Laudicéa de Santana
Possui graduação em Curso de Nutriçao pela Universidade Federal de Pernambuco(1977), graduação em Curso de Letras pela Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul(1986), especialização em Licenciatura Em Nutriçao pela Universidade Federal de Pernambuco(1990), especialização em Curso de Saude Publica pelo Fundação Oswaldo Cruz(1984), especialização em Curso de Especializaçao Em Alimentaçao Institucion pela Universidade Federal de Pernambuco(1991) e mestrado em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco(2001). Atualmente é Seleçao da Secretaria Estadual de Saude e SELEÇÃO da FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública.
Informações coletadas do Lattes em 05/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Nutrição
1999 - 2001
Universidade Federal de Pernambuco
Orientador: Malaquias Batista Filho
Especialização em andamento em Nutrição clínica
2010 - Atual
Instituto Materno Infantil de Pernambuco
Orientador: SANDRA CRISTINA DA SILVA SANTANA
Especialização em Curso de Especializaçao Em Alimentaçao Institucion
1991 - 1991
Formação complementar
2010 - 2010
Extensão universitária em EDUCAÇÃO AMBIENTAL:TEORIA E PRÁTICA. (Carga horária: 80h). , CENTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
2010 - 2010
nutrição clínica. (Carga horária: 60h). , Portal Educação.
2009 - 2009
Extensão universitária em Epidemiologia e Saúde Pública. (Carga horária: 60h). , Portal Educação.
2009 - 2009
Extensão universitária em MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. (Carga horária: 80h). , CENTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
1995 - 1995
FORMAÇÃO DE INSTRUTORES EM DESENVOLVIMENTO DE REC. (Carga horária: 64h). , SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DE PERNAMBUCO.
1985 - 1985
Controle de tuberculose e hanseníase. (Carga horária: 80h). , SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DE PERNAMBUCO.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.
Participação em eventos
VIVER FUNESO.IMPORTÂNCIA DA ARBORIZAÇÃO NA QUALIDADE DE VIDA. 2009. (Encontro).
II SIMPÓSIO DE NUTRIÇÃO DA FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU.PAPEL DO NUTRICIONISTA EM SAÚDE PÚBLICA. 2007. (Simpósio).
Participação em bancas
SANTANA, L.. Os benefícios do aleitamento materno para saúde da mulher. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em nutrição) - Centro Universitário Mauricio de Nassau.
SANTANA, L.. Estado nutricional das crianças atendidas na creche Shekiná, no município de Olinda-PE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - Faculdade Maurício de Nassau - Recife.
SANTANA, L.. Avaliação Nutricional de acompanhantes de pacientes em cuidados paliativos do HCP. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - Faculdade Maurício de Nassau - Recife.
SANTANA, L.. ANEMIA FERROPRIVA NA INFÂNCIA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - Faculdade Maurício de Nassau - Recife.
SANTANA, L.. Perfil dos pacientes atendidos em uma unidade de saúde no programa Herpdeia, no município de Abreu e Lima, Pernambuco - 2010. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - Faculdade Maurício de Nassau - Recife.
SANTANA, L.. Hipovitaminose A: uma problema de saúde pública. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - Faculdade Maurício de Nassau - Recife.
SANTANA, L.. Doenças transmitidas por alimentos: uma análise dos principais alimentos e agentes envolvidos, Recife 2002 à 2007. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - Faculdade Maurício de Nassau - Recife.
SANTANA, L.. Aspectos nutricionais e consumo alimentar em idosos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - Faculdade Maurício de Nassau - Recife.
SANTANA, L.. Medeiros Pereira da Silva.Influência da mídia na alimentação infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - Faculdade Maurício de Nassau - Recife.
SANTANA, L.. ENFERMAGEM E NEFROPATIA NO IDOSO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. 2009.
SANTANA, L.. Assistência de enfermagem no controle de processos endêmicos da filariose na Unida- de Saúde da Família -tia Regina de água Fria, Distrito Sanitário II-Recife - PE. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.
SANTANA, L.. Teste do Pezinho: Seu significado para as mães usuárias em um Hospital do SUS, Recife-PE. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.
SANTANA, L.. Equipe assistência neonatal: percepção das alterações imunológicas do recém-nascido prematuro em uso de leite materno in-natura. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.
SANTANA, L.. da S. Siqueira e Maria Irene S. de Santana.Leptospirose: incidência na cidade do Recife no ano de 2000. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.
SANTANA, L.. da Conceição e Maria de Fátima da Silva.Importância da puericultura para os recém-nascidos de baixo peso acompanhados no PSF- Vila União. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.
SANTANA, L.. Gravidez na adolescência: condição fisico-psico-sociais. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.
SANTANA, L.. Neta e Rejane Torres Barbosa Mota.Perfil do enfermeiro na assistência ao cliente idoso. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.
SANTANA, L.. Vilela e Karla Cecília Martins G. Calumbi.Atuaçào do enfermeiro na identificação de modificações anatomo-fisiológicas no pé do idoso. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.
