Neuza Cavalcanti de Morais Costa

Enfermeira pela Universidade de Pernambuco (1976).Mestrado Profissionalizante em Terapia Intensiva pela Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva (SOBRATI),(2016). Enfermeira fundadora da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (HEMOPE), com inicio 01/12/1976 até o presente momento (43 anos). Em 1980 assumiu o Departamento de Enfermagem da Fundação HEMOPE, permanecendo na função por 7 anos implantando a SAE com plano de enfermagem por doenças hematológicas. Em 2012, assumiu o ambulatório de coagulopatias hereditárias promovendo educação em saúde para os pacientes e familiares, principalmente no ensino da autoinfusão do fator de coagulação no domicilio; e treinamento de enfermeiras das Unidades Básicas de Saúde na administração dos fatores de coagulação.Em 2013, assumiu a vice-coordenação da residencia de enfermagem em hematologia e hemoterapia.

Informações coletadas do Lattes em 25/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Mestrado Profissionalizante em Terapia Intensiva

2010 - 2011

Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva
Título: Características sociais, demográficas e clínicas de hemofílicos em tratamento de dose domiciliar, Ano de Obtenção: 2016
Orientador: Tânia Maria Rocha Guimarães
Palavras-chave: Hematologia; Hemofilia; Tratamento Domiciliar.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana integradas com assistência social, prestadas em residências coletivas e particulares; Atividades de atenção à saúde humana.

Especialização em FORMAÇÃO PEDAG EDUC PROI ÁREA DE SAÚDE: ENFERMAGEM

2003 - 2004

Universidade Federal de Pernambuco
Título: AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA
Orientador: LADJANE DO C ALBUQUERQUE ARAÚJO

Especialização em Educação Profissional na àrea de Saúde: Enfermagem

2003 - 2004

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca
Título: Avaliação como elemento transformador do processo de aprendizagem: uma revisão de literatura
Orientador: Antonia Maria de Silva Santos

Especialização em Enfermagem Medico-Cirurgica

1991 - 1992

Universidade Federal de Pernambuco
Título: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE TERMINAL
Orientador: VÂNIA PINHEIRO

Especialização em ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE

1979 - 1980

Universidade Federal de Pelotas
Título: NÃO HOUVE

Especialização em Administração de Serviços de Saúde

1979 - 1979

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Não Houve

Graduação em Enfermagem Médico- Cirúrgica

1977 - 1977

Universidade de Pernambuco

Graduação em ENFERMAGEM

1973 - 1976

Universidade de Pernambuco
Título: ENFERMAGEM EM CENTRO CIRÚRGICO
Orientador: MARIA VANDA ARAUJO

Formação complementar

2017 - 2017

Treinamento da Plataforma Brasil. (Carga horária: 4h). , Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco, HEMOPE, Brasil.

2005 - 2005

Leitura Dinâmica e Memorização. (Carga horária: 17h). , Instituto de Aperfeiçoamento Pessoal, IAP, Brasil.

2002 - 2002

Leucemias Agudas. (Carga horária: 2002h). , Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco, HEMOPE, Brasil.

1998 - 1998

Hospital-Dia - Quimioterapia Ambulatorial. (Carga horária: 8h). , Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo, FPS/HSP, Brasil.

1997 - 1997

Stress no relacionamento interpessoal tanatologia. (Carga horária: 20h). , Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco, HEMOPE, Brasil.

1997 - 1997

Arquiteturas Organizacionais. (Carga horária: 16h). , Instituto Brasileiro da Qualidade Nuclear, IBQN, Brasil.

1997 - 1997

Sistemas de Gestão da Qualidade. (Carga horária: 1997h). , Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco, HEMOPE, Brasil.

1995 - 1995

Metodologia de Ensino Capacitação Pedagógica. (Carga horária: 16h). , Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco, HEMOPE, Brasil.

1993 - 1993

Curso de Oratória, Gestos e Posturas. (Carga horária: 20h). , Esdras Souto Consultoria Empresarial, ESCE, Brasil.

1991 - 1991

Assistência de Enfermagem ao Peciente- quimioterap. (Carga horária: 8h). , Sociedade Brasileira de Cancerologia, SBC, Brasil.

