER-RELAÇÕES PESSOA-AMBIENTE EM UMA COMUNIDADE NO MUNICÍPIO DE ITACOATIARA (AM). In: III ENCONTRO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA DA REGIÃO NORTE E II SEMINÁRIO DE CIÊNCIAS DO AMBIENTE NA AMAZÔNIA, 2008, MANAUS. POLIVALÊNCIA DOS SABERES. MANAUS: UNIVERSIDADE FEDERA, DO AMAZONAS, 2008.

  • FERREIRA, R. G. ; SANTOS, G.R. . ETNOCONHECIMENTO E DIVERSIDADE FLORÍSTICA DOS RIBEIRINHOS NA REGIÃO DOS LAGOS DO PARU E CALADO, NO MUNICÍPIO DE MANACAPURU, AM. In: III ENCONTRO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA DA REGIÃO NORTE E II SMINÁRIO DE CIÊNCIAS DO AMBIENTE NA AMAZÔNIA, 2008, MANAUS. POLIVALÊNCIA DOS SABERES. MANAUS: UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, 2008.

  • BROCKI, Elisabete ; FERREIRA, R. G. ; NODA, Sandra Nascimento ; NODA, Hiroschi ; CASARA, H. N. ; BARROSO, Jose L ; LIMA, Amanda Barbosa . Manejo de recursos e recomposição de matas ciliares por uma população ribeirinha do Amazonas a partir do conhecimento tradicional. In: Congresso e exposição internacional sobre florestas - FOREST 2000, 2000, Porto Seguro. Congresso e exposição internacional sobre florestais - FOREST 2000, 2000. p. 332-334.

  • DAMASCENO, V. N. ; VILACIO, R. S. ; CARVALHO, J. M. ; FERREIRA, R. G. . Watyama Waku: tucandeira agradece. In: Terceiro Congresso Internacional Povos Indígenas, 2019, Brasília. Anais do 3o Congresso Internacional Povos Indígenas da América Latina (CIPIAL). Brasília: UnB, 2019.

  • COSTA, F. R. P. ; ALMEIDA, T. A. ; SERRAO, B. K. B. ; COSTA, M. G. ; FERREIRA, R. G. . EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA INICIATIVA PARA A CONQUISTA DE NOVOS TALENTOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. In: 13 CONGRESSO INTENCIONAL REDE UNISA, 2018, MANAUS. Anais do 13 Congresso Internacional Rede Unida, 2018. v. 4.

  • SILVA, P. A. ; FERREIRA, R. G. ; FERREIRA, D. L. R. . Desafios para o desenvolvimento sustentável da comunidade rural Boa Esperança, município de Itacoatiara, AM. In: I SIMPÓSIO DA SPBC NO AMAZONAS, 2006, MANAUS. Desafios e Perspectivas da Realidade Amazônica: Pesquisa e Sustentabilidade. MANAUS: UFAM, 2006. p. 49-49.

  • COSTA, G. F. ; FERREIRA, R. G. . Propriedades físicas e químicas do solo em uma clareira revegetada na Amazônia Central. In: I SIMPÓSIO DA SBPC NO AMAZONAS, 2006, Manaus. Desafios e Perspectivas da Realidade Amazônica: Pesquisa e Sustentabilidade. MANAUS: UFAM, 2006. p. 54-54.

  • LIMA, Amanda Barbosa ; BROCKI, Elisabete ; FERREIRA, R. G. ; OLIVEIRA, M. C. ; NESVES, A. C. C. C. . A percepção ambiental como instrumento da educação ambiental de comunidades rurais em Manacapuru.. In: III Simpósio brasileiro de etnobiologia e etnoecologia, 2000, Piracicaba. III Simpósio brasileiro de etnobiologia e etnoecologia, 2000. p. 4.

