Rosangela Moreira Veliago
Graduada em Pedagogia pela PUC-SP, atua na área da Educação há mais de 30 anos. Foi Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental na Rede Municipal de São Paulo e, depois, Coordenadora Pedagógica de Educação Infantil da Cooperativa Educacional da Cidade de São Paulo, uma escola com projeto educativo inovador mantida por pais. Integrou a equipe de formadores da Secretaria Municipal de São Paulo na Gestão Paulo Freire e participou da equipe de coordenação nacional dos programas Parâmetros em Ação e PROFA - Programa de Formação de Professores Alfabetizadores, do Ministério da Educação. Atualmente é Diretora Pedagógica de Educação Infantil, trabalhando também como assessora e formadora de equipes de escolas públicas e privadas. É coautora dos livros didáticos de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental I do Projeto Presente, da Editora Santillana
Informações coletadas do Lattes em 06/02/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em Pedagogia
1980 - 1983
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Orientador: ARLETTE ROSA MAGDALENA D'ANTOLA
Idiomas
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
Produções bibliográficas
-
VELIAGO, R. M. ; Débora Vaz ; Elodu Numes Marques . Presente - Língua Portuguesa. 5ª. ed. São Paulo: Editora Moderna, 2019. v. 5. 280p .
-
VELIAGO, R. M. . Práticas de Leitura: Quais os desafios?. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VELIAGO, R. M. . Alfabetização na idade certa: como garantir a todas as crianças este direito? Sesi. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VELIAGO, R. M. . Alfabetização: Narrativas que nos constituem - Rosângela Veliago. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VELIAGO, R. M. . REORDENAMENTO CURRICULAR: REIMAGINAR A ESCOLA PARA TODOS. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VELIAGO, R. M. . PROFA 20+. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VELIAGO, R. M. . GRUPO DE ESTUDOS DE LINGUA PORTUGUESA. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VELIAGO, R. M. . PROJETOS INTERDISCIPLINARES. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VELIAGO, R. M. . FORMANDO CIDADÃOS DAS CULTURAS DO ESCRITO. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VELIAGO, R. M. . PERCURSOS FORMATIVOS. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VELIAGO, R. M. . ASSESSORIA A PREFEITURA MUNICIPAL DE FRANCA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VELIAGO, R. M. . PROJETO PRESENTE - LÍNGUA PORTUGUESA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VELIAGO, R. M. . PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VELIAGO, R. M. . PARÂMETROS EM AÇÃO. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VELIAGO, R. M. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
VELIAGO, R. M. . Alfabetização na idade certa: como garantir a todas as crianças este direito? Sesi. 2024.
Histórico profissional
Experiência profissional
2007 - Atual
Escola de Educação Infantil Ursinho BrancoVínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: DIRETORA PEDAGÓGICA
1984 - 1992
EMEI CARLOS GOMESVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL, Carga horária: 30
1989 - 1999
EMEF Almirante TamandaréVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE ENSINO FUNDAMENTAL
1992 - 1992
NAE 2 - PREFEITURA DE SÃO PAULOVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: FORMADORA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1993 - 1999
Escola Cooperativa da Cidade de São PauloVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: COORDENADORA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL, Carga horária: 30
2019 - 2022
Escola Vila AlphaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: COORDENADORA DE ENSINO FUNDAMENTAL, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rosangela Moreira Veliago e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?