Janaina de Souza Ferreira

Graduanda em Biomedicina (Bacharelado) pela Universidade Anhanguera Uniderp do Rio Grande do Sul. Desenvolve suas principais habilidades no Laboratório Central de Microscopia e Microanálise vinculado a Central Multiusuário para Desenvolvimento Científico e Tecnológico IDEIA/PUCRS, atuando em Microscopia Eletrônica de Varredura, Microscopia Confocal, sobre tudo Microscopia Eletrônica de Transmissão, aplicada na análise de materiais como nanopartículas e polímeros, bem como na análise biológica de órgãos, tecidos, células cultivadas, microorganismos e amostras de vesículas. Coordenadora dos acadêmicos no projeto de voluntariado Médicos do Mundo Porto Alegre, onde trabalha em equipe para promover ações sociais e assistenciais em saúde. Uma das atividades realizadas nesse projeto é no Laboratório de Rua, onde auxilia estudantes e realiza testes de ISTs, COVID e gravidez para a população em situação de rua e vulnerabilidade social.

Informações coletadas do Lattes em 29/06/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Biomedicina

2021 - Atual

Anhanguera Polo Cavalhada

Formação complementar

2023 - 2023

Bases Neurofisiológicas das Emoções e Comportamentos. (Carga horária: 12h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2022 - 2022

Microscopia e Biomembranas. (Carga horária: 15h). , Go Kursos, GO, Brasil.

2022 - 2022

Métodos e Técnicas em microanálises e semimicroanálises. (Carga horária: 8h). , Go Kursos, GO, Brasil.

2022 - 2022

Auxiliar de Análises Clínicas. (Carga horária: 40h). , Unova, UNOVA, Brasil.

2022 - 2022

Aplicações industriais, propriedade intelectual e desenvolvimento científic. (Carga horária: 8h). , Go Kursos, GO, Brasil.

2022 - 2022

Novos Vírus e as Doenças associadas. (Carga horária: 15h). , Anhanguera Educacional, ANHANGUERA, Brasil.

2022 - 2022

Microbiologia. (Carga horária: 60h). , Núcleo de Aprimoramento Científico, NACIENTIFICO, Brasil.

2021 - 2021

Criminalística e a Perícia em Local de Crime. (Carga horária: 3h). , Analysis Psicologia, ANALYSIS, Brasil.

2021 - 2021

Introdução à Perícia Criminal. (Carga horária: 40h). , Centro Educacional Sete de Setembro, CESS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: MICROSCOPIA.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Análises Clínicas.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Biologia Geral.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Instituto de Pesquisa & Desenvolvimento, Laboratório Central de Microscopia e Microanálise. , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Partenon, 90619900 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 33534490, Ramal: 4490

Experiência profissional

2023 - Atual

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnica em Microscopia Eletrônica, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Laboratório Central de Microscopia e Microanálise (LabCEMM) - Central Multiusuário para Desenvolvimento Científico e Tecnológico IDEIA/PUCRS

2022 - 2023

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágiaria, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Laboratório Central de Microscopia e Microanálise (LabCEMM) - Central Multiusuário para Desenvolvimento Científico e Tecnológico IDEIA/PUCRS

2022 - Atual

Laboratório de Rua, LabRua

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntariado

Outras informações:
O Projeto Laboratório de Rua é uma extensão da ONG Médicos do Mundo com o objetivo de prestar atendimento à população em situação de rua e em vulnerabilidade social, com foco na realização de testes rápidos para detecção de ISTS e doenças.

Atividades

  • 01/2023

    Direção e administração, Médicos do Mundo.,Cargo ou função, Faz parte da Coordenação e Organização do projeto Laboratório de Rua..

2021 - 2022

Sanatório São José

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Jovem Aprendiz, Carga horária: 20