  • BROCKI, Elisabete ; BASSINI, F. ; FERREIRA, R. G. ; NODA, Sandra Nascimento ; NODA, Hiroschi ; BARROSO, Jose L ; LIMA, Amanda Barbosa . Recomposição de igapós em ambiente lacustre por uma população ribeirinha do Município de Manacapuru. In: Congresso brasileiro de sistemas agroflorestias: manejando a biodiversidade e compondo a paisagem rural, 2000, Manaus. Congresso brasileiro de sistemas agroflorestais: manejando a biodiversidade e compondo a paisagem rural. Manaus: Universidade do Amazonas, 2000.

  • BROCKI, Elisabete ; FERREIRA, R. G. ; NODA, Sandra Nascimento ; NODA, Hiroschi . MOBILIZAÇÃO SOCIAL PARA RECOMPOSIÇÃO DE IGAPÓS A PARTIR DO CONHECIMENTO TRADICIONAL DE RIBEIRINHOS DE MANACAPURU, AMAZONAS. In: III SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ETNOECOLOGIA E ETNOBIOLOGIA, 2000, PIRACICABA. III SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ETNOECOLOGIA E ETNOBIOLOGIA, 2000. p. 18.

  • FERREIRA, R. G. ; GALVAN, A. L. . III CONGRESSO BRASILEIRO PSICOLOGIA: CIÊNCIA & PROFISSÃO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERREIRA, R. G. ; SEQUEIRA, M. V. M . ESTUDO DAS INTER-RELAÇÕES PESSOA-AMBIENTE EM UMA COMIUNIDADE NO MUNICÍPIO DE ITACOATIARA (AM). 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FERREIRA, R. G. ; SANTOS, G.R. . ETNOCONHECIMENTO E DIVERSIDADE FLORÍSTICA DOS RIBEIRINHOS NA REGIÃO DOS LAGOS DO PARU E CALADO, NO MUNICÍPIO DE MANACAPURU, AM. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, P. A. ; FERREIRA, R. G. ; FERREIRA, D. L. R. . Desafios para o desenvolvimento sustentável da comunidade rural Boa Esperança, município de Itacoatiar (AM). 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções

FERREIRA, R. G. . Capacitação em desenvolvimento local intergrado e sustentável (DLIS) das lideranças dos municípios de Guajará e Envira. 2002.

FERREIRA, R. G. . ECOVIDA: JOVENS CIENTISTAS VALORIZANDO E POTENCIALIZANDO O CONHECIMENTO TRADICIONAL. 2005. (Relatório de pesquisa).

FERREIRA, R. G. . Diagnóstico participativo local e plano de desenvolvimento do municípios de Guajará.. 2002. (Relatório).

Projetos de pesquisa

  • 2021 - Atual

    OS IMPACTOS DO CORONAVÍRUS NO ATENDIMENTO À SAÚDE INDÍGENA: um estudo de caso sobre a logística de transporte na comunidade Inhã-Bé, Descrição: Projeto de Iniciação Científica - PAIC. O projeto tem como objetivo analisar os impactos à saúde indígena na logística relacionados ao fluxo de pessoas, materiais e informação que consequentemente causam impacto no atendimento de emergência nos hospitais de Manaus, durante o período de pandemia do coronavírus (COVID-19), (2020 a 2022) em uma comunidade indígena, região metropolitana de Manaus.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rejane Gomes Ferreira - Coordenador / Joelma Monteiro de Carvalho - Integrante / Vanessa do Nascimento Damasceno - Integrante.

  • 2020 - 2021

    OS DESAFIOS LOGÍSTICOS DA SAÚDE INDÍGENA: um estudo de caso na aldeia I?NHÃA-BÉ, Manaus - AM, Descrição: Projeto de Iniciação Científica - PAIC. O projeto teve como objetivo analisar a dinâmica de funcionamento do processo de deslocamento dos pacientes dessa aldeia, que vai desde a solicitação do serviço de remoção até a chegada do paciente a algum hospital da capital. O estudo revelou que, os desafios logísticos são limitações de comunicação, por apresentar apenas uma operadora de telefonia, o sistema de rodízio dos profissionais de saúde, os fatores ambientais, cheia e seca do Rio Tarumã-Açu, a falta de transporte aquático, adequado para emergência. Sendo assim, de acordo com os indígenas seria de grande valor uma UBS (Unidade Básica de Saúde) próxima do Rio Tarumã-Açu.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rejane Gomes Ferreira - Coordenador / Joelma Monteiro de Carvalho - Integrante / Vanessa do Nascimento Damasceno - Integrante.