1991 - 1991

Atuação da Enfermagem em Paciente com Respirador. (Carga horária: 16h). , Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.

1991 - 1991

Treinamento de Chefia e Liderança. (Carga horária: 10h). , Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco, HEMOPE, Brasil.

1989 - 1989

I Curso de Capacitação Pedagógica em SIDA/AIDAS. (Carga horária: 60h). , Sistema Unificado Descentralizado de Saúde, SUDS, Brasil.

1989 - 1989

Treinamento de Aconselhamento/AIDS. (Carga horária: 16h). , Fundação de Saúde Amaury de Medeiros, FUSAM, Brasil.

1988 - 1988

Nutrição Parenteral e Enteral. (Carga horária: 12h). , Hospital da Restauração, HR, Brasil.

1988 - 1988

Leucemias. (Carga horária: 20h). , Sociedade Brasileira de Cancerologia, SBC, Brasil.

1988 - 1988

Aulas de Neurolgia e Neurocirurgia. (Carga horária: 12h). , Instituto de Nurocirurgia e Neurologia do Recife, INNR, Brasil.

1988 - 1988

Atualização em Semiologia Aplicada à Enfermagem. (Carga horária: 1988h). , Associação Brasileira de Enfermagem - Seção PE, ABE-PE, Brasil.

1987 - 1988

Curso de Capacitação Técnica em Semiologia. (Carga horária: 240h). , Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.

1986 - 1986

Treinamento de Transplante de Medula òssea. (Carga horária: 40h). , Instituto Nacional de Câncer, INCA, Brasil.

1985 - 1985

Infecção Hospitalar. (Carga horária: 1985h). , Associação Brasileira de Enfermagem - Seção PE, ABE-PE, Brasil.

1985 - 1985

Introdução ao Controle de Infecção Hospitalar. (Carga horária: 40h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

1982 - 1982

Vitaminoterapia Prática. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

1977 - 1977

Estágio no Berçário da Maternidade. (Carga horária: 100h). , Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.

1976 - 1976

Cancerologia. (Carga horária: 1976h). , Sociedade Brasileira de Cancerologia, SBC, Brasil.

1976 - 1976

Monitoramento Para Operação Nacional Pro-XVIII. (Carga horária: 48h). , Fundação Projeto Rondon, PROJETO RONDON, Brasil.

1975 - 1976

Estágio no Serviço de Unidade de Terap. Intensiva. (Carga horária: 1200h). , Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.

1975 - 1975

Cancerologia. (Carga horária: 12h). , Sociedade Brasileira de Cancerologia, SBC, Brasil.

1975 - 1975

Atualização em Assepsia Hospitalar. (Carga horária: 8h). , Darrow Laboratorios, DARROW, Brasil.

1975 - 1975

Estágio na Clínica Hematológica. (Carga horária: 120h). , Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.

1974 - 1975

Estágio Serviço de Doenças Infectocont. do Adulto. (Carga horária: 1050h). , Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.

1974 - 1974

Extensão universitária em Adaptação Hospitalar. (Carga horária: 378h). , Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.

1974 - 1974

Atualização em Neurologia. (Carga horária: 1974h). , Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.

1974 - 1974

Cancerologia. (Carga horária: 1974h). , Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.

Organização de eventos

COSTA, N. C. M. . Treinamento multiprofissional para atendimento às pessoas com hemofilia. 2016. (Outro).

Participação em eventos

Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia. Características do atendimento de crianças com hemofilia no serviço de emergência do Hemope. 2021. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia. Independência funcional de adolescentes com hemofilia, em tratamento profilático e sob demanda, atendidos no Hemope. 2021. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia. Independência funcional de adolescentes com Hemofilia atendidos no Hospital do Hemope, segundo a gravidade da doença. 2021. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia. Educação em saúde: elaboração de vídeos educativos para reconstituição dos fatores de coagulação. 2021. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia. Perfil do atendimento de adolescentes com Hemofilia no serviço de emergência do Hemope. 2021. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia. Pooled cohort equations risk score among haemophilia: time to formally evaluate cardiovascular risk in people with haemophilia. 2020. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia. Adesão de adultos com hemofilia ao tratamento profilático de autoinfusão do fator de coagulação. 2020. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia. Cardiovascular risk factor profile among north-eastern brazilian adults with haemophilia. 2020. (Congresso).