Orientou
Alimentos industrializados como fator de risco a obesidade; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÃO) - Faculdade Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Laudicea de Santana;
Avaliação do estado nutricional de pré-escolares; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÃO) - Faculdade Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Laudicea de Santana;
Camilo Rodrigues; Severina M; de Góis Miranda; Identificação de rejeição alimentar em crianças de 6 meses a 5 anos; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Laudicea de Santana;
Estado nutricional de pacientes portadores de diabetes mellitus tipo 2 em uma equipe da saúde da família; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÃO) - Faculdade Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Laudicea de Santana;
Perfil epidemiológico de pacientes HIV positivos atendidos em um centro de testagem e acolhimento- Olinda-PE; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Fundação de Ensino Superior de Olinda; Orientador: Laudicea de Santana;
Anemia ferropriva na infância; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÃO) - Faculdade Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Laudicea de Santana;
Obesidade em crianças pré escolares; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÃO) - Faculdade Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Laudicea de Santana;
Avaliação Nutricional do Idoso; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÃO) - Faculdade Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Laudicea de Santana;
Aleitamento materno: fatores que influenciam o desmame precoce; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Fundação de Ensino Superior de Olinda; Orientador: Laudicea de Santana;
Complementação alimentar: suprindo as necessidades de vitamina A, ferro e zinco em crianças de 0 a 12 meses; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Laudicea de Santana;
Avaliação nutricional em crianças de idade entre 1 a 5 anos de uma creche, Carpina-PE; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÃO) - Faculdade Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Laudicea de Santana;
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: como o gerenciamento dos resíduos domiciliares pode influenciar na saúde da população da 4ª Etapa de Rio Doce- Olinda PE; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Fundação de Ensino Superior de Olinda; Orientador: Laudicea de Santana;
Pefil da mortalidade por causas externas, na ciade de Jaboatão dos Guararapes-PE, 2001-2005; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Fundação de Ensino Superior de Olinda; Orientador: Laudicea de Santana;
Estado nutricional relacionado a hábitos alimentares e parasitoses intestinais das crianças assistidas pela pastoral da criança -Olinda/PE; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Fundação de Ensino Superior de Olinda; Orientador: Laudicea de Santana;
Conhecimeno dos pacientes internados no setor de tisiologia do Hospital Otavio de Freitas ( HOF), sobre a patologia em relação aos fatores sócio-econômicos e os casos de recidivas; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Fundação de Ensino Superior de Olinda; Orientador: Laudicea de Santana;
Análise do Estado Nutricional de Crianças do Espaço Criança Esperança - Olinda-PE; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Fundação de Ensino Superior de Olinda; Orientador: Laudicea de Santana;
A atuação da equipe multidisciplinar dos PSF´s diante das alterações nutricionais na terceira idade relacionados aos aspectos fisiológicos e sociais, cidade Tabajara e Jardim Atlântico, Olinda-2004; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Fundação de Ensino Superior de Olinda; Orientador: Laudicea de Santana;
Identificação da escabiose num contexto de saúde ambiental em indivíduos de 0 a 60 anos de idade, na unidade de saúde da família V8/V9- Varadouro/oOlinda/PE; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Fundação de Ensino Superior de Olinda; Orientador: Laudicea de Santana;
Avaliação da desnutrição nas crianças e adolescentes participantes do Projeto Criança Esperança-Olinda/PE; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Fundação de Ensino Superior de Olinda; Orientador: Laudicea de Santana;
Desnutrição: incidência em crianças com doenças prevalentes na infância de zero a sessenta meses atendidas no PSF da Ilha de Santana em Olinda/PE; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Fundação de Ensino Superior de Olinda; Orientador: Laudicea de Santana;
de M; Subsídios para uma ação de promoção para o profissional de enfermagem: uma proposta de reeducação alimentar; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Fundação de Ensino Superior de Olinda; Orientador: Laudicea de Santana;
Educação ambiental: estudo em duas escolas da rede pública de Olinda e Paulista-2002; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Fundação de Ensino Superior de Olinda; Orientador: Laudicea de Santana;
Orientações para gestantes do PSF da Ilha de Santana - Olinda-PE sobre problemas precoces e tardios de natureza ísica que dificultam a amamentação; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Fundação de Ensino Superior de Olinda, Fundação de Ensino Superior de Olinda; Orientador: Laudicea de Santana;
Dislipidemia em pacientes diabéticos hipertensos atendidos na USF de Jardim Fragoso I e II; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Fundação de Ensino Superior de Olinda, Fundação de Ensino Superior de Olinda; Orientador: Laudicea de Santana;
Oientação para gestantes do PSF da Ilha de Santana, Olinda, PE, sobre os problemas precoces e tardios de natureza física qie dificultam a amamentação; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Fundação de Ensino Superior de Olinda; Orientador: Laudicea de Santana;
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Governo do Estado de Pernambuco. , Jardim Fragoso, Olinda, PE - Brasil, Telefone: (081) 34541990, Fax: (081) 34541981, URL da Homepage:
Experiência profissional
2006 - Atual
Faculdade Maurício de NassauVínculo: PROFESSORA, Enquadramento Funcional: SELEÇÃO, Carga horária: 28
Atividades
-
08/1999
Ensino, ENFERMAGEM, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Nutrição e Dietoterapia, Saúde ambiental, Epidemiologia
1990 - 2013
Fundação de Ensino Superir de OlindaVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: contrato, Carga horária: 16
Atividades
-
08/1989 - 01/2006
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde ambiental, Nutrição e dietoterapia
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Laudicéa de Santana e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?