LUIZ CARLOS MARQUES ONGARATTO

Graduado em Administração de Empresas - Comércio Exterior pelo Centro Universitário do Estado do Pará e mestre em Economia - Comércio Exterior e Relações Internacionais pela Universidade Federal de Pernambuco, doutorando em Gestão - Ciência Aplicada à decisão pela Universidade de Coimbra (Portugal). Possui experiência em trabalhos voltados na internacionalização de empresas e sua competitividade global. É Diretor Acadêmico de Pós-graduação da Faculdade Ésper e coordenador de cursos de pós-graduação lato sensu. É comentarista de economia e negócios do Sistema Sagres de Comunicação.. Foi professor adjunto no Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA) na área de Administração e Comércio Exterior. Ex-professor das disciplinas de Economia Internacional, Introdução ao Comércio Exterior, Empreendedorismo, Teoria e Prática Cambial do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA). Atuou como gerente de exportação da empresa Tramontina Belém S/A na área de vendas, logística e internacionalização da empresa. Ainda foi proprietário de empresas do ramo e alimentos e bebidas.

Informações coletadas do Lattes em 25/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Gestão - Ciência Aplicada à Decisão

2013 - Atual

Universidade de Coimbra
Orientador: Fernando Carvalho
Palavras-chave: Programação Linear Bi-level; Otimização Hierárquica; Sistemas de Decisão; Logística; Internacionalização.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Pesquisa Operacional.

Mestrado profissional em Economia

2008 - 2010

Universidade Federal de Pernambuco
Título: A competitividade da Indústria Moveleira do Brasil e suas Vantagens Comparativas Reveladas no período de 2003 a 2007, Ano de Obtenção: 2011
Orientador: João Policarpo Rodrigues Lima
Palavras-chave: Competitividade; Indústria Moveleira; Internacionalização; Vantagens Comparativas; Comércio Exterior.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Internacional / Especialidade: Relações do Comércio; Política Comercial; Integração Econômica. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Internacional. Setores de atividade: Fabricação de móveis.

Graduação em Administração de Empresas - Comércio Exterior

2004 - 2007

Centro Universitário do Estado do Pará
Título: Estratégia de inserção da empresa Tramontina Belém no mercado norte americano
Orientador: Rafael Boulhosa

Formação complementar

2020 - 2021

Programação baseada em agentes utilizando Netlogo. (Carga horária: 120h). , Instituto Hélio Teixeira, IHT, Brasil.

2020 - 2020

Google for education. (Carga horária: 45h). , COLABORATIVA, COLAB, Brasil.

2015 - 2015

Gerente de Ecommerce e Marketing Digital. (Carga horária: 150h). , Comschool, COMSCHOOL, Brasil.

2008 - 2008

Analista de Comércio Exterior. (Carga horária: 24h). , Aduaneiras - Cursos de Comércio Exterior, ADUANEIRAS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: COMÉRCIO EXTERIOR.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Negócios Internacionais.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Internacional.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Pesquisa Operacional/Especialidade: Programação Linear, Não-Linear, Mista e Dinâmica.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Internacional/Especialidade: Teoria do Comércio Internacional.

Participação em eventos

CONAD - Congresso Nacional de Administração. 2015. (Congresso).

Seminário Diplomacia Corporativa.Diplomacia Corporativa de Empresas Brasileiras - Caso da Tramontina. 2013. (Seminário).

Seminário sobre Câmbio e Comércio Exterior.Riscos e Proteção Cambial para empresas exportadoras. 2012. (Seminário).

Quartas Internacionais.Câmbio como estratégia competitiva para as empresas no Comércio Exterior. 2011. (Encontro).

Workshop e Feira de Talentos de Administração do CESUPA.O papel do administrador no terceiro setor. 2007. (Outra).

V Encontro de Comércio Exterior do Pará. 2006. (Encontro).

I Jornada de Administração da Amazônia. 2005. (Outra).

IV Encontro de Comércio Exterior do Pará. 2005. (Encontro).

Encontro dos Profissionais de Administração. 2004. (Encontro).