19Encontro de Enfermagem em Hematologia e Hemoterapia. 2019. (Encontro).

Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia. Autoinfusão do fator de coagulação pelos adolescentes com Hemofilia. 2019. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia. Crianças vivendo com hemofilia A grave: repercussões socioemocionais. 2019. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia. Adolescentes com Hemofília: higienização das mãos para autoinfusão do fator de coagulação. 2019. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia. Adolescentes com Hemofilia: transporte, acondicionamento domiciliar do fator de coagulação e descarte dos materiais usados na autoinfusão. 2019. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia. Adolescentes com hemofilia: infusão endovenosa do fator de coagulação. 2019. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia. Adolescentes com hemofilia; preparo do fator de coagulação para autoinfusão. 2019. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia. Adesão ao tratamento profilático com fator de coagulação pelo adolescente com hemofilia. 2019. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia. O Enfermeiro e o significado do cuidar do paciente com anemia falciforme em crise álgica. 2018. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia. Características Sociais, demográficas e clínicas de crianças e adolescentes com hemofilia em tratamento de dose domiciliar (2012 a 2016). 2018. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia. Características sociais, demográficas e clínicas de crianças e adolescentes com hemofilia em tratamento de dose domiciliar (2012 a 2016). 2018. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia. Características sociais, demográficas e clínicas de adultos com hemofilia em tratamento de dose domiciliar (2012 a 2016). 2018. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia. Perfil do atendimento de crianças e adolescentes com hemofilia no serviço de emergência hematológica do Hemope-2017. 2018. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia. Perfil do atendimento de crianças e adolescentes com hemofilia no serviço de emergência hematológica do Hemope-2017. 2018. (Congresso).

5 Simpósio Internacional Multiprofissional em Hemofilia. 2017. (Simpósio).

HEMO -2017. Diagnósticos de Enfermagem em Hemofílicos Acompanhados no Ambulatório - Hemope. 2017. (Congresso).

I Simpósio em Hemofilia do Hospital Dom Malan. Falta o título. 2017. (Congresso).

4 Simpósio Internacional Mutidisciplinar em Hemofilia. 2016. (Congresso).

Hemo 2016. Perfil sociodemográfico, clínico e complicações osteoarticulares de hemofílicos em tratamento de dose domiciliar no Hemope (1988 a 2011). 2016. (Congresso).

Hemo 2016. Perfil sociodemográfico, sorológico e situação vacinal contra hepatite, de hemofílicos em tratamento de dose domiciliar no Hemope (1988 a 2011). 2016. (Congresso).

Hemo 2016. Implante de marcapasso em hemofílico A grave. 2016. (Congresso).

Hemo 2016. Hemofilia A adquirida (HAA) : relato de caso. 2016. (Congresso).

Hemo 2016. Participou como debatedor da visita guiada. 2016. (Congresso).

Hemo 2016. Protocolo de Consulta Ambulatorial de Enfermagem Para Hemofílicos- HEMOPE. 2016. (Congresso).

Hemo 2016. Hemofilia B no sexo feminino: um desafio diagnóstico. 2016. (Congresso).

Reunião Técnico-Científica.A Enfermagem nas coagulopatias. 2016. (Outra).

Circuito Multidisciplinar de Atualização em Hemofilia.Obs.: Título da palestra. 2010. (Outra).

Circuito Multidisciplinar de Atualização em Hemofilia. 2010. (Outra).

Universidade da Hemofilia - Simpósio de Enfermagem. 2010. (Simpósio).

V Encontro da Sociedade Brasileira de Bioética Regional Pernambuco. 2009. (Encontro).

VIII Jornada de Talassemia. 2009. (Outra).

Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia - HEMO. 2008. (Congresso).

Encontro Nacional de Pacientes e Profissionais de Hemofilia. 2008. (Encontro).

I Fórum Nacional de Hemofilia. 2008. (Outra).