  • 2016 - 2017

    MAPEAMENTO DOS PROCESSOS DA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA UEA, Descrição: Projeto de Iniciação Científica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rejane Gomes Ferreira - Coordenador / LORENA Valente Rodrigues - Integrante.

  • 2012 - 2013

    Avaliação de substratos para a produção d mudas em viveiro, Descrição: Projeto apresentado ao PAIC, cujo objeto da proposta é o substrato para a produção de mudas de espécies florestais em viveiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rejane Gomes Ferreira - Coordenador / Francisco da Silva Marinho Filho - Integrante.

  • 2012 - 2013

    Descrição de áreas urbanas potenciais para a produção alimentar em Itacoatiara - AM, Descrição: Projeto apresentado ao PAIC de levantamento da vegetação em quintais urbanos no município de Itacoatiara - AM.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rejane Gomes Ferreira - Coordenador / Elidiane Lamara de Lira Lima - Integrante / Jackassa Bruce Lacerda - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.

  • 2011 - 2012

    RELAÇÃO EMPRESA E COMUNIDADES NO CONTEXTO AMBIENTAL DO MÉDIO AMAZONAS, Descrição: O projeto tem o objetivo de descrever a real relação existente entre empresa privada e comunidades do entorno, com intuito de focar as atividades de contexto ambiental na região de atuação da mesma.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rejane Gomes Ferreira - Coordenador / Deolinda Lucenne Rodrigues Ferreira - Integrante / Jiovanni de Sousa Monteiro - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amaro a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2011 - 2012

    Estudo da Morfologia Externa de Plantas de interesse medicinal na região do Médio Amazonas, Descrição: O projeto visa contribuir com informações sobre a morfologia externa de plantas medicinais da região do médio Amazonas através da observação no campo e com auxílio da literatura.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rejane Gomes Ferreira - Coordenador / Deolinda Lucenne Rodrigues Ferreira - Integrante / Luciana Jeferson de Moraes - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amaro a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2011 - 2012

    Identificação e caracterização do potencial produtivo de pinhão manso em Itacoatiara - AM, Descrição: Serão avaliados indivíduos com idades entre 4 e 5 anos para verificar o potencial de crescimento sobre a influencia ou não de poda.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rejane Gomes Ferreira - Coordenador / Fábio Medeiros Ferreira - Integrante / Deolinda Lucianne Rodrigues Ferreira - Integrante / Daniel Corrêa Maia - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amaro a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2000 - 2005

    Seleção e monitoramento de espécies arbóreas para revegetação experimental de áreas degradadas de exploração e produção da PETROBRAS/AM, Descrição: Desenvolvimento de tecnologias para a recuperação de áreas alteradas pela exploração e produção de Petróleo, na Província Petrolífera de Porto Urucu (AM).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rejane Gomes Ferreira - Integrante / Elisabete Brocki - Coordenador / Fábio Bassini - Integrante / Maria da Glória G de Melo - Integrante / Paulo de Tarso Barbosa Sampaio - Integrante / Ananias Alves Cruz - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

Projetos de desenvolvimento

  • 2005 - 2006

    Desafios, ameaças e oportunidades em comunidades rurais do município de Itacoatiara (AM)., Descrição: A proposta apresentada visa estudar o processo de desenvolvimento comunitário e participação, e os possíveis indicadores, por meio de práticas participativas em comunidades rurais do município de Itacoatiara (AM), como uma forma de congregar o conhecimento acadêmico, a pesquisa científica e de atividades práticas em comunidades rurais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida da população interiorana do Estado do Amazonas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rejane Gomes Ferreira - Integrante / Deolinda Luceanne Rodrigues Ferreira - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.