III Encontro de Comércio Exterior do Pará. 2004. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Juliana Zani

ONGARATTO, Luiz Carlos. M.. A gestão de uma empresa de mineração na Amazônia com foco no Desenvolvimento Sustentável: o caso da Colossus Minerals inc. (2008 a 2012).. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas - Comércio Exterior) - Centro Universitário do Estado do Pará.

Aluno: Willian Galvão

ONGARATTO, Luiz Carlos. M.. Influências das barreiras comerciais e técnicas no processo de negociação de exportação de pimenta-do-reino no mercado global.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas - Comércio Exterior) - Centro Universitário do Estado do Pará.

Aluno: Antônio Assef

ONGARATTO, Luiz Carlos. M.. A logística da HZY Importação e Exportação Ltda. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas - Comércio Exterior) - Centro Universitário do Estado do Pará.

Aluno: Claudia Tocantins

ONGARATTO, Luiz Carlos. M.. O Processo Logístico na Comercialização de Pimenta: o caso da Importadora e Exportadora Amazônica no Período de 2010 a 2011. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas - Comércio Exterior) - Centro Universitário do Estado do Pará.

Aluno: Fádia Pereira Anaisse

ONGARATTO, Luiz Carlos. M.. Logística e Competitividade Internacional da COEXPA, no período de 2006 a 2012. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas - Comércio Exterior) - Centro Universitário do Estado do Pará.

Orientou

Natasha Mescouto

Análise do Processo de Exportação da Cooperativa COMIP, no ano de 2011; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas - Comércio Exterior) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Luiz Carlos Marques Ongaratto;

Lucas de Oliva Martins

Uma análise em Modelo Gravitacional das estratégias de internacionalização e consolidação das exportações da Tramontina Belém S/A, no período de 2005 a 2010; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas - Comércio Exterior) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Luiz Carlos Marques Ongaratto;

Vanessa Palheta

Economia Internacional: as relações e os ganhos de comércio do óleo de palma do Brasil através da CRA, no período de 2009 a 2010; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas - Comércio Exterior) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Luiz Carlos Marques Ongaratto;

Steffani Gonçalves

Estratégias de Promoção de Vendas no Mercado Externo ? Caso Tramontina Belém 2010; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas - Comércio Exterior) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Luiz Carlos Marques Ongaratto;

Alexandre Santos

Os Princípios de Governança Corporativa podem se Tornar Diferenciais Competitivos para a Wilson, Sons em 2010; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas - Comércio Exterior) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Luiz Carlos Marques Ongaratto;

Rodrigo Fernandez

As linhas de crédito para o fomento às exportações no setor madeireiro do Estado do Pará, no período de 2007 a 2010; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas - Comércio Exterior) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Luiz Carlos Marques Ongaratto;

Produções bibliográficas

  • ONGARATTO, Luiz Carlos. M. ; SOUZA, D. F. . O uso de metodologias ativas como ressignificação no processo de ensino-aprendizagem de contabilidade de custos no curso de administração. In: Machado, Jesus , Silva. (Org.). Metodologias Ativas: Inovação Disruptiva. 1ed.Goiânia: Kelps, 2019, v. , p. 1-.

  • ONGARATTO, Luiz Carlos. M. . A internacionalização de empresas como oportunidade de negócios na crise. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ONGARATTO, Luiz Carlos. M. . A Crise e Oportunidades de Negócios. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ONGARATTO, Luiz Carlos. M. . A Diplomacia Corporativa como estratégia de negócios - Caso Tramontina. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ONGARATTO, Luiz Carlos. M. . A competitividade da Indústria Moveleira do Brasil e suas Vantagens Comparativas Reveladas no período de 2003 a 2007. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ONGARATTO, Luiz Carlos. M. ; MARTINS, Raphael. . Estratégia de inserção da empresa Tramontina Belém no mercado norte americano. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

ONGARATTO, Luiz Carlos. M. . Planejamento Estratégico - Malinski Madeiras. 2019.

ONGARATTO, Luiz Carlos. M. . Comentários sobre Economia. 2020.