Encontro de Hemofilia - Atualizando o Tratamento do Paciente Hemofílico. 2007. (Encontro).

Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia -HEMO. Presidente da Conferência Quimioterapia- Aspectos Legais e Técnicos. 2006. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia - HEMO. 2006. (Congresso).

I Encontro Novartis Oncologia de Enfermagem. 2006. (Encontro).

Seminário de Avaliação do Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem - PROFAE. 2005. (Seminário).

V Jornada de Enfermagem.Relato de Experiência em Sistematização da Assistência em Enfermagem. 2005. (Outra).

I Simpósio BD/Baxter - II Evento BD Avanços na Terapia I.V.. 2001. (Simpósio).

V Fórum Científico-Cultural dos Estudantes de Enfermagem.Diagnósticos de Enfermagem Aplicados em um Paciente Acometido de Úlcera Péptica e Propostas de Intervenções de Enfermagem. 1999. (Outra).

I Jornada do Grupo de Terapia da Criança e do Adolescente.O Despertar da criança: uma abordagem multidisciplinar - mesa redonda. 1998. (Outra).

XI Congresso Brasileiro de Medicina Psicossomática. 1998. (Congresso).

IV Jornada de Oncohematologia Pediátrica de Pernambuco - I Jornada Internacional de Oncohematologia Pediátrica de Pernambuco, I Encontro Para-Médico em Oncohematolgia Pediátrica de Pernambuco.Mesa redonda: "Enfermagem em Oncologia Pediátrica. 1997. (Encontro).

1 Simpósio Pernambuco de Atenção Integral a Pacientes com Demência. 1996. (Simpósio).

III Simpósio Nacional Sobre Diagnóstico de Enfermagem. 1996. (Simpósio).

I Simpósio Sobre Novas Tendências na Imunologia de Tumores e na Oncologia Clínica. 1996. (Simpósio).

I Simpósio Sobre Novas Tendências na Imunologia de Tumores e na Oncologia Clínica. 1996. (Simpósio).

II Simpósio Nordestino de Dor. 1995. (Simpósio).

Simpósio do Cinquentenário da Sociedade Pernambucana de Combate ao Câncer. 1995. (Simpósio).

Simpósio do Cinquentenário da Sociedade Pernambucana de Combate ao Câncer.Avanços no Tratamento Clíico ao Paciente Oncológico- Mesa Redonda - Coordenadora. 1995. (Simpósio).

1 Seminário de Hemofilia do Nordeste. 1994. (Seminário).

Curso de Enfermagem em Oncohematologia e Hemoterapia.Assistência de Enfermagem a Pacientes Portadores de Leucemias. 1994. (Outra).

I Seminário Nacional de Doenças Transmissíveis Pelo Sangue. 1993. (Seminário).

3 ENFTEC. 1992. (Congresso).

I Congresso Brasileiro de Arquitetura Hospitalar. 1992. (Congresso).

I Simpósio Técnico de Recife- Filtragem de Ar, Sala Limpa e Fluxo Laminar. 1991. (Simpósio).

Jornada de Onco-hematologia. 1991. (Outra).

XII Congresso Brasileiro de Cancerologia e do II Congresso Brasileiro de Cirurgia Oncológica. 1991. (Congresso).

2 ENFTEC. 1990. (Encontro).

42 Congresso Brasileiro de Enfermagem. 1990. (Congresso).

VIII Encontro de Enfermeiros do Nordeste. 1990. (Encontro).

VIII Encontro de Enfermeiros do Nordeste.Relato de Experiência na Assistência de Enfermagem a Paciente a Hemofílico - A Portador de HIV Positivo. 1990. (Encontro).

XXI Jornada de Hematologia e Hemoterapia.Assistência de Enfermagem aos Pacientes Hemofílicos. 1990. (Outra).

1 Congresso Brasileiro de Cirurgia Oncológica. Mesa Redonda " A Questão da Auto-imagem na Cirurgia Oncológica". 1989. (Congresso).

1 Treinamento em AIDS para Profissionais da Fundação HEMOPE.AIDS e Enfermagem. 1989. (Outra).

MPAS- Comemorações da Semana da Enfermagem. Palestra Sobre Apresentação de Trabalho de Estudo de Caso Sobre AIDS. 1989. (Congresso).

