ALEX WILLAMY MACAMBIRA GATINHO

Graduando em Licenciatura plena em História pela Universidade Regional do Cariri- URCA, diretor de esportes do centro acadêmico de História, Bolsista PIBIC FUNCAP do laboratório de pesquisa em história cultural - LAPEHC sob orientação do Professor Egberto Melo, Voluntário PIBID sob supervisão dos professores Dr. Thiago Florencio e Ms. Carlos Almeida e membro do Núcleo de Pesquisa em Ensino de História e Cidadania - NUPHISIC.

Informações coletadas do Lattes em 28/06/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em História

2021 - Atual

Universidade Regional do Cariri

Ensino Médio (2º grau)

2018 - 2020

POLIVALENTE

Formação complementar

2023 - 2023

As religiões nórdicas da Era Vinkins. (Carga horária: 5h). , Editora Vozes, EDITORA VOZES, Brasil.

2023 - 2023

A Linha Africana da Umbanda: O Legado dos Kimbandas. (Carga horária: 2h). , Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos, IPN, Brasil.

2023 - 2023

História dos grandes Estados de África Centro-oeste do séc. X ao XXI. (Carga horária: 2h). , Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos, IPN, Brasil.

2023 - 2023

Oficina Cultural. (Carga horária: 3h). , Programa de Pós-Graduação em História da Amazônia, PPGHAM, Brasil.

2022 - 2023

Aperfeiçoamento em Formação em Metodologias, Inovações e Práticas p/ ensino. (Carga horária: 180h). , Prefeitura Municipal de Sobral, PM/SOBRAL, Brasil.

2022 - 2022

Extensão universitária em Introdução à Arqueologia da Era Viking,. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

2022 - 2022

Extensão universitária em Formatação do trabalho acadêmico noções introdutórias. (Carga horária: 2h). , Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.

2022 - 2022

Acervos e fontes digitais. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Organização de eventos

GATINHO, A. W. M. . II CICLO DE DEBATES DE GÊNERO: RAÇA, GÊNERO E CONTEMPORANEIDADE. 2023. (Outro).

GATINHO, A. W. M. . II CICLO DE DEBATES DE GÊNERO: RAÇA, GÊNERO E CONTEMPORANEIDADE. 2023. (Outro).

GATINHO, A. W. M. . CONSTRUINDO RESENHAS ACADÊMICAS. 2023. (Outro).

GATINHO, A. W. M. . COPA - HISTÓRIA 2022. 2022. (Outro).

GATINHO, A. W. M. . I ACOLHIDA AOS CALOUROS. 2022. (Outro).

GATINHO, A. W. M. . XXI SEMANA DE HISTÓRIA: POR UMA HISTÓRIA PLURAL: O QUE PESQUISAM OS DISCENTES E DOCENTES DO CURSO DE HISTÓRIA DA URCA?. 2022. (Outro).

GATINHO, A. W. M. . XV SEMANA DE GEOGRAFIA - A GEOGRAFIA E SUA MULTIDIMENSIONALIDADE: LUGAR, CULTURA E NATUREZA NO CARIRI CEARENSE. 2022. (Outro).

Participação em eventos

13° Bienal da UNE - Festival dos estudantes.As mãos lavadas na covid-19: Discursos de estupidez e negligência negacionista. 2023. (Outra).

A LUTA PELA TERRA NO SERTÃO CARIOCA. 2023. (Outra).

Aula Magna Profhistória - URCA. 2023. (Outra).

I Congresso Internacional de História da Amazônia: Cultura Popular na Amazônia. 2023. (Congresso).

II CICLO DE DEBATES DE GÊNERO: RAÇA, GÊNERO E CONTEMPORANEIDADE. 2023. (Outra).

IIPré-BienaldaUNE-Festival dos Estudantes do Ceará. 2023. (Outra).

II Seminário internacional de educação, direitos humanos e cidadania. 2023. (Seminário).

IV Seminário Museus, Memória e Museologia LGBT+ 10 anos. 2023. (Seminário).

I WEBNÁRIO PARAJÁS | Projeto de Pesquisa. 2023. (Outra).

Paisagem Vernacular: Visibilidades e invisibilidades. 2023. (Outra).

Gincana de integração da Universidade Regional do Cariri - URCA,. 2022. (Outra).

II SEMINÁRIO DE TRILHAS URBANAS DO CARIRI. 2022. (Seminário).

VI Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte - 2022. 2022. (Outra).

VII SEMANA UNIVERSITÁRIA DA URCA - XXV SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA URCA 2022 E VIII SEMANA DE EXTENSÃO,.ANÁLISE DOS PROCESSOS GEOHISTÓRICOS DO RIO GRANJEIRO, ENCOSTA DO BAIRRO SEMINÁRIO E DO MOSTEIRO DIOCESANO SÃO JOSÉ PARA A FORMAÇÃO TERRITORIAL DO CRATO-CE.. 2022. (Outra).

XV SEMANA DE GEOGRAFIA. 2022. (Congresso).

XXI SEMANA DE HISTÓRIA. 2022. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • GATINHO, A. W. M. . AS NARRATIVAS NEGACIONISTAS DA COVID-19 NAS MÍDIAS DIGITAIS: ATUAÇÃO DAS AGÊNCIAS DE CHECAGEM NO COMBATE AS FAKE NEWS. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GATINHO, A. W. M. . As mãos lavadas na covid-19: Discursos de estupidez e negligência negacionista. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GATINHO, A. W. M. ; NOBRE, I. C. T. ; SOUSA, A. H. ; PINHEIRO, F. E. S. S. . Análise dos processos geohistóricos do Rio granjeiro, encosta do bairro seminário e do mosteiro diocesano São José para a formação territorial do Crato-CE.. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Histórico profissional

Experiência profissional

2022 - Atual

Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista do PIBIC - FUNCAP do projeto de pesquisa As mãos lavadas na COVID-19: Discurso de estupidez e negligência negacionista tendo como orientador Dr. Francisco Egberto de Melo

2019 - 2020

E.E.M.T.I. Presidente Geisel

Vínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Monitoria na disciplina de Língua Portuguesa.

2019 - 2020

E.E.M.T.I. Presidente Geisel

Vínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Monitoria na disciplina de Geografia.

2018 - 2019

E.E.M.T.I. Presidente Geisel

Vínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Monitoria na disciplina de História.