LETICIA DORETTO GONÇALVES
Formada em Dança pala Universidade de Campinas (Unicamp), Leticia Doretto Gonçalves (Leticia Doretto-nome artístico), desenvolve desde 1995, um amplo trabalho a partir das matrizes e vocabulários das danças brasileiras e afro-brasileiras, no qual elementos da cultura popular são trabalhados como mola propulsora de um trabalho contemporâneo na formação de artistas, professores e na criação de aulas, aulas espetáculos e espetáculos.
Teve destaque com a pesquisa de iniciação cientifica financiada pela FAPESP, intitulada "No corte da cana: a extração do corpo poético", com orientação de Graziela Rodrigues - "BPI- Bailarino, pesquisador, intérprete: processos de criação".
Desde 1999 faz parte da ?Cia Cênica Nau de Ícaros?, como intérprete, criadora e preparadora corporal em dança, e desenvolve junto ao grupo um trabalho de investigação de linguagem, formação de artistas e professores e criação de espetáculos, com destaque para: ?Programa de formação de professores: Arte Cidadã? (2008/ 2009/2012); Aula espetáculo ?O físico e o simbólico?; e os espetáculos ?Cidade dos Sonhos?, ?De um lugar para o Outro?, ?Tirando os pés do chão?, ?Menor que o Mundo?, ?ANJOS?, ?Mulher do fim do mundo?, ?A Verdadeira história do Barão de Munchausem?.
Também atua como professora de dança do Ensino Médio no colégio Oswald de Andrade desde 1999, e na escola Livre Arete (desde 2019) como professora de dança, coordenadora de projetos de arte-educação como Mostras, espetáculos e palestras.
Desenvolve trabalhos com companhias artísticas, centros culturais e escolas de formação livre, entre elas: Cia Antônio Nóbrega de Dança (Espetáculo ?Hummus? e ?Pai? - coreografia e assistente de direção), Grupo Batuntã (Espetáculo ?Britadeira? -coreografia e direção), Cia Gira (Espetáculo "Aquele que come a si mesmo? - direção e coreografia), Núcleo de Pesquisa e Teatro Balangan (preparadora em danças dos orixás), Cia Fabulosa de teatro (Espetáculo ?A Linha Magica? - preparação de elenco, coreografia direção de cena), ?Meninas do Conto? (Espetáculos ?Mil mulheres? e ?Caminho da Roça? - preparação de elenco), Cia Pé no Mundo (Espetáculo ?Arquivo Negro? ? coreografia, assistente de direção e preparação de elenco em dança )
Desenvolve um trabalho de ensino da dança pautado nas manifestações populares brasileiras, seus símbolos e ritos, para o desenvolvimento da consciência corporal e da expressividade. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em processos pedagógicos e criação artística. Trabalha como preparadora corporal, diretora de movimento e coreógrafa para diversas companhias artísticas e escolas e centros de formação de cultura e arte. Pesquisa as danças ancestrais e tradicionais para a criação contemporânea e desenvolvimentos artísticos e pedagógicos.
Sua formação contempla diversos cursos com diferentes e renomados profissionais como: Dança Moderna (Martha Graham, Isadora Duncan) com Holly Cravell; Dança Contemporânea e Técnica Limón com Júlia Zivianni; Consciência Corporal ? Técnica de Alexander, Feldenkrais e Klauss Viana com Regina Vieira e Marília de Andrade; Expressão dramática em dança e Método Laban com Joana D'arc Lopes;Dança Brasileira e Dança Brasileira Contemporânea: Graziela Rodrigues, Inaicyra Falcão e Eusébio Lobo; Artes corporais do Oriente com Lucia Lee; Música e Dança - elementos de linguagem, Percussão para bailarinos e Rítmica com Denise Garcia; Estética, História da Arte e História da dança com Eveline Borges; Psicologia do desenvolvimento aplicada a dança: Instituto de Educação da unicamp; Psicologia educacional, Didática e Prática de ensino em Dança com Isabel Marques.
Informações coletadas do Lattes em 30/06/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Pós graduação em Artes
2022 - Atual
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: "Ancestralidade e futuro na cena e na sala de aula: caminhos possíveis para a transformação"
Kathya Maria Ayres de Godoy.Coorientador: Kathya Maria Ayres de Godoy. Palavras-chave: arte-educação; dança; corporalidades.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.