3 Seminário Internacional Sobre AIDS. 1988. (Seminário).

I Encontro de Enfermagem de Nível Médio em Nefrologia de Pernambuco.Falta Acrescentar. 1988. (Encontro).

II Congresso Ibero-Americano de Oncologia. Diferenças no Tratamento dos Linfomas Hodking e Não Hodgkin. 1988. (Congresso).

Jornada de Oncologia Pediátrica do Nordeste.Mesa Redonda: A Enfermagem e a Criança com Cãncer. 1988. (Outra).

Primeiro Ciclo de Debates Sobre Assistência de Enfermagem.Como Estão os Hospitais de Recife Lidando com o HIV: Crise em Saúde Pública. 1988. (Outra).

Primeiro Ciclo de Debates Sobre Assistência de Enfermagem. 1988. (Outra).

XL Congresso Brasileiro de Enfermagem. 1988. (Congresso).

XL Congresso Brasileiro de Enfermagem. Assistência de Enfermagem na Prevenção de Flebite por Infusão em Pacientes com Leucose. 1988. (Congresso).

A Enfermagem Frente à AIDS.Papel da Enfermagem na Prevenção e Assistência ao Paciente com AIDS. 1987. (Seminário).

Congresso Brasileiro de Enfermagem em Cancerologia. 1987. (Congresso).

III Simpósio de Oncologia Clínica Brasileira. 1987. (Simpósio).

Primeira Tele-Conferência Pan-ameriana Sobre a SIDA. 1987. (Outra).

Seminário a Enfermagem Frente à AIDS.Papel da Enfermagem na Prevenção e Assistência ao Paciente com AIDS. 1987. (Seminário).

XXXIX Congresso Brasileiro de Enfermagem. 1987. (Congresso).

XXXIX Congresso Brasileiro de Enfermagem. Proposta de Atendimento de Enfermagem ao Paciente de Leucemia Linfoide Aguda (LLA) na Infância. 1987. (Congresso).

XXXVII Congresso Brasileiro de Enfermagem. 1985. (Congresso).

VII Jornada de Hematologia e Hemoterapia do HEMOPE. 1984. (Outra).

1ª Reunião Anual do Grupo de Interesse Clínico em Enfermagem em Centro Cirúrgico. 1983. (Outra).

XXXV Congresso Brasileiro de Enfermagem. 1983. (Congresso).

XXXV Congresso Brasileiro de Enfermagem. 1ª Reunião Anual do Grupo de Interesse Clínico em Enfermagem em Centro Cirúrgico. 1983. (Congresso).

3 Simpósio Internacional Sobre Vitaminas-Grupos de Risco. 1982. (Simpósio).

XXII Congresso Brasileiro de Pediatria. 1981. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de Administração Hospitalar. 1980. (Congresso).

XXIX Congresso Brasileiro de Enfermagem. 1977. (Congresso).

I Congresso Sul Americano do C.I.C.I.A.M.S / XXVIII Congresso Brasileiro de Enfermagem. 1976. (Congresso).

XXVIII Congresso Brasileiro de Enfermagem. 1976. (Congresso).

I Congresso Universitário de Iniciação Científica. 1975. (Congresso).

II Seminário de Enfermagem. 1975. (Seminário).

II Seminário de Histologia e Embriologia. 1975. (Seminário).

I Seminário de Urologia. 1975. (Seminário).

Semana de Estudos Psiquiátricos. 1975. (Outra).

II Semana de Bioquímica Clínica. 1974. (Outra).

II Seminário de Enfermagem- Cardiopatias e Cuidados Intensivos. 1974. (Seminário).

I Seminário de Histologia e Embriologia de Pernambuco. 1974. (Seminário).

I Seminário Sobre Enfermagem. 1974. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Helana Maria S

COSTA, N. C. M.. Ferreira. Sistematização da Assistência de Enfermagem Para o Tratamento da Leucemia Linfóide Aguda em Crianças. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Resid. de Enfermagem em Hematologia e hemoterapia) - Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco.