ONGARATTO, Luiz Carlos. M. . Metodologias Ativas de Ensino. 2020. .

ONGARATTO, Luiz Carlos. M. . Gestão Financeira Internacional. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ONGARATTO, Luiz Carlos. M. . Gestão Financeira Internacional. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ONGARATTO, Luiz Carlos. M. . Como estruturar uma empresa para o Comércio Exterior. 2012. .

ONGARATTO, Luiz Carlos. M. . I Capacitação sobre Noções de Empreendedorismo. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Prêmios

2018

Professor Destaque, Centro Universitário Alves Faria - UNIALFA.

2018

Professor Destaque, Centro Universitário Alves Faria - UNIALFA.

2016

Professor Destaque, Centro Universitário Alves Faria - UNIALFA.

2008

Aluno Destaque - Administração com Habilitação em Comércio Exterior - 1o Lugar, Centro Universitário do Pará - CESUPA.

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - 2021

Universidade Paulista

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

Outras informações:
Professor das Disciplinas: Economia Brasileira Contemporânea Elementos de Economia Fundamentos de Administração

2015 - 2019

Centro Universitário Alves Faria

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 28

Outras informações:
Professor dos cursos de administração, comércio exterior, ciências contábeis e economia. Atuação em outros cursos na área de negócios

Atividades

  • 02/2017

    Extensão universitária , CENTRO UNIVERSITÁRIO ALVES FARIA.,Atividade de extensão realizada, Gestor do Núcleo de Práticas Empresariais.

2011 - 2013

Tramontina Bélem

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Exportação, Carga horária: 40

Outras informações:
Coordenação de vendas internacionais para mais de 40 países Visita ao mercado para análise e desenvolvimento de estratégias Responsável pelo departamento de exportação da empresa Participação em feiras internacionais como expositor Elaboração de estratégia de vendas e entrada em mercados

2007 - 2007

Tramontina Bélem

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Assistente de Comércio Exterior, Carga horária: 30

Outras informações:
Principais Atividades: Produção de documentação de exportação, vendas internacionais e atendimento aos clientes, auxiliar de logística internacional, apoio ao departamento de vendas nacionais e marketing, pesquisa de mercado, criação de novos produtos e produtos dirigidos a mercados específicos, participação como comprador nas importações, gerência de projetos e participação / administração de feiras locais. Experiência em viagens internacionais para vendas e acompanhamento dos clientes e mercado. Resultados: ? Criação de produtos para o mercado internacional e nacional juntamente com a equipe. ? Auxílio nas vendas em viagens internacionais, as quais totalizaram US$ 500 mil. ? Participação na meta de exportações do departamento, as quais foram em torno de US$ 8 milhões em 2007. ? Busca e desenvolvimento de fornecedores internacionais de acessórios e matérias-primas, auxiliando no aumento da competitividade dos produtos da fábrica.

2010 - 2013

Centro Universitário do Estado do Pará

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Outras informações:
Professor das disciplinas: Introdução ao Comércio Exterior, Economia Internacional, Teoria e Prática Cambial, Plano de Negócios e Empreendedorismo Internacional.

2010 - 2013

Bourbon Comércio de Alimentos e Serviços Ltda

Vínculo: Sócio Proprietário, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 10

Outras informações:
Sócio-proprietário de empresa do mercado atacadista de alimentos Responsável pela administração financeira e contabilidade da empresa Venda atacadista de café e produtos para cafeteria Representação de máquinas e equipamentos profissionais para cafeteria

2005 - 2006

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pará

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa, Carga horária: 20

Outras informações:
Principais Atividades: Elaboração de pareceres técnicos de viabilidade de projetos, elaboração de formulários e questionários, análise de custos, contratação de empresas de pesquisa, tabulação de dados, participação em feiras, análise de mercado, gestão e prospecção de conhecimento para empresas. Resultados: ? Realização, juntamente com a equipe, de pesquisas de desempenho que auxiliaram no norteamento das ações em feiras de empreendedores. ? Implantações de melhorias na organização das informações internas do departamento.

2021 - Atual

Faculdade Esper

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor Acadêmico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.