Graduação em Dança
1996 - 2000
Universidade Estadual de Campinas
Título: Iniciação Científica _ No Corte da cana a extração do corpo poético
Orientador: Graziela Rodrigues
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Formação complementar
2018 - 2020
Tecnica Silvestre e Simbologia dos orixás. (Carga horária: 10h). , Teatro do Incendio, TI, Brasil.
2004 - 2004
Dança Contemporanea. (Carga horária: 5h). , Instituto Peter Goss, IPG, Brasil.
2000 - 2000
Teatro Físico. (Carga horária: 8h). , Teatro Balangã, TB, Brasil.
2000 - 2000
Contato Improvisação - com Diogo Granato. (Carga horária: 5h). , ESPAÇO, ES, Brasil.
1995 - 2000
Danças populares brasileiras. (Carga horária: 120h). , Abaçaí Cultura e Arte, ACA, Brasil.
1994 - 2000
Danças Populares e Danças Folclóricas Brasileiras - Antônio Macedo. (Carga horária: 120h). , Abaçaí Cultura e Arte, ACA, Brasil.
1998 - 1999
New dance e Dança Contemporanea. (Carga horária: 10h). , Cia Cênica Nau de Ícaros, CCNI, Brasil.
1992 - 1996
Dança Negra Contemporânea. (Carga horária: 60h). , Fundação Cultural do Estado da Bahia, FUNCEB, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Participação em eventos
Defesa de dissertação. 2022. (Outra).
Defesa de dissertação - Adriana Celi Castelo. 2022. (Outra).
Viagem teatral do Sesi.Espetáculo "ANJOS". 2018. (Outra).
Festival ?Palco Giratório? promovido pelo Sesc ? Departamento Nacional.Circulação com o Espetáculo A.N.J.O.S.. 2015. (Outra).
Cerimônia Oficial de Abertura da Copa do Mundo 2014..Criação e ensaios das coreografias de dança. 2014. (Outra).
Programa Escola da Família, FDE.Espetáculo "Cidade dos Sonhos". 2014. (Outra).
projeto "Circuito Maior Idade" . Patrocínio "Plenitud.Projeto Arte Cidadã - maior idade. 2014. (Outra).
Virada Cultural Paulista.Espetáculo "Cidade dos Sonhos". 2014. (Outra).
Festival Internacional SESC de Circo.Performance "Submersão". 2013. (Outra).
25o Festival Iberoamericano de Teatro de Cadiz.Espetáculo "De um lugar para o Outro". 2011. (Outra).
Projeto ?Arte Cidadã? - formação de educadores.Projeto Arte Cidadã - formação de professores. 2008. (Outra).
Festival Internacional de São José do Rio Preto.Espetáculo "Cidade dos Sonhos". 2006. (Outra).
V Festival Internacional de Teatro Callejero ?Al Aire Puro?.Espetáculos ?Cidade dos Sonhos? e ?Os Artistas?. 2005. (Outra).
Bienal de Dança do SESC Santos."Espetáculo Fronteiras". 2003. (Outra).
12o Festival de Inverno de São João Del Rey.Espetáculo "Quase Uma...". 1998. (Outra).
Produções bibliográficas
-
GONÇALVES, L.D. . 'Pós graduação em Percussão Brasileira - tradição e invenção'. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GONÇALVES, L.D. . Workshop 'Curso livre de Formação de Professores em Pedagogia Waldorf- módulo Dança'. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GONÇALVES, L.D. . Workshop 'Formação Livre em Ginástica Bothmer: Artístico I'. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DORETTO, L. ; BRAGA, L. ; GODOY, K. M. A. . VIII Jornada Pedagógica da Educação Infantil. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DORETTO, L. ; BRAGA, L. . 'Saberes ancestrais como tecnologias para a construção de outros futuros'. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
GONÇALVES, L.D. . 'Danças Brasileiras: memoria e potencia'. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GONÇALVES, L.D. . 'Danças Brasileiras: memoria e potencia - moduloII'. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GONÇALVES, L.D. . Festas populares do Brasil- Especialização em ensino fundamental Waldorf. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GONÇALVES, L.D. . Preparação de elenco_Ar.vore - Cia Nau de Ícaros. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
DORETTO, L. . 'Danças afro-Brasileiras: memoria e potencia'. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
DORETTO, L. . Afro corporalidades- pós graduação em percussão brasileira - tradição e inovação'. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
DORETTO, L. . Afro Corporalidades e Musicalidades II. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GONÇALVES, L.D. . Dança do Orixás: Memória e potencia. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
DORETTO, L. ; RODRIGUES, E. . 'Mulher do fim do mundo: manutenção e criação em cena'. 2019. Coreográfica.