Orientou

aline bezerra martins

Percepções de pacientes com hemofilia sobre tratamento com radiosinoviortese; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Resid; de Enfermagem em Hematologia e hemoterapia) - Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco; Orientador: Neuza Cavalcanti de Morais Costa;

Produções bibliográficas

  • IM Costa ; LFPP Teles ; COSTA, N. C. M. . Proposta de atendimento ao paciente de leucemia linfóide aguda na infância. Enfoque , v. 19, p. 31-33, 1991.

  • GUIMARAES, T. M. R. ; COSTA, N. C. M. ; FARIAS, A.C.D.N ; SANGI, I.A.F ; AMARAL, C.L.B.D ; OLIVEIRA, K.M.L ; SILVA, P.A.L.E ; BEZERRA, M.G.A ; COSTA, I. M. . Perfil do atendimento ao hemofílico no serviço de emergência hematológica do Hemope-2016. In: Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia- HEMO-2017, 2017, Curitiba. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia. São Paulo: ABHH, 2017. v. 39. p. 221-221.

  • MARTINS, A.B ; SILVA, E.C.B ; FRAZAO, LR.B. ; LIMA, A.M ; MORAIS, L.X ; COSTA, N. C. M. ; GUIMARAES, T. M. R. ; BARROS, M.B.SC ; BUSHATSKY, M. . Percepções de pacientes com hemofilia sobre o tratamento com radiosinoviortese-Hemope. In: Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia - HEMO 2017, 2017, Curitiba. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia. Curitiba: ABHH, 2017. v. 39. p. 211.

  • SANGI, IA.F ; COSTA, N. C. M. ; AMARAL, C.L.B.D ; OLIVEIRA, K.M.L ; SILVA, P.A.L.E ; SILVA, T.F ; GUIMARAES, T. M. R. . Diagnósticos de enfermagem em hemofílicos acompanhados no ambulatório - Hemope. In: Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia, 2017, Curitiba. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia. São Paulo: ABHH, 2017. v. 39. p. 427-427.

  • SANGI, I.A.F ; LIMA, F.M ; COSTA, N. C. M. ; COSTA, I. M. ; SILVA, T.F ; AMARAL, C. ; FARIAS, A.C.D.N ; GUIMARAES, T. M. R. . Validação de instrumento para consulta de enfermagem ao hemofílico-Hemope. In: Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia- Hemo 2017, 2017, Curitiba. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia. Curitiba: ABHH, 2017. v. 39. p. 211-211.

  • COSTA, I. M. ; COSTA, N. C. M. ; SANGI, I. A. F. ; GUIMARAES, T. M. R. . Protocolo de consulta ambulatorial de enfermagem para hemofílicos- Hemope. In: HEMO 2016, 2016, Florianópolis. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia. São Paulo: Sociedade Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular- ABHH, 2016. v. 38. p. 443-444.

  • COSTA, N. C. M. ; GUIMARAES, T. M. R. . Perfil sociodemográfico, clínico e complicações osteoarticulares de hemofílicos em tratamento de dose domiciliar no Hemope (1988 a 2011).. In: Hemo 2016, 2016, Florianópolis. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia. São Paulo: Sociedade Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular- ABHH, 2016. v. 38. p. 153-153.

  • COSTA, N. C. M. ; GUIMARAES, T. M. R. . Perfil sociodemográfico, sorológico e situação vacinal contra hepatite de hemofílicos em tratamento de dose domiciliar no Hemope (1988 a 2011).. In: Hemo 2016, 2016, Florianópolis. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia. São Paulo: Sociedade Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular- ABHH, 2016. v. 38. p. 153-154.

  • LACERDA, E. N. S. ; VANDERLEI, A. M. ; ASSIS, R. A. ; DUARTE, B. P. ; COSTA, I. M. ; COSTA, N. C. M. ; LIMA, M. M. . Hemofilia B no sexo feminino: um desafio diagnóstico. In: HEMO 2016, 2016, Florianópolis. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia. São Paulo: Sociedade Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular- ABHH, 2016. v. 38. p. 411-412.

