Lorena Nascimento Quintas

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Graduada em Arquivologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) com graduação sanduíche na Universidad de la República (Udelar) em Montevidéu, Uruguai, com financiamento da Fundação Araucária. Contém experiência de estágio na área de Arquivologia, com ênfase em Gestão Documental, Digitalização, Análise Diplomática, Organização Documental e Higienização. Contém como interesse de pesquisa a Mediação da Informação, Mediação Cultural, Desintermediação, Estudos de Usuário, Apropriação da Informação, Comportamento Informacional e Práticas Informacionais.

Informações coletadas do Lattes em 11/03/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Ciência da Informação

2026 - Atual

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Orientador: Oswaldo Francisco de Almeida Junior

Graduação em Arquivologia

2021 - 2025

Universidade Estadual de Londrina
Título: GESTÃO E ACESSO A DOCUMENTOS DIGITAIS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIROS: UM ESTUDO DE NORMAS LEGAIS
Orientador: Alexandre Fernal
com Bolsista do(a): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FAADCT/PR, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante interrompido em 2020 em Broadcasting - Television and Film Production

2019 - Atual

Fanshawe College
Ano de interrupção: 2020

Curso técnico/profissionalizante interrompido em 2019 em Interactive Media Design

2018 - Atual

Seneca College
Ano de interrupção: 2019

Ensino Médio (2º grau)

2013 - 2015

Colégio Pontual Londrina

Formação complementar

2023 - 2023

Español - Nivel 6. (Carga horária: 48h). , Universidad de Buenos Aires, UBA, Argentina.

2022 - 2022

Extensão universitária em Espanhol Nível 1. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

2022 - 2022

Work Smarter with Microsoft Word. , Microsoft Corporation, MC*, Estados Unidos.

2022 - 2022

Work Smarter with Microsoft Excel. , Microsoft Corporation, MC*, Estados Unidos.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Arquivologia.

Participação em eventos

4º Encontro Temático da Rede Nacional de Arquivos Audiovisuais. 2025. (Encontro).

5º Encontro de Pesquisa em Informação e Tecnologia. 2025. (Encontro).

SEMANA ESTADUAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ - PARANÁ FAZ CIÊNCIA 2023. 2023. (Congresso).

IX SEMINÁRIO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO CONTEXTO DA AGENDA 2030. A ÉTICA PROFISSIONAL NA ARQUIVOLOGIA: UMA COMPARAÇÃO ENTRE AS PERSPECTIVAS DO CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS, CANADENSE E ESTADUNIDENSE EM CÓDIGOS DE ÉTICA. 2022. (Congresso).

V SEMANA DE RECEPÇÃO AOS INGRESSANTES DO PPGCI UEL. 2022. (Congresso).

V COLÓQUIO EM ORGANIZAÇÃO, ACESSO E APROPRIAÇÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO (COAIC) : GESTÃO, ORGANIZAÇÃO E COMPARTILHAMENTO DE CONTEÚDOS INFORMACIONAIS. 2021. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • QUINTAS, L. N. ; SANTOS, J. C. . A ÉTICA PROFISSIONAL NA ARQUIVOLOGIA: UMA COMPARAÇÃO ENTRE AS PERSPECTIVAS DO CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS, CANADENSE E ESTADUNIDENSE EM CÓDIGOS DE ÉTICA. In: IX Seminário em Ciência da Informação - SECIN, 2022, Londrina. IX Seminário em Ciência da Informação - SECIN - Ciênca da Informação no contexto da agenda 2030, 2022.

Histórico profissional

Experiência profissional

2022 - 2022

Secretaria de Estado da Administração e da Previdência do Estado do Paraná

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

2023 - 2023

Prefeitura Municipal de Londrina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

2025 - 2025

Tribunal Regional da 9ª Região (PR)

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

2025 - 2025

Museu Histórico de Londrina

Vínculo: Estágio obrigatório, Enquadramento Funcional: Estágiária, Carga horária: 5