DORETTO, L. ; VETTORE, M. ; RODRIGUES, E. ; BARCELLOS, A. ; REEKS, C. . 'A Verdadeira História do Barão de Munchausen'. 2019. Diversas.
DORETTO, L. ; NOBREGA, A. . 'Hummus'. 2012. Coreográfica.
DORETTO, L. ; RODRIGUES, E. ; REEKS, C. ; EVRARD, B. ; BARCELLOS, A. . 'Tirando os pés do chão'. 2011. Coreográfica.
DORETTO, L. ; VETTORE, M. ; RODRIGUES, E. ; REEKS, C. ; EVRARD, B. . 'Menor que o mundo'. 2011. Diversas.
DORETTO, L. ; GUZZO, M. S. L. . 'Aquele que come a si mesmo '. 2007. Coreográfica.
DORETTO, L. ; RODRIGUES, E. ; VETTORE, M. ; POSSI NETO, J. ; BARCELLOS, A. ; REEKS, C. ; EVRARD, B. . 'De um lugar para o Outro'. 2007. Coreográfica.
DORETTO, L. . Projeto ?De um Lugar para o Outro?. 2006. Coreográfica.
DORETTO, L. ; GONCALVES, L. D. . 'O Fisico e o Simbolico: aula espetáculo de Danças Brasileiras'. 2005. Coreográfica.
DORETTO, L. ; VETTORE, M. ; RODRIGUES, E. . ?Cidade dos Sonhos? ?espetáculo da Cia Cênica Nau de Ícaros.. 2004. Circense.
DORETTO, L. . 'Viandeiras'. 1999. Coreográfica.
GONÇALVES, L.D. ; RODRIGUES, E. ; REEKS, C. ; BARCELLOS, A. ; VETTORE, M. . 'Ar.vore'. 2022 (Espetaculo).
Projetos de pesquisa
-
2018 - Atual
Estudos, Abordagens e Metodologias sobre Educação, Arte e Dança, Projeto certificado pela empresa PERFORMARTE ARTES CENICAS E ENSINO DE DANCA LTDA. em 09/02/2022., Descrição: Esse projeto temático se articula as ações do Grupo de Pesquisa Dança: Estética e Educação ? GPDEE - que foi criado em 2006, o qual sou líder e visa contribuir para reflexão sobre os processos e práticas pedagógicas ligadas aos modos de fazer e às metodologias de ensino e aprendizado na educação formal, não-formal e informal, uma vez que abriga pesquisas que discutem as relações que a Arte pode estabelecer com a Estética (e Poética) e a Educação (e Ensino). As pesquisas se alinham as seguintes ideias: a) Atribuição de sentidos; b) Adoção do conceito de par (complementar) sentido/significado; c) Exploração de intersecções entre ensino, pesquisa e extensão. A análise reflexiva sobre o resultado advindo delas considera: a) Entrelaçar prática e teoria; b) Sempre ter em vista a formação humana; c) Compartilhar ideias; d) Materializar objetivos. Os livros Estudos e abordagens sobre metodologias de pesquisa e ensino: dança, arte e educação volumes 1 (2020) e 2 (2021) são os produtos do projeto. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (7) / Mestrado profissional: (4) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Leticia Doretto Gonçalves - Coordenador / Kathya Maria Ayres de Godoy - Integrante / Ivo Ribeiro de Sá - Integrante / Maria Carolina Macari - Integrante / Rita de Cássia de Souza Franco Antunes - Integrante., Financiador(es): Universidade Municipal de São Caetano do Sul - Outra.
-
1998 - 1999
No corte da cana: a extração do corpo poético, Descrição: Pesquisa de iniciação científica vinculada ao curso de graduação em Dança da Unicamp realizada junto a cortadores de cana como estímulo para a criação de um espetáculo de dança.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Leticia Doretto Gonçalves - Coordenador / Mariana Baruco Machado Andraus - Integrante / Graziela Estela Fonseca Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Histórico profissional
Experiência profissional
2019 - Atual
Escola Livre AretéVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Dança, Carga horária: 4
1999 - 2000
Casa de SolidariedadeVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Artes Corporais, Carga horária: 3
2005 - 2021
Instituto BrincanteVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Dança, Carga horária: 1
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de LETICIA DORETTO GONÇALVES e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?