  • VANDERLEI, A. M. ; COSTA, N. C. M. ; ALMEIDA, C. B. V. ; CORREIA, C. W. B. ; BUENO, T. M. F. ; COSTA, I. M. ; A JUNIOR, A. C. ; ARAUJO, M. A. A. L. ; M JUNIOR, A. ; CORREIA, M. C. B. . Implante de marcapasso em hemofílico A grave. In: HEMO 2016, 2016, Florianópolis. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia. São Paulo: Sociedade Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular- ABHH, 2016. v. 38. p. 154-154.

  • VANDERLEI, A. M. ; CAVALCANTI, G. S. T. ; SILVA, E. F. D. B. ; COSTA, N. C. M. ; CORREIA, M. C. B. ; COSTA, I. M. ; ALMEIDA, C. B. V. ; BUENO, T. M. F. . Hemofilia A adquirida: relato de caso. In: HEMO 2016, 2016, Florianópolis. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia. São Paulo: Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular. v. 38. p. 155-155.

  • COSTA, N. C. M. . Levantamento das Reações Transfusionais Agudas por Hemocomponentes na Sala de Transfusão do Hospital de Hematologia do Estado de Pernambuco.. In: Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia, 2009, Florianópolis SC. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (Impresso). Rio de Janeiro: Trasso Comunicação Ltda, 2009. v. 31. p. 404-404.

  • COSTA, N. C. M. . Perfil Epidemiológico dos Pacientes Portadores de Hemofilia Atendidos na Sala de Transfusão em Hospital de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco. In: Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia, 2009, Florianópilos SC. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (Impresso). Rio de Janeiro: Trasso Comunicação Ltda, 2009. v. 31. p. 76-76.

  • COSTA, N. C. M. . Perfil Clínico Laboratorial dos Pacientes Portadores de Hemofilia do Hospital de Hematologia de Pernambuco. In: Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia, 2009, Florianópolis SC. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (Impresso). Rio de Janeiro: Trasso Comunicação Ltda, 2009. v. 31. p. 74-75.

  • COSTA, N. C. M. . Identificação de Diagnósticos de Enfermagem em Pacientes Portadores de Hemofilia em Hospital de Hematologia de Pernambuco. In: Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia, 2009, Florianópolis SC. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (Impresso). Rio de Janeiro: Trasso Comunicação Ltda, 2009. v. 31. p. 72-72.

  • COSTA, N. C. M. ; IM Costa ; LFPP Teles . Proposta de Enfermagem ao Paciente de Leucemia Linfóide Aguda na Infância. In: XI Congresso Brasileiro de Cacerologia, 1987, Florianópolis. Revista. São Paulo: Johson & Johson Produtos Profissionais, 1987. v. 19. p. 31-33.