  • 2004 - 2005

    ECOVIDA: Jovens Cientistas valorizando e potencializando o conhecimento tradicional., Descrição: O projeto teve como premissa buscar a interação entre estudantes de graduação, estudantes do ensino fundamental, professores rurais e pesquisadores, a partir de ações que busquem empregar o saber científico e as técnicas de conhecimento tradicional dos ribeirinhos. Entre as atividades do projeto doram desenvolvidas ações educativas de caráter ambiental de saber local, destacando o levantamento participativo sobre a relação peixe-planta, as oficinas de levantamento em pesquisa científica, arte e desenho e oficina de conhecimentos básicos em botânica e técnicas de herborização. A proposta visou a inclusão de jovens talentosos, por meio da iniciação científica júnior, além de apoiar as ações prioritárias do ECOVIDA (União dos Comunitários do Lagos do Calado e Paru).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rejane Gomes Ferreira - Coordenador / Lúcia Helena Martins - Integrante / Amanda Barbosa Lima - Integrante / Maslova do Carmo Oliveira - Integrante / Manoella de Souza Galvão - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2005 - 2006

    Desafios, ameaças e oportunidades em comunidades rurais do município de Itacoatiara (AM)., Descrição: A proposta apresentada visa estudar o processo de desenvolvimento comunitário e participação, e os possíveis indicadores, por meio de práticas participativas em comunidades rurais do município de Itacoatiara (AM), como uma forma de congregar o conhecimento acadêmico, a pesquisa científica e de atividades práticas em comunidades rurais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida da população interiorana do Estado do Amazonas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rejane Gomes Ferreira - Integrante / Deolinda Luceanne Rodrigues Ferreira - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.

  • 2004 - 2005

    ECOVIDA: Jovens Cientistas valorizando e potencializando o conhecimento tradicional., Descrição: O projeto teve como premissa buscar a interação entre estudantes de graduação, estudantes do ensino fundamental, professores rurais e pesquisadores, a partir de ações que busquem empregar o saber científico e as técnicas de conhecimento tradicional dos ribeirinhos. Entre as atividades do projeto doram desenvolvidas ações educativas de caráter ambiental de saber local, destacando o levantamento participativo sobre a relação peixe-planta, as oficinas de levantamento em pesquisa científica, arte e desenho e oficina de conhecimentos básicos em botânica e técnicas de herborização. A proposta visou a inclusão de jovens talentosos, por meio da iniciação científica júnior, além de apoiar as ações prioritárias do ECOVIDA (União dos Comunitários do Lagos do Calado e Paru).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rejane Gomes Ferreira - Coordenador / Lúcia Helena Martins - Integrante / Amanda Barbosa Lima - Integrante / Maslova do Carmo Oliveira - Integrante / Manoella de Souza Galvão - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2005 - 2006

    Desafios, ameaças e oportunidades em comunidades rurais do município de Itacoatiara (AM)., Descrição: A proposta apresentada visa estudar o processo de desenvolvimento comunitário e participação, e os possíveis indicadores, por meio de práticas participativas em comunidades rurais do município de Itacoatiara (AM), como uma forma de congregar o conhecimento acadêmico, a pesquisa científica e de atividades práticas em comunidades rurais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida da população interiorana do Estado do Amazonas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rejane Gomes Ferreira - Integrante / Deolinda Luceanne Rodrigues Ferreira - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.

  • 2004 - 2005

    ECOVIDA: Jovens Cientistas valorizando e potencializando o conhecimento tradicional., Descrição: O projeto teve como premissa buscar a interação entre estudantes de graduação, estudantes do ensino fundamental, professores rurais e pesquisadores, a partir de ações que busquem empregar o saber científico e as técnicas de conhecimento tradicional dos ribeirinhos. Entre as atividades do projeto doram desenvolvidas ações educativas de caráter ambiental de saber local, destacando o levantamento participativo sobre a relação peixe-planta, as oficinas de levantamento em pesquisa científica, arte e desenho e oficina de conhecimentos básicos em botânica e técnicas de herborização. A proposta visou a inclusão de jovens talentosos, por meio da iniciação científica júnior, além de apoiar as ações prioritárias do ECOVIDA (União dos Comunitários do Lagos do Calado e Paru).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rejane Gomes Ferreira - Coordenador / Lúcia Helena Martins - Integrante / Amanda Barbosa Lima - Integrante / Maslova do Carmo Oliveira - Integrante / Manoella de Souza Galvão - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2005 - 2006

    Desafios, ameaças e oportunidades em comunidades rurais do município de Itacoatiara (AM)., Descrição: A proposta apresentada visa estudar o processo de desenvolvimento comunitário e participação, e os possíveis indicadores, por meio de práticas participativas em comunidades rurais do município de Itacoatiara (AM), como uma forma de congregar o conhecimento acadêmico, a pesquisa científica e de atividades práticas em comunidades rurais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida da população interiorana do Estado do Amazonas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rejane Gomes Ferreira - Integrante / Deolinda Luceanne Rodrigues Ferreira - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.

  • 2004 - 2005

    ECOVIDA: Jovens Cientistas valorizando e potencializando o conhecimento tradicional., Descrição: O projeto teve como premissa buscar a interação entre estudantes de graduação, estudantes do ensino fundamental, professores rurais e pesquisadores, a partir de ações que busquem empregar o saber científico e as técnicas de conhecimento tradicional dos ribeirinhos. Entre as atividades do projeto doram desenvolvidas ações educativas de caráter ambiental de saber local, destacando o levantamento participativo sobre a relação peixe-planta, as oficinas de levantamento em pesquisa científica, arte e desenho e oficina de conhecimentos básicos em botânica e técnicas de herborização. A proposta visou a inclusão de jovens talentosos, por meio da iniciação científica júnior, além de apoiar as ações prioritárias do ECOVIDA (União dos Comunitários do Lagos do Calado e Paru).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rejane Gomes Ferreira - Coordenador / Lúcia Helena Martins - Integrante / Amanda Barbosa Lima - Integrante / Maslova do Carmo Oliveira - Integrante / Manoella de Souza Galvão - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2005 - 2006

    Desafios, ameaças e oportunidades em comunidades rurais do município de Itacoatiara (AM)., Descrição: A proposta apresentada visa estudar o processo de desenvolvimento comunitário e participação, e os possíveis indicadores, por meio de práticas participativas em comunidades rurais do município de Itacoatiara (AM), como uma forma de congregar o conhecimento acadêmico, a pesquisa científica e de atividades práticas em comunidades rurais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida da população interiorana do Estado do Amazonas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rejane Gomes Ferreira - Integrante / Deolinda Luceanne Rodrigues Ferreira - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.

  • 2004 - 2005

    ECOVIDA: Jovens Cientistas valorizando e potencializando o conhecimento tradicional., Descrição: O projeto teve como premissa buscar a interação entre estudantes de graduação, estudantes do ensino fundamental, professores rurais e pesquisadores, a partir de ações que busquem empregar o saber científico e as técnicas de conhecimento tradicional dos ribeirinhos. Entre as atividades do projeto doram desenvolvidas ações educativas de caráter ambiental de saber local, destacando o levantamento participativo sobre a relação peixe-planta, as oficinas de levantamento em pesquisa científica, arte e desenho e oficina de conhecimentos básicos em botânica e técnicas de herborização. A proposta visou a inclusão de jovens talentosos, por meio da iniciação científica júnior, além de apoiar as ações prioritárias do ECOVIDA (União dos Comunitários do Lagos do Calado e Paru).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rejane Gomes Ferreira - Coordenador / Lúcia Helena Martins - Integrante / Amanda Barbosa Lima - Integrante / Maslova do Carmo Oliveira - Integrante / Manoella de Souza Galvão - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2005 - 2006

    Desafios, ameaças e oportunidades em comunidades rurais do município de Itacoatiara (AM)., Descrição: A proposta apresentada visa estudar o processo de desenvolvimento comunitário e participação, e os possíveis indicadores, por meio de práticas participativas em comunidades rurais do município de Itacoatiara (AM), como uma forma de congregar o conhecimento acadêmico, a pesquisa científica e de atividades práticas em comunidades rurais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida da população interiorana do Estado do Amazonas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rejane Gomes Ferreira - Integrante / Deolinda Luceanne Rodrigues Ferreira - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.

  • 2004 - 2005

    ECOVIDA: Jovens Cientistas valorizando e potencializando o conhecimento tradicional., Descrição: O projeto teve como premissa buscar a interação entre estudantes de graduação, estudantes do ensino fundamental, professores rurais e pesquisadores, a partir de ações que busquem empregar o saber científico e as técnicas de conhecimento tradicional dos ribeirinhos. Entre as atividades do projeto doram desenvolvidas ações educativas de caráter ambiental de saber local, destacando o levantamento participativo sobre a relação peixe-planta, as oficinas de levantamento em pesquisa científica, arte e desenho e oficina de conhecimentos básicos em botânica e técnicas de herborização. A proposta visou a inclusão de jovens talentosos, por meio da iniciação científica júnior, além de apoiar as ações prioritárias do ECOVIDA (União dos Comunitários do Lagos do Calado e Paru).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rejane Gomes Ferreira - Coordenador / Lúcia Helena Martins - Integrante / Amanda Barbosa Lima - Integrante / Maslova do Carmo Oliveira - Integrante / Manoella de Souza Galvão - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2005 - 2006

    Desafios, ameaças e oportunidades em comunidades rurais do município de Itacoatiara (AM)., Descrição: A proposta apresentada visa estudar o processo de desenvolvimento comunitário e participação, e os possíveis indicadores, por meio de práticas participativas em comunidades rurais do município de Itacoatiara (AM), como uma forma de congregar o conhecimento acadêmico, a pesquisa científica e de atividades práticas em comunidades rurais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida da população interiorana do Estado do Amazonas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rejane Gomes Ferreira - Integrante / Deolinda Luceanne Rodrigues Ferreira - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.

  • 2004 - 2005

    ECOVIDA: Jovens Cientistas valorizando e potencializando o conhecimento tradicional., Descrição: O projeto teve como premissa buscar a interação entre estudantes de graduação, estudantes do ensino fundamental, professores rurais e pesquisadores, a partir de ações que busquem empregar o saber científico e as técnicas de conhecimento tradicional dos ribeirinhos. Entre as atividades do projeto doram desenvolvidas ações educativas de caráter ambiental de saber local, destacando o levantamento participativo sobre a relação peixe-planta, as oficinas de levantamento em pesquisa científica, arte e desenho e oficina de conhecimentos básicos em botânica e técnicas de herborização. A proposta visou a inclusão de jovens talentosos, por meio da iniciação científica júnior, além de apoiar as ações prioritárias do ECOVIDA (União dos Comunitários do Lagos do Calado e Paru).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rejane Gomes Ferreira - Coordenador / Lúcia Helena Martins - Integrante / Amanda Barbosa Lima - Integrante / Maslova do Carmo Oliveira - Integrante / Manoella de Souza Galvão - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2005 - 2006

    Desafios, ameaças e oportunidades em comunidades rurais do município de Itacoatiara (AM)., Descrição: A proposta apresentada visa estudar o processo de desenvolvimento comunitário e participação, e os possíveis indicadores, por meio de práticas participativas em comunidades rurais do município de Itacoatiara (AM), como uma forma de congregar o conhecimento acadêmico, a pesquisa científica e de atividades práticas em comunidades rurais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida da população interiorana do Estado do Amazonas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rejane Gomes Ferreira - Integrante / Deolinda Luceanne Rodrigues Ferreira - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.

  • 2004 - 2005

    ECOVIDA: Jovens Cientistas valorizando e potencializando o conhecimento tradicional., Descrição: O projeto teve como premissa buscar a interação entre estudantes de graduação, estudantes do ensino fundamental, professores rurais e pesquisadores, a partir de ações que busquem empregar o saber científico e as técnicas de conhecimento tradicional dos ribeirinhos. Entre as atividades do projeto doram desenvolvidas ações educativas de caráter ambiental de saber local, destacando o levantamento participativo sobre a relação peixe-planta, as oficinas de levantamento em pesquisa científica, arte e desenho e oficina de conhecimentos básicos em botânica e técnicas de herborização. A proposta visou a inclusão de jovens talentosos, por meio da iniciação científica júnior, além de apoiar as ações prioritárias do ECOVIDA (União dos Comunitários do Lagos do Calado e Paru).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rejane Gomes Ferreira - Coordenador / Lúcia Helena Martins - Integrante / Amanda Barbosa Lima - Integrante / Maslova do Carmo Oliveira - Integrante / Manoella de Souza Galvão - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Amazonas, Escola Superior de Tecnologia. , Avenida Darcy Vargas, Chapada, 69050020 - Manaus, AM - Brasil, Telefone: (92) 3874308, URL da Homepage:

Experiência profissional

2021 - Atual

Universidade do Estado do Amazonas

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2004 - Atual

Universidade do Estado do Amazonas

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Prof. Mestre, Carga horária: 40

Outras informações:
O antigo Instituto de Tecnologia da Amazônia foi incorporado pela Universidade do Estado do Amazonas em janeiro de 2004..

Atividades

  • 03/2014

    Ensino, Licenciatura em Informática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Dinâmica de Grupo e Aprendizagem Cooperativa, Psicologia da Educação, Metodologia do estudo

  • 03/2014

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Liderança e Motivação, Psicologia e Sociologia Industrial, Saúde e qualidade de vida no trabalho, Prática profissional e ética

  • 07/2008 - 12/2012

    Direção e administração, Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara.,Cargo ou função, Coordenadora Pedagógica do Curso de Engenharia Florestal.

  • 01/2006 - 12/2012

    Ensino, Engenharia Florestal, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fertilidade e Manejo de Solos, Microbiologia Florestal e Agrícola, Parasitologia Florestal, Pedologia, Trabalho de Conclusão de Curso I, Trabalho de Conclusão de Curso II, Recursos Florestais e Sociedade

  • 11/2005 - 12/2012

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara, Coordenação de Engenharia Florestal.,Linhas de pesquisa

1994 - 2003

Instituto de Tecnologia da Amazônia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Habilitação em Concurso Público para Professor Auxiliar Nivel I

1991 - 1994

Instituto de Tecnologia da Amazônia

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 40

Outras informações:
Contrato em Regime Especial, no Cargo de Professor Auxiliar Nível I.

Atividades

  • 01/2000 - 12/2003

    Ensino, Engenharia Florestal, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fertilidade e Conservação do Solo, Microbiologia Florestal, Parasitologia Florestal

  • 01/1999 - 12/2002

    Extensão universitária , Diretoria de Pesquisa Pós Graduação Extensão e Assuntos Comunitários, Departamento de Extensão e Assuntos Comunitários.,Atividade de extensão realizada, Apoio a atividades Institucionais, de docentes, discentes e servidores.

  • 09/1994 - 12/1999

    Ensino, Engenharia Florestal, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia Florestal, Biodeterioração e Preservação da Madeira, Parasitologia Florestal

  • 08/1991 - 09/1994

    Ensino, Engenharia Florestal, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química da madeira, Microbiologia Florestal, Biodeterioração e Preservação da Madeira