  • COSTA, N. C. M. . A enfermagem nas coagulopatias. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VANDERLEI, A. M. ; CAVALCANTI, G. S. T. ; SILVA, E. F. D. B. ; COSTA, N. C. M. ; CORREIA, M. C. B. ; COSTA, I. M. ; ALMEIDA, C. B. V. ; ARAUJO, M. A. A. L. ; BUENO, T. M. F. . Hemofilia A Adquirida (HAA): relato de caso. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • IM Costa ; COSTA, N. C. M. ; SANGI, I. A. F. ; GUIMARAES, T. M. R. . Protocolo de Consulta Ambulatorial de Enfermagem Para Hemofílicos- HEMOPE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COSTA, N. C. M. ; GUIMARAES, T. M. R. . Perfil sociodemográfico, clínico e complicações osteoarticulares de hemofílicos em tratamento de dose domiciliar no Hemope (1988 a 2011). 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COSTA, N. C. M. ; GUIMARAES, T. M. R. . Perfil sociodemográfico, sorológico e situação vacinal contra hepatite, de hemofílicos em tratamento de dose domiciliar no Hemope (1988 a 2011). 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LACERDA, E. N. S. ; VANDERLEI, A. M. ; BUENO, T. M. F. ; ASSIS, R. A. ; DUARTE, B. P. ; COSTA, I. M. ; COSTA, N. C. M. ; LIMA, M. M. . Hemofilia B no sexo feminino: um desafio diagnóstico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VANDERLEI, A. M. ; COSTA, N. C. M. ; ALMEIDA, C. B. V. ; CORREIA, C. W. B. ; BUENO, T. M. F. ; COSTA, I. M. ; M JUNIOR, A. ; ARAUJO, M. A. A. L. . Implante de marcapasso em hemofílico A grave. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COSTA, N. C. M. . Relato de Experiência em Sistematização da Assistência em Enfermagem. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, N. C. M. . Diagnósticos de Enfermagem Aplicados de um Paciente Acometido de Úlcera Péptica e Propostas de Intervenções de Enfermagem. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, N. C. M. . Mesa Redonda: "Enfermagem em Oncologia Pediátrica". 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, N. C. M. . Assistência de Enfermagem a Pacientes Portadores de Leucemias. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, N. C. M. . Assistência de Enfermagem aos Pacientes Hemofílicos. 1990. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, N. C. M. . Relato de Experiência na Assistência de Enfermagem a Paciente Hemofílico- A Portador de HIV Positivo. 1990. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, N. C. M. . Mesa Redonda "A questão da Auto-imagem na Cirurgia Oncológica". 1989. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COSTA, N. C. M. . Estudo de Caso Sobre AIDS. 1989. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, N. C. M. . AIDS e Enfermagem. 1989. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, N. C. M. . Diferenças no Tratamento dos Linfomas Hodking e Não Hodgkin. 1988. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COSTA, N. C. M. . Como Estão os Hospitais de Recife Lidando com o HIV: Crise em Saúde Pública. 1988. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COSTA, N. C. M. . Mesa Redonda Sobre: "A Enfermagem e a Criança com Câncer"". 1988. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COSTA, N. C. M. . Assistência de Enfermagem na Prevenção de Flebite por Infusão Venosa em Pacientes com Leucose. 1988. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, N. C. M. . Proposta de Atendimento de Enfermagem ao Paciente de Leucemia Linfoide Aguda (LLA) na infância. 1987. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COSTA, N. C. M. . Proposta de Enfermagem ao Paciente de Leucemia Linfóide Aguda na Infância. 1987. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COSTA, N. C. M. . Papel da Enfermagem na Prevenção e Assistência ao Paciente com AIDS. 1987. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, N. C. M. . Papel da Enfermagem na Prevenção e Assistência oa Paciente com AIDS. 1987. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

COSTA, N. C. M. . Treinamento Multiprofissional para atendimento às pessoas com Hemofilia. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

COSTA, N. C. M. . Atuação da Enfermagem no Ato Transfusional -. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

COSTA, N. C. M. . Fundamentos da Enfermagem. 1987. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

COSTA, N. C. M. . Curso Atendente de Enfermagem. 1976. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Prêmios

1987

Prêmio Wanda de Aguiar Horta, Associação Brasileira de Enfermagem.

1986

Título Sócio Benemérito da Sociedade Pernambucana de Hemofílicos, Sociedade Pernambucana de Hemofílicos.

1979

Membro Efetivo, Associação Brasileira de Enfermagem-PE - Conselho Regional de Enfermagem-PE.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco, SALA DE TRANSFUSÃO. , RUA JOAQUIM NABUCO 171, GRAÇAS, 52011-900 - Recife, PE - Brasil, Telefone: (81) 31824600, Ramal: 4670, Fax: (81) 31824677

Experiência profissional

2002 - 2002

Universidade de Pernambuco

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora, Carga horária: 4

Outras informações:
Professora Auxiliar de Ensino de 03/1977 a 12/1977

2001 - 2002

Multihemo

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 40

1984 - 1987

Instituto Nacional do Seguro Social

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 40

1977 - 1979

Hospital da Polícia Militar de Pernambuco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 20

1976 - Atual

Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
* Chefe da Unidade de Enfermagem da Divisão de Hematologia- 02/01/1978 a 08/10/1990- Celetista *Chefe da Seção de Enfermaria- 09/10/1990 a 31/03/1991- Estatutária *Preceptora do Programa de Residência em Enfermagem na Área de Hematologia e Hemoterapia e de Estágios Curriculares a partir 2004 até a presente data * Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Fundação Hemope- Portaria n 044/2009. * Membro do Comitê de Insalubridade da Fundação